Lada, Oral-B e Mococa

barra-dm

LADA – URSS. Automóvel. 1974.

ladaLada, também conhecido como Lado, é um deus da mitologia eslava, comumente associado a harmonia, juventude, amor e beleza. Seu nome foi usado para batizar um modelo de carro da fábrica russa AvtoVaz. Esse automóvel chegou aqui no Brasil no início dos anos 90, depois do então presidente Collor afirmar que os carros brasileiros eram carroças.

Como tudo que o Collor fez não deu muito certo, era de se esperar que a importação do Lada para o nosso mercado não fosse lá uma boa idéia. O carro tinha tecnologia ultrapassada e, apesar do baixo consumo, não andava nada. De qualquer forma o preço era em conta, é muita gente comprou. O difícil hoje é passar para frente…

Curiosidades da Sobremesa

1 – O tal deus Lada, dizem os especialistas, é uma invenção, ou seja, nunca fez parte da mitologia eslava original. Ele teria sido criado por historiadores eslavos do século XIV para tentar agregar mais valor à sua cultura, marginalizada pelo restante da Europa daquela época.

2 – Quer ver um monte de Ladas? Basta assistir um filme que fale da União Soviética. O carro é quase um símbolo do fracasso do socialismo.

3 – A AvtoVaz quase faliu depois da crise econômica russa, no entanto conseguiu se reerguer e fabricar carros até hoje, incluindo o modelo Lada. Em 2007 a empresa fez um acordo com a Renault para continuar produzindo carros.

4 – O primeiro nome do Lada foi Zhiguli, um termo que não pegou legal, uma vez que sua pronúncia se parecia com gigolô.

5 – Se quiser você ainda pode comprar Ladas zero quilômetro aqui na América do Sul, no Equador, na Venezuela e na Colômbia.

ORAL-B – Estados Unidos. Higiene bucal. 1950.

oralbSe você acha que escovar os dentes três vezes ao dia é muito chato, aqui vai uma dica: dê preferência à escovação realizada antes de dormir, pois essa é a mais importante de todas. Enquanto acordado, seus dentes permanecem protegidos pela saliva, pois ela possui substâncias capazes de prevenir a cárie. Durante a noite, porém, a salivação cessa, deixando a boca sem essa barreira natural. Sendo assim, se nesse momento os dentes estiverem bem escovados, diminuem os riscos do aparecimento da cárie.

O ideal, é claro, é a escovação regular, feita depois de cada refeição. Além de evitar a perda dos dentes, esse costume preserva a saúde da boca, uma das partes mais importantes do nosso sistema digestivo. Esse conceito parece óbvio hoje, mas por muito tempo os dentistas achavam que a escovação evitava somente a cárie. Sendo assim, para aqueles que já tinham perdido todos os dentes, não se encontrava necessidade para essa prática.

Ao contrário dos dentistas dessa época, o Dr. Robert Hudson não pensava assim. Por ser um lugar quente e úmido, ele via a boca como um ambiente favorável à proliferação de bactérias. Deste modo, era bastante favorável à escovação não só para evitar cáries, mas também outras doenças infecciosas.

Com essa filosofia em mente, Hudson criou uma empresa voltada para a criação de produtos que ajudassem a manutenção da higiene bucal. Ele batizou o empreendimento com um nome formado pela palavra oral unida à primeira letra da palavra brush (escova, em inglês).

Curiosidades de Sobremesa

1 – Além de fundar a empresa, o Dr. Hudson foi responsável pela criação da escova feita com cerdas de náilon. Antes dele, pasmem, as escovas eram fabricadas com pêlos de animais.

2 – Para adquirir cáries, siga os seguintes passos. Primeiro beije alguém que já teve o problema. Só uma pessoa assim poderá lhe transmitir o Streptococcus mutans, microorganismo responsável pelo aparecimento da infecção. Depois coma bastante carboidrato e sacarose, pois são esses os alimentos preferidos dessa bactéria horrenda. Para completar, pare de escovar os dentes. Isso fará com que a Streptococcus mutans consiga se organizar em um ponto da sua arcada dentária. Feito isso, ela começa tranqüilamente a deteriorar seus dentes, até chegar à raiz e proporcionar uma dor intensa.

MOCOCA – Brasil. Laticínios. 1919.

mococaDois irmãos (Izabel e Francisco) resolvem ganhar a vida vendendo manteiga para os moradores de sua pequena cidade natal, Mococa, em São Paulo. O nome escolhido para a empresa foi o mesmo de seu local de nascimento. Até aí tudo bem, isso é muito comum, pôr o nome da cidade como marca do negócio. Pouco comum, na verdade, é a história desse termo e de como ele se tornou a denominação deste município paulista.

Tudo aconteceu em 1814, por causa do capitão-mor Custódio José Dias. Durante uma caçada, ao ver o pequeno vilarejo que seria um dia o município de Mococa, Dias reparou que as casas eram bem simples. Ele então afirmou: “olhem aí essas mocoquinhas”.

A palavra mococa, de origem indígena, significa casa de pequeno esteio, ou seja, uma casa de pouco apoio, simples. Os moradores gostaram da denominação do Capitão Custódio e decidiram batizar o povoado de Arraial das Mococas, depois rebatizado como Mococa.

Curiosidades de Sobremesa

1 – Não sei por que os moradores gostaram da sugestão do Capitão Custódio… Ele estava claramente sendo sarcástico ao falar dos casebres.

2 – Há pouco tempo o logotipo da marca era uma vaquinha feliz, que na minha opinião parece mais um gato que um bovino. Porém, uma vez que em 2009 comemora-se 90 anos de surgimento da empresa, a logo foi mudada. Na verdade ela foi retomada de acordo com um modelo antigo, de 1957.

3 – O ecoturismo é um dos atrativos do município de Mococa.

Twitter do Eduardo Nicholas: www.twitter.com/eduardonicholas