9 milhões de dólares aos 22 anos? Um sonho possível…

Ok, vai dizer que você não é mais um dos que foi mordido pela curiosidade sobre o poker?
É o esporte que mais cresce no mundo, e em tudo quanto é lugar tem alguém jogando. Seja na escola, nas empresas, na faculdade ou até mesmo na sua família. Alguém joga poker.
E puxando a sardinha pro meu lado, alguém já deve ter lido o Aprendendo a Jogar Poker, do Leo Bello… pois então, muito prazer!

Sou jogador profissional de poker, escritor com 4 livros sobre o assunto (2 publicados e 2 que devem sair no início de 2012) e também sou professor, dando cursos e coachs particulares sobre poker. Tenho meu website, que é voltado para quem está começando a aprender a jogar poker. Agora, aqui no Sedentário vou trazer um pouco da cultura desse esporte para vocês semanalmente.

E por que não começar nos perguntando por quê esse esporte é tão fascinante?

Com certeza uma das principais razões é que qualquer um pode aprender o jogo, estudar, se aprimorar e quem sabe, se tornar um milionário. Você pode aprender o jogo na sua casa, jogar online até mesmo torneios gratuitos e ganhar prêmios que podem mudar sua vida.

Foi exatamente isso que iniciou o recente boom do poker no mundo. Mais precisamente, em 2003, quando um contador, que não ganhava mais que U$2000 por mês com seu trabalho, conquistou a vaga para o evento principal do campeonato mundial de poker gastando apenas U$30. A vaga que ele conquistou valia U$10.000.
Mas é claro que isso não é o mais impressionante. O conto de fadas moderno, ou o sonho Americano de ficar rico da noite pro dia, aconteceu quando Chris Moneymaker (isso mesmo o sobrenome do cara era “fazedor de dinheiro“, não era apelido), bateu todos os adversários, conquistou o título mundial e embolsou 3 milhões de dólares após 5 dias de torneio.

Um amador, uma pessoa comum, venceu todos os profissionais e escreveu seu nome na história do poker.
Que fique claro, Moneymaker tinha experiência com o poker. Estudava o jogo e até participava de um dos maiores Fóruns sobre o assunto, o conhecido 2+2. Estudou muito para conseguir ganhar dos melhores. E não foi o único a realizar tal feito no WSOP. De 2003 até 2011, 7 dos 9 campeões do evento principal podem ser considerados amadores, ou seja, não viviam dos seus ganhos com o poker antes do título. Todos levaram pelo menos U$7 milhões de dólares para casa.
A cada ano, mais e mais amadores têm participado dos torneios de poker, fazendo com que o esporte bata todos os recordes em participações e premiações.

O mais recente campeonato mundial, realizado de maio a julho em Las Vegas no EUA, teve 58 eventos ao longo de 2 meses, e marcas históricas para todos os lados.

Quer ver alguns números impressionantes?
– 46 eventos tiveram premiação acima de 1 milhão de dólares
– 3389 inscritos em um torneio em um único dia (evento 56 de U$1500)
– Foram 75672 jogadores inscritos em 58 eventos e U$191.999.010 em premiações

Tá bom, mas e daí? Não tem nada a ver comigo que estou aqui no meu cantinho, navegando na Internet e pensando no que fazer da minha vida para ganhar muito dinheiro, sem ter muita experiência ou capital para começar. Deixa eu voltar para o World of Warcraft que eu ganho mais. Será?

Que tal começar a conhecer o poker online e mudar sua vida?



Foi o que fez o alemão Pius Heinz, de apenas 22 anos. Natural de Colônia, Heinz começou a jogar online e logo se tornou um grande teórico do jogo. Jogando do seu computador com o apelido MastaP89 teve vitórias em alguns dos principais torneios online, como o Sunday Mulligan onde ganhou quase U$61.000 e depois um outro com buy-in de U$150 no site PokerStars onde levou mais U$29.000.

Quando resolveu participar do World Series of Poker desse ano, Pius nunca tinha tido nenhum resultado em torneio ao vivo muito embora tinha grande experiência nos torneios online. E logo em seu primeiro torneio na série mundial, com inscrição de U$1500 chegou à mesa final e garantiu a 7a colocação, e cerca de U$80.000 de premiação. Este prêmio o levou a se inscrever no evento principal do WSOP.

No início, ele era apenas mais um entre os mais de 6800 jogadores que pagaram U$10.000 de entrada. Uma curiosidade interessante é que tivemos 83 brasileiros participando desse torneio e tivemos o nosso melhor resultado na história do Main Event, com Hilton Laborda, do Amazonas, levando a 36a colocação e U$242.000 em prêmios e mais 8 outros brasileiros entrando na faixa de premiação. Mas voltando a Pius Heinz, foram 8 dias para que ele passasse de apenas mais um jogador no field a um dos 9 finalistas. Nesse momento, ele já havia garantido uma premiação de U$900.000 e teve de esperar até o dia 6 de novembro, onde os últimos 9, conhecidos como November Nine, retomariam a disputa em Las Vegas. Nesse meio tempo, assinou um contrato gordo de patrocínio com o maior site de poker online do mundo, o PokerStars, e aproveitou seu status de celebridade na Alemanha, pois se tornou o primeiro atleta do país a chegar à mesa final do WSOP. Ele era apenas o 7o colocado em número de fichas dos 9 que restavam. E não era o favorito entre os palpiteiros de plantão. Mas quando a mesa final retornou a ação, ele imprimiu um estilo agressivo e muito técnico e logo assumiu a liderança em fichas. Um a um os adversários foram caindo até restarem apenas 3 jogadores.

Novamente, a ação foi interrompida, dessa vez com Heinz na liderança com mais fichas que os dois outros adversários juntos e favorito ao título. E no dia 8 de novembro, Pius bateu os dois últimos sobreviventes dos 6800 inscritos e levou o bracelete de campeão mundial, a glória e seu nome na história, e ainda, de quebra, quase 9 milhões de dólares de premiação.

Ok, mas isso só acontece lá na Alemanha ou nos EUA… portanto, vou continuar jogando a Fazendinha do Facebook ou o meu PS3 que eu ganho mais… Será?

Ao longo das próximas colunas vou contar a história de alguns brasileiros que mudaram suas vidas da água para o vinho e viraram profissionais de poker.

Mas só para dar um gostinho, já que estou falando do WSOP de 2011, você já ouviu falar em Andre Akkari?
O paulistano da zona leste de São Paulo, corinthiano, que tocava em um grupo de pagode com os amigos e ralava em uma empresa de informática há pouco mais de 5 anos atrás, hoje é um dos maiores ídolos do país, e patrocinado pelo mesmo PokerStars. Após começar jogando online e aprendendo na prática observando outros jogadores, lendo livros sobre o assunto e fazendo treinamentos com outros profissionais, Akkari começou a colecionar títulos. Apenas no ambiente online, Andre já possui mais de 2 milhões de dólares em prêmios. Mas o maior feito da sua carreira aconteceu em julho no próprio WSOP. Akkari trouxe para o Brasil o título de um dos eventos da série nesse ano. Após 3 dias de disputa e 3000 oponentes batidos, Akkari faturou U$700.000 em prêmios e o cobiçado bracelete de campeão.
O bracelete foi o 2o na história do Brasil que já havia ganho em 2009 com Alexandre Gomes, antes advogado, hoje jogador profissional brasileiro com maior quantidade de títulos internacionais na carreira.
Mas foram só esses 2 caras aí que conseguiram portanto, deixa eu me concentrar em assistir o último episódio de The Walking Dead ou Game of Thrones que eu ganho mais. Será?

Assim como Akkari e Ale Gomes, várias outras histórias de sucesso são escritas todos os dias no Brasil com o poker. Com dedicação, estudo e disciplina, qualquer um pode se tornar um campeão.
Agora, não acredite que é um lance de sorte ou que vem sem esforço. Os melhores dedicam horas aos estudos e a prática.

Quem quiser começar a aprender um pouco mais sobre o poker tem uma chance esta semana com um curso pela web. Poker: dos Fundamentos à Lucratividade.

Será nesta quarta-feira, às 21 horas, direto do site Allvivus. Eu, Leo Bello, apresentarei um curso sobre como começar a se tornar lucrativo com o poker. Voltado para os iniciantes e para alunos intermediários que queiram começar a faturar com o poker. São apenas R$280 de inscrição e pode ser dividido em até 6x no cartão de crédito.
Para se inscrever ou ter mais informações, clique aqui, ou pelo email [email protected] . Mencione que leu no Sedentário para concorrer a um sorteio especial durante o curso. O curso será ao vivo, com interação com os participantes, em vídeo direto dos estúdios do Allvivus em São Paulo.

E na semana que vem eu volto aqui no Sedentário, com mais uma coluna sobre o mundo do poker e suas curiosidades. Vou falar sobre o BSOP Million, torneio com 1 milhão de reais em prêmios garantidos que acontecerá em São Paulo no final do mês de novembro. Quem sabe você não estará lá e levará a bolada para casa? Será!?