Nissim Ourfali perde processo contra o Google

Lembra do Nissim Ourfali? Aquele garoto de 13 anos que fez um vídeo bacaninha para comemorar seu Bar Mitzvah, nome dado à cerimônia que insere o jovem judeu como um membro maduro na comunidade judaica.

Porém ao publicar o vídeo no Youtube, em 2012, a família não esperava que viralizasse tão rapidamente nas redes sociais e seu filho Nissim fosse alçado a webcelebridade do momento. A família não gostou de tanta exposição e piadinhas e não teve dúvidas: Apagou o vídeo. Só que já era tarde, pois o vídeo foi copiado e republicado centenas de vezes por outros usuários, o que tornou impossível tirar o vídeo de circulação.

Foi então que a família Ourfali decidiu culpar o Google por todo o transtorno e processar a empresa por danos morais, exigindo ainda a retirada das muitas sátiras e paródias feitas com a música, voz e imagem de Nissim, o que foi inviável sem a indicação dos endereços específicos.

Pois bem, a família de Nissim acaba de perder o processo em primeira instância. Segundo o parecer do juíz Arthus Fucci Wady, da 1º Vara Cível de São Paulo, que negou o pedido, seria impossível remover um conteúdo da rede sem indicação direta da hospedagem do vídeo. Ainda cabe recurso, mas eles terão que pagar todos os custos do processo.