“O que os hospitais não contam para você!” e “O que é um bom médico?”

A revista Época desta semana trás dois artigos extremamente interessante e esclarecedor, além de desmistificar em como julgamos nossos médicos e os hospitais que frequentamos.

No primeiro artigo é possível aprender que instalações bonitas, limpas e bem decoradas podem servir de ‘maquiagem’ para um hospital pouco preparado para atendê-lo, e que um médico bem falante, simpático, caloroso não e necessariamente um médico bom, da mesmo forma que o inverso é verdadeiro, ou seja, por trás de um médico mais reservado, as vezes áspero nas resposta pode se encontrar um grande profissional.

Aconselho todos a lerem ambos os artigos, pois não seria exagero sugerir que essas leituras possam salvar a sua vida em algum momento futuro. Ambos os artigos usaram como base o livro Unaccountable: What Hospitals Won’t Tell You and How Transparency Can Revolutionize Health Care (em português, Sem prestar contas: o que os hospitais não contam e como a transparência pode revolucionar o atendimento à saúde). A obra recém-lançada nos Estados Unidos ainda não tem editora no Brasil.

O que os hospitais não contam para você.

O que é um bom médico?

Se alguém tiver algum relato interessante sobre problemas surpreendentes que já tiveram com médicos e/ou hospitais compartilhe conosco na área de comentários do Sedentário.