inveja

Pesquisa conclui que Facebook desperta inveja nas pessoas

Inveja, o pecado inconfessável. Definição do escritor e jornalista Zuenir Ventura. Segundo Zuenir, a inveja também é o pecado mais democrático que existe, todo mundo tem, mas ninguém admite, pois sente vergonha. Claro que existem graus de inveja, existe pessoas muito invejosas, assim como pequenos e esporádicos surtos de inveja. Mas é certo que ninguém está imune a ela.

Com as facilidades que o Facebook nos propícia para bisbilhotar a vida alheia, ver fotos de felicidade e sucesso de amigos e conhecidos, esses lapsos de inveja se tornaram mais frequentes. É o que concluiu o estudo intitulado de “Envy on Facebook: A Hidden Threat to Users’ Life Satisfaction?” (algo como ‘Inveja no Facebook: uma ameaça oculta à autoestima do usuário‘), elaborado por quatro pesquisadores da Universidade Humboldt e da Universidade Técnica de Darmstadm, ambas na Alemanha.

Segundo o estudo 1/3 dos entrevistados afirmaram se sentirem inferiores após acessarem o perfil de antigos colegas ou de outros amigos. “Fotos de viagem em férias”, seguido de “vida social ativa” e “votos de parabéns” durante o aniversário são os principais motivos de ressentimento. Demonstrações de sucesso, talento e prosperidade também seriam fatores de inveja, aponta a pesquisa.

“Apesar de cultivarem laços de amizade, as atualizações pessoais dos usuários também criam uma plataforma de comparação social sem precedentes”, afirma o estudo. “Ficamos surpresos ao perceber quantas pessoas têm uma experiência negativa ao acessar a rede social. Elas se sentem sozinhas, frustradas ou raivosas”, afirmou a pesquisadora Hanna Krasnova. O estudo entrevistou 600 pessoas de diferentes nacionalidades.

E você, já percebeu o quanto costuma ficar chateado e com dor de cotovelo ao ver fotos de amigos e conhecidos tiradas em lugares legais ou até mesmo numa simples balada?

  • Zu206

    O pior é que essa vida de felicidade toda do Face não passa de teatro e todo mundo sabe disso.

    • Ana

      esse comentario me pareceu invejoso!kkkkkk

      • Gustavo

        Pior que pareceu mesmo Ana…típico comentário de alguém com um surto de inveja…kkk

  • william haddad

    não é só no fece book não exprimenta comentar nos blogs como eu faço diariamente, pois para quem não sabe eu tenho uma lan house e como passatempo eu leio e escrevo na maioria dos blogs.
    já me xingaram me exculacharam disseram que eu quero ser celebridade que sou um velho vagabundo que não faz nada na vida…..
    eitá dor de cotovelo, e´assim,,,,, se a pessoa é uma falida de pensamentos de opiniões ela se incomoda assim como as pessoas que não podem brilhar por si só ficam querendo apagar o brilho de quem tem seja lá onde for ……tende piedade Deus eles tb são vossos filhos……….

    • Psfe

      Não liga p/ eles, só tão c/ inveja pq vc é uma celebridade da net…kkkk

    • yo

      hahahhaa que medo de você. as pessoas não têm inveja de você, honey. fique susse,

    • Praxedes

      hahaha..comecei a ler sem ler seu nome…e pensei “nossa…igual aquele william haddad” rss..

  • frank de jesus

    o melhor é ñ ostentar e só postar o corriqueiro., isto ira evidêciar o seu carater em relação a perfis alheios.

  • Ricardovsk

    É verdade. Eu invejo quem pegou esta loura boazuda da foto….