Protagonismo e Clubes de Leitura [Update]

[Update]
Começamos hoje a segunda turma da ação do Projeto Clube da leitura, esse é o link da produção feita por eles durante o dia. E como surgiram alguns interessados nesse projeto, semana que vêm eu farei um post mais detalhado explicando diretinho o funcionamento de um desses clubes. Aproveito para passar o links dos vídeos de uma “sessão” que passei logo após o almoço para todos:

A Flor Máis Grande do Mundo (José Saramago)
Ai se sesse
Caetano Veloso – Livros
Children’s Literacy PSA
Cobrador de ônibus desenvolve projeto de incentivo a leitura
CurtaOu Isto ou Aquilo – Cecília Meireles
Das Vantagens de Ser Bobo – Clarice Lispector
Filtro solar
Legião Urbana – Monte Castelo
Leitura na escola
"Ler devia ser proibido"
Ler mais ajuda
O Homem as viagens – Amor pra recomeçar
Open Book
Oração de São Francisco
page d’ecriture
Paulo Autran :: Tenho dó das Estrelas :: Fernando Pessoa
Projeto Leitura é Prazer
Si tu lees, ellos leen
UM LIVRO DA BIBLIOTECA ESCREVE AOS SEUS FUTUROS 
Você sabia?

[Fim do Update]

Hoje começou a primeira etapa de um importante projeto para o estímulo da formação de novos leitores chamada Clubes da Leitura do Ceará. A ideia é formar um clube em CADA um dos 184 municípios do Estado com acervo de livros e planejamento estratégico próprio.

Por que estou postando isso? Porque estou participando desse projeto como consultor convidado pela Secretaria de Educação adicionando algo a ele que antes não havia: Cultura digital. Nessa nova proposta, eu e meu companheiro Kelsen Bravos, esperamos conseguir que cada um dos municípios crie um clube e um blog da leitura, esses servirão de comunicação e ligação entre eles, divulgando ações que possam ser replicadas, experiências, opiniões, sugestões de leitura, entrevistas, podcasts e abrindo espaço para comentários e interação. Eles estarão ligados a um grande blog agregador oficial, dessa forma os clubes não se sentirão “isolados”, nem dependerão de reuniões semestrais ou anuais para demonstrar as ações e resultados.

Essa formação vai durar até o final do ano e é formada por seis etapas, sempre com duas turmas de cerca de cem técnicos representantes dos municípios cada. Começamos com a primeira turma que está passando por dois dias de ofinicas e palestras, depois repetimos tudo para a segunda turma.

Como forma a eles poderem visualizar melhor o alcance dessas ferramentas que são os blogs e a internet. Publiquei alguns dos textos produzidos hoje com o tema Carta para o amanhã, leitura etc.

O LINK PARA VER ALGUMAS PRODUÇÕES TEXTUAIS

Esse vai ser um grande desafio pois, em geral, nossa cultura é aversa a leitura e as mudanças, mas estamos confiantes de que o esforço vale a pena.

Quem tiver algum conselho, dica ou mesmo uma força para dar, pode usar o espaço do comentários. Vlw!