O Apartheid Alienígena de Neill Blomkamp

cinefilia critica2 distrito_9
Titulo: Distrito 9
Título Original: District 9
Diretor: Neill Blomkamp
Elenco: Sharlto Copley, Sylvaine Strike, Nathalie Boltt, Jason Cope, Elizabeth Mkandawie, William Allen Young, John Summer
Roteiro: Neill Blomkamp, Terri Tatchell
Fotografia: Trent Opaloch
Produção: Peter Jackson
Duração: 112 minutos
Ano: 2009
País: África do Sul/ Nova Zelândia
Gênero: Ficção Científica

Não me surpreenderia se a nave aterrisasse em Manhattan, Washington ou Chicago, mas parou exatamente sobre a cidade de Joanesburgo. – É mais ou menos assim, que entre os primeiros caracteres da legenda podemos entender que a escolha de Joanesburgo para rodar “Distrito 9”, longa sobre alienígenas, foi um pequeno passo para um filme, mas um grande salto para todos que estavam cheios dos ETs que só visitavam os Estados Unidos!
Quem, nos últimos meses acompanhou alguns sites/blogs que se dedicam ao cinema, deve ter se deparado com alguma notícia referente ao filme, visto que a campanha de marketing que o cercou foi grande e intensa, o que aguçou os olhares atentos de cinéfilos à procura de novidades no gênero, e os que já viram provavelmente encontraram!

Foi baseado no Curta-metragem “Alive In Joburg”, rodado em 2005, que o sul-africano estreante em longas, Neill Blomkamp, criou e dirigiu “Distrito 9”, que contou com a produção do experiente/esperto/visionário Peter Jackson (O Senhor dos Anéis).
O filme começa com um ar documental, em um ritmo acelerado que se mantém durante os 112 minutos da fita. Este clima nos aproxima da história, diferentemente de alguns modelos de Sci-fi que estamos acostumados, (pelo menos eu estava) tendo sempre uma visão distante dos possíveis casos alienígenas que o cinema nos apresentou. Pois existe sempre um distanciamento entre nós, telespectadores, e os ETs, lá do outro lado da tela. Além da velha e inconsciente impressão de: “Isso nunca vai acontecer por aqui!” – Fato que não se repete em Distrito 9, que apresenta o tema de modo mais realista e convincente.

distriro9_2

A referência clara e proposital ao Apartheid (Regime de segregação racial existente na África do Sul que limitava diversos direitos aos Negros) é um dos pontos relevantes do filme, sendo que o mesmo acontece com o Alienígenas da trama. Desnutridos e fracos, já que a nave que os transportava fica inativa sobre Joanesburgo, os extraterrestres são resgatados e confinados em um local conhecido como Distrito 9, onde a falta de recursos, como saneamento básico e alimentação forçam os “camarões” como são chamados os Aliens da história, a se rebelarem, causando preocupações a população que cobra das autoridades alguma medida – E é aí que entra o protagonista (Wikus Van De Merwe), que apesar de carregar alguns trejeitos de “Herói Mais do Mesmo”, é muito bem interpretado pelo ator Sharlto Copley.
Gravado em uma favela real, o longa desfruta de ótimos efeitos visuais que são distribuídos sem exageros no decorrer da trama. A caracterização dos “extras-personagens” que lembra um pouco a figura do ET de “Predador” convence, e seu estilo está mais para máscaras e maquiagens do que para computação gráfica, o que é bem mais divertido.

Por fim meus leitores, “Distrito 9” é um bom filme! Digo isso, mesmo aos que não curtem Ficção Científica, e principalmente aos fãs do gênero, mas ouso afirmar que este longa só foi bem sucedido, pelo fato de Neill Blomkamp estar começando agora, e ter trabalhado com o modesto orçamento de 30 milhões de dólares (pouco se comparado as grandes produções do gênero), pois este filme na mão de um outro diretor qualquer, poderia ser “Pop Corn” demais para agradar todos nós, cinéfilos amantes de Sci-fi.

Trailer (Legendado)

.
cinenoticias2
.
Tropa de Elite 2 começará a ser gravado este ano

tropa_3Capitão Nascimento, o “Chuck Norris Brasileiro” está de volta!
A pré-produção de “Tropa de Elite 2” já esta rolando no Rio de Janeiro, onde o filme será gravado a partir de Novembro deste ano.Wagner Moura e André Ramiro já estão confirmados no elenco, que segundo rumores, também contará com o talentoso ator João Miguel (Estômago).
Dirigido novamente por José Padilha, pouco se sabe sobre a história do filme que tem estreia prevista para 13 de Agosto de 2010.

Apesar de ter ficado surpreso com uma possível continuação, estou na torcida para que seja um grande filme.

Obs: A data de estreia poderá ser alterada caso a versão pirata do filme, apareça na praça antes do esperado.
.
trailer2

O Preço baixo e a (provável) Qualidade alta de “Atividade Paranormal”

paranormal_activity

O longa-metragem de terror “Atividade Paranormal” me chamou atenção em meio aos vários lançamentos do gênero neste ano. Primeiro pelo seu (in)significante orçamento de aproximadamente 15 mil dólares, e segundo por ter sido gravado na casa do próprio diretor, o estreante Oren Peli. O filme que foi estruturado no padrão de “Bruxa de Blair”, faturou mais de US$ 7 milhões em um único fim de semana nos cinemas dos Estados Unidos. No Brasil a estreia está prevista para 04 de dezembro.

(Zé do Caixão Mode: On) Um novo trailer foi divulgado, e se tiver coragem aperte o play! (Zé do Caixão Mode: Off)

.
A velha guarda da pancadaria hollywoodiana esta de volta!

mercenarios

Porrada, explosão e tiro é o que não vai faltar no longa “Os Mercenários”, escrito, dirigido e protagonizado por Sylvester Stallone. No elenco, além do “Sly”, veremos Arnold Schwarzenegger, Mickey Rourke, Dolph Lundgren, Bruce Willis, Jet Li, Jason Statham, Terry Crews, Eric Roberts, Randy Couture, Antonio “Minotauro” e a linda Gisele Itiê. (Só faltou o Van Damme e o Chuck Norris! Já pensou?)

O filme que conta a história de um grupo de mercenários que lutará contra um ditador na América Latina, chega ao Brasil em 2010.

Confira o primeiro Trailer:



.
bonus2

2012_Rio

.

2012“, um dos filmes mais aguardados e divulgados no ano está prestes a ser lançado pelo diretor especialista em cinema catástrofe Roland Emmerich (“O Dia depois de Amanhã” e “Independence Day”). A trama é baseada na cultura Maia que afirma que a terra, do modo em que conhecemos, terá um fim no ano de 2012…glup!

Confira uma prévia (legendada) com cinco minutos do longa que só será lançado em 13 de Novembro.

Legendado por: Kablam
.
Além do S&H, Adriano Martins escreve para o Cinemando