O Melhor Vampiro do Cinema Atual

cinefilia

Olá, Cinéfilos!

Meu nome é Adriano Martins, e antes de tudo, gostaria de agradecer ao Sedentário & Hiperativo, em especial ao Duquian, por ter me convidado para escrever sobre Cinema aqui no blog. O Cinefilia S/A será uma Coluna? Um Drops? Sabe lá! O que se sabe é que este será o lugar do Cinema por aqui. Com Críticas, Trailers, Indicações, Notícias e outras coisas interessantes!

Espero que vocês gostem, preparem a pipoca e boa sessão!

critica

O Melhor Vampiro do Cinema Atual

deixe_ela_entrar
FICHA TÉCNICA
Título: Deixa ela entrar
Título Original: Låt Den Rätte Komma In/ Let The Right One In
Diretor: Tomas Alfredson
Elenco: Kåre Hedebrant, Lina Leandersson, Per Ragnar, Henrik Dahl, Karin Bergquist, Peter Carlberg, Ika Nord.
Produção: Carl Molinder, John Nordling
Roteiro: John Ajvide Lindqvist
Fotografia: Hoyte Van Hoytema
Duração: 114 min.
Ano: 2008
País: Suécia
Gênero: Terror

Há muito procurava ver um filme sobre vampiros que realmente me convencesse que o tema já não estava 100% batido, e olha que demorou! O longa-metragem “Deixa ela entrar”, produção sueca dirigida por Tomas Alfredson, funciona como uma espécie de luz no fim do túnel e enche de esperança os cinéfilos amantes do gênero.
É de se estranhar ou ao menos desconfiar de um filme que conta a história de um garoto de 12 anos, que se apaixona por Eli, uma menina vampira que por sinal é sua vizinha – Confesso que pensei: “Sessão da Tarde!”, mas não, eu estava completamente enganado.

O longa que já faturou diversos prêmios é baseado no livro homônimo de John Ajvide Lindqvist e narra a história de Oskar (Kåre Hedebrant), um frágil e solitário menino que vive apanhando dos colegas de escola, até conhecer Eli (Lina Leandersson), uma garota vampira que divide a mesma solidão que ele, formando um estranho e belo laço de afeto entre os dois.

deixa2

Ambientado nos anos 80, a cara fria da periferia de Estocolmo ajudou muito a compor o marcante e simples visual do filme. Além da certeira fórmula Neve + Sangue, o longa enche a tela de estilos, do cabelo loiro do garoto Oskar ao pé descalço da vampirinha Eli na neve, tudo é pensado, e muito bem! O roteiro é bem dosado e se desenvolve tranquilamente, porém não faz o tipo que duvida da inteligência do espectador, pelo contrário, em algumas vezes nos convida a refletir, como em uma cena em que o “pai” de Eli tira a vida de um homem, deixando-o de cabeça para baixo para, poder retirar o sangue de seu pescoço, com a intenção de que sua filha se alimente. Vemos uma crueldade ser substituída pelo cuidado paterno, colocando o próprio espectador em jogo: Você faria isso pela sua “filha”? – Essa é uma das diversas perguntas que respondemos durante os 114 minutos do filme – E taí o truque desta produção, aceitamos as mais impensadas situações com naturalidade e ainda por cima, torcemos pelo vampiro que geralmente é o vilão da história.

Ah, antes que me esqueça: se você pretende passar medo e roer todas as suas unhas, escolha algo como “O Iluminado” do mestre Kubrick, por exemplo, pois o longa em questão não tem essa finalidade. “Deixa ela entrar” teve o cuidado de evitar os clichês que costumam vir no kit Terror/Suspense, pra lá de conhecidos por todos nós. Talvez esteja aí, na dosagem certa do roteiro, o ponto mais alto do filme. Nada é excessivo, sendo que, justamente o excesso é o pior problema dos filmes do gênero.
Explorando a simplicidade e humanizando a figura do Vampiro, apesar de todos os seus trejeitos sombrios, vemos ótimos personagens, interpretados por jovens e promissores atores mostrando como é fácil transformar um tema batido em uma boa produção, quando se tem um raro elemento chamado: Originalidade.

Obs: Vai rolar um remake Tio Sam do longa (novidade, né?), que começará a ser gravado em Novembro no Novo México. O estranho disso, é que o filme ganhou um novo e curioso título na versão USA, e se chamará: “Fish Head” (Cabeça de Peixe), vai entender!

Trailer (Legendado)

.
cinenoticias

Kill Bill 3?

killbill
Os fãs já podem se animar, ou desanimar, sei lá! Numa entrevista a um Talk Show italiano, Tarantino confirma rumores de que pretende rodar “Kill Bill – Volume 3”. A idéia é lançar o longa em 2014, data em que o primeiro filme comemora 10 anos. Pelo o que parece a história vai girar em torno da Noiva e sua, agora crescida, filha B.B.
Confesso que fiquei curioso. Será que a filha da Vernita Green (Vivica A. Fox), vai querer vingar a morte da mãe? Fica a dica Tarantino!

Cinebiografia dos Ramones pode rolar em breve ramones
Segundo o que alguns veículos especializados divulgaram, a Fox Seachlight (vertente Cult/Alternativa da 20th Century Fox) se interessou pela produção cinematográfica da história dos Ramones, que até então estava sendo realizada de maneira independente. O roteiro do filme que irá narrar à trajetória da maior banda de Punk Rock de todos os tempos será baseado no livro I Slept With Joey Ramone. Acho que agora vai! Hey Ho, Lets Go!

trailer

Fãs reclamam do rosto do novo Freddy Krueger versão 2010

poster_hora
É, a magia dos efeitos quase artesanais e da maquiagem tosca dos anos 80, deixaram marcas nos fãs saudosistas, e na cara dos vilões também.
Muito está se falando sobre o visual (parecido com computação gráfica) do novo Freddy Krueger, que dessa vez é interpretado por Jackie Earle Haley (Watchmen). A reclamação surgiu após a divulgação do primeiro trailer do longa, que conta com a direção de Samuel Bayer, e será lançado em 16 de abril de 2010.

Bom, sou fã da série e já previa que este remake receberia críticas pela caracterização do personagem principal. A figura de Freddy interpretada por Robert Englund (o cara que gravou todas as versões), talvez seja a mais marcante entre todos os vilões de filmes de terror, e substituí-lo não deve ser tarefa fácil.

Vi o trailer e digo que gostei, mas desde já antecipo, pela nostalgia que me acompanha: Fico com a versão anos 80!

Trailer (Legendado)

.
bonus

No bônus de hoje, separei para vocês uma divertida animação que mostra por que alguns cachorros não gostam de ração. Veja:

The Dog and the Butcher

Um filme de Jonathan Holt
.

Além do S&H, Adriano Martins escreve para o Cinemando.

  • Guaipeca

    Freddy Krueger era um dos unicos vilões do cinema que conseguia me deixar literalmente sem dormir ahuahuahu Espero que esse filme novo faça jus aos filmes fodissimos da decada de 80, que apesar de assustadores, tinham um quê de comédia.

    Baixei e tou pra ver Deixe Ela Entrar faz diiias, mas o filme é meio parado, logo, tou adiando, adiando, adiando…

    Vou ver se vejo essa semana ^^

  • Aruan

    Olá!
    Em primeiro lugar, seja bem vindo ao melhor blog do Brasil, há tempos esperava mais detalhes sobre cinema aqui e pelo visto, agora a coisa vai ficar boa =D

    Realmente, esse é o melhor filme de vampiro que assisti nos ultimos tempos, eu também pensei que seria esses filmes pra se assistir dormindo, mas assim que comecei ver, nem pisquei direito!
    Boa coluna, bom filme logo de estreia, estão de parabéns!

    abraços, Aruan.

  • Pingback: Tweets that mention O Melhor Vampiro do Cinema Atual | Sedentário & Hiperativo -- Topsy.com()

  • Marcilio Almeida

    Muito boa a coluna, gostaria de saber o titulo original do filme, me interessei bastante, queria procurar na maior videoteca do universo, por isso preciso do titulo original!

  • cara, realmente mto bom.

    tem um filme de zumbis nazistas bem trash pra quem gosta do genero “B”.
    Chama Dead Snow

  • É do ardo?

    não gosto de filmes com vampiros, lobisomens, etc. mas só ouvi coisas boas sobre esse filme, verei…

  • Hugote

    Opa muito legal Adriano Martins terei o maior prazer em estar acompanhando sua coluna aqui no blog!!
    Parabéns!!!

  • Vi o Trailer de A Hora do Pesadelo antes de sair aqui. Não gostei da cara do Freddy, no entanto devo confessar, é mais real. No mais vai ser bom ver a luva cortando por aí novamente. Queria saber se este remake vai ter continuações assim como ocorreu na década de 80?

  • YAN

    Muito bom! MUITO!

  • Wylker

    Cara, muito bom esse guia! Estava faltando isso no S&H!

  • from hell

    Eu já assisti este filme, é atesto que é excelente!
    Ótimo!
    Abs

  • Que legal! Coluna nova, novo colunista! Parabéns!

  • PhD

    Já vi esse filme por meios torrenticos e gostei. Primeira vez eu dormi pq tava cansado e o começo é um pouco lento mas depois vai bem e prende. Talvez se eu soubesse que alguém era vampiro me prendesse mais. Vale o ingresso, ou o download… eheheh

  • que lindo isso!
    ótima idéia!!
    vou ler e assistir tudo, assim que tiver um tempo aqui no trampo!!

    vida longa à coluna

  • Tô tentando fazer funcionar esse blog, mas tá f…
    Se puder me dar uma mão te agradeço muito.

    Obrigado

  • Anielton

    Opa……

    Gostei…Parabéns Adriano, faz tempo que não leio algo sobre filmes que “não estão na mídia mais que merecem atenção”. Vou atrás desse filme … Agora versão americada… humm sei não…

    Bom… no mais tomara que torne-se uma coluna.”””

  • dhan

    mto legal! e boa dica de filme! 😀

  • SMYMER

    MENINA?????? WTF??? pra quem nao assistiu o filme a vampira esta mais pra um vampiro travesti, ou seja um vampirinho criança que rancaram o pinto dele e cusuturaram no lugar, dai o lorinho BIIIIIIIIIICHAAAAAAAAAAAAAAAAA se apaixona pelo VAMPIRO TRAVEEEEEEEEECOOOOO, que quando mostra o pintnho costurado pro BICHINHAAAAAAAAAAAA, se apaixona mais ainda.

    totalmente gay vampire movie

    sou mais lesbian vampire killers

  • Victor

    Gostei muitooooooo desse primeiro pooost…agora é ir atraz dos filmes para ver heuhuehuehhe

    Parabens

  • Vou procurar assistir, faz tempo que não vejo um bom filme de vampiros.

  • Realmente, Deixe ela entrar é um filme muito bom, mas foi com ’30 dias de noite’ que voltei a ver filmes sobre vampiros, achei aquele filme muito foda!

  • Augusto

    Gostei da coluna! Pretendo ver “Deixa ela entrar”! Parece ser muito bom mesmo, além de ser Sueco *-*.

  • eduardo

    “Sessão da Tarde” SIM.

  • V

    Deixe Ela Entrar é um filme relativamente original, mas é bobo, chato, parado e dá um sono do cacete. E é sueco.
    É incrível como críticos são todos iguais, ninguém ousa falar mal de filme bem falado por seus colegas. Crítico é um bando de maria-vai-com-as-outras.
    Não se deixem enganar, não vejam Deixe Ela Entrar, tem até uns momentos legais (todo filme têm, serve pra colocar no trailer) mas não vale o filme.

  • carlitos

    Eu gostei demais desse longa, o “vampiro” no filme é uma mera metáfora, fala sobre a passagem da infância pra adolescencia, uma fase sombria da vida, que as vezes é dificil pra muitas crianças, se isolar, ser diferente…temas abortados no filme, com muita sensibilidade e profundidado. Repleto de cenas memoráveis, cortes incriveis e tomadas até longas, totalmente recomendado.

  • Esse filme Deixa ela entrar, é meio chato, muito parado, algumas coisas acontecem sem explicação. Agora quanto ao um remake, se já com REC que é um puta filme fizeram uma hagada, imagina com esse que já não é legal…

  • Não sou velho e mesmo assim , tá foda ler o blog com essa cor, Troca por outra, volta, mas muda isso! Revolta pós VMB rsrs, falando nisso, o prémio era do SeH, mas deu fail né.

  • Sensacional, espero que tenha mais. Adoro tudo que envolve cinema.

    parabéns a galera do S&H que teve essa brilhante idéia e que o Adriano Martins permaneça escrevendo essa coluna para todo o sempre.

    Abraços a equipe.

  • Rafael

    Opa vou conferir 😀
    adoro esse genero
    e pra mim ja estava sem graça esses novos filmes
    valeu pela dica

  • aguido

    um filme contemporaneo sueco sobre vampiros? me deu até vontade de assistir uns caninos mordendo pescoços…

  • Milena

    Adrianão Martins fazendo história!
    Além do cinemando.net, agora aqui também suas belas dicas!!!

  • Adam

    Esse filme eh mto bom!

  • XTudo

    Olá gostei da coluna, só um pedido, sepre coloque o titulo original, fica maios fácil achar…

    valeu

  • Horra, mto boa a coluna, adriano escrevendo bem como sempre, hehehe
    acho que essa junção é uma boaótima idéia, pro blog ficar melhor ainda
    parabéns, tomara que de certo

  • Lucas

    Muito legal a coluna!!
    Continue dando dicas de filmes fora-do-comum.
    Os blockbusters já são abordados o tempo inteiro..
    Parabéns!

  • wily the kid

    eu que adoro ver um bom filme… adorei a coluna xD

    agora fiquei curioso pra ver esse de vampiros….
    ainda to traumatizado com crepusculo ._.””””””

  • Hoffmann

    Vi esse filme em sueco, é muitooooo bom!!!Meu filme favorito, de longe. Realmente muda o conceito dos antigos filmes de vampiro. 30 dias de noite, que foi comentado aqui, eu achei beeem fraquinho, a HQ na qual foi baseado é extremamente superior. Parece que vão refilmar Låt den rätte komma in, mas acho que nunca chegará aos pés do original.

  • Silver Dice

    Muito prazer, seja bem vindo.

    Adoro conversar e discutir sobre cinema, quando vi esse filme achei que era só mais um com bem disse, mas após ter lido seu post vou assisti-lo para compravar.

    Abraços

  • asdf

    estava com uma certa expectativa sobre o filme, devido a nota no IMDB e algumas críticas positivas.
    porém, achei o filme muuuito chato, e conforme algumas outras pessoas relataram, muitas coisas ocorrem sem explicação. alguém saberia, por exemplo, explicar a cena que dá nome ao filme?
    pode até ser um filme ‘original’ sobre o tema, mas daí a considerar uma boa opção de entreterimento já é outra história…

  • issac

    Cara, muito bom esse guia! Estava faltando isso no S&H![2]

  • Rulian

    Me desculpem a palavra, mas esse filme “Deixe Ela Entrar” é uma grande Bosta, muito chato, a unica coisa legal é a fotografia do filme. Falta ação, suspense, enredo e o final é ridiculo, acaba o filme e voce fica pensando: -Tá, e ae?

  • “Deixe Ela Entrar” é sensacional!
    Coincidentemente escrevi algo sobre esse filme e tb sobre o remake do “Hora do Pesadelo” ontem no meu blog.
    http://dosedeinspiracao.wordpress.com/2009/10/07/vampiros-de-verdade/

    Boa sorte com sua coluna/drops!!ahhahahaa..

    Abraços!

  • Carlos Cristiano

    Gostei do filme, os atores MIRINS…dão um show! o roteiro é bom!! uma nota 8 fica bom para o FILME!!!
    Mas recomendo para quem gosta do tema uma série bem interessante… TRUE BLOOD…vale a pena assistir
    SÓ aviso que os primeiros 3 EPISÓDIOS não são empolgantes….mas depois melhora e MUITO

  • Adilson

    Olá. Bem vindo ao Sedentário & Hiperativo, o melhor blog do Brasil. queria parabenizar o pessoal por juntar o melhor blog com os Cinéfilos, duas coisas nota 10. Era isso que faltava para o S&H ficar ainda melhor, se fosse algumas semanas antes teríamos ganhado o VMB 2009, mais o próximo ano está garantido agora com mais essa coluna excelente.

    Boa sorte com a coluna.
    Abraços

  • alexsandro

    SHOW em,falta agora uma coluna de games para o S&H ficar dez, e tambem por os novos colunistas no ladinho de cima do blog.

    sobre o post,gostei do trailler do freddy,me lembro de vez o filme quando era apenas uma coisinha pequena,sai tremendo e babando de medo(sim,babando!)

    sabe,não gosto desses filmes de numeração(kill bill 1,2 e 3)prefiro subtítulos, imagine filmes chegando em seu numero 9 ou até 13(não vem falar que é impossivel pois nos games isso ja ocorreu com pelo menos uns 4).

  • ana

    muito massa essa coluna! 🙂
    eu, que nem gosto de filmes de vampiro, fiquei com vontade de conferir!

  • Sandro P

    Um detalhe que passa despercebido é que dá todo o sentido do filme. O “pai” que cuida dela está velho e não consegue mais “alimentar” ela, então ela está procurando um substituto = o menino que também um dia ficará velho e terá que ser substituido.
    Tem gente que não entendeu isso e fica perguntando no final do filme: tá e daê???

  • Fiquei com vontade de assistir Deixe ela entrar agora.

  • A coluna está interessante também. Só agora vi que o Sedentário mudou de cor o_O

  • Alan de Melo

    CINIFILIA!!! Muito bom…

  • Escrevendo no Sedentário? Que inveja!

  • gabriel

    aoaa
    cara, boa sorte com a coluna (espero que seja uma)
    curto muito cinema e faltav aisso aqui no blog!

    vlwz!

  • Gabi

    Assisti ao filme e gostei bastante, muito por ter fugido dos clichês de filmes de suspense e tb de vampiros, não é nada óbvio, e isso é o melhor. Muito boa a coluna tb, que além de crítica tem notícias e outras coisas. Muito legal! Faltava isso no S&H.

  • Vamos ver se já tem na net para baixar esse filme dos vampiros!

  • diogo Moser

    Agora fechou.

    er isso que tava falnando no sedentário a muito tempo
    uma boa coluna de cinema com criticas nem mtu simples e nem aqueles livros pra cinéfalos profissionais…

    parabens!

    VIDA LONGA A COLUNA!

  • ghetti

    Muito massa essa coluna…

  • Igor F.

    Chegou a coluna que estava faltando, espero que dê certo.

  • Italo

    Kd o link pra download?!?!?!?!?!Rsrsrsrs…
    Muito boa essa nova coluna!!!

  • lucas

    Fico muito bom, parabens !

  • banzy

    Realmente um romance decente com pitadas de terror

  • Legal!! Seja bem-vindo! Uma boa idéia essa coluna!

  • Rodrigo

    Muito boa essa coluna, como indicado assisti o ” Deixa ela entrar “, achei o filme legalzinho. No filme os olhos da Eli ( Lina Leandersson ) são o poder !!!! Os olhos são lindos e a atriz atravez deles passa um olhar que pra mim é quase indescritivel.

  • Mari

    O filme ‘e baseado num livro do mesmo nome, o livro ‘e muito melhor. O filme chega a ser parado as vezes, enquanto o livro faz vc devorar para descobrir o final.
    E sim, a menina ‘e um menino (livro explica, eu nao lembro se o filme fala)

  • Zequinha

    Gostei muito desse filme, parece ser bem bobinho, mas se vc for atento vai reparar que a vampirinha nao eh tao bobinha quanto parece! Macabro,mas para olhos atentos!
    Muito boa a coluna, vou acompanhar sempre!
    Abracos

  • sara

    adorei a nova coluna e a nova cor do sedentario.

    adoro cinema e ter boas dicas de filmes eh sempre mt bom.

    bjuxx

  • Paulinho

    Boa papito, ficou muito bom como sempre, para aquele que já acompanhava no cinemando.net um orgulho e felicidade ver suas críticas em um dos maiores blogs do Brasil.

    Parabéns !!!

  • Jacqueline

    é diferente daquela coisa holliwoodiana cheia de efeitos especiais é bem cru o filme, um filme inocente, eu gostei, assistiria de novo!

  • Rodrigo

    Valeu Mari, eu estava descofiado que ela era um menino, na segunda vez que assisti prestei atenção a uma parte que mostra ela/ele nu/a e realmente não dava para saber se era um menino ou menina.

  • C4R

    Cara, o filme eh mt bom.
    Nada de vampirozinho mulherzinha brilhando no sol, nem de vampirozinho mulherzinha que não bebe sangue por amor…
    Mas Eli dizendo que não era menina me fez pensar “aaah que lindo, ela se acha um monstro” mas não, ela tava falando a verdade, vaginoplastia vampirica…
    O final eh mt bom, fazia tempo q eu nao falava tantos “PQPs” seguidos vendo uma cena em baixo d’agua…

    …Parabéns pela coluna

  • BrenoRC

    Sinceramente, deixo aqui meus parabéns por essa iniciativa que o Blog tomou.
    Colunas interessantes, bem escritas, dando boas opniões sobre bons assuntos.
    Estou adorando tudo o que foi escrito aqui sobre cinema, música, literatura, etc…

    Se o Blog continuar assim, tenho certeza que só haverá melhoras.
    Parabéns !!!

  • renata

    deixe ela entrar é muito bonito, só dispenso o oskar ranhento.

  • Ola Adriano,

    Acho que o filme também é uma grande metáfora sobre a passagem da “infância” para a adolescência.

    Parabens pela nova coluna!

  • Emarx

    Acabei de assistir o filme e considerando os atuais vampiros que brilham no sol e tomam sangue sintético esse pelo menos respeita as lendas, porém o filme tem muitas pontas soltas e desnecessárias como por exemplo o pai do garoto e o fato da vampira ser um vampiro.

  • Orlando

    OOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOTIMO termos alguém falando de cinema no blog… q, por sinal, é um dos melhores da blogosfera!
    parabéns à todos….

  • Joao

    Ja vi o filme “Deixe ela entrar” e realmente é genial, uma obra prima do genero, explora muito bem as emoçoes humanas (principalmente as descoberats do inicio da adolescencia) e questiona como seria isso se vc fosse eternamente um pre adolescente.
    Quanto ao proximo Freddy Krueger, também nao gostei nada da caracterização, o trailer nao mostrou muito, mas aquela cara esticada (acho eu) vai minimizar muito as expressoes de sarcasmo do Freddy, que era um dos pontos altos de sua personalidade.

  • Otavio”

    Bom pra c… o filme =D
    Mas acho que aqueleq tira o sangue dos caras não é pai dela.
    pra mim ele é algm apaixondado pela eli desde os 12 anos.
    como o oskar se torna no final quando viaja com ela de trem.
    não entendi aquele lance da vagina horizontal.
    aushuashaushaushasuhas