cinefilia2

Os 10 Filmes mais Perturbadores da Década

cinefilia2

Olá cinéfilos!

No Cinefilia S/A de hoje teremos uma lista com Os 10 Filmes Mais Perturbadores da Década. A relação com os indicados ao Globo de Ouro 2010 e o trailer do estiloso “Bronson”.

Boa Sessão!

listas

Um filme perturbador não precisa obrigatoriamente conter cenas com sangue, assassinato e tortura, por exemplo. Apesar destes elementos contribuírem para a composição de um filme que possivelmente irá chocar o público, alguns roteiros podem deixar cinéfilos aterrorizados sem que nenhuma gota de sangue pingue no set de filmagens.

Pensando nisso, e com a ideia de postar uma lista que possa servir de indicação para os leitores do Cinefilia S/A, criei um ranking com os 10 Filmes mais Perturbadores da Década.

Sei que pelo underground do cinema existem diversos filmes mais escabrosos que os aqui citados, porém foquei em títulos que, apesar dos pesares, estão mais acessíveis ao grande público. Confira:

ditd 10º – Dançando no Escuro
Título Original: Dancer in the Dark
Direção: Lars Von Trier
Roteiro: Lars Von Trier
Ano: 2000
País: Dinamarca / França / Rússia / Suécia

O que esperar da junção Lars Von Trier e Björk? Acredito que nem os mais otimistas fãs da dupla poderiam imaginar que tal união daria tão certo. O drama de uma mãe solteira que está ficando cega aos poucos, e ainda tem que trabalhar para conseguir o dinheiro da cirurgia, que salvará o filho de 12 anos do mesmo problema genético, é de fazer qualquer um ficar desconfortável na poltrona. Com um final surpreendente, Von Trier nos faz enxergar melhor como deve ser ficar sem enxergar.

Dançando no Escuro venceu a Palma de Ouro de Melhor Filme e Björk faturou prêmio de Melhor Atriz no Festival de Cannes de 2000

4_meses 9º – 4 Meses, 3 Semanas e 2 Dias
Título Original: 4 Luni, 3 Saptamani si 2 Zile
Direção: Cristian Mungiu
Roteiro: Cristian Mungiu
Ano: 2007
País: Romênia

4 meses, 3 semanas e 2 dias é o típico drama que vai te machucando aos poucos. Daqueles filmes que a gente começa comendo pipoca e acaba roendo as unhas. Na tela vemos Otilia (Anamaria Marinca) e Gabita (Laura Vasiliu), duas amigas universitárias que dividem um quarto em uma pensão. Gabita está grávida e junto com Otilia pensam no modo mais eficaz de fazer um aborto, prática ilegal no país. Desesperadas e inseguras encontram com um homem conhecido como Sr. Bebe que promete resolver o problema das garotas, porém ao saber que a gravidez de Gabita está mais avançada do que imaginava, Bebe começa a fazer outras exigências para que o “serviço” seja concluído.

Apesar do tema delicado e sempre polêmico que é o aborto, o filme apresenta, em meio ao caos da situação, uma grande demonstração de amizade e instiga o espectador com a pergunta: “Até que ponto você está disposto a ajudar um amigo?”

Dirigido por Cristian Mungiu, o longa faturou a Palma de Ouro no Festival de Cannes de 2007.

odio 8º – Ódio
Título Original: Rinjin 13-gô
Direção: Yasuo Inoue
Roteiro: Hajime Kado e Santa Inoue (Mangá)
Ano: 2005
País: Japão

Pouco conhecido no Brasil, apesar de lançado em DVD por aqui, e rotulado como uma combinação de Oldboy e Clube da Luta, o longa “Ódio” tem como seu ponto alto, o impiedoso e estiloso modo que o diretor estreante Yasuo Inoue conduziu e apresentou a trama. Baseado no mangá Rinjin 13-gô de Santa Inoue, a fita nos mostra a história de Murasaki um jovem que sofreu inúmeros maus tratos dos colegas nos tempos de escola (até ácido foi jogado no rapaz), e que anos depois arquiteta um plano para vingar-se dos antigos inimigos. Uma estranha dupla personalidade é o que move a violenta e caótica sede vingança de Murasaki.

A cara de louco e o talento de Shido Nakamura, que interpreta a personalidade 2 de Murasaki, já vale os 115 minutos de filme. Um soco no estômago ao melhor estilo de vingança oriental.

requiem 7º – Réquiem para um Sonho
Título Original: Requiem For a Dream
Direção: Darren Aronofsky
Roteiro: Darren Aronofsky, Hubert Selby, Jr
Ano: 2000
País: EUA

Filmes que abordam a degradação de usuários de drogas já pipocaram aos montes em Hollywood, mas poucos fizeram os espectadores engolirem seco como Réquiem para um Sonho. Darren Aronofsky levou às telas o mundo de quatro pessoas onde suas vidas e seus sonhos são destruídos pelo vício das drogas.

Os loucos closes de Aronofsky associado à loucura dos personagens, formam um dos mais perturbadores retratos da destruição física e psicológica causada pelo consumo de drogas, ou pela falta dele. Um misto de dó e repugnância é o mínimo que você irá sentir na viagem de “Réquiem para um Sonho”.

adver 6º – O Adversário
Título Original: L’ Adversaire
Direção: Nicole Garcia
Roteiro: Nicole Garcia, Frédéric Bélier-Garcia e Jacques Fieschi
Ano: 2002
País: França / Suíça / Espanha

Dos presentes nesta lista, este foi o filme que mais de deixou mal, e o sono na noite em que vi custou a chegar. O motivo de tal aflição: “O Adversário” é baseado em fatos reais.

O Assassinato que chocou a França, onde um homem que mentiu por quase 20 anos sobre sua profissão decide eliminar todos que descobrirem a verdade, nem que essas pessoas sejam seus filhos, pais e esposa – Uma dura realidade levada brilhantemente em cena por Daniel Auteuil um dos mais talentosos atores em atividade.

violencia_gratuita 5º – Violência Gratuita
Título Original: Funny Games U.S.
Direção: Michael Haneke
Roteiro: Michael Haneke
Ano: 2007
País: EUA

Uma crítica a violência como forma de entretenimento foi a base de Michael Haneke para escrever e dirigir Violência Gratuita, refilmagem americana (Funny Games U.S.) do seu cultuado filme (Funny Games) gravado na Áustria em 1997.

Em cena acompanhamos o sofrimento do casal (Tim Roth e Naomi Watts) e seu filho que só queriam descansar em uma casa à beira do lago, até que recebem a visita de dois sádicos jovens que procuram se divertir torturando e mantendo a família em cativeiro, realizando um violento jogo de tortura psicológica e física.

irreversivel 4º – Irreversível
Título Original: Irréversible
Direção: Gaspar Noé
Roteiro: Gaspar Noé
Ano: 2002
País: França

A beleza estonteante de Monica Bellucci contrastada com umas das piores cenas de estupro já realizadas no cinema é o “chama-público” do polêmico Irreversível de Gaspar Noé.

A história (contada de trás para frente) apesar de simples, narra os passos de um homem (Vincent Cassel) que sai desesperado à procura do marginal que estuprou e desfigurou sua namorada – Além da angustiante cena do estupro que dura longos 9 minutos, outra cena (a do extintor) não deixará você esquecer deste filme.

anti 3º – Anticristo
Título Original: Antichrist
Direção: Lars Von Trier
Roteiro: Lars Von Trier
Ano: 2009
País: Dinamarca / França / Suécia / Itália / Alemanha / Polônia

Lars Von Trier um dos mais polêmicos diretores do cinema atual aparece mais uma vez por aqui. Quem já conferiu o underground “Os idiotas” sabe que pode esperar qualquer coisa de Von Trier, mas ainda sim, “Anticristo”, seu mais recente trabalho, deve ter deixado chocado muitos fãs do dinamarquês.

Com cenas de sexo explícito, mutilação genital e muitas outras insanidades, Lars Von Trier ainda conseguiu filmar belas imagens que só servem para amenizar a tensão dos espectadores, que assistem o sofrimento de um casal que perdeu um filho em um acidente, e tentam se livrar da culpa isolando-se em uma cabana no meio da floresta.

visitorq 2º – Visitor Q
Título Original: Bijitâ Q
Direção: Takashi Miike
Roteiro: Itaru Era
Ano: 2001
País: Japão

De todos aqui citados este com certeza é o mais bizarro. A já conhecida fama de polêmico do realizador japonês Takashi Miike alcança seu auge nesta produção.

O que esperar de um filme no qual um pai jornalista que na tentativa de fazer uma matéria sobre sexo e violência, filma uma relação sexual que teve com sua filha prostituta, e registra seu filho sendo humilhado e agredido pelos colegas de escola. Além de uma mãe viciada em heroína que apanha do próprio filho, e tem estranhos fetiches com um desconhecido amante chamado Visitor Q. Um inusitado retrato da crise na família burguesa do Japão, que só poderia ter saído da insana mente de Takashi Miike.

martyrs 1º – Mártires
Título Original: Martyrs
Direção: Pascal Laugier
Roteiro: Pascal Laugier
Ano: 2008
País: França

Após conseguir fugir do cativeiro, a garota Lucie é resgatada e levada para um abrigo de menores onde conhece Anne, sua melhor e única amiga. Tempos depois, a jovem Lucie atormentada pelas lembranças das torturas que sofreu na infância e motivada pela vontade incontrolável de se vingar de seus agressores, segue com a ajuda da amiga para realizar seu plano.

Mártires é tão forte que um embrulho no estômago e um nó na garganta é inevitável apenas por lembrar das chocantes impiedosas cenas do longa. Tortura e Ultra-violência já não é um tema/estilo recomendável aos mais fracos emocionalmente, isso é fato. Porém neste caso, o filme questiona até os mais corajosos cinéfilos acostumados com o gênero: “Vamos ver até quando você consegue ficar na frente da tela.” – Os que conseguem ver até o final (como no meu caso), levarão na memória cada cena do filme, e elas não sairão de lá por um bom tempo, quiçá nunca mais.

Ficou com vontade ver? Boa Sorte!

Sei que muitos títulos importantes, que poderiam estar aqui, ficaram de fora – “Donnie Darko”, “Caché”, “O Operário”, “21 Gramas”,”Oldboy”,  “Jogos Mortais” e “Fahrenheit – 11 de Setembro”; são alguns deles.

Mas e aí, você concorda com a lista?
.
trailer2

O Estiloso Trailer de “Bronson”

bronson2 Este é mais um daqueles filmes em que batemos o olho na sinopse e no trailer, e pronto! Fica quase impossível não querer conferir.

Rotulado como o Laranja Mecânica do século XXI, o longa-metragem “Bronson”, dirigido pelo dinamarquês Nicolas Winding Refn, conta a história real de um jovem delinquente de 19 anos chamado Michael Peterson, que vai preso por roubar um correio. A pena para este crime foi de 7 anos, mas devido ao comportamento violento do rapaz, cumpriu 34 anos de prisão, sendo 30 deles em isolamento na solitária, onde desenvolveu um alter-ego psicótico que o faz pensar que é o ator Charles Bronson.

Rodado no Reino Unido, o longa é 2008 e estreou há pouco nos EUA – No Brasil ainda não existe previsão de lançamento. Veja o trailer:

cinenoticias2

Divulgado a lista com os Indicados ao Globo de Ouro 2010.

Amor sem Escalas” com George Clooney e o musical “Nine” foram os mais lembrados na premiação, com 6 e 5 indicações respectivamente. Confira os indicados nas principais categorias de Cinema:

Melhor Filme (Drama)
– Avatar
– Guerra ao Terror
– Bastardos Inglórios
– Preciosa
– Amor sem Escalas

Melhor Filme (Comédia ou Musical)
– 500 Dias Com Ela
– Se Beber, Não Case
– Simplesmente Compicado
– Julie e Julia
– Nine

Melhor Diretor
– Kathryn Bigelow, por Guerra ao Terror
– James Cameron, por Avatar
– Clint Eastwood, por Invictus
– Jason Reitman, por Amor Sem Escalas
– Quentin Tarantino, por Bastardos Inglórios

Melhor Ator (Drama)
– Jeff Bridges, por Crazy Heart
– George Clooney, por Amor sem Escalas
– Colin Firth, por A Single Man
– Morgan Freeman, por Invictus
– Tobey Maguire, por Entre Irmãos

Melhor Atriz (Drama)
– Emily Blunt, por The Young Victoria
– Sandra Bullock, por The Blind Side
– Helen Mirren, por The Last Station
– Carey Mulligan, por Educação
– Gabire Sadibe, por Preciosa

Melhor Ator (Comédia ou Musical)
– Matt Damon, por O Desinformante!
– Daniel Day Lewis, por Nine
– Robert Downey Jr., por Sherlock Holmes
– Joseph Gordon Levitt, por 500 Dias com Ela
– Michael Stuhlbar, por A Serious Man

Melhor Atriz (Comédia ou Musical)
– Sandra Bullock, por A Proposta
– Marion Cotillard, por Nine
– Julia Roberts, por Duplicidade
– Meryl Streep, por Simplesmente Complicado
– Meryl Streep, por Julie e Julia

Melhor Atriz Coadjuvante
– Mo’Nique, por Preciosa
– Julianne Moore, por A Single Man
– Anna Kendrick, por Amor sem Escalas
– Vera Farmiga, por Amor sem Escalas
– Penelope Cruz, por Nine

Melhor Ator Coadjuvante
– Matt Damon, por Invictus
– Stanley Tucci, por Uma Olhar do Paraíso
– Christopher Plummer, por The Last Station
– Christopher Waltz, por Bastardos Inglórios
– Woody Harrelson, por The Messenger

Melhor Filme Estrangeiro
– Baaria
– Abraços Partidos
– The Prophet
– The White Ribbon
– The Maid

Melhor Animação
– Coraline e o Mundo Secreto
– O Fantástico Sr. Raposo
– Tá Chovendo Hambúrguer
– A Princesa e o Sapo
– Up – Altas Aventuras

Melhor canção original
– “I Will See You” (Avatar)
– “The Weary Kind” (The Crazy Heart)
– “Winter” (Entre Irmãos)
– “Cinema Italiano” (Nine)
– “I Want to Come Home” (Simplesmente Complicado)

Fonte: Cinema & Afins

Já fez suas apostas?

***
Além do S&H, Adriano Martins escreve para o Cinemando
.
Email: [email protected]
  • http://www.pioneer-physicaltherapy.com/buy-generic-kamagra-online.html buy kamagra

    I really like your blog and i respect your work. I’ll be a frequent visitor.

  • http://www.uninuni.com Troile

    Bah, não sei o que o povo viu nesse violência gratuita, já foi considerado um dos filmes mais violentos já feitos etc etc, eu assisti e sinceramente não achei violênto a ponto de ser o “mais” alguma coisa, de um plot pobre com péssimas atuações.
    Eu sempre faço o teste da estória para ver se o roteiro é retardado, consiste basicamente em você tentar explicar para outra pessoa ou para si mesmo a estória geral do filme, ficaria algo do tipo…”Tudo começa quando um casal começa as férias e do nada chega um cara de branco pedindo ovo…” pronto, retardamento detected.

  • bractus

    Parabéns pela coluna, como sempre muito boa…

    Desse top 10 eu já vi Irreversível, Anticristo, Violência Gratuita, Réquiem para um sonho e Dançando no Escuro…

    Já estava baixando Visitor Q, botei o olho nesse Ódio e o Adversário e acho que vou conferir!

  • MMoosseerr

    Caraca!

    nunca curti esse tipo de filme…
    acho mtu forte. nao gosto dessa sensação de embrulho no estomago
    tanto que só lendo a sinópse a gente ja muda a expressão
    uahiauhuiahaih

    n sei se é fraco comparado a esses ai …
    mais ensaio sobre a cegueira tambem tem seus momentos tensos.
    vlww

  • thiago

    muito boa a lista, alguns eu tive a infelicidade de ver, outros também tive a infelicidade de não ver, a realidade é pertubadora, quando retratados em um filmes permite uma reflexão sobre temas que fazem parte do nosso cotidiano, como: drogas, violência e outros males que assolam a sociedade, tudo bem que possa existir a ficção em alguns temas porém, na forma mais simples de maquiar a realidade que vivemos.

  • Douglas

    Mas onde encontrar estes filmes?!?!
    Onde baixa-los??!??!?

  • Henrique

    Acho que podia tá aí “Eden Lake” também, o filme me chocou pra caralho.

  • Hugo Marcelo Brandão

    Os loucos closes de Aronofsky associado à loucura dos personagens, formam um dos mais perturbadores retratos da destruição física e psicológica causada pelo consumo de drogas, ou pela falta dele. Um misto de dó e repugnância é o mínimo que você irá sentir na viagem de “Réquiem para um Sonho”.

    Concordo plenamente!

    Acho esse filme tão triste que no final por mais que você queira chorar você não consegue por falta de forças… Eh tenso!

  • Marcus Moreira

    Let the Right One In entra pra essa lista fácil fácil.
    Old Boy também.

  • Roizdoci

    Bronson é um pousta filme

  • Funkster

    Ótima lista! Vou ver todos (os que ainda não vi)!

  • ahoyhoy

    “Ass to Ass”

  • http://twitter.com/thiagotietze Tietze

    Bom, queria primeiro recomendar e dizer que essa coluna do Sedentário é a melhor, e verdadeiramente a unica que leio :-) Tá muito boa mesmo!!! Tenho aprendido muita coisa sobre cinema por aqui…

    Bom, destes já vi Anticristo, Violência Gratuíta e o Irreversível…
    Respondendo pra Troille… Violência Gratuita apesar de dividir espectativas, como a minha e a tua (pois acho o filme muito bom…), há uma concordância que é: O Original eh bem melhor que o remake! Veja!!!!!

    Irreversível é genial… Acho que estas cenas passam despercebidas depois que tu vê o filme mais de uma vez… A sacada é muito genial!!!

    Anticristo… Bem… Eu tive que sair pra ler uns artigos sobre, e ver as referências… Ou seja… fiquei sem entender B#$% nenhuma quando vi o filme… Isso pra mim não é perturbador… É chato mesmo… Talvez ele devesse chamar-se Violência Gratuíta… Ou Imbecilidade Gratuíta….

    Enfim, cada um com suas opiniões :-)

    *

    Tietze, são por comentários/elogios como o seu que vale a pena continuar escrevendo. Muito Obrigado e Volte Sempre!

    Adriano Martins

  • Pingback: Tweets that mention Os 10 Filmes mais Perturbadores da Década | Sedentário & Hiperativo -- Topsy.com()

  • Zé Kalanga Matador

    Assisti quatro desses, e fiquei com vontade de assistir o novo do Lávontriê e os dois asiáticos. O primeiro eu nem vou passar perto. Tenho estômago fraco.
    O que eu não entendi mesmo foi a citação ao Caché como um filme perturbador…
    Eu fiquei pertubado foi com a chatice do filme. Ou será que era essa a idéia ?
    Cara, eu não entendo esses franceses mesmo…
    Vai ver eu não sou cult mesmo. Dá licença então, tô indo ver o Avatar…

    Obs.: BRONSON é DO CARVALHO !!! Valeu a dica anterior !!!

  • Alana

    Nossa! Essa lista é boa, mas Oldboy é o filme mais perturbador que já assisti.

  • Moita

    Ótima lista, adoro esse tipo de filme mesmo destruindo com meu humor e me deixando com cara amarrada o resto do dia.
    Cara todos que eu assisti da lista eu assisti com queixo no chão, eu não acreditava que aquilo tava aocntecendo, era diferente de tudo que eu ja tinha assistido e esperava de um filme.
    Martyrs realmente me pertubou bastante o filme é extremamente seco e te deixa com uma sensação estranhíssima, prova que os franceses não são tão viadinhos! kkkkkkkkkkkkkk brincadera
    Vou tomar seu post como um guia

  • bractus

    Troile,

    Pelo visto você tá na porcentagem de pessoas que NÃO ENTENDERAM Violência Gratuita… Só uma dica… “Não podemos deixar de esquecer a importância do entretenimento” é uma das frases mais importantes do filme….

  • Lupe

    Douglas, aqui vão os passos
    1. www. google.com
    2.digitar o nome do filme
    3.digitar o formato de sua preferência (avi, rmvb)
    4.enter!

    pronto! Agora é só escolher!

    Mas.. Como já postado aqui no sedentario, a cada filme baixado Deus mata uma sala de cinema! heheheh!

  • Kim

    Uma lista desse tipo sem o filme Saló ou os 120 Dias de Sodoma (Salò o le 120 giornate di Sodoma, 1976) é uma lista fraca…
    Filme baseado nas historias do Marques de Sade…
    Muito “foda”…

    Então Kim, não sei se você reparou, mas a lista em questão é sobre os Filmes Mais Perturbadores da DÉCADA. E como você mesmo falou, “Salò ou Os 120 Dias de Sodoma” do Pasolini é 1976.

    Portanto vou desconsiderar o seu “lista fraca“.

    Abraço

    Adriano Martins

  • http://thahy.com thahy

    a melhor coluna do sedentário até o momento.

    obrigada pela listagem 😀

  • Lan Victor

    Mártires é incrível! Um dos melhores e mais marcantes filmes que já vi em minha vida, e não foram poucos, a todos, não deixem de ver esse filme.

    Ótima lista, só ainda não assisti “Visitor Q” e “Ódio”.
    Parabéns pelo ‘post’.

  • Marcus

    Pow eu baixei esse anti-cristo, mas num vi ainda, eh bom mesmo?

  • Vila-Lobos

    “Ensaio Sobre a Cegueira” quase me fez sair do cinema…

  • napoleon

    Faltaram: Laranja mecânica, Ken park e August underground (com certeza o mais grotesco).

  • Juliana

    Muito boa essa coluna!
    Vou baixar todos pra assistir aqui em casa.
    abs

  • http://giordanoalves.com Giordano Alves

    Sinceramento o filme que mais mecheu comigo foi o “Clube da Luta”. Da vontade de sair brigando com todo mundo, e olha que eu sou um cara pacifico.
    Acho que foi nesse filme que aquile estudante de medicina levou submetralhadoras pro cinema e atirou em quem conseguiu.

  • Dick

    Lógico que sempre vai ter um ou outro para lembrar daquele filme que não está na lista….mas eu colocaria Irreversível em 1º, é muito doido esse filme….Trainspotting e Medo e Delírio tambem são grandes filmes e não estão na lista….

    Vai muito do gosto…..

  • http://leituradeprivada.blogspot.com Fabio

    Violência gratuita foi o pior filme que já vi na minha vida!
    E não de aflição e sim de chatice.
    Não tem trilha sonora, a camêra é péssima(E não por razões artistícas ou estéticas) e a história vazia. Nem mesmo a violência é boa.

  • heitor

    Assisti apenas dançando no escuro. Dizem que a Bjork ficou bastante traumatizada com o filme (como jám não fosse…) e que não faria mais nenhum filme…

  • Paulo Italo

    Ótimo. Geralmente assisto aos filmes q vc recomenda. Posso sugerir uma lista a se fazer?

    Que tal “Os Melhores Filmes Baseados em Fatos Reais” ?

    Abrçs.

    Paulo, gostei da sugestão! Valeu pela dica! :)

    Abraços e Bons Filmes

    Adriano Martins

  • felipe sabino

    Anticristo é demais cara muito chocante (%)

  • http://twitter.com/diego_medeiros Diego

    ótima lista!

    Conheço alguns como Anticristo e Dançando no escuro e posso afirmar que Lars só pode ter pacto.

    Continuem com as listas, pois nem sempre temos contato com o cinema de verdade.

  • kurayami

    Chegou a ver essa lista, publicada no ‘Buteco da Net’?
    http://colunistas.ig.com.br/obutecodanet/2008/04/03/os-filmes-mais-pertubadores-do-cinema/
    Bem, só tem um filme em comum xD

    E, sério, vcs non devem gostar de mim…
    Agora tenho mais 10 filmes pra ver! xD

    Pelo menos Antichrist eu tenho aqui já…

    Não vi ‘Audition’ na lista, que foi o único filme em toda minha vida que me ‘abalou’. É, sou meio insensivel…
    Vejamos quantos desses me abalam ^^

    Obrigado!

  • Livia

    Ótimo Post!!!

    Essa coluna tá cada vez melhor, parabéns!!!! Já Vi alguns dessa lista, e quero ver se encontro os outros.

    :-)

  • http://www.kinoclube.wordpress.com Kinoclube

    Olá, gostei de sua lista.Porém eu tiraria o filme Funny Games ( q

  • http://www.kinoclube.wordpress.com Kinoclube

    Olá, gostei de sua lista.Porém eu tiraria o filme Funny Games ( que é um ótimo filme) e colocaria Lady Vingança do Park Chan-wook, que com certeza possui cenas de violência muito bem estilizadas, além de tratar de um tema tão repugnante como o abuso infantil. Obrigado.
    ps: publiquei um post no meu site, sobre o bronson, realmente é um filme que me chamou a atenção.

  • Amarth

    congratulações! excelente coluna, e como alguém citou…quase sempre assisto os filmes que tu sugeres.
    agora terei um bom tempo para ver estes (férias)
    grato, e continue com esse trabalho que enriquece muito a cultura dos teus leitores.

    []s

    Obrigado, Amarth!

    Abraços

    Adriano Martins

  • http://twitter.com/vieira707 Bruno Vieira

    Ow… E “Eu, Christiane F., 13 Anos, Drogada e Prostituída”? E “O Homem Elefante”? “O Iluminado”? Senti que tem mais underground na lista. Mas tudo bem.

    Bruno, na lista estão somente filmes da DÉCADA.

    A.M.

  • Thiago

    Tem gente que não sabe ler mesmo, pqp!

    Pra mim um filme extremamente perturbador da década e que poderia estar tranquilamente nessa lista é “O escafandro e a borboleta”. Só aquela maldita camera em priemeira pessoa e a situação do cara te deixam até meio nauseado!

    Concordo com o pessoal que lembrou de “Ensaio sobre a cegueira”, que tem seus pontos tensos realmente pra chocar o público. Isso sem contar que ainda foi editado pra ficar mais leve depois que o diretor levou os amigos pra ver uma prévia em sua casa, antes da premieré…

    Boa coluna, parabéns!

  • Vivi

    Será que encontro “Mártires” e “Visitor Q” para alugar?? Fiquei curiosa a respeito destes filmes…

    Irreversível, Réquiem for a Dream, Anticristo e Dançando no Escuro sem dúvida alguma são filmes que quando lembramos sentimos um certo “desconforto”.

  • Jean

    O povo já começa a falar em “Laranja Mêcanica”, “Clube da Luta”, siuahsihsaiusuhai… acorda povo são só filmes dessa década, de “2000 pra cá”….

    mas a lista ta muito boa Adriano!!!!!

    Acho que nela poderia estar o filme O Nevoeiro(The Mist) de 2007 que tem um super final… chocante mesmo. já viu esse Adriano???

    Jean, já vi “O Nevoeiro” sim. Um ótimo filme com um final bem angustiante!

    Abraços

    A.M.

  • lucas

    Essa coluna tá cada vez melhor ,mesmo… e sempre mostrando bom filmes apesar de bizarros.Dos filmes que aparcem na lista só assisti dois,mas com certeza o restante tb é muito….., e o filme mátires quem não assistiu, assista é doidera total, ótimo filme tb.

  • zirigidum

    Faltou “Marley & Eu”.

  • Leandro

    crepusculo…..tenso…..medo……vergonha de ter assistido

  • elson neto

    FALTOU tre tzameti.. NÃO ACREDITO!!!!!!!!!!!

  • Mario

    Visitor Q deve ser o mais bizarro mesmo, pois quando você pensa que já viu quase tudo no mundo… aparece um asiático com toda sua criatividade.

  • Pingback: Links da Semana()

  • lobao

    De fato, gosto muito do tema, pena que sao poucas pessoas que curtem assistir comigo, dai assisto sozinho fazer oq! dos que ja vi, oldboy, irreversivel e requiem para um sonho, fiquei realmente surpreso com posiçao destes no post, pois achei bemm marcantes, principalmente irreversivel, acho q talvez faltou dogville, e mandarlay, claro q o primeiro muito melhor, mas a verdade de dogville eh muito chocante e de fato vc torce por ela no final! outros bons citados, transpotting (nao sei se eh dessa decada), let right in, Audiction, sao realmente bons tbm. tavelz mais algumas sugestoes como as duas faces de um crime e o Albergue!

    Mas de fato muito bom o topico! verei os outros!

    parabens pelo blog

  • http://testamentoterraqueo.blogspot.com/ Sabóia

    e dogvile??
    mais perturbador impossível.

  • Pupe®©

    Assisti irreversivel… nao axei tao “tenso”….
    so no comeco q nao da pra entender muito.. q o cara na boate procurando o outro la.. ai sim.. é um poco tenso.. mas o resto.. eu achei de boa!!

  • Vinicius Netto

    Mto boa a lista fikei mto curioso pra assistir Visitor Q, Odio e Violencia Gratuita…..mas pra mim tem um filme q poderia ter sido adicionado na lista. Chama-se “Turistas”, de 2007. Conta a historia de um grupo de jovens estudantes estrangeiros q vem passar férias no litoral brasileiro. Nisso eles vão para em uma especie de vila onde algumas pessoas os atraem para serem multilados por um traficante de órgãos…..é uma cois amto foda…..vc sente uma agonia enorme quando eles são capiturados ou n conseguem escapar e sente um alivio por otro lado pela morte do tal traficante (com um belo tiro na cabeça dado pelo seu proprio capataz). A cena mais chocante no meu ver foi a parte que ele (o traficante) tirou o coração, o rim e o estomago de um dos estudantes ainda vivo mas dopado por um sedativo, enquanto os outros estão presos dentro de gaiolas esperando a hora da morte. O filme por aqui causou muita polêmica pelo fato de ter mostrado os jovens usando drogas livremente, dando alusão que uma pessoa pode compra um entorpecente a qualquer hora e qualquer lugar por aqui.

  • guilherme

    filmes pra chocar d verdade:
    -Das Experiment (em portugues: a experiencia)… filminho alemão pra começar a assistir tenso e terminar infartando! http://www.imdb.com/title/tt0250258/
    -Existenz. filme do cronemberg pra quem curte videogame! http://www.imdb.com/title/tt0120907/
    -13 Tzameti. este é frances, pra mim seria o top dessa lista… está sendo refilmado nos EUA com o nome de 13… ducarai… se o das experiment é tenso esse é um coice no meio da testa…

  • guilherme

    filmes pra chocar d verdade:
    -Das Experiment (em portugues: a experiencia)… filminho alemão pra começar a assistir tenso e terminar infartando! http://www.imdb.com/title/tt0250258/
    -Existenz. filme do cronemberg pra quem curte videogame! http://www.imdb.com/title/tt0120907/
    -13 Tzameti. este é frances, pra mim seria o top dessa lista… está sendo refilmado nos EUA com o nome de 13… ducarai… se o das experiment é tenso esse é um coice no meio da testa… http://www.imdb.com/title/tt0475169/

  • guilherme
  • http://www.thesimpsonsrulez.com El Barto

    Tudo bem , concordo com varios aí na lista, mas faltou um que eu acho que estaria em primeiríssimo lugar que é Oldboy (2003) de Chan-wook Park , ou qualquer um dos filmes da sua “Trilogia Da Vingança”.

  • http://www.thenetworkcentric.blogspot.com maicon

    O Darren Aronofsky tem a tendencia de criar filmes angustiantes e perturbadores, o filme Pi tem estes ingredientes.Vi poucos desta lista, vou tentar ver os outros.
    Valeu.

  • Guilherme Costa

    Anticristo é sem dúvida o pior da lista.

  • Luís Gabriel

    Já assisti O Adversário, Irreversível e Réquiem para um Sonho. Todos excelente. O Adversário é muito bom, recomendo.
    Assistirei os outros. Valeu as dicas!

  • Jonas

    ótima lista !!!! Boa mesmo!!! A maioria destes filmes eu já tive a oportunidade de assistir…

    Uma dica para o pessoal que está a fim de assistir a todos é… deixe o filme “Mártires” a conferir por último, segue nessa ordem do 10° ao 1º pois ele é o the Best na minha opinião, foi o melhor filme que assisti este ano de 2009 até agora…Abraço.

  • http://anjo-insano.blogspot.com/ Maria Angela Piai

    Acompanho sempre seu site, excelente! Dos filmes que você listou, vi alguns e concordo com sua opinião…Bj

    Valeu, Maria! :)

    A.M.

  • Larissa Azevedo

    Cara, sua coluna é um excelente motivo pra abrir essa página todos os dias e esperar as dicas de ótimo bom gosto.

    :) Obrigado, Larissa!

    A.M.

  • Dinho

    Meryl Streep, por Simplesmente Complicado
    Meryl Streep, por Julie e Julia

    daqui a pouco só vai ter ela no páreo… rsrs

  • Leo

    1 guy, 1 cup
    1 guy, 1 screwdriver

    bem angustiantes

  • jef

    Gostei da lista. Falta uns filminhos ae pra eu ver.
    IRREVERSÍVEL é mt loko
    Achei que faltou A CELA

  • Lenin

    Conheço poucos filmes da lista, mas a história do “Visitor Q” dá náusea só de pensar. Li o artigo na wikipédia americana e passei mal. Senti falta do Tarantino na lista, a pesar de seu filme mais chocante na década ser Kill Bill, eu acho. Faltou também “O Albergue”, o primeiro, o segundo, apesar de muito mais chocante, é ridículo.

  • http://umafabulasobreavaidade.wordpress.com/ Marivone

    Assisti a um documentário com uma história bem parecida com a de Mártires, acredita? Foi na Discovery Channel. Era sobre um assassino em série americano que prendia as vítimas em seu trailer e as levava para a “sala de brinquedo” e lá ele fazia as maiores atrocidades nelas e demoraaavvaaa horrores até matar. Uma das garotas (meio índia, meio branca, cabelo preto, pele nem clara nem escura) era bem parecida com a menina do filme de Mártires… Acho que eles se basearam para fazer esse filme.

    Amei as dicas, mas acho que faltou o filme “A invasora” (À l’intérieur, 2007) – O clima em minha casa ficou superrr pesado depois que ví esse filme.

    Acho o filme “Um Estranho no Ninho” super perturbador… Mas ele é muito antigo e não entrou lista.

    Abraço. Amei.
    😉

  • guilherme konno

    ta faltando os filmes do kubrick
    o iluminado e laranja mecanica

  • ana citty

    Gostaria de acrescentar um filme que me tirou da real e é tão bizarro quanto aos que aqui foram postos é Pink Flamingos e dizer que o “mundinho americano” está dando mt pouca atenção ao filme Precious (concorrendo a 3 categorias?)..Precious vai arrasar em Cannes. Eu retiraria a 10º posição, Dançando no Escuro é um musical inteligente, mas muito ruim ao se comparar por exemplo com O Adversário.. Colocaria talvez O homem elefante…e vários outros, enfim, cadê o link do original? Quero ir lá ver…rsrsr (mt legal a matéria)

  • http://popnutri.blogspot.com/ JosiWoodstock

    Anticristo tenho que confessar, depois do post fiquei perturbada para conferir. Um bom post. Parabéns como sempre Sedentário!

  • Bryan G. C.

    Puta merda. Eu baixei a trilha sonora do filme Irréversible só porque é feita pelo integrante Thomas Bangalter, do duo francês Daft Punk (cuja música eu amo). Mas não tinha ideia de que é um filme psicologicamente perturbador…

    Também não gosto desse tipo de filme, minha opinião já foi dita pelo MMoosseerr, lá no começo.

  • http://www.cataclisma14.blogspot.com André Nique

    Irreversível é superestimadaço. Filme completamente comum.

  • http://bloggercaradepau.blogspot.com/ Salatiel Soares

    Nossa estou por fora do cinema terror. O unico que vi foi Irreversivel e concordo dele estar nas primeiras posições.
    Acho que faltou figurar na lista O Albergue, e o melhor filme de terror de todos os tempos O Exorcista.

    Vlw

  • Rafael Nobre

    Acho que deveria entrar pra lista “La Grande Bouche” ou A Grande Comilança. É perturbador não por conter violência… mas por adentrar profundamente em certos temas psicanalíticos

  • http://meuveneno.com.br Kakah

    Um filme que é um drama mas te deixa com a sensação de sufocamento do início ao fim é “O escafandro e a borboleta”, o que não deixa de ser pertubador…

  • http://www.sopadecerebro.com Dimitri Kozma

    Genial a lista!
    Alguns não conhecia e com certeza irei conferir!
    abs

  • http://meubasho.blogspot.com/ Diego Guedes

    Eu ja tenho alguns gostei muito da lista ta de parabens!!!!!!

  • http://www.twitter.com/smlyra Alan

    5x França!? E eu achando que só os japas eram duentis…

  • http://twitter/KalineRodrigues Kaline

    Vi o Anti-Cristo e esse filme é ridículo.Num acredito até agora (vi o filme a 3 meses) que perdi 90 minutos da minha vida com ele.

  • Michel

    Excelente lista! Continue com textos assim!!
    Como tem um comentário acima reclamando do pequeno número de loucuras japonesas na lista, sugiro assistirem “Battle Royale”, baseado no mangá de mesmo nome. Amigos matando amigos para sobreviver. É chocante e violento!

  • therock

    Oooootimos filmes amiguinho, alguns eu vi e com certeza vou ver o restante…obrigado esse tipo de filme eh eu gosto bastante. valeu

  • http://www.twitter.com/gabrielbaquit Gabriel

    Esperava encontrar Ensaio Sobre A Cegueira entre os primeiros lugares e senti falta de Atividade Paranormal.

  • bruno

    1 guy, 1 cup
    1 guy, 1 screwdriver

    bem angustiantes [2]

  • Sookie

    Faltou Um Crime Americano. É de 2007, baseado em fatos reais, e eu pelo menos me senti com nojo da raça humana quando assisti.
    E também, como já falaram, Dogville e Manderlay.

  • http://poeumbatonzinho.blogspot.com Lanny

    Lady Vingança, A Professora de Piano e Pi: acho que faltam na lista. Nao assisti Funny Games nesta versão mais nova. Assisti a original e foi bastante perturbador. Gostei da lista, parabens! Quero ver agora os que nao vi ainda.

  • Bruno

    Eden Lake é foda…. quando termina vc deseja não ter assistido..

  • Gleidson

    Excelente, tanto quanto as dicas, os comentários dos leitores também trazem boas dicas. Parabéns pela seção do site e a integração dos leitores.

  • http://twitter.com/tsctsc Fernanda

    Acho que Felicidade (Happiness, 1998) deveria estar incluído na lista. Ou pelo menos uma menção honrosa.

  • https://twitter.com/valeriapedrochi Valéria Pedrochi

    Eu também colocaria “Amores Brutos” nalista. Tudo bem que é mais ligh, mas eu mesma acho o filme excelente mas não teria coragem de assistir novamente as cenas das rinhas de cães. Claro que é meio pessoal, mas na minha lista entraria sem dúvidas!
    Outro filme que me dá arrepios ao lembrar é “Um cão andaluz”, do Buñuel! arg!
    “Laranja Mecânica” talvez seria digno de um lugarzinho nessa lista também…
    “Monster”, talvez.

  • Anjo Exterminador

    Um que certamente poderia constar ness lista é “Cidade dos Sonhos” (Mullohand Drive), de David Lynch.

  • vincius

    tem um filme russo que eu esqueci o nome….

    é de uma minina que a mae larga ela sozinha pra vive com um cara, depois ela vai mora num lugar zuado pra porra, começa a usa droga, seu melhor amigo tenta se mata, se prostitui, e estrupada por varios caras de uma vez soh, e assim vai, ate que ela acha que vai se dar bem, que conhece um cara legal, mais dai… naum falo mais pq se conta o resto eh spoiler e isso eh o que contado soh na capa do filme… e depois fika bem pior pra ela!!!!

    eu ja vi requiem, o adversario, old boy, fun games, e varios outro que comentaram por ai… mais to pra conhecer filme mais chocante que esse… foi o unico filme que eu ja vi que me fez desligar o dvd e soh voltar no outro dia!!!

    se alguem lembra como eh o nome dele, manda ae!!!

    ps: leio varias colunos aki, e elas estao cada dia melhores, parabens pra vcs aki do S&H

  • Thaty

    Adorei a lista, já anotei alguns filmes para assistir… Oldboy e Donnie Darko são ótimos, e Réquiem para um Sonho eu to pra assistir tem um tempo e sempre esqueço.. rs

    Já havia assistindo Violência Gratuita, mas não achei nada demais… Alguém comentou sobre o Ensaio Sobre a Cegueira, eu achei um tanto idiota, mas tem seu lador pertubador tbm…

    Fui logo no topo da lista e assisti Martires, é forte demais e to com o estômago embrulhado até agora, mas curti, só o final que achei meio sem graça…

    Parabéns pela coluna!! =oD

  • yuri

    Só fi Requiem for a Dream, mas duvido que exista filme mais pertubador!

  • mai

    Vi martyrs agora. Filme de tamanha crueldade. Ainda to chocada. Não tenho palavras o.o
    Outro filme que me fez virar a noite foi An American Crime. Com a Ellen Page. Sem contar que é baseado em fatos reais.

    Meu top 5 é:
    Requiem For a Dream
    Dancing In the Dark
    An American Crime
    Holocaust Cannibal
    120 dias de Sodoma

    e claro Martyrs.

  • Eduardo de Azevedo

    Coé, Adriano!
    Quero ver sua crítica de Avatar! Tá viajando ainda???

  • Pingback: Heidern Lewis()

  • Pingback: Vitor Miranda()

  • Pingback: Tércio Leal()

  • Pingback: Vanderson Pimentel()

  • Pingback: Leonardo Mereu()

  • Pingback: Edinardo Luiz()

  • Pingback: Edinardo Luiz()

  • Pingback: Montag, o Magnífico()

  • Pingback: Brunasmilie()

  • Pingback: Cristhiano Bezerra()

  • http://cronicas-da-bola.blogspot.com antonio

    Obrigado pela lista.
    Vi o filme Mártires e é um filme excelente!

  • http://www,twitter.com/ricco Ricco

    Listagem interessante. Dancer in The Dark dá raiva, mas é ótimo, assim como Anticristo, que tem cenas lindas e funciona bem se vc não leu a sinopse e acabe \”pego de surpresa\” pelo desenrolar da história.
    Acho que quando um filme usa de sangue pra desenvolver uma história chocante nem merece créditos. É como ver Faces da Morte 1, 2 , 3, etc…Pelo menos para mim o terror psicológico e sobrenatural funciona melhor.
    Alguns da lista vou ver se acho por aí. Na locadora tem? rss (O jeito é apelar).
    Dogville tb é perturbador! ¬¬
    Se fosse uma listagem de filmes antigos eu recomendaria \”O bebê de Rosemary\”, \”O Iluminado\”, \”Anticristo\” (filme italiano de 1974)…

  • Marcelo

    Será que Hostel não merecia ficar no 11o. lugar?

  • Vanderson Pimentel

    1º – Mártires – Esse é realmente perturbador, nao quero rever esse filme nunca mais na vida.

    • soraia

      Eu quero ver Mártires, como voce conseguiu? Tem legenda em português?

  • monica

    Oi encontrei sua coluna sobre os 10 mais perturbadores procurando um filme que julgo como bizarro e infelizmente não lembro o nome …

    talvez vc possa me ajudar a encontra-lo
    a história começa com um homem em uma canoa procurando pela amada e chga em uma ilha distante (eu acho que na Tailandia), la as pessoas são todas deformadas , e descobre que a a mulher que ele procura é uma prostituta quando conversa com outra prostituta que a conhece… essa mulher tem a boca rasgada de um lado .. o cafetão é um anão sem nariz e por aí vai …
    se reconhecer e souber o nome deste filme e puder me dizer eu agradeço
    abraços ..
    Monica
    PS . concordo com os filmes da sua lista, pelo menos com os que eu assistí…

    • Anônimo

      Isso não é um filme. É um episódio do seriado “Masters of Horror” dirigido pelo mesmo Takashi Miike de Visitor Q. Chama-se “Imprint”

  • carlos

    martires e horrivel nao recomendo vc acaba de ver o filme e se sente estranho(a) perturbada nao consegue assistir mais nada parecido a seguir é um filme massacrante e foda saber que existe pessoas no mundo capaz disso.

  • Soraia
  • Soraia

    Vi Mártires ontem, bom filme. Verei Visitor Q logo que conseguir baixar, todos os outros já vi e nada se compara a Irreversível, a forma, a câmara são absolutamente “cruéis”, Gaspar Noé superou-se, nunca vou esquecer este filme. Indo além, muito além da década, um filme muito bom e que causou polêmica não só pelas cenas como pelo tema abordado é Saló – 120 dias de Sodoma, para quem gosta de filmes inquietantes, é uma boa dica.
    Parabéns pelo site.

  • Matt

    Faltou o Exorcista, o mais importante

  • Mônica

    Eu acho que está faltando Dogville nessa lista.

  • feijão

    Realmente todos esss filmes são ótimos mas faltou O labirinto do fauno, que é um filme espetacular, mistura ficção e história

  • Pingback: Links Recomendados » Ironia Sacana()

  • Leinad

    Não Me Abandone Jamais é o filme mas violento que já vi. A violência psicológica deste filme supera quaisquer padrões de violência física.

  • brenda

    Faltou “dente canino!”

Especiais

Japão em 2 minutos

Parceiros

Ocioso Sweetlicious Papricast naointendo ahnegao naosalvo Jogos online

Newsletter

Não perca nenhum post do Sedentário & Hiperativo!

Mensagens semanais e pontuais.