O Homem-Aranha e seu pretinho básico | Comics Addicted #3

modelo_new_azul.jpg

comictuha_1.jpgSe existe alguma coisa que rivaliza em importância com os poderes de um super-herói, certamente são suas roupas. Por mais maravilhosos que sejam os dons de qualquer personagem, não dá simplesmente para sair por aí usando jeans e camiseta ao prender bandidos. E no dia da estréia de Homem-Aranha 3, todos estão reparando justamente neste aspecto da história de Peter Parker: sua famigerada “roupa negra”.

Criado em 1962 por Stan Lee e Steve Ditko, com auxílio do lendário Jack Kirby nos primeiros esboços, o escalador de paredes estreou já com seu uniforme clássico, um misto de azul com vermelho, coberto de teias negras (o tecido foi provavelmente comprado em uma ponta de estoque pós-halloween). Vale lembrar que ao contrário da história mostrada nos cinemas, nos quadrinhos a teia do personagem não é produzida por seu corpo mas sim resultado de uma fórmula desenvolvida por Peter. Com este visual, o Homem-Aranha continuou combatendo o crime por quase 30 anos, até que, no final dos anos 80, participou de um grande evento no universo da editora Marvel chamado Guerras Secretas.

comictuha_2.jpgNesta saga uma entidade alienígena chamada Beyonder cria um planeta e transporta todos os grande heróis e vilões da Terra para lá, promovendo uma guerra ao prometer que o lado vencedor terá todos seus desejos realizados. Durante a história o “cabeça-de-teia” encontra uma estranha substância negra e viscosa que subitamente se une a seu corpo, criando uma roupa que, além de aumentar seus poderes, nunca rasgava e produzia sua própria teia. Por algum tempo a vestimenta mostrou-se de muita valia para Peter, mas ao longo dos meses seu comportamento passou a ser agressivo e impensado. Posteriormente o herói descobriu que a roupa era um simbionte, um ser vivo que desejava fundir-se permanentemente a ele. Neste momento o “teioso” aproveitou-se da única fraqueza da roupa alienígena, o som alto, e em uma batalha interna, utiliza-se das badaladas de um sino de igreja para conseguir libertar-se de seu indesejado parceiro.

No mesmo momento a roupa adquire um novo hospedeiro, um jornalista e inimigo público do Homem-Aranha, Eddie Brock. Desta forma nasce um dos mais importantes antagonistas do escalador de paredes: Venom. Peter ainda criou uma versão em tecido de seu uniforme negro, mas deixou de usá-lo após ser confundido com seu rival algumas vezes.

Existem algumas outras versões de uniforme para o Homem-Aranha como a utilizada durante a Saga do Clone e na realidade alternativa 2099, mas só recentemente o aranha ganhou uma nova roupa oficial. Durante a saga Civil War, o Homem-Aranha passou a trabalhar para Tony Stark, o Homem-de-Ferro e recebeu de seu novo chefe uma versão high-tech de seu uniforme. Chamado de “Uniforme Stark”, esta vestimenta cheia de apetrechos tecnológicos possibilitou ao herói planar, como algumas aranhas fazem, além de agregar quatro braços mecânicos muito semelhantes aos de seu inimigo Doutor Octopus.

comictuha_3.jpgMas um vasto guarda-roupa não é privilégio do “amigão da vizinhança”. Muitos são os heróis e vilões que já tiveram seus uniformes alterados, quase sempre com a promessa de que “esta mudança será definitiva”. Entram nessa lista quase todos os personagens clássicos do universo de super-heróis. Super-Homem, Batman, Flash, Capitão América e até os X-Men, que nos quadrinhos trocam de uniforme pelo menos uma vez por ano. Mas no mundo das hq´s temos sempre que contar com um fator determinante para o sucesso de uma empreitada como esta: a ira dos fãs radicais.

Um exemplo da ação raivosa dos leitores ocorreu quando a DC Comics alterou não só o uniforme mas os poderes de seu maior personagem, o Super-Homem. Nos anos 90, tentando reaver seus poderes que haviam se esgotado, o personagem adquire habilidades elétricas e uma mudança radical no visual. O resultado, ao contrário do esperado, foi um fracasso de vendas sem igual, ocasionado por boicotes massivos dos fãs do clássico herói.

Algumas vezes, contudo, a adoção de um novo uniforme pode ter uma boa explicação e trazer novo fôlego ao personagem. Casos positivos de alterações no guarda-roupa podem ser vistos com Robin quando deixou de lado os sapatinhos de duende e a meia-calça e o Demolidor quando aposentou o uniforme amarelo (mas pra esse temos que dar um desconto, afinal ele é cego).

Positivas ou negativas, algumas mudanças acabam sendo impostas para se aproveitar um momento de grande exposição na mídia, como é o caso do lançamento de Homem-Aranha 3 nos cinemas. Recentemente a Marvel anunciou que após o término de Civil War o aracnídeo mais querido dos quadrinhos voltaria a vestir seu uniforme negro, mas desta vez feito de pano ao invés de piche espacial. O motivo supostamente seria um sinal de luto de Peter Parker por alguma perda pessoal durante a guerra (ao que tudo indica a Tia May desta vez vai), mas fica evidente que a sincronia que se verá entre comic shops e cinemas é uma aposta da editora visando aproveitar a overdose de exposição de seu personagem mais popular. Até aqui é fácil entender a motivação dos editores, que desejam cativar os novos leitores gerados pelo filme e provocar uma sensação de continuidade para que estes se tornem fiéis à publicação. Em todo o mundo, a média de idade do público consumidor de quadrinhos aumenta a cada ano e é vital para a continuidade da indústria que estes números sejam revertidos, afinal somente a renovação de leitores manterá os personagens vivos por muito tempo. A verdade é que o visual dos super-heróis já faz parte de nosso imaginário popular, por isso para que qualquer alteração neste sentido seja bem aceita, ela deve participar de um contexto maior e enriquecer a trama ao invés de ser o ponto de partida dela. Os anos 90 serviram como uma explosão do mercado de colecionadores, não só de quadrinhos, mas de todos os produtos derivados da indústria como estatuetas, action figures, memorabília, artes originais, entre outros. E serviram também para viciar a indústria dos colecionadores em novas versões de seus heróis favoritos. Que sejam bem vindas as mudanças, desde que estas sirvam para trazer novos leitores e não só como uma desculpa para se vender mais cadernos, lancheiras, bonecos e álbuns de figurinhas.

Na próxima coluna vamos comentar o sucesso dos super-heróis na TV com a série Heroes e as obras dos quadrinhos que “serviram de inspiração” para ela.

Um abraço!
Marton Santos

Desde garoto sofre com as brincadeiras de seus professores que na hora da chamada insistem na piadinha “é o Júnior da Sandy?”. Otimista de plantão, acredita em duendes e no Brasil sem corrupção. Não ouviu o último do Caetano, mas achou uma merda. Leu todos os clássicos da literatura universal sempre com uma revista de sacanagem aberta no meio. Inventou a vassoura com MP3 player e câmera digital e pretende ficar rico com isso. Pretende fazer um mochilão a pão e água de Mossoró a Sinop no próximo ano. Nunca viu um disco voador e morre de medo de barata, “mas só daquelas grandes que voam”.

  • Igor

    Ótimo texto, parabéns!

    Eu particularmente prefiro o Homem-Aranha com a roupa preta, fica mais estiloso….

  • disquirilat

    o Aranha Escarlate não aparece nas Guerras Secretas tb?
    Eu lembro que vi na TV, na época da Fox Kids.
    Até o Venom estava lutando pelos mocinhos…
    Black Cat também fazia parte do elenco do bem.

    Provavelmente[o q não seria surpresa], os quadrinhos não tem ligação com o desenho, certo?
    Estou todo confuso agora. hahahhaa.

  • Esse uniforme Stark não dura muito não. Como vc disse, tão importante quanto os poderes, é o uniforme. Bela matéria.

    PS. O uniforme preto surgiu quando Peter, que após uma batalha tinha rasgado seu uniforme, descobriu uma máquina que criava roupas instantaneamente. Vários heróis sairam dessa máquina com uniformes novinhos, mas só o de Peter era um simbionte. Sujeito azarado.

  • dU

    foda!

  • Fabio

    O Sedentario domina

    Ótmimo texto!!!

  • Fare

    Vi o filme hje 00:01 pré-estréia
    muiiiiiito bom
    naum decepcionou
    e o diretor conta com comédia, drama, ação, aventura.

    Ótimo filme!

  • kallllos

    tambem vi o filme a 00 de hoje, ainda acredito que o aranha 2 e o primeiro dão um pau neste último, nada contra os emos, mas (SPOILER) o PETER DE OLHINHO PINTADO E FRANJINHA FAZENDO AQUELAS DANCINHAS…bã, tenha dó.
    parece que muito vilão junto não da certo mesmo, eu queria ver mais quebras do amigão da vizinhança E LUTAS DURANTE O DIA,vou para por ae senão acabo contando muito do filme.

  • O uniforme do aranha escarlate era muito massa… mas no finalzinho da “saga do clone” ele passou a usar um uniforme horrível (parecido com o do peter, só q numa versão mal-feita…).

    Se não me engano, na verdade, quando o Aranha volta das “Guerras Secretas”, ele tava com o uniforme todo fodido, daí ele procurou o Reed Richards (4 fantástico) e perguntou se ele não tinha alguma alfaiate! Daí o Richards falou pra ele que tinha uma máquina que podia dar um jeito… só q o Peter acaba mexendo na máquina errada e liberando o alien-simbionte… (acho q foi mais ou menos isso, já faz muuuuito tempo que eu li…)

    Ah, e ótimo artigo! Congratulations!

    Go, Spidey, go! \o/

  • Danilo

    eu tinha essa revista em quadrinhos, mas emprestei ela ha mto tempo daí já elves (já era)…meu amigo sumiu c ela…
    foi mais oumenos como o pessoal disse, tinha uma maquina q fazia uniformes novos pros heróis…
    na época o Peter n tava nem produzindo teia e com o novo uniforme a teia voltou mais forte e grudenta

  • Eu tenho essa revista das Guerras Secretas.

    Peter Parker, com o uniforme detonado (pra variar), pergunta aos X-men onde eles conseguiram uniformes novos. Eles o falam de uma máquina na sala de onde eles estavam saindo que produzia as roupas.

    O aranha chega na sala e se depara com várias máquinas, vai na máquina errada e dae “ganha” o simbionte!

    Vale também lembrar que tem uma releitura do uniforme clássico, acho que saiu na edição 100 da revista; a versão escarlate e também uma versão “de Ferro” sem ser a do Stark (não me lembro em que saga apareceu)!

    Mas o post está muito bom, parabéns!

    PS: Assisti ao filme e me decepcionei com o desfecho da história 🙁 sei que é uma adaptação para o cinema e deve agradar a gregos e troianos, mas 🙁 pelo menos a aparição e o visual do venom ficaram muito bons (tirando a origem do simbionte que é mais patética que a original)

  • Marton Santos

    Para quem quer conferir a origem do uniforme negro nos quadrinhos segue o link do HD virtual do Rapadura Açucarada onde tem os scans de Guerras Secretas.

    http://hdvirtual.inteligweb.com.br/compartilhamento.php?id=MTczODI=
    senha: reverso

    A aparição do uniforme negro ocorre na edição 8.

    disquirilat: nos quadrinhos o Aranha Escarlate apareceu lá por 1996 e Guerras Secretas é de 1984 se não me engano, portanto seria impossível sua participação. No desenho foram feitas várias adaptações, inclusive a inserção de personagens diferentes do original.

    Samuel: Esta primeira armadura de “ferro” realmente não conheço…mas quem usou a roupa de aranha escarlate e a versão “modernosa” da original, com os lançadores de teia externos e aranha grande no peito, foi o clone de Peter e não o Aranha original. Essa versão mais moderna do uniforme clássico pode ser vista na mega-saga Marvel vs DC, onde graças às confusões da Saga do Clone quem participou foi a cópia e não o original…

  • falta falar de uma série de unformas alternativos que o aranha teve na decada de 90. Tinha um que voava, outro que lançava um trecos pelas mangas….
    Foi um arco em que ela procurao pela policia e tinha que fingir ser outra pessoa…

  • disquirilat

    valeu Marton. :thumbs:

  • Só uma dúvida: lembro-me que eu li uma história na qual o Aranha descobria que sua roupa era um ser vivo nos laboratórios do Quarteto Fantástico, e que o Reed Richards retira e detém o simbionte. Até o Homem-ARanha sai do edifício Baxter com um uniforme velho do quarteto e um saco de papel na cabeça

  • cazum

    o uniforme high tech stark, naum tem “quatro braços extras parecidos com o do octopus”, como foi dito, na verdade saum só três e de nada lembram o dos octopus….mas na verdade isso naum influencia em nada,foi so uma jogada de marketing da marvel,q na real foi uma merda,nunca vi uniforme pior pro aranha…..talvez so o do homem-vergonha….

  • uniforme stark horrível….
    uniforme original legalzinho mas batido….
    uniforme preto sempre vai ser o mais foda…
    :ninja:

  • Marton Santos

    vc tem razão cazum, são três braços…mas q parecem “chupados” do octopus, a isso parecem…braços metálicos que saem das costas do sujeito e são controlados mentalmente…falta o que pra ser parecido? aliás acho que só colocaram 3 “pernas” pra não ficar descaradamente igual, pois faria muito mais sentido uma aranha com 8 do que com 7 pernas…

  • danilo

    Massa!!!!
    texto super legal

  • ótimo texto, parabéns

    aproveito para divulgar o texto do Catatau sobre o uniforme negro, com detalhes a respeito das Guerras Secretas, e links para diversos recursos relacionados :beer:

  • Mackornick

    PEna que no terceiro filme cagaram no roteiro e não souberam fazer uma boa história da roupa alienígena.

  • gustavo

    :yeah: :be er: : coma: :flame: :flame: :beer: 😮 :closedeyeflame

  • :flame: :flame: :flame: :flame: 😮 😮

  • Eu Gosto do Uniforme Negro do Homem-Aranha Menos o do Filme porque nao tinha aquela enorme aranha branca no peito.

  • caim

    ai quando ira sair o filmeno cinema pudia ter avisado no google mas nao avisou

  • caim

    eu gosto dele de preto so que ele de vermelho puxa que louuuco

  • neo

    fui picado por uma aranha e adiquiri abilidades incriveis.
    posso prever o perigp, minha agilidade aumentou muinto.so n cncigo subir nas paredes.OU SEJA HOMEM ARANHA QUAZE EXISTE.

  • neo

    COMO ELES VAO FAZER NO QUARTO FILME?
    VAO MATAR MARY JANE Ou a Gween?
    Sera q vao matar o proprio Homem Aranha???

  • debora jardim

    afuuuuuuuuuuuuuuuu vcs sao muuito foda meu escuto vcs todos os dias

  • marcelo

    alguem sabe como pega roupa preta no jogo homem aranha 3

  • pedro

    tragico
    mui tragico

  • Ramachichichi

    uma gara do homen aranha ta saindo do cu ?