A trinca mágica da Ferrero: Nutella, Kinder Ovo e Tic Tac

Meses de desespero cobriam a Itália de 1946. Um ano após o fim da II Guerra Mundial, o país segue arruinado pela desastrosa atuação de Mussolini no conflito. Os problemas de abastecimento são enormes, faltam até as matérias-primas mais básicas. Em meio a esse contexto, um confeiteiro chamado Pietro Ferrero resolve abrir um negócio para vender em potes uma receita antiga de creme de avelãs com chocolate. Chamada de giandula, essa receita do norte da Itália era consumida pelas pessoas como um alimento energético. Pietro batizou seu produto de Supercrema Ferrero e jogou num mercado consumidor absolutamente empobrecido. Um potinho de Supercrema poderia ser até considerado caro, mas o que atraía os clientes era a idéia de que ele era bastante nutritivo. Então valia a pena comprar um pote daqueles, uma vez que você ficaria alimentado por mais tempo.

Indubitavelmente o produto do Sr. Pietro foi um sucesso regional, no entanto ganhou o mundo graças a um outro Ferrero, Michele, filho (isso mesmo, na Itália Michele é nome de homem) do inventor do Supercrema. A primeira ação de Michele foi mudar o nome da mercadoria para Nutella, uma corruptela que mistura um sufixo em italiano com a palavra em inglês nut (noz).

Razoavelmente firmado no mercado mundial, o Nutella já tinha porte para ser o carro chefe de uma empresa que mais tarde traria ao mercado outros dois produtos lendários. O primeiro deles surgiu com uma idéia tão simples e ao mesmo tempo absurdamente genial. A criançada adora ovos de páscoa, certo? Então porque só vender ovos de páscoa em determinada data? Por que não criar um ovo de páscoa menor com um brinquedinho dentro, algo mais barato e disponível o ano todo? Pois bem, são idéias como essa que deixam empresários bilionários.

Tornando a usar o mesmo apelo do “não vendo doces, vendo algo nutritivo para as crianças”, a Ferrero criou um ovo e colocou um brinquedo dentro. Batizado de Kinder (criança em alemão) Sorpresa, o novo produto fez a festa da molecada e dos colecionadores que adoram esse tipo de quinquilharias. Porém, fale a verdade: não sendo moleque ou colecionador, duvido se você já não comprou um Kinder Ovo e ficou doido para montar o maldito brinquedinho!

Em todos esses anos é claro que a Ferrero lançou outros tipos de doces, tais como o Kinder Bueno e o fantástico Ferrero Rocher. No entanto o produto que completa a trinca criada pela empresa é outra iniciativa simples e genial. Se em 1969 alguém dissesse que queria criar uma nova balinha, muita gente diria que o mercado já estava saturado. Porém, e no mundo dos negócios tudo se resume a isso, que tal reinventar um conceito? Faça balinhas de menta bem pequenas e as coloque dentro de uma caixinha de plástico. Coloque um nome sugestivo (Tic Tac) e faça ótima propaganda, um modo perfeito de diferenciar o que em tese não tem nada para ser diferente. E uma das primeiras características exploradas pela publicidade do produto foi exatamente a tal caixinha e o barulho que os tic tacs fazem quando estão lá dentro:

Sem dúvida a Ferrero fez sua história à custa de criatividade e publicidade decente, as duas características que sempre transformam um pequeno negócio num império financeiro.

Curiosidades de Sobremesa

1 – Um importante instituto de pesquisas já posicionou a Ferrero como a marca mais confiável do mundo.

2 – O termo Rocher na marca Ferrero Rocher se refere à palavra rocha, em francês, provável referência ao formato e aspecto do bombom.

3 – A publicidade do Tic Tac afirma que a balinha tem menos de 2 calorias. Isso é verdade, eles só não dizem que ela tem exatamente 1.9 calorias.

4 – Sobre o barulho dos tic tacs na caixa ser usado como mote de propaganda, o mesmo esquema foi feito pela Zippo com o barulhinho que o isqueiro faz quando é aberto.

5 – 179 mil toneladas de Nutella são produzidas por ano só na Itália.

6 – Piadinha cretina que exemplifica bem como todo mundo adora os brinquedinhos do Kinder Ovo: Tinha três batalhões do Exército. O general, muito irritado, chega para o Primeiro e diz: – Quem comeu meu Kinder Ovo? E ninguém respondeu. O general mandou matar o Primeiro Batalhão inteiro. Chegando no Segundo Batalhão, o general perguntou a mesma coisa e, novamente, ninguém respondeu. Ele matou o Segundo Batalhão inteiro. No Terceiro, quando o general ia perguntar quem tinha comido o Kinder Ovo dele, um rapaz, imediatamente, falou que tinha sido ele. Aí o general falou: – Então me dê logo a surpresinha!

  • ShoW de bola!

  • Bom post Eduardo, porém, piadinha infame XD

  • Post bem legal.

    Eu não sabia que o Tic Tac era da mesma empresa do Kinder ovo, do Ferrero e do Nutella. O de laranja é o meu preferido, eu não troco por nenhuma outra bala.

  • Também não sabia que o tic tac é da mesma empresa. Legal esse post.

  • tic tac sabor laranja owna qualquer halls bréqui que tem por aí

    piada tragica e comica…

  • MSMito

    Eu não sabia de um monte de coisa!!! ehueehuehueh Lendo e aprendendo! *-*

    Piadinha boa!! ehueheuehueheue

  • Matheus

    Achei que a piadinha ia ser a do “branco por dentro e preto por fora”…
    Eu vô pro inferno!

  • Cláudio Scherer

    Caraca tchê! Ontem na faculdade estavamos fazendo um jogo pra animar a turma, a proposta era de criar um produto inovador ou algo que substituísse algo que já existia no mercado.

    A ideia do gordo aqui foi…tarâm… O Chococream produto alternativo para aqueles que acham o chocolate Nutella caro, fiz até um comercial pra turma: Uma criança ,garoto de 6 anos bem gordinho estilo o boneco do Michalan, cheio de curvinhas com as mãos e o rosto coberto de Chococream hahaha.

    Boa matéria, tbm não sabia que eles fabricavam tantos clássicos e a ideia do kinder foi uma verdadeira obra-prima.

  • David

    Pena que o preço de uma potinho é quase um assalto, só compro quando ta em promoção e sobrando dinheiro.

  • Pingback: marcas » Twitter Trends()

  • william

    legal gostei muito …….Historia miuto show

  • Rafael

    Ótimo post! Só um detalhe que não fará grande diferença, mas vale dizer: Kinder é criançaS em alemão. O singular é ‘das Kind’. Sempre me perguntei qual era a história do Kinder Ovo e fiquei surpreso em saber que o Tic Tac pertence à mesma empresa

    • ronaldinho

      Só a título de curiosidade, o Kinder Ovo se chama Kinda Überraschung na Alemanha.

      • ronaldinho

        Onde escrevi Kinda, seria Kinder.

  • “Michelle” em italiano é pronunciado como “Miquele”, algo próssimo a “miguel”, se for traduzir.

  • José Carlos

    Post ótimo, como sempre.
    Também não sabia que o tic tac era da mesma empresa.
    Sensacional \o/

  • Sasquatch

    Desde os tempos da faculdade, vc é ainda viciado em Tic Tac né Nicholas?

  • Suzanna

    É gianduia.

  • Lelo Frota

    Nocholas essa piada foi a pior q vc já colocou na vida, pior até das q vc conta nos nossos butecos bêbado depois de dois copos de cerva!

  • SandroCeara

    Faltou dizer que, aqui no Brasil, a fórmula do Kinder Ovo teve que ser modificada para não derreter durante o verão. Como não funcionou de maneira eficaz, colocaram as coberturas rígidas.

    • Renato

      Cobertura rígida? Aquele papel alumínio?

    • Só para esclarecer o que o Sandro Ceara disse, não foi modificado em nada o Kinder Ovo para adaptar-se ao calor. Ele continua o mesmo.

      O que a Ferrero Criou foi o Kinder Joy! Esse sim tem a composição diferente do KO e é comercializado durante todo o ano no NONE (Norte e Nordeste) e Mato Grosso por causa do clima, e em alguns anos foi comercializado durante o Verão no restante do Brasil.

      Como curiosidade, os produtos da Ferrero produzidos no Brasil são apenas o Ferrero Rocher e a Nutella. Todos os demais são importados de algum lugar do Mundo.

      O Tic Tac por exemplo, vem do Equador. Para quem conhece o Raffaelo, o docinho de coco da Ferrero, ele é importado da Polônia.

      Mais uma Curiosidade: a melhor Nutella do Mundo é a Belga e a Francesa (pelo menos na minha opinião).

      Existem pelo menos uns 50 sabores de Tic Tac no Mundo, mas apenas alguns vieram (Por enquanto) para o Brasil. Outros devem chegar em breve.

      Espero ter colaborado com o Post Muito bem feito Eduardo Nicholas.

  • Bacana!

    • MATHEUS

      QUAL É SUA RESPOSTA É BACANA

  • Observador

    Ola, Faltou colocar Ferrero Rocher como uma das marcas principais da empresa.
    A Ferrero é a 4a maior empresa de doces e chocolates do mundo.

  • MATHEUS

    O kinder ovo É TAO BOM QUE DA AGUA NA BOCA E AINDA VEM COM BRINQUEDO

  • SAMUEL

    O KINDER OVO. E BOM PRA CARALHO

  • ajax

    sabem por que o kinder ovo é branco por dentro?

    porque se fosse preto roubava o brinquedo!