Cervas da Europa Parte 3: Guinness

Olá pessoal!

Depois de ler quase 70 e-mails com alguns textos enormes, cheguei ao nome da cerveja Guinness. Muitas candidatas excelentes foram apresentadas, no entanto essa irlandesa mostrou todos os atributos de uma vencedora: notoriedade, qualidade e tradição. Na semana que vem publico aqui o texto completo e para não ser injusto garanto que vou falar um pouquinho também das outras ótimas sugestões de marcas. Ah sim, o nome do vencedor! Isso só chega na semana que vem! Se você indicou Guinness, mantenha as esperanças!

Abraço!

Eduardo Nicholas

  • Fred Queiroz

    Uma pena a escolha…..a Guinness pode ter tudo o que vc citou, mas em termos de sabor, tá muito longe de ser a melhor. Mas, okay….a história deve ser interessante.

  • Acho que a Guiness tem todos os atributos citados, só acho que existem cervejas mais saborosas que ela.

  • budweiser sempre!
    a guinness só é ruim por ser escura!
    a historia é boa!

    • Second

      Preconceito mode –>. on [x] off [ ]

      • Lucio

        ser chamado de preconceituoso só pq n gosta de cerveja escura é foda em champs….

        Sua detecção de racismo foi #fail

  • Joao

    Alguem avise ao Dimitri que BUDWEISER Não é uma cerveja EUROPEIA, hahahha Budweiser é AMERICANA, e agora faz parte da AMBEV, Que é do BRASILL !

    Achei uma pena voce escolher a Guinness, voce deve ter partido do presuposto da propaganda, e da omda, Porque de sabor eu entendo e a guinness é horrivel.

    • TH13

      Bom, sobre o sabor, é subjetivo (“Coma merd@: 20 milhões de moscas não podem estar erradas”).

      Sobre a Ambev, agora é Inbev, e não é mais de maioria brasileira.

      E eu gosto de Guiness, mas compreendo quem não gosta.

    • André

      Joao, na verdade a Budweiser é o nome original de uma cerveja da Rep. Checa, a Budweiser Budvar, é fábricada desde 1265 na atual região de České Budějovice, antiga Budweis. Porém a cervejaria só registrou este nome em 1895, 19 anos após a cervejaria americana Anheuser-Busch registrá-lo. Além disso, a cervejaria tcheca só passou a utilizar o nome Budweiser em seu rótulo no ano de 1960, alegando que esta nomenclatura se refere a uma espécie de “denominação de origem” da cerveja. Denominação inclusive reconhecida pela união européia. Devido a esta briga jurídica, a cerveja é comercializada em alguns países com outro nome, como Czechvar nos Estados Unidos, Brasil ou Budějovický Budvar na Austrália.

      A Budweiser Budvar é uma cerveja dourada, brilhante e com boa formação e duração de espuma. Possui aroma destacado de lúpulo e malte. Leve e refrescante ao paladar, com bom amargor e boa carbonatação, extremamente fiel ao estilo Pilsen, proveniente da Rep. Checa. Muito diferente da sua homônima americana, que é mais uma pale lager padronizada de mega cervejaria, como a skol, brahma.

  • Isso me lembrou de uma piada:

    Depois do Grande Festival da Cerveja da Grã Bretanha, em Londres, todos os presidentes das cervejarias decidem sair pra tomar uminha.

    O presidente da Corona senta e diz: “Hola señor, eu gostaria de beber a melhor cerveja do mundo, a Corona.”. O barman tira o pó de uma garrafa e a serve.

    O CEO da Budweiser diz: “Eu gostaria de beber a melhor cerveja do mundo, me dê uma ‘King Of Beers’, a Budweiser”. E o barman lhe entrega uma garrafa.

    O presidente da Coors então diz: “Vou beber a única cerveja feita com a puríssima água das montanhas rochosas, me dê uma Coors”. E a garrafa lhe é servida.

    Então o chefe da Guinness senta e diz: “Me vê uma Coca-Cola”. O barman toma um susto, mas serve o refrigerante.
    Os outros presidentes das cervejarias perguntam incrédulos: “Por que você não vai beber a Guinness??”, e o presidente da Guinness reponde: “Bom, já que vocês não vão beber cerveja, também não vou…”

  • Juh_london

    Se tratando de sabor…Bud com ctza =D

  • Francisco Diego Melo

    HAAAAAAAAAAAA!!! Queria esse livroooooooo!!! =[
    ehheheh

  • Dick

    Que isso, poderia falar da Carlsberg. Pena que não se acha mais no Brasil…..

  • J.

    Guiness foi uma ótima escolha…
    e a Bud é americana.

  • samuel

    Existem duas Budweiser, a americana e a tcheca (Budweiser Budvar), essa última que vem da região da Bohêmia de uma cidade chamada Budweis. Aliás as duas cervejarias que fabricam as “Buds” brigam por causa do nome há várias décadas já, e devido à essas disputas legais, nos EUA e Canadá a tcheca tem que ser vendida com o nome de Czechvar

  • Gilberto

    Budweiser ??

    Guinness ??

    Já vi q vc´s sao grandes entendendores de cerveja !!! rs

    Só rindo msm…rs

    • Fred Queiroz

      Concordo plenamente Gilberto. Ficar discutindo Guinness e Bud é pra rir mesmo.

      • Fred Queiroz

        Mas, por ter morado 9 meses na Rep.Tcheca, tive a oportunidade de experimentar algumas boas “pivos” e devo dizer meu amigo que a Bud local é realmente excelente. Ainda assim, não ganha da Pilsner Urquell 🙂

  • Eymard Freire

    Sem querer ser chato mas já sendo, concordo com as opniões de Gilberto e de Fred Queiroz, a Guinness perdeu muito de sua tradição de 250 anos pra cá, ao entrar no mercado internacional em grande escala teve que abdicar sua qualidade, hoje em dia para quem realmente conhece cerveja a Guinness não passa de uma cerveja totalmente comum e sem diferencial, tirando seu marketing megalomaníaco é claro.

  • Marcus Moreira

    Guiness foi uma Excelente escolha.
    Ja morei alguns anos na Irlanda onde aprendi a apreciar esta bela cerveja.

    E como eles dizem por la, esta cerveja separam os Homens dos Meninos. Então para aqueles que acham Guiness ruim, não julguem antes do tempo. O paladar de vocês ainda vai amadurecer.

  • RaphaHell

    A Guinness só é ruim para quem não sabe apreciar uma boa cerveja. Os brasileiros estão acostumados com a alta carbonização existente nas cervejas produzidas aqui e quando bebem (e não degustam) uma Guinness Draught com certeza irão estranhar.

    Quanto à Bud, infelizmente no Brasil não se importa direto dos EUA e a Budweiser que chega para nós é argentina, portanto uma porcaria.

    Brahma, Skol, Antarctica e “outras comerciais” são outras porcarias, na suas fórmulas existem mais arroz e milho do que cevada.

    Uma boa e barata cerveja européia para mim é a belga Leffe.

    Agora vamos falar de cachaça?

    • RaphaHell

      ops… carbonatação

  • poison

    Ainda prefiro a Super Bock de Portugal ou a Heineken.

  • CHIMAY amigo CHIMAY

  • Leonardo Ramos

    Stella Artois comanda!
    Mas eu recomendo as trapistas belgas… essas sim são foda.

  • BrunoGeraldi

    Um excelente escolha.
    Com certeza a Guinness não é a melhor cerveja do mundo, mas jamais devemos comparar a Guinness com uma cerveja lager…
    Com cetreza é o choop (ou pint) da Guinness é um dos mais famosos do mundo, mas não agradará fãs de skol, bud, corona, stela.. já que são totalmente diferentes… é um sabor maravilhosamente original. Triste é ter que pagar R$ 18,00 de um comp destes (bar brejas – campinas) mas para quem realmente aprecia esta arte..