Colt – A arma que tornou os homens iguais

Barra DM

Olá pessoal!

coltCerta vez li uma entrevista do presidente da Gun Owners of America, Larry Pratt (aqui). Defensor do porte de arma, Pratt afirma que o problema do mundo não são as pessoas armadas, mas sim as pessoas desarmadas. De acordo com ele, se todos tivessem armas na cintura 24 horas por dia todo mundo pensaria duas vezes antes de entrar numa briga. Larry exemplificou assim seu ponto de vista: lembram do massacre da Escola Columbine? É unânime a opinião de que aquilo aconteceu por causa do fácil acesso a armas nos Estados Unidos. No entanto, Pratt sustenta que aconteceu porque existem pessoas que ainda insistem em andar desarmadas. Se todos os professores da escola estivessem armados naquele dia, eles poderiam ter reagido e matado os agressores, diminuindo o número de vítimas inocentes. Gente louca sempre vai existir e sempre vai achar um jeito de matar, independente de acesso à arma ou não. O importante é que as pessoas boas tenham condições de se protegerem, diz ele. Tem gente que concorda com o Larry Pratt, tem gente que discorda. Uma vez que meu negócio é falar de marcas, deixo essa reflexão por conta de vocês, sem me esquecer de apresentar um sobrenome que proporcionou ao mundo o acesso fácil às armas de fogo: Colt.

Aproveitem!

Eduardo Nicholas

COLT – Estados Unidos. Armas. 1836.

“Abraham Lincoln tornou todos os homens livres, mas Samuel Colt os tornou iguais”. Com esse slogan a marca de armas mais famosa do mundo conquistava os corações de todos os machões que rumavam para o Oeste dos EUA em busca de oportunidades e aventuras. E não era para menos. Em 1836 o inventivo Colt criou uma arma de fogo capaz de dar cinco ou seis tiros em seqüência, algo que melhorou muito seu desempenho e sua taxa mortalidade.

A invenção de Colt era magnífica: um tambor com cinco ou seis buracos nos quais se encaixavam os projeteis. Um sistema simples puxava o cão enquanto girava o tambor, colocando outra bala à disposição. Sem dúvida as pistolas Colt mudaram não só a história dos Estados Unidos, mas também o curso dos acontecimentos sociais do planeta inteiro.

Pois bem, com essa grande invenção nas mãos Colt procurou seu tio e abriu uma fábrica. No início eles chegaram a vender algumas pistolas, mas em alguns anos o empreendimento faliu. A invenção era genial, mas parecia não conseguir se popularizar. Na época Colt tinha produzido armas nas versões bolso, cinto e coldre, além de espingardas.

E foram essas espingardas que em 1845 chamaram a atenção dos Texas Rangers, uns caras que lutavam contra os índios no sul dos EUA. A arma era muito eficiente e teve papel importante na conquista do território. Mais tarde o governo Yankee começou uma guerra com o México. Baseado na experiência dos Rangers, eles queriam armas Colt. Acontece que Colt naqueles tempos nem tinha mais fábrica, estava trabalhando somente em invenções para o exército.

Porém, isso não o desestimulou. Com a ajuda de outro projetista, ele criou a Colt Walker, uma arma nova e com mecânica mais aprimorada. Procurou um empresário rico, reergueu a fábrica e vendeu muitas armas, ajudando seu país a conquistar parte do território mexicano e mais tarde os estados do Norte a ganharem a Guerra Civil. Com o tempo Sam continuou a trabalhar para o governo e investir em novos equipamentos bélicos. Associou-se ao inventor do telégrafo e atuou também no ramo das comunicações. Seu sobrenome é lembrado em qualquer filme de faroeste, uma lenda americana.

Curiosidades de sobremesa

1 – Diz a lenda que Colt teve a idéia de inventar seu revólver enquanto era marinheiro num navio chamado Corvo. Ao observar o funcionamento de uma máquina náutica chamada capstan, aquilo lhe pareceu ideal para criar uma arma de recarregamento automático.

2 – O capstan é uma espécie de roldana que puxa cordas em um navio. Pode ser usado para alçar ancoras, por exemplo.

3 – Os Texas Rangers formavam uma milícia que inicialmente se armou para defender territórios particulares dos ataques dos índios. Mais tarde o grupo tornou-se maior e mais organizado, ficando responsável pela segurança de diversas cidades texanas.

4 – O nome do revolver Colt Walker foi uma referência ao Ranger Samuel Walker, primeiro a pedir que as armas da marca fossem compradas para a milícia.

5 – Sam Colt morreu jovem, ao 47 anos, em virtude de uma doença repentina e desconhecida. Sua esposa tocou os negócios até 1901, quando a companhia foi vendida a um grupo de investidores.

 

Twitter do DM: www.twitter.com/eduardonicholas

Thaimue Sabonetes Esculpidos