MGM, Knorr, Maggi, Cup Noodles e Reebok

Barra DM

MGM – Estados Unidos. Estúdio. 1924.

mgmVocê vai ao cinema e sabe muito bem que MGM é a sigla para Metro-Goldwyn-Mayer, nome de um grande estúdio norte-americano. Mas, meu amigo, eu garanto a você, até chegar nesses três nomes, a história foi longa. Por isso eu peço toda a sua atenção, em virtude das tramas e excesso de personagens.

Tudo começa em 1915, quando os empresários Richard Rowland e Louis Mayer abrem a Metro Pictures Corporation, uma distribuidora de filmes. Os negócios vão bem e eles logo passam a bancar as próprias produções, realidade que estimula Mayer a deixar a parceria e abrir seu próprio negócio sozinho. Sendo assim, em 1918, vinha ao mundo o mais novo estúdio dos EUA, chamado de Louis Mayer Pictures. O coitado do Richard Rowland não gostou da solidão e, em 1920, resolveu vender a Metro Pictures Corporation para um comprador chamado Marcus Loew.

Paralela a essa, temos outra história, dessa vez de três caras que também abriram um estúdio. Seus nomes eram Samuel Goldfish, Edgar Selwyn e Archibald Selwyn. Eles compuseram o nome de sua nova companhia misturando seus sobrenomes, criando assim a Goldwyn Pictures Corporation. Tudo foi bem até começarem as brigas e os irmãos Edgar e Archibald tentarem tirar Samuel da jogada. Ele meio que foi obrigado a vender sua parte na empresa para Lee Shubert, outro empresário do ramo, que mais fez o mesmo, tirando os Selwyn da jogada e ficando com o estúdio para si.

Acontece que Shubert, agora dono da Goldwyn Pictures Corporation, conhecia Marcus Loew, aquele que tinha comprado a Metro Pictures Corporation. Os dois se associaram e logo pensaram em chamar também a empresa de Mayer, a Louis Mayer Pictures. Feito isso, a união das três formou o que a Metro-Goldwyn-Mayer.
 
KNORR – Alemanha. Alimentos. 1873.

knorrDurante o século XIX um cara chamado Thomas Malthus desenvolveu uma teoria na qual, segundo seus cálculos matemáticos, a população crescia em proporção geométrica enquanto a produção de alimentos crescia em proporção aritmética. Era uma conclusão alarmante, pois, se o número de pessoas continuasse aumentando, por mais que tentássemos, a quantidade de comida nunca seria suficiente. Muita gente acreditou em Malthus, mesmo porque, naquela época, qualquer mudança de clima afetava a produção agrícola. Sendo assim podemos dizer que havia uma certa paranóia em relação a esse assunto.

Enquanto uns se desesperavam, outros pensavam. Carl Heinrich Knorr estava nesse último grupo e, em vez de dúvidas, resolveu propor soluções. Por trinta anos ele pesquisou um modo de impedir a apodrecimento dos alimentos. Como cientista, Knorr sabia que encontrar formas de conservar a comida poderia salvar muita gente da fome.

A resposta para o problema foi dada pelo processo de desidratação, uma técnica que permitia a retirada da água dos alimentos. Basicamente Knorr trabalhava com sopas, de preparo rápido e vendidas em saquinhos. Era uma forma simples de conservação, que proporcionava comida barata e nutritiva aos consumidores.

MAGGI – Suíça. Alimentos. 1885. MaggiJulius Maggi, antes de ser empresário, foi um visionário. Ainda na segunda metade do século XIX ele percebeu que as mulheres entravam cada vez mais no mercado de trabalho. A conseqüência dessa mudança nos costumes refletia-se nos lares, uma vez que as atividades domésticas ficavam negligenciadas, principalmente a preparação de alimentos.

Diante do problema, Maggi começou a pensar em produtos que facilitassem o cotidiano doméstico. Sendo assim, em 1863, ele criou uma sopa de preparo rápido e que poderia ser guardada por mais tempo. No entanto, foi somente em 1885 que o alimento chegou ao mercado, pelas mãos da Sociedade Pública Suíça do Bem-estar (SPSB). Assim como Maggi, a SPSB percebeu as necessidades das donas-de-casa modernas e incentivou a fabricação do novo produto.

CUP NOODLES – Japão. Macarrão Instantâneo. 1971. cupMacarrão instantâneo é bom em acampamento. Você ferve a água na fogueira, joga dentro do recipiente e espera uns três minutos. Prontinho, pode até incrementar com um daqueles molhos de tomate pequeninos vendidos em lata. Não é a comida da mamãe, mas esquenta a barriga e fica uma delícia no ambiente descontraído em meio às barracas.

Então, antes de viajar, dê uma passada no mercado e procure por uma marca que tem a palavra cup (xícara, em inglês) associada ao termo noodles, usado para designar um alimento disposto em forma de longas tiras, feito de trigo ou arroz. Você estará comprando um dos alimentos mais consumidos pelo humano moderno, um ser sem tempo nem para comer direito.

REEBOK – Inglaterra. Calçados. 1895. reebokA história é longa, começa em 1895 quando o empresário Joseph Foster e seus filhos abriram uma pequena fábrica de calçados. Eles se deram muito bem, chegaram até a calçar alguns atletas das Olimpíadas de 1924.

Tudo estava lindo, mas, sabe como é, toda família tem briga. Sendo assim, em 1958, dois netos de Joseph Foster (Jeff e Joe Foster) venderam suas partes no negócio e abriram uma outra fábrica, chamada de Mercury Sports. Essa denominação durou apenas dois anos, até Joe abrir um dicionário do inglês falado na África do Sul e ver a palavra rhebok.

Ela se refere a um antílope muito veloz, habitante das planícies do sul da África. Suas qualidades como corredor inspiraram os dois empresários, que preferiram escolher como marca uma outra grafia do termo, mas de igual significado: reebok.

Curiosidades de Sobremesa

1 – A idéia de usar um leão como símbolo da MGM surgiu ainda na Goldwyn Pictures Corporation. Desde 1924, foram usados cinco deles: Slats, Jackie, Tanner e mais dois, sem nome.

2 – Duas coisas legais que nem todo mundo nota. A primeira é que o leão ruge dentro de um círculo formado por películas de filmes. A segunda é uma inscrição em latim, Ars Gratia Artis, uma máxima que significa “Arte pela Arte”.

3 – Malthus não era um cara muito gente boa. Ao analisar as conclusões de sua pesquisa, ele propôs uma série de medidas para impedir a fome no mundo. Uma delas era acabar com os programas sociais de assistência aos pobres, uma forma de ir matando a plebe aos poucos para que sobrasse mais comida.

4 – C. H. Knorr morreu dois anos depois de suas sopas entrarem no mercado.

5 – “Knorr é melhor”, outro grande slogan sucesso da publicidade brasileira.

6 – As primeiras sopas Maggi colocadas no mercado vinham nos sabores ervilha e feijão.

7 – O produto mais conhecido da Maggi, o caldo de galinha, só foi criado em 1908.

8 – Uma das campanhas mais memoráveis da história da publicidade brasileira foi feita pela Maggi. Concorrente direta do caldo de galinha Knorr, o caldo Maggi precisava se diferenciar. Sendo assim, desenvolveu o slogan “Caldo Maggi, o caldo nobre da galinha azul”, uma forma de identificar a marca por meio de um personagem incomum (uma galinha azul).

9 – A palavra noodle deriva do alemão nudel, que significa macarrão. Nudel pode ser usada metaforicamente para se referir ao cérebro, uma referência ao seu formato peculiar.

10 – A marca Cup Noodles pertence à Nissin.

11 – Pronto em apenas três minutos, este tipo de macarrão foi inventado pelos japoneses. Ele é pré-cozido na fábrica e misturado a molhos desidratados. Sendo assim, basta adicionar água quente e fazer a refeição.

12 – Em 2005 a Reebok foi comprada pela Adidas.

13 – Os rhebok ficam bastante agressivos durante a época de acasalamento.

Twitter do DM: www.twitter.com/eduardonicholas