Sears e Ponto Frio: unidas por uma geladeira

Barra DM

Sears e Ponto Frio: unidas por uma geladeira

coldspotComo duas lojas tão distantes e tão diferentes poderiam estar ligadas? A primeira causa seria a audácia do jovem Richard Sears. No final do século XIX ele trabalhava como bilheteiro num trem. Astuto, costumava levar mercadorias de um lado para o outro para ganhar uma grana extra. Nessas idas e vindas, teve a oportunidade de trazer alguns relógios. Interessou-se tanto por esse segmento que logo abriu uma loja para si, uma revenda desses produtos.

Porém, não seria esse o ramo que faria de Sears um homem de negócios. Mais uma vez se valendo de sua experiência com transporte, Richard percebeu que nas cidades do interior os produtos vendidos aos fazendeiros eram muito caros. Como ele poderia baratear os preços? Vendendo exatamente de acordo com a demanda. Ele fez isso criando catálogos, nos quais os clientes escolhiam os produtos e os recebiam em casa. Desse modo ele só comprava o que já estava vendido e poderia baixar os preços, pois em geral adquiria esses produtos em grandes quantidades.

sears-logoRapidamente a idéia de Sears fez sucesso, o catálogo se tornou cada vez mais diversificado. Não demorou para que ele decidisse fabricar seu próprios produtos também, uma maneira de lucrar mais ainda. Nesse ponto a Sears já contava com lojas físicas e seus livretos estavam espalhados por todos os cantos dos Estados Unidos. Foi então que na década de 1920 novos produtos apareceram no mercado. Um deles era a geladeira, eletrodoméstico que mudaria para sempre a qualidade de vida das pessoas.

Até então o mercado era abastecido por refrigeradores bem ruins: manutenção cara, vedação falha, não gelava direito. Já uma potência, a Sears viu aí uma boa oportunidade de ganhar dinheiro. Investiram então no projeto de uma nova geladeira, maior que as outras, mas que no entanto seria vendida pelo mesmo preço. Esse, aliás, sempre foi o objetivo da Sears, vender mais por menos. Surge assim um novo refrigerador chamado Coldspot. Enorme sucesso de vendas, ele era um terço maior e não dava problemas. Vendia como água nas lojas das Sears.

Vendia tanto que algumas delas vieram parar aqui no Brasil, importadas pela lojinha do senhor Alfredo João Monteverde. Na década de 1940 os eletrodomésticos fabricados no Brasil não eram referências de qualidade. Monteverde sabia disso e trazia vários deles de fora, incluindo a geladeira Coldspot.

ponto frioAssim como nos EUA, o refrigerador fez muito sucesso no Brasil. A loja do senhor Alfredo representava a marca por aqui e acabou se tornando conhecida por causa do sucesso da spot. Se aproveitando da fama, Monteverde rebatizou a empresa como ponto frio, uma tradução de cold spot (lugar frio). Ele preferiu trocar o “lugar” por “ponto”, de modo a se referir à loja que vendia geladeiras, o ponto que vendia geladeiras.

A Coldsport também trouxe dinheiro ao negócio e logo a Ponto Frio passou a comprar as lojas concorrentes. Depois de anos de trabalho árduo, é hoje umas das maiores redes varejistas do Brasil, com mais quase 500 lojas no país.

Curiosidades de Sobremesa

1 – Alfredo Monteverde era romeno.

2 – O pingüim, símbolo do Ponto Frio, é uma referência à Coldspot. No entanto, quem teve a idéia de colocar um pingüim em cima de uma geladeira foi uma empresa americana chamada Kelvinator. Duas versões para a origem desse costume. A primeira diz simplesmente que o mascote da Kelvinator era um pingüim. Dada a popularidade da marca nos EUA, as pessoas passaram a associar as duas coisas. Outra versão, mais complexa, afirma que a própria Kelvinator distribuía pequenas estátuas de pingüins para os lojistas. O objetivo? Colocando o pingüim sobre a geladeira, isso chamaria a atenção dos clientes na loja.

3 – O nome completo da Sears é Sears, Roebuck and Company. Roebuck foi sócio de Richard bem no início de sua carreira, no entanto acabou morrendo pouco tempo depois.

4 – A Sears Tower, em Chicago, é o símbolo da força da empresa. Esse é o prédio mais alto dos EUA, adequado a representar a maior loja de departamento do mundo.

5 – O nome Kelvinator é uma referência ao kelvin, medida de temperatura. Se você lembra bem da aula de química/física, o zero kelvin é o zero absoluto.

6 – A Coldspot parou de ser fabricada na década de 70. Em inglês, essa expressão também significa um local em uma casa na qual há queda repentina de temperatura, indicando atividade paranormal.

 

Twitter do DM: www.twitter.com/eduardonicholas