Skol, Kaiser, Brahma e Nova Schin

24 fev 2009 | por em Dicionário das Marcas às 12:32
 Skol, Kaiser, Brahma e Nova Schin

SKOL – Brasil. Cerveja. 1964.

Amanhã é Quarta-feira de Cinzas, a maior festa popular do Brasil está acabando. E em todos esses dias de folia certamente os foliões tomaram muita cerveja. Eu não curto muito, admito. No entanto conheço um pouco sobre o  Skol, Kaiser, Brahma e Nova Schinassunto, pois na cidade onde moro tem uma fábrica da Ambev.

O povo sempre fala aqui que a qualidade da cerveja depende do local no qual ela foi fabricada, pois o diferencial da bebida está na água com que ela é feita. Isso explica porque em algumas regiões algumas marcas têm sabores melhores que as outras.

Aqui onde moro sempre ouço dizer que a preferida é a Skol. Na língua sueca, Skol (escreve-se skål) significa “à sua saúde”, aquela expressão que muita gente usa antes de fazer um brinde. Essa curiosidade é legal, daquelas que a gente pode lembrar durante as conversas em volta da mesa do bar.

Curiosidades de Sobremesa

1 – A Skol é uma cerveja tipo Pilsen, assim como a maioria das que são vendidas no Brasil. Você sabe o que isso significa? Pilsen é uma região da atual República Tcheca, antiga Tchecoslováquia. A cerveja produzida lá se tornou famosa no mundo todo em virtude de seu sabor diferente. Com o tempo descobriu-se que a bebida era assim por que a água utilizada para produzi-la tinha uma salinidade muito pequena.

2 – Isso reforça meu argumento sobre a importância da água da região, apesar das cervejarias afirmarem que isso não importa, pois o tratamento que elas dão à água em qualquer região torna o líquido igual. Pura bobagem. Se isso fosse possível, eu pegava água da torneira, tratava, e transformava em água mineral.

3 – Só para ter uma idéia melhor do meu argumento: eu olhei atrás da latinha e percebi que de todas as fábricas da Skol, apenas três ficam no litoral. O restante está no interior do Brasil, em locais nos quais a salinidade da água é baixa.

KAISER – Brasil. Cerveja. 1982.

Voltemos ao passado, ainda na época em que o Império Romano e seus exércitos dominavam boa parte do mundo conhecido. Entre os anos 100 e 44 antes de Cristo viveu por lá um gênio militar chamado Gaius Julius Caesar, general que chegou ao poder depois de conquistar a Gália e vencer uma guerra civil contra Pompeu, o então líder do Senado romano. César, como é mais lembrado por nós, tornou-se muito poderoso, a ponto de seu último nome transformar-se em um título, sinônimo de imperador. Skol, Kaiser, Brahma e Nova Schin

O tempo passou, o Império ruiu, mas a influência lingüística dos romanos acabou atuando sobre toda a Europa. Deste modo o termo latino caesar, com o passar dos anos, virou kaiser, palavra alemã que, assim como sua raiz, também significa imperador. O nome foi escolhido provavelmente pelo seu conceito nobre e por sua associação com a Alemanha, país reconhecido pelas excelentes cervejas que fabrica.

Curiosidades de Sobremesa:

1 – Apenas uma curiosidade sobre a submarca Kaiser Bock, variação da cerveja. Esse termo Bock na verdade denomina um tipo de cerveja alemã, criada durante a Idade Média na cidade de Einbeck (pronuncia-se Einbock). Por causa de seu gosto agradável, rapidamente a bebida e a cidade ganharam fama em toda a região da Bavária. Acontece que com o tempo o nome da cerveja mudou para Bockbier (cerveja bode), pois a pronúncia do nome da cidade (Einbock) é bastante similar à pronúncia da frase ein bock (o bode). Isso explica por que o antigo rótulo da Kaiser Bock possui a figura desse animal.

2 – Czar, palavra russa que significa Imperador, tem origem também no termo caesar, assim como kaiser.

BRAHMA – Brasil. Cerveja. 1888.

Algumas marcas perderam a origem de seus nomes, seja pelo excesso ou pela falta de informações. Isso é comum, pois com o passar do tempo muita coisa se perde ou surgem muitas lendas, principalmente quanto se trata de uma empresa grande. Isso acontece com a Brahma. Três versões tentam explicar a escolha do nome da marca.

 Skol, Kaiser, Brahma e Nova SchinA primeira delas diz que Joseph Villiger, fundador da companhia, tinha admiração pela cultura indiana e deu à empresa o nome do deus Brahma. A segunda fala que Villiger escolheu o nome por adorar as músicas do compositor Johannes Brahms. A última faz referência a uma suposta homenagem que o mesmo Villiger teria feito ao inventor da válvula de chope, o inglês Joseph Brahma.

Curiosidades de Sobremesa:

1 – De acordo com a cultura hindu, Brahma é o deus responsável por toda a criação do universo.

2 – Nascido em 1833, o alemão Johannes Brahms é considerado um dos maiores autores contemporâneos, ao lado de Liszt e Schumann.

3 – Além de inventar a válvula de chopp, Joseph Brahma foi responsável pelas modificações técnicas que modernizaram o projeto do vaso sanitário.

NOVA SCHIN – Brasil. Cerveja. 2003.

 Skol, Kaiser, Brahma e Nova SchinAs marcas também mudam de nome, apesar desse fenômeno ser raro. Aconteceu em 2003 com a cerveja criada pelo empresário Primo Schincariol. Pouco aceito no mercado, o produto dele ganhou um novo nome (Nova Schin), novo sabor, rótulo e, principalmente, nova propaganda. O bordão “experimenta” invadiu o Brasil, criou briga entre as cervejarias, no entanto proporcionou um enorme crescimento para a marca.

Curiosidades de Sobremesa

1 – Mudar o nome de um produto requer estratégia, pois muita coisa pode dar errada. Por isso este tipo de mudança sempre é acompanhada de uma enorme campanha publicitária. Isso aconteceu com o Lolo, que virou Mylkbar, e com a Kolynos, que virou Sorriso.

2 – A empresa foi criada em 1939, a cerveja Schincariol em 1989 e a Nova Schin em 2003.

3 – A Schincariol fabricava um refrigerante sabor tutti frutti chamado Itubaína.

4 – A origem da expressão tutti frutti é italiana e significa “todas as frutas”. É usada para definir o sabor de alimentos, geralmente doces, que têm várias frutas misturadas.

 
Aviso: Hoje não falei da cerveja Antarctica, notaram? Fiz isso, pois quero fazer um post especial sobre essa marca, incluindo informações sobre a cerveja e o refrigerante.

123 Comentários


Posts Interessantes em outros Blogs:

Veja mais: