Como reconhecer uma fotomontagem

O amigo Gilmar Lopes, há mais de dez anos “descobrindo as farsas da web” no E-farsas, apresenta algumas técnicas simples para descobrir montagens pela rede. Apesar de serem básicas, com elas você pode desvendar a maior parte dos hoaxes, especialmente com a dica da busca reversa por imagens.

Há alguns anos era preciso muito Google-fu para descobrir as fontes de uma montagem eletrônica! Depois veio o Tineye e facilitou o trabalho, e hoje com o Google você pode simplesmente clicar na imagem, fazer a busca reversa e descobrir de onde veio — porque além de mostrar as fontes, a busca reversa também costuma revelar sites como o próprio E-farsas que já desvendaram tudo!

  • Diego Cavalcanti

    A ideia dele é muito boa, do e-farsas, mas estes videos que ele faz precisa realmente de ajuda profissional. Ele precisa trabalhar esta apresentação e tudo em geral pra poder melhorar os videos. Critica positiva que estou fazendo, n to querendo derrubar ele nem dizer que ele pare de fazer videos.

  • nervine

    Conheço o trabalho do Gilmar. Li, inclusive, a matéria da folha da região acerca do tema. Portanto, o cara tem gabarito.