Falha na Matrix: 11 de setembro

Como você deve se lembrar, o único filme da trilogia Matrix que realmente presta foi lançado em 1999. E da longa série de referências que tanto motivaram explorações de temas indo da filosofia à ciência, incluindo por parte deste autor, uma delas pode ser a mais curiosa.

Na cena em que é interrogado pelo agente Smith, vários documentos de Neo são mostrados e um deles mostra a cópia de seu passaporte como Thomas Anderson. Passaporte que é válido até…

11 de setembro de 2001. Whoa.

Antes de culpar os irmãos Wachowski por crimes muito piores do que as seqüências de Matrix, porém, não leve isto tão a sério.

Entre os documentos mostrados na mesma cena há duas datas e locais de nascimento diferentes dados para o senhor Anderson, e no tão revelador passaporte vemos uma seqüência peculiar de datas: perceba que a data de nascimento é 13/09/1971, a data de emissão do passaporte é 12/09/1991, e a data de vencimento do documento é, seguindo a seqüência, diminuindo um dia e adicionando uma década de validade para o passporte, o histórico 11/09/2001. Seria mera coincidência, ainda que uma particularmente interessante.

O factóide acaba de ser indicado no site Digg, e seria corroborado pelas trívias do IMDb, mas se alguém tiver o DVD à mão e puder confirmar nos comentários, apenas para termos certeza, eu agradeceria.

A coincidência também lembra outras casualidades bizarras como o episódio do seriado Lone Gunmen, dos mesmo criadores de Arquivo-X, com a interessante história de como uma facção do governo americano tenta criar um falso ataque terrorista lançando aviões contra as Torres Gêmeas. Detalhe: o episódio foi ao ar em março de 2001.