Falha na Matrix: 11 de setembro

Como você deve se lembrar, o único filme da trilogia Matrix que realmente presta foi lançado em 1999. E da longa série de referências que tanto motivaram explorações de temas indo da filosofia à ciência, incluindo por parte deste autor, uma delas pode ser a mais curiosa.

Na cena em que é interrogado pelo agente Smith, vários documentos de Neo são mostrados e um deles mostra a cópia de seu passaporte como Thomas Anderson. Passaporte que é válido até…

11 de setembro de 2001. Whoa.

Antes de culpar os irmãos Wachowski por crimes muito piores do que as seqüências de Matrix, porém, não leve isto tão a sério.

Entre os documentos mostrados na mesma cena há duas datas e locais de nascimento diferentes dados para o senhor Anderson, e no tão revelador passaporte vemos uma seqüência peculiar de datas: perceba que a data de nascimento é 13/09/1971, a data de emissão do passaporte é 12/09/1991, e a data de vencimento do documento é, seguindo a seqüência, diminuindo um dia e adicionando uma década de validade para o passporte, o histórico 11/09/2001. Seria mera coincidência, ainda que uma particularmente interessante.

O factóide acaba de ser indicado no site Digg, e seria corroborado pelas trívias do IMDb, mas se alguém tiver o DVD à mão e puder confirmar nos comentários, apenas para termos certeza, eu agradeceria.

A coincidência também lembra outras casualidades bizarras como o episódio do seriado Lone Gunmen, dos mesmo criadores de Arquivo-X, com a interessante história de como uma facção do governo americano tenta criar um falso ataque terrorista lançando aviões contra as Torres Gêmeas. Detalhe: o episódio foi ao ar em março de 2001.

  • Jorge

    é impossivel ser conhecidencia tantas referencias ao 11 de setembro sem antes mesmo dele ter acontecido …FODA-SE OS EUA , PAIS DE MERDA AGORA EU TENHO A PLENA CERTEZA QUE FOI ABSOLUTAMENTE TUDO CALCULADO E PLANEJADO …

  • PianoBlack

    Zeitgeist? Até aqui? Já não basta o Del Debbio?

    MORI: Ajuda se você ler o post antes de comentar. Zeitgeist, em minha opinião, é 99% besteira, aliás.

  • Confere sim. Acabei de olhar o DVD. Curioso.

    MORI: Valeu mesmo Kris!

  • o abismado

    tem aquela capa de cd uma dupla de rap que também é uma baita coincidência

  • Roludo

    Carai, essa foi foda. Medo.

    Profetas do apocalipse, de olho aberto agora aos detalhes de todos os filmes dos irmãos Wachachá. Se liga maluco, o bicho vai pegar.

    Fujam pras montanhas.

  • Confere. Acabo de olhar aqui!

  • Mori, também tem um CD ao vivo triplo do Dream Theater que foi lançado no dia 11 de setembro, jsutamente com as 2 torres bem no meio. O CD foi recolhido e a edição original hoje é raríssima (um amigo do meu primo estava em NY e comprou).

  • Nuss, pior que é, vi o DVD também. rsrsrs
    =P

  • terugo

    Com tantas pessoas escrevendo ficção atualmente, não é absurdo que algumas dessas histórias aconteçam realmente, mesmo porque boa parte dessas fantasias são fatos possíveis, passíveis de acontecer.
    Golpes políticos, desastres naturais, descobertas científicas etc., quase impossível escrever sobre isso sem parecer profeta.

  • Gustavo Gomes Narciso

    Coincidência sim … mas nada além disso … realmente …
    Mas Mori nunca ví uma discussão correta, e não … que palavra por aqui para expressar … ? Sabe quando as pessoas discutem gosto e não qualidade de certo assunto … Ah o marrom é melhor … Não Azul vcs não enchergam … é o melhor …. OU tipo assim Isso é besteira não é é não é e ningupem diz pq é besteira ou não … sobre o Loose Change 1, 2 e 3.

    • ELIAS

      não é concindencia veja o jogo de 1995 intitulado inwo em que anucia com detalhes o atentado a torres e ao pendagono

  • HunterDog

    Impossível!

  • Thiago Habib

    Ô… ajuda se você explicar porque acha que Zeitgeist é 90% besteira…

  • Marcelo Q.

    Não sei quantos filmes o mercado norte-americano produz por ano. Vamos chutar uns mil. Acho perfeitamente razoável que UM desses filmes possua uma determinada coincidência de datas. Por que não analisar os outros 999 filmes, certo?

    É como essa turma que adora tocar os discos ao contrário e falar que tem versos satânicos escondidos. Intencionalidades à parte, é bem razoável que num universo de bilhões de música seja possível extrair algo com sentido ao inverter-se um punhado delas, enfim…

  • Thiago Habib

    ops… 99%!!!

    Levando em consideração que o documentário é dividido em 3 partes e que uma delas é completamente baseada em fatos históricos (a pirmeira), onde mostra as origens das tradições messiânicas solares presentes no mito de Jesus Cristo, é, no mínimo, curioso você dizer que 99% de Zeitgeist é besteira…

    Pelo menos um terço do documentário tem origens históricas comprovadas, diferente das supostas investigações sobre o 9/11.

    Você ASSISTIU ao documentário? Leu http://www.zeitgeistmovie.com/transcript.htm e buscou as fontes?

    Não me decepcione…

    MORI: Assisti tanto ao Zeitgeist quanto ao Loose Change. Se você acha que a parte do Zeitgeist que fala de Jesus tem “origens históricas comprovadas”, pesquise mais. Embora, em termos gerais, seja sim mais do que razoável sugerir que o mito cristão tenha bebido de fontes pagãs, a versão particular apresentada no Zeitgeist como “a” verdade não é nenhum fato histórico estabelecido.

    Loose Change é pior ainda, 99,9% baboseira e mentiras. Aliás, esses números que estou dando são figurativos, claro que não quantifiquei exatamente o nível de baboseira nesses pseudo-documentários.

    Ainda escrevo uma coluna sobre eles, mas qualquer busca pela rede revela trabalhos expondo diversos problemas com esses trabalhos. Seguem a moda de Michael Moore, outro notório por fraudar informações e manipular sua apresentação.

  • Gustavo Gomes Narciso

    Kentaro, não fica brabo pq sempre venho com essa história ou estória pra vc. É pq respeito muito sua opinião crítica, e argumentação, não é provocação !
    Acho que você tem bagagem e espirito investigativo suficientes pra em poucas palavras e colocações criteriosas quebrar ou acrescentar sobre o mito de 11/09.
    Não poe isso aqui não é só procê 😉 Valeu Kentaro !
    Mas me escreve se vc não quiser abordar, ou discutir esse assunto. Não tem galho não se vc não quiser, afinal vc tem todo o direito e não é obrigado a nada … e sempre ( a nao ser que vc me xingue no pessoal ehehehe ) vou ser seu leitor! Abração ! E força na sa empreitada !

    MORI: Opa, acabou publicado, desculpe. Mas haverá sim uma coluna sobre Zeitgeist e Loose Change então. Pensei que o pessoal não gostaria desses embates diretos com o que o Marcelo defende. Se bem que ainda preciso terminar a série de colunas sobre as pirâmides.

  • Witaro

    Em 2004 cheguei a fazer uma associação entre Matrix e 11 de Setembro nesse texto à la “Teoria da Conspiração” (Ao final da seção chamada “Controle”, logo antes de uma chamada “Sonho”…):

    http://www.geocities.com/soulftware/matrixreloaded3r.html

    Sincronicidade. Jung sabia das coisas…

  • Gil

    Muito obrigado por incentivar, apoiar e praticar o ceticismo aqui cara.

    Só discordo de uma coisa… o Zeitgeist pra mim é 100% besteira. Valeria fazer um tópico dedicado à toda aquela mentira, ia ficar muito bom!

    Grande abraço

  • Rômulo

    Não existem coincidências, existe apenas o inevitável.

  • O pior é que é verdade, tenho uma versão do filme em alta definição (1080p, 8GB num filme) e achei a cena, segue screenshot:

    http://img352.imageshack.us/img352/7595/matrix11setembroyd2.jpg

  • Burton

    Havia também um livro chamado “Futility, or the Wreck of the Titan”, escrito por Morgan Robertson, sobre um navio chamado Titan que afunda após se chocar com um iceberg em uma noite de abril, a caminho de Nova Iorque. Quatorze anos depois o Titanic afundou em circunstâncias muito semelhantes, até o número de mortos era próximo.

  • Vitor Vitali

    Realemente, um post seu, Mori, sobre Zeitgeist seria muito bom, será que você consegue?

    Abraços.

  • Isso no ECXISTE!!!

  • O pior é que é verdade, tenho uma versão do filme em alta definição (1080p, 8GB num filme) e achei a cena, segue screenshot:

    http://img352.imageshack.us/my.php?image=matrix11setembroyd2.jpg

    MORI: Valeu Wesley! Seu screenshot é bem mais claro. Obrigado também ao pessoal que confirmou também! Este mito foi confirmado!

  • Luiz

    Oi Mori!
    Bem legal essa coincidência e , como você escreve pro “ceticismo aberto”, acho que vc tá se referindo a esse artigo aqui : http://www.ceticismoaberto.com/paranormal/coinc.htm , um dos melhores dos site. Como astrólogo amador (não faço a dinheiro) acho essência essa coisa de diferenciar coincidências de fórmulas mágicas. Afinal, o esquizofrênico é justamente isso: alguém cuja mente está perdida nas próprias ilusões e conceitos absurdos de realidade.
    E se alguém pergutar pra mim : Pô! Como um caro é astrólogo curte testo de ceticismo? Simples: deixe de tentar prever o futuro e analise toda a estrutura mitológica rica da astrologia.

  • Julio

    Matrix também tem propaganda da Sol (a cerveja, éééé)

    http://img102.imageshack.us/my.php?image=propagandafc9.jpg

    MORI: Caramba, se a cerveja tivesse surgido depois de 1999… mas é mesmo uma marca mexicana antiga. No Brasil sim, chegou há pouco tempo.

  • Diego Dyan

    Mori, vc tem algum artigo escrito sobre o Zeitgeist? Ou pretende escrever algum?

  • pp

    os outros 2 são legais tb,mesmo o 1º sendo melhor.

  • Gustavo Gomes Narciso

    Acho mais relevante, ao Mori, a abordagem, sobre Loose Change…
    Vide link aqui galera da segunda edição
    Veja a segunda e depois a terceira …
    http://video.google.com/videoplay?docid=695524731610937717&ei=poCoSJH7HoOm4QLPkeki&q=loose+change
    O Zeitgeist é como uma resenha sobre o assunto e evidentemente bebeu das fontes de Loose Change

  • lol

    é, e se a cabeça dele estivesse um pouco mais para a esquerda iam ser 2 chifres do capeta na cabeça do coitado.
    nao vou negar q bem no começo eu cheguei a acreditar em conspiração do governo americano, pois não duvido nada q eles seriam capazes de fazer algo do tipo, a história deles mesmo tem conspiração para dar e vender.
    Mas, a grande verdade é q os próprios americanos que começaram a jogar essa onda de videos e fotos bizonhas que explicariam toda a conspiração do governo por trás da história, o porque disso tudo, para eles é totalmente inaceitável que a grande nação norte-americana tivesse sido literalmente arrasada por meia dúzia de árabes, calçando chinelos, vindos diretamente do terceiro mundo.

  • Erros são comuns em filme. É impossível, o quase, fazer um filme perfeito. Muitas vezes se exagera nos efeitos especiais e se esquecem do enredo do filme, que se torna uma coisa vaga. É bem lembrado que alguns filmes não são bons, não contém efeitos especiais que te deixam ‘vidrado’, mas arrasam no enredo.
    Beijão!

  • Jaime

    O que impede criminosos e terroristas de assistir a filmes e seriados do tipo arquivo x , pegar dados mostrados e usá-los na vida real? O tal do Osama pode ter visto esse detalhe e ter se inspirado e BUMMMM torres gemeas

  • Realmente, escrever um post digno sobre Zeitgeist é um grande desafio. Seja para esculachar totalmente, o buscando corroborar algum fato. Eu realmente gostaria de ver este tipo de post aqui no sedentário. Talvez até eu tente fazer algo assim algum dia.

  • Luiz Fernando

    Mori, escreva sobre Zeitgeist então. Estamos ansiosos para ouvir seus argumentos

  • Leonardo Cruz

    Isso aí é ver cachorrinho em nuvem, se voce procurar mesmo você acha um milhão de coisas que aconteceram no dia 11 de setembro antes dos ataques……

    é legal de ver só pela sacanagem, a gente gosta de brincar com essas coisitchas meio sinistras, mas nao passa disso, mais que isso é olhar pra nuvens…

  • Adoro os 3 Matrix, e tem um monte de idéias que tb gosto, porém ninguém nunca compreende, pois como sempre: Animatrix é para Criança!
    Mesmo falando do Renascimento…

  • Leonss

    Não acredito (como dito acima) que ozama e seus lacaios tenham assistido Matrix.

  • Gustavo Gomes Narciso

    LOOSE CHANGE
    GALERA ESQUEÇAM A SEGUNDA PARTE DO ZEITGEIST
    Depois de ver Loose Change assistam a terceira parte que costura, junta, o que parece ser assuntos diferentes.

  • Hórus

    Para um país que teve ditadura militar, onde era corriqueiro o Governo forjar atentados para incriminar a esquerda é admirável que não se consiga levar a sério Zeitgeist. Se um país como o nosso consegue fazer tais coisas, imagine as grandes coorporações bancárias.

    Antes que os céticos protestem, vejam o exemplo de Daniel Dantas. Muito antes de nós mortais sonharmos com o sucesso da Petrobrás, o cara já planejava administrar o FUNDO SOBERANO, algo que só agora saiu na mídia, adivindo do excesso de dividendos da Petro.

    MORI: É sim possível que o governo americano esteja por trás dos atentados. Praticamente tudo é possível nesse mundo. É possível que eu esteja atrás de você, agora mesmo, segurando um machado. Você vai olhar para trás?

    Agora, há provas disso? Digo, da conspiração? Infelizmente, o que se vê em Zeigeist e Loose Change e em tantos outros lugares é apenas um amontoado de especulações, somadas com informação manipulada, omitida, e mesmo muita mentira.

  • Claudius Hermann

    Bom, primeiro comentário durante meus quase 14 meses de acesso por mera espontaneidade, bom… antes de conhecer o sedentário já havia lido alguns textos do ceticismo aberto (motocontínuos, caveiras de cristal, crianças índigo, pirâmides submersas, etc. etc.) Como já dito acima acredito ser uma vontade incontida de uns poucos terem um texto científico que possa dizer algo diferente do que zeitgeist mostra, o documentário realmente não é o divisor de águas na história mas é embasado em história, nos próprios textos religiosos que datam de milhares de anos antes do grande chefe o “brother” Jesus. Estes “uns poucos” querem na verdade é um argumento para rebaterem o Sr. Marcelo Del Debbio, e não têm condições intelectuais de apresentarem suas insatisfações por não terem: ou a mente aberta para aceitar ou conhecimento científico ou histórico para rebater. P.S. Sei que não foi a intenção do Mori, pelo contrário, ele não é um teórico conspiratório, dizer que os atentados tiveram algo de sincronismo com o filme é algo que ele aparentemente apresenta com seu sarcasmo rotineiro, Al qaeda assistindo Matrix, dando pausa em poucos quadros de filme e inspirando seus “atentados”, rs. Ponto para vocês, a propósito, vou mudar o relógio do meu pc para 40 anos antes e vou falar que os criadores do chaves se inspiraram no meu post ao declamar os quatorze meses de aluguel…

  • Renan

    Mais impressionante pra mim do que o passaporte do Neo foi o citado episódio do Lone Gunmen. Realmente coisa de louco ;D

    Que bom saber que também existe alguém que acha que a maioria de Zeitgeist é besteira ….
    Eu tenho certeza que o autor do filme se baseou em algo para tirar tais conclusões, mas no entanto ele não citou nenhuma. Além do que argumentos do autor sob (por exemplo) a razão dos EUA terem perdido a Guerra do Vietnã são completamente ridículos, ainda que sejam verdade não são razões para terem sido causadoras da perda dos EUA na guerra, qualquer conhecedor de história com acesso a um bom livro sabe disso..
    Eu realmente queria poder acreditar naquele filme, mas infelizmente ele aparenta ser apenas outro tentando manipular pessoas, com idéias e argumentos não necessariamente baseadas em fatos sólidos.

  • Gustavo Gomes Narciso

    Queremos um argumento para rebater o Del Debbio ?
    Que conspiração é essa ?
    Quem falou no Del Debbio aqui ou melhor que evidências diretas e concretas voce se baseou nessa sua “certeza” ?
    Sim se é certeza, é certo … se é certo é fato … se é fato é realidade … aonde está a realidade desse seu post ?
    Realmente o Sr. Kentaro não concorda com estes documentários conspiracionistas, mas por eu gostar muito dos seus trabalhos anteriores e principalmente de sua lógica e raciocinio demonstrados nestes estudos, é que pedi, acredito que gentilmente e sem esperar retorno, sua crítica a respeito DOS EVENTOS DE 11/09.
    Acredito que religião, religiosidade, espiritualidade, ocultismo, seja o campo do Sr. Del Debbio, ou pelo menos é o que ele apresentava em sua coluna. O Sr. Kentaro é cético.
    Sou também.
    Ele não concorda com Zeitgeist – ( afirmado aqui )
    Eu por enquanto concordo. – Busco na net todo dia alguma coisa mas tudo que encontro não é acertivo.
    Então gostaria de saber no que o Kentaro pensou que eu não. E procurar talvez esclarecer O MEU PENSAMENTO perante esse assunto.

    POR ISSO, SEO CLAUDIUS HERMANN, ESSA É A MAIS NOVA TEORIA DA CONSPIRACÃO, QUE FOI APRESENTADA POR VOCÊ.

    E ESSA EU ACHO 100% DE BESTEIRA E ESPECULAÇÃO SEM PROPOSITO ( ou talvez tenha … depende da “teoria da conspiração” que você aplica )

  • Ricardo

    Renam, os documentos que eles usaram estão aqui: http://www.zeitgeistmovie.com/transcript.htm

    o que eu acho interessante dessa coincidencia no filme matrix é o próprio tema do filme sobre dominação/distorção de realidade!

    não entendo como que o pessoal não vê que esse filme é um documentário, e não um sci-fi …. e outra, será que todos já assistiram ao “Brasil: Beyond Citizen Kane” (Muito Além do Cidadão Kane)? é como se fosse o zeitgeist aqui no brasil!
    http://video.google.com/videoplay?docid=-1439668035631806019

    e pra quem acha que o zeitgeist é besteira, assistam o “The power of nightmares”, documentario da BBC. Zeitgeist começa a fazer muito mais sentido depois de assisti-lo.
    http://video.google.com/videoplay?docid=5984887661763949903&hl=en

    Voces acham que tudo isso é besteira, mas olhem o exemplo da Daniel Dantas, o cara já fazia planos muito mais elaborados para se dar bem.

    Vocês acham mesmo que nunca existiu algum estudioso da sociedade capaz de elaborar algum documento ou plano que indicasse como se domina as massas, ou como as massas se comportam? Tenho certeza que sim.

    a gente só enxerga aquilo que queremos. (alguem lembra do teste da contagem de passes de basquete enquanto um gorila passava atras?)
    Enfim, muitos vão apenas discordar, sem sequer tentar descobrir o que se passa, pq no final das contas, suas vidas estão muito bem do jeito que estão.

    MORI: The Power of Nightmares é 110% excelente. Como todos os documentários de Adam Curtis. As pessoas que gostam de conspirações também deverão gostar especialmente de “The Century of the Self”. Para “grandes revelações”, ainda de Curtis, assistam também ao mais recente “The Trap”. É algo como uma continuação de Power of Nightmares.

    A diferença é que Curtis não apresenta a sua visão como A Grande Verdade que só aqueles iluminados enxergam. É algo muito mais sutil e complexo. E é, de certa forma, apenas um ponto de vista subjetivo. Embora um 120% excelente.

  • http://www.vyzygoth.com/photo.html

    MORI: Ótimo link, avontz, obrigado. Muitas outras coincidências cinematográficas.

  • ass

    “Vocês acham mesmo que nunca existiu algum estudioso da sociedade capaz de elaborar algum documento ou plano que indicasse como se domina as massas, ou como as massas se comportam? Tenho certeza que sim.”

    Tem sim, se não me engano se chama Psicologia…

  • TH13

    Caro Thiago Habib,

    O Kentaro é um cético, então é claro que ele não acredita em 99,9% do que está no Zeitgeist – afinal, está comprovada tanto a existência de Jesus quanto que ele literalmente morreu e literalmente ressucitou ao terceiro dia…
    Aliás, falando nisso, o próprio DelDebbio desacredita as coisas do Zeitgeist que são contrárias às que ele acredita. 100% de Zeitgeist não vi ninguém até agora. O ponto: um argumento falho torna o outro falho? Ou o fato do Kentario não concordar com 99% do Zeitgeist significa dizer que ele concorda com o extremo oposto? A resposta: “claro que não”. Isso é uma falácia argumentativa. É que nem o comentário sobre o Zeitgeist: virou um dispersivo do assunto principal – se a data no Matrix tem algo a ver com a vida ou não…

    Aliás, adoraria conhecer o Sr. Psicologia…

  • Gustavo Gomes Narciso

    Não acham que vocês estão fugindo do tema ?
    11 DE SETEMBRO DE 2001
    Lembram ? VOCES FICAM FALANDO DE ZEITGEIST E O ZEITGEIST È POBRE DE INFORMAÇÃO !
    A S S I S T A M L O O S E C H A N G E ( a 2ª e 3ª edições )
    É DESTE FILME QUE O ZEITGEIST FALA.
    Desisto … é a ultima vez que posto aqui …

  • Claudius Hermann

    Caro Sr. Gustavo Gomes Narciso , não teve o meu comentário o propósito desabonador que o sr. insiste em mencionar, não sou a favor de nada, somente acredito que como já citaram o Zeitgeist virou um tema alheio ao post, citei sim o caráter sarcástico do apontamento do Sr. Mori, como ele realmente faz em alguns dos seus posts. P.S Gosto do Zeitgeist, precipuamente no que tange ao seu início, entretanto não sou um teórico, sou um leigo que como muitos leitores do blog acha interessante que os assuntos apresentados no tópico ou nos coments coadunem entre si. Apenas isto, no more. Ausento-me de rebater eventuais discussões por saber eu não ser digno de crédito algum.
    Grande abraço, e obrigado pelo espírito crítico, isto evolui nossa sociedade.

  • Thiago Habib

    Apesar do ceticismo e cientificismo, o Sr. Mori tem problemas com porcentagens… rsrsrs… (brincadeira, cara! Não leve a mal mesmo! rs)

    Eu entendo que você tem motivos para discordar de muito do que Zeitgeist diz. Eu mesmo discordo.

    Prefiro esperar um post seu sobre o documentário para poder me posicionar acerca de sua opinião.

    Admiro seu trabalho. Espero que encontre realmente furos na parte I do documentário: http://www.zeitgeistmovie.com/transcript.htm

    TH13
    “afinal, está comprovada tanto a existência de Jesus quanto que ele literalmente morreu e literalmente ressucitou ao terceiro dia…”
    hein? Acho que não entendi a piada…
    Porém, sobre o mais que você disse, concordo.

  • TH13

    Thiago, ninguém entende minhas piadas… o Mori Estou-Atrasado-Com-As-Pirâmides-e-Ignorando-o-TH13-toda-vez-que-ele-fala-disso também não…

    é que se 99% do Zeitgeist tá errado, e o zeitgeist diz que Jesus nunca existiu, então isso quer dizer que ele existiu. Foi um exemplo para demonstrar uma falácia argumentativa…

    Abs!

  • Gustavo Gomes Narciso

    Ah também espero um post sobre Zeitgeist … mas particularmente não sobre a 1ª parte … espero retorno de uma faculdade em chicago que fez um livro sobre todosos hieróglifos do Templo de Luxor em Thebas, mas até agora sem resposta … o livro lá custa 300 dólares … ( baratinho lol )
    Mas volto aqui pelo Sr. Claudius Hermann …
    Me desculpe, acho que fui rude … mas realmente me senti um dos “uns poucos” que você citou … mas parece que foi exagero meu …
    Fico satisfeito quando fica evidente que estamos entre cavalheiros, que estão aqui somente para buscar o conhecimento mútuo e sem imposições à discussão aberta, para a avaliação e esclarecimento aos olhos dos leitores e comentantes.
    Por isso minhas sinceras desculpas, Claudius.

  • Gustavo Gomes Narciso

    Bacana Kentaro !
    Putz vai ser fodinha fazer essa coluna sobre o Loose Change … acho.
    São muitas informações, que por principio, achei proposital, uma enxurrada delas para confundir; mas depois de ver várias vezes … pô … tem coisas difíceis de serem constestadas. Outras ficam naquela … não dá pra dizer se é ou se não é …
    … so de pensar no tanto de referências que você vai ter que usar …
    é … termina as piramides, pq acho Loose Change vai ser pedreira …
    Mas não vejo a hora …. Força cara ! Se precisar de alguma ajuda para garimpar estou a disposição !

  • zed

    Alguem sensato questionou o fato desse frame ter sido adicionado depois dos atentados como uma “isca” publicitaria???? Alguem ai tem um screen de uma ediçao lancada antes de 11 de setembro?? senao fica uma duvida razoavel…

    MORI: Maravilha, zed, perfeitamente sensato. Se alguém puder confirmar esse screen em um DVD ou mesmo em um VHS… o problema pode ser que a resolução desses torne impossível ver ao certo. Restará sim mesmo a dúvida sobre se o elemento estava lá desde 1999.
    Pessoalmente, acredito que sim. A Warner Bros dificilmente permitiria uma exploração do 11/9 com esse fim. Na verdade, é até possível que agora que descobriram o quadro, em edições futuras de Matrix eles troquem as datas.
    Mas, realmente, até que alguém veja o quadro em uma cópia em filme de 1999, restará uma dúvida razoável.

  • Renan

    @Ricardo

    Eu já havia visto esse link[http://www.zeitgeistmovie.com/transcript.htm], infelizmente eu não tenho conhecimento suficiente quanto ao assunto(1ª parte de Zeitgeist) para avaliar a veracidade do que foi escrito nesta página, ainda que essa discussão sobre religião no caso seja pouco interessante para mim. No entanto em outra parte desse mesmo site em “sources” pode ver-se que o autor do filme basou se muitas vezes em livros de outros escritores em que seus próprios títulos aparentam ser manipuladores.
    O que quero dizer é que se ele se baseou em conspirações descritas por outras pessoas, para escrever as suas, isso não dá nenhum dado ou referência quanto à veracidade do argumento. Como exemplo se hoje eu fizer um filme falando bem de Edir Macedo e colocar como referência o livro escrito por ele se defendendo de acusações contra ele, não quer dizer que seja verdade meus argumentos, não é ?

    Além do que, quando o autor passa falando dos EUA e suas atitudes nas guerras e as causas de crises e etc, ele simplifica muito as causas denotando somente aquilo que enfatiza as suas conspirações, ainda que se saiba historicamente que não foi somente desse jeito. Por que não se baseou em historiadores como Eric Hobsbawm que são respeitados no mundo inteiro ?

    O modo como ele argumenta, sua agressividade ao falar no início do filme e a maneira como mostra os “fatos” e informações são marcas claras da manipulação a que tenta submeter aqueles que assistem.
    Infelizmente não são somente as grandes empresas de telecomunicação e o grande capital que tentam manipular, mas todos o fazem o tempo todo.
    Sinceramente não sei quanto a veracidade da primeira parte, devido ao fato de não conhecer bem o assunto, mas desconfio dela por acreditar que se trate do mesmo tipo de “argumento” utilizado nas duas outras partes.

  • Gustavo Gomes Narciso

    Renan, entendi o que vc postou … Pq essas pessoas fazem documentários com essa agressividade ? Eu acho que fazem isso pq se não o fizessem não “soaria” sério, e além disso se for tudo verdade você não ficaria desesperado para que o mundo acordasse ? O mais rápido possivel ? Ou esperaria pacientemente o mundo acordar ? Lembre-se que os filmes não tratam de um crime ou dois, tres, dez que seja …. trata-se que um grupo de pessoas tramam, para controlar e “anestesiar” as massas para que possam atingir seus objetivos, sempre grandes.
    Outra coisa que se eu fosse um cientista gabaritado, um historiador revolto mas gabaritado também, iria ponderar a me expor, mesmo que soubesse a verdade, contra um sistema tão poderoso e controlador. Já ouvi falar de, por exemplo, a maçonaria visivel e a invisivel. Se existe essa sociedade maçonica invisivel, porque não haveria de existir qualquer outra invisivel e controladora ? E correr o risco de jogar uma carreira inteira na lama por enfrentar o poder destas pessoas. É mais fácil se eu fosse um estudioso mas sem ser famoso, ( o que não impede que fosse competente em meus estudos ) assim o que iria perder ? Ou tudo ou nada …

    Tá … parece muito simplista esse coment …mas de simples, esse pensamento dá um sentido ( ou tenta na melhor das hipóteses ) a sempre pessoas que são estudiosos, mas sem endosso dos famosos estudiosos.
    Em um cenário conspiratório isso é plenamente possível ou plausível…
    Em um cenário “lindo maravilhoso tudo normal e a vida é assim, só sei que foi assim ( parafraseando auto da compadecida)” é mais dificil essa hipótese.

  • Gustavo Gomes Narciso

    Ah ! Sério que coloquei acima não é de embasamento ou de não ser bravatismo ( adoro inventar palavras )
    Sério de gravidade de uma situação emergencial .

  • Gustavo Gomes Narciso

    PQP mania que eu tenho de enviar sem revisar …
    Quando falo dos estudiosos não famosos que sao agresivos porque não tem nada a perder … é o que digo no paragrafo do comment simplista.

  • “Teoria da conspiração” só é legal assim… em filme. Coincidências existem.

  • João Luiz

    Fato curioso… será que se o Atentado às Torres Gemeas tivessem acontecido em outra data, não estaríamos agora procurando outras referências??
    Talvez ninguem notasse o passaporte do Neo, mas com certeza achariam a outra data em algum outro filme, em algum outro CD, em algum outro lugar…

  • Gustavo Gomes Narciso

    Kentaro ! tenho certeza que tenho a edição do matrix em dvd de 1999 a primeira leva de dvds do matrix.
    As 18:30 tô em casa pra verificar a cena ! ( ai qui burro … esqueci que tinha esse dvd em casa )
    Mas duvido que vai estar diferente …
    “Apostem suas fichas !” ehehehe

  • Gustavo Gomes Narciso

    então … pelo código de barras do meu dvd ( liguei pra minha mulher e falei pega o dvd do matrix lá caraí ) … puxei informações e descobri que esta versão que tenho ( 7892110019392 ) é de 01/12/1999 … ou seja … após o evento ….
    Mas ainda não verifiquei a cena …
    Volto com maiores informações ….

  • Gustavo Gomes Narciso

    Intão tchurma olhei o dvd de 01/12/1999 … ta ta ta tan … adivinha ?
    está 11/09/2001 …
    voltamos a estaca zero …

    MORI: Boa, Gustavo! Para quem não viu, confira o link no comentário do avontz, tem muitas outras coincidências. Como eles dizem, “coincidence happens”.

  • Lucas

    Kentaro, acompanhas o Above Top Secret também?

    MORI: Alguma coisa. Eu fui banido de lá, depois de um só post, por causa de minha ligação com o CSICOP. Talvez por causa disso prefira o Open Minds Forum.

  • Ricardo

    @ Renam (li tudo) e acho q a resposta do Gustavo foi boa.

    A liçao mais importante que o zeitgeist nos dá, e parece que acaba passando batida, é justamente de não se contentar simplesmente com o que voce ve, ou te falam (to falando das midias e ferramentas de comunicaçao em massa). Devemos sempre questionar a veracidade e os interesses por trás das informações.

    Lembra que eu disse que só enxergamos aquilo que queremos? Pois é facil de perceber isso aqui nos comments: Quem não acredita nas conspirações diz que é coincidencia. Quem acredita diz que não são coincidências. Então o que são? Pistas? Disfarces? Sinais? Alguns dizem que é proposital, para que as pessoas que estão indo atras de informações acabem esbarrando em filmes e seriados, e outros que ouçam sobre as conspirações mais tarde pensem simplesmente que é tudo “coisa de filme”. Mas pode ser tudo coincidencia mesmo.

    Se quiser responder , fique a vontade. Vou ler os comments por mais uns 2 dias, mas nao vou responder mais, para nao extender demais o debate, ok? e depois ficarei no aguardo do próximo “Post” (com letra maiúscula) do Mori! Lá poderemos apreciar o intelecto desse cara e debater um pouco mais heheh! Abraço e até lá!

  • Gustavo Gomes Narciso

    — Acho que é meu ultimo comment aqui neste post … —

    Relações mostradas entre 11/09 e filmes anteriores ( que vi no site que o avontz mostrou ) acho curioso mas nada além disso … acho até que em um mesmo filme onde aparece em uma placa “9” e “11” também tinha outros números, ou trocando em miúdos – Escolha o evento e existem baldes de filmes com números e assuntos para procurar. Isso que escrevo já foi citado de maneira muito sutil pelo João Luiz aqui neste post, e queria ver quem iria dar bola … mas passou batido pelos comentantes.
    Pensem na pergunta que o João Luiz fez lá em cima.
    Kentaro, e comentantes, adorei trocar idéia com vocês e vejo vocês no próximo post.
    Mori, me avisa quando postar o Loose Change hein véio ? Meu email tá aí Abraços ! Fui !

  • Gustavo Gomes Narciso

    Kentaro olha esses links:

    http://oi.uchicago.edu/research/pubs/catalog/oip/oip112.html

    http://oi.uchicago.edu/research/pubs/catalog/oip/oip116.html

    São dois livros com TODAS as inscrições do templo de luxor comentadas
    Não acho nem fudendo esses livros em pdf
    Nem sei se um dia vou chegar a por a mão num desses na vida.
    Mas adoraria procurar a tal inscrição egipcia do zeitgeist.
    PS saca o preço dos livros.
    Escrevi aqui pq não sei seu email certinho e achei relevante você saber destas publicações. Fui mesmo ! Tchau !

    MORI: Obrigado, Gustavo. Se bem que o post sobre Zeitgeist e Loose Change, só em um ou dois meses… PRECISO acabar a série sobre pirâmides antes de começar outras. A série sobre curiosidade matemáticas também está longe de acabar. Meu email: [email protected] , mas já enviei um para o seu agora.

  • joe barret

    qualquer um q tenha um pouco de conhecimento consegue ver q as torres gemeas foram realmente implodidas.Conversem com algum engenheiro ou especialista q eles te explicam.Nos eua ja se falava em complo logo apos o atentado.Isso nao e recente.Moravo en NY na epoca(ate ano passado diga se de passagem).Mori nao e o dono da verdade.E aposto q e petista ou socialista

  • Leonardo

    Pronto, agora todo mundo vai achar que é conspiração, adivinhação do futuro, apocalipse e etc, etc, etc, etc. Pura coincidência. Só acho que a Trilogia do Matrix é foda de mais. Dizer que o primeiro filme é o melhor, posso até concordar, mas dizer que é o único que presta!? Ai não da não pô. Toda a sequência é o que dá sentido ao filme, sem falar no Animatrix. Mas respeito sua opnião. Não posso desmentir que depois do primeiro filme o negócio ficou mais comercial do que nunca. Mas mesmo assim ainda é bom.

  • Black

    Zeitgeist é legalzinho, mas pra quem já estudou a origem do cristianismo ele não traz grandes revelações.

    Quanto aos atentados, muito se especula e pouco se prova. E dai que não tenha sobrado nem um parafuso do avião no pentágono? O principal objetivos das explosões é destruir, não deixar vestígios.

    Tudo o que podemos fazer como profanos nesse jogo de “raposas velhas” é especular. Faltam peças nesse quebra cabeça, peças secretas, peças da essência das oligarquias.

    Tomem a pílula vermelha e e sintam a profundidade da toca do coelho !

  • Carlos Santos

    Alguem tem algum comentario sobre o jogo de rpg que tem cartas que previram o 11 de setembro?