Stella, paleontóloga de 4 anos

Stella Hatton adora dinossauros. Ela realmente adora dinossauros, e no vídeo acima ela explica por que o brinquedo vendido como um Triceratops na verdade tem vários problemas anatômicos, como a ausência de chifres sobre os olhos e chifres errados sobre o nariz e folho (a estrutura parecida com um escudo na parte traseira do crânio). O brinquedo é mais parecido com um Styracosaurus, abaixo, na direita.

O mais sensacional é que, com quatro anos, Stella ainda não sabe ler. Como conta sua mãe, Sarah, a pequena Stella apontou para os brinquedos que queria e disse que queria aquele que era um Styracosaurus. Foram os adultos que lhe disseram que ele era vendido como um Triceratops e foi então que surgiu o momento registrado em vídeo da pequena paleontóloga explicando algumas das principais diferenças anatômicas entre os dois dinos. Ainda assim, ao final ela é generosa, “pelo menos eles acertaram no bico”. Que é pratricamente igual em ambos.

A garotinha aprendeu tudo que sabe sobre dinossauros observando as figuras que devorou em livros, e segundo sua mãe adora visitar o Museu Canadense da Natureza desde os dois anos. Acima, uma foto dela com seu dinossauro de brinquedo favorito, “Vic”.

Crianças são criaturas sedentas por conhecimento, e como Richard Dawkins defende, a mágica da realidade dos dinossauros pode ser muito mais deslumbrante que a fantasia imaginada dos dragões.

“O maior problema que eu tenho agora”, conta a mãe, “é que ela praticamente já tem todo modelo de dinossauro que há nas lojas, mas ela está interessada em alguns bem obscuros. Ela vem para mim tristonha e diz ‘Mãe, eu não tenho um hesperornis!”.

Um par de hesperornis. [via Ottawa Citizen]