07/abr Mad Fer It #3
por MarciaLima em Mad Fer It, colunas às 12:00

Ah, a Escandinávia… Uma região tomada pela escuridão durante grande parte do ano… Enquanto o frio congela os corpinhos, a cena musical, incrivelmente produtiva, incendeia o mercado europeu. Poderíamos falar sobre I’m From Barcelona, Figurines, The (International) Noise Conspiracy, Jens Lekman, Kings of Convenience, Loney Dear ou tants outras bandas da cena sueca. Mas pára tudo. Se você quer o bom e (não tão velho) roquenrou, conheça Mando Diao.Basicamente, a última Coca-Cola no deserto, a bolacha mais recheada do pacote, a cobertura de uva no sorvete de chocolate e tudo mais o que você puder imaginar.
Com um punch de bandas como Nirvana e Oasis e um sixtie pop incrivelmente beatle, a banda de nome esquisito combina vocais iê-iê-iê com muita atitude no palco e vocalistas que se alternam em refrões pegajosos.
Os caras são de Borlänge, cidade de 40.000 habitantes localizada no centro sul da Suécia. O local é campeão nacional no número de homicídios e drogados. Barra pesada? Deixo as explicações por conta de Björn Dixgård, frontman, guitarra solo e compositor do Mando Diao: “Nesta cidade perigosa e fria, onde há o maior número de drogados e assassinatos de toda a Suécia, você tem que ser mau o bastante se não quiser apanhar da gangue de otários na escola”.
A saída encontrada foi a seguinte: aliar a esperteza que precisavam ter nas ruas à força do rock’n'roll: “Isso estava lá fora”, lembra Gustaf Norèn (vocais, guitarra base e composições). “Metallica e Guns era tudo o que ouvíamos na escola, mas eu estava mesmo era por dentro da soul music e dos Beatles, e então ouvi Nirvana pela primeira vez. Eu senti que o rock seria a única coisa em minha vida que nunca me abandonaria. Era a única coisa com que eu podia contar, como um cristão pode contar com Deus”.
Maus, arrogantes e munidos de declarações bombásticas, eles seguem a cartilha “como ser um rock star” e exageram: “Nós honestamente acreditamos que nossas canções são melhores que as canções dos Kinks, Who ou ainda Small Faces. Podem até ser melhores que muitas canções dos Stones ou Beatles, ou iguais a elas. Nós competimos com as melhores bandas do mundo”.
O temperamental Gustaf complementa: “Ver Mando Diao ao vivo é como ir a uma igreja. Nossos fãs nutrem por nós o mesmo sentimento que as pessoas nutrem pela religião.” Fãs enlouquecidos idolatram a banda. Fansites e fóruns, geralmente japoneses, alemães ou suecos, monitoram a vida dos rapazes 24 horas por dia.
Mas voltemos à história da banda. Depois de lançarem Bring’Em In, o primeiro álbum, a banda entrou em uma turnê nacional com Hellacopters, Kent e Thåström. “Fizemos vários shows, mas ainda não tínhamos experiência profissional, não em turnês. Então, ali estavam bandas que tocavam há dez anos e os integrantes tinham 30, 40 anos e aí chegam estes caras de 20 e poucos, tocando rock’n'roll de verdade e fazendo muito melhor que eles”.
Bring’Em In pôs Mando Diao na lista das “bandas suecas com potencial internacional”, aquelas a que nos referimos lá em cima. Eles agora são conhecidos e idolatrados em toda a parte, principalmente no Japão. Tudo isso se deve à energia maníaca, às melodias e aos refrões que colam em você e não descolam nunca mais.
O segundo disco, Hurricane Bar, foi gravado na Inglaterra em 2005. Clean Town, o primeiro single que foi lançado em toda a Escandinávia e no Japão, levou dois anos para chegar à forma final - o que, de acordo com a filosofia mandodiana, é a prova de seu poder. “Se após dois anos você ainda gostar da canção, então sabe que ela terá durabilidade”.
Em 2006, o terceiro disco Ode to Ochrasy trouxe mais algumas pérolas do britrock sueco (hehe), sempre compostas em inglês, e até uma homenagem ao jogador de hockey Luc Robitaille na canção Welcome home, Luc Robitaille.
Se você nunca ouviu Björn Dixgård (vocalista, guitarra solo, compositor), Gustaf Norèn (vocalista, guitarra base, compositor), Carl-Johan Fogelklou (baixista, backing vocal), Samuel Giers (bateria) e Mats Björke (órgão e percussões) sugiro que comece pelas canções Sheepdog, God Knows, Cut The Rope, Clean Town, Down In The Past, Mr Moon, Sweet Ride, Motown Blood e She’s So. Roquenrou garantido ou seu dinheiro de volta.
Site oficial: www.mando-diao.com/
MySpace: www.myspace.com/mandodiao






























bandakayowas.blogspot.com
meo….
med fer it e márcia conseguem me surpreender a cada post….
essa banda transpira rock… e atitude…
e claro…
oq um rock star tem q ter sempre… e sempre… e sempre… mta soberba… se acha mtu… achar q eh mesmo q nunca venha a ser… (vede oasis x u2… limitações a parte)…
mas os mininus da cidade sinistra do sul da suécia sabem mesmo fazer tdu certinhu na fórmula…
Ah… se ficarem curiosos com o rock panteneiro…
escutem Banda Kayowas :
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=1248648
hehehe
perezhilton.com
a segunda banda eh muito,muito boa ,ele comeca a cantar e voce fica meio alucinado …jah baichei no meu ipod um video deles . :>: …jah viciei
TAMPABLOG.blogspot.com
Ufa!
Achei q nao fosse mais ter essa coluna!!!
Realmente, a Márcia sempre vem com ótimas dicas ^^
Gostaria de dar os parabéns pela coluna que é muito boa.
:bye:
Que bom que curtiram! É uma banda bem viciante mesmo.
PS: Sylar não mate o Peter Petrelli peloamordedeus rsrsrsrsr.
Abraços e boa páscoa pra todo mundo
Ahh eu nao gostei muito das músicas nao… Tanto a primeira quanto a segunda banda têm um estilo q lembra The Strokes. Mas gosto é gosto né…
museuanosoitenta.blogspot.com
Gostaria de trocar banner com vc. Dá uma olhada no meu blog e qualquer coisa deixe recado. Abraços.
Pow…o site ta lindão e talz..mas ele ta muito pesado…antes eu entrava no sedentário qiase todo dia…agora tem sido uma novela pra navegar decentemente nele…espero q vcs n encham o site de funcionalidades web2.0 q legam a navegação.Ta certo q são super práticas e tudo mais,mas deveria haver um meio termo.Tudo bem q meu pc é uma carrocinha,mas até em outros eu tenho notado esse peso da página!Vlw aí
que que essa galera ta viajando. tem dois videos de uma banda só, chamada mando diao. os caras não lêem o post, só vêem os videos do youtube e ficam falando besteira.
o grande problema dessa coluna de música é tentar falar de música boa pra pessoas que não tem bom gosto pra música, e que não tem vontade de ter bom gosto pra música. parece arrogância elitista, mas é verdade e me revolta.
Gente, é uma banda só, e muito boa por sinal
Gostei mto do som deles, realmente viciante. Espero que não seja enjoativa tbm :P , mas acho q não vai ser.
Ótima dica.
Boa banda mas nada de surpreendente.Por ser sueca ainda, poderia ser melhor.
Sei lá, existem 500 bandas que soam tudo iguais entao prefiro ficar com as pioneiras.
E na minha opnião, TINC é muito melhor do que isso. Musicalmente e letras.
:clover: :clover: :clover: :clover: :beer: :bye: :eek: :flower: :hug:
Gostei pra caramba da banda, show de bola, agora é procurar no e-mule.
Eu tbm to ansioso demais pra ver a volta de heroes, o peter é bem mais poderoso que o sylar, ele só precisa de alguns segundos pra reverter a situação, ai coitado do sylar :coma:
Beijão Márcia :love:
Sujiro outra banda dakelas bandas (hehehe), Sounds Like Violence, tanto o Ep quanto o cd, que acaba de ser lançado são excelentes.
textorama.blogspot.com
Finalmente alguém está falando de Mando Diao por aqui. :-O
Minha banda favorita.
rafaguitar.multiply.com
axei legal, mas nao me surpreendi com sheepdog, gostei mais da Long before Rock ‘n’ Roll, mas, sei lá, prefiro the hives… :P
bizarremania.com.br
uma bosta! você superfaturou a banda, e seu texto é ruim
oi marcia, blz, me diga uma coisa, algum site que me envie por email os singles(links pra o mesmos) dos artistas que eu escolher, por estilo ou outro tipo de procura.
Oi Marcelo
Tu pode assinar a newsletter do iTunes, escolhendo teus estilos favoritos, pra recebe as novidades semanalmente.
Se o interesse for por rock alternativo, as gravadoras Team Love, Rough Trade, Moshi Moshi, Saddle Creek, Matador, Fueled By Ramem e SubPop são algumas sugestões. Funciona no mesmo esquema do iTunes, via newsletter. É só te inscrever no site de cada uma.
Abs!
:bye:
necessidadedeexpressao.blogspot.com
Bacana o texto, e Mando Diao dispensa comentários adicionais. Muito bom.
Depois dá uma passada lá no meu blog que fiz um review do novo MONSTRUOSO cd do Kings of Leon.
Abraços