Anjos Cabalísticos – parte III

Olá crianças,

As correspondências finais entre os chamados “Anjos Cabalísticos” como manifestações arquetipais da própria Árvore da Vida. Para quem chegou agora, recomendo ler o Post sobre os Anjos Cabalísticos primeiro.
Estes são textos curtos, apenas com as referências, para depois entrar nos detalhes sobre o processo de antropomorfização da Psique humana na formação dos deuses, santos e orixás.
O importante por enquanto é ter em mente que o que a literatura e as artes chamam de “anjos” e que foi popularizado pelos esquisotéricos a partir da década de 70-80 nada mais é do que a representação de fenômenos astrológicos/planetários/naturais associados à virtudes humanas e representados de uma forma concreta. Temos de convir que é muito mais simples e compreensível retratar o “Anjo do Amor e da Misericórdia” do que pintar um quadro com o tema abstrato “Amor e Misericórdia”.

Principados
Os Santos Anjos deste Coro são guias dos mensageiros Divinos. Não são enviados a missões modestas, ao contrário, são enviados a príncipes, reis, províncias, Dioceses, de conformidade com o honroso título de seu Coro. No livro de Daniel são também apresentados como protetores de povos: (Dn 10,13) Significa dizer, que são aqueles Anjos que levam as instruções e os avisos Divinos, ao conhecimento dos povos que lhe são confiados.

Porém, quando esses mesmos povos recusam aceitar as mensagens do SENHOR, os Principados transformam-se em Anjos Vingadores, e derramam as taças da ira Divina sobre eles, de forma a reconduzi-los através do castigo e da dor, de volta ao DEUS de Amor e Misericórdia que eles abandonaram propositalmente“.

São imagens construídas a partir das manifestações de Netzach, sendo comum retratar estes anjos com características comuns às Musas Inspiradoras gregas.

7.1 – Haniel (Príncipe: Kether em Netzach)
7.2 – Vehuel (Hochma em Netzach)
7.3 – Daniel (Binah em Netzach)
7.4 – Hahasiah (Chesed em Netzach)
7.5 – Imamiah (Geburah em Netzach)
7.6 – Nanael (Tiferet em Netzach)
7.7 – Nithael (Netzach em Netzach)
7.8 – Mebaiah (Hod em Netzach)
7.9 – Poiel (Yesod em Netzach)

Arcanjos
A ordem tradicional dos Coros Angélicos coloca os “Arcanjos” entre os “Principados” e os “Anjos”. Pelas funções que desempenha, acreditamos que ele deve estar colocado no mais alto Coro dos Santos Anjos. Gabriel também é chamado de Arcanjo, e da mesma maneira que Miguel, através das páginas da Sagrada Escritura, vê-se que é conhecedor dos mais profundos Mistérios de DEUS, inclusive foi Gabriel quem Anunciou a MARIA que Ela estava cheia de graças e tinha sido escolhida pelo CRIADOR, para MÃE DE DEUS. Por outro lado, também Rafael é denominado pela Igreja como um Arcanjo. A respeito de Rafael, no Livro de Tobias, ele mesmo confirma que está diante de DEUS:

Eu sou Rafael, um dos sete Anjos que estão sempre presentes e tem acesso junto à Glória do SENHOR“. (Tb 12,15)

Arcanjos possuem o arquétipo dos professores, como Hermes, Toth, Ogma, Exú, loki, Anansi e outros, sendo muitas vezes retratados como mensageiros de boas novas ou anunciadores dos Mistérios.

8.1 – Michael (Príncipe: Kether em Hod)
8.2 – Nemamiah (Hochma em Hod)
8.3 – Ieialel (Binah em Hod)
8.4 – Harahel (Chesed em Hod)
8.5 – Mitzrael (Geburah em Hod)
8.6 – Umabel (Tiferet em Hod)
8.7 – Iah-Hel (Netzach em Hod)
8.8 – Anauel (Hod em Hod)
8.9 – Mehiel (Yesod em Hod)

Anjos
Os Santos Anjos recebem as ordens dos Coros superiores e as executam. Outro aspecto que não pode ser esquecido, é o fato de que os Santos Anjos, guardadas as devidas proporções, estão mais perto da humanidade e por assim dizer, convivendo conosco e prestando um serviço silencioso mas de valor incomensurável à cada pessoa. O CRIADOR inspirou o escritor sagrado no Livro Êxodo, da Bíblia Sagrada:

Eis que envio um Anjo diante de ti, para que te guarde pelo caminho e te conduza ao lugar que tenho preparado para ti. Respeita a sua presença e observa a sua voz, e não lhe sejas rebelde, porque não perdoará a vossa transgressão, pois nele está o Meu Nome. Mas se escutares fielmente a sua voz e fizeres o que te disser, então serei inimigo dos teus inimigos e adversário dos teus adversários“. (Ex 23,20-22)

Os anjos trazem referências a Yesod, a esfera lunar, sendo associados na literatura e na arte à Intuição e mensagens em sonhos.

9.1 – Gabriel (Príncipe: Kether em Yesod)
9.2 – Damabiah (Hochma em Yesod)
9.3 – Manakel (Binah em Yesod)
9.4 – Ayel (Chesed em Yesod)
9.5 – Habuhiah (Geburah em Yesod)
9.6 – Rochel (Tiferet em Yesod)
9.7 – Yabamiah (Netzach em Yesod)
9.8 – Haiaiel (Hod em Yesod)
9.9 – Mumiah (Yesod em Yesod)

Podemos observar estas divisões principalmente na Arte Renascentista quando as representações católicas absorveram grande parte das correlações helenísticas entre as figuras mitológicas anteriores (deuses gregos) e suas “novas” representações na forma de Anjos. Daí a quantidade enorme de coincidências das características angelicais e dos deuses pagões. O Catolicismo sempre foi e continua sendo uma enorme colcha de retalhos cultural, apenas absorvendo e adaptando as crenças dos povos que foi dominando.
E isto explicará a facilidade que os escravos tiveram para fazer seu sincretismo entre Santos e Orixás nas senzalas e chegando ás mesmas conclusões, mesmo tendo vindo de culturas tão distantes quanto os Nagôs ou Iorubás.