header2




Feliz Newtal

23 dez | por Marcelo del Debbio em Teoria da Conspiração às 16:57

Olá Crianças,

isaac-newton

Dentro de algumas horas, o Mundo inteiro comemorará a chegada do bom velhinho patrocinado pela coca-cola.
Além do papai noel e de “Jesus Cristo”, em 25 de dezembro (de 1642) nascia sir. Isaac Newton.
Hoje em dia, céticos e ateus comemoram o Newtal ou Newtonmas. Nada me faz mais feliz do que ver estas serelepes mentes juvenis comemorarem com tanto afinco o nascimento de um dos maiores OCULTISTAS da Inglaterra (somente atras de Aleister Crowley, talvez).

Newton, o mago da razão
John Keats não perdoava Newton por ele “ter destruído toda a poesia do arco-íris“, fazendo, talvez, a primeira crítica ao excessivo racionalismo científico, do qual Sir Isaac, desde então, foi entronizado como o mais ortodoxo ícone. Mas, em verdade, longe de ser o primeiro representante da idade da Razão, ele foi, em verdade, “o último dos magos, o último dos babilônios e dos sumérios, a última grande mente que viu além do mundo visível e racional, com os mesmos olhos daqueles que iniciaram a construção de nossa herança intelectual“, como o definiu outro inglês, Keynes. O mundo preferiu não ouvir a definição de Newton dada pelo célebre economista, em 1942, após ter comprado, em um leilão, manuscritos de Newton e descoberto, atônito, o intenso interesse do cientista pelo mundo oculto.

Michael White, editor de ciência de várias publicações inglesas, pegou a pista de 50 anos atrás e resolveu investigar. O resultado foi uma surpreendente biografia do pai da Física moderna, “Isaac Newton: o Último Feiticeiro” (acho que foi publicado em português pela Record, se não me engano), que revela o intenso interesse de Newton pelo ocultismo e de que forma isso foi responsável por suas descobertas científicas mais importantes. “Ele sempre foi considerado um cientista rígido, adepto ferrenho do empirismo e ninguém podia acreditar que pudesse ter idéias alheias à corrente científica tradicional. Mas ele tinha, em segredo, um outro campo de estudo, a alquimia, com o qual queria desvendar os segredos do Universo, em vez de por meio da matemática e da ciência.Os Principia , em especial, são prova disso“, assegura White.

Segundo White, das mais de 4 milhões de palavras que Newton deixou escritas, 3 milhões remetem ao mundo oculto. “Ele, porém, temia deixar público esse envolvimento, pois a alquimia era crime passível de pena de morte, já que seus adeptos queriam produzir ouro e isso era uma ameaça para o sistema monetário”, explica o jornalista. “Foi a alquimia, com seu conceito de um espírito de afinidade química difundida pela matéria e permitindo a ocorrência de reações químicas, aliada ao arianismo secreto de Newton e à sua noção do corpo espiritual de Cristo difuso pelo universo, como um meio onde a matéria pode se movimentar, que permitiu a ele aceitar que a força da gravidade pudesse agir a uma distância aparente“, explica.


Newton, por William Blake.

A maçã? Bem, já sabíamos que a história da inspiração da queda da fruta diante dos olhos de Newton não era para ser levada a sério. O que desconhecíamos era o autor da ficção: ninguém menos do que o próprio Sir Isaac. “Ele inventou essa história para encobrir a verdadeira linha de raciocínio oculta que utilizou para chegar às forças gravitacionais. Newton, quando velho, quis encobrir seus estudos alquímicos e também deixar uma imagem póstuma fascinante e condigna a seu status de grande gênio de sua era. Ele adorava fazer autopromoção“, conta White. “Mas devemos sempre nos remeter à sua época e não julgá-lo com nossos olhos. Para ele, nada havia de errado em, ao lado das ferramentas científicas, lançar mão de conhecimentos extraídos da Bíblia e da alquimia“, diz.

Basta, efetivamente, lembrar que Newton, nascido em 1642 e morto em 1727, viveu numa era em que se faziam guerras e se assassinavam homens por suas crenças religiosas e as análises meticulosas da natureza da luz aconteciam simultaneamente a tentativas sérias de se encontrar a pedra filosofal. Longe de um Newton diminuído, encontramos o cientista humano e criativo. “Até hoje, a maioria dos cientistas não pensa em termos puramente matemáticos ou empíricos e são pessoas muito imaginativas. Mesmo a ciência que enterrou a física newtoniana, a mecânica quântica, convenhamos, não é uma coisa das mais lógicas e se tentarmos entendê-la apenas com a razão não conseguiremos“, fala.


Ilustração de 1874 a respeito de um incêndio no laboratório de alquimia de Isaac Newton, causado por seu cachorro.

Mais: a alquimia não é distante da física quanto sonha a nossa filosofia. “Os alquimistas buscavam abranger todos os segredos do universo de forma, como chamamos hoje, holística. Eram excelentes observadores do mundo físico, o qual tentavam entender e explicar o seu funcionamento, com um olhar alternativo para o universo. Newton compreendeu que, se desejava levar a Física adiante, precisaria também reinventar o universo e criar uma nova narrativa“, afirma.
Logo, para ele, a alquimia não era uma diversão, mas a sua musa inspiradora. E deve ser louvado por inventar a ciência criativa e que vai além do dado imediato”, avisa. “Era um homem muito religioso e acreditava ser seu dever desvendar os segredos do universo e só havia duas formas de fazer isso: estudando a palavra de Deus, a Bíblia, e a obra divina, a natureza. Ele procurou reunir esses universos em equilíbrio.” Mas, antes de seu biógrafo e de Keynes, um contemporâneo havia revelado a estranha paixão do sábio racional: seu arquiinimigo Leibniz.

Leibniz denunciou que o conceito da gravidade estava muito ligado ao mundo do ocultismo. De fato, Newton deixou-se cair numa armadilha intelectual ao tentar esconder esse seu lado secreto. Ao se ver encurralado, sem poder revelar a fonte de suas idéias, ele lançou mão de um ‘éter’ hipotético, a fim de explicar a gravidade. Isso não apenas ia de encontro ao seu propalado comprometimento com a razão experimental, como também o deixou exposto ao ataque – para ele terrível, dado o seu credo religioso – de que era um mecanicista“, conta White. O cientista gastou 40 anos de sua vida perseguindo o colega Leibniz, numa campanha nunca antes vista no mundo acadêmico, para destruí-lo, convencido de que fora roubado pelo companheiro de ciência na sua formulação do cálculo.

Newton era uma pessoa detestável, um homem amargo, estranho, recluso. Diz a lenda que só riu uma vez na vida: quando lhe perguntaram que utilidade via em Euclides. É, com certeza, um exagero, mas não está de todo longe da sua personalidade real“, fala White. “Quando fez 19 anos, ele escreveu uma lista dos pecados que cometera em sua existência e o de número 13 é assombroso: “Quis queimar meu padrasto e mãe e a casa sobre eles“. O seguinte tampouco é melhor: “Desejei a morte a muitas pessoas e gostaria que realmente ocorresse para alguns“. Newton certamente não ganhava presentes do papai-noel…

Era um homem problemático, solitário e sofrido”, fala. “E sempre procurou compensar suas origens humildes com o sucesso. Assim, se na juventude fazia suas pesquisas para glorificar Deus, com o passar do tempo ele queria apenas se promover, fazendo ciência para seu próprio interesse“, revela o biógrafo.

Isaac Newton, o Maçom e Rosacruz
Em 1719, Newton foi eleito como o terceiro Grão Mestre da Grande Loja de Londres. Eu, particularmente, duvido MUITO que qualquer pessoa poderia chegar ao cargo de Grão Mestre de qualquer ordem que fosse se “nunca tivesse frequentado uma reunião sequer” (como certa vez o Kentaro afirmou). Newton é tão conhecido dentro da Maçonaria inglesa que uma das mais tradicionais Lojas Maçônicas de Cambridge carrega seu nome, a “Isaac Newton University Lodge, n. 859“.

Seus trabalhos maçônicos incluem um extenso estudo sobre a geometria do Templo de Salomão, a ponto de William Blake, outro ocultista e alquimista de extremo renome, tê-lo chamado de “Geômetra Sagrado” em seus textos.

Isaac Newton, o Mago
O pai da ciência moderna, Isaac Newton, tinha um pé no racionalismo e outro no misticismo e deixou um legado revolucionário no campo da astronomia, da física e da matemática. Seus trabalhos conduziram à moderna física óptica e à formulação das três leis do movimento que geraram a lei da gravitação universal e lançaram os fundamentos do cálculo infinitesimal. Pelo menos é isso que está nos livros escolares.
E não é pouca coisa. O princípio da gravitação universal, por exemplo, que explica toda a mecânica celeste e a dança dos planetas em torno do Sol, colocou abaixo o pensamento filosófico vigente até o século XVII, eliminando a dependência da ação divina. Tal ousadia já valeria uma investigação do poder inquisitorial da Igreja, mas Newton não foi queimado na fogueira. Isso porque poucos sabiam que ele era uma figura muito mais ousada: também pesquisava metodicamente a alquimia e a astrologia.
Essa face oculta de Isaac Newton colocou lenha no fogo das discussões revisionistas dos dias atuais. Entretanto, o professor inglês – e também ex-jornalista – Piyo Rattansi, do University College de Londres e uma das maiores autoridades mundiais no estudo sobre as origens da ciência moderna, é mais cauteloso: Newton não pode ser reduzido a um único rótulo. Rattansi esteve no Brasil a convite do programa de Estudos Pós-Graduados em História da Ciência da PUC-SP, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), e concedeu a seguinte entrevista à revista Educação.

Educação – Afinal, Newton era bruxo ou não?
Piyo Rattansi - Não é bem por aí. Isaac Newton, de fato, transitou pelas ditas ciências ocultas, mas com objetivos bem pragmáticos e com instrumental digno de um pesquisador sério. Suas investidas pela alquimia levaram a importantes descobertas para a química moderna. E os estudos da astrologia auxiliaram a enxergar o universo de forma mais aberta, culminando em conclusões importantes para a astronomia.

Educação – Mas não é isso que se estuda na biografia de Newton na escola.
Rattansi - Os cientistas, pesquisadores e professores, até há pouco tempo, preferiam ignorar ou esconder deliberadamente o que um colega meu francês encarava como uma pornografia de Newton.

Educação – Quando o senhor começou a se interessar por esse outro lado de Newton?
Rattansi - É uma história interessante. Sou economista de formação e, quando lecionava na Universidade de Leeds, um colega apresentou-me alguns manuscritos de Newton que tinham conteúdos de alquimia. Fiquei bastante intrigado. Eu já era um estudioso de história da ciência. Na seqüência tive acesso a documentos de Isaac Newton no Queens College, em Cambridge. Trata-se de um lote de manuscritos que foi comprado pelo famoso economista Keynes em um leilão em 1936 e depois doado para o Queens. Estudei o material durante um tempo e em 1966 publiquei o artigo Newton e a flauta de Pan. Foi a primeira tentativa formal de integrar o Newton cientista ao Newton alquimista e estudioso da religião.

Educação – Qual a reação da comunidade científica na época a respeito do seu artigo?
Rattansi - As pessoas estavam familiarizadas com Newton como o fundador da ciência moderna e tinham dúvidas sobre o porquê de ele ter perdido tanto tempo lendo manuscritos alquímicos e profecias bíblicas.

Educação – Por que esse preconceito em separar o cientista do alquimista?
Rattansi - Em parte, herdamos a imagem do iluminismo de Voltaire, que nos deu o caráter exclusivamente racionalista de Isaac Newton. O outro lado da questão é devido à ultra-especialização de nossa cultura. O físico detém-se apenas à sua formação para compreender Newton, o químico idem, o estudioso de alquimia também fica preso apenas no seu campo. Ninguém possui habilidades para entender o trabalho do outro e assim conseguir uma visão unificada de Newton.

Educação – Qual a sua opinião a respeito do livro Isaac Newton, O Último Feiticeiro, recém-lançado no Brasil?
Rattansi - Fiz uma crítica ao livro no jornal The Guardian, da Inglaterra. A obra ressalta apenas os aspectos mais sensacionalistas da vida de Newton. É outra visão departamentalizada. Keynes tem uma famosa declaração sobre Newton, dizendo que ele não foi o primeiro da Idade da Razão, foi o último dos magos. Michael White (autor do livro) partiu daí para criar o título da obra. Quem ler esse livro terá a impressão equivocada de que Newton era um cientista e um magista ao mesmo tempo, que fazia um trabalho durante o dia e outro de noite. Na verdade, nenhum desses rótulos cabe nele. Poderíamos defini-lo como um filósofo natural.

Educação – Seria legítimo a escola incentivar ou discutir sem preconceitos outras formas de conhecimento, como magia, alquimia, astrologia?
Rattansi - Sim, é legítimo. Se não estudarmos tudo isso, se não colocarmos nossos medos e preconceitos de lado, podemos ter uma visão distorcida da realidade. Por exemplo, nos anos 60 muitos estudantes que leram meus artigos diziam: Que bom que você diz que Newton derivou suas leis da alquimia, numa forma de confirmar a crença mística desses jovens. Mas não é bem assim. Newton tinha um pé na alquimia e outro na ciência, abrindo possibilidades que os cientistas mais racionais não conseguiam enxergar. O estudo da alquimia permitiu a Newton elaborar alguns conceitos revolucionários de ciência. Há uma relação complexa entre ciência e magia que não é completamente entendida por intermédio do sensacionalismo ou do racionalismo. Também fico aborrecido quando esses estudos sobre Newton levam ao misticismo barato. O fato é o seguinte: se quisermos entender a personalidade e as idéias de Newton, não podemos esconder aquele material sobre alquimia. Estou elaborando um livro sobre Newton no contexto do século XVII, que é outro ponto importante quando estudamos história da ciência, ou seja, compreender o pensamento da época na qual a personalidade está inserida.

Educação – Se o próprio Newton enveredou por áreas, digamos, ocultas, por que a ciência hoje não estuda esse tipo de assunto abertamente?
Rattansi - Devido à própria forma como a ciência foi constituída. O começo da ciência moderna foi uma reação ao totalitarismo religioso da Idade Média. E a Renascença foi um confronto com a magia. A filosofia de Aristóteles também estava em decadência e havia um impulso ao mesmo tempo racionalista e mágico. Ambos elementos estavam presentes no início da ciência moderna. Havia um pouco de alquimia, astrologia e magia natural (não demoníaca), que posteriormente foram sendo combatidas como forma de conhecimento por Descartes e Francis Bacon.

Educação – Francis Bacon estava ligado a sociedades secretas.
Rattansi - É verdade, mas o racionalismo de sua obra prevaleceu. Bacon interessava-se por astrologia e tentou formular uma ciência empírica baseada na co-relação das conjunções astrológicas e os fatos históricos. Se tivesse levado a cabo esse projeto, a ciência hoje seria completamente diferente. Mas pressões acadêmicas da época forçaram-no a abandonar a empreitada.

Educação – Todo esse preconceito continua hoje em dia.
Rattansi - Hoje está ocorrendo uma certa mudança porque as pessoas já não têm mais aquela reação extrema contra a religião, mesmo não sendo religiosas. A ciência agora tem interesse sobre o estudo da religião e sua influência no pensamento dos grandes pesquisadores.

Educação – O Brasil, com sua marcante influência religiosa, pode contribuir para a ética das descobertas, cujo debate as religiões estimulam?
Rattansi - Em meus seminários no Brasil, percebi que os estudantes se interessam por essa discussão mais aberta da ciência e estão preocupados com assuntos como bioética. Eles provavelmente vão ter uma atitude diferente da grande massa de cientistas. Pessoalmente, não considero o cientista uma pessoa com formação adequada para dar um parecer sobre ética.

Educação – Países em processo de desenvolvimento costumam privilegiar os aspectos mercadológicos das descobertas científicas. Isso pode macular as pesquisas?
Rattansi - É de certa forma previsível que países em desenvolvimento se interessem pela ciência para adquirir tecnologia. Mas noto que aqui no Brasil há um interesse maior também em história da ciência. Isso é importante porque abre uma perspectiva ética. No mundo todo, o público tem uma visão do cientista como alguém fazendo o papel de Deus, criando monstros, Frankenstein, principalmente quando ouvem falar de experiências genéticas. Em nossa história, sempre houve um conflito entre os valores da sociedade e o estudo das ciências. Veja o exemplo do mau uso da ciência no nazismo, na construção da bomba atômica, na distorção do pensamento de Darwin para justificar o racismo ou na perseguição de quem ousou contestar a visão de mundo da época medieval, como Galileu.

Educação – Aí entra também a importância da filosofia na formação de nossos jovens.
Rattansi - A filosofia pode ensinar a resolver problemas éticos e balancear os diferentes valores, chegando a um equilíbrio sobre o que é mais importante nas descobertas científicas. A história também. Não existe uma fórmula para resolver matematicamente todos os problemas da sociedade, mas a filosofia e a história oferecem mais condições para avaliar quais as decisões que podemos tomar e suas conseqüências.

Educação – Como o estudo da história da ciência – ainda pouco explorada na universidade e no ensino médio brasileiros – pode contribuir para a formação do estudante?
Rattansi - Esse não é um problema exclusivo do Brasil. O sistema educacional inglês também é carente nessa área. A história da ciência é importante para o professor de qualquer disciplina que não tenha conhecimento mais aprofundado em ciência e para o professor de ciência que necessita de uma abordagem mais ampla. O tipo de ciência que é ensinado em nossas escolas pode dar um gostinho sobre o que é ciência, mas não a aborda como um processo cultural.

Educação – Qual a solução?
Rattansi - Na Inglaterra e em outros países como o Brasil, há uma divisão entre pessoas de ciência, de artes e de humanidades. Isso é um problema. Precisamos acabar com essas barreiras e atuar em um nível mais interdisciplinar. Ciência não é um departamento, como marketing. Agora, todas as áreas podem ajudar para uma maior compreensão sobre ciência. Os professores de ciências também necessitam de uma fundamentação histórica e filosófica de maneira abrangente e não restrita à sua área. Por exemplo, o professor de física acaba conhecendo um pouco mais sobre a história da física, o de matemática e química também, em suas áreas. Às vezes tais conhecimentos enveredam para discussões filosóficas, como a atual física quântica, cujas descobertas estão abrindo novas perspectivas para entendermos diferentes realidades.

newtal

Feliz Dies Natalis Invicti Solis !!!!

————————
E para quem quiser adiantar a leitura durante o natal, coloquei mais textos no meu blog pessoal.
(E com RSS agora!):

- Os Níveis do Ser Humano (teosofia)
- A Nasa edita fotos antes de divulgar?
- Arcano 7 – O Carro.
- Fábula Medieval – Fidelidade e Interesses
- Bibliografia Ocultista 01
- RPG Wiki – A Wikipedia do RPG.
- A Arca da Aliança, Doktor Jones
- Arcano 6 – Os Enamorados
- Exercícios Práticos 2
- Egrégora, o Coletivo de Pensamentos
- Arcano 5 – Hierofante – Vav
- Fernando Pessoa escreve sobre a Maçonaria
- O Cérebro, os Rituais e o Tempo

Comentários

  1. Ricardo

    Parabéns cara!!

    Ótima leitura! xD

  2. Juvenal N001

    Essa kra era a maior bichona, acredio q ele era torcedor do São Paulo!

  3. Hahahaha

    Kero ver os ateus e materialistas se revirando, ganindo e babando de raiva, loucura e revolta após ler um post desses.
    Kero, no minimo, que essas pessoas abram suas visoes e suas mentes, para enxergar um mundo maior. Para serem mais completas, para se conhecerem mais ;)

    Feliz Newtal a todos ! Sol Invictus, Saturnalia !!
    Que a verdade impere, hoje e sempre !
    Abraço !

  4. Hawk

    Acho que não é o “Mundo inteiro” que comemorará o natal. Apenas a parte que acredita em Jesus e também quem segue o calendário gregoriano.

  5. Ninguém acorda cedo no dia 24? Afff…

  6. okita

    DD, vc poderia falar mais sobre grandes economistas e seus vinculos com o ocultismo? Estudo economia e sempre tive algumas curiosidades…especialmente sobre Keynes [o economista keynes é um dos grandes personagens do mundo; deviamos dar mais importancia a ele].

    Karl Marx, Joseph Schumpeter, Alfred Marshall, Adam Smith e outros tb me aguça a curiosidade. Tenho certeza que a relaçao destes com o Oculto era mais proxima que agente pensa.

    @MDD´- sei que muitos deles estavam sim, ligados à Ordens iniciáticas, mas como não é minha área dde estudos, nunca me aprofundei a respeito. Mas a idéia é interessante: vou anotar para pegar um dia e pesquisar sobre isso, ok?

  7. Stanley

    Seria ele um símbolo da transição da alquimia para a ciência atual??

  8. Texto show de bola, parabens!!

  9. arzzak

    feliz sol invicto, mdd

  10. terugo

    bom texto, informações interessantes
    bom fim de ano

  11. Tiago =D

    Acredito que Newton, como cientista e curioso, buscava conhecer profundamente a alquimia e o mundo oculto, que privatizam diversas informações em relação a natureza e a vida, com o único propósito de decifrá-los de tal maneira que ficaria incontestável para qualquer mago/alquimista/igreja da época. O que lhe promoveria seu nome como nem posso imaginar.

  12. Zatrazz

    Só uma ponto caro Marcelo: muitos céticos e ateus (conceitos que você aparentemente e erroneamente mistura numa panela só) acham uma “babaquice” essa idéia de “Newtal” justamente por os motivos que você colocou nessa coluna.

    Na verdade, eu diria que a maioria dos céticos que leu alguma coisa sobre a biografia de Newton considera essa “comemoração” uma idiotice.

    @MDD – Eu não misturo, eu faço de propósito para gerar uma polêmica básica… não se esqueça que, um ocultista, por definição, precisa ser um cético. a maioria dos ateus que aparecem por aqui não são céticos, são quase fanáticos religiosos. A razão do texto foi apenas mostrar que ciência e ocultismo não ocupam posições antagônicas.

    Feliz Dies Natalis Invicti Solis para você também!

  13. Galileu

    Otima leitura. Feliz Newtal pra vc tb !!!

  14. diz o wikipedia que o cara nasceu no dia 4 de janeiro.

    @MDD – Depende do calendário (gregoriano ou juliano). 25 de dezembro se usarmos calendário antigo.

  15. Feliz Newtal

    away!

  16. gusthgr

    hoje faz um ano que conheci a coluna, o primeiro texto que eu li foi exatamente o polêmico texto do natal, que um ano atrás circulou por toda a internet…
    só tenho a agradecer a você marcelo, por trazer esse tipo de conhecimento pra gente
    um feliz newtal pra todos vcs
    :)

  17. Tee

    Seria ele um símbolo da transição da originalida para o “quem cola não sai da escoal” ou pro “na vida nada se cria tudo se copia”??

  18. Thiago

    Por que a história diz que Newton nasceu em 4 de janeiro de 1643? quase um ano depois da morte de Galileu (08/01/1642)

  19. mjoe3br

    Newton nasceu em 1643. Essa história de 25 de dezembro de 1642 é um embuste. Galileu é considerado o pai da ciência moderna.

    @MDD – Mas Galileu também era ocultista! vou fazer um post sobre ele…

  20. Melquisedeque

    Muito Bom!!!

    ainda bem que temos pessoas como Rattansi que tentam resgatar a verdadeira história.
    Agora fico pensanso que rumo teríamos tomado se a Igreja impostora não tivesse se erguido contra tantas mentes brilhantes??? Quanto progresso não teríamos??? Com certeza essa sociedade seria mais humana e igualitária.

    Feliz Dies Natalis Invicti Solis!!

    Abraços

  21. Aquiles

    Ótima coluna

    Parabéns

  22. Márcio

    E vamos nós para mais uma voltinha em torno do sol, comemorando a encarnação do logos solar comendo peru e tomando espumante.

  23. allan

    porra,
    muito interessante
    bem produtivo!

  24. Pablo

    Não vejo importancia em definir o caráter de Newton.
    Ele não é um herói da ética, é “apenas” um grande pensador…
    O que importa é a sua magnífica obra.
    Mas se a alquimia foi responsável pela curiosidade deste ser, porque não nos aprofundarmos neste estudo?

  25. caueassis

    stanley: pelo que lemos e sabemos sobre issac, dá pra afirmar isso sim.

    BELISSIMO TEXTO

  26. “…pressões acadêmicas da época forçaram-no a abandonar a empreitada.” Essa porção do texto responde bastante coisa para o pessoal que não entende porque uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa nos dias de hoje, sendo que antigamente tudo caminhava de forma integrada…

    Da nossa mãe Wikipedia:

    Segundo estudos, a data de 25 de dezembro não é a data real do nascimento de Jesus. A Igreja entendeu que devia cristianizar as festividades pagãs que os vários povos celebravam por altura do solstício de Inverno.

    Portanto, segundo certos eruditos, o dia 25 de dezembro foi adotado para que a data coincidisse com a festividade romana dedicada ao “nascimento do deus sol invencível”, que comemorava o solstício do Inverno. No mundo romano, a Saturnália, festividade em honra ao deus Saturno, era comemorada de 17 a 22 de dezembro; era um período de alegria e troca de presentes. O dia 25 de dezembro era tido também como o do nascimento do misterioso deus persa Mitra, o Sol da Virtude.

    Boas festas para todos, pois as minhas estão sendo uma merda, hehe.

    Um melhor 2009!!

  27. [...] Antes de mais nada pessoal… Feliz Newtal! Hoje é o dia que o grande fisico, alquimista e ocultista nasceu.. [tá certo. ele nasceu dia 4 de janeiro.. mas mesmo assim... dia 25 é onde papai noel e jezus nasceu por conveniência, sendo assim continua a tradição..rs] Para saber mais .. clique aqui [...]

  28. Rodrigo

    Leibniz também era rosacruz, assim como Espinosa e Descartes.. os três pilares do racionalismo filosófico que são responsáveis por grande parte do pensamento cientifico atual. Como pode, então, ter tanta divergência entre o pensamento deles (incluindo Newton) em relação à maneira de enxergar e interpretar o mundo? Sendo todos rosacruzes (e provavelmente envolvidos em outros estudos que não temos conhecimento hoje), não deveria haver aí um pouco de concordância?

  29. João Filho

    Gosto dos teus textos, são divertidos.

  30. Evandro

    marcelo, hackearam o site da A.’.A.’.
    me explica o que é isso:

    http://www.astrumargentum.org/arquivos/amt/intro_daath.htm

    @MDD – Não está hackeado… é assim mesmo.

  31. felipedecoy

    legal
    já tinha lido sobre o lado ocultista de Newton, mas esse post deu alguns detalhes q eu não conhecia. Como sempre, a melhor coluna da net, DD.
    Stanley, vc falou algo bastante intrigante.

  32. Lucas

    Capricornianos têm alguma coisa de “místicos racionais”?
    Ele não é o primeiro capricorniano que eu vejo assim.

  33. Fábio

    Muito interessante.Mas acho que logo mais iremos ter outros “cientistas” como o Newton, não em questão de genialidade mas sim em usar o ocultismo como fonte de descobertas e estudos, já que as novas gerações estão cada vez menos sendo restringidas por tabus religiosos.

    Feliz Newtal para todos.

  34. Lucas

    Otimo texto, sempre tenho uma boa leitura quando visito essa coluna.

  35. TK

    Hunm, huahuahua, viva Sir Isaac Newton, lembrei dele as 00h ^^. Boa ceia pra vc Marcelo o/>

  36. Ótimo texto…

  37. Zeka

    Notaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa: Dez

  38. Muito bacana. Não conhecia estes fatos sobre Newton e nem esperava um post hoje, só entrei mesmo para saber se voce tinha comentado no post passado.

    Marcelo, eu li sobre este livro esta semana e deixei os links para que voce desse uma olhada e comente. O livro trata dos supostos acontecimentos que ocorreram em 2012, baseado – segundo o autor – em profecias maias e egipsias.

    link da resenha do livro:
    http://www.batunes.net/download-o-codigo-de-orion-o-fim-do-mundo-em-2012.html

    link para baixar o livro:
    http://w14.easy-share.com/1702081288.html

    Volto a fazer o pedido para que voce faça novos post sobre mitos asiaticos (principalmente mitos japoneses, como Tengu), budismo e xintoismo.

    Um bom feriado para voce.
    grande abraço.

  39. Eu nasci dia 08/01/1988.
    e meu primo mais novo nasceu dia 04/01/1998.

  40. Eron

    Ocultista é? Qualquer um agora é ocultista se tiver relevância histórica, se me falaram de Descartes eu juro que nunca mais passo o olho por essa coluna!

    E essa estória de atacar o natal é a coisa mais batida, por favor.

  41. linguinha

    Post pago!!!!

  42. Sempre desconfiei que Newton possuía esse lado mais “Oculto” da ciência (para mim Ciência e Ocultismo estão interligadas),aliás grandes pensadores sempre buscam suas lógicas em sistemas empíricos,porém não deixam de ser mais místicos ou ocultistas por isso,pelo simples fato de pensar,que já os tornam “místicos”.
    O Homem até o final de sua história sempre estará relacionado com o “Ocultismo”,pois tudo que é descoberto ou “criado” estava até em tão “oculto”.
    Feliz Newtal!

  43. Seu nome

    Ocultismo e sobrenatural, duas maneiras de enganar trouxa e tirar grana de otário. Na época de Newton, os alquimistas eram os que conheciam melhor as ciências, dai seu interesse no assunto. Quanto ficou velho, descobriu o caminho.
    Mesma coisa a física quantica: Neguinho ve aquele filme ridículo que fala aquelas besteiras de particulas de maneira errada, não entende nada e ve nisso um motivo para uma nova religião igualmente idiota.
    Quanto ao ateismo, não sou ateu, mas tb não sou teista, acho que somente um idiota pode afirmar algo sobre esse assunto. O mundo seria melhor se botasse essa galera fundamentalista na parede e abrissem fogo.

    “Quem abre muito a mente deixa o cérebro cair – Carl Sagan.”

  44. L.C.L.

    Então, se a ciência atual foi criada por um ocultista… ela por si só é ocultismo! Há, por essa eu não esperava! Toma essa ciência!

  45. rafael f

    “serelepes mentes juvenis”… Papai Noel nem vai te dar presente esse ano, MDD… acabando com as festas alheias… coisa feia!!!!

  46. Ou seja tdo mundo que possuia uma mente brilhante e contribuiu pro crescimento da humanidade é ocultista ou faz parte de uma Ordem Secreta.
    Aliás, ele só conseguiu se estabelecer como físico/pensador porque era alquimista, se fosse um cético/ateu seria um merda queimado pela Inquisição.

    “E essa estória de atacar o natal é a coisa mais batida, por favor.” (2)

    @MDD – Basicamente SIM… praticamente TODAS as mentes brilhantes que contribuiram para o crescimento da humanidade desde os pensadores gregos até meados do início do século XX eram ocultistas. Legal, não?

  47. Kentaro Mori

    Aeee Marcelo! Fui eu que criei essa imagem do Newtal, exigirei royalties em maçãs! :-) Feliz Newtal!

    Sobre Newton e o ocultismo, isto é um fato histórico bem estabelecido… mas só há registro seguro de sua relação com a Ordem Rosacruz.

    Que eu saiba — de livros, sites e documentários sobre o dito cujo — ninguém conseguiu encontrar evidência segura de que ele tenha sido um maçom. Isto está até na Wikipedia (mas não apenas lá, claro).

    O fato de ter sido um ocultista, e realizado trabalhos que a maçonaria também passaria a explorar, não o torna maçom a menos que ele passasse oficialmente por rituais, obviamente. Há sim, claro, alegações de maçons e honrarias a Newton, mas mesmo trabalhos maçons mais neutros reconhecem que não há registro histórico seguro de tal.

    O que, aliás, é mais uma evidência de que a maçonaria não é uma ordem tão ancestral quanto alguns maçons defendem. A ausência de registro seguro sobre Newton ser ou não iniciado provavelmente se explica porque a maçonaria ainda não havia sido organizada naquela época.

    Há sim registros bem preservados das cópias dos Manifestos Rosacruzes anotadas por Newton. Curiosamente, ele mesmo escreveu que seriam “imposturas”, embora isso não signifique que os considerasse baboseira, pelo contrário, ele admirava e elogiava autores Rosacruzes. Indica que ele sabia que os manifestos eram “lusus serius”, que não deviam ser tomados literalmente.

    Sobre freqüentar reuniões, eu me referia à Rosacruz. Newton jamais teria freqüentado nenhuma reunião da Ordem, por outro lado, como você sabe melhor do que eu, ser Rosacruz não exige tal.

    Ele era um sujeito… excêntrico para dizer o mínimo. Dava aulas para ninguém — falando sozinho por horas — e se orgulhou muito de morrer virgem. Além da excentricidade, como pessoa também era desprezível, é particularmente lamentável como procedeu com Leibniz, como é bem conhecido.

    Mas não lembramos, ou celebramos Newton, por suas excentricidades. Ou mesmo por seu ocultismo… Newton deve ser celebrado pelas contribuições objetivas, verificáveis e mais do que verificadas que deu para nossa compreensão do Universo.

    Ainda que também deva ser um caso ofuscante de como o “cientificismo”, que pode incluir a idéia de que apenas a ciência e a razão levem ao progresso, falha em encontrar em Newton o seu herói. Muito pelo contrário. Isaac é uma demonstração clara de que nosso progresso depende de uma combinação delicada e complexa entre intuição e razão, fé e dúvida, encantamento e ceticismo.

    O ocultismo certamente influenciou suas idéias, não há dúvida, e é mesmo provável que algumas de suas notáveis contribuições fabulosas à ciência objetiva tenham sido inspiradas por tal. Poir outro lado, antes de se empolgar muito com isso, acho interessante notar que uma das maiores contribuições de Newton à ciência, pau a pau com sua Mecânica (gravidade e leis do movimento), foi o cálculo. E que nisso, como devemos saber, ele foi acompanhado por Leibniz, que inventou o cálculo de maneira independente (talvez antes, ou talvez ao mesmo tempo).

    Fato é que a notação que usamos para o cálculo hoje é a de Leibniz. Isso é curioso porque se esperaria que seria Newton, O Cara Ocultista, que deveria saber mais sobre símbolos e notações, imaginando que bebesse de fontes ancestrais. Mas sua notação e simbologia é sofrível. A clareza e beleza da notação de Leibniz fez com que, embora se costume dizer a estudantes secudnários que foi Newton o inventor do Cálculo, todos usem a notação de Leibniz. Que, aliás, não era um “mago”. Chegou mesmo a criticar o ocultismo de Newton (se bem que a questão é bem complexa, Leibniz chegou a estudar ocultismo também. Naquela época ciência e superstição eram muito mais irmãs do que hoje).

    Seja como for, Feliz Newtal! E Feliz Natal, porque se não comemorarmos (apenas) Jesus, ou Newton, ou o que for, podemos comemorar (também) o nascimento do Universo.

    Big Bang!
    http://lablogatorios.com.br/100nexos/2008/12/24/feliz-natal/

  48. “MDD – Basicamente SIM… praticamente TODAS as mentes brilhantes que contribuiram para o crescimento da humanidade desde os pensadores gregos até meados do início do século XX eram ocultistas. Legal, não?”

    Legal seria se vc provasse!

  49. Eduardo

    Havia um personagem em um programa de televisão, o Seu Peru, que toda pessoa famosa que era citada ele dizia ser gay. É assim nessa Teoria da Conspiração. Todos são ocultistas.

  50. Guilherme

    Post sobre Newton…. AHHHHHH como eu estava esperando por esse dia.

    Eu estava querendo comprar esse livro do Newton que vc citou na coluna, mas com a crítica do professor inglês fiquei um pouco com receio.
    Já tenho boa fundamentação sobre Newton, seria bom mesmo esse livro ou ele realmente é sensacionalista?

  51. Arion

    O seu peru era ocultista tambem!

  52. L.C.L.

    Estou com uma dúvida aqui… Por Newton ser um ocultista e TER CRIADO TODA A CIÊNCIA ATUAL SOZINHO, a ciência atual por si só é ocultismo, CERTO?! Então, se um pedreiro faz um livro, na verdade não é um livro, mas uma parede?

    @MDD – heim?

  53. Bolívar

    Marcelo,

    parabéns, o teu nome já está no http://desciclo.pedia.ws/wiki/Marcelo_del_Debbio .

    Um elefante incomoda muita gente…..

  54. L.C.L.

    Alguém responde aí, tá difícil.

  55. L.C.L.

    Ou então, espere… Newton era ocultista, legal. É só isso?

  56. MGF

    E o curso em Brasília, sai?

  57. The V3nom

    Salve DD,

    @MDD – Basicamente SIM… praticamente TODAS as mentes brilhantes que contribuiram para o crescimento da humanidade desde os pensadores gregos até meados do início do século XX eram ocultistas. Legal, não?

    Saudades deste tempo… hoje em dia ficam “trancados” dentro dos trempos a busca de graus maiores em vez de fazer alguma coisa de util. Não leve ao pessoal sei que vc faz, e esta fazendo até mesmo aqui.

    @MDD – e o pior é que concordo totalmente contigo, infelizmente…

  58. thibas

    o maior gerador de polêmicas é o uso do termo “ocultista”, que possui a capacidade de turbinar a imaginação da galera…
    se ao menos pudessem ter um vislumbre do que se trata…

    abraços a todos

  59. Petch

    Há, sempre fico puto quando meu próprio PROFESSOR DE FISICA não se limita a ensinar só o que deve, mas tambem fica tacando pedras no ocultismo que ele nem conhece.

    É bom ter a comprovação de que existe razão dentro do ocultismo, embora talvez o chamado “meio cientifico” leve um tempo ainda pra aceitar isso…

  60. Vimerson

    Titio DD

    como é que Newton podia ser rosacruz e maçon sendo mesqunho e perseguidor como foi? Ou a evolução moral não cabe à filosofia dessas ordens?

  61. Paulo Craici

    Gostaria de entender melhor a raiva de muitos aqui..?!
    qual é o problema de Newton ter estudado ocultismo??
    isso não faz dele menos cientista, assim como estudar ciência não faz dele menos ocultista..
    A mente brilhante que ele tinha era uma só, não dividam isso como se fosse dois extremos.

  62. NEW MAN

    INTERESSANTE DD O TEXTO.
    LEIBNIZ PODE ATÉ LEVAR FAMA COM SUA REPRESENTAÇÃO DO CÁLCULO, MAS QUEM DISSE, EM OUTRAS PALAVRAS(E TODO ESTUDANTE DO ENSINO MÉDIO LEMBRA) QUE “TODA AÇÃO PRODUZ UMA REAÇÃO DE MESMA INTENSIDADE E SENTIDO CONTRÁRIO”, QUE F=M*A, E A LEI DA INÉRCIA, FOI ???!!!
    LEIBNIZ QUE ESPERNEI LÁ EM SUA LÁPIDE!!!!

  63. rsrs…

    Legal..

    parece que tem gente confuso até no modo como perguntar..rsrs

  64. Azul84

    Pra ser sincero, achei um bom texto, certamente um dos melhores do Teoria da Conspiração.

    No inicio, eu até pensei que iria se resumir a um ad verecundia querendo atribuir cientificidade aos trabalhos místicos do Newton só porque a obra dele foi fundamental para a ciência moderna, mas acabou limitando-se a um relato bastante fiel – ao menos, até onde eu sei – da sua biografia. Pra ser sincero, só tenho uma reclamação: eu que me distraí e pulei essa parte ou tu achou que seria constrangedor demais – até para essa coluna – falar sobre os estudos do Newton sobre o fim do mundo também?

    @MDD – Que o Newton previu o fim do mundo para 2012? achei melhor deixar quieto… já temos coisas demais voando pela net a respeito de 2012…

    @ NEW MAN
    E, como todos sabemos, são os estudantes de ensino médio que definem a importância das coisas no universo.

    Ps.: Não consigo imaginar uma situação mais hilária para aquela propaganda do “Jesus: o filme – o único 100% fiel as (sic) sagradas escrituras” aparecer.

  65. Ellen Write.

    “Basicamente SIM… praticamente TODAS as mentes brilhantes que contribuiram para o crescimento da humanidade desde os pensadores gregos até meados do início do século XX eram ocultistas. Legal, não?”

    Huahuahuahuahua…
    Sucinto, sempre.

    Legal. Parece que também tem gente confusa até quanto ao modo de se expressar.
    Mais uma vez, o que está encima é como o que está embaixo. Hueihueihuei…

    O texto e a entrevista são ótimos. Parabéns pela iniciativa de tê-los divulgado, Del Debbio.

  66. Carolina

    UFA!!
    Consegui!hehe

    “Caí de para-quedas” aqui quando tava fazendo umas pesquisas na net, e agora nas férias tomei vergonha na cara e resolvi ler a coluna desde o início, entre coluna+comentários+pesquisas paralelas foram quase dois meses, e independente de concordar com vc(Marcelo) ou não, acho que o que eu “cresci” nesse tempo “não tá no gibi”…(como diria minha vó hauhauha).
    Vi pelas discussões nos comentários(que aliás, estão meio pobres nesses últimos posts)que o pessoal reclama muito pq vc “se acha o sabe tudo” ou que ta “angariando seguidores” ou sei lá mais o que…Acho que vc dá o empurrão,dá uma idéia diferente do que nos é oferecido no dia-a-dia, e vai de cada um estudar e comprovar por si mesmo quanto do que está aqui é verdade…Por esse “empurrão” que eu queria agradecer, e parabenizá-lo pelo grande trabalho!

    Bom, agora lá vou eu ler comunidade do orkut+blog pessoal+pesquisas paralelas…hehe
    Espero poder fazer os cursos esse ano…mas se eu não tivesse que ir pra sp seria uma mão na roda…(leitores de Curitiba, uni-vos!!! hehe)
    Ah, e tmb espero fazer os exercícios da Sefirat ha Omer desse ano(2009)…vai ter posts especiais igual ano passado?ou a gente segue pelos posts antigos mesmo?

    Enfim, boa sorte nessa empreitada e vou acompanhar os próximos 3 anos(?) da coluna =)

    93,93/93!

  67. Alexander

    Caro DD,

    Venho acompanhando sua coluna faz um mês +/- e ainda não deu tempo de ler tudo.Sobre o que eu li até agora ficaram algumas dúvidas:
    -Como entrar para a maçonaria?
    -Se o fato de várias pessoas pensarem em um mesmo “algo” cria um construto astral,não existe nos outros planos construtos do Deus da igreja católica junto com todos os ícones pertencentes à sua religião(anjos,demônios e talz)?
    -Teve um tempo em que eu apresentei certo tipo de mediunidade que fazia com que eu ouvisse vozes dentro da minha cabeça.Como não sabia o que era acabei “fechando” essa capacidade.Agora já entendo mais ou menos como era a minha situação e gostaria de treinar-me.Você tem alguma tipo de exercício para mim ou eu devo mesmo é procurar um centro espírita(algo que vou buscar até semana que vem).
    Tem um amigo meu que não gosta muito da idéia da sua coluna porque,para ele,é melhor estudar os livros que você lê,mas como é bem difícil estudar ocultismo com a sua mãe achando que você usa drogas eu leio muito a sua coluna e o blog.Parabéns e obrigado pelo trabalho…

  68. Alexander

    Otras coisas que esqueci de falar:
    -Você poderia falar sobre o inri cristo?
    -XD

  69. Abrosil

    Sobre a maçonaria e sobre ordens que se denominam rosacruz:
    Estes fregmentos foram retirados do site «ocultura-org-br». Onde eu corto, eu coloco o aviso entre (***)

    “Esta foi a primeira publicação thelêmica no Brasil, resultado de uma ordália passada por Frater Saturnus à Frater Aleph. Pouco depois de lança-lo, Marcelo Motta o recolhe logo em seguida por discordar de algumas conclusões a que chegou na obra. Poucos compraram na época, sendo um deles Frater Thor.

    CHAMANDO
    OS FILHOS DO SOL

    DA PARTE DA

    ORDEM

    RUBI E OURO

    M.

    RIO DE JANEIRO, ABRIL DE 1962

    *** corte para a parte sobre a maçonaria ***

    Uma palavra a dizer-vos sobre a Maçonaria. Aquela que foi baseada na lenda de Hiram, lenda que, qual a de Jesus, não é mais que uma versão dramática adaptada à mentalidade ocidental do Ritual do Deus Sacrificado, isto é, Osiris, está tão morta quanto a Igreja Católica. Há porém esta diferença fundamental: que a Maçonaria tendo sido iniciada por Adeptos da Fraternidade da Luz para combater a grande feitiçaria da Loja Negra, neste momento mesmo novos brotos maçônicos estão sendo cuidadosamente regados pelos mestres encarregados da disseminação da Boa Nova, isto é, dos princípios sociais e espirituais da Nova Era; e esses mestres são, como disse uma inspirada das Lojas do Tibet, “um dos mestres ingleses e o Conde de Saint Germain”. O nome do Mestre inglês pode agora ser revelado: Ele era Sir Aleister Crowley, M. 33º e Rei da Ordem do Templo para a Inglaterra; e papel mais importante ainda ele desempenhou como encarnação da Besta 666. Que ouça aquele que tiver ouvidos de ouvir. Quanto ao Conde de St. Germain, também chamado por alguns de Mestre Racoczy (e que sorri dessas tolices), ele segue os passos do Mestre Inglês com o mesmo assombro e admiração com que no passado seguiu os passos do Conde de Cagliostro. Que ouça aquele que tiver ouvidos de ouvir. A Maçonaria está morta, ela vive. O Rei está morto, viva o Rei!

    *** aqui eu corto uma parte ***

    Muito pouco é conhecido da Rosa-Cruz, e no entanto pululam em vosso meio “ordens” e “fraternidades” fazendo uso desse NOME. Transcrevo aqui, para vossa edificação, as palavras simples de um homem que tinha algum conhecimento do que estava falando: (1) “É curioso mas é assim: para poder falar da mais elevada das entidades iniciáticas conhecidas no Ocidente devo usar tal nome sem antepor os termos: ‘Ordem,’ ‘Fraternidade,’ ou algo semelhante, para que o leitor ou o Discípulo não confundam com algumas das inumeráveis sociedades que, qual cogumelos surgiram com nomes imitativos da : “ROSA-CRUZ”. “É também necessário declarar aqui, algo que o não foi bastante claramente pelos que me precederam, que a ROSA-CRUZ, isto é, a misteriosa Fraternidade suprema, que atua com tal nome há uns três séculos somente no Ocidente, sempre existiu sob outras denominações. “Não tem sede que alguém possa situar em nenhuma cidade, nem seus Membros se declaram como tais. Isto é tudo que se pode dizer do ponto de vista da sua organização. Ao que se refere à sua atuação, parece muito simples explicá-la: cada vez que um ambiente determinado: sociedade, centro iniciático ou o que seja, NECESSITA E MERECE a atenção da ROSA-CRUZ, se envia algum Missionário relacionado pelo menos com os Círculos Externos d’Ela: ou, em outros casos, algum dos membros de dita sociedade ou fraternidade é inspirado, sendo também possível que ele mesmo não se dê conta cabal por muito tempo às vezes de como está sendo “inspirado, dirigido…e observado.” Quando finalmente se dá conta, é porque já está ‘MADURO’ em seriedade. Discrição, dedicação e capacidade. Isto é, pelo menos, o que sei de fonte que, como se diz em linguagem diplomática, ‘deve ser considerada como habitualmente bem informada…’ “

    Mais tarde ainda, esse escritor acrescenta: TODA SOCIEDADE QUE SE DIGA OU SE TENHA PELA AUTÊNTICA E ÚNICA ROSA-CRUZ, OU BEM ESTÁ ENGANADA, OU ESTÁ ENGANANDO.

    Ao bom entendedor, meia palavra basta.

    29

    Do pouco que é conhecido da verdadeira ROSA-CRUZ, podemos concluir o seguinte: Primeiro, os ROSA-CRUZ adotam as vestimentas da época e país em que viajam ou atuam. Segundo, eles se conhecem imediatamente entre si por certas características que passam desapercebidas dos profanos. Terceiro, a influência ROSA-CRUZ está tão mais longe de organizações “rosacrucianas” quanto mais estas protestarem que está perto. Quarto, os ROSA-CRUZ adoram periodicamente em um Templo do Espírito Santo, onde aprendem a curar os doentes, transmutar os metais e onde comungam uns com os outros. Esse Templo está ao mesmo tempo em toda parte e em parte alguma; é a coisa mais fácil de achar pelo iniciado e a coisa jamais sonhada pelo profano. Quinto, a característica fundamental dos ROSA-CRUZ é que eles possuem o Elixir da Vida, a Pedra Filosofal, o Summum Bonum e a Felicidade Perfeita. Sexto, não se segue, de que os ROSA-CRUZ se dedicam a curar os doentes, que eles sejam médicos por profissão; nem se segue, de que eles possuem o Elixir da Vida, que eles prolonguem sua existência terrena. Aquele que escreve estas palavras não é Rosa-Cruz.

    30

    Para instrução e aviso dos Filhos do Sol: Três “fraternidades” principais se manifestam neste país, chamando-se a si mesmas rosacruz. A Ancient and Mystical Order Rosae Crucis (AMORC) foi fundada para um H. Spencer Lewis, iniciado nos círculos esternos da Ordem do Templo do Oriente (O.T.O.).

    Desobedeceu ele as ordens dos seus superiores, dando a sua organização o Nome que absolutamente não merecia; traiu ele o seu mestre, ao qual, rico como se tornara pelas suas intrujices, deixou praticamente morrer de fome (pois assim era a Sua vontade); e foi por sua vez traído pelos seus comparsas em profanação. Esta “ordem” desobedece ao mais sério preceito de toda Ordem Iniciática real, em que recebe dinheiro para conferir iniciações. The Rosicrucian Fraternity in América, inicialmente de origem maçônica superior, degenerou progressivamente e, sob a gestão de R. Swimburne Clymer, traidor e infame membro da Loja Negra, foi corrompida pelos mesmos métodos da grande feitiçaria. É agora, com justiça, desprezada e encarnecida pelas Ordens que tentou usurpar.

    A Fraternitas Rosicruciana Antiqua foi iniciada por um membro de alto grau da O.T.O., com permissão de seus superiores; mas a resolução do fundador (Dr. Arnold Krumm-Heller, “Huiracocha”) de usar o nome ROSA-CRUZ foi deplorada por todos os Irmãos, os quais por conseqüência se afastaram do fundador e da Ordem. Ela está agora em vias ou de dissolução ou de transmutação; que a responsabilidade de uma ou da outra recaia sobre seus dirigentes, como já recaiu sobre o seu fundador!

    *** Aqui eu decepo uma parte apenas por questão de tamanho ***

    A nossa Fraternidade é a Fraternidade dos Filhos da Luz. A nossa Habitação é o Lago de Fogo Eterno, o Sol. O nosso Pai é Satã, o Senhor do Fogo Eterno, o Senhor do Sol, o Logos Solar. Os nossos chefes são a Besta 666, o Leão Solar, e a sua Concubina BABALON. Quando encarnados sobre a Terra eles são sempre um homem e uma mulher, cuja atividade superior desperta o fogo estelar no coração dos homens.

    Acima de nosso Pai Satã, que também foi através dos tempos chamado Abrasax, Mitras, Ra, Bal, Al, Allah, Cristo e incontáveis nomes, há Nossa Senhora das Estrelas, em cujo seio nosso Pai repousa, e Hadit Seu Esposo, dos quais nada é permitido revelar, e dos quais nosso Pai é um dos filhos, cujo corpo é a Estrela Sol.

    Os homens sempre tem adorado o Sol Espiritual, do qual somos chispas cristalizadas sobre a Terra (…)

    *** mais mutilação de minha parte ***

    Amor é a lei, amor sob vontade”

    Poderia comentar, sobretudo os trechos sobre as ordens “iniciáticas” e a observação dos verdadeiros mestres? Também sobre alguma confusão a respeito de satan e Cia. Ltda?

    Agradeço, desejo paz e persistência com os sites.

  70. Pedro Araújo

    Prezado Marcelo DD,
    Acho legal essa coincidencia, feliz newtal pra ti tbm!!
    Mas agora a vim falar que as descobertas de Newton foram feitas de forma exotérica é uma brincadeira!! é só ler o Principia, que devido a sua dificil compreensão é necessario um grau matemático elevado! Como engenheiro consigo entender bastantes apesar da pouca didática de Newton!! mas só porque tenho outros livros de Cálculo!! É simples e pura matemática, sem nada demais!! Newton apenas era mais famoso que Leibnitz (que descobriu o cálculo diferencial e integral de forma simultânea!!). Newton também aplicou mais do que Leibnitz!! (vide QUASE toda a física até 1900!!)

  71. Pedro Araújo

    ah, só completando…. Citei apenas o principia porque a obra de Newton (assim como Einstein) foi toda descoberta/publicada em um ano apenas!! que no caso de Newton foi a partir do Principia!!
    gosto mto do seu trabalho DD, mas essa foi querer apoiar-se nos ombros ne Newton!!

  72. Mto bom msm!!! Curti pra caramba a matéria em geral.

    Sobre as declarações do Mr. Rattansi sobre a educação no Brasil, creio que ele não chegou a visitar alguma escola pública. Acabei de terminar meus “estudos” (se é q se pode chamar aquilo de estudos) num colégio da rede estadual. Nunca aprendi nada que se aproveite no ensino médio, é rídiculo. E, de acrodo com o meu entendimento, meus ex-professores não têm o mínimo preparo para exercer suas funções. Mas com o salário que os professores recebem, não é de se esperar que as mentes mais brilhantes desejem lecionar.

    Abraço. Paz e Amor pra vc!

  73. CARLOS

    YESHUA ERA UM INICIADO..
    SEU PAI ERA UM GRANDE GRAAO MESTRE.. ESTOU ERRADO?

  74. heliot

    ei MDD como se faz para entrar para maçonaria?

  75. D.A.Gangrel

    suj eractus lu
    lebra victael in cumlwi
    lebaras mi lipins

    “Um gole de Sangue, eu levo. Dois goles, eu aceito. Três goles, eu recuso”.

    …”””…
    [_-_]
    /]['':::-:::'][\

    .'. me ajude... lupinos a procura!

    você sabera quando, verdadeiramente, retornarei
    guarde para si minhas palavras
    é a chave
    e a continuação das minhas palavras será marcada
    pelos versos de uma cidade desconhecia
    assim, saberá que retornei
    sempre que precisar

    me encontre
    me ouça
    me diga

    primeiro contato

    Anjo Negro da Pirâmide
    D.A.Gangrel

  76. Marcelo, gostaria de saber sua opinião sobre a cientologia. Tipo, eu sei que foi uma jogada estupenda de um escritor de Ficção Científica, mas gostaria de saber o que acha da tal “religião”.

    @MDD – O Southpark já disse tudo que é necessário saber a respeito da Cientologia. Assista o episódio do Tom Cruise dentro do armário.

  77. Tio Del Debbio, sobre essa rinha que tem aqui sobre os céticos e ateus, o que cê acha disso: no mangá do Rurouni Kenshin (story of my life, hehehe!), o onmitsu Aoshi Shinomori diz que o ceticismo absoluto é imprescindível para um ninja, e isso, no caso da história, se refere a duvidar até que uma pessoa está morta, mesmo diante do cadáver dela. Seria, então, mais ou menos essa a linha do “verdadeiro” ceticismo, ou seja, mesmo que hajam “evidências” de algo, nunca se ater ao previamente estabelecido, mas sim buscar respostas empíricas e concretas, mesmo que para isso seja preciso sair das nossas próprias práticas “ortodoxas” e testar novos caminhos?
    Meio que atrasado, mas feliz natal e ano novo a todos, hehehe!

  78. Achei interessante o que Melquisedeque disse, algo relacionado ao dia do sol invicto. Confesso que não li todo o texto, mas tem algo que todos os que acreditam em conspiração precisam saber, é como se fosse o primário da conspiração. Aí vai: Realmente Jesus não nasceu no natal. ( assim não me surpreendo quando vejo as pessoas se lembrarem mais de Noel do que de Jesus no dia 25 de Dezembro). Me diga uma coisa: Como é que seria possivel Jesus nascer dia 25 e Dezembro, inverno severo em Belém (e em todo o país), se neste dia, melhor dizendo, nesta noite os pastores estavam ao ar livre com suas ovelhas? Esse não é o costume dos pastores no inverno. Não quero ser muito religioso, mas para quem quiser confirmar basta ler Lucas capítulo 2. A igreja Católica é incrivelmente conspiradora, ela matou pessoas que LIAM a bíblia! isso até parece piada. Além de que o criador de tal igreja nunca a seguiu, ele morreu como um não cristão! Pode?! Ela transformou vários feriados comemorativos a deuses em festas cristãs, como exemplo o nascimento do sol invicto: o natal. Se quiserem me contatar… neopaker.blogspot.com .

  79. carlos

    ישוע foi ou nao iniciado na escola de misterios do egito antigo…!?

    PODERIA ME RESPONDER MARCELO,POR FAVOR?

    @MDD – Eu acredito que sim.

  80. Jesus Cristo

    De que vcs estão Falando ????

Participe

Faça seu protesto
  1. (obrigatório)
  2. (seu e-mail não será divulgado)
  3. (obrigatório)
 

cforms contact form by delicious:days


Colunas

por Marcelo del Debbio por Kentaro Mori por Eduardo Nicholas por Raphael Fernandes

Ocioso

ocioso

Orkut

info

Add to Technorati Favorites


BlogBlogs.Com.Br


Check Google Page Rank

Adicione o S&H:



total de visitantes


who's online

Tema por Tropus Comunicação na Internet • Design por Evel Ryu
Monetização otimizada por Gestão Ativa WebDesign