O Diabo não é tão feio quanto se pinta – I


Olá crianças,

pan.jpg

Estou tendo alguns problemas técnicos para escrever as colunas (todos os meus livros sobre mitologias, ocultismo e história ainda estão encaixotados, o que torna um tanto quanto problemático fazer as pesquisas de dados, já que não gosto de pesquisar nada na internet) mas espero poder resolver este problema nos próximos quinze ou vinte dias.
Pretendo intercalar as matérias sobre o Sefirat haOmer com nossa programação normal. Fizemos a explicação sobre o Jesus Histórico AQUI, AQUI, AQUI e AQUI e o mais lógico para continuarmos nossa jornada através da história (até mesmo para explicar o que seria o Baphomet dos Templários mais adiante) será explicar como a Igreja Católica transformou todos os deuses das outras religiões em demônios, deturpando seus significados.
Nas próximas colunas, apresentarei a vocês Lucifer, Lilith, Astarte, Belial, Poseidon, Cernunnos, Exú e muitas outras divindades que foram covardemente desonrados pela Igreja, tornando-se caricaturas sinistras com a finalidade de causar medo aos fiéis e garantir um bom dízimo.
Para começar, Pan: o bode e os chifres…

Especialmente para a coluna de hoje, como convidado especial, tomei a liberdade de pegar emprestado um texto maravilhoso do irmão Wagner Veneziani Costa, do sensacional Blog do Editor da editora Madras. Não deixem de colocá-lo em seus favoritos.

UPDATE – Fiz uma revisão no texto para deixá-lo mais fluido e mais próximo do meu estilo do texto, pois muita gente achou o estilo do Wagner meio truncado. Contudo, quem quiser ler a versão original/referências pode clicar AQUI.

O Pan (pão) Nosso de Cada Dia – A Grande Dádiva de Deus
Durante todo o texto, tentarei fazer uma análise comparativa do Deus Pan em todas as civilizações, como suas lendas, mitos, histórias infantis e as diversas palavras que surgiram do nome dele, tais como pânico, panacéia, panteísmo entre tantas outras. O Deus Pan é muitas vezes chamado de Fauno, Sylvanus, Lupercus, o Diabo (no Tarô). Seu lado feminino é a Fauna; é Exú (na Umbanda), o Orixá fálico; Capricórnio (na Astrologia); Dionísius (deus do vinho); Baco (dos famosos bacanais). Muitas vezes é comparado aos deuses caçadores; ou ainda, a Tupã (Pajé, Caboclo).

pan1.jpg

O deus Pan é uma antiqüíssima divindade grega, cultuada originalmente na região da Arcádia (uma área rural muito importante na antiguidade, pois foi o local onde muitas das Escolas de Hermetismo se reuniam). Pan é o guarda dos rebanhos que, tem por missão fazer multiplicar. Deus dos bosques e dos pastos, protetor dos pastores, veio ao mundo com chifres, orelhas e pernas de bode. Pan é filho de Mercúrio.
A explicação para a alegoria de um deus misto (bode+humano) ser filho de Mercúrio é muito simples: era bastante natural que o mensageiro dos deuses, sempre considerado intermediário, estabelecesse a transição entre os deuses de forma humana e os anteriores, de forma animal. Parece, contudo, que o nascimento de Pan provocou certa emoção em sua mãe, que ficou assustadíssima com tão esquisita conformação. De acordo com Hesíodo, quando Mercúrio apresentou o filho aos demais deuses, todo o Olimpo desatou a rir.

“Mercúrio chegou à Arcádia, que era fecunda em rebanhos. Ali se estende o campo sagrado de Cilene; nesses páramos, ele, deus poderoso, guardou as alvas orelhas de um simples mortal, pois concebera o mais vivo desejo de se unir a uma bela ninfa, filha de Dríops. Realizou-se enfim o doce himeneu. A jovem ninfa deu à luz o filho de Mercúrio, menino esquisito, de pés de bode e testa armada de dois chifres. Ao vê-lo, a nutriz abandona-o e foge. Espantam-na aquele olhar terrível e aquela barba tão espessa. Mas o benévolo Mercúrio, recebendo-o imediatamente, colocou-o no colo, rejubilante. Chega assim à morada dos imortais, ocultando cuidadosamente o filho na pele aveludada de uma lebre. Depois, apresenta-lhes o menino. Todos os imortais se alegram, sobretudo Baco, e dão-lhe o nome de Pan, visto que para todos constituiu objeto de diversão.

As ninfas zombavam incessantemente do pobre Pan, por causa do seu rosto repulsivo, e o infeliz deus, ao que se diz, tomou a decisão de nunca amar. Mas Cupido é cruel, e afirma uma tradição que Pan, desejando um dia lutar corpo a corpo com ele, foi vencido e abatido diante das ninfas que riam.
Existem diversas lendas associadas a Pan. Uma delas diz respeito à flauta que sempre o acompanhava. Esta história diz o seguinte: Certa vez, Pan se apaixonou pela ninfa Sirinx, mas não foi correspondido. Sendo assim, Sirinx vivia fugindo do deus metade homem metade bode, até que se escondeu dele em um lago e se afogou. No lugar da sua morte, nasceram hastes de junco que Pan cortou e transformou em uma flauta de sete tubos, a qual se tornou um atributo dele. Sirinx, então, imortalizava-se.

Pan também era o deus da fertilidade, da sexualidade masculina desenfreada e do desejo carnal. Como o nome do deus significava “tudo”, no mais amplo sentido da natureza: a fertilidade. Para os alquimistas e para os estudiosos da filosofia, Pan passou a ser considerado um símbolo do Universo e a personificação da Natureza; e, mais recentemente, representante de todos os deuses.
Celebrar a Pan é celebrar a natureza, a sexualidade de maneira primal, a bebida, o prazer e a boa música. Suas festas eram marcadas por cantos, danças, vinhos e ritos de magia sexual envolvendo fertilidade e prosperidade, dedicadas às plantações, colheitas e rebanhos.

Faunos
Os romanos tinham um panteão de deuses que foi, em sua maioria, “herdado” da cultura grega. Portanto, quase todos os deuses romanos possuem seus correspondentes gregos.
Sylvanus e Faunus eram divindades latinas cujas características são muito parecidas com as de Pan, que nós podemos considerá-las como o mesmo personagem com nomes diferentes.
Entre os romanos, faunos eram deidades de florestas selvagens com pequenos chifres, pernas de cabra e um pequeno rabo. Eles acompanhavam o deus Faunus, eram alegres, habilidosos, e viviam sempre cantando e se divertindo. Faunos são análogos aos sátiros gregos.
Faunos é o deus da natureza selvagem e da fertilidade, também considerado o doador dos oráculos. Como o protetor dos rebanhos, ele também é chamado Lupercus (”aquele que protege dos lobos”).

fauno.jpg

Uma tradição particular conta que Faunus era o rei de Latium, o filho de Picus e neto do deus Saturno. Depois de sua morte, ele foi divinizado como Fatuus, e surgiu um culto pequeno em torno da sua pessoa, na floresta sagrada de Tibur (Tivoli). Em 15 de fevereiro (a data de fundação do templo), seu festival, o Lupercalia, era célebre. Sacerdotes(chamados Luperci) vestiam peles de cabra e caminhavam pelas ruas de Roma batendo nos espectadores com cintos feitos de pele de cabra. Outro festival dedicado à sua homenagem era o Faunalia, realizado próximo das épocas de colheita, para invocar seus atributos de prosperidade.

Sua contraparte feminina é a Fauna, a deusa das florestas. Ao contrário de Pan, que possuía os atributos da virilidade associados ao bode, Fauna era a senhora das matas e de todas as plantas. Suas seguidoras eram as Ninfas e as Dríades (que curiosamente possuem a mesma origem etmológica da palavra Druida – significando “aqueles que conhecem as árvores” ).

moises_1.jpg

Levando chifres
Para os católicos (e posteriormente os evangélicos), os chifres passaram a representar o Demônio, o cordeiro ou cabrito, que era sacrificado em redenção do pecado. Mas os chifres sempre foram sinais de algo Divino. Na Babilônia, o grau de importância dos deuses era identificado pelo número de chifres atribuídos a eles. Moisés fora representado plasticamente com chifres na testa (na famosíssima estátua de Michelangelo), bem como o próprio Alexandre, o Grande, encomendara uma pintura do seu retrato, mostrando-se com chifres de carneiro na testa.
Os antigos judeus conheciam esse simbolismo, recebido das mitologias circunvizinhas. Se’irim geralmente pode ser traduzido por bode. Habitam os lugares altos, os desertos, as ruínas… No Gênesis, lemos que os filhos de Jacó degolaram um bode para com seu sangue manchar a túnica de José (Gn. 37:31).
O termo vulgar “bode” é designado pela mesma palavra que se emprega em outras partes para designar um sátiro. A palavra hebraica sa’ir significa propriamente “o peludo” e se aplica tanto ao bode como a qualquer outro sátiro, elemental ou divindade inferior, na mentalidade popular.

O termo “levar chifres” como pejorativo veio mais tarde, por conta dos romanos. As rainhas guerreiras celtas possuíam haréns de homens responsáveis por lhe dar prazer enquanto o rei estivesse em batalhas (de maneira análoga aos haréns tão comuns de mulheres). isto, para os romanos (e, posteriormente para os católicos), era um absurdo. Na sua visão machista, os reis celtas que permitiam estes concubinos eram “menos homens” que os guerreiros romanos e começaram a espalhar a associação entre o “portar chifres” (lembrem-se do que já falamos sobre a simbologia dos chifres de alce e os reis europeus) e o “sua mulher dormiu com outro homem”.
Um desdobramento interessante que falarei no futuro é a história de Gwenhwyfar, uma destas rainhas, que deu origem posteriormente à personagem chamada Guinevere, esposa do rei Arthur. Gwenhwyfar possuía concubinos enquanto o rei estava em batalhas e, mais tarde, na cristianização destes mitos, o concubino de Guinevere se torna seu “amante” (e, posteriormente, nas mãos do Francês Chrétien de Troyes, este amante do rei Inglês se torna o cavaleiro francês Lancelot… é… a história do Rei Arthue que vocês conhecem é uma salada de frutas histórica composta de várias lendas empilhadas, mas isso é tema para outra coluna outro dia)

cernunnos1.jpg

Para os Celtas, o Deus Cornífero
O Deus Cornífero é representado por um ser com cabeça humana, chifres e pernas de cabra ou cervo. Ele é o guardião das entradas e do círculo mágico que é traçado para se começar o ritual. É o deus pagão dos bosques, o rei do carvalho e senhor das matas. É o deus que morre e sempre renasce (o Senhor das Estações do ano). Seus ciclos de morte e vida representam nossa própria existência.
Os chifres e a capa vermelha representavam o rito de iniciação (eu falei sobre isso nas colunas anteriores), tanto que estão presentes até os dias de hoje na figura alegórica da Coroa e da Capa Vermelha dos Reis europeus.

Mas por que essa imagem diabólica tão horripilante? O chifre apresentava conotação sagrada, como um sinal “divino”, desde dez mil anos a.C., no período Neolítico (thanks TH13), representando também fertilidade e vitalidade. Acreditava-se que os chifres recebiam poderes especiais vindos das estrelas e dos céus (a simbologia da cauda formada pelos cometas). Basta observar as histórias da Cornucópia, que eram chifres das quais brotavam frutas, verduras e vegetais suficientes para alimentar a todos, em um sinal de fartura e prosperidade.

Existem várias versões do Deus Cornífero, como o Deus Cernunnos (versão celta e galo-romana). Na religião pagã Wicca, criada por Gerald Gardner, acredita-se que o Deus Cornífero seja o guardião das entradas e do círculo dos ritos.
Segundo a Wicca, o Deus Cornífero nasceu da grande Deusa, divindade suprema para os wiccanianos, representada por várias faces.
Uma das versões do Deus Cornífero é a que o considera protetor dos pastores e dos rebanhos. Uma versão do Deus Osíris – considerado pelos egípcios o deus da agricultura e da vida para além da morte. Ver posts antigos onde eu relaciono Osíris com o “Green man”.
Em algumas cavernas da França, foram encontradas pinturas do período Paleolítico, com homens fantasiados de veado, representando o Deus Cernunnos. Muitas vezes, ele era representado em imagens, acompanhado de uma serpente, e em tempos mais modernos, com uma bolsa cheia de moedas.
Geralmente, ele é representado sentado e de pernas cruzadas, talvez assumindo a posição de um xamã (vamos falar mais sobre xamanismo e suas relações com os druidas nas próximas colunas).
Considerado também o deus da caça e da floresta, hoje é um deus ou ser divino quase esquecido, lembrado apenas nas religiões pagãs.

cernunnos.jpg

Podemos perceber claramente que nenhum destes deuses nunca foi relacionado a um ser “infernal”. Mas nos dias atuais, em que imaginamos o Diabo ou um ser infernal, o que nos vem à mente é uma imagem demoníaca, maléfica, um ser com chifres e pernas de cabra. Existiu conspiração religiosa na deturpação da imagem do Deus Cernunnos? Teriam criado essa farsa apenas para acabar com as antigas religiões? A resposta parece óbvia.

exu.jpg

Exu – O Orixá Fálico
Exu também tem os seguintes epítetos ou atributos: Exu Lonan, o Senhor dos Caminhos; Exu Osije-Ebo, o Mensageiro Divino; Exu Bará, o Senhor (do movimento) do Corpo; Exu Odara, Senhor da Felicidade; Exu Eleru, o Senhor da Obrigação Ritual; Exu Yangi, o Senhor da Laterita Vermelha; Exu Elegbara, o Senhor do Poder da Transmutação; Exu Agba, aquele que é o ancestral; Exu Inã, o Senhor do Fogo.
Exu é o Orixá que rege o jogo de Búzios, uma modalidade divinatória. Diz um mito que Exu é o único Orixá que tinha esse poder, mas decidiu compartilhá-lo com Ifá em troca de receber as oferendas e pedidos antes de qualquer outro Orixá.
Assim como Hermes, Exú é o mensageiro dos deuses, seu poder é o de receber e transportar os pedidos e oferendas dos seres humanos ao Orum, o Mundo dos Deuses. É o Senhor dos Caminhos, das encruzilhadas, das trocas comerciais e de todo tipo de comunicação. Ele representa também a fertilidade da vida, os poderes sexual, reprodutivo e gerativo. Não podemos nos esquecer de que o sexo, diferentemente do que os católicos e evangélicos dizem (uma coisa de luxúria, de pecado), é na verdade um ATO SAGRADO. Talvez por isso, por ele ser o poder sexual, os cristãos o comparem com o Demônio.
A origem do mito de associação de Exú com o Diabo vem dos Jesuítas. Quando os escravos estavam fazendo o sincretismo de suas religiões africanas com os Santos Católicos, os Jesuítas desconfiaram que havia alguma coisa errada… nas religiões africanas, não existe a figura do diabo, apenas de deuses com características humanas. Então eles encontraram um símbolo fálico representando o exú e tiveram a “brilhante idéia” de associar o pênis ereto com o sexo (pecado) com o diabo para completar o panteão católico.
Adicione dois séculos de deturpação católica e (posteriormente) evangélica e temos a imagem do exú como ela é nos dias de hoje.
Sem falar que normalmente a figura do Senhor Exu é colocada com chifres, rabo, pintado de vermelho, imagem bem parecida com a que os cristãos “desenham” o Diabo… Então, o Exu verdadeiro das religiões africanas nada tem em comum com o diabo lúdico, e as esquisitas estátuas comercializadas e utilizadas arbitrariamente em terreiros são frutos da imaginação de visionários que não enxergam nada além das manifestações dos baixos sentimentos em formas deprimentes, nos seres que lhes são afins.
Laroiê, Senhor Exu! (”Ninguém tira a saúde e a riqueza”).

Diabo e Ayin – Caminho 26
Quando pergunto a qualquer pessoa se Deus é onipresente, onisciente e onipotente, e elas normalmente respondem que sim, concluo com a seguinte pergunta: Então, quem é o Diabo?

Elas ficam sem resposta… Ora, esse Demônio, tão difundido pelas religiões judaico-cristãs, não existe. O conceito de bem ou mal é relativo, está intrinsecamente ligado ao ser humano, dentro de cada um de nós e não fora.

diabo.jpg

O Diabo só existe dentro de nossos corações frágeis e reina naqueles que não dominam suas emoções e navegam conforme a maré dos acontecimentos, sem rumo certo. Na Kabbalah, o Diabo é o caminho que leva de Hod (a Razão) a Tiferet (a Iluminação). É o caminho da esquerda, o entendimento de que para atingirmos a iluminação devemos encarar nossos erros e medos de frente e nos tornarmos responsáveis por tudo aquilo que fazemos, de maneira fria. O arcano do tarot representa nossas paixões, vontades verdadeiras e intrínsecas, removidas de falsidade ou falsas hipocrisias. Talvez por isso seja tão temida entre os leigos que mexem com o tarot, que o associaram à “maldade”. Seu signo associado é Capricórnio, o signo da tradicionalidade, da severidade, das linhas corretas.

roque.jpg

Tupan
Tupã ou Tupan (que na língua tupi significa “trovão”) é uma entidade da mitologia tupi-guarani.
Os indígenas rezam a Nhanderuvuçu e a seu mensageiro Tupã, que não era exatamente um deus, mas sim uma manifestação de um deus.
Tupã não era “deus” como os jesuítas quiseram fazer com suas “brilhantes idéias” para catequizar à força os índios, mas sim um Mensageiro dos Deuses, ou seja, possuía as mesmas características de Hermes e Exú.
Para os que acham que isso é exagero, basta verificar o que o nosso amigo jesuíta Padre Quevedo inventa e distorce sobre a Umbanda e o kardecismo nos dias de hoje e veremos que os Jesuítas CONTINUAM com essa mania de mentir e distorcer a cultura alheia, mesmo em pleno 2008.

Câmara Cascudo afirma que Tupã “é um trabalho de adaptação da catequese”. Na verdade, o conceito “Tupã” já existia, não como divindade, mas como conotativo para o som do trovão (Tu-pá, Tu-pã ou Tu-pana, golpe/baque estrondeante); portanto, não passava de um efeito, cuja causa o índio desconhecia e, por isso mesmo, temia. Osvaldo Orico é da opinião de que os indígenas tinham noção da existência de uma Força, de um Deus superior a todos. Assim ele diz: “A despeito da singela idéia religiosa que os caracterizava, tinha noção de Ente Supremo, cuja voz se fazia ouvir nas tempestades – Tupã-cinunga, ou “o trovão”, cujo reflexo luminoso era Tupãberaba, ou “relâmpago”. Os índios acreditavam ser o deus da criação, o deus da luz. Sua morada seria o Sol.

pandoras-box-print-c10100758.jpg

Pandora
Na mitologia grega, Pandora (”bem-dotada”) foi a primeira mulher, criada por Zeus como punição aos homens pela ousadia do titã Prometeu em roubar dos céus o segredo do fogo.
“Caixa de Pandora” é uma expressão utilizada para designar qualquer coisa que incita a curiosidade, mas que é preferível não tocar (como quando se diz que “a curiosidade matou o gato”). Tem origem no mito grego da primeira mulher, Pandora, que por ordem dos deuses abriu um recipiente (há polêmica quanto à natureza deste, talvez uma panela, um jarro, um vaso, ou uma caixa tal como um baú…) onde se encontravam todos os males que desde então se abateram sobre a humanidade, ficando apenas aquele que destruiria a esperança no fundo do recipiente. Existem algumas semelhanças com a história judaico-cristã de Adão (Adan) e Eva em que a mulher é, também, responsável pela desgraça do gênero humano.

Desde que Zeus (Júpiter) e seus irmãos (a geração dos deuses olímpicos) começaram a disputar o poder com a geração dos Titãs, Prometeu era visto como inimigo, e seus amigos mortais eram tidos como ameaça.
Sendo assim, para castigar os mortais, Zeus privou o homem do fogo; simbolicamente, da luz na alma, da inteligência… Prometeu, “amigo dos homens”, roubou uma centelha do fogo celeste e a trouxe à terra, reanimando os homens.
Ao descobrir o roubo, Zeus decidiu punir tanto o ladrão quanto os beneficiados. Prometeu foi acorrentado a uma coluna e uma águia devorava seu fígado durante o dia, o qual voltava a crescer à noite.
Para castigar o homem, Zeus ordenou a Hefesto (Vulcano) que modelasse uma mulher semelhante às deusas imortais e que tivesse vários dons. Atena (Minerva) ensinou-lhe a arte da tecelagem, Afrodite (Vênus) deu-lha a beleza e o desejo indomável, Hermes (Mercúrio) encheu-lhe o coração de artimanhas, imprudência, ardis, fingimento e cinismo, as Graças embelezaram-na com lindíssimos colares de ouro… Zeus enviou Pandora como presente a Epimeteu, o qual, esquecendo-se da recomendação de Prometeu, seu irmão, de que nunca recebesse um presente de Zeus, o aceitou. Quando Pandora, por curiosidade, abriu uma caixa que trouxera do Olimpo, como presente de casamento ao marido, dela fugiram todas as calamidades e desgraças que até hoje atormentam os homens. Pandora ainda tentou fechar a caixa, mas era tarde demais: ela estava vazia, com a exceção da “esperança”, que permaneceu presa junto à borda da caixa.
Outra lenda grega diz que Pandora é a deusa da ressurreição. Por não nascer como a divindade, é conhecida como uma semideusa. Pandora era uma humana ligada a Hades. Sua ambição em se tornar a deusa do Olimpo e esposa de Zeus fez com que ela abrisse a ânfora divina. Zeus, para castigá-la, tirou a sua vida. Hades, com interesse nas ambições de Pandora, procurou as Pacas (dominadoras do tempo) e pediu para que o tempo voltasse. Sem a permissão de Zeus, elas não puderam fazer nada. Hades convenceu o irmão a ressuscitar Pandora. Graças aos argumentos do irmão, Zeus a ressuscitou dando a divindade que ela sempre desejava. Assim, Pandora se tornou a deusa da ressurreição. Para um espírito ressuscitar, Pandora entrega-lhe uma tarefa; se o espírito cumprir, ele é ressuscitado. Pandora, com ódio de Zeus por ele tê-la tornado uma deusa sem importância, entrega aos espíritos somente tarefas impossíveis. Desse modo, nenhum espírito conseguiu nem conseguirá ressuscitar.

peter-pan-3.jpg

Peter Pan
O menino mágico que voa sem medo de envelhecer, mas não quer crescer. Peter Pan leva-nos aos gnomos e fadas comuns em histórias européias antigas. Esses “arquétipos”, como Jung deveria dizer, têm reaparecido na “mente coletiva” com grande freqüência, ou seja, Peter, visto pela ótica mítica do deus Pan, deus dos bosques, representa a natureza selvagem que habita dentro de cada um de nós.
Peter Pan toca sua flauta com nostalgia no filme de Hogan. Sem tristeza, porém. Afinal, ele só pode ter pensamentos felizes, pois só assim se pode voar.
Terra do Nunca, fadas, imaginação… fica de lição de casa para os sedentários assistir novamente ao desenho animado do Tio Disney.

Finalizando…
Os chifres sempre foram representações da luz, da sabedoria e do conhecimento entre os povos antigos. Portanto, como podemos perceber, desde tempos imemoráveis os chifres foram considerados símbolos de realeza, divindade, fartura, e não símbolos do mal como muitos associaram e ainda associam. O chifre sempre simbolizou a força de um animal, ou o poder de uma pessoa ou nação.
Podemos dizer, então, que o Deus, a Grande Mãe e o Deus Cornífero representam juntos as forças vitais do Universo Cornífero. É o mais alto símbolo de realeza, prosperidade, divindade, luz sabedoria e fartura. É o poder que fertiliza todas as coisas existentes na Terra.

Já as patas de bode sempre representaram o contato com a terra, a virilidade, a prosperidade e a fertilidade, próprias de quem trabalha no campo e não tem medo de galgar as montanhas do espírito em direção ao seu topo.

Pan representa a Árvore da vida, a liberdade do ser humano de desfrutar a natureza em paz e harmonia, de manter o contato com a divindade e a liberdade de pensamento. pan representa o sexo como fonte de prazer para o homem e a mulher, bem como uma maneira de se chegar ao estado divino sem a necessidade de “pedágios”.

E por esta razão, foi tão necessário para a Igreja transformá-lo no “adversário” e, através de séculos de terror e mentiras que ela mesma criava (e cria até hoje) para seus fiéis, estamos hoje com uma imagem totalmente deturpada da natureza e de seus deuses antigos.

Semana que vem: O Portador da Luz.

Forte Abraço.
PS: quem perdeu algum dos exercícios do Sefirat HaOmer, não desanime e comece novamente no Domingo, a partir da segunda semana.

  • Fellipe

    Tio Marcelo,
    Sou DeMolay e gosto muito de suas colunas, desde que começei a ler refleti sobre muitas coisas que nunca havia pensado antes.
    mas tenhu algumas dúvidas.
    1- voce sempre fala sobre deuses e Deus, poderia dizer que você é politeísta?(apesar de nao gostar de classificações). DIgo assim, tem uma hierarquia entre Deus(G.A.D.U) e os Deuses? essa idéia me confunde…
    2- Por que no textos ocultistas, os deuses estão relacionados apenas aos planetas mais famosos, sendo que existem muitos outros na galáxia? considerando que os antigos sabiam muito de astronomia nao podemos dizer que eles não sabiam… (minha opinião)
    só isso por enquanto!
    Grande ABRAÇO!

    • Rafael Mamede

      Cara,provavelmente os nomes dos planetas foram nomeados em tipo uma “homenagem” aos deuses romanos…

  • gabriel

    magnifico!

  • Draskler

    Muito explicativo esse post ,principalmente as coroas…

    Eu queria saber se as coroas de louro tbm representam chifres e se as faixas usadas por chefes de estado hoje em dia tbm tem algum significado.

  • Felipe Urban

    É realmente chocante, senão engraçada, a forma como diversas mitologias foram encobertas e massacradas pela mitologia católica. Diversos livros ortodoxos [inclusive alguns de economia] comentam a forma como a Igreja Católica modificou alguns métodos de manipulação do gado pra fazê-lo de forma mais eficaz ao longo dos tempos… Adoro a parte ‘histórica’ da sua coluna, DD, e espero ansiosamente por mais.

    Abraços fraternos~

  • Maurício

    Ae Marceleza!

    Assisti o documentário “Eram os Deuses Astronautas” e gostaria de perguntar:

    – Sobre os mapas secretos encontrados no Oriente no Século XVIII que estão no palácio Dobcabi em Stambul.
    Se observar os mapas ele consta não apenas desenhos de animais e barcos, como diz o narrador, mas também símbolos de Deuses,
    Hindus, Egípcios, Africanos. Notei uma figura na África que me pareceu com Selassié, um homem barbudo, de coroa, estou enganado
    ou é realmente isso?! Estes mapas designam áreas e responsabildiades para determinadas entidades?

    – Não lembro de nos artigos anteriores quando falava sobre pirâmides e outras construções/esculturas como os colossos de Páscoa ou
    os Obeliscos gigantes, terem mencionado sobre o poder de controlar a MANA. Acredito que realmente pode ter existido essa técnica.
    O que pode ter acontecido com essa doutrina?

  • osan

    muiiito bom texto marcelo paraabens novamente

  • Guto

    Caaara! Quanta informação! Eu queria ter tudo isso de informação tbm!
    Em quantos anos você acha que eu consigo ter todos estes estudos???
    Tenho 18…

  • Guilherme

    Parabéns DD.. Muito boa a coluna!
    Tenho uma dúvida. Qual é a história por trás do numero 666??

    Abraçosss!

    • alex mote

      Bem eu sou ceg,e nós acreditamos que o diabo foi aniquilado por Jesus na cruz.Hebreus 2:14;portanto ele ñ existe.E o 666 para nós é número de prosperidade,como diz em 1Reis 10:14 O peso de ouro que Salomão trazia anualmente era de 666 talentos de ouro;e número de sabedoria e de homem.Apocalipse 13:18 Aqui há sabedoria…número de um homem 666.E esse homem é:Jesus Cristo homem;como diz em 1Timóteo 2:5.VC é um abençoado!!!

  • preguiça

    Acho q esse foi o post da coluna mais mal escrito…
    quem são esses caras que você citou na parte do Tupan?
    informações repetidas no próprio texto.. outras que fala o inverso, mas isso deve ser da própria história, essa confusão.

    mas tá, melhor que não ter coluna! hiuehiehuha

  • aga

    Po. Tive a impreção que esta coluna foi feita com cortes e colagens. Geralmente você escreve com mais ‘pé no chão’.

    E bem, lucifer/prometeu apareceu diversas vezes em colunas passadas! Quanto mais melhor, suponho.

  • cleber borges

    Olá!

    Só para constar que estes seus posts mudaram minha visão sobre vários aspectos!

    Obrigado!

  • nossa…

    e é pq os livros estão encaixotados…

    ^^

  • Eduardo

    Tava aguardando essas colunas, realmente interessante saber o q a igreja, fazia(e faz), para acabar com as outras religiões, muito bom.

    Só uma coisa, quantas colunas vão ser sobre esse assunto?

  • Renato

    então, acharia bem melhor os textos se tivesse as fontes. nada pessoal, mas hoje em dia existe tanta informação errada que as vezes é bom cruzar.

  • peter pan

    muito bom !! marcelão , voce poderia falar sobre o anel atlante !? é baboseira do tipo luz violeta ?

  • Excelente post. Baphomet comanda! Ouvi dizer inclusive que ele entrou no Bope.

  • fernando

    e ai velho, é o seguinte…
    poderias fazer algumas ”teorias da conspiracao” a respeito da ”imunizacao racional”, ou melhor, universo em desencanto…
    se possivel serei grato, valeuu

  • Le Fou

    Deuses existem ?

  • Lucio

    Você nao me engana nao rapaz. Nao adianta vir falar que os livros estao encaixotados e por isso você nao tem como passar as referencias. Você NUNCA mencionou NENHUMA referencia seria. é tudo lenda que você constroi com seus amigos sei la aonde…peço a Deus ue um dia você tome juizo e pare te enganar tantas pessoas.

    • Arthur Souza

      ok,se quiser uma “referencia seria”que tal jogar no google? notei que disse peço a deus… então você é cristão.então saiba que seu deus não passa de outra maneira de tentar explicar o que não se sabia antes da ciencia.igual o que os gregos faziam.mas não importa se o mundo todo falar que deus não existe vocês sempre vão dizer: quem não acredita em deus vai pro inferno,ea unica diferença da criação cristã para a grega é a ignorância e regeição da ciencia e da verdade que os cristãos tem.e olha que seu deus não passa de uma copia modificada daos deuses gregos.e alem diço vocês disse que não havia nenhuma referencia seria neste texto,e quais as referencias serias da bíblia?

  • João

    A música 2112 do Rush tem alguma coisa a ver com o deus Pan?

  • Tom

    Que importa combater uma mitologia, se o meio utilizado é apenas outra, e de data e inspirações ainda mais obscuras? A última, o racionalismo absoluto, faz a mesma coisa. Já se vê, em oposição, o relativismo cultural formando o seu panteão. E segue a história…

    Iluminação não pode ser vingança. Não o foi nas palavras de “mensageiro” algum. Os princípios estão postos. Não se conseguir enxerga-los é apenas mais um deles.

    Abraços para todos.

  • Douglas

    Interessante saber da origem e significado
    dos chifres. Agora já posso fazer aquele famoso sinal de rock ou surf(hang loose) sem ficar com peso na conciência!

    Serei eu o primeiro!?!

  • Kentaro Mori

    Para o pessoal que reclamou das fontes, como o próprio Marcelo indicou, essa coluna é uma reprodução do texto de Wagner Costa, e o original (com indicação de fontes) pode ser visto em:
    http://blog.madras.com.br/2007/05/22/o-deus-pan/

    Vale notar que existem pessoas com “chifres” de verdade:
    http://www.ceticismoaberto.com/news/?p=1068

  • carlos

    como o ser humano gosta de ser complicado, cria mitos e lendas para ter o que fazer quando nao tem nada para fazer.CABEÇA PARADA OFICINA DO DIABO.

  • danilo plubin

    Uma crítica geral:
    Li alguns de seus textos e notei que você se refere às pessoas que não tem a mesma opinião que a sua como “gado”.
    Isso demonstra um trabalho de nível baixíssimo. Atitudes dignas de fanáticos, já que denuncia que és incapaz de debater, desrespeita idéias diferentes das tuas.
    O que é no mínimo uma contradição a tudo que prega.
    Não acredito em nada do que é escrito nesta coluna, e tenho todo o direito, nem por isso iria me referir ao autor de forma desrespeitosa apenas por este não compartilhar da mesma opinião que a minha.
    Eu acho lamentável, e me senti na obrigação de deixar aqui minha opinião.

    Mú.

  • Viví

    Olá a todos!
    ah eu tb acompanho os post e senti algo diferente dessa vez,algo como se duas pessoas tivessem postado,esta repetitivo e pouco sincronizado…
    Talvez o Marcelo tenha se cansado de nós hehehe
    Pô tiiiiiiiiiio q aconteceu heeein???

  • Osmoth

    tenho a impressão que muita gente vai entrar em depresão durante o Omer… pois é dificil se julgar e ver os proprios defeitos, só ficamos com a esperança de melhorar.
    PS: Chesed é extremamente dificil para os solteirões ainda bem que tá no fim ^^
    espero ancioso pela proxima coluna
    Abraços

  • Leo

    ate o termo demonio, na grecia, nao tinha o significado q tem hj

  • Daniel

    nossa, gostei muito da coluna hoje… mal posso esperar pela enciclopedia de mitologia… como anda o processo?
    sei que é chato bater na mesma tecla e que vc está sem tempo pra responder, mas gostaria mesmo de saber a relação sobre as 7 virtudes, os vicios capitais, alquimia, e as 7 primeiras esferas da cabala… andei pesquisando pela net, mas não consegui muita coisa, e tenho dificuldades em achar algo confiavel.
    obrigado, até mais.

  • Muito bom texto.

    Abraços

  • Guilherme

    Marcelo,
    fazendo um prognóstico do que ainda lha falta escrever, e considerando um post por semana, você tem uma idéia de quando você vai acabar de expor tudo o que você tem em mente até chegar nos dias de hoje?

    @MDD – Antes de 2012.

    Eu vejo mais uns 2 anos pelo menos!! Queria ter uma idéia.

  • vitor

    mto boa a coluna, também queria saber qual é a história por trás do 666? e queria que vc falasse mai sobre os desenhos da Disney (acho que com exemplos mas “atuais” fica mais facil para entender)

  • Royal

    Oiaaaa!! Eu lembro dele na Dragão Brasil, fazendo contos pra Vampiro: A Mascara e talz.. era fooooda *.*

  • Kalki

    Então quer dizer q os “deuses do olimpo” não gostam dos humanos e da sua inteligência. Ou seja… A possibilidade deles serem alcançados. Hum…
    Então vc ta me dizendo q os deuses não são realmente deuses, e q eles tem temor de q a humanidade chegue a um nivel superior ao deles e eles percam o controle e passem a ser subordinado?

    ayin -26? seria isso? Pan é [tambem] uns dos caminhos da arvore da vida?

    • Arthur Souza

      mais ou menos,os deuses eram deuses,o problema é os mortais que os deuses criaram para diversão. os deuses criaram o mundo mas viram que era chato e colocaram seres semelhantes a eles mas com sabedoria limitada,porem os titans rivais dos deuses incapazes de derrotar o deuses,se aproveitaram da criação dos deuses dando-lhes sabedoria que se a tal ponto chegaçe seriam os deuses,ou ate superior.
      o que me lembrou que a religião cristã diz que deus criou o homem sua própria semelhança.que foi literalmente roubado da religião grega.

  • thomaZ

    Chifres, causando polêmica…
    Tem o lado que está ligado a adultério, mas tbem tem o lado oculto muito sério, e é este que me interessa.

    Em relação às centenas de milhares de Chifres que aparecem no Apocalipse da Bíblia(dragões com 10 chifres, Feras com não sei quantos chifres na cabeça) estão representando o que?

    >Sobre a música do Rush, 2112, tem presente o nome Sirinx na seguinte estofe:

    “We are the Priests of the Temples of Syrinx
    Our great computers
    Fill the hallowed halls
    We are the Priests of the Temples of Syrinx
    All the gifts of life
    Are held within our walls”

    aliás, recomendo não só esta música do Rush, mas também todas que puderem ouvir, pois é um banda incrível, tanto no álbum 2112, quanto no Hemispheres e outros mais (prefiro fase hard/prog), e suas letras têm mts influências em temas ocultos.

    Bom, o post foi ótimo, isso sem os 800 livros… agora daqui a 15 ou 20 dias nem sei o que vai acontecer com que ler isso aqui, vai ser uma espécie de colapso coletivo de leitores huhu
    Curto mt os temas que vc posta DD, e principalmente a forma como escreve e interage com o povo.

    O diabo usa capote
    É Rock! É Toque! É Forte!

    Forte abraço!

  • Carlos

    E o povo vai atás das modinhas…. A atual é desacreditar que Cristo é o messias e que morreu pela humanidade. Nisso ninguém quer acrediar. O estranho é que agora, quase todo mundo aqui vai aplaudir lúcifer (o portador da “luz”!!!!!) só porque o autor dessa coluna diz que as religiões deturparam o coitadinho do diabo…
    ACORDA pessoal, tenham opniões próprias, pesquisem por sí mesmos e não aceitem opniões pré-fabricadas de qualquer um que leu uns livros por aí não. Afinal, se tudo é um mito, o que foi escrito nestas colunas também não é?
    “O diabo veio para matar, roubar e detruir [e é o pai da mentira], Cristo veio para que aqueles que Nele crescem não perecessem, mas possuíssem a vida eterna”

  • Rodrigo

    Bom, como sou evangélico e creio categoricamente na bíblia.. é até estranho dizer, porque é exatamente isso que o diabo quer que as pessoas pensem.. que ele é bonzinho.. que não faz nada de mau e infantilizando a sua imagem como forma de “gnomos” ou como o “dia das bruxas” e aliando suas obras a “coincidencias ou acasos” porque a biblia diz:

    “E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz. 2 Coríntios 11:14”

    (o satanas é astuto e sábio, e se transforma em qualquer coisa, pessoa, objeto, imagem, até em anjo, etc. enganando a humanidade e cegando-a do verdadeiro caminho)

    OLHA O FIM DO DIABO: (E DAS PESSOAS QUE FORAM ENGANADAS POR ELE:)

    “E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o Diabo, e Satanás, que engana todo o mundo; ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele. Apocalipse 12:9”

    “E o diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde está a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados para todo o sempre. Apocalipse 20:10”

    “Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos; Mateus 25:41”

    “19 Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia,
    20 Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias,
    21 Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus.”

    gente… ao meu ver não tem escapatoria.. a verdade está bem debaixo de nossos narizes e não enxergamos.. minha parte foi feita, está dado o recado!

    Abraço a todos!

    gosto muito desse blog!

  • As coisas estão começando a esquentar de verdade (na verdade já passou desse ponto, mas deixa pra lá)!

  • Albert Pike

    Alo DD e leitores do Teria da Conspiração,

    A linha de pensamento e a filosofia que os posts do senhor DD estão querendo passar se veem cada vez mais claras. A logica é simples:

    1- Primeiro se mostra as facetas do Jesus Historico que era um avatar que lutou em favor dos judeus pela libertacao de seu povo oprimido pelos romanos e bla, bla, bla, porém

    2- se começa a mostrar que Ele não seria nada divino, nem o filho de Deus. Se dá início a uma desconstrução gradativa da imagem divina de Jesus, do mistério da ressureição e de sua promessa de salvação. Se “mostra” com dados equivocados e informações sedutoras de que ele foi casado com Maria Madalena, que seu filho era o Rei Arthur, que ele não morreu na cruz e etc… Tudo muito bem armado para fazer sentido, com tom o tom de fantasia “harry Potter” que todo mundo adora.

    3- Depois se apresentam contos pagãos, referencias históricas de cultos de deuses antigos, “coincidências” e outros artifícios para se gerar uma atmosfera e uma comparação que parece ser válida e confirmar que todos os deuses pagãos foram transformados em demonio pela Igreja Catolica… E isso é uma GRANDE MENTIRA…Um ABSURDO desmentido pela história.

    Quem conhece um pouco da Bíblia ja aprendeu que quando YHWH se apresentou a Moises, nesse momento se terminou o culto a todas as divindades falsas e a todos os falsos profetas. YHVH provou ser o unico Deus, cumprindo sua promessa de libertar o seu povo do Egito, que foi abalado pelas pragas.

    Para você essa história também foi deturpada pela Igreja??? Os judeus deixariam ter seus escritos simplesmente alterados pelos católicos e nunca guardaram sua propria versao da Torá?? Oras, me poupe dessa historia mal costurada sobre deturpação de textos. Isso sim é teoria da conspiração e somente um tolo para acreditar que tantos documentos históricos, em mãos de judeus, pudessem ter seu conteúdo alterado.

    O Deus dos judeus, que também é o dos cristãos se revelou a seu povo, o libertou do cativeiro, lançou pragas sobre seus oponentes e PROIBIU a adoração de outros “deuses” por parte do povo escolhido… Então, já que você gosta de mencionar palavras da bíblia quando te convém, que tal explicar aos leitores como foi que tambem os judeus, povo escolhido, demonizaram todos esses “deuses” que você mencionou?

    Basta pegar a Torá (as escrituras dos judeus) para confirmar isso. Não precisa ser a Biblia Catolica ou Evengélica. Mas imagino que dos judeus você só goste mesmo da Kabalah, porque te convém.

    4- Para finalizar o discurso lógico, se conclui que tudo é uma grande manipulação da Igreja para que o povo seja dominado pelo medo de algo que nao existe; ou seja, o Diabo.

    É DD, trata-se de um discurso muito bem armado, mas que não cola. Não cola porque te digo que o maior feito do “pai da mentira”, “do adversario” é se fingir de morto, ou de que não existe. A ele é conveniente que o “gado” pense que não exista.

    Esse discurso também não cola por um motivo muito simples: Posts atrás (Perguntas e Respostas: o Natal e o Papa – 23 de Janeiro) você afirma que o Sr. Edir Macedo é Maçon e que executa sua missão muito melhor que você mesmo.

    Que missão?: DESTRUIR a Igreja Católica (e por consequencia todas as igrejas cristãs). E o Sr. Edir Macedo, como Maçon, faz isso as custas de milhares de inocentes que são usados como marionetes para o unico fim de destruir a Igreja.

    Como você espera que confiemos em uma ordem, seita, filosofia ou seja lá o que for cujo objetivo principal é DESTRUIR uma Igreja, ou uma religião???
    Se seu objetivo é destruí-la, farão e dirão qualquer mentira ou inventarão qualquer história para confundir as pessoas, porque elas são gado e merecem se enganadas.
    Não é mesmo Sr. DD???

    Quem será o mais mentiroso? Sr. DD e os Maçons ou o Papa e a Igreja?

    Sr. DD… A Igreja Catolica e Evangelicas são feitas de homens que por natureza erram. E erram muito. Mas seu objetivo não está centrado na destruição das pessoas como o Sr. vem pregado desde que defendeu Edir Macedo e declarou que o objetivo da Maçonaria é destruir a Igreja Cristã.

    Sr. DD, a mensagem de Cristo é simples, e foi enviada ao “gado”. Através dela, todo o povo de Deus tem acesso ao mistério da vida, morte e ressurreição de Cristo. Temos um acesso especial ao mistério, porque Deus, o Verbo, se fez carne nEle que é Jesus de Nazaré. Ele se fez visível a nós e operou milagres e levou consigo nossos pecados e vergonhas.
    Jesus Cristo foi a ultima oferenda de sangue, e seu sentido é exatamente o mesmo do texto mencionado pelo Sr. nesse mesmo post:

    “Quanto ao bode sobre o qual caiu a sorte para Azazel, será colocado vivo diante de Iahweh para fazer com ele o rito de expiação, a fim de ser enviado a Azazel, no deserto. ( …) Aarão porá ambas as mãos sobre a cabeça do bode e confessará sobre ele todas as faltas dos filhos de Israel, todas as suas transgressões e todos os seus pecados.”
    Jesus executou para nós rito máximo de Expiação para nos salvar. Ele deu a sua vida por nós.

    Os enemigos de Jesus costumam dizer que isso é uma mentira, que o sangue de um avatar nunca iria espiar nossos pecados. Mas os mentirosos são vocês.
    Se o sangue de um mísero cabrito pode ser usado em um rito de expiação, que diremos do Sangue de Cristo?

    E ele disse que seu reino é dos humildes e pobres de espírito.
    Já a proposta da Maçonaria é usar peões e cobaias, confundir o gado, desconstruir a imagem de Jesus com o fim de destruir a Igreja Cristã.

    Aos que se sentem seduzidos por uma proposta como essa, dou meus pesames e me sinto tristemente chocado. Mas saibam que, mesmo dentro da Maçonaria, há gado que merece ser enganado. Há uma entidade por trás dessa maçonaria pública, formada de homens “livres de pensamento” que é bem mais obscura e que engana seus próprios fraters.

    Albert Pike foi a principal cabeça por trás dessa maçonaria. Alguem que ajudou a traçar o caminho que o mundo deveria seguir até o estabelecimento de uma Nova Ordem Mundial.
    Srs Leitores, eu os convido que busquem e pesquisem sobre Albert Pike e a verdade por trás da Maçonaria.

    Graça e Paz
    Albert Pike.

  • Eduardo

    Parabéns DD…Nós agradecemos!!!

  • duda

    Cara acho muito estranho o que voce escreve,CARA O DIABO E BOM?PO VELHO VIRA SATANISTA OU VAI ME DIZER QUE ELES SO FAZEM BEM?
    Moro na america e nao fico lendo livros,livro escreve quem que acredita quem le e se quiser,hoje eu escrevo isso amanha escrevo aquilo e complicado basear um estudo tao profundo como voce diz fazer basendo se em livros ,muitas vezes de decadas passadas.
    Muita coisa ja se descobriu,muita coisa ja mudou.
    Achoque voce nao pode chamar os outros de criancas afinal voce tambem e uma,bobo quem acredita no que voce escreve ,nao vai buscar a verdade.
    Nao estou defendendo nenhuma religiao aqui,meu ponto de vista e baixa a bola que fazer resumo de livro e colocar em um meio onde a maioria e ignorante e nao tem um minimo de informacao nao faz de vc um genio,baixa a bola,menos batista.
    E como aquele velho ditadoque ja dizia em terra de cego quem tem um olho e rei,entao a TODOS que leem e pensam que tudo aqui e verdade,CUIDADO todos oso 800 livros que esse CRIANCA tem muito s ja devem ter sidos desprovados a mais de 10 anos assim como foi Lucy,o monstro do lago ness,os elos perdidos que ate hoje nao encontraram nenhum de nenhuma especie,abraco e informacao e importante mais vinda de quem sabe usar.

  • terugo

    aqui o/

    até mais

  • Rodrigo

    Muito do que escreve só vem ratificar algumas vertentes do meu pensamento. Vi que um sobrinho, fez algumas perguntas a vc, gostaria de saber, baseado no textos que li de vossa lavra, o que GADU significa para vc. TFA

  • Excelente!
    É incrível como tudo fica bem claro, as referências com diversas culturas e tudo o mais é extremamente bem aplicado.
    Muito bom mesmo, continue com o ótimo trabalho que tem feito.
    Abraço.

  • Eduardo

    Troque “Cristianismo” por “Catolicismo Romano”, pois todas as mistificações a respeito das religiões “naturais” ou pagãs foram feitas pela Igreja Romana e não pelo Cristo. O resto do texto está legal, meio truncado e com algumas interpretações forçadas. A acusação do mal uso da imagem do Exu nos terreiros é pretensiosa e arrogantes, você exige um “purismo” parecido ao que a Santa Madre Igreja exigia, só falta você erguer os cadafalsos e arrumar as fogueiras.

    @MDD – vc está correto. O texto original não era meu, mas agora dei uma revisada para ficar alinhado com a idéia da coluna. Quando ao Exú, vou fazer um post sobre ele mais pra frente, quando terminar algumas coisas bem bacanas que estou estudando sobre origens e ritualística do Candomblé e Umbanda.

  • Victor

    Achei mto massa o esclarecimento de cada imagens q para quem não conhecem acham q tudo eh diabo e tudo eh “mal”
    Mas devo discordar na parte q diz q os católicos consideram o sexo como ato de luxuria,pois oq dizem é um ato sagrado,desde q feito do jeito certo(esse jeito certo pra mim eh diferente,pra eles eh depois do casamento,pra mim qdo se tem amor)

    @MDD – eu estou falando de sexo antes do casamento e com fins de obtenção de prazer e iluminação, que é considerado um pecado SIm. O jeito “certo” é apenas uma convenção da Igreja…

  • Diogo Vilela

    Fala Marcelo.. blz??

    Bem.. acho q vc esqueceu de falar sobre PANGEA!! =D

    Sei q é relativo falar sobre esses assuntos… cada um tem uma opiniao diferente..
    Eu acho não tem problema e é correto vc colocar suas ideias e opinioes por aki… e tbm acho mais correto ainda todos virem aki ver o q vc tem a dizer… pois todos os q aki vem já não se podem ser chamados de “gados” pois estes estão buscando alguma informação a mais, a acrescentar…

    Ninguem tem certeza absoluta de nada… nem vc e nem a igreja e nem a ciência… certeza 100% acho improvavel alguem ter… por isso a gente especula e ver quais são as chances de o q cada um diz ser verdade…

    se alguem me disser o que a biblia é td verdade… eu até concordo… sou Cristão…. porém a biblia é uma união de interpretações… para q eu veja a verdade a parti de mim mesmo… eu preciso ir diretamente a fonte…. no idioma original e tirar minhas próprias conclusões sobre ela…. nao devemos tirar conclusões sobre opiniões dos outros… devemos pensar e analisar, ver se é lógico o q o autor do livro diz ou ñ é… isso é o q é ter senso crítico…

    além disso… uma coisa q a biblia nao diz é sobre o universo, as estrelas, os planetas, o infinito…. porem eu ainda sei q DEUS controla todo o universo…

    creio q cada religião ou crença tenta explicar o trabalho de DEUS sobre a nossa Terra…. e não apenas atuando sobre o hj… a Terra tem minhões de anos… e universo nem sabemos qtos anos tem… e se alguem souber a resposta me diz qual foi o procedimento para o calculo porque eu acho q está mentindo… a ciencia tem calculos aproximados.. e q acreditam q sejam verdadeiros… mas nao absolutos….

    Eu mesmo acredito q DEUS é a união do bem e do mal… dos opostos, até porque se ele é onipotente, ele tem q ter controle sobre isso…. e ele nos deu o livre arbítrio… seja por Adão e Eva ou por Pandora… o importante é q nos foi dado consciência… algo q só foi dado a nós… e não ao macaco.. ao leão.. ao elefante… apenas aos homo sapiens sapiens…. e a partir disso evoluimos… e hj já estamos criando economia mais estáveis (apesar desse problema com déficit estadunidense, q ao meu modo de ver é proposital), criando metodos de politica de governo, de controle sobre as pessoas, de melhorar o desempenho humano nos esportes, de sermos “maquinas” perfeitas, estamos mandando robos para outros planetas, estamos criando consiência sobre a vida eterna, sobre pós-morte… td isso pq nos foi dado o livre-arbítrio… e cabe a cada um saber o q faz e aprender e ser um ser humano melhor, com mais conhecimento, sabedoria e amor.

  • então…
    qdo levamos um chifre e passamos a nos questionar ‘deeeosss, onde errei?’ é uma forma de aprendizado e auto-conhecimento?! 😀

    ^^

  • anjoforte

    O assunto é polemico. Marcelo gosto do seu desempenho e força de vontade, mas é o momento de usar outros engregoras deuses não existem (eram apenas “pessoas que adquiriram mais poder que os outros e ficaram idolatras , o poder corrompe “deformidades de poder” e foram combatidas).
    Vou postar no orkut (no teoria da conspiração)a explicação
    pela visão da conspiração olha lá.

  • Valney

    Então ser corno não é de todo ruim o/

    [mode piadinha infame off]

  • marcio

    Tem uma coisa interessante nisso tudo: coerência não é condição suficiente para a verdade. Os textos podem até se basear em fatos, mas as inferências que são feitas apartir da assossiação de determinados fatos, por mais interessante que possam ser, podem não passar de meras probabilidades – muitas vezes até criadas com uma grande dose de imaginação. Nada contra.
    Digo isso apenas pra gente manter uma certa distância e não sair tomando qualquer abordagem interessante como verdadeira e ponto, só porque soa coerente. Pra dizer a verdade, até simpatizo com as colunas, e inclusive gostaria de aproveitar para pedir para que sejam incluídas as referências bibliográficas no fim dos textos. Abração.

  • Júlio César

    Por uma acaso é por isso que os antigos vickings usavam chapéis com chifres e é por isso que os hindus consideram as vacas sagradas?

  • thibas

    não captei se o que o Tom escrveu foi uma crítica ou não, mas falou bonito…

    e thahy, qqer simples experiência, como atravessar a rua, é uma forma de aprendizado e auto-conhecimento, mas aposto que vc já sabia disso rs…

    abraços a todos

  • Bia

    DD,
    Muito bom o texto, mas tem uma coisa que eu não entendi. A Pandora não foi mandada para levar a desgraça aos homens? Porque então Zeus a puniu por abrir o recipiente? Gostaria que você escrevesse um post sobre os mitos que colocam a mulher como a causadora da perdição, a origem do mal, etc.
    Abraço.

  • MarK

    Interessante o post, depois vou procurar mais informacoes sobre isso =)

  • Pqp kra.. vaca não tem chifre.. ¬¬

  • Kojak, O guelo

    E o pessoal continua a negar a propria culpa nisso tudo

    O ser humano é fraco, ambicioso e manipulador. TODOS, sem exeção. Tentamos impor nossas vontade aos outros sem ver nossos proprios defeitos. E quando erramos, colocamos culpa no proximo. Se não tem proximo… A moda agora é culpa o diabo, assim como foi culpar os judeus, comunistas, gays ou o pais vizinho.

    Há uma explicação para toda essa “conhecidencia”? Mesmo sob distancias enormes e sem contato algum, mitologias, crenças e habitos são padronisados!

    Vc vai fazer um post sobre projeção astral?? Não sou o unico que se enteressa pelo assunto!

    Ultima:
    DD, já sofreu alguma ameaça de morte ou algo parecido??

  • Caramba, estou me divertindo muito com os comentários, hahahaha! Claro, respeito total pela crença de todo mundo, mas o modo como alguns a externalizam me diverte.
    Minha passagem só de ida pro inferno já tá carimbada há um bom tempo, bom então conhecer meu futuro senhorio! :p

    (Na verdade, não acredito no demo nem no inferno, e faz um tempo já que pensava nesses deuses que foram demonizados. Muito bom ver tudo sistematizado aqui).

  • Parabéns pelo conhecimento.Adimiro quem não tem preguiça de estudar.Tenho lido as últimas colunas sobre, chacras, ocultismo,história e igreja católica.Você poderia indicar livros sobre esses assuntos?

  • Tio, já que não existe o “Demônio”, então como pode ser explicadas as seitas satanistas? Elas tem algum fundamento?

    @MDD – vamos chegar nos “satanistas de orkut” em breve… também falarei sobre “seitas satanicas”, “sacrificios de virgens”, “sacrificio de bebês”, “anticristo”, “baphomet”, “666”, “asas de morcego e patas de aranha”, “exú sete-facadas” e todo o folclore católico/evangélico nos próximos posts

  • Bolis

    ahuauauhauauh….tem gente precisando ler o texto umas dez vezes…..

    Quanto aos livros teve alguém ai que disse que não é mentira, é verdade eu conversei com ele algum tempo atrás ele esta de mudança….tem gente que gosta de procurar pelo em ovo.

    ai ai……eu fico abismado com algumas coisas……vai orar por vc mesmo vai….

    Aplaudir Lucifer…. -.-“….alguém viu Lúcifer como demônio na biblia….

    Ou será que é vc que está indo com o que te mefiam na cabeça ao invés de procurar e entender.

    O texto foi baseado em outras culturas e os Significados que deram atualmente as coisas…Agora vão falar mal até das outras culturas aconstumados com esse American Way of life e seu mundinho Cristão…

    QUando tem gente que fala que é sem Religião tem pessoas que ja te trata de forma diferente como se fosse imoral…como se não pudese ter opinião próprio com o fenomeno Deus que é uma coisa que não é explicável e uma coisa de cada um e suas experiências.

    DEUS É UM …..ALBERT PIKE….O MEU DEUS DA UMBANDA É O MESO QUE O SEU, QUE O JUDEU, QUE O ESPIRITA, QUE O DO CANDOMBLÉ E ETC.
    NÃO IMPORTA DENOMIÇÃO QUE VC DÊ A ELE OU NÃO, VAI CONTINUAR SENDO UNO E O MESMO PARA TODOS.

    verdade por trás da Maçonaria…ahuahuahuahua….vo fik queito né Primo que postou lá em cima e pra Tio DD.
    o próprio Jesus disse não Jogue pérolas aos porcos. (eles preferem lavagem)…peferem que os outros pensem por eles. Procuram saber apenas de um aldo da história. Ficma presos a um degrau da escada (quando acham algo que os acomoda ficam parados ali ao invés de evoluir)

    >>>Não esqueçi é que o povo gosta de jogar tudo nas costas do Diabo, do Capeta, precisam de alguma muleta se a tirarem vão ver uqe são elas as culpadas pelos seus erros a as porcarias(pra não falar outra coisa) que acontecem em suas vidas.<<<

    se não gostou vai embora.

    O que eu gosto dessa coluna é o fato dela me fazer pensar e buscaro sobre assuntos, já até ajudou em um “”trabalho”” que estava fazendo sobre um simbolo. E o que DD postou estava completamente alinhado com o que tinha conseguido em diversos sites, livros…

    Axé.

  • não só o texto, boris… mas como TODAS as colunas anteriores…
    eh-leh-leh…

  • luiz

    Primeiro quero parabenizar por uma coluna dedicada ao deuses córnicos, tão associados à figura do anticritsto (interessante como as pessoas esquecem que o próprio Cristo é mostrado como um bode de 7 chifres no Apocalipse de São João ). Aqui vai um link com a história do rei Midas, associado tanto à Dionísio quanto à Pan: http://www.brasilescola.com/mitologia/midas.htm
    Uma super lição de como ceder à busca pelo poder desenfredo (material ou não ) traz graves consequências. E teus exercícios do Omer buscam justamente a busca pelo equilíbrio!

  • Albert Pike

    Bolis!!!

    Quanto nervosismo! Até me manda embora!!

    Meu querido, eu não sei se o seu deus é o mesmo que o meu. Eu só sei que meu Deus é YHWH, o mesmo que se revelou ou povo judeu e o libertou do Egito. O seu qual é? Ele se revelou? Ele tem nome? Ele deixou ensinamentos?

    Não faço a mínina idéia de porque ficou nervosinho com minhas contribuições, porque elas são muito claras: Meu Deus é YHWH e o da Maçonaria é Lucifer.

    Até agora nem DD, nem algum primo ou sobrinho ou frater ou o que seja desmentiu ou confirmou… Simplesmente defenderam a imagem de Lucifer.

    Estou esperando até agora que eles se revelem e falem claramente que o tal Arquiteto do Universo é Lucifer.

    Abraço, Paz e Axé
    Albert Pike.

  • luiz

    Olá! tentei postar agora pouco mas deu pau no PC, logo, espero que não fique post duplicado.
    Quero primeiro parabenizar o Marcelo Del Debbio pelo ótimo conteúdo da ccluna dedicada aos deuses córnicos. Em segundo aqui vai um link com muito conteúdo de mitologia em linguagem simplificada, em destaque coloco a história do rei Midas, associado tanto à Dionísio quanto ao deus Pan.http://www.brasilescola.com/mitologia/midas.htm
    Interessante como essa história permanece com um conteúdo tão profundo e atual sobre as trágicas consequências da busca desordenada por poder ( seja materia quando Midas falou com Dionísio ou prestígio divino quando interagiu com Pan) após tantos milênios.

  • Thai

    excelente.
    mas gostaria de ter as respostas das minhas perguntas nas colunas anteriores se possível.
    =D

  • Kk

    Oi Marcelo,

    Tenho uma coisa para comentar. Não sei se você ignorou para poder caber o essencial no texto ou se vai comentar depois. Se puder comentar no próximo post, fale sobre o tridente do diabo que é Pasyupatta Astra de Shiva e o tridente de Poseidon, e a cauda de boi que se eu não me engano veio de Baal.
    E porque a Igreja subverteu estes símbolos de força … que isso eu ainda não ganhei.

  • Márcio Melo

    Olá, del Debbio e leitores da coluna! 🙂

    “#
    Lucio disse:

    Você nao me engana nao rapaz. Nao adianta vir falar que os livros estao encaixotados e por isso você nao tem como passar as referencias. Você NUNCA mencionou NENHUMA referencia seria. é tudo lenda que você constroi com seus amigos sei la aonde…peço a Deus ue um dia você tome juizo e pare te enganar tantas pessoas.”

    @ Leia as colunas anteriores e encontrará uma lista razoavelmente grande de livros de referência ^^

    “#
    duda disse:

    (…)
    Acho que voce nao pode chamar os outros de criancas afinal voce tambem e uma,bobo quem acredita no que voce escreve ,nao vai buscar a verdade.
    (…)”

    @Se você tivesse lido as colunas e comentários anteriores, entenderia pq ele começa toda coluna com um “Olá, crianças” ¬¬

    “#
    … disse:

    Pqp kra.. vaca não tem chifre.. ¬¬”

    @ Você já viu uma vaca na sua frente? o.O

    “>Não esqueçi é que o povo gosta de jogar tudo nas costas do Diabo, do Capeta, precisam de alguma muleta se a tirarem vão ver uqe são elas as culpadas pelos seus erros a as porcarias(pra não falar outra coisa) que acontecem em suas vidas.<”

    “O pastor vive dizendo que o culpado é o Satanás/que que eu tenho a ver com isso eu não fiz nada de mais!” – By Hermes e Renato XD

    Aquele “Albert Pike” tá parecendo o Pe. Quevedo no Super Pop: “ISSO É MENTIIIRAAA ò.ó”

    UAuhauahauhaua

    Parabéns pela coluna! 😀

    Abraço a todos o/

  • Fly

    MDD

    fico à espera da próxima coluna em que vais falar do Lúcifer.

    Entretanto vou eu falar de um outro portador da luz que anda neste momento a passear pelo mundo, refiro-me à chama olímpica essa moda reintroduzida pelos nazis nas olimpíadas de 1936 em que o presidente do Comité Organizador dos Jogos Olímpicos de Berlim propôs que a chama fosse acesa na Grécia e transportada para Berlim, numa tocha, por atletas que se revezariam durante o trajecto.

    Quem governa o mundo adora este tipo de simbologia, mostrar ao povo quem é que realmente está no poder, só vê quem quer os símbolos estão à nossa frente diariamente e em todo o lado.

    Já agora deixo este link para a história do satanismo:

    http://www.scribd.com/word/full/2086655?access_key=key-xmq2sz8u0xnf2on7swd

    e este:

    http://www.scribd.com

    onde podem ler muitos livros sobre diversos temas ou fazer upload de PDF, word, etc.

    abraço

  • Gabriel Bagre

    @Albert Pike

    Rapaz, se o Sr tivesse lido toda a coluna do Marcelo, saberia o que significa essa passagem.
    Mas não, não tem nada a ver com cultuar falsos Deuses…

  • TH13

    É bom ver que por mais que ocmentário não saia, ele é lido…

    Quero co-autoria ou mérito revisional, Marcelo!

  • hahaha

    Pois é, o problema do pessoal com o tal diabo é justo esse como disse o amigo ali de cima : as pessoas precisam de uma muleta,um bode-espiatorio (literalmente lol),de
    alguem ou algo pra atribuirem a culpa e se safarem de si proprias, não admitem que erram e muito como é da pobre natureza humana,preferem atribuirem a culpa ou ao menos parte dela convenientemente ao diabo .Assuma seus proprios erros P***@ !!!
    Se vc rouba ,não eh pq o diabo te faz roubar é pq vc é tem a natureza de um safado de um ladrão !!! Esse raciocinio se aplica aos demais e inumeros erros que todos nos cometemos,erramos pq somos asim !! Assuma seus erros, seja homem (ou mulher) xD. Abraços a todos .

  • rodrigo rauta

    Fala Titio!
    Vc disse que os chifres eram sinais de sabedoria e poder, mas nunca vi nenhuma figura ou representação de um deus da mitologia grega , por exemplo, com chifres. Tipo, Athena, nunca nenhuma figura dela com chifres ou algo semelhante..nem Zeus e o Proprio hermes!To enganado? ou será que isso foi omitido “de própósito”??
    Abraços!

    • Arthur Souza

      diretamente realmente não ha,porem cada deus tem seu animal sagrado e estes sim vario sao ou podem ser representados por chifres

  • nilson

    muita gente aqui fica falando sobre o não culto a outros deuses, somente ao único Deus e tudo mais, mas ninguém parou pra pensar que mesmo os Maçons vêm Deus como o grande Arquiteto…. se pensarmos bem na verdade o que as civilizações antigas e suas mitologias continham não eram Deuses e sim pessoas que atingiram a Iluminação …. não sei se isso que eu penso está certo, queria saber do DD se isso é realmente certo ou estou ficando confuso demais e ta na hora de apertar o Reset e começar tudo de novo ?
    Se isso é certo então hoje em dia os “Herois” ou “Gênios”que temos são como esses “Deuses” pois de alguma forma chegaram a um nível de iluminação que no mínimo é mais dificil de se atingir …..
    Posso ter falado muita abobrinha aqui e não estou criticando ningém, somente expondo minha opinião.

    Obrigado

    Paz

  • Paulo Kruger

    rodrigo, veja se eles não portam algo na cabeça. Hermes é representado com um capaceet alado. seria uma alegria, uma referência?

    Paulo
    por favor, gente! não confundam Deus, criador do universo, com as egrégoras nomeadas “Deuses”!

    • Arthur Souza

      vai se fuder,as mesmas provas que você tem do seu deus ou gregos tinham dos deles.ambos foram criados para explicar o desconhecido.quando você chama sua crença de correta você chama a do “proximo” como errada. e se você seguiçe sua crença você não deveri amar o próximo?desrespeitar um crente de outra religião não é amalo.e dizer que uma crença esta errada é desrespeitala sim

  • duardooooo

    sou cristão e gosto muito do blog…….e definitivamente prefiro não entrar em qualquer conflito de crenças…..

    cada um cada um ……

  • Valney

    cuidado com as críticas hoje, pessoal… pelo menos deixem o amanhã chegar o/

  • mdr1982

    MDD, qual é a relação entre os pes de bode e o fato de algumas pessoas nao comerem carne de animais que possuem casco fendido (como o porco) ???

    @MDD – Nenhuma relação:
    Os pés de bode de Pan/bode estão relacionados com a escalada da montanha espiritual. Simbolicamente, a ascensão do espírito é representada por uma montanha íngreme e de difícil acesso (repare nas lendas onde os sábios e eremitas estão SEMPRE no topo de uma montanha). As patas de bode representam a determinação, o “nunca desistir”, a força que nos impulsiona jornada acima.
    Já o não comer carne de porco está relacionado com a evolução do animal. Quanto mais evoluído o animal, a ingestão de sua carne traz mais problemas para exercícios espirituais.

  • Sepher Maha-Deva

    Mesmo na biblia, no apocalipse, as bestas (reinos) são representadas com chifres, simbolos de grande poder, não simbolos do mal propriamente dito (talvez o mal esteja no modo de mal utilizados).

    Ei, o pessoal lá de cima não gostaria de acabar com a Igreja Católica, acaba sendo uma mal necessário é melhor do que se não existice nada. (Prova disso, nos bastidores, é que os Guardiães Exus evitaram um atentado no Vaticano, que não ocorreu no 11 de setembro.

    Interessante também como entra o Dragão no apocalipse…(os banidos do planeta capella, O Imperio dos Dragões, resposáveis pelo nazismo e a segunda guerra mundial…gostaria de ver esse tópico por aqui também, outras fontes além dos livros umbandistas de Robson Pinheiro)

  • Malk

    Tenho que escrever:

    1-Falar em respeitar as outras crenças e comentar um texto só para ser contrário não faz sentido. Este texto está aí, assim como livros estão nas livrarias, ler quem quer acredita quem quer.

    2- Falaram em pesquisar melhor antes de falar, falaram em traçar sua própria crença e não sair acreditando nos outros. Não acredito em ele ter inventado esse texto, até porque já tinha conhecimento sobre grande parte dos assuntos aqui tratados, então sim, provavelmente houve pesquisa. Agora você pesquisou onde além de na palavra de um padre/pastor e na bíblia?

    3-Na bíblia diz “Não acreditem no demônio”. Você viu o Lula dizendo para votarem no Serra? Se alguém quer ser escutado, acreditado e respeitado por conhecer o Amarelo, tambem conheça o Azul,o Vermelho e suas misturas, assim poderá argumentar sem ser chato e pretensioso.

    Desclpem qualquer coisa!!!

  • The V3n0m

    Salve DD,

    Que a igreja romana, “modificou” varias religiões isso é fato, tudo bem até acredito que algumas figuras viraram o tal demônio (anti-cristo).

    Mas não podemos de forma alguma dizer que todo o mal vem somente de nós, vc mesmo já “disse” que espíritos de pessoas que já morreram, ajudam ou atrapalham a nossa vida

    Agora olhando na Kabbalah, o que vc me diz dos Anjos e Gênios do Mal. Cada pessoa tem o seu Anjo e “Demônio” ao seu lado ?

    Um abraço fraternal,

    The V3n0m .’.

  • MGF

    Simplesmente a cada coluna, abrindo mais a mente para novas e verdadeiras possibilidades.

  • RODRIGO

    MDD,

    Algumas coisas não entendo,
    Pelo o que eu entendi vc acredita que existiu de fato um Jesus só que as lições dele tinham um significado oculto mais profundo que foi propositalmente deturpado pela igreja católica para domínio sobre os homens. até aí blz…

    Falando sobre “demônios” seja essa definição a deturpada pela igreja ou não, você cita seres que são até hoje invocados por algumas religiões….

    eles existem ? só não entendo uma coisa, quer dizer que existiu de fato um Jesus e ele passou ensinamentos que levam a “iluminação” “vida eterna” etc, e esse mesmo jesus em algumas passagens condena algumas praticas relativas a feitiçaria, bruxaria, adivinhações etc… e até cita a palavra demonio.. dando uma conotação do mal…

    por que esse Jesus condenava a feitiçaria e dava aos demonios uma conotação negativa sendo que eles não eram “tão ruins” assim….vamos supor que esses “demonios” que jesus cita sejam alegorias a sentimentos ruins que nos mesmos produzimos até aí blz…mas então porque religiões usam essas conotações até hoje ? é alegorica ou é real ?AHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHH

  • Gustavo Dourado

    E ai Tio Marcelo!
    Otima coluna, a principio me deu um certo receio em olhar as gravuras e tudo mais, me deu certo “medo”, mas depois de ler ficou melhor. Tio, seguinte, e quanto a pergunta que fizzes-te sobre se Deus e onipresente e sendo a reposta sim o que seria o diabo? O que leva elas a crer que o diabo exista mesmo, alem da deformação da igreja catolica? E com os acontecimentos que sempre relacionam ao mesmo? Tipo isso foi obra do tal e etc. Como explicar por exemplo a separação a traição, como todos catolicos expreção, que o diabo vem para destruir e abalar os relacionamentos, que o que entre as familias a desunião, irmão matando pai ser tudo relacionado ao diabo e ao fim do mundo? Como justificar isso sem ser obra do diabo? Meio confuso não? Não sei nem como explicar a minha mãe por exemplo se eu chegar a ela e disser que ele não existe ela vai me encher de historias e acontecimentos ligados ao dito cujo mencionando. O senhor vai explicar alguma coisa sobre a Disney? Mensagens subliminares nos filmes? E sobre mensagens sublimiranes, o senhor podeira dar uma explicação, ja li a respeito e gostaria de ter uma explicação sua pro que acontece e quem usa mais esses tipos de mensagens e para que fins.
    Otima coluna!!!
    Grande abraço!

  • thibas

    “diabo é a própria sombra que o homem vê quando vira as costas para a luz”

  • Andries

    hehehe vai nessa…
    hehehe…

  • Caros,
    É preciso ter bom senso e entender que existe uma resposta para cada pergunta.
    A representação de demônio pode sim ter sido deturpada pela igreja, assim como a imagem de Jesus é usada como escárnio hoje em dia por descrentes, afinal, o diabo é tudo aquilo avesso ao conceito de bom da igreja. E o conceito de bom da igreja priva sim pelo comedido sexualmente, pelo comportamento sóbrio, humilde e bondoso. Logo; chifres, rabos pontiagudos e tridentes fazem medo em quem tem como conceito de bom o conceito cristão. Se vamos condenar a igreja católica por isso vamos condenar também os filmes de terror por transformar espiritismo em assombração. Pra citar as religiões afro brasileiras, as quais respeito e já fiz parte, peço que estudem a relação entre os orixás no panteão desta religião, vocês vão ver a diferença clara entre o terreno e o divino. O Marcelo, não explica pq o orixá por ele citado como incompreendido foi colocado como guardador das portas. É fácil omitir.

    O demônio mora sim nas atitudes de cada um, é renegando o bem que colocamos as trevas no trono. Porém (e bota porém nisso!) isso não quer dizer que o demônio não seja uma entidade, um ser necessário para nossa evolução , mas que não deve ser encarado como PARTE DE CADA UM nem irremediável. Aliás, ao meu ver, não existe bem e mal como muitos defendem. Existem atitudes que nos aproximam de Deus e atitudes que nos afastam de Deus, logo, existem seres que nos afastam e seres que nos aproximam de Deus. É claro que esse discernimento é algo que exige limpeza de atos e sentimentos, pois só assim podemos entender o que é o amor verdadeiro.

    Resumindo, o diabo tentou Jesus e foi enxotado por Ele e seus profetas muitas vezes, ele pode não ter chifre e rabo (e geralmente não tem, pois deve ser atraente) mas não quer dizer que por isso seja gente boa:

    A Bíblia diz em Tiago 4:7 “Sujeitai-vos, pois, a Deus; mas resisti ao Diabo, e ele fugirá de vós.”

    Efésios 6:12 “Pois não é contra carne e sangue que temos que lutar, mas sim contra os principados, contra as potestades, conta os príncipes do mundo destas trevas, contra as hostes espirituais da iniqüidade nas regiões celestes.”

    Como disse algumas vezes aqui nos comentários; acho a coluna ótima pois diverte e informa, é quase um D. Brown semanal! porém, não levem tudo a sério nem muito menos transformem essas palavras em sua religião. Considerar tudo isso é encher a cabeça de abobrinha que na hora do vamo vê não serve pra nada! Jesus disse: “Muito já vos foi revelado”… Quando você ler essa coluna pense: Eu consigo ao menos ser uma pessoa boa pra mim, meus parentes e amigos? Se a resposta for “ainda não!” leia a bíblia ou procure sua religião (seja qual for) e acabou! Tudo que vc precisa está na bíblia ! se fosse do contrário vos seria revelado.

    O caminho é MUITO SIMPLES, o problema é que muita gente vai querer te distrair com fórmulas secretas.

    Ps.:
    Sobre porco;
    “Já o não comer carne de porco está relacionado com a evolução do animal. Quanto mais evoluído o animal, a ingestão de sua carne traz mais problemas para exercícios espirituais.”

    É por isso que digo que Jesus tem a resposta pras suas perguntas: “NÃO IMPORTA O QUE ENTRA PELA BOCA MAS O QUE SAI DELA”

    Com amor,

    Pedro Padilha

  • thibas

    @Albert Pike

    eu não sei se vc já viu as coisas desse ponto de vista, mas não poderíamos chamar de falsos deuses, por exemplo, o dinheiro, o poder, ou a “beleza” (no sentido de “aparência”)?

    abraços a todos

  • Igor P

    “Abraço, Paz e Axé
    Albert Pike.”

    Alguem que termina seu texto com “axé” merece ser empalado
    auhauhauhuahuahuhauhuahuhauhau

  • Sr. Madruga

    MDD

    vc já viu, presenciou, ou tem certeza de alguma coisa que comprove, ou chegue perto de provar, a existência de algum ente superior/criador, que não seja relativo a lendas/probabilidades? Não acreditar em nada esta sendo mto complicado.

    Mesmo se não, agradeço a atenção

  • Tiryx

    Eu nasci num território lindo! Florestas e diversas belezas naturais!! Os gringos de bosta chegaram a uns 508 anos atrás com essas historinhas bestas!! Estou fartoooooooo!!!!!

  • mdr1982

    MDD, obrigado pela resposta à pergunta anterior. qualquer dia desses faça um post sobre estes detalhes, como esta evolução do animal que voce citou, sobre a carne de porco, etc, achamos importante e interessante. Valeu.

  • mario

    sobre o numero 666 tbm?????

    sobre as treze familias que regem o mundo?????
    qual treinamento eu preciso para poder ter telecinese, psicosinesi, sei la o nome, o poder do xavier????????????

    o stephem haupkins, é ocultista? e sobre a teoria dele de que tudo é feito de som, ela bate perfeitamente com as primeiras colunas qunado vc falava de vibrações e frequencias que as pessoas emitem ?

    vc ja ouviu falar do software I-DOZER???? qual sua opinião sobre?????

  • Ricardo Vidar

    Uma grande arma da religião cristã, principalmente evangélica, é conseguir formar pessoas intransigentes, que não conseguem aceitar nada que não seja a doutrina dada pelo papa/bispo

  • Valney

    @mario
    hmm… esse tipo de coisa não se aprende… [de certa forma] nasce-se com

  • Padre Judas

    O problema, Pike, é que não dá para discutir sobre a Bíblia como se este fosse um livro único, porque ele não é. É uma coletânea de textos escritos por autores diferentes em épocas e locais diferentes (Canaã, Egito, Babilônia, Grécia, Roma…). Isso vale principalmente para os livros do Velho Testamento. Agora, podemos debater livros específicos, como o Gênesis, o Exôdo, Daniel, etc. Evitando ligar uns aos outros, pois se for feito assim, ficará totalmente desconexo.

    Ao mesmo tempo, é necessário estudar outras fontes e realizar comparações. Não se pode estudar o Gênese sem ler Gilgamesh, épico babilônico que serviu de base para o primeiro. Não se poder ler sobre os Dez Mandamentos sem estudar Hammurabi, rei mesopotâmico cujas leis serviram de base para as tais tábuas (e para toda a jurisprudência da região nos períodos imediatamente posteriores).

    Se for feito assim, o modo correto, então tudo bem. Todo o resto é invenção, fantasia.

    Paz.

  • Sepher Maha-Deva

    1611119

    Ei “The V3n0m”, o mal esta em nós mesmo e vem de nós. Os espíritos atrapalham, mas esta situação de Wagner Borges define bem porque os espíritos dos desencarnados (ou de seres muito piores) vem nos atormentar “As sombras de fora, SEMPRE buscam as sombras de dentro.
    Esse é o problema das religiões, sempre querendo culpar algo que vem de fora, quando o certo era trabalhar com o de dentro. Quanto mais na luz nos dirigimos, mas os defeitos são evidentes e contrastantes. Para um bom entendimento sobre os ataques dos desencarnados(e seres que não encarnam a milênios), sugiro o ótimo livro de Robson Pinheiro, Legião – Um olhar sobre o reino das sombras.

    mario sobre I-dozer, procure o ótimo trabalho de Robert Allan Monroe, com o The Monroe Institute e o uso de frequências para estados alterados de consciência, ou me manda um e-mail, [email protected], utilizo esse sistema faz 7 anos.

    Outra coisa, o medo é contagiante. O diabo é uma ótimo argumento para se conseguir fieis. Certas igrejas evangélicas se ouve mais se falar em Diabo do que Deus….pq será?

  • BOLIS

    MANTENNHA SUA MENTE ABERTA MAS NÃO DEIXE SEU CÉREBRO CAIR.

    Agora vc criou mais de um Deus disse que meu Deus pode ser diferente do seu como que isso pode se existe apenas um. O meu é o mesmo que o seu, meu Deus esta em mim assim como esta em vc.
    Deus precisa se revelar, Deus precisa fazer propaganda pensei que Deus pera uma interior e não meterial….Que Deus deixou ensinamentos não vi ainda, só vi INTERPRETAÇÕES da palavra de alguém que se dizia ser filho de Deus (e eu e vc tb não somos filhos de Deus)

    “Meu Deus é YHWH e o da Maçonaria é Lucifer”
    auhauhahuahua….nesses pontos que a gente enxerga quem sabe o que ta falando ou não……O Albert Pike verdadeiro e suas polêmicas.

    Blz, como Sobrinho e um cara bastante curioso quando ligado a maçonaria te digo que o Deus da Maçonaria é G.’.A.’.D.’.U.’. (Grande Arquiteto do Universo), agora me fale quem pode ser o Grande Arquiteto, é Lúcifer é?!(agora vc vem me passar as palavras do Tio Pike pra nós, palavras uqe os próprios maçons acham polêmicas e que alimentam os detratores), O nome grande arquiteto foi escolhido justamente como na Maçonaria coagem e interagem as diferentes religiões para que não contraposse nenhuma é um nome que serve a todos e tb ligado a um lado da Maçonaria.

    e mais uma cois “Anjos” Caidos somos nós.
    No momento que saimos da virgindade e “descemos” para o “lado” do univeros no qual reinava a matéria para demonstrarmos nossas afinidades nos tornamos caidos. Avisados por Deus que o único destino da matéria era a Destruição viemos mesmo assim e então Deus tem de fazer algumas mudanças para que conseguissemos isso nos relacionando com ammatéria e criando a possibilidade de evoluir.

    Vamos edificar nosso EU SOU G.A.

    Albert eu tento usar da lógica e da racionalidade, eu não saio acreditando em tudo que escuto e leio. Quando leio essa coluna primeiro eu analiso com os conhecimentos que possuo e depis vou procurar em lugares que confio outros pontos de vista sobre o assunto. E ai eu tiro minha “conclusão”.

    Namastê (“meu deus interior sauda o seu”).

    Gostaria que vc fosse a Comunidade da Coluna lá poderemos DEBATER melhor.
    Num to nervoso só expus minhas idéis de uma forma aberta, do jeito que veio a cabeça. xP
    Desculpa ai se foi rude d+. =/

    Boa Noite a todos.

  • P.Rouco

    Aiai, Albert… Eu já tinha respondido a questão da Ísis, mas sumiu na pala do S&H. Andei meio sem tempo, daí não rerespondi ponto por ponto seu comentário lá na outra. E, afinal de contas, achei que no fim pode ser desperdício de energia. MAAS… vamos lá.

    Até que ponto há realmente o fim da virgindade quando o cabra tá morto e o falo é “de ouro”? E… incesto é um tabu da NOSSA sociedade, não era na dos egípcios.. e mesmo que fosse… incesto é uma coisa tão terrível entre DEUSES?

    Bom lembrar também que há incesto na Bíblia, também, hehe!

    Albert, você pesquisou mesmo sobre Jahbulon? 😉

    E… vai ser um looooongo caminho até o colunista falar sobre a Goécia.

  • P.Rouco

    @Valney
    seerá?

  • @thibas

    Sim meu amigo, o dinheiro e a luxúria por exemplo são falsos deuses. Mas nas passagens bíblicas os seguidores de Deus se referem a deuses como Baal por exemplo. Na época, como hoje, existiam muitos deuses da moda… como esse deus que esta coluna quer te vender.

    Busque Baal na bíblia (ou pergunte pro Google 😉 ) e você vai entender melhor.

    Com amor,

    Pedro Padilha

  • Rafael Nobrega

    Em primeiro lugar parabéns DD.

    Em segundo Albert Pike adoro seus comentários, esbanja translucides de alguém que não quer simplesmente divergir e sim abrir novas opiniões.

    Adoro essa coluna acompanho desde o inicio, mas não tenho muito pique para comentar, já que, na maioria das vezes sempre tem alguém com o único intuito de te apedrejar.

    Não acredito em Deus, e sempre que exponho isso entre minha família, me fuzilam com olhares (mais não me importo hehehe). Adoro a coluna do DD,sempre gostei manter a mente irrigada, e o mérito dele de postar as bibliográficas não pode ser tomado por pessoas que não acompanham a coluna desde o começo (seus preguiçosos XD).

    PS: DD poderia postar alguma coisa sobre os maias? (sei que não tem muito haver com o tema abordado agora), vi um documentário no The History Channel chamado:
    Decoding The Past (Decifrando o Passado), exatamente sobre os maias. E o que achei legal é o Calendário deles é 4 segundos mais exato que o nosso atual, e é composto na verdade por três calendários juntos e mais um especial que denominava os acontecimentos de tempos divididos de 20 em 20 anos que foi criado por malam balam (acho que é assim a escrita)e dado esses fatos, seguindo o calendário maia e o de malam balam cogita-se que o mundo “acabaria” em 21/12/2012, até ai tudo bem, mais o que me intrigou foi que nessa data acontecerá um fenómeno raro que ocorre à cada 26 mil anos chamado precessão. (pelo que lembro do documentário é o alinhamento do eixo dos principais planetas inclusive Terra e a aproximação do sol ao centro da Via Láctea, segundo os maias que causaria grandes danos ao planeta)
    link com informação: http://astro.if.ufrgs.br/fordif/node8.htm

  • Bolis

    Albert Pike se vc entrar la no BLog do Editor lá tem uma explicação do Deus “da Maçonaria” que vc tanto pergunta.

    “Conheça-te a ti mesmo e conhecerás os deuses e o Universo”
    “Eu e o Pai Somos Um”

    Nos dirigimos e invocamos o Senhor dos Mundos ou Soberano Árbitro dos Mundos como o Grande Arquiteto do Universo…o Gênio construtor do Universo.

    Na verdade não importa qual o nome que se dá a Deus. …

    ^^^^
    Parte inicial do texto do Blog….quando vc entrar lá vai ver uma foto muito bonita logo abaixo do texto sobre Deus….ahuauhauhahua

  • Rafael Nobrega

    Lembrei aonde tinha visto:
    site do Haznos:
    http://haznos.blogspot.com/

    link do post:
    http://www.haznosblog.kit.net/2008/maias/

    Até Mais.

  • Felipe

    claro q essa formas q dão ao capeta e talz, é influencia da igreja para atemorar os fieis, exemplo, todo grande ditador vem em forma d bonzim e faz td mundo acreditar nele, c o demônio(o mal, o lado negro da força, e talz) ficassem com forma humana ele não viria com forma assustadora, viria em forma de um cara bonto, boa pinta, ou uma mulher elegante, bonita e charmosa.
    esse negócio d cara de bode, 10 chifes com 10 coroas, voz d tempestade é pra bota medo na galera.
    mudando d assunto:
    gostei muito do seu post das pirâmides, no filme 10,000A.C. fala disso, q os atlântes contruiram ela com escravos e mamutes, axei bem bolada a idéia!
    vc assistiu??? c naum assista, mt bom a história!!!!
    Vlw até a próxima!!!!

  • Douglas

    Como de costume, parabéns DD, as colunas continuam muito boas e abrangentes

    Albert Pike e Pedro Pdilha, acho interessante o seu interesse em discutir mesmo que seja embutido de preconceitos gritantes (ou vc vai dizer que seus comentários não desprezam o ocultismo e a maçonaria, aliás vc deve ter um problema grave contra a maçonaria pq eu não entendo tanto ódio). No entanto Pike, minha intenção é tentar questionar esta tua fé cega em um “documento” que como bem disse o Padre Judas, nada mais é que uma coletânea ao longo de um tempo em uma vasta região. Tudo bem, isso não é argumento suficiente pra contestar a veracidade, mas já serve para qualquer um se questionar sobre outros aspectos do seu conteúdo ou vc vai dizer que é criacionista? (se sim, vc acredita em um baita caso de “sexo familiar”).

    Concordo plenamente que pode-se tirar vários ensinamentos sábios da bíblia, assim como de outros livros sagrados, mas é no mínimo estranho acreditar em um Deus que chama determinado povo de escolhido em detrimento de outros (igualdade?).Por isso, é necessário bom senso e não fanatismo ao ler a bíblia, mas não é esse o interesse das igrejas (católica + evangélhica) porque pra elas é muito mais fácil mencionar um monstro terrível que irá possuir quem quer que não siga sua doutrina (e por acaso ele tem um tridente igual ao de Poseidôn). Se vc acredita tanto que o misticismo leva o povo ao “inferno”, o que seria do destino de alguém que nasceu na Índia e foi uma pessoa nobre, honrada, tentou alcançar o auto-conhecimento e tratou o próximo como queria ser tratado, mas sempre foi ocultista e nunca teve contato com a “verdadeira religião”(entenda como cristianismo)?

    Você não acha que acreditar em um Grande Arquiteto, Pai Celestial, a Deusa ou qualquer que seja o(s) ser(es) superior(es) representa apenas uma visão de mundo? E o que deve ser o fator que determina se devemos ser abençoados ou punidos (evoluir ou não) é a atitude daquele que está em julgamento, ou seja, como nos comportamos diantede nossas provações?

    Ah, não lembro de nenhum DeMolay, maçom, rosacruz ou quem quer que seja mencionar a superioridade de Lúcifer perante Deus, por favor cite essa referência.

    Que o Pai Celestial ilumine a todos nós

  • Douglas

    Ah, Sr. Pike caso continue acreditando que o ocultismo é manchado de sentimentos impuros e demoníacos, dá só uma olhada no que o perverso Marcelo DelDebbio, o corruptor de mentes desprevenidas, passou como exercíco de auto-conhecimento para nós:

    o Sephirat Haômer

    http://www.sedentario.org/colunas/teoria-da-conspiracao/sefirat-ha-omer-parte-1-5108/

    http://www.sedentario.org/colunas/teoria-da-conspiracao/sefirat-ha-omer-partes-2-e-3-5216/

    Por favor comente depois, gostaria de saber sua opinião a respeito.

  • Albert Pike

    Caros Pedro Padilha e e Rafael,

    Muito Obrigado pelas palavras encorajantes, as tomarei como combustível para alimentar o meu empenho em esclarecer os fatos brumosos ou mal contados que possa encontrar nessas colunas.

    Bolis, apesar de tudo obrigado pelas explicações simples e diretas a respeito da maçonaria. Estou seguro que tenha escolhido este caminho embuido de boas intenções. Eu segui outro caminho.

    Eu queria fazer uma referencia especial às palavras do Pedro Padilha que, com muito amor e respeito, soube expor seu ponto de vista de uma maneira brilhante e comovente. Pedro, eu gostaria de ter o dom da mansidão para poder explicar melhor meus pontos de vista. Mas cada um dá o que tem. Continue sempre assim!

    Ora, nosso querido amigo Padilha, muito inspiradamente, diz que temos que ser humildes para promover o amor. E a grande verdade que presenciamos, desde o Jardim do Éden até os dias de hoje, é que o homem em sua ignorância e soberba pensa em tomar o lugar de Deus. A historia de Satanás, Belial, ou Lucifer, não importa como o chamem, é repetida a cada dia pela huminadade. Satanás, ou Satanail, se rebelou contra Deus… Ele queria ser Deus e queria tomar o seu lugar. Os erros de Satanás foram a soberba, a cobiça, o ciume…

    Não satisfeito com isso, voltou todo o seu ódio contra Deus, contra o mundo e suas criações, principalmente a humanidade. Com isso tentou a Adão e Eva a “comerem” do conhecimento do Bem e do Mal sob o pretexto de que seriam iguais a Deus. Fez com que a humanidade padecesse sob o mesmo pecado e engano cometidos por ele…

    Hoje vivemos em todas as instancias de nossa vida, um repeteco do pecado da soberba porque nos cremos Deuses. E é justamente o que prega esta coluna, junto com toda a corrente filosófica gnósica: deus não existe, deus é um principio criador que está dentro de você, você pode procurar seu deus interior e ser seu próprio deus.

    De quem vem esse ensinamento?? Do mesmo personagem que ensinou esse tipo de coisa a Adao e a Eva… Vem da serpente, vem do adversário, vem daquele que quer que você substitua a Deus…

    Pensem nisso.

    Graça e Paz,
    Albert Pike.

  • P.Rouco

    Que grand-finale, Albert Pike! Um comentário cheio de preocupação com essas pessoas desviadas, cheio de agradecimentos e amor! É realmente bom notar que ainda existem pessoas compreensivas que não saem julgando com preconceito outras culturas, usando o próprio sistema moral para analisar outros paradigmas. Realmente tá em falta buscadores da verdade dessa espécie, que não são donos dela e, por isso, não correm o mundo em proselitismo.
    Só cometeu um pequeno desvio, quem prega a corrente gnóstica, de acordo com alguns evangelhos (todos apócrifos, uma pena) é Nosso Senhor Jesus Cristo, redentor do pecado original, Caminho para o Pai e Cordeiro da Paz.
    Mas errinhos todos nós cometemos.

    Tá ligado no Céu, tá ligado na Terra, ;D
    Rouco

  • Alicia

    Albert,

    Primeiramente gostaria de dizer que leio essa coluna por lazer, não acredito nem desacredito do que esta escrito aqui, apenas acho as idéias interessantes. Mas gostaria de te perguntar uma coisa:

    Quanto à questão da destruição da Igreja que você citou, se bem me lembro a intenção era a destruição da igreja CATOLICA, não da igreja cristã. E pelo que entendi no texto, quem busca essa destruição não seria a maçonaria, mas sim os Templários. Confesso que não faço a minima ideia de quem sejam os templarios (realmente mal tenho tempo de ler essa coluna nos momentos livres, quanto mais fazer pesquisas paralelas). Se um templario necessariamente for um maçom, ou se templario é coisa ficticia (como ja disse, eu não sei) ignore tudo que eu disse.

  • os coments estão virando uma coluna à parte.

    gostaria de saber do Albert qual é a sua visão sobre o ‘Adversário’, o ‘Inimigo’… qual é a sua função, afinal.

    E, principalmente … repetindo as letrinhas do marcelo: “Quando pergunto a qualquer pessoa se Deus é onipresente, onisciente e onipotente, e elas normalmente respondem que sim, concluo com a seguinte pergunta: Então, quem é o Diabo?”

    Aguardo a resposta 😉

  • TH13

    Malk,

    sobre o conhecer o outro lado – citando o exemplo do Grande Molusco – é o ponto que tem me preocupado nas colunas do MDD. Ele não sabe contra o que está se opondo, ele próprio fixa-se no senso comum – o mesmo senso comum que é criticado por vários ocomentadores aqui que utilizam-se dele para julgar o conteúdo da coluna.

    @MDD – Desculpe, mas, ao contrário de você, eu tenho total conhecimento, tanto sobre o contra o que estou me opondo quanto exatamente o ponto onde quero chegar. Não confunda os comentários feitos pelas pessoas que postam no blog com os MEUS posts.

    “Conhece teu inimigo como a ti mesmo”. Tá faltando conhecimento do inimigo, na minha opinião.

    Aliás, falando em deconhecimento: alguém falou que cristo teria 7 chifres no apocalipse… meu,aonde está isso? Só achei o dragão com 7 cabeças e 10 chifres…

  • Sepher Maha-Deva

    Mais uma coisa, a comunidade do Teoria da Conspiração é somente no orkut?
    Poderia se utilizar outros sites…yahoo groups, google groups…
    Afinal, na minha empresa mesmo o orkut é bloqueado. Fora muita gente que não usa.

    (Sou novo aqui no blog, nunca soube desse lado do marcelo nas epocas que jogava RPG, e olha que sempre “gostei do assunto”.

  • X

    @ Albert Pike

    “…Expondo a verdade, exponho também aos inimigos da verdade…”

    vc se acha detentor da verdade???, mais humildade por favor…

  • Rodrigo

    Nossa quanto EGO, quanta arrogância!!!
    Cheio de donos da “verdade”…. que verdade ? a sua verdade só serve para você!! a sua “verdade” foi construída baseada no tipo de vida que você levou, no tipo de ensinamento que você recebeu ou teve acesso!! aí vc pensou…analisou….e adotou uma “verdade” que inclusive pode mudar !!!
    o teu vizinho pode ter sido exposto a outro tipo de ensinamento, e a verdade dele é sincera tb !! e quem vai julga-lo é qualquer coisa…qualquer pessoa, menos você !! você nao tem esse direito, DEUS dá livre arbitrio para cada um pensar…decidir e levar a vida que quiser…quem é você para julgar condenar…ou falar a “verdade” para outra pessoa ?
    querer ficar agredindo ou impondo a sua verdade para uma outra pessoa não faz o menor sentido e é totalmente inútil, ambos vão lutar até a morte se preciso (e lutam…e morrem até hoje nas “guerras santas”) e essa luta será totalmente inútil.

    Ninguem aqui acompanha a história ? o que vamos fazer daqui a pouco, sair em “cruzadas” impondo a verdade de cristo ? matando…estuprando e roubando os hereges ? vamos queimar os ocultistas nas fogueiras pq eles adoram o demo ? vamos perseguir o muçulmanos ? os judeus ? vamos “Converter” os nossos índios ?

    cuidado com suas atitudes e com o seu modo de pensar, cuidado com a intolerância…cuidado com o preconceito estamos todos no mesmo barco o caminho é a união e respeito mútuo e não continuar com essa postura que a própria história mostra que NÃO funciona.

    É bem mais lógico…racional…humano, expor educadamente o seu ponto de vista, saber respeitar a opinião alheia, ouvir mais as pessoas…questionar, mas questionar com educação, com respeito debater os temas e cada um tirar as suas proprias conclusões.

    paixxxx

  • lembrei de uma maxima: ‘quando pedro fala de joão, sei mais sobre pedro do que de joão’ – freud

    preciso compreender ainda se alguns comentarios são ‘ataques’ à coluna escrita, ou ao autor…

    como temos acesso somente aos textos, creio que é imprudente um ataque diretivo sobre a crença ou ‘objetivos encobertos’ do autor da coluna.

    imprudente pois só temos as letras e o conhecimento advindo da leitura.

    como podemos portanto divagar sobre as crenças do autor? Se esta é velada somente à propria pessoa?

    Pq manifestar-se através de coments? Pq não colocam links de locais na web onde podemos ler o que pensam, de que forma vivenciam suas verdades?!

    vamos lá pessoas… respeito e discernimento, por favor ^^

  • Tiryx

    Então…
    Eu sinto a maior necessidade do povo se encontrar e cair nas ondas do auto-conhecimento, agora!!
    Só que neguinho fica discutindo de moisés e esses bixos das antigas… De escrituras velhas, etc… A Terra tá irada com os homo sapiens e nego fica discutindo escrituras?? Isso não tem mais valor, já passou, o que importa é o agora! Todas as coisas no Universo são nossos professores. O ambiente a nossa volta tem muito o que ensinar sobre nós mesmos.
    Eu não consigo entender essa bitolação com bíblia, torá, etc… É tudo livro antigo, coisas de outras épocas, outros povos…
    Bt fé de uma terrinha pra plantar o próprio rango pra ficar longe dessas propagandas que só querem mais gente pra suas organizações que chupam energias da gente!
    É perca de tempo ficar falando desses livros modificados nesses anos todos!
    Prefiro os posts sobre os chakras, por exemplo, JÁ QUE DESDE A ESCOLA NINGUÉM NUNCA ME FALOU DELES.
    Tava tão bom aqui no Bresil antes dos gringos chegarem com essas historinhas!!! =D
    “Todas as religiões são usadas…” – Zietgeist

    Religareeeeee!!!! Vamo aêêê!!!! Não precisamos de Moisés, nem de Jesus, nem de Igrejas e Templos!! Só precisamos de nós mesmos!!!!
    Viva nossa casa!! Viva a TERRAAAAAAAAAAAAAAAAAA!!!!!!!!!!!!

  • Maurício

    Todo mundo perguntando de sacrifício talecoisa, satanismo.
    O mundo é uma faca de dois legumes.

    Tudo que está acima é igual ao que está abaixo.

    Os rituais e sacrifícios servem apenas para despertar um sentimento, aflorar a coisa!

    Em Apocalypto, Tio Mel Gibson mostrou como Shakemol fazia isso utilizando os corações como sacrifício…Qualquer coisa que mecha com a emoção, fluídos corporais facilitam esses tipos de rituais, a única diferença é:

    Serão essas práticas utilizadas para o bem ou para o mal?

    É hipocrisia achar que não existe o mal, ou que o malígno é coisa da cabeça…Se você acredita em Deus, Jesus, Buda, Jah, Krishna, Gandhi, a próxima certeza que você tem que ter é que o oposto deles existem, agora a quem você vai seguir é problema seu!

    De qualquer forma, oque vale é o efeito bumerangue, tudo é vai e volta!

    “Já disse o Avatar mais notado de nossa esfera: ‘Faça com os outros apenas aquilo que gostaria que fizessem contigo'”

    Jah Bless!

  • Douglas

    Rodrigo, concordo com você em relação à essa “verdade”, justamente por isso, considero inapropriada a reinvidicação dessa “verdade” por alguns. E com certeza não é necessário o surgimento de agressões, apenas argumentções.

    Albert, gostaria de saber se é possível que você responda os outros argumentos que eu apresentei e não apenas os que lhe interessam. E recomendo também que analise a função e em que consiste o Sephirat…..espero que lhe seja proveitoso.

  • Bolívar

    Aonde existe a fé cega e absoluta, que alguém leve a dúvida.

  • thibas

    “[…]E há pessoas tolas que tentam analisar um mito, dissecá-lo e dizer: ‘Isso é um mito, não é verdade’. Elas analisam e dissecam, fazem uma cicurgia no mito e, então, dizem ‘isso é um mito, não é História’. Mas ninguém jamais disse que mito é História. E o mito não pode ser dissecado, porque ele é simplesmente simbólico. è exatamente como se houvesse um marco na estrada com uma seta, e na seta estivesse escrito ‘Déli’, e você dissecasse a pedra, dissecasse a seta, a tinta, a química e tudo o mais e, depois, dissesse: ‘Algum estúpido fez isso – não há Déli nenhuma aqui!’.
    Mitos são marcos, setas indicando o desconhecido. Elas não são a meta, simplesmente a indicam.[…]”
    Osho

    “defensores da verdade”, há muitos posts atrás o DD escrveu:
    “Preocupem-se em estudar, ler muito, desenvolver sua imaginação e sua concentração, serem pessoas honestas, honradas, com ética e que façam diferença na vida das pessoas ao seu redor. Pratiquem o autoconhecimento, trabalhem a sua pedra bruta, transformem o chumbo do seu ego no ouro da essência, sejam os donos dos seus destinos. O resto são detalhes…”

    se é isso que um “seguidor do diabo” prega, anotem ai, eu tbm sou um deles…

    abraços a todos

  • Tamba

    Coitado do Albert Pike, ainda não se deu conta de que Deus e o Diabo são dos lados da mesma moeda. Aliás se Deus é Onipresente, Oniciente etc, etc, etc..e é o criador de tudo, o Diabo só pode ser uma alegoria criada com alguma intenção de se encabrestar alguém, não?

    Marcelo, parabéns pelos posts, mas infelizmente você está pagando o preço por da pérolas aos porcos. Pega leve!

    Abs

  • Valney

    @P.Rouco
    Boa pergunta.

    Não sou detentor desse conhecimento.

    Se souber, diz ai @[email protected]

  • Albert Pike

    Alice,

    A Ordem dos Templarios nao existe mais, porém seus reminiscentes franceses, diz a historia, foram à Escocia e se juntaram a Robert de Bruce (sim o mesmo retratato em Brave Heart) em sua luta contra os ingleses pela independencia da Escocia. Ali na escócia se juntaram aos grupos Maçônicos dando origem à maçonaria do Rito Escocês, que é a que possui maior representatividade hoje em dia.
    Ou seja Alice, os Maçons sao herdeiros dos Templarios e nao é à toa que uma de suas ordens, destinada a jovens, se chama De Molay (em referencia a Jacques De Molay, lider dos cavaleiros templários).

    Graça e Paz,
    Albert Pike

  • thibas

    @Maurício

    não acredito que exista o mal…
    existe o bem…e a falta dele
    pode parecer a mesma coisa, mas não é…

    vo tentar por em palavras:
    o ‘mal’ não tem existência própria. o ‘mal’ está quando o bem não está.
    a analogia com a luz e a escuridão pode ser feita…a escuridão não existe, somente a luz, e a falta dela…por exemplo, se temos um quarto iluminado, não podemos trazer a escuridão para o quarto, mas podemos retirar a luz…e o contrário é verdadeiro…se temos um quarto escuro, não podemos retirar a escuridão do quarto, mas podemos trazer a luz…luz e escuridão são a mesma coisa…a escuridão é um relativo da luz…a luz é um absoluto e o resto (inclusive a escuridão) são relativos da luz…assim como o bem e o mal são a mesma coisa…o mal é um relativo do bem…o bem é absoluto e todo resto (inclusive o mal) é um relativo do bem

    as pessoas não são más, apenas não reconheceram o bem AINDA.

    abraços a todos

  • thibas

    e só pra completar…qdo a luz do quarto escuro que há dentro de nós acende, não apaga mais, só fica cada vez mais intensa…
    uns estão no escuro ainda, outros na penumbra, outros já conseguem ver bem melhor…
    então qdo alguém que vc acreditava ver bem faz algo que somente um cego faria é pq a pessoa nunca chegou a enxergar de fato, pq a luz nunca enfraquece…

    abraços a todos

  • TH13

    Bom, já que não deve ser postado nem os anteriores – o primeiro perdeu o sentido – nem, provavelmente, esse, a questão dos quatro braços é a referência ao seu desconhecimento sobre o Banquete, de Platão, que eu acho perigoso para quem está escrevendo sobre mitologia:

    Pt – Homens e mulheres de 4 braços, 4 pernas nas lendas gregas… não me lembro de ter visto essa lenda em lugar nenhum. Se você está falando do hermafrodita (filho de Hermes e Afrodite), ele tinha 2 braços e duas pernas… (Update – Alex Camilo Neto disse que pode ser encontrado no texto “O Banquete“, de Platão). (@MDD – Perguntas e Respostas – Quem tem medo do zeitgeist? – em 20.12.2007)

    Acho quer também dá para puxar quando você falou que abrir egrégora é um termo equivocado, que seria “abrir os trabalhos de uma egrégora”. Só que você usa essa expressão:

    Abrindo e Fechando as Egrégoras/ E qual a importância de fechar uma Egrégora?/ Aprendendo a fechar as Egrégoras (@MDD – qual o coletivo de pensamento – em 28.11.2007)

    Por fim, se tudo é alegorico no antigo testamento (como afirmado por você em 14.04) o dilúvio do trecho abaixo seria uma inspiração para uma alegoria ou a narração de um fato – dilúvio que provocou a perda das civilizações antigas, salvo a arca. Porque se o Dilúvio é a narração de um fato seguida de uma alegoria, daí não, não dá para dizer que é tudo alegórico:

    O segundo, de menores proporções, atingiu a Terra aproximadamente em 3150 AC e foi o responsável pelas lendas de Dilúvio da Mesopotâmia e da bíblia. (@MDD – Pirâmides – Parte IV – em 26.09.2007)

    @MDD _ concordo contigo. Realmente, o BARCO e os Animais e todo aquele lance de um casal apenas sobrevivendo é que é alegórico. Os Dilúvios (inundações) realmente ocorreram. falha minha.

    Vou esclarecer o que eu faço aqui: eu nunca, NUNCA, vou apontar incorreções no conteúdo ocultista ou conspiratório, porque você está divulgando segundo foi ensinado e permitido para. Mas vou apontar sim, sempre que eu achar relevante, incorreções no conteúdo profano e incoerências nas suas próprias alegações.

  • Fernando Danchou

    aiai, faz tempo q eu não posto um comentário
    esse post realmente tá dando o q falar hein?
    pena q os temas sobre magia não renderam tantos comentários
    eu prefiro não entrar na discussão, cada um segue o caminho q achar melhor e q estiver pronto para seguir…

  • miro

    Muito bom o post…

  • Jp

    Eu procurei pela internet alguns livros que parecem abordar de uma forma mais séria alguns assuntos que o você aborda. Gostaria de saber se você os conhece ou se ao menos sabe se vale a pena estuda-los. Todos eles estão no http://www.portaldetonando.com.br

    Charles Vega Parucker – Hermes Trismegisto – Ensinamentos Herméticos
    Ricardo Lindemann – A ciencia da astrologia e as escolas de mistérios
    Franz Bardon – Magia Pratica
    Ricardo Di Bernardi – Dos Faraós à Fisica Quântica

    Os livros da doutrina espírita eu já conheço e como você já os tinha recomendado acabei não citando.

    Obrigado.

  • matrix?
    rola ou num rola uma trilogia de post?

  • Albert Pike

    Thahy,

    Mil desculpas por nao responder antes. É muito dificil conciliar o trabalho, com essa leitura e responder a todos. Mesmo aos que me chamam de egocêntrico e arrogante.

    Thahy, meu conceito sobre o demônio é muito simples e vem da tradiçao oral do povo hebreu e vem da Bibilia. O demonio Satanas é um anjo caído, dizem que foi o primeiro anjo criado por Deus de tamanha beleza e enorme grandeza. Diz a tradiçao que esse anjo se corrompeu, de ser tao belo e poderoso, que quis para si o trono do Altíssimo.

    Assim, respondo por partes e me baseio na Biblia e outros livros (que menciono):

    1- Quem é Satanás? Lemos em Apocalipse 12:7-9 “Então houve guerra no céu: Miguel e os seus anjos batalhavam contra o dragão. E o dragão e os seus anjos batalhavam, mas não prevaleceram, nem mais o seu lugar se achou no céu. E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, que se chama o Diabo e Satanás, que engana todo o mundo; foi precipitado na terra, e os seus anjos foram precipitados com ele.”

    2- Como era Satanás (Satanail) antes de se corromper? Em Ezequiel 28:15 “Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que em ti se achou iniqüidade.”. Ou seja, um anjo de luz, o mais belo dos anjos. Nos livros apócrifos, o mesmo Satán é referido como Azazel (livro de Enoch).

    3- Porque Satanas caiu? Ezequiel 28:17 nos diz “Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor; por terra te lancei; diante dos reis te pus, para que te contemplem.” Satanás queria ser igual a Deus…

    Thahy, voce me faz outra pergunta: “Quando pergunto a qualquer pessoa se Deus é onipresente, onisciente e onipotente, e elas normalmente respondem que sim, concluo com a seguinte pergunta: Então, quem é o Diabo?”

    Eu te responderia para a tristeza de alguns aqui que o Diabo nao é a antítese e muito menos o contrário de Deus. O Diabo tampouco é o criador. O Diabo é CRIATURA de Deus e, como tal, conta com livre arbítrio. E eu diria que o Diabo somente continua existindo, porque Deus em sua infinita bondade e amor, permite que ele exista e exerça seu livre arbítrio.

    Falar mais sobre o Diabo ou Satanás renderia um comentário muito grande, quem sabe continuemos em outra ocasiao.

    Graça e Paz
    Albert Pike

  • Meus irmãos,
    Lendo as passagens de Jó podemos ver bem clara a relação entre Deus e o diabo. Vou fazer aqui uma historinha, pra tentar mostrar claramente essa relação. Vale citar que lendo Jung vocês podem ver que esta antítese acontece dentro de cada um o tempo todo e é necessária para o nosso crescimento, quem está totalmente equilibrado não cresce. Vamos a história:

    Imaginem um grande cientista, o melhor do mundo, que sabe tudo sobre determinado assunto. Daí, este cientista decide formar uma equipe de cientistas e uma equipe de ajudantes leigos. Um dos cientistas da equipe se sai muito bem em entender as informações passadas pelo cientista mestre e começa a pensar que ele mesmo poderia criar uma versão de suas teorias. O cientista mestre, benevolente, dá o direito para que esse cientista melhor desafie suas teorias, e nesse embate o cientista menor percebe que no campo da ciência não pode derrotar o cientista mestre. O que fazer?
    Nesse momento o cientista menor decide por subverter os ajudantes do cientista maior e sua equipe, para que assim tivesse mais apoio em suas teses e mais força para enfrentar o cientista maior. É claro que o cientista menor não vai expor seus objetivos e assim começa a seduzir com mentiras e promessas os cientistas menores, pois só assim poderia enfrentar a grande promessa do cientista maior.

    E o que o cientista maior com toda sua sabedoria faz vendo isso?

    Por ser tão sábio ele percebe que o cientista menor, quando bota em questão suas teorias provoca duas reações distintas em seus ajudantes:

    – Alguns caiem em tentação e seguem o cientista menor por serem mais fracos ou terem idéias contrárias ao cientista maior em seu interior
    – Alguns crescem mais ainda e aprendem mais sobre as teorias com o objetivo de enfrentar o cientista menor

    O cientista maior percebeu então que a existência do cientista menor é necessária para o crescimento e prática da liberdade em cada um, para que cada um se reconheça e coloque e cheque seus valores. Logo, decide não destruir o cientista menor e passa apenas a controlar seus feitos para que nada fuja ao equilíbrio.

    A escolha é de cada um, e acontece o tempo todo.

    Espero ter ajudado com essa alegoria.

    Um abraço a todos!

    Com amor,
    Pedro Padilha

  • Albert Pike

    Pedro Padilha,

    Bota Alegoria nisso!
    Nao saberia dizer se Deus poupa Satanás devido a necesidade de equilibri conforme a sua alegoria. Como eu falei no meu comentário, Satanás nao é um principio inverso a Deus e sequer pode se comparar a ele. Satanás é criatura e existe, em minha opiniao (aqui ressalto que é minha opiniao porque nao tenho base em escrituras para dizer isso) somente por causa de seu imenso amor e piedade.

    Graça e Paz,
    Albert Pike

  • Arthur

    Qual a ligação entre mediunidade e magia?

  • thibas

    @Pedro Padilha

    vo generalizar bastante as coisas nesse comentário…num gosto disso, mas não consegui encontrar outra maneira de me expressar…

    acredito que ninguém aqui discorda de vc qdo diz “é necessário o crescimento e prática da liberdade em cada um, para que cada um se reconheça e coloque e cheque seus valores”.
    estamos jogando no mesmo time…a diferença é que escolhemos adiversários diferentes.
    vou explicar:
    vc e o Albert Pike (e acredito que outros leitores também) vêem o diabo como uma “criatura”, um “ser” (como o próprio Albert Pike disse) e outros leitores (me baseando pelos cometários daqui, acredito que a maioria deles), incluindo eu, vemos o diabo, digamos, como uma “idéia”, ou “alegoria”, ou “mito” (assim como pan, fauno, cornífero, tupan, lúcifer, poseidon, ísis, osíris, etc)…e acreditamos nisso não pq lemos isso em algum livro, ou pq o DD disse, ou pq outro alguém disse, e sim pela experiência de vida que tivemos…e nem vamos deixar de acreditar nisso pq está escrito em um livro ou pq alguém disse.
    por isso digo que estamos jogando no mesmo time, mas escolhemos adversários diferentes…bem, não exatamente “adversários”…escolhemos “obstáculos a serem superados” diferentes…uns escolheram algo exterior, outros algo interior…uns escolheram o diabo, outros eles mesmos…

    eu ainda não entendi qual é a verdadeira intenção de vcs…é provar que o tinhoso existe e impedir que nos tornemos seus “seguidores”?? se for isso, eu agradeço a preocupação, mas tenho certeza que vc podem ficar sossegados…
    e pra mim morreu o assunto…

    abraços a todos

  • @thibas

    Caro irmão thibas,

    Como eu disse no meu primeiro comentário:
    “É preciso ter bom senso e entender que existe uma resposta para cada pergunta”

    De fato o conceito de demônio é bem aberto, até pq ele se encontra em tudo que te afasta da evolução, tanto coisas internas como externas. Concordo com você nesse ponto.

    Então oq eu quero defender?

    Dois pontos principais:

    1 – Os parâmetros de evolução e regressão estão na Bíblia, nas palavras e atos de Jesus (cito a Bíblia como base pois é a escritura que mais conheço)

    2 – O DIABO NÃO É DEUS E NEM É VOCÊ

    Confundir o criador com a criatura é um erro gravíssimo, pois liga a salvação a criatura, tirando o foco da verdadeira divindade. Deus não é visto em suas criações, só o seu amor se reflete nelas. E o diabo não é você, ele está presente em suas ações e é sim uma criatura real, muitas vezes exorcizada por Jesus e seus discípulos na bíblia. (um dos encargos dos apóstolos era o exorcismo de demônios). O ponto principal onde discordo do DD é a forma como ele suaviza a imagem do demônio e nos faz tomar parte nas dores deste, nos responsabilizando por seus atos ou fazendo estes atos parecerem naturais. Parece o tempo todo que o que eu e o Pike falamos é a mesma coisa que você defende justamente por isso, o discurso da coluna é bem sutil. E essa é uma das armas do demônio.

    Jesus disse ao demônio no deserto: NÃO TENTAI O SENHOR TEU DEUS!

    Grande abraço!

    Com amor,
    Pedro Padilha

    Ps.: A maior arma do diabo é fazer com que você não acredite nele 😉

  • Valney

    se o diabo existe ou não, isso nem me interessa mais…

    mas que ele tá me dando uma raiva/divertimento, ah isso ele tá!

  • Albert Pike

    Thibas,

    Como vai?
    Graça e Paz

    Veja bem Thibas, eu nao posso responder pelo Padilha entao vou responder por mim mesmo. Minha verdadeira intençao:

    1- Minha verdadeira intençao: Impedir que a imagem de Jesus seja desconstruida por informaçoes falsas, mentiras, associacoes enganosas e todo tipo de afirmaçao mentirosa. Como faço isso? Baseando-me em fatos, documentos e lógica.
    Aqui mesmo nesse Blog desmenti a enganaçao da historia de Isis com fatos documentais. Atraves de Isis queriam estabelecer um paralelo falso sobre a concepcao de Cristo, enganando o leitor com falsas informacoes.

    @MDD – Neste ponto, a Igreja é livre para expressar a opinião dela e a coluna a minha. Aliás, ela já faz isso há 1600 anos, desde Constantino. Todo mundo já sabe qual é a “imagem de Jesus” que vocês possuem, baseada em “lógica irrefutável” e “argumentos incontestáveis bíblicos”… eu estou oferecendo outra versão aqui e os leitores é quem julgarão qual tem mais coerência.

    Tambem combati de frente a deturpaçao do numero 40 pelo 49.
    O sr. DD segue em silencio sepulcral e ate agora nao respondeu a mim ou aos leitores a respeito disso. Eu tenho o direito e me sinto na obrigaçao de salientar esses fatos já que estao falando de meu Deus e de minha religiao.

    @MDD – Veremos isso mais para a frente. Não respondi ainda porque, pela ordem, o “Perguntas e Respostas” onde vamos tratar da questão do 49 = 4+9 = 13 = 1+3 = 4 = 4+0 = 40 seria publicado apenas mais para a frente e você resolveu atropelar a minha explicação nos comentários, ao invés de esperar a resposta nas colunas como todos os outros aqui. Eu não estou em “silêncio sepulcral diante da sua sabedoria bíblica”, estou seguindo a ordem coerente dos posts.

    2- Deixar claro aos leitores que ainda têm um pouquinho de respeito por Cristo e seu sacrifício que estejam atentos ao discurso Maçônico. Que saibam que o objetivo principal da Maçonaria é destruir a Igreja de Cristo (Catolica e Evangelicas) e que a eles pouco importa de se perder ou sacrificar almas de inocentes para atingir esse objetivo (casualties).
    Nesse sentido, duvido muito que eu e o Sr. DD joguemos no mesmo time.

    @MDD – Realmente, estamos em times opostos. Vamos ver a quantidade de mentiras, manipulações e falácias que você colocou só neste parágrafo:
    1) apelo emocional aos leitores para invocar simpatia pela sua causa através do “pouquinho de respeito por Cristo e seu sacrifício”.
    2) induzir por esta primeira frase que realmente houve um “ele se sacrificou por todos nós”, mote da Igreja Católica/evangélica martelado à exaustão nos fiéis em seu discurso de lavagem cerebral.
    3) induzir, pela primeira frase, que o “discurso maçônico” estaria em oposição ao “respeito por Cristo”.
    4) fazer uma confusão entre o Templarismo e a maçonaria atual em relação à Igreja.
    5) tentar associar por meio de palavras (especialmente “destruição”) como se fosse algum ataque terrorista ou algo parecido. A “destruição” destas Igrejas dogmáticas e manipuladoras acontecerá naturalmente quando as pessoas passarem a pensar por si mesmas e não precisarem mais dos “atravessadores espirituais”. Ela ruirá sob suas próprias mentiras.
    6) associa a ICAR e as caça-niqueis evangélicas à “Igreja de Cristo” quando, na verdade, os ensinamentos destas são radicalmente opostos às pregações Essênias de Jesus, que estariam muito mais próximas dos ensinamentos espíritas, rosacruzes e cátaros.
    7) tenta associar novamente a maçonaria ao “terrorismo” com uma frase de manipulação emocional (“pouco importa de se perder ou sacrificar almas de inocentes para atingir esse objetivo”)… puxa, até eu fiquei com dó das tais “almas inocentes”.

    Esta é a razão pela qual eu não perco meu tempo respondendo aos seus textos, amigo da Espada do Espírito. Sua técnica “Padre Quevedo” de jogar desinformação deve achar que meus leitores são idiotas. Por favor, não insulte a minha inteligência nem a de meus leitores com joguinhos de palavras.

  • du

    gostei dessa ultima resposta do dd

  • Luis Felippe

    Realmente não entendo o motivo pelo qual a igreja ainda tenta reprimir o pensamento individual e coletivo das pessoas. Com atraso, quero dizer que é absurdo uma pessoa vir aqui e simplesmente tentar bagunçar tudo, isto realmente são os princípios da igreja!

  • Pingback: Belzebu, Satanás e Lúcifer - parte II | Sedentário e Hiperativo - Blog()

  • João Vicente

    Marcelo, vc eh maçon? Se for entre em contato
    por favor, sou DeMolay. Se não for, gostaria mto
    de uma futura coluna sobre a Ordem DeMolay…
    obrigado

  • Pingback: Zaratustra, Mithra e Baphomet – parte III | Sedentário e Hiperativo - Blog()

  • Edvaldo

    Vc ja leu a biblia ?

  • Pingback: 666, the Number of the Beast | Sedentário e Hiperativo - Blog()

  • Pingback: O Diabo não é tão feio quanto se pinta - I « Link Natural()

  • Sua coluna é interessante…
    Mas gostaria de ressaltar para que exponha suas fontes a fim de que possa ter um fundamento mais concreto, afinal, toda informação pode ser corrompida por diversos fatores, tais como: a perspectiva de quem escreve, a validade dos documentos utilizados, etc. Afinal, depois de morto, qualquer um pode ter dito qualquer coisa, e qualquer fato pode ter acontecido. Não quero com estas considerações desmerecer o que você escreve, pelo contrário: acho-os sintéticos, porém incompletos. Se quiser saber o porquê do “imcompletos”, responda-me por e-mail e te escreverei.
    No mais sintome honrado em receber suas colunas por e-mail.
    Obrigado!!!

  • Pingback: Mantras e o poder da música. « SÉTIMO PORTAL()

  • VOU ENTRAR NESSA DISCUSSÃO DANDO UMA DE “MAIS SENSATO”, E VOU ESCREVER TUDO COM LETRAS MAIÚSCULAS.

    PESSOAL, PARA FALAR SOBRE DIVINDADES É PRECISO TER MUITO PREPARO, ESTUDO, PESQUISA, E UMA BIBLIOTECA COM ALGUMAS DEZENAS DE BONS LIVROS. NÃO ADIANTA FICAR FALANDO COISAS SEM NEXO, SEM PROVAS, SEM CONTRA-PROVA, E FICAR ANALISANDO AS COISAS APENAS POR UM LADO, PEGANDO APENAS OS PONTOS FRACOS.

    SE NÃO EXISTISSEM SEGREDOS SOBRE DIVINDADES, NÃO EXISTIAM AS SOCIEDADES SECRETAS RELIGIOSAS, NÃO EXISITIAM ESCOLAS DE MISTÉRIOS, NÃO EXISTIAM AS DOUTRINAS HERMÉRICAS. POR QUE OS ADEPTOS OU INICIADOS DAS ESCOLAS DE MISTÉRIOS FIRMAM JURAMENTO DE MORTE PARA NÃO REVELAR NADA? É CLARO QUE EXISTE ALGO A ESCONDER! E ISSO SE CHAMA “SEGREDO DOS SEGREDOS”, OU SEGREDO SAGRADO.

    AS LENDAS, MITOS E HISTÓRIAS DOS DEUSES DOS POVOS ANTIGOS DERIVAM DOS POVOS QUE HABITARAM O ANTIGO CONTINENTE DESAPARECIDO, CHAMADO DE ATLÂNTIDA. O FILÓSOFO PLATÃO FOI O HISTORIADOR QUE MAIS ESCREVEU SOBRE ESSE LENDÁRIO CONTINENTE QUE DESAPARECEU, APROXIMADAMENTE NO ANO 9792 A.C.

    NA VERDADE, ANTES DE DEUS TER CRIADO O JARDIM DO ÉDEM, DESCRITO NO LIVRO DE GÊNESIS, E ANTES DE TER CRIADO O HOMEM “ADÃO”, HOUVE UMA CRIAÇÃO ANTERIOR A ESTA, QUE CRESCIA E SE DESENVOLVIA NO CONTINENTE CHAMADO ATLÂNTIDA, QUE FOI SUBMERGIDO SOB O OCEANO ATLÂNTICO, ATRAVÉS DE UM CATACLISMO. SÓ QUE OS SERES HUMANOS QUE VIVIAM NESSE CONTINENTE ERAM GOVERNADOS POR LÚCIFER, O DEUS QUE VINHA DA CONSTELAÇÃO DE ÓRION, COM SEUS ANJOS. LÚCIFER E SEUS ANJOS SE TORNARAM OPRESSORES DO POVO DA ATLÂNTIDA, SE TORNARAM DEUSES PERVERSOS. ENTÃO, DEUS-PAI, O SENHOR DOS ESPÍRITOS, DESTITUIU LÚCIFER DA REGÊNCIA DO REINO DA ATLÂNTIDA, E O EXPLUSOU DO CÉU, POR CAUSA DE SUA REBELIÃO. SATANÁS CONSEGUIU A ADESÃO DA TERÇA PARTE DOS ANJOS DE DEUS E TODOS ELES SE TORNARAM ANJOS CAÍDOS OU REBELADOS. LÚCIFER SE TORNOU INIMIGO DE DEUS.

    DEUS NÃO SÓ TIROU O DOMÍNIO DOS MUNDOS INFERIORES DAS MÃOS DE LÚCIFER, MAS TAMBÉM TEVE QUE DESTRUIR AS OBRAS DOS ATLANTES. PORÉM, SABEMOS QUE QUASE TUDO QUE EXISTIU NO CONTINENTE ATLÂNTICA FOI PERDIDO. HÁ, PORÉM, MUITOS VESTÍGIOS DESSE POVO EM VÁRIOS PONTOS DAS AMÉRICAS. PARTE DO CONTINENTE SUBMERGIU NAS ÁGUAS DO ATLÂNTICO, OUTRA PARTE FOI LANÇADA PELO MAGNETISMO TERRESTRE PARA O PÓLO SUL, FICANDO COBERTA COM GELO ATÉ OS DIAS DE HOJE. QUANDO O “BARCO” (ATLÂNTIDA) AFUNDOU, FORMARAM-SE ALGUNS DOS CONTINENTES ATUAIS DA TERRA, E APARECERAM OUTROS OCEANOS. APENAS UMA PARTE DOS ATLANTES SOBREVIVEU AO CATACLISMO, MAS FICARAM EM CONTINENTES SEPARADOS. ALGUNS FICARAM NA AMÉRICA DO NORTE, E FORMARAM OS POVOS ASTECAS; OUTROS FICARAM NA AMÉRICA CENTRAL E FORMARAM O POVO MAIA; E OUTROS FICARAM NA AMERICA DO SUL, E FORMARAM O POVO INCA. AINDA OUTROS SOBREVIVENTES, FORMARAM O POVO INDIANO, CONHECIDOS COMO DESCENTES DO POVO ARIANO; E OUTROS POVOARAM A ÁSIA E A ÁFRICA, ETC.

    SÓ LEMBRANDO, A CRIAÇÃO DO HOMEM “ADÃO”, DA BÍBLIA, FOI UMA CRIAÇÃO ESPECIAL DE DEUS, PARA CUIDAR DO PLANETA TERRA E SERVIR A DEUS E ADORA-LO. A HISTÓRIA DE NÓE E OS DESCENDENTES DE SEUS TRÊS FILHOS (SEM, CAM E JAFÉ) TAMBÉM É VERDADEIRA, PORQUE HOUVE UM OUTRO CATACLISMO CERCA DE 5800 A.C., CONHECIDO COMO DILÚVIO.

    SÓ ASSIM SE EXPLICA O POR QUE DOS POVOS MAIAS, INCAS, ASTECAS, EGIPCIOS, INDIANOS, TEREM UMA CULTURA E CONHECIMENTO ASTRONÔMICOS PARECIDOS. SIMPLESMENTE, PORQUE ESSES POVOS VIVIAM SOBRE UM MESMO CONTINENTE, QUE SE DIVIDIU, ATRAVÉS DO CATACLISMO QUE OCORREU CERCA DE 9790 ANOS A.C.

    E PARA TERMINAR, QUERO QUE FIQUE BEM CLARO: OS SACERDOTES (OU OS MAGOS) QUE SOBREVIVERAM AO CATACLISMO, CODIFICARAM A HISTÓRIA DE LÚCIFER E DOS ANJOS CAÍDOS ATRAVÉS DE LENDAS E MITOS. ESSES MAGOS CONHECIAM BEM AS DIVINDADES, ELES SABIAM QUE EXISTIAM DEUS-PAI, SENHOR DOS ESPÍRITOS, O FILHO (OU VERBO), A MANIFESTAÇÃO FÍSICA DE DEUS, E O ANJO DE LUZ, O LÚCIFER, REGENTE DAS CRIAÇÕES E COMANDANTES DAS HOSTES CELESTIAIS. SABIAM, TAMBÉM, QUE EXISTIA HIERARQUIA ENTRE OS ANJOS.

    TODO O CONHECIMENTO SOBRE DIVINDADES FOI HERDADO DO PRIMITIVO POVO ATLANTE. OS CALDEUS TAMBÉM FORAM DESCENDESTES DOS ATLANTES E OS BABILÔNIOS HERDARAM O SEU CONHECIMENTO CODIFICADO.

    OS MAGOS EGIPCIOS CRIARAM AS LENDAS DOS DEUSES (MITOLOGIA) PARA PRESERVAR DE FORMA SIGILOSA (HERMÉTICA) TODA A HISTÓRIA DA REBELIÃO DE LÚCIFER NO CÉU.

    POR EXEMPLO, NA MITOLOGIA EGIPCIA EXISTE A LENDA DE OSIRIS E SETH. OSIRIS ERA ADORADO COMO DEUS-SOL, OU COMO ÓRION (ISTO É, O DEUS QUE VINHA DA CONSTELAÇÃO DE ÓRION) E SETH ERA SEU IRMÃO MAIS VELHO. SEGUNDO A LENDA, SETH ERA MAU, E ODIAVA SEU IRMÃO OSIRIS, E PRETENDIA MATÁ-LO, ATÉ QUE UM DIA ELE CONSEGUIU. PORÉM, SABEMOS QUE OS MAGOS EGIPICIOS INVERTERAM A LENDA, E CODIFICARAM LÚCIFER COMO SENDO OSIRIS, O FILHO OBEDIENTE E PACÍFICO, E O SEU IRMÃO SETH, COMO O FILHO MALVADO. DIZ A LENDA QUE HÓRUS, FILHO DE OSÍRIS, QUERIA VINGAR A MORTE DE SEU PAI, MAS, UM DIA OSIRIS IRÁ RESSUSCITAR E TRAVARÁ UMA GUERRA CONTRA O SEU IRMÃO, A FIM DE TOMAR O PODER DE SUAS MÃOS.

    A HISTÓRIA DA LENDA EGIPCIA FOI INVERTIDA PELOS MAGOS. O FILHO OBEDIENTE NA VERDADE É SETH, E OSIRIS, O DEUS-SOL OU ÓRION, É O FILHO MALVADO E DESOBEDIENTE.

    AGORA DÁ PRA VOCÊ TER IDÉIA DO QUE SEJA O “SEGREDO DOS SEGREDOS” QUE AS SOCIEDADES SECRETAS HERMÉTICAS TANTO ESCONDEM.

    NA MITOLOGIA GREGA, LÍCIFER FOI CODIFICADO COMO “PROMETEU”, A DIVINDADE QUE ROUBOU UMA FAGULHA DA CHAMA DIVINA PARA DAR AOS HOMENS. OU SEJA, LÚCIFER-PROMETEU FOI QUEM TRANSMITIU CONHECIMENTO QUE NÃO DEVIA SER TRANSMITIDO A ADÃO E EVA NO PARAÍSO.

    ALGUNS MAGOS DE OUTRAS CIVILIZAÇÕES CODIFICARAM LÚCIFER COMO “SERPENTE”. POR EXEMPLO, OS INCAS E OS MAIAS ADORAVAM AOS DEUS-SERPENTE. PORÉM, NA MAIORIA DAS MITOLOGIAS, LÚCIFER FOI CODIFICADO COMO “O SOL”, OU COMO “ESTRELA DE ÓRION”. JESUS FOI CODIFICADO COMO PLANETA “VENUS”.

    SÓ NÃO QUERO QUE VOCÊ SUBESTIME O CONHECIMENTO DOS SACERDOTES DOS POVOS ANTIGOS. SE ELES TINHAM TANTO CONHECIMENTO EM MEDICINA, MATEMÁTICA E ASTRONOMIA, POR QUE NÃO TERIAM CONHECIMENTO SOBRE AS DIVINDADES?

    OS NÚMEROS DO SOL SÃO 6, 36, 111 E 666.
    OS NÚMEROS DO PLANETA VÊNUS SÃO 7, 49, 175.

    A “ESTRELA DE BELÉM” QUE OS REIS MAGOS AVISTARAM NO DIA DO NASCIMENTO DE JESUS ERA SIMPLESMENTE O PLANETA VÊNUS. ALGUMAS PROFECIAS ANTIGAS DIZIAM QUE O VERBO SE ENCARNARIA COMO FILHO DE DEUS, E ESSE FATO SE DARIA QUANDO O PLANETA VÊNEUS FICASSE POSICIONADO DE TAL FORMA, QUE SEGUNDO A ASTROLOGIA, FICARIA MUITO BRILHANTE E VISÍVEL NO CÉU.

    PARA MAIS INFORMAÇÕES, ACESSEM O MEU BLOG:
    http://WWW.MIQUELS007.WORDPRESS.COM
    OU
    http://WWW.MENSAGEMULTIMOSDIAS.BLOGSPOT.COM

    QUE DEUS POSSA ABRIR A NOSSA MENTE PARA COMPREENDERMOS ESSES MISTÉRIOS. E, SÓ LEMBRANDO, OS “HOMENS DE PRETO” ESTÃO À ESPREITA, VIGIANDO PARA QUE NINGUÉM POSSA REVELAR ESSE SEGREDO SAGRADO.

  • carlos junkes

    Todos estamos no mesmo barco. com duvidas,muitas opiniões diferentes,mas o pior é ter uma opinião formada sobre assuntos religiosos,pois, a cada dia se renova algo sobre este belíssimo assunto.A minha opinião cada dia entra em colapso.Talvez até a sua.Em relação a Deus , para mim não importa de onde ele vem, sendo q acredito em sua bondade infinita. Eu Queria não ser tão temente a Deus. Tive um sonho uma vez de como é o inferno e não esqueço ate hoje.
    Mas o que mais me intriga nesta vida é não saber porque as coisas são como elas são.Não conseguimos mudar nada em relação a nossa vida espiritual. Sempre este mistério que nos atordoa, pelo menos a mim.Mesmo estudando,lendo tudo relacionado a espirito,vida,morte.
    Esta busca da certeza só vira quando partirmos desta para melhor,ou seja,qundo estivermos juntos com Deus.
    Então minha opinião é; enquanto estiver em duvidas , acredito sem duvídas em Deus,vivo Nele,dependo Dele.morreria por Ele.

  • katy

    Boi Zé Bu , é um tipo de um demonio ????

  • Danili

    AMEI O SEU BLOG , ESTUDO MITOS ,RELIGIÕES E FILOSOFIA , E ACHEI ALGUÉM QUE SABE MAIS DO Q EU hahahaha
    PARABENSSSSSS

  • Danili

    No orkut existe um comunidade chamadaa Debates religiosos e lá o bicho pega …criei um tópico chamado Descobrindo os diabos, e acredita que nesse nenhum cristão postou rsrsrs os ateus adoraram …vou colocar aqui alguns trechos e se quiser ver os demais postarei o link: Já começo dizendo : *Quem sabe um pouco de história reconhece que o Deus da tribo conquistada , se torna o Diabo da Tribo CONQUISTADORA.*

    BELZEBU – demonio da cultura judaica. O nome vem da frase hebraica – BA`Al Zebuh- que significa Deus das moscas e fazia parte originalmente de uma invocação de AL – (deus) em hebraico CONTRA as moscas , que numa região quente e seca como Oriente Médio podiam se tornar bastante incomodas.
    Acontece que BA`Al era era o nome de Deus entre umas das muitas outras tribos semitas do Oriente Médio.
    Os Judeus ambicionavam e eventualmente adquiriram , através do metodo usualmente recomendado pelos profetas de Jeová na época , o genocidio – as terras dessa tribo , adotaram o nome desse deus como um lembrete do ato que repudiavam entre a sua herarquia demoniaca, BA´AL ZEBUH eram as palavras iniciais de uma oração das tribos conquistadas e para os judeus passou a significar o demonio , pois afinal o Divindade da tribo derrotada se tornou o demonio e essa divindade que era louvada para espantar as moscas , passou a ser chamada pelos judeus O Deus das moscas , e para demonio foi um pulo.
    Vejamos a psicologia , se um deus consegue lidar com um animal tão nojento e insignificante como é a mosca , logo ele é um DEMONIO.
    E assim antes que percebamos o fato , caimos para religião simplista.
    Muito prático , muito confortável , aquilo que nos agrada e afaga nossos egos vem de DEUS , aquilo que nos contraria , que nos irrita , que nos tornar ridiculos ou fracassados ou cruéis , vem do Diabo.
    SATÃ
    è uma palavra que vem do hebraico SATAN , que significa opositor , aquele que discorda de nós; e esta palavra hebraica SATANAS no latim , não é mais que uma corrupção da palavra sânscrita SANATANAS , que significa ETERNO , e que até hoje na tradição hindu , ainda é aplicada as 3 pessoas da Trimurti (BRAHMA, SHIVA e VISHNU) e as 3 divindades femininas que lhes correspondem.

    Os antigos judeus tinham , é claro, contato cultural e comercial com os paaíses do Oriente ; procurando conservar a sua existencia como tribo , a sua consciencia cultural , temiam acima de tudo as religiões das nações mais avançadas da época com que entravam em contato , pois sentiam instintivamente que eram mais nobres e mais amplas que a sua. Dae a associação da palavra SANATANAS com a idéia de adversário e inimigo.

    A rejeição dos judeus do conceito Hindu da divindade foi um ato politico .

    OBS- O cristianismo ao final de contas , não é nada mais que um ramo do judaismo.
    Demonio
    Esta palavra vem do grego DAIMONIUM e significava simplesmente aquilo que os cristãos mais tarde chamariam de Anjo da guarda .
    Era uma entidade que inspirava os seres humanos e tanto podiam ser BOA , quanto MÁ.

    Obs – Os cristão herdaram dos judeus de épocas antigas todos os vicios do dogma israelita sem nenhuma das virtudes. Os cristãos eram e ainda são na sua maioria MONOTEISTAS e INTOLERANTES com outras fés , que nem os judeus da antiguidade .

    Link da comuna:
    http://www.orkut.com.br/CommMsgs.aspx?cmm=34011643&tid=5229478984777615984

  • christian

    Ola Marcelo, mais uma vez agradeço as liçoes de historia e mitologia que me foram muito esclarecedoras e reveladoras. Porem, como sempre, gostaria de fazer um acrescimo. Para tanto gostaria de dizer que fui estudante de direito e uma das coisas que estudei foi a formação da democracia. Mas alguns podem perguntar; ” o que tem a ver ???”.
    A politica como a conhecemos hoje reflete as crenças mais profundas de uma sociedade como sua religiao, e vou explicar porque. Em resumo, a democracia como a conhecemos hoje tem suas principais raizes nas culturas e/ou religioes monoteistas (me refiro aqui basicamente ao judaismo e qquer outra derivada do antigo testamento) e todos aqueles que estudaram um pouco e historia sabem que uma das principais causas da queda do imperio romano foi o cristianismo. Imperio este que tinha como verdadeiros cidadaos, apenas os soldados, os parentes do imperador e seus sacerdotes, o resto (ou seja os pobres) eram apenas escravos. Quero ainda lembrar que este mesmo imperio e seu “direito” foi o que condenou um homem a morte apenas por contestar sua autoridade e proclamar o “reino dos ceus” a “todos” !!!! Ou seja, a crença que os povos antigos tinham em muitos Deuses comprovou-se falha na pratica. Por que ??? Como eu ja citei esse mesmo imperio condenou um homem a morte pelo simples fato de proclamar sua fé e dar seu grito de independencia, o que nos dias de hoje seria completamente impensavel, ao menos em paises democraticos como o Brasil e nao aqueles do Oriente Medio!!!!!
    Com isso, creio que se explica o porque da “demonização” desses Deuses, pois a cultura, a politica e a sociedade da epoca ainda estavam no tempo da barbarie. Pois uma sociedade se analisa ao perscrutar suas crenças mais profundas como sua religiao, e isso se reflete em sua cultura, que por sua vez reflete em sua politica e todo o seu meio social.
    Talvez por isso o “endeuzamento de Jesus” para dizer que o Divino habita em nós e nao em “Deuses” metade homem metade animais, pois afinal os animais sao referencia de “irracionalidade” e endeuza-los seria um retrocesso e nao um avanço. Muito embora eu ja tenha dito que discordo da ideia de que jesus é Deus (como ja comentei em sua outra pag em que vc afirma que jesus é Lucifer, e que por sinal eu concordei).
    Tanto é que a Biblia nos faz referencia a BESTA, OU A DRAGOES etc…..sendo que a besta deve ser uma tradução para BEAST (que em ingles significa FERA). E esta foi uma forma de desmistificar o “poder” dessas criaturas. Mas que por causa de pregadores ignorantes
    acabou sendo demonizada.
    om espero ter sido claro em minhas esplanações;

    GOSTARIA QUE VC MARCELO POR FAVOR COMENTASSE POS GOSTARIA DE SABER SUA OPINIÃO!!!!!

    Um abraço a todos e qe Deus abençoe

  • Eunice Terra Fomm

    Parabéns pelo seu trabalho,ele me tem sido muito útil como pesquisa.
    Me poupa tempo, e é muito interessante.
    Muito obrigada!

    Muito obrigada seu trabalho é ótimo.

    Gostaria de sugerir uma pesquisa sobre uma certa entidade que se diz chamar Maatti é egpsia. Quem é sua história?

    Abraços Deus o abençoe.

  • Pingback: Goécia, Kiumbas e os demônios de verdade | Sedentário & Hiperativo()

  • Rachel

    Otimo, muito bom mesmo
    o termo “religião” pra mim está ligado a aprisionamento
    não da pra definir, ah eu tenho uma religião
    nós temos q segir a natureza, pois afinal nós é q estamos aqui de penetras
    nós temos q respeitar e amar uns aos outros
    isso sim é a definição de religião, amar e respeitar
    otimo seu texto, td q eu penasava vc conseguiu colocar ai

  • Pingback: Se está na Internet, deve ser verdade! | Sedentário & Hiperativo()

  • André

    Vamos lá. lendo sobre exú nao pude deixar de comentar.
    O Exu expressado no texto la em cima, é o Exú do candomblé, o Exú do sincretismo catolico e da foto é o Exu de umbanda. A diferença é total, na Umbanda existem aqueles exu tranca isso, sete infernos, sete pastilhas e tal, no candomblé nao existe isso, os exus não falam no candomblé, são como anjos da guarda, sem dar palestras de como eles sao ruins ou bons nem cantando musicas. São duas coisas diferentes. Onde se ve o tridente na foto, na realidade existe sim, a representação de um penis, o que significa a fertilidade, e a perpetuação da especie humana. As pessoas, principalmente evangelicos, tedem a misturar as duas religioes, sendo o culto aos orixás africano e a Umbanda brasileira. No candomblé nao se cultua caboclos, pretos velhos etc, apesar de muita casa por aí ter aderido a essa salada e perdendo a sua identidade no culto dos orixás.

  • Lúcifer

    Tenho so uma pergunta
    se Deus expulsou o Diabo do ceú
    porque ele queria ser melhor que Deus
    Então todos nos somos demônios
    que so soubemos ser que queremos ser melhor que o outro
    me diz um na face da terra que não quer ser melhor que o fulano
    Bem eu acho que Deus e Diabo tão rindo da cara de vocês que acreditam nessa palhaçada de bem e o mau.
    Criaram a igreja criou esta rivalidade entre os povos
    porque não tinha como trazer fieis pra ela ai venho esta história
    de Demônios.
    Acordem pra realidade os maus nesta história somos nos
    que acreditamos que existe esta rivalidade entre Deus e Diabo
    Se Deus e o ser divino e o Lúcifer o anjo de luz porque
    acreditam que existe esta rivalidade?

  • O que tem haver Deus ser oniciente, onipresente, onipotente com a existência ou não de Lúcifer. O livre arbítrio explica muito bem.É a lei dos contrários. Tudo que se pesquisa sobre mitologia das antigas civilizações só serve para constatar o que cada uma acreditava como existência real.Não deixa de ser uma viagem pois entramos em contato com crenças e valores dos povos antigos e que igual a nossa buscava uma explicação para a existência do homem e se o mesmo teria uma vida após a morte. Só há uma certeza,que existe algo além do nosso entedimento que originou o cosmo, a mente humana não tem capacidade de avaliar a dimensão dessa energia ou inteligência poderosa que originou todas as coisas. O ser criado não tem capacidade de penetrar na mente de quem o criou. O resto é ficção, suposição e fantasias criadas pela mente humana.

  • Paulo Craici

    Religião seria uma coisa ótima se não fosse inventada pelo homem para controle de massas, e ganho de dinheiro –‘
    não falo de todas é claro..

    Abraços

  • vagner peclat vieira

    ola sou evanjelico e vou te diser uma coisa n aigreja onde vou esta sempre aparecendo pessoas que são vitimas de tarabalho de magia branca, negra etc mais quando o pastor coloca as mãos sobre a cabeça esses deuses que vcs cultuão ( demonios ) não aguentão o poder de jesus cristo e caem por terra,
    a biblia deicha claro que só existe um Deus os outros são criaturas mais o lusifer tentou ser igual a DEUS SÓ QUE DEUS NÃO DIVIDA A SUA GLORIA COM NINGUEM, por isso o espulsou do céu, lucifer hoje esta destinado ao lago de fogo e enchofre, ele irá queimar eternamente.
    agora pessoal ele não quer ir sosinho com os anjos caidos por isso investe tanto no ser humano tentando enganar, lubridiar e torcer a palavra de DEUS…. pessoal reconheça jesus cristo como o unico e suficiente salvador, todos os outros são frutos do diabo.

  • joão

    Olha eu ja li muitas besteiras mais isso é demais; pra falar de Deus ou diabo tem que ter gabarito, me desculpe mas vc ñ tem, tá muito superficial ; o diabo é totalmente derrotado ñ precisa ser crente pra entender isso. Bem na vida de algumas pessoas que são servos de Deus ,( isso que vc diz de deuses) se dobram na presença dos homens de Deus, então ñ tem exu, ze-pilantra, preto-velho ,nega-velha.O diabo quer vc acredite desta forma, que ñ tem nada haver, que isso é palhaçada, olha vc tem que acreditar que o diabo existe ; porque e assim que ele quer que vc pense, que ele ñ existe. COMO DIZ NA PALAVRA DE DEUS ( O deus DESTE SECULO CEGOU O ENTENDIMENTO DE MUITOS ) . vc Marcelo Del vc ñ quer aceitar a Jesus como sue salvador esta na hora !

  • o diabu é tu ….:)

  • DRACU

    Bom dia, o senhor parece ser um homem bem capacitado, e muito dedicado ao estudo, porém ainda lhe falta estudar de forma mais imparcial (não sei qual é o seu trauma – com relação aos novos cristãos) garanto que na visão dos “evangélicos” o sexo não é e nunca foi pecado, o que eles consideram pegado é o adultério, a promiscuidade, enfim… sexo em si jamais será visto como pecado, é sim como dádiva divina. Devo lhe dizer, e com isso espero corroborar com suas pesquisas, que Lúcifer só aparece mencionado na Bíblia somente em uma de suas traduções para a língua portuguesa (Figueiredo).
    O nome angelical desse querubim é SATANAEL – significa: mensageiro de Deus, seu nome terreno, ou decaído, passou a ser SATANÁS, Belial, Baal, Baal Zebube, Bel Zebu, Bliyaal – בליעל, heilel ben-shachar. Portanto, Belial e “Lúcifer” são a mesma pessoa conforme mostra o evangelho não canônico segundo Bartolomeu. Seus irmãos São conhecidos como os anjos da vingança ou anjos vingadores (Miguel, Gabriel, Uriel e Rafael). Obrigado, continue sendo dedicado em seus estudos.

  • DRACU

    Bom dia, saudações.
    Acho legal embora não ví se alguém já fez tal referência aqui, mesmo correndo o risco de repetir o que já foi dito em algum comentério faço o meu, buscando contribuir com a pesquisa do autor supra. Cernnunos Deus das estações filhos da Mãe Terra (Grande Mãe, Rainha do Céu) e tb seu consorte, tem em meu entendimento correlação com Tamus Deus dos meses e consorte de Astaroth (filha de Bliyaal) ou Astarth ou Astarté ou Isis. Abraços a todos.

  • lúcifer

    Como vcs falam merda hum dia quero parar na frente de vcs e mostrar
    toda verdade bem isso ta pra chegar em breve onde estarei cara a cara com a verdade e quero rir muito disso tudo
    Caiam na real eu duvido qual pastor de igreja tenha a força de me derrubar e dizer que eu estou em demoniado hahahahahahahha isso e estoria pra boi dormir
    não isiste estas besteira que pastor derruba fiel pra libertar do demônio
    ele usa um liquido nas mãos que faz vc sofrer um tontura e com isso os otários cai nesta que os demônios estava dentro de mim e o pastor fulano da tal me libertou
    vai la nele que ele tira o demônio de vc que besteira isso não existe que existem demonios e existem o ser humano que destroe tudo que bota a mão acaba com a vegetação mata as pessoas roubam uns dos outros e o diabo que leva a culpa que palhaçada bom fui ja me deu nausias ouvir tanta besteira

  • Anônimo

    eu não gostei eu odiei voce esta errado so´ Jesus tem o poder

  • Paula

    Olá Marcelo!

    Gostei da sua coluna, se faz muito importante para nossos esclarecimentos.

    Eu nunca vi tanto crente defender a existência do diabo, afinal para eles a não existência do inferno e do diabo não teria sentido, pois eles precisam disso para se manter correto na vida e ter medo da punição, do castigo de Deus, e conseguir vida eterna no céu.

    Gente é muito interessante estudar a tal palavra (a Bíblia), sem aquela ideia do livro sagrado que você tem medo até de abrir, com medo dos raios e trovões de um Deus mal, que se juga bom.
    Achei um site que mostra bem as passagens insana que vale a pena conferir na sua Bíblia, mas para não ficar perdido é importante conhecer a história do povo judaico, da época em que eram apenas nomades por diante, isso você acha nos livros sobre religiões.
    O site que achei é :

    http://biblianua.vilabol.uol.com.br/

    “Se as pessoas são boas só por temerem o castigo e almejarem uma recompensa, então realmente somos um grupo muito desprezível.” [Albert Einstein]

  • Paula

    Eu acho que crente não deveria dar opiniões, deixa quem quiser saber a verdade em paz. Cade o livre arbítrio?

    • Eduardo

      “conhecereis a verdade e a verdade vos libertará” falou o maior homem que já existiu e quem diz isso não sou eu. A grandeza de um homem não se mede pela sua riqueza nem por sua sabedoria mas sim pela capacidade que ele tem de percorrer gerações e impactar multidões! Muito antes dele nascer os profetas já falavam sobre ele e sobre sua obra, sobre o verdadeiro embaixador da paz e do amor e para desfrutar de suas grandezas basta uma coisa: ACEITA-LO; afinal é pra isso que existe livre arbítrio para fazermos escolhas! se é que alguém aqui acredita em um único Deus. E se não acredita pra que serve a sua fé? pra focaliza-la em uma estátua de gesso? Eu acredito naquilo que não vejo… e histórias… são sempre histórias… como é citado no texto ali em cima tudo é mitologia

  • DRI

    MAIS EM VC ACREDITA EM DEUS…???

  • Eu queru saber o q significa the number of the beast

  • josafa joel de lima

    Por não conhecer a DEUS, a humanidade ERRA!

    Leia joão capitulo 14 versiculo 6 “EU SOU O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA E NINGUÉM VEM AO PAI A NÃO SER POR MIM” disse: JESUS.

  • jef

    sei que talvez farei uma pergunta ingenua, mas acho que muita gente gostaria de perguntar inclusive eu, rr, se o livro a Rebelião de Lúcifer de J.J Benítez tem algo de cosmologicamente verdadeiro dentro de tudo isso, agradederia uma resposta!

  • Osunadetumbi

    Parabens mestre Marcelo!!!!! O mundo precisa de mais pessoas que nos tragam a luz como tu. Que o senhor Síva te abençõe.Jorge Mautone (Osunadetumbi)

  • Por acaso os chifres dos capacetes dos reis vikings eram maiores que os dos soldados comuns?Valeu Del Debbio

  • Pingback: Rafael Abraham()

  • A obra “Rebelião de Lúcifer” trata da conspiração do grande Lucifer, governador da galaxia, que duvidou da existencia de Deus como personalidade, questionou algumas instituições cosmicas e foi julgado quando Micael, o cristo, encarnou em nossa terra e reafirmou seu poder e dominio. Muito interessante o livro. Por isso a terra vivia em quarentena. Agora muitos ensinamentos esotericos estão vindo a tona, porque o poder de cristo os permitiu.

  • Paulo Mézi

    Por favor pesso a vcs Q busquem o conhecimento ao máximo, e ñ acreditem em tudo Q parece verdade pois isso é o pior dos sofismas incutidos em nossa sociedade, sejam críticos e curiosos, percebam as simbologias Q permeiam nossas vidas atentem para sutilezas como “Olá crianças,” Existe um motivo para tudo nesse “meio”. A contra informação é a maior arma dos “poderosos senhores” os que quiserem me contatar postem comentário e eu darei 1 email p/ contato.
    Toda realidade é relativa, o Q vemos é basicamente ilusão

  • m

    Eu acredito q o diabo existe, e quer nos enganar!

  • Paulo Mézi

    Para que fique claro assim como outros aquieu ando “debaixo da nuvem”

  • Pingback: Guido Borges()

  • José Guilherme

    Parabens pels brilhantes informações historicas que permeiam o universo desconhecido do homem ignorante de conhecimentos e cheio de preconceito.

  • José Guilherme

    KADÊ MEUS COMENTARIOS??? Quero postar minha foto!!!

  • rose

    EI PESSOAL VAMOS LE A BÍBLIA
    VAMOS BUSCAR SABEDORIA DO ALTO DO CÉU
    VAMOS LE
    APOCALIPSE 12:7,8 e 9
    DEUS É DEUS REPRESENTA A LUZ EM NOSSAS VIDAS
    O DIABO É TREVAS

  • rose

    O DIABO ERA UM ANJO NO CÉU
    LOGO ELE NÃO É FEIO.
    ELE É MAL

  • Pingback: Guido Borges()

  • josé bruno feitosa silva

    ele não é feio!!
    e sim as suas obras !!
    mas não entendo porque se tornar inimigo de Deus!!
    só pra sofrer eternamente no infernoo!!
    olha de uma coisa eu sei : quem não quer estar no coro dele e nem junto com ele é Eu!

  • Paulo Motta

    bom dia!!!
    Eu gostaria de uma esplicação sua, trabalho bastante, cuido domeu Exu e do meu pai de cabeça Xango, mas todo o dinheiro que ganho some e as veses nã temos nem o que comer.
    Pelo seu comentario Lucifer não existe,então quem está sugando as minhas energias e meu dinheiro.

    POR FAVOR EU NÃO ESTOU BRINCANDO, JÁ COLOQUIE VELA PARA DEUS E PARA LUCIFER AO MESMO TEMPO, POR MEDO DE UM ME AJUDAR E O OUTRO ME FERRAR.
    Obrigado

    • Santtalex

      alex   t anto um  como  o outro existe  deus e lucife ,lucifer ele tem poder mas foi deportado da presença do seu criador porque queria  receber adoraçao  como so so tem espaço para o criado ele resolvel trocar favor  a qui na terra  que se da o nome de obrigaçao  mas ele e assim nunca vai te ajudar ele so troca problemas de lugar para vc ficar sempre dependendo dele  ex espirita  se eu foce vc se entregaria  de todo corçao ao mas forte  DEUS  lucifer e o pai da mentira  nao da para fazer sociedade com mentiroso

  • Pedro Carlos

    Oi, nossa gostei muito do post. Adoro mitologia e também procuro relacioná-la com a Igreja. Foi perguntando e questionando os “fatos” apresentados a mim como verdade que a deixei. Escuta, o senhor poderia me indicar alguns livros sobre mitologia, ocultismo, história? Por favor? Muito obrigado. Voltarei aqui sempre.

  • Leie a Bíblia!!!!!!!

    • kalel

      “Leie” uma gramática…

      • tudo nesse mundo existe

  • eu acho que esses crentes deveriam ler mais outras coisas fora a biblia q eles so sabem ficar falando sobre deus e jesus!!!por isso eles vão criticar qual quer outra crença e credo que eles nem sabem ,,vão ficar loucos de tamto orar!!!!

    • Gilda gabriela

      È`melhor ficar loucos de tanto orar , doke ficar fumando maconha , cigarro cherano droga , se prostiduindo , traficando , eu sendo preso , morto e ir para o inferno
       pq é isso ke acontece kundo vc fica ai na net faalndo mal da religião das pessoas desse geito vc nem as trombetas do juizo final …….. etc

  • vou fazer uma tatoo penta grama e um 666 em valor grego=xes

  • O inimigo só tem acesso a nos pelos sentidos depois de você ouvir e assistir o Daniel Spencer tire suas conclusões.

  • Jefferson Erlan da Veiga

    As pessoas acreditam no que Querem acreditar, e muitos desses comentários de pessoas criticando, são os resultados da confusão que o Cristianismo causou na mente das pessoas. Verdadeira Lavagem Cerebral.

  • sol

    Bom, se podemos acreditar cegamente na Bíblia, eu também posso acreditar cegamente num blog por que não?
    O que é que pode tornar a Bíblia uma fonte tão segura? Um livro escrito há tantos anos e sei la eu por quem? Quem me garante que não mudaram as histórias que lá se encontram? Se devemos questionar as coisas que o Marcelo escreve, por que não questionarmos a Bíblia também? Qual é a diferença entre uma escrita e outra?Ah sim… Foram bem espertos quando escreveram “feliz daquele que crê naquilo que não vê?” Ah por favor! Que Deus é esse que me obriga a acreditar sem questionamento? Pra que foi que ele nos deu a inteligência então?

    • Van

      Deus deu-nos a inteligencia para acreditarmos e para vermos para alem do que está a frente dos olhos!! Por isso se diz, “feliz daquele que crê naquilo que não vê”. Enxergou a resposta, Sr.Sol? E a Biblia foi escrita por muitas pessoas, aqui só encontra a opinião de uma…

  • Jaack’Tavares

    Esta Derrotado Satanas Ta Derrota Pelo Sangue De Jesus Satanas Esta Derrotado

  • Carlos Rolim Costa

    Isto é verdade!!

  • tarik

    Quais foram as fontes bibliográficas de sua pesquisa para tecer este trabalho?

  • Pingback: Zaratustra, Mithra e Baphomet (Parte III) » O Alvorecer()