Sefirat ha Omer – partes 5 e 6


Olá crianças,

Estamos finalizando as três últimas semana. Contabilizando o pessoal do orkut e os que se manifestaram aqui nas colunas, fiquei realmente impressionado.

Humildade, esplendor
Se a tolerância é o motor da vida, a humildade é o combustível. Assim como Geburah (disciplina) focaliza o chesed (amor), HOD dá netzach (tolerância). Humildade é o parceiro silencioso da tolerância. Sua força reside em seu silêncio. Seu esplendor está em seu repouso.
Humildade – e a conseqüente submissão – não deve ser confundida com fraqueza e ausência de auto-estima. Humildade é modéstia; é o reconhecimento (da raiz da palavra hebraica “hoda’a”). É dizer “muito obrigado” a Deus. É aceitar suas qualidades e forças, reconhecendo que elas não lhe pertencem; foram concedidas a você por D’us, para um propósito mais elevado que o de apenas satisfazer suas próprias necessidades. Humildade é modéstia; é reconhecer o quão pequeno você é, o que lhe permite entender quão grande pode se tornar. Isso é o que torna grandiosa a humildade.

Tolerância suga sua energia do reconhecimento da humildade. A resistência humana vai apenas até seu nível de tolerância. Reconhecer que suas forças vêm de um local mais elevado lhe dá o poder de tolerar muito além de sua capacidade presumida. Concede a você parte da força de tolerância de Deus.
Uma xícara repleta não pode ser enchida. Quando você está repleto consigo mesmo e suas necessidades, “Nada mais sou,” não há espaço para mais. Quando você “esvazia” a si mesmo perante algo maior que você, sua capacidade de receber aumenta além de seus limites prévios. Humildade é a chave para a transcendência; para atingir além de si mesmo. Apenas a verdadeira humildade lhe dá a força da objetividade total.
Humildade é sensibilidade. É uma vergonha saudável que vem do reconhecimento de que você pode ser melhor do que é e que pode esperar mais de si mesmo.
Embora a humildade seja silenciosa, não é um vácuo. É uma expressão dinâmica de vida que inclui todas as sete qualidades de amor, disciplina, compaixão, tolerância, humildade, vínculo e soberania. A humildade é ativa, não passiva, não é um estado, mas uma interação mesmo na sua calma e ausência de ação.

dia29.jpg

Primeiro Dia:
dia 18/05/2008
29º dia da Contagem do Ômer
“Hoje são 29 dias que perfazem 4 semanas e 1 dia do ômer.”
Chesed de Hod
Bondade na Humildade
Examine o amor na sua humildade. Humildade saudável não é desmoralizante; traz amor e alegria, não medo. Humildade que carece de amor precisa ser reexaminada para ter sua autenticidade conferida. Às vezes, humildade pode ser confundida com baixa auto-estima, o que a faria tornar-se desamor.
Humildade provoca o amor porque dá a você a habilidade de elevar-se acima de si mesmo e amar outra pessoa. Arrogância à guisa de amor significa amar a si mesmo, ou ainda pior: tornar os outros uma parte e uma extensão de você mesmo e de seu auto-amor.
Minha humildade faz-me ser mais amoroso e generoso?
Mais expansivo?
Ou me constrange e me torna inibido?
Sou humilde e feliz ou humilde e angustiado?
Exercício para o dia:
Antes de rezar com humildade e reconhecimento de Deus, faça caridade. Isto ampliará suas preces.

dia30.jpg

Segundo Dia:
30º dia da Contagem do Ômer
“Hoje são 30 dias que perfazem 4 semanas e 2 dias do ômer.”
Geburah de Hod
Disciplina na Humildade
A humildade deve ser disciplinada e focalizada.
Quando minha humildade deve me fazer assumir um comprometimento e quando não deve?
Em nome da humildade, às vezes permaneço silencioso e neutro em face da maldade?
Outro aspecto da Geburah de hod: humildade deve incluir respeito e reverência pela pessoa ou experiência perante quem você fica humilde.
Se minha humildade é voluntária, ou ocorre por que eu não respeito o próximo?
Exercício para o dia:
Concentre-se em sua relutância em comprometer-se numa área qualquer e veja se isso se origina de um sentimento saudável e humilde.

dia31.jpg

Terceiro Dia:
31º dia da Contagem do Ômer
“Hoje são 31 dias que perfazem 4 semanas e 3 dias do Ômer.”
Tiferet de Hod
Compaixão na Humildade
Examine se sua humildade é compassiva.
Minha humildade faz-me ser contido e anti-social ou expressa-se em empatia pelos outros?
Minha humildade é equilibrada e bela?
Ou é inconveniente?
Assim como a humildade traz compaixão, a compaixão pode levar a pessoa à humildade. Se você carece de humildade, tente agir compassivamente, o que poderá ajudar a trazê-lo à humildade.
Exercício para o dia:
Expresse um sentimento humilde num ato de compaixão.

dia32.jpg

Quarto Dia:
32º dia da Contagem do Ômer
“Hoje são 32 dias que perfazem 4 semanas e 4 dias do Ômer.”
Netzach de Hod
Tolerância na Humildade
Examine a força e a tolerância de sua humildade.
Minha humildade suporta desafios?
Sou firme em minhas posições ou me dobro em nome da humildade?
Humildade e modéstia não deveriam fazer a pessoa sentir-se fraca e insegura. Netzach de Hod sublinha o fato de que a verdadeira humildade não o transforma num “capacho” para os outros pisarem; ao contrário, a humildade o torna resistente.
Minha humildade é percebida como fraqueza?
Faz com que outros tirem vantagem de mim?
Exercício para o dia:
Demonstre a força de sua humildade iniciando ou participando ativamente numa boa causa.

dia33.jpg

Quinto Dia:
33º dia da Contagem do Ômer
Conte esta noite: “Hoje são 33 dias que perfazem 4 semanas e 5 dias do ômer.”
Hod de Hod
Humildade na Humildade
Examine a humildade da humildade. Todos têm humildade e modéstia em seu coração, a questão é a medida e o modo pelos quais alguém conscientemente o sente.
Tenho medo de ser humilde demais?
Mascaro e protejo minha modéstia com comportamento agressivo?
Aprenda a cultivar sua humildade interagindo com pessoas que sejam mais refinadas que você, provocando em você a modéstia e a humildade que o motiva a crescer como pessoa.
Humildade também pode ser examinada pela sua autenticidade.
Minha humildade é humilde?
Ou não passa de uma expressão de arrogância?
Fico muito orgulhoso pela minha humildade?
Faço alarde dela?
Ou serve-se a si mesma?
Minha humildade é parte de uma cruzada ou é genuína?
Exercício para o dia:
Seja humilde apenas por amor à humildade.

dia34.jpg

Sexto Dia:
34º dia da Contagem do Ômer
“Hoje são 34 dias que perfazem 4 semanas e 6 dias do ômer.”
Yesod de Hod
União na Humildade
A humildade não deveria ser uma experiência solitária. Deveria resultar em forte vínculo e comprometimento. Não há ligação mais forte que aquela vinda da humildade.
Minha humildade afasta-me dos outros ou nos aproxima?
Minha humildade produz resultados?
Resultados duráveis?
Cria um alicerce permanente sobre o qual eu e os outros podemos confiar e construir?
Exercício para o dia:
Use sua humildade para construir algo duradouro.

dia35.jpg

Sétimo Dia:
35º dia da Contagem do Ômer
“Hoje são 35 dias que perfazem 5 semanas do ômer.”
Malchut de Hod
Nobreza na Humildade
Caminhar humildemente é caminhar elevadamente. A dignidade é a essência da humildade e modéstia. O esplendor da humildade é majestoso e aristocrático. A humildade que suprime o espírito humano e nega a soberania individual e não é humildade.
Minha humildade faz-me sentir dignificado?
Sinto-me vivo e vibrante?
Exercício para o dia:
Ensine a alguém como a humildade e a modéstia ampliam a dignidade humana.

Compromisso, alicerce
O compromisso é a suprema conexão emocional. Enquanto as primeiras cinco qualidades (amor, disciplina, compaixão, tolerância e humildade) são interativas, ainda manifestam dualidade: aquele que ama e o que é amado. A ênfase se dá nos sentimentos da pessoa, não necessariamente na mutualidade. O compromisso, por outro lado, é uma completa fusão dos dois.
Sem um compromisso, nenhum sentimento pode ser verdadeiramente percebido. Comprometer significa conectar; não apenas sentir pelo outro, mas ligar-se a ele. Não apenas um penhor de compromisso, mas devoção total. Cria um canal entre o doador e o receptor. O compromisso é eterno. Desenvolve uma união permanente que viverá para sempre através do fruto perpétuo que produz.
O compromisso é o alicerce da vida. É a espinha dorsal emocional da psique humana. Todos precisam de compromisso para florescer e crescer. O vínculo entre a mãe e o filho; entre o marido e a mulher; entre irmãos e irmãs; entre amigos íntimos.
O compromisso é afirmação; dá à pessoa o senso de que faz parte; de que “sou importante,” “sou significativo e importante.” Estabelece confiança – confiança em si mesmo e confiança no próximo. Instila confiança. Sem compromisso e acalanto não podemos perceber quem somos.
O compromisso canaliza todas as cinco qualidades prévias num liame construtivo, dando-lhe o sentido de “alicerce”. Ao passo que todos os outros sentimentos humanos são emoções individuais, pavimentos separados de um edifício e cada um deles um componente necessário da experiência humana, o compromisso canaliza e integra eles todos em um vínculo que cria um alicerce sobre o qual a estrutura das emoções humanas apoia-se firmemente. Comprometer-se é dar tudo de nós, não apenas uma parte; não é uma emoção, mas todas elas. Por isso, Yesod completa o espectro das primeiras seis emoções.
O alicerce de Yesod é diferente de um alicerce comum. Não repousa apenas sob os mais elevados níveis da estrutura, mas envolve-os todos. Um fundamento rochoso da psique emocional não pode permanecer separado, mas deve incluir e permear todas as emoções. Apenas então pode o compromisso ser construtivo e permanente.

dia36.jpg

Primeiro Dia:
Dia 25/05/2008
36º dia da Contagem do Ômer
“Hoje são 36 dias que perfazem 5 semanas e 1 dia do ômer.”
Chesed de Yesod
Bondade no Compromisso
O amor é o coração do compromisso. Você não pode comprometer-se sem amor. O amor estabelece uma base confiável sobre a qual o compromisso pode ser construído.
Se você tem um compromisso que é problema, examine o quanto ama a pessoa (ou a experiência) com a qual deseja comprometer-se.
Tento comprometer-me sem primeiro adotar uma atitude amorosa?
Meu compromisso é expresso de maneira carinhosa?
Exercício para o dia:
Demonstre o compromisso que tem com seu filho ou amigo através de um ato de amor.

dia37.jpg

Segundo Dia:
37º dia da Contagem do Ômer
Conte esta noite: “Hoje são 37 dias que perfazem 5 semanas e 2 dias do ômer.”
Geburah de Yesod
Disciplina no Compromisso
Examine a disciplina de seu compromisso.
O compromisso deve ser feito com discrição e consideração cuidadosa, com quem e com o quê você se compromete. Mesmo o mais saudável e íntimo compromisso precisa “dar um tempo” – em respeito ao espaço de cada indivíduo.
Sou excessivo no compromisso?
Sou dependente demais daquele com quem tenho o compromisso?
Ele depende excessivamente de mim?
Estou comprometido por desespero?
Comprometo-me com pessoas saudáveis e benéficas?
Exercício para o dia:
Reveja suas experiências de compromisso para ver se precisam de mudança ou mais disciplina.

dia38.jpg

Terceiro Dia:
38º dia da Contagem do Ômer
“Hoje são 38 dias que perfazem 5 semanas e 3 dias do ômer.”
Tiferet de Yesod
Compaixão no Compromisso
O compromisso precisa ser não apenas amoroso mas também compassivo, compartilhar a dor de seu amigo e sentir empatia por ele.
Meu compromisso é condicional?
Eu me retraio ao me sentir desconfortável com os problemas de meu amigo?
Exercício para o dia:
Ofereça ajuda e apoio ao lidar com o sofrimento de alguém com quem você se comprometeu.

dia39.jpg

Quarto Dia:
39º dia da Contagem do Ômer
“Hoje são 39 dias que perfazem 5 semanas e 4 dias do ômer.”
Netzach de Yesod
Tolerância no Compromisso
Um componente essencial do compromisso é sua tolerância; sua habilidade para enfrentar desafios e contratempos. Sem tolerância, não há chance de desenvolver um verdadeiro compromisso.
Estou realmente ligado àquele com quem me comprometo?
Quanto posso tolerar e o quanto estou pronto a lutar para manter este compromisso?
A pessoa com quem tenho compromisso está ciente de minha devoção?
Exercício para o dia:
Demonstre o grau de tolerância de seu compromisso, enfrentando um desafio que possa obstruir o compromisso.

dia40.jpg

Quinto Dia:
40º dia da Contagem do Ômer
“Hoje são 40 dias que perfazem 5 semanas e 5 dias do ômer.”
Hod de Yesod
Humildade no Compromisso
A humildade é crucial num compromisso saudável.
A arrogância separa as pessoas. A preocupação com seus próprios desejos e necessidades separa você dos outros. A humildade permite que você aprecie outra pessoa e se comprometa com ela. O compromisso que é apenas uma extensão de suas próprias necessidades é apenas comprometer-se ainda mais estreitamente consigo mesmo.
O compromisso saudável é a união de duas pessoas distintas, com personalidades independentes, que se unem com um objetivo mais alto que o de simplesmente satisfazerem suas próprias necessidades.
A verdadeira humildade origina-se ao aceitar e reconhecer que existe Deus na sua vida.
Estou consciente do terceiro sócio, Deus, no compromisso, e que este sócio me proporciona a capacidade de unir-me a outra pessoa, apesar de nossas dessemelhanças?
Exercício para o dia:
Ao rezar, admita Deus especificamente para ajudar você a comprometer-se com outros.

dia41.jpg

Sexto Dia:
41º dia da Contagem do Ômer
“Hoje são 41 dias que perfazem 5 semanas e 6 dias do ômer.”
Yesod de Yesod
Compromisso no Compromisso
Examine o aspecto compromisso do compromisso, as formas que pode ter e seu nível de expressão. Toda pessoa precisa e tem a capacidade de se comprometer com outros, com empreendimentos significativos e com experiências que tenham um propósito.
Tenho dificuldade em comprometer-me?
Essa dificuldade se manifesta em todas as áreas ou apenas em algumas?
Comprometo-me facilmente com meu trabalho, mas acho difícil comprometer-me com pessoas?
Ou vice-versa?
Tenho problemas comprometendo-me com eventos especiais em minha vida?
Examine as razões para não se comprometer.
É por que sou muito crítico e encontro defeito em tudo como uma desculpa para não me comprometer?
Sou muito fechado e quero que tudo seja de meu próprio jeito?
Meu “não compromisso” é resultado de sentir desconforto quando estou vulnerável?
Já fui magoado nas minhas experiências de compromisso anteriores?
Já abusaram de minha confiança?
Meu medo de comprometer-me é resultado de um compromisso inadequado que vivenciei quando criança?
Para cultivar sua capacidade de comprometer-se, mesmo se tiver razões válidas para não confiar, deve lembrar-se que D’us lhe deu uma alma Divina que é amorosa e que você deve aprender a reconhecer a voz interior, que lhe possibilitará sentir os coração e a alma de outras pessoas. Então, aos poucos, pode deixar cair suas defesas, quando reconhecer que alguém ou algo no qual pode realmente confiar.
Para que o compromisso seja possível deve incorporar os outros seis aspectos do compromisso. Compromisso de sucesso deve também incluir tornar o compromisso real, em atos construtivos.
Um ponto adicional: Compromisso gera compromisso.
Quando você se compromete em uma área de sua vida, isto o ajuda a comprometer-se em outras áreas.
Exercício para o dia:
Comece o compromisso com uma nova pessoa (ou experiência) que seja importante para você, comprometendo-se por um tempo estabelecido a cada dia ou semana, para passarem juntos construtivamente.

dia42.jpg

Sétimo Dia:
42º dia da Contagem do Ômer
“Hoje são 42 dias que perfazem 6 semanas do ômer.”
Malchut de Yesod
Nobreza no Compromisso
O compromisso deve ampliar a nobreza de uma pessoa. Deve nutrir e fortalecer sua própria dignidade e a dignidade daquele com quem se compromete.
Meu compromisso inibe a expressão de minha personalidade e qualidades?
Meu compromisso suplanta aquele com quem me comprometo?
Exercício para o dia:Enfatize e realce as forças daquele com quem você se compromete.

—————–
Cursos– dia 31/05 – Astrologia Hermética
– dia 01/06 – Tarot (Arcanos Maiores)
informações: [email protected]

Twitter oficial do autor da Coluna Teoria da Conspiração.

  • thibas

    DD, só pra te informar, esse último post apareceu completo no RSS. se a partir de agora os outros tbm estiverem deste jeito, pode incluir agora na contagem de views o pessoal que assina o RSS do blog (mas claro que muitos vêem aqui no post mesmo ver os comentários, que não são visiveis no RSS)

    abraços

  • Rafael

    eita, primeirao?
    na coluna mais incrível que eu já vi em um blog?
    marcelo, parabéns pelo trabalho e pelo tempo gasto conosco, que ainda temos tanto a aprender, que vale para você tb e pra todos que vivem.
    até mais e faço votos para a continuação da série
    obrigado

  • Não sei se é viajem ou não, mas esses acidentes(terremotos, entre outros) que vem occorendo ultimamente, tem alguma relação com um “controle populacional” na terra??

  • Francisco

    Olá, achei interessante todos esses exercícios mas tenho uma dúvida, se eu começar a fazer eles fora da data especificada, por exemplo, apartir do mes de agosto, começar com o Sefirat ha Omer – parte 1 que datam como para o mes 04, terá o mesmo resultado?

    Desculpe minha ignorância, mas após abandonar o cristianismo pesquiso um pouco de tudo que possa modificar meu caráter para melhor e acredito que determinados exercícios devem ser feito ao pé da letra para funcionarem.

    abraços.

  • Lokimal

    Marcelo, tenho acompanhado suas colunas todas as semanas, parabéns pelo ótimo trabalho, pode ter certeza que essa iniciativa trará grande ajuda para quem deseja evoluir espiritualmente. Outro dia escutando a musica Darkside of Aquarius de Bruce Dickinson, me deparei com vários signifcados ocultos na letra, poderia colocar para nós o signficado desta ótima música e porque não de outras desse grande filósofo e músico, tem muita coisa no album Chemical Wedding que revela muito de alquimia, Caballa e esoterismo. Voce poderia fazer um post inteiro relacionando Bruce Dickinson com o ocultismo. Um grande abraço e felicidades a todos.

  • Breno Tessinari

    Sr Cassaro, fugindo muito do assunto da coluna acima, gostaria muito de saber mais sobre o dia 12/12/2012 e todas as suas implicações. (desde ja adianto que não acredito no fim de tudo, mas no fim das coisas como as conhecemos para uma renovação) Por favor, responda esta mensagem!

  • Omar

    Muito bom, muito bom mesmo…..mas tenho uma dúvida…
    durante esse tempo percebi que não se fala as 3 esferas de cima….por que? quais são elas e quais seus atributos??

    brigado tio

  • Rafael

    DD, tenho interesse em fazer seus cursos. Tem alguma sequencia que devo seguir? Qual devo fazer primeiro?

    Obrigado

  • Fabio

    DD, parabéns, venho acompanhando sempre…
    sobre esse post, como expressar a humildade, como fazê-la ativa na ausência de ação?

  • Realmente nada acontece atoa na vida. Estou aki a alguns de minutos de reavaliar um compromisso que tenho com outra pessoa e o material divulgado aki me fez reavaliar totalmente a minha postura.

    Muito obrigado.

  • Spider Jerusalem

    Ai Marcelo!
    Quando que tu vai falah sobre a Magia do Caos e a Pop Magic! do Grant Morrison?
    Eu achei várias coisas na internet, mas eh foda di sabe oq é verdade e oq eh falcatrua.

  • Vinícius Mesquita

    Ainda não fiz nenhum comentário mas acompanho cada post. Faço o Ômer desde o início e venho obtendo bons resultados, mas o mais interessante de tudo é que o Ômer associado a outros conhecimentos, parece, te proporcionar um resultado realmente eficaz. Retiro parte do meu conhecimento sobre “o porque de tudo” do site http://www.caminhosdeluz.org, gostaria que me mostrasse algo mais onde eu pudesse obter mais e mais conhecimento a respeito disso, pois cada dia que passa fico mais apreensivo em ver que o tempo está se esgotando e que 2012 está chegando!

  • Leo

    Olá Marcelo,

    Parabéns pelo trabalho, como muitos, tenho alguns pontos de vista que divergem dos seus, mas estou achando extremamente interessante e instrutivo acompanhar a sua visão das coisas. Já acompanhava seu trabalho através do RPG (DB, Trevas, etc), e foi supreendente te encontrar “nesses campos” ^_^. As minhas dúvidas não são pertinentes a matéria atual, mas resolvi postá-las mesmo assim, pois não sei quando voce irá abordar o assunto, então não consegui esperar ;-). Bom, vamos a elas:

    1 – Sobre psicocinese (PK/TK), encontrei o seguinte site: http://www.psipog.net/ e achei muito interessante, gostaria de saber se este é um site sério? Os exercícios/métodos dele são válidos? O que voce acha sobre o assunto? se não quiser falar agora, pelo menos diga quando vai falar sobre isso ou responda no meu e-mail particular.

    2 – Gostaria de saber se pela vontade é possível um controle dos elementos da natureza. Tipo, é possível um Focus 1 em agua, fogo, terra e ar, assim como funciona a magia no 3D&T? Ou para se fazer algo parecido é necessario rituais e todo um preparo (para executar, não para aprender) de dias/meses? Ou é realmente impossível algo do tipo?

    3 – Quanto a 2012, qual a sua visão sobre como as coisas irão acontecer? ou quando voce irá fazer um post sobre isso (só não me diga que será em 2012 né hehe)?

    Desde já agradeço,

    Leo.

  • Fábio Castro

    Fazer o Ômer é uma esperiencia muito rica, recomendo a todos,e agradeço pela oportunidade DD.

  • Gui Losilla

    DD, nesse último domingo, 18/05, fiz um curso de Kabala, com o Jorge Aguer, conhece? Bom, foi muito foda, fizemos uma corrente cabalistica, ele passou uns exercícios e uma ótima apostila. Foi sensacional. Mas fiquei com algumas dúvidas…
    Ele parte do princípio q a origem da Kabala é egípcia, que os hebreus pegaram e adaptaram a sua cultura, tudo bem, até ai faz sentido, mas depois ele falou que não existe a lei do Karma, pois o que errado pra um, pode ser certo para outro, mas existe uma espécie de karma familiar e por isso devemos estudar até 7 gerações de nossa árvore genealógica, mas como fica tudo isso? não fica meio salve-se quem puder, e fazer o mal ou o bem, ou caridade (espiritismo) não reflete em nada em outras encarnações???
    Outra coisa, ele relaciona cada sephirot a um deus egípcio, e falou q no judaismo isso tb ocorre (não sei escrever, mas ele relaciona o shet ao shaitan, eu acho!!) ao seu ver isso procede?
    Ele falou que Moisés ficou 40 anos no deserto quando saiu do Egito, mas não foram 49??? ou são duas linhas de pesquisa diferentes???
    e a última, ele falou q uma das origens da palavra Satã vem de Seth, procede?

    Um abraço do mais novo Frater, graças a vc!!!

  • phil

    Oi marcelo não me respondeu minha pergunta sobre os reptilianos, espero q vc responda mas ja tenho outra aqui.
    como são os chakras dos rapitilianos?

    @MDD – Nao respondi porque “reptilianos” já é era algo sem noção da primeira vez. Chakras de reptilianos, então…

  • Johnny

    Marcelo, tava vendo um clipe da banda Hellacopters, um som massa, “In the sign of the octopus”, acho que vi um simbolo da maçonaria no clipe, e da pra ouvir palavras como “rosacrusians”, “freemasons”, “knight templars”…
    a letra deve ser meio viagem, mas o som é bom, hellacopters é muito foda, heuhe

    escuta ae e ve o clipe, aparece um monte de simbolos e pentagramas: http://www.youtube.com/watch?v=sNLFUQC3LvU

    ah.. lembro uma vez que tu tinha dito um pouco dos teus gostos musicais, até escutei dropkick murphys, que tu citou, nao conhecia e curti muito, acho massa a musica celta, e com punk rock fico foda… diz ae, que outros sons mais que tu curte? podia dar umas dicas de bandas legais pra “criançada” aqui hehe!

    um abraço!

  • Padre Judas

    Johnny:

    Interessante este post seu sobre os Hellacopters. Gosto bastante desta banda, mas esta música eu ainda não conhecia.

    Bem, não sei se o MDD ou mais alguém irá te responder antes de mim, mas espero poder compartilhar com alguma coisa do pouco que sei. Infelizmente, o post ficou um pouco grande. Sorry. 😉

    Vejamos, primeiro a letra original em inglês pode ser encontrada no site Vagalume, no link:

    http://vagalume.uol.com.br/the-hellacopters/in-the-sign-of-the-octopus.html

    Dito isto, eu fiz uma tradução usando o Google Translator, o meu dicionário de inglês-português e um pouco do meu conhecimento obtido a custa de muitas horas de videogame no nobre idioma anglicano.

    Assim, temos:

    Você sabe que esta é a hora de apresentar os fatos corretamente
    Rosacruzes
    Maçons

    Você sabe, as pessoas nas sombras;
    Comedores de haxixe
    Ordem dos Templários

    A hora de iluminação
    Poucos e desconhecidos
    Muitos e conhecidos

    É tudo obscuro por trás dos olhos
    Iniciação
    Rito e Ritual

    Oh nós estamos em todos os lugares
    No sinal do Polvo
    É somente uma carta de doze palavras
    Você pode vê-la claramente agora
    Mas ela ainda está obscurecida
    E sua visão será turva para sempre

    Você sabe, os homens por trás do poder
    Merovíngios
    Priorado de Sião

    Os homens com todos os fundos
    Multinacionais
    Bilderbergers

    Os guardiões dos segredos
    Majestic 12
    Cúria Romana

    E todos aqueles cavalheiros divertidos
    O Aurora Dourada
    A OTO

    (4x)
    Está aqui a programação
    pelo programa
    por programa

    Agora, comentando:

    A letra apenas faz referência a algo comum entre os estadunidenses: o conspiracionismo, corrente de pensamento que prega que todos os eventos e governos do mundo (ou boa parte destes) são conduzidos por sociedades secretas. Não chega a ser nada fantástico, e qualquer um pode ter escrito esta letra, não há necessidade de ser Iniciado. De fato, as ordens citadas são conhecidas pelo público (graças à grande deusa do conhecimento de nossa era, Sagrada Mãe Internet 🙂 ).

    Pois bem:

    Rozacruzes e Maçonaria é básico, não precisa explicar. Estas sociedades possuem sites na Internet, é só visita-los e saber um pouco mais. Com sorte, pode até se filiar a alguma (a Rosa Cruz é mais fácil, pois não precisa de convite).
    O mesmo vale para os Templários. Quem não souber, é só procurar um bom livro de História Européia Medieval.

    Comedores de haxixe fazem uma referência à Sociedade de Hassam, sociedade ismaeliana (uma das vertentes do islamismo) considerada por alguns como o primeiro grupo terrorista do mundo. Atuavam no oriente médio, e seus membros costumavam matar quem se opunha à suas idéias. Segundo algumas fontes da época, eles se drogavam com haxixe (daí o termo “hasshashim”, ou “comedores de haxixe”) e esfaqueavam seus desafetos à luz do dia, se matando ou sendo lixados logo na seqüência. Sim, os ancestrais espirituais dos homens-bomba – mas eles não matavam tanta gente de uma só vez. Do termo “hashasshin” derivou a palavra “assassino”.

    A referência ao polvo eu não consegui identificar imediatamente, só consegui pensar em Cthulhu, entidade fictícia descrita por H. P. Lovecraft em suas obras. Um deus-demônio de eras anteriores. Lovecraft é um clássico do horror. Simples assim. Apenas digo: leia.

    Merovíngios foram a primeira dinastia a reinar na França. Eram os descendentes do Rei Merovingee. Segundo uma lenda popular entre ocultistas, os Merovíngios seriam os descendentes de Santa Sara (Padroeira dos Ciganos), a filha que Jesus teve com Maria Madalena.
    O Priorado de Sião apareceu no Código da Vinci. Seria uma sociedade secreta que zelaria pela proteção da Linhagem Sagrada (merovíngios) e pela manutenção do Segredo (Jesus e Madalena eram um casal e tiveram uma filha, e Jesus não morreu na cruz).

    Multinacionais são as grandes-empresas-du-mal que destroem o meio ambiente, agridem os direitos dos trabalhos e promovem o capitalismo selvagem no mundo. Viva o mercado, abaixo o Hugo Chávez.
    O Clube de Bilderberg é uma conferência anual que reúne um seleto grupo de 130 indivíduos influentes em inúmeras áreas (política, mídia, economia, etc.) que se reúnem para discutir como dominar o mundo através de suas Multinacionais e Governos Neoliberais, em hotéis cinco-estrelas. A reunião é secreta, realizada em locais diferentes a cada ano, e não há registro escrito delas (isto é, atas, relatórios, enfim, o normal em qualquer reunião formal). A informalidade do grupo só ajuda a colaborar com as sugestões de que se trata de caras muito maus. Tipo o Rudolph Murdock (acho que é assim que escreve – o dono da Fox), o Rei da Espanha, enfim, só gente boa. 🙂
    A Carta publicou uma matéria sobre eles a muitos anos, mas você pode encontrar alguma coisa na Wikipédia:

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Clube_de_Bilderberg

    O Majestic 12 seria um comitê criado 1947 nos E.U.A. (sim, sempre eles – The New Atlantis) formado por cientistas, militares de alta patente e funcionários de primeiro escalão do governo responsáveis por pesquisar atividades envolvendo atividades de OVNIs e ETs em nosso mundo. Eles também seria responsáveis por ocultar sua existência – ou seja, os HdP trabalham para eles. Obviamente, o Governo estadunidense nega sua existência (assim como nega a existência de OVNIs).

    A Cúria Romana é órgão que governa o Vaticano e a Igreja Católica (a Loja Negra). Já disse tudo – não vou falar mais nada para não ser excomungado, caçado e queimado em uma fogueira (medo).

    A Aurora Dourada foi uma sociedade de magos que existiu no século XIX. Aparentemente, foi desfeita no começo do século XX. Alesteir Crowley, o mais polêmico mago a surgir no século passado, foi membro deste grupo (e o estopim para sua dissolução). Posteriormente, Crowley se tornaria Grão-Mestre da Ordo Templaris Orientis (OTO), uma ordem alemã, que existe até hoje.

    Acho que é isso. Desculpem o tamanho do post. Espero ter ajudado.

  • Padre Judas

    Esqueci de comentar outra coisa:

    Clipe bacana, cheio de símbolos de ocultismo pop. Mas eu gostei mais das mulheres, hehehe… 😀

  • Felipe Urban

    Engraçado, achei que hoje teríamos um post sobre Concílio de Nicéia, pra marcar o aniversário do primeiro, que foi em 325, salvo engano :/
    E outra: há problemas em fazer as ‘meditações’ após a meia noite [ou seja, no dia seguinte durante a madrugada]? É o meu horário disponível, mas não sei se funciona…
    Costumo fazer a meditação entre 00:30 e 1:30, dependendo do horário que chego em casa, depois durmo e pratico o ‘exercício’ no dia seguinte, normalmente…

    E outra, SEMPRE que começo a fazer a meditação, seja a do Ômer ou qualquer outro exercício [como o da vela, por exemplo], o meu gato se aproxima, se esfrega em mim. Às vezes ele acorda pra vir, mas sempre no exato momento que eu começo a me concentrar/limpar a mente. Lembro de ter lido, talvez na sua coluna [nossa, to esquecendo as coisas, hora de reler…], que os animais pressentem/sentem/vêem o ‘sobrenatural’.
    Ele estaria simplesmente sentindo algum fluxo ‘energético’ ou isso pode ser algo pra me preocupar?

  • Leo

    Olá Marcelo,

    Tô aguardando a resposta do meu post heim ^_^, enquanto isso não acontece, sobre meditação, controle do chi e artes marciais, o que você acha do Aikido? ele é interessante nesse aspecto? mais ou menos que o Kung Fu? Pergunto isso, pois de um modo geral, todas as artes marciais oferecem alguma técnica ou exercício nesse sentido e gostaria de saber qual tem mais a oferecer nesse aspecto.

    Ah, to curioso com relação a uma coisa, aquele lance do chi kung que você faz, pode ser usado em uma luta? tipo, você esta em um combate pode usar pra se proteger de um ataque? ou só tem aplicação pra efeito de apresentação?

    Um grande abraço,

    Leo.

  • Maíra

    leio a coluna ha algum tempo e cheguei aqui por indicação, mas é um tema que tento estudar com seriedade. como só agora cheguei nesse “último” post e vi que algumas perguntas não foram respondidas, vim fazê-las:

    1- O uso de anticoncepcionais, pelas garotas, altera a quantidade de hormônios no corpo delas e, assim como as alterações naturais, muda o humor, a compulsão [por comida pode aparecer, etc. com todas essas mudanças “artificiais” no corpo, o uso dos anticoncepcionais atrapalha a realização dos exercícios de concentração, chakras, os rituais de magia sexual?

    2- Assisti a palestra sobre as crianças índigo e me identifiquei de certa forma com elas, já que tenho um grau pequeno de TDA, tinha um amigo imaginário, etc, mas não sou hiperativa [não em grau suficiente pra chamar a atenção, pelo menos] e minha mãe, que tem certo conhecimento ocultista, diz que acha que nem eu nem meu irmão somos índigo. tem como fazer um “diagnóstico” de crianças índigo?

    3- ainda sobre as crianças índigo, elas estão em oitavas menores?

    4- e sobre o Sefurat ha Omer, todos os anos é feito no mesmo horário? porque daqui ha alguns anos eu vou ter aulas na faculdade de 4:30 da tarde a meia-noite, me impossibilitando de fazer a meditação. tem uma alternativa nesses casos?

    obrigada pelo ensino.

  • Douglas

    E aí Marcelo,

    Depois de algum tempo realizando a contagem do ômer, comecei a procurar alguma relação das virtudes da árvore da vida com as sete virtudes cardeais da Ordem DeMolay. Não sei se tem a ver, mas me pareceu que elas seguem esse raciocínio:

    Amor Filial – Chesed
    Reverência pelas Coisas Sagradas – Hod
    Cortesia – Yesod
    Companheirismo – Tiferet
    Fidelidade – Guevurá
    Pureza – Netzach
    Patriotismo – Malchut

    Isto faz sentido? Caso faça, as virtudes foram algum caminho específico na árvore?

    Aproveitando a seção de dúvidas, vc disse uma vez que a Loja a qual faz parte é uma das mais esotéricas do Brasil. Já que é assim, qual seria a preocupação das outras? Apenas estudos filosóficos e não alquímicos?

    Desde já agreço

  • Thiago Habib

    Douglas, acho que posso dar um palpite sobre as sete virtudes cardeais.
    Pelo que tenho observado nos textos do DD e estudado (pena que só na internet mesmo… tem me sobrado pouco tempo e faltado disciplina…), acho que as virtudes se encaixariam mais assim:

    Amor Filial = CHESED (bondade, desejo de compartilhar incondicionalmente, a vontade de doar tudo de si mesmo e a generosidade sem preconceitos – o Amor)
    Reverência Pelas Coisas Sagradas = GEVURAH (que é justiça, disciplina, moderação, reverência);
    Cortesia = HOD (que é Humildade, esplendor, identificação com próximo, sendo uma forma de aceitação do pensamento, de reconhecimento);
    Companheirismo = YESOD (que é compromisso, alicerce, vínculo);
    Fidelidade = NETZACH (que é paciência, persistência e coragem. Tolerância, que também é ser confiável e responsável)
    Pureza = TIFERET (que é compaixão, harmonia, verdade – o Sol, a iluminação);
    Patriotismo = MALKUTH (reino, dignidade, nobreza)
    Acho que é isso…

    Abraço!

  • Paulo Craici

    “É aceitar suas qualidades e forças, reconhecendo que elas não lhe pertencem; foram concedidas a você por D’us, para um propósito mais elevado que o de apenas satisfazer suas próprias necessidades.”

    Ótimo parágrafo..

    abraços

  • Pingback: Links do Teoria da Conspiração | Teoria da Conspiração()