Zaratustra, Mithra e Baphomet – parte III

baphomet1.jpg

Olá crianças,

Acompanhando esta série “desvendando a origem dos demônios”, cujos posts iniciais estão AQUI e AQUI, o tio Marcelo explicará hoje sobre como surgiram os conceitos de Bem x Mal, deturpados na Igreja Católica e por conseguinte nas Evangélicas e caça-níqueis afins, para providenciar um campo fértil de “nós versus eles” e permitir que agregassem melhor o gado.
E se existia um deus “do bem”, seria necessário inventar deuses “do mal” para servirem como opositores. Para entender como surgiram os demônios, precisamos entender quem eram os deuses das religiões “adversárias” (Shaitanicas).
E, de quebra, também desvendaremos os mistérios de Baphomet!

Diabo, Diabolos e Daimon
Antes de prosseguir, é necessário fazer um adendo. Muitos religiosos gostam de inventar traduções adaptadas às suas necessidades para certas palavras, normalmente de maneira tosca e grosseira, mas que dependendo da erudição com que são colocadas, acabam enganando os desavisados. Uma das favoritas dos fanáticos religiosos é relacionar Daemon, Diabo ou Diabolos com “Acusador” ou “Caluniador”.
Pois bem: Daimon ou Daemon significa “gênio” ou “espírito”. São os Anjos da Guarda da mitologia católica. A palavra em grego para Daimon é “δαίμων”. Já caluniador se escreve “συκοφάντης” e acusador “Κατ’ηγορος”, ou seja, palavras BEM diferentes.

Já Diabo vem de Diabolos, cujo significado está atrelado a outra palavra bem conhecida: Símbolos. Diabolos significa “Aquilo que nos separa” enquanto Símbolos significa “Aquilo que nos une”. Desta maneira, uma seita “diabólica” significa, no sentido correto da palavra, “uma seita que nos separa”. Já a relação entre símbolo e união é bem fácil: basta imaginar um time de futebol. O símbolo do time é o brasão que une os torcedores.

zaratustra.jpg

Assim falou Zaratustra
Zaratustra, às vezes chamado de Zoroastro, é o fundador do Zoroastrismo. Ele foi um verdadeiro iniciado, nascido na Pérsia cerca de 1.000 anos antes de Cristo. Desde muito cedo, Zoroastro já demonstrava sabedoria fora do comum; aos 15 anos realizava valiosas obras religiosas e era conhecido e respeitado por sua bondade para com os pobres e pelo sistema religioso-filosófico que criou.
Seus sacerdotes, os Magi (sábios), eram vegetarianos, reencarnacionistas, espiritualistas e conheciam muito bem a astrologia. Zoroastro reformulou uma religião chamada Mazdeísmo, com uma visão mais positiva do mundo.
Para entender melhor esta religião, precisamos estudar a estrutura social da época: os persas estavam divididos em três classes; os sacerdotes, os guerreiros e os camponeses. Os Ahuras (“senhores”) eram venerados apenas pela primeira classe, Mithra era um Ahura venerado na classe dos guerreiros; e os camponeses possuíam seus próprios deuses da fertilidade.
O Zoroastrismo prega a existência de um Deus único, Ahura Mazda (“Divindade Suprema”), a quem se credita o papel de criador e guia do universo (Keter, na Kabbalah). Desta divindade emanam seis espíritos, os Amesas Spenta (Imortais Sagrados), que auxiliam Ahura Mazda em seus desígnios.
São eles: Vohu-Mano (Espírito do bem), Asa-Vahista (Retidão suprema), Khsathra Varya (Governo Ideal), Spenta Armaiti (Piedade sagrada), Haurvatat (Perfeição) e Ameretat (Imortalidade). Estes seres travam uma batalha dentro de cada pessoa contra o princípio do mal: Angra Mainyu, por sua vez acompanhado de entidades malignas: O Mau pensamento, a mentira, a rebelião, o mau governo, a doença e a morte.

A grande questão do bem e do mal, colocada por Zoroastro, se resolve DENTRO da mente humana. O bom pensamento cria e organiza o mundo e a sociedade, enquanto o mau pensamento faz o contrário. Esta opção é feita no dia-a-dia da pessoa e ninguém pode fazer uma opção definitiva, pois este é um processo dinâmico e progressivo.
O nome Mithra (Sol) era visto como o “Deus da Luz”. Os vedas o chamavam de Varuna e os persas de Ahura Mazda.

Zoroastro teve muitos problemas em tentar implementar a religião monoteísta, tentando se opor aos sacerdotes de Mithra e os sacrifícios sangrentos dos touros. Zoroastro foi assassinado por sacerdotes de Mithra no templo de Balkh.

Após este período, o culto a Mithra floresceu. Seu dia sagrado, o Solis Invictus, é comemorado a 25 de Dezembro, mesma data do nascimento de Hórus e celebrando a “vinda da nova luz” (claro que não existia o dia 25 de dezembro com este nome, pois o calendário gregoriano só seria inventado muitos séculos depois; a data era calculada pelas luas e pelos astros para cair no Solstício de Inverno, a noite mais longa do ano).
Mithra era considerado o “Filho de Deus”; filho de Ahura Mazda, recebeu a incumbência de matar o touro primordial. Mithra nasce em uma gruta (lembram-se do que falamos nas outras colunas sobre cavernas, certo?) e o céu é sua casa. Matar o touro é o motivo principal do culto mitraico.
Isto é tão importante para compreendermos várias coisas dentro de diversas culturas que eu vou repetir: “matar o touro é o motivo principal da religião mitraica”.
E tudo isto tem a ver com Astrologia e as precessões (você assistiu Zeitgeist, certo?). Então Mithra simboliza o signo de Áries (o guerreiro) substituindo o signo de Touro nas Eras Cósmicas.

mithra.jpg

Nos rituais Mitraicos, o boi era sacrificado e imolado (queimado), e sua carne e sangue eram oferecidos aos sacerdotes como oferendas de poder. Eles também consumiam vinho e realizavam rituais sexuais, onde através do sexo e do vinho, chegavam ao êxtase, ou a comunhão com Deus.

Do culto a Mithra também surge a história do Minotauro, onde a cada ano, sete pares de jovens eram oferecidos em seu sacrifício (representando os sete pecados capitais – falaremos mais sobre isto no futuro). Teseu, o guerreiro (Áries), encontra o caminho do labirinto e mata o minotauro (touro), restaurando a paz. A lenda de Teseu é uma derivação iniciática dos cultos a Mithra.

Outro aspecto cultural derivado do Mitraismo são as touradas. Nela, o guerreiro entra em uma arena (a arena representa a Terra) e precisa derrotar em combate o touro, tal qual Mithra fez com o touro primordial. No final da batalha, o touro é imolado e servido como banquete aos sacerdotes e guerreiros da irmandade.

Na bíblia temos referência ao touro quando Moisés desce do monte Sinai com os mandamentos (Kabbalah) e depara com os sacrifícios ao bezerro de ouro. Outra referência astrológica.

Posteriormente, os Essênios e Yeshua (Jesus) substituem o touro imolado e o sangue pelo pão e vinho egípcios: o pão representando o corpo de Osíris e o vinho o sangue de Osíris (“tomai e comei todos vós; este é o meu corpo e o meu sangue que é derramado por vós” é uma oração EGIPCIA e representa o sacrifício de Osíris). Jesus, como iniciado, estava celebrando o culto ao Deus-Sol na chamada “Santa Ceia”.

santa_ceia.jpg

Com o tempo, as pessoas passaram a preferir a eucaristia vegetariana de Yeshua ao invés do banquete carnívoro de Mithra e o ritual de culto ao Deus-Sol acabou se transformando no que chamamos hoje de Eucaristia. Embora o ritual original tenha sido modificado e sobrevivido até os dias de hoje, de uma forma ou de outra.

Os celtas também tinham o costume de fazer sacrifícios ao Deus-Sol. Mas ao invés do touro, sacrificavam o Javali, símbolo do sol. Quem já leu as aventuras de Asterix sabe que toda vitória era comemorada com um grande banquete celebrado por toda a vila, em um Ágape Fraternal. O mesmo ocorria nas legiões romanas e entre os sacerdotes Mitraicos. Note que a távola redonda (ops, eu disse “távola”… eu quis dizer “Mesa”) ao redor da fogueira forma justamente o símbolo astrológico do SOL (um círculo com um ponto central).

banquet.jpg

Outro costume de Batismo de Fogo, muito popular entre os soldados romanos de alta patente, consistia no Taubólio, o ritual de sacrifício do touro. Sobre uma forte estrutura em forma de rede de aço, era imolado um touro pelos sacrificadores e seu sangue escorria sobre o iniciado, que fica abaixo desta estrutura, nu, em uma fossa escavada no chão. Ali recebe o sangue sobre a cabeça e banha com ele todo o seu corpo. Ao sair da fossa, todos se precipitavam à sua frente, saudando-o. Após a imolação, recolhiam-se os órgãos genitais do touro (cojones), que eram cozinhados, preparados e servidos ao iniciado.
Apesar de parecer nojento, o ritual é impressionante…

As tradições Mitraicas permaneceram em Roma até o século IV, coexistindo com o Cristianismo. Em 325 DC, o Concílio de Nicéia fixou o deus “verdadeiro” e iniciou-se a queda do culto a Mithra.
Mithra é o padrinho da Igreja Católica, já que roubaram sua festa de aniversário (25 de dezembro), seu dia de celebração (as missas são celebradas no Domingo de manhã – Dia do Sol e hora do sol), o chapéu que os papas, cardeais e bispos usam chama-se Mitra e o templo maior de Mithra ficava em um lugar conhecido como Colina Vaticano, que também foi “substituído” pela Igreja principal católica.

Tertuliano presenciou as cerimônias de culto à Mithra e chamou este ritual de “Paródia Satânica da Eucaristia”, ou “Missa Negra” e muitas das histórias bizarras inventadas sobre o “satanismo” foram derivadas destes cultos. Da distorção destas festividades surgiram as famosas “missas satânicas” nas quais se “usava uma mulher nua como altar, bebia-se sangue e comia-se carne ao invés de pão e vinho, os sacerdotes vestiam-se de preto e usavam o terrível pentagrama” e por ai vai. Uma mistureba de cultos celtas, gregos e mitraicos, com um pouco de criatividade mórbida para assustar os crentes e voilá.

No Concílio de Toledo, em 447, a Igreja publicou a primeira descrição oficial do diabo, a encarnação do mal: “um ser imenso e escuro, com chifres na cabeça e patas de bode”. Claramente uma mistura de Mithra, Pan e Cernunnus.

Claro que quase todos nós prestamos homenagens a Mithra até os dias de hoje: Festividades realizadas no dia dedicado ao Sol (Domingo – Sun-day), envolvendo sacrifícios de bois imolados cuja carne e sangue são consumidos pelos sacerdotes, junto com vinho ou cerveja. A Igreja Católica chama isso de “Paródia Satânica da Eucaristia”, mas as pessoas costumam chamar estas homenagens a Mithra de “Churrasco de Domingo”.

templarseal.jpg

Baphomet
(agradecimentos ao irmão Cezaretti)
Para entender a criação e a falsa associação desta figura meio homem meio bode com a Maçonaria, teremos que seguir um longo e tortuoso caminho iniciando no século XII.
Depois da Primeira Cruzada, no ano 1119 em Jerusalém, surge um pequeno grupo de militares formando uma ordem religiosa tendo como seu principal objetivo proteger os peregrinos visitantes à Palestina. Ficaram conhecidos como os Cavaleiros Templários.
Falarei muito mais sobre eles em uma série de matérias futuras, mas por enquanto, basta sabermos que, devido à necessidade de enviar dinheiro e materiais regularmente da Europa à Palestina, os Cavaleiros Templários gradualmente desenvolveram um eficiente sistema bancário que nunca existira.
Assim, levando uma vida austera com uma forte disciplina, defendendo com desinteresse as Terras Santas, recebendo doações de benfeitores agradecidos, os Templários acumularam com o passar dos anos grande riqueza. Tais poderes, militar e financeiro, os tornaram respeitados e confiáveis para a população da época.
Os Templários financiavam, através de vultosos empréstimos, muitos reis da época. Porém, por volta de 1300 os Templários sofreram diversas derrotas militares, deixando-os em uma posição vulnerável e assim, suas riquezas se tornaram objeto de ganância e ciúme para muitos.

Na época o Rei francês Felipe IV (Felipe, o Belo) estava envolvido em uma tumultuada disputa política contra o Papa Bonifácio VIII e ameaçava com a possibilidade de embargar seus impostos ao clero. Tal agressividade do Rei contra o sumo pontífice era principalmente devido à corte francesa estar falida. Então o Papa Bonifácio em 1302 editou a Bula Unam Sanctam, uma declaração máxima do papado, que condenava tal atitude. Os partidários de Felipe então aprisionaram Bonifácio que escapou pouco tempo depois, mas veio a falecer logo em seguida. Em 1305 Felipe, com uma trama política e pressão militar, obteve a eleição de um dos seus próprios partidários, inclusive amigo de infância, como Papa Clemente V e o convenceu a residir na França, onde estaria sob seu controle todo movimento eclesiástico. (Este era o começo do denominado “Cativeiro Babilônico do Papado”, de 1309 a 1377, durante o qual os Papas viveram em Avignon e sujeitos a lei francesa).
Novamente, falarei mais sobre isso quando chegar a vez de falar sobre os Templários, mas por ora, basta sabermos que o Papa estava sob o controle total do rei Felipe, o Belo.

Agora com o Papa firmemente sob seu controle Felipe voltou-se para os Cavaleiros Templários e a fortuna deles, então denunciou os Templários à Igreja por heresia e esta aceitou tal denúncia. Então em 1307, com o consentimento do Papa, Felipe ordenou uma perseguição aos Templários prendendo-os e jogando-os em calabouços, incluindo o Grão Mestre Jacques de Molay que foi acusado de sacrilégio e satanismo. Em 1312, o Papa, agora um boneco do Rei, emitiu a ordem que suprimia a ordem militar dos Templários com subseqüente confisco da riqueza por Felipe. (Os recursos ingleses dos Templários foram confiscados de forma semelhante pelo Rei Edward II da Inglaterra, sendo a maior parte desta imensa fortuna para Portugal, onde foi criada mais tarde em 1319, a Ordem de Cristo).
Claro que os Templários já sabiam das intenções de Felipe e, quando seus exércitos invadiram os castelos templários, não acharam nem uma moeda sequer do fabuloso tesouro templário, nem a arca da aliança, nem o Santo Graal, que foram enviados em 12 galeões para fora da França.

Assim, os Templários deixaram de existir daquela data em diante e muitos de seus membros, inclusive Jacques de Molay foram torturados e obrigados a se declararem “réus confessos” para uma miríade de crimes, inclusive uma lista 127 acusações e 9 subitens! Estas incluíram tais coisas como a “reunião noturna secreta”, homossexualismo (embasado no símbolo da Ordem, que é dois soldados montando o mesmo cavalo), cuspir na cruz, negar a Cristo, etc…
Entre as acusações contra os Templários havia uma que haviam produzido algum tipo de “cabeça barbuda”. O tal do Baphomet.

Existem várias teorias, inclusive seria um relicário contendo a cabeça de João Batista ou a cabeça de Cristo, a Mortalha de Turin, uma imagem de Maomé (o pai da religião islâmica) entre outras.
Após ser torturado por 7 anos, o Mestre Jacques de Molay acabou, após sua prisão, queimado vivo em praça pública com fogo brando e muitos templários foram mortos também e outros fugindo para outros países. O que vem a ser exatamente o “Baphomet” nunca foi descrito pela Inquisição, mas é fácil perceber que se trata de uma mistureba feita pela Igreja dos ritos antigos egípcios, gregos e romanos, para variar.

Mas… e aquela imagem demoníaca?
Mais de 500 anos depois dos Templários, em 1810 na França, nasce Alphonse Louis Constant, filho de um sapateiro.
Bem cedo, ainda criança, ganhou as atenções de um padre da paróquia local que providenciou para que Alphonse fosse enviado para o seminário de Saint Nichols du Chardonnet e mais tarde para Saint Sulpice estudando o catolicismo romano com o objetivo ao sacerdócio.
Mas deixou o caminho do catolicismo para se tornar um ocultista. De qualquer forma enquanto vivo seguiu o caminho esotérico e adotou o pseudônimo judeu de Eliphas Lévi, que dizia ser uma versão judaica de seu próprio nome.
O trabalho de sua vida foi escrever volumes enormes sobre Magia que incluiam comentários extensos sobre os Cavaleiros Templários e o Baphomet. De todos seus trabalhos o mais conhecido é o que contém a ilustração (o desenho é cópia do original e observe que está assinado por Eliphas Lévi) e era usado como uma fachada para o livro “A Doutrina da Alta Magia” publicado em 1855. Levi também afirmava que se a pessoa reorganizasse as letras de Baphomet invertendo-as, adquiriria uma frase latina “TEM OHP AB” que é a abreviação de “Templi Omnivm Hominum Pacis Abbas“, ou em português, “O Pai do Templo da Paz de Todos os Homens”. Uma referência ao Templo do Rei Salomão, capaz de levar a paz a todos.
A palavra “Baphomet” em hebraico é como segue: Beth-Pe-Vav-Mem-Taf. Aplicando-se a cifra Atbash (método de codificação usado pelos Cabalistas judeus), obtém-se Shin-Vav-Pe-Yod-Aleph, que soletra-se Sophia, palavra grega para “sabedoria”.

baphomet.jpg

E o que esta imagem significa?
Na Alquimia, o uso de alegorias e imagens é muito comum para expressar idéias e conceitos. Vamos analisar com calma a figura do Baphomet:
– A imagem possui a cabeça com características de chacal, touro e bode, representando os chifres da sabedoria, virilidade e abundância. O chacal representa Anúbis (o deus-chacal) e também o “Mercúrio dos Sábios”, o Touro representa o elemento terra e o “Sal dos Filósofos” e o bode representa o Fogo e o “Enxofre fixo”. Juntos, a cabeça da imagem representa os três princípios da Alquimia.
– A tocha entre seus chifres representa a sabedoria divina e a iluminação. Tochas estão associadas ao espírito nos 4 elementos e colocadas sobre a cabeça de uma imagem representam a inspiração divina. Isso pode ser observado até os dias de hoje, em personagens de quadrinhos que, quando tem uma idéia, aparece uma lâmpada sobre suas cabeças (grande Walt Disney!).
– O conjunto dos dois chifres também representam as duas colunas na Árvore da Vida e o fogo sendo o equilíbrio entre elas. A lua branca representa a magnanimidade de Chesed (Júpiter) e a lua negra o rigor de Geburah (Marte).
– O pentagrama na testa de Baphomet representa Netzach (Vênus), o Pentagrama, o símbolo da proteção e da magia. Importante notar que ele se encontra voltado com a ponta para cima. As pernas cruzadas associadas ao cubo representam Malkuth.
– Nos braços do Baphomet estão escritos “Solve” no braço que aponta para cima e “Coagula” no braço que aponta para baixo. Solve representa “dissolver a luz astral” e coagula significa “coagular esta luz astral no plano físico”. Em outras palavras: tudo aquilo que você desejar e mentalizar no plano astral irá se manifestar no plano físico. Alguém ai assistiu ao filme “The Secret?”
– Os braços nesta posição representam o “Tudo o que está acima é igual ao que está abaixo”, ou “O microcosmo é igual ao macrocosmo”, ou “Assim na Terra como no Céu”. É a mesma posição dos braços representada no Arcano do Mago no tarot.
– a imagem possui escamas, representando o domínio sobre as águas, ou emoções.
– a imagem possui asas, representando o domínio sobre o Ar, ou a razão.
– a imagem possui patas de bode, representando seu domínio sobre a Terra, ou o material. Também representam a escalada espiritual.
– a imagem possui fogo em seus chifres, representando o domínio sobre o Fogo.
– Os seios representam a maternidade e a fertilidade, e também o hermafroditismo, simbolizando que a alma não possui sexo e que não “somos” homens ou mulheres, mas “estamos” homens ou mulheres.
– a imagem está parcialmente coberta, parcialmente vestida (atenção, irmãos e fraters), representando que o corpo não está apenas no plano material (roupas), mas por debaixo da matéria está também o espírito (parte nua). Podemos perceber isto melhor nos arcanos Estrela e Lua no tarot.
– Baphomet está sentado sobre o cubo. O cubo e o número 4 representam o Plano Material, e estar sentado sobre ele representa o domínio sobre o plano material (vide arcanos Imperador e Imperatriz no tarot).
– O falo do Baphomet é o Caduceu de Hermes, representando a Kundalini e as energias sexuais ativadas, a virilidade e todo o desenvolvimento dos chakras.
– Finalmente, a figura representa a Esfinge, aquela que guarda os portais das iniciações, pela qual os covardes não passarão. Aquele que teme uma figura por pura ignorância nunca será um iniciado.

marselha15.jpg

No tarot de Marselha, podemos observar algumas destas representações. O Diabo (Arcano XV) no tarot representa as Paixões, por isso o homem e a mulher acorrentados em Malkuth (a Terra, o gado) aos pés da imagem. No tarot de Rider Waite, no século XX, o diabo já aparece com a estrela invertida, por influência da Ordo Templi Orientalis (e que para os iniciados não significa nada “satânico”… falarei sobre pentagramas invertidos na próxima coluna).

Associações mentirosas com a Maçonaria
Para analisarmos como esta figura foi parar nas mãos dos ignorantes evangélicos e católicos, precisamos explicar quem foi Leo Taxil (seu verdadeiro nome era Gabriel Antoine Jogand Pagès).
Taxil havia sido iniciado na Maçonaria, mas fora expulso ainda como aprendiz. Por vingança, acabou por inventar uma ordem maçônica “altamente secreta” chamada Palladium (que só existia na imaginação fértil de Taxil) supostamente comandada por Albert Pike (o Grão Mestre da Maçonaria na época). Seu objetivo, então, era revelar à sociedade tal misteriosa e maléfica Ordem.

taxil_book1.jpg

Ficou famoso com isso e ganhou uma audiência com o Papa Leão VIII em 1887. Assim, a Igreja Católica alegremente patrocinou e financiou a campanha de Taxil, inclusive a edição de seus livros.

Albert Pike (1809-1891) era um Brigadeiro General da Confederação na Guerra Civil Americana que, quase sozinho, foi responsável pela criação da forma moderna do Rito Escocês Antigo e Aceito. Abastado, literato e detentor de uma extensa biblioteca, foi o Líder Supremo da Ordem de 1859 até à data da sua morte em 1891, tendo escrito diversos livros de História, Filosofia e viagens, sendo o mais famoso “Moral e Dogma”.

O panfleto de lançamento do livro de Taxil pode-se ver Baphomet com algumas modificações e um avental maçônico cobrindo o falo. O livro “Os Mistérios da Franco Maçonaria” (lado esquerdo) descreve um grupo de maçons endiabrados que dançam ao redor do Baphomet puxado por um ex-padre, nada mais nada menos, que o famoso e falecido “Pai do Baphomet”, Eliphas Lévi (falecido em 1875). Leo Taxil ganhou muito dinheiro, inclusive do Vaticano, enganado todo tipo de crédulos.

taxil_book2.jpg

Finalmente, em 19 de abril de 1897 em um salão de leitura, Taxil iria apresentar uma tal senhorita Vaughan, que na verdade nunca existiu, renunciando a Satã e convertendo-se ao catolicismo. A igreja ansiosamente aguardou tal apresentação. Na data o salão lotou de pessoas do clero católico, maçons e jornalistas. Depois de um palavreado enorme, cheio de volteios, Taxil então finalmente revelou que nada tinha a revelar, porque nunca havia existido tal “Ordem Palladium”. Foi um tumulto imenso. De fato, Gabriel Jogand tinha fabricado a história inteira como uma farsa monumental às custas da igreja. No final, foi chamada a polícia para os ânimos fossem controlados e tudo não acabasse em uma imensa briga e quebra-quebra. (Para ler a A Conferência de Leo Taxil na íntegra, clique AQUI). Taxil morreu dez anos depois, em 1907, com 53 anos.

Em suma, Baphomet nasceu de uma lenda dos Templários, ganhou forma nas mãos de Eliphas Leví e foi associado à Maçonaria por Leo Taxil.
E daqui, o resto é história. A fraude, apesar de ter sido revelada por seu criador, continua e é aceita como “verdade absoluta e incontestável” por novas gerações de religiosos ignorantes (ou de má-fé).
A Maçonaria é difamada por uma acusação absurda e também por aqueles que pensam ser religiosos corretos e acabam por perpetuar uma mentira inconscientemente.

————
Novidades
– Ordem Demolay. A loja maçônica Madras, a qual eu pertenço, vai fundar um capítulo Demolay. A Ordem DeMolay é uma Ordem Iniciática paramaçônica que tem como objetivo preparar melhores cidadãos e líderes através do desenvolvimento do caráter, enfatizando as virtudes do Amor Filial, Reverência pelas Coisas Sagradas, Cortesia, Companheirismo, Fidelidade, Pureza e Patriotismo.
A Ordem DeMolay não tem a pretensão e não deseja tomar o lugar do lar, da igreja ou da escola nessa busca do aperfeiçoamento, mas, sim, coadjuva-los com um programa de ensinamentos visando uma boa cidadania a seus membros.

Como o tio Marcelo não tem filhos nem parentes próximos, decidi que apadrinharei alguns dos meus sobrinhos virtuais que queiram fazer parte de uma Escola Iniciática. Como a maioria dos tios que vai patrocinar o capítulo é ocultista, vocês terão a oportunidade de estudar não apenas com o tio Marcelo, mas também com especialistas em outras áreas do ocultismo.

Os interessados em participar devem ser homens, de 13 a 18 anos, moradores de São Paulo, capital e que tenham os sábados livres.
Escrevam para [email protected] um email com:
– título do email “DeMolay”
– dados pessoais.
– data de nascimento completa (dia, mês, ano, horário e local).
– um pequeno texto com o título “O que é Fé para você? como ela influencia o seu dia a dia?”
– um pequeno texto com o título “por que desejo estudar ocultismo?”
(não mandem attachs, copiem e colem as redações no corpo do email).

Não precisam ter pressa. Eu pretendo fazer minhas indicações até o dia 21, então não saiam escrevendo qualquer coisa. Parem, meditem sobre os temas e depois escrevam com calma as redações.

——

Cursos
– A turma de 17/05 de astrologia está lotada.
– dia 18/05 – Tarot (Arcanos Menores)
– dia 31/05 – Astrologia Hermética
– dia 01/06 – Tarot (Arcanos Maiores)
informações: [email protected]

Twitter oficial do autor da Coluna Teoria da Conspiração.

  • lobodosobrado

    uhullllllllllllllllllll

  • que coisa…

    … sensação gostosa essa de ler tão encaixadinho… história… simbolos e mitologias que levei anos para conhecer e compreender certos detalhes…

    belíssimo…

    • concordo em

    • alessandro

      THAHY VOCÊ É LINDA …

  • Sempre, desde a infância me recusei a aceitar que G.’A.’D.’U.’ teria criado algo que não tivesse um sentido para melhorar nossa “evolução”…
    Muito bom o post!
    Luz no nosso camilho.
    Abc

    HLDZ

  • felipedecoy

    primeiro?
    hmmm…então o Baphomet foi algo inventado?

  • Rafael Pim

    Ja imaginou colocar no ar (TV), todo esse pensamento. De certo a igreja iria cair em cima e falar ” BLASFEMIA !! BLASFEMIA !!! Joguem a fogueira.” e fazer a cabeça das pessoas contra tudo isso … Mas seria interessante a duvida no ar.

  • Élder

    Ótimo texto, parabéns!

    Quanta simbologia nestas imagens hein? Quanta coisa bacana! Agora tive que conter a raiva que deu da IURD… e saber que fui batizado nisso… tem como desfazer ? hehe.

    Bom, minha dúvida continua quando tu citas passagens de Jesus. Já foi colocado que muita coisa do novo testamento foi criada ou mudada. No entanto, às vezes, tu colocas algumas frases ditas por egípcios ou outros mitologias como frases autênticas de Jesus. O que leva a crer é que ou não há certeza sobre o que de fato aconteceu na vida de Jesus ou que Jesus sabendo ser um avatar realizou os mesmos passos mitológicos (ou não) de seus avatares posteriores, ou ainda que a vida de Jesus foi reescrita, adaptando-se fatos da sua vida aos modelo-de-vida-de-avatar. Poderias dar uma esclarecida nisso?

    Mais uma vez, obrigado pelo conhecimento passado.
    Abraço.
    Ah, e Porto Alegre, quando sai um curso ?

  • Spider Jerusalem

    É incrível como a religião distorce as coisas. Beber é errado, fumar é errado, fazer sexo antes do casamento é errado, pensar por si mesmo é errado.
    Eu fui Mórmon durante 16 anos, por causa da minha mãe que me levava e talz desde pequeno. Passei esse tempo inteiro “comendo merda” e louvando Jesus. Até que aconteceu um esquema que me abriu os olhos, eu comecei a vê as merdas que ensinavam pra gente.
    Oque me deixa de cara é o seguinte, eles diminuem a gente o máximo possível. Exemplo: Eu tenho que passah no vestibular, ai eu estudo pra caralho, me esforço um monte, ai faço a prova e passo. Chega um lá e diz : Tu passou porque Deus quiz assim, ele que fez tu passar… ¬¬
    Porra. eu passei porque eu me esforcei, pra eles tudo que acontece de bom na terra é por causa de Deus e tudo que acontece de errado é o Diabo que fez… se Deus fosse tão bonzinho assim nao deixaria o mundo e os filhos dele na merda ki tão.
    Só pra incomodah um pokinho, uma perguntah. Tu acredita em Deus, Marcelo?

    • rodolfo

      poxa amigo se voce acha q o q vc aprendeu de jesus é merda entao vc nao deve ter lido a biblia e se leu nao comparou ,pois é o livro que mais fala de amor ao proximo, humildade, respeito,e que te induz ao bem, com a unica obrigaçao de amar. quanto a Deus ele quem nos mandou mensagens tao valiosa q mesmo q nao aceitemos ou acreditemos usufruimos costantemente dessa dadiva . peço q reflita um pouquinho mais. um abraço

    • rodrigo borges

      É VÉRO!

    • Luis

      Deixa de ser incrédulo cara, um dia vc terá que dar conta das suas palavras.

  • Léo

    Fala Marcelão!

    Parabéns pela cruzada de desvendamentos de mitos. O trabalho está muito diático e mutio bem feito.

    Acompanho seu trabalho na editora há um bom tempo e tenho lido os posts desde o começo.

    Gostaria de saber quando será a inauguração do novo capítulo, pois sou sênior e gostaria de participar da cerimônia.

    Grande abraço

  • Albert Pike

    Ola Sr. DD,

    Algumas questoes que levanto:

    1. O Sr. diz que a imagem de cabeça e patas de bode, com chifres e enxofre foi criada pela Igreja Católica para inventar “deuses malvados” e no final diz que a tal figura foi criada por um ocultista, Levi? Qual é a verdade afinal?

    @MDD – voce deve ter algum problema sério com datas… Leia o texto: a versão “oficial” do diabo foi inventada e divulgada pela Igreja em 447, no Concílio de Toledo. O Tarot de Marselha é do século XIII, ou seja, quase MIL anos depois. A palavra “baphomet” aparece no século XIV e imagem de baphomet como alegoria só aparece no século XIX.

    2. Se o Diabo (do grego diabolos, adversario) é representado no Tarot pelo Baphomet, como pode ter a Igreja Catolica inventado tal personagem? Os proprios ocultistas usam essa imagem para seu metodo de adivinhação.

    @MDD – quem disse que ela é representada pelo Baphomet? O tarot de Marselha apareceu quase 600 anos ANTES da imagem do Baphomet ter sido criada por Levi. O diabo que aparece em Marselha não tem os mesmos atributos do Baphomet alquímico, ela representa a alegoria da paixão.

    3. Como pode essa imagem que segundo o senhor representa coisas tão boas ter uma imagem tão repugnante? Se o diabo é um anjo de luz, o portador da luz, porque essa imagem feia? O sr. a acha agradável?

    @MDD – É para afastar os crentes e supersticiosos, que se borram de medo dela, tal qual a esfinge já fazia 4.000 anos antes no Egito. Quem julga as pessoas e as imagens pela aparência externa e tem medo de crendices não será nunca um iniciado.

    4. Que Horus tenha nascido no dia 21 ou 25 de dezembro não importa muita coisa. Todos sabemos que Jesus não nasceu nessa data e a própria Igreja admite isso. Quero ver o sr. provar através do Livro dos Mortos e das Paredes das Piramides que Horus nasceu de uma mãe virgem sob influencia de um “espirito santo”.

    @MDD – Nas paredes da piramide vai ser dificil, já que não há nenhuma inscrição em nenhuma pirâmide. Mas novamente, você usa o sentido católico de Virgem, e não o sentido correto. Releia meu post sobre Yeshua e sobre o que a palavra “virgem” significa nos meios esotéricos e você entenderá.

    5.O sr. diz que o fim dos templários se deu através do Rei da França que fez todo o papado de refém e colocou seu representante no trono. Bastante interessante isso. Se tudo isso foi causado pela ganancia desse rei, entre outros, como se explica o ódio dos templários contra a Igreja? Porque os templários não tentam destruir a França ou a Inglaterra?

    @MDD – Hã? por que os Templários destruiriam a França se apenas Felipe, o Belo, era um ditador sanguinário? Os Templários sempre protegeram o povo de tiranos… não faz o menor sentido essa pergunta.

    6. Finalmente, o Sr. pode nos dizer, apesas para citar uns poucos exemplos, o que Albert Pike disse nas páginas 102, 104, 105 de Moral e Dogma?

    @MDD – Fucei nas caixas e não achei o Moral e Dogma ainda. Amanhã tentarei encontrar uma versão em pdf/html e posto aqui nas colunas. Confesso que estou curioso pra saber que tipo de distorções você vai aprontar dessa vez.

    Grato,
    Albert Pike

  • Muito bom tio, explicou de uma vez por todas as acusações infundadas de que a Maçonaria adora o Diabo (Que nem existe).

  • Vejo que fez uma excelente pesquisa. Parabéns.

    TFA

  • preguiça

    nao consegui enxergar as escamas e nem o chacal.. e aquele arco/bambolê pela metade por trás do caduceu de hermes não significa nada?

    hm, esclareceu bastante a parte do eliphas levi, mas ‘deixou o caminho do catolicismo’? como é isso? ele ainda usava o titulo de padre, ou o que fosse?

    dar uma olhada melhor nesse Mithra…

  • Avaf

    Hey mister DD. é impresão minha, ou no avental maçonico que colocaram sobre o falo de Baphomet tem uma faca em uma caveira???
    isso tem alguma coisa a ver com a tropa de elite?
    vou chutar que tem algo mais alem de ser um culto solar blz o/

  • Rodrigo

    Não sei se tem a ver (faço grego na faculdade, mas to no primeiro periodo ainda)

    Em Aristóteles, existe a “eudaimonia” (ou “eudaemonia”, não sei), que é traduzida como ‘felicidade’, mas que é bem mais abrangente que nosso atual conceito de felicidade (a eudaimonia seria a atualização da potência e o exercicio pleno do logos.. logos = razão e a capacidade de expressá-la… filosofia rulez).

    Seria por acaso a eudaimonia relacionada com algumas dessas palavras?

  • Querido Tio sempre escrevendo bem e nos trazendo informações preciosas…. xD
    Nada melhor que o despertar da curiosidade….

    Eternos Aprendizes…

    ____
    Bem que podia fazer uma propagandinha da APJ (Ação Paramaçônica Juvenil) …. nasceu aqui no Brasil e este ano fez 25 anos de existência….LUMEN PROBITATIS ET VIRTUTIS….xD

    aqui a comunidade pra quem se interessar, é só perguntar lá que eu mesmo respondo……ahuahuauhaha
    >>http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=113291

    S.F.A.
    RES NON VERBA (AÇÃO NÃO PALAVRAS)

  • muito bom saber essas coisas, pois assim podemos usar esse conhecimento a nosso favor qndo hipocritas q se dizem cristãos vem dizer q é coisa do demônio.
    vlw DD, muito obgdo por compartilhar conosco um pouco de seu conhecimento q sempre é muito útil, parabéns!!!

  • Tom

    ….:( tenho 22

  • Guilherme

    #1? To gostando dessa série, principalmente pq recentemente eu li um texto em q um autor desconhecido falava mal de todas as religiões, seitas e sociedades secretas, inclusive da maçonaria, acusando-os de usar seus ensinamentos ou dogmas para manter a população “escravizada”. Esse post de hj esclareceu-me muito sobre esse tema, obrigado DD!!Qto ao texto mencionado, tem um tópico e link sobre ele na comu do orkut entitulado “(conspiração)² ou loucura mesmo?” 93!!

  • Raphael (-,-)zZ

    Olá
    Desde o post passado q ainda guardo algumas duvidas:

    1-Não seria Lúcifer (o anjo caido portador da luz) todos os homens que, possuindo a luz divina no seu interior (espírito), foram movidos da esfera que ocupava o lugar de daath (ou ocupará) e decaíram junto com a própria esfera para malkuth (daath caída)?

    @MDD – Ele é mais do que isso, mas o raciocínio está indo na direção certa.

    2-Os “supostos” espíritos q “incorporam” nos médiuns do culto da jurema sagrada/macumba e nos cultos de umbanda/kimbanda e q se denominam com os vários nomes conhecidos: Exu tranca rua, Exu meia noite, Bombo-gira cigana, Bombo-gira cruzeiro (e por ai vai) são espíritos q se apresentam com os nomes famosos ou são elementais?

    @MDD – Orixás e Exús são Daevas, os caboclos de Orixá é que são espíritos desencarnados.

    3- Pra complementar a segunda pergunta gostaria se possível de uma explicação bem curta sobre como diferenciar um espírito elemental (ou criações elementais) de um espirito elementar (ou espíritos).

    @MDD – criaçãos elementares são formadas pela a luz astral, nada mais que o que poderiamos chamar de criações mentais, desprovido de espirito divino, os espiritos são criações divinas, pelas emanações do Grande Arquiteto, portadores da centelha divina que normalmente se tornam responsaveis pelas leis naturais, cosmicas e divinas.

    4- Afinal o Jesus Histórico seria o verbo encarnado ou um espírito bastante evoluído como muitos q “habitam tiferet”?

    @MDD – o verbo encarnado.

    Previamente Grato!
    Non nobis!

  • Cícero

    Boa noite, Marcelo, tudo bom?

    Gostaria de saber se vc conhece a Sociedade Brasileira de Eubiose? O que vc acha dos ensinamentos dela?

    UTTU.

  • “Vós, que nos vedes prontos a perecer nas chamas, vós julgareis nossa inocência…”

  • Raphael (-,-)zZ

    Olá novamente!
    Eu sei q acabei de postar algumas duvidas + esqueci de outras bastante antigas que foram parcialmente respondidas neste post.

    1- Sobre “solve” e “coagula” que como foi explicado no post significam concentrar e dispersar energias, Como se tem controle sobre isso? nos passes por exemplo você simplesmente manda a energia e ela se comporta como for “necessário” ou “aceito” pelo organismo (físico e espiritual) de quem está recebendo. Seria esse controle através apenas de visualizações ou esse controle também necessita de mantras, mudras, símbolos e etc?

    2 – Da mesma forma como concentrar em si mesmo energias e depois dispersar?

    + uma vez grato

  • Florentino Marinho

    Será que é dai que surgiu o nome jaca palladium da TV Colossus? Aquele cachorro que vivia contando mentiras ? Laerte é um iniciado então? kkkkkkkk

  • Papael

    Excelente Post!
    Tu não iria fazer um sobre vegetarianismo e/ou as ligações do ocultismo com a comida?
    Nesse texto tu cita algumas vezes o vegetarianismo e etc. Acho que seria um assunto muito bom também.

  • Nilson

    Perai… se o cara foi expulso da maçonaria, por qual motivo ele escreveria o que escreveu e depois desmintiria ? ta certo que não devemos guardar rancor e coisa e tal, mas esse “desmentimento” ou toda a historia teve um motivo maior ?!

  • Petch

    oks, eu sou vegetariano, e devo dizer que eu fiquei MUITO chocado com esse ritual romano de degolar o boi…

    o.O

  • Enio

    Marcelo, como você tratou do Zaratustra,gostaria de saber se o Nietzsche possuiu algum tipo de iniciação ocultista,ou seu conhecimento do Zoroastrismo, por isso o Titulo de seu livro: Assim falou Zaratustra,se deu só no nivel histórico( enquanto leitura)?.
    Abraços

  • xOx

    incrivel
    algumas partes dessa historia eu ja conhecia de forma extremamente superficial
    mas a parte de Zaratustra me chamou a atenção
    eu havia lido o livro de Nietsche e não tinha entendido nada.
    depois desse post, vou até reler de novo, com novos olhos.
    Impressionante o que voce faz por nós tio.
    Realmente, o gado, a qual eu me incluo, não está pronto pra tanta informação.
    Livros como o Despertar dos magicos e mais alguns outros que li, sobre kabalah, sobre filosofia grega, sobre culturas maias e astecas, só começam a fazer sentido após as informações que li nessa sua coluna.

    Sinceramente, eu pagaria o dizimo, pra continuar lendo os seus artigos.

    Muitas das questões metafisicas mais cruéis da minha vida, onde busquei resposta em todos os lados, estão sendo respondidas de uma forma simples e excitante.

    Impressionante como todo o material que devorei em toda a minha vida, começa a fazer sentido, aos poucos.

    muito obrigado.

  • Dementia

    Realmente muito boas as suas explicações.
    A cada post. um novo conhecimento absorvido!

  • Osmoth

    Otimo post…
    e é nessas horas que eu queria morar em Sp

  • Marcio

    Então, Baphomet não é relacionado, de forma alguma, à Maçonaria?
    Ou apenas o sentido deturpado é que não é?
    A representação simbólica (e correta) de Baphomet não é exatamente a mensagem da Maçonaria (sofia/gnose, sabedoria e conhecimento)?

    @MDD – Talvez tenha, talvez não tenha… são os mistérios…

    Vi que o texto sobre Baphomet não foi escrito por ti, vai contra algumas afirmações já feitas ao longo da coluna. Quem sabe se indicasse mais claramente onde encerra a exposição do tio Cezaretti ficasse mais claro.

  • PRIMEIRÃO COM MUITO ORGULHO … (EU ASSIM PENSO)

    E o que diz sobre um suvenir que alguns maçons possuem que é uma cabeça de bode com uma cartola feito em louça ? Baphomet estilizado ou é só pra passar o tempo mesmo ?

  • Petch

    Nossa, essa da lâmpada é genial, nunnca pensaria nisso, mesmo já tendo lido sobre o baphomet…

    Quanto ao tarot, no tarot de Waite, a lamina do diabo por exemplo aparece sobre um quadrângulo e a do imperador, como você disse, está sentado sobre um trono cúbico, mas a da imperatriz não…
    Sempre tive duvidas sobre tarot de Marselha ser melhor que o de Waite ou não…

    Outra duvida é se você já assistiu THE HOLY MOUNTAIN do ALEJANDRO JODOROWSKY:
    http://www.youtube.com/watch?v=1_55FmpWLLM
    Afinal o filme tem mensagens ocultistas sérias, ou o mérito é só artístico?

  • Petch

    eu vou encher esse post com perguntas, mas é que só agora me ocorreu…
    XD

    minha professora disse uma vez que as touradas na verdade eram/são um festival que mostrava/mostra a vitória dos espanhóis sobre os muçulmanos… tem algum site/livro onde eu posso ler mais sobre isso?

    @MDD – A guerra entre Espanhóis x muçulmanos acontece BEM depois da origem das touradas, então não faz muito sentido esta afirmação. Existe um livro chamado “Tauromaquia” (nao lembro o autor, o livro está perdido em alguma caixa por aqui) que é muito bom e conta a história das touradas desde sua origem.

  • Saulo Marconi Cavalcante

    EXCELENTE!
    ‘.’ .’.

  • terugo

    na outra ocasião foi dos últimos comentários e creio que você não viu. a pergunta é a mesma: Há referências ocultistas sérias no jogo Magic: The Gathering?

    @MDD – não.

    Boa sorte com os afilhados

    Belo texto

    até mais o/

  • Jarbas

    Olá Marcelo.
    Já li a maioria das tuas apresentações e confesso que só tenho a aprovar os comentários que você faz.
    Akhenaton também condenou o culto à Osíris, instituindo o culto à Aton como o oficial e garantindo assim uma profusão de adversários políticos que ficaram descontentes com a ‘inovação’ (isto todos sabem).
    Gostaria que você comentasse alguma coisa sobre Moisés e Akhenaton (talvez também Édipo) serem a mesma pessoa, (ou talvez tenha sido discípulo de Akhenaton), conforme a teoria de Sigmund Freud em seu livro “Moses and Monotheism”.
    Estas teorias constam também livro de Ahmed Osman, “Moisés e Akhenaton”.
    Ainda dentro do mesmo assunto há os dez mandamentos que, creio que voce já tenha dito, têm estreita relação com o Livros dos Mortos Egípcios e sobre o Salmo 104, que está grafado na tumba de Akhenaton em Amarna (em hieróglifos, é claro), tumba esta com indícios de não utilizada diga-se de passagem, pois Akhenaton fugiu quando houve a queda de Amarna.
    Sobre a necessidade de Moisés se utilizar de Abraão como porta-voz por não saber falar a lingua hebráica, e sobre a simbologia exitente na passagem em que moisés compara as varas (cetros ou caduceus?), no caso é Abraão quem a apresenta ao Faraó inominado.
    Sobre a passagem em que Moisés usou a vara para conseguir água ser uma alusão a ele ter utilizado o cetro real, ainda de sua posse, enganando a guarda das fortalezas egípcias para conseguir acesso à água.
    Finalmente sobre a possibilidade de mito Osíris/Horus ter explicação no embate entre Moisés e Seti I no topo da montanha de Moab, (Osíris teve de deixar o país por um longo período e, em seu retorno, foi assassinado por Set, que havia usurpado o trono, mas Hórus (filho de Osíris) confrontou-s com Set e vingou a morte do pai.

    Ainda quanto à minha pergunta postada anteriormente, você poderia falar alguma coisa sobre a relação entre a Capela de Rosslin e a Quinta da regaleira?
    http://www.maconaria.net/regaleira.shtml
    https://www.rosslynchapel.com/#bypass
    Um grande abraço.

  • Warin

    Naquela série ROMA que passou na HBO a algum tempo em um dos episódios foi encenado um Taubólio. Se não me engano, quando o personagem se tornou Evocati, mostra ele sendo banhado pelo sangue e depois comendo os bagos. Muito legal aquela série.

    Outra coisa, DD, responde por favor uma pergunta que fiz na parte dois desse assunto. obrigado.

    No mais, a coluna está ótima, abaços.

  • alisson

    Eu notei que na figura de Baphomet tem duas luas. Uma no lado direito superior, clara, e uma no lado esquerdo inferior, escura. Tem alguma coisa a ver com Yin Yang?

    @MDD – Sim.

  • A.I.C

    Esclarecedor.

  • Marone Moraes

    Excelente post! =D

  • Quero fazer uma pergunta que não tem nada a ver com este tópico, mas que lendo suas colunas me intrigou.

    Em algumas igrejas evangélicas, a palavra rezar e tida como que blasfemia sob a desculpa de que reza é uma coisa pronta e outros besteirois, entao eles ao invés de rezar, orão. como se orar e rezar fosse algo completamente diferente, coisa que no dicionario de portugues não se confirma.

    Bom gostaria de saber se as orações ou rezas (pra mim é a mesma coisa), como o pai nosso, ave maria, etc. são chaves de egregora ?
    e caso positivo se é por isso que tais igrejas evangelicas, fazem este alarde todo falando este besteirol como desculpa, para realmente evitar que seus fieis, se linguem de alguma forma com estas egregoras ?

    @MDD – Sim e sim.

    Adoro sua coluna e já acompanho a algum tempo.
    parabens!

  • Sii

    Po. Eu nem de são paulo sou.
    Maçonaria eu não sei não, mas outro dia estava olhando o site a AMORC e fiquei tentadissimo a tentar uma inscrição. Foda que lá cobram trimensalidade. Na hora que vi não acreditei.. Sei lá, achei estranho.

    @MDD – estranho porque? A filiação te da direito a receber em casa um monte de monografias, revistas e livros a cada trimestre para estudar. Nada mais justo que você pague por eles. E templos pagam aluguel, água, luz…

    Acho também dificil de me ver indo em reunioes e tal(Tenho dificuldade pra lidar com gente). Mas como eu disse, estava tentadissimo.
    Me fascina a ideia de adquirir conhecimento. A curiosidade me impulsiona. Mas não nego tbm que a possibilidade de fazer parte de algo um tanto quanto restrito seja também apelativa para mim.
    Eu queria a verdade, com todos os ques e porques. Sonho impossivel, suponho. E não tenho certeza se teria folego para continuar procurando pro resto da vida. Falam no site da amorc tbm sobre crescimento pessoal, autoconhecimento e tal, Isso soa meio aéreo para mim, é preciso mais do que empatia para crescer?

    Você, marcelo, faz parte da AMORC? que tipo de perfil tem alguem que entra para lá? E qual o tipo que PERMANECE?

    @MDD – faço ha alguns anos. Eles tem um sistema sensacional para eliminar curiosos e deixar apenas buscadores ao longo do primeiro ano de estudos (claro que não vou falar qual é…) mas a AMORC/Rosacruz/Martinismo normalmente têm o pessoal mais sério das ordens discretas.

  • krysler

    legal tio…parabéns…

  • Muito interessante como apenas uma “figura” pode conter tantos significados “escondidos”, o que faz lembrar uma figura que você citou uma vez dizendo que para nós “leigos” provavelmente não teria significado nenhum, mas para os iniciados poderia virar um livro de 100 páginas.

    Outro fato interessante do texto está quando você se refere ao ritual de sacrificio do touro, dando a entender que você já foi “batizado” em tal ritual.

  • Danilo

    “Após a imolação, recolhiam-se os órgãos genitais do touro (cojones), que eram servidos ao iniciado.
    Apesar de parecer nojento, o ritual é muito impressionante…”

    Você COMEU o treco????? bizaaarrro!

    @MDD – Não é cru, zé mané!

    Outra coisa: O seriado Rome da HBO mostra esse ritual(do sangue), o de comer o piru do boi (segundo lá, era pra ganhar virilidade), e um que Julio César e Pompeu Magno fazem antes de irem pra guerra(lavam as mãos e fazem uma prece). Isso sem contar a saudação dos caras. Agora faz sentido…

    As palavras ADAM e EVE são cifra Atbash também?? Assim como boa parte dos nomes do Pentauco, certo?

    Sabendo que a Ordem dos Templarios era intimamente ligada com o reino de Portugal (Segundo o que li os seus membros ajudaram os portugueses a expulsarem os mouros durante os seculos XII e XIII), e que depois da queda da Ordem, seus antigos membros criaram a Ordem de Cristo, sob proteção de Portugal e que foram eles(membros da Ordem) que bancaram as expansões maritimas significa que nós brasileiros tempo grande influencia cultural deles?? (ocultisticamente falando, pq culturalmente até o brasão da seleção tem a bandeira deles)

    @MDD – olhe imagens das caravelas de Pedro Alvares cabral e voc~e descobrirá.

    Por acaso eles tem a ver com o nome do nosso pais?

  • Iala

    Bons tempos. Me lembro do ritual das águas. Morrer para renascer novamente, como um novo homem.

  • Lucifer Sam

    Tio Marcelo,
    Primeiramente algo que você já deve estar cansado de ouvir mas que não custa repetir, parabéns pela sua coluna e obrigado pela sua disposição e boa vontade, tanto na elaboração dos posts quanto nas respostas. Eu já era visitante do S&H antes e quando as colunas começaram eu admito que não me interessei em ler, pois pensei, pelo nome e pelo primeiro assunto abordado, que seria apenas mais uma pessoa pegando carona no sucesso do Dan Brown, aquele safado. Porém, com o passar do tempo eu vi que tinha algo de diferente nessas colunas, e resolvi começar a ler, penso que foi na época depois das colunas sobre Yeshua.
    Resumindo, li todos os posts em mais ou menos 3 tardes e agora acompanho todas as semanas.
    Quando eu tinha 12 ou 13 anos, me “rebelei” contra a religião, pricipalmente a católica (detalhe, moro desde antes dessa época com os meus avós que são católicos fervorosos, inclusive meu avô é diácono) e me auto proclamei ateu, mas com o passar do tempo eu amadureci a idéia e hoje, principalmente depois da coluna, eu acredito numa força maior, em reencarnação, em auto-conhecimento e etc. Eu já acreditava nisso tudo antes de ler a coluna, e foi muito reconfortante ler sobre esses assuntos e, como você mesmo disse alguns posts atrás, saber que pessoas muito mais inteligentes que eu já estudavam e estudam esses assuntos com seriedade.
    Eu tenho algumas perguntas, mas vou deixar pro próximo post, já me prolonguei demais e não quero tomar seu tempo. Novamente, muito obrigado e um abraço.

    P.S: Achei do car**** você se dispor a apadrinhar o pessoal que lê a coluna e tá interessado em estudar ocultismo. É realmente uma pena que eu não more em São Paulo, 18 anos e sábados livres eu tenho. Two out of three, damn.
    E outra, essa série de posts tá sendo uma das melhores.

  • Felipe Urban

    Poxa tio DD, bem que você podia dar um empurrãozinho pras outras ordens criarem um ‘capitulo DeMolay’ em outras cidades, né?

    Mas, aproveitando o assunto DeMolay, após confessar os sacrilégios, ele recebeu a sentença de prisão perpétua, para então voltar atrás e inocentar a si e à Ordem publicamente, certo? Ou a confissão citada era falsa e ele apenas a desmentiu?

    E na imagem do Baphomet criada por Taxil, a Serpente enrolada na pedra tem alguma simbologia ou apenas tem intenção de deixar a imagem mais ‘chocante’ pra mente do Gado? A falta dos seios e a cobertura do falo até entendi, mas essa parte me deixou meio intrigado.

    E parabéns pela coluna, primeira vez que posto aqui, acho que é a primeira vez que realmente tenho dúvidas, hehe.

  • julio

    P E R F E I T O

    cada coluna dessa q leio me sinto mais leve. a verdade semrpe ve a tona.

    “the truth is not out there. is always inside you”

  • felipe

    Olá Marcelo.
    Mesmo vc nunca me respondendo vou perguntar..
    E as luas na imagem de Eliphas Leví , qual significado? Percebi que são duas, uma preta e outra branca, de lados opostos na imagem!!
    Obrigado

  • Pedro

    durante a semana tava lendo uma coluna sua, uma das ultimas duas, nao me recordo exatamente qual, e lendo os comentarios. entao li um, que provavelmente era uma pergunta se voce poderia indicar a pessoa a algum templo e voce pedia para o individuo o convencer.
    eu ia pedir a mesma coisa que ele.. segundo meu mapa astral, eu so vou me encontrar, quando eu comecar a fazer algum estudo filosifico segundo a mulher que le e faz meu mapa a alguns anos, e a cerca de 1 mes atras descobri suas colunas e me interessei. moro no rio de janeiro, tenho 20 anos, sou esperita. qual templo aqui no rio, voce me recomenda?

    abraços

  • Patchacamac

    Interessantíssimo! Acompanho-o a tempos e devo parabenizá-lo por mais um belo post.

    Sou DeMolay e fico feliz que venha a apadrinhar alguns futuros irmãos. És um tio que realmente admiro e eu ficaria orgulhoso de ser indicado por você. Espero que os indicados que venham ter a chance de entrar na Ordem DeMolay aproveitem a oportunidade e a confiança dada por parte do Tio DD.

    Continue com seus ótimos posts e trabalhos até 2012! 🙂

  • Melquisedeque

    Excelente matéria!!!

    Zaratustra e Jacques deMoley são exemplos de como desde cedo aqueles que foram contra O sistema religioso por terem outras idéias ou por incentivarem o caminho da auto-iluminação foram rigidamentes massacrados. Assim foi! Assim ainda é! E assim será! Enquanto cretinos continuarem no poder.
    Tenho algumas perguntas.
    1-Qual o significado dos judeus imolarem o carneiro?
    2-Por que Moisés não permitiu os sacrificios ao bezerro de ouro?
    3-Quer dizer que a própia igreja começou essa história de baphomet? Então não havia essa “idéia geral, ampla” que a figura representa?

    continue, aguardamos mais conhecimentos,
    abraços.

  • Renan

    Legal, acho que vou escrevar a redação e mandar :]

  • Edujanu

    Zoroastro foi quem decidu acabar com o uso de SOMA, ele baniu.
    Quem é o minotauro dentro de vc, o labirinto e o Teseu?
    Vai dar de bandeja tudo?
    kk
    =p
    cara adoro os post, vc ia curtir lá, tudin tudin mesmo que vc fala, escreve e comenta tem algo relacionado lá
    abraço cara.

  • Luiz Henrike

    Tem algum Deus desse aew pra me ajudar a ficar milionário ???

    Tô precisando comprar umas mansões e uns carros estilo ferrari e lamborguinni !!!

  • Fábio

    Otimo post Marcelo, acho que poderia ter aproveitado a deixa para falar sobre a
    “Sexta-Feira 13” e a “Maldição” que Jacques de Molay convocou o rei e ao papa para o julgamento divino.

  • Paulo Figueiredo

    Como sempre, ótima coluna!
    Gostaria que meus pais lessem, ai finalmente iriam parar de pegar no meu pé.

    Eu realmente fiquei espantado com a “missa negra”.
    E salve os churrascos de domingo!

  • Eduardo

    Muito bom o post como sempre Marcelo, aguardo anciosamente o próximo post, Obrigado!!!
    Pena a proposta ter que ser apenas para São Paulo, mas tudo bem…Boa sorte aos candidatos!!!

    Para os que temem imagens por pura ignorância: Nunca serão!!!

  • Kkrotho

    Bom dia tio Marcelo! Algumas duvidas que ainda me pertubam:

    Vc ainda não revelo pq fala “Olá crianças” no começo de suas colunas! 😀 Vc tem como matar minha curiosidade?? Tem haver com crianças indigo??

    É de assustar tantas desgraças que estão acontecendo ao redor do mundo! è inevitavel relaciona-las ao apocalipse ou pelomenos ou que nós(o gado) acreditamos saber! Há alguma relação com isso? Existe algum escape p/ alguem nesta terra ou tods sofrerão? 2012????????

    Então se o dito Diabo não existe Deus, ou Zeus e tal não existem? São somente alegorias para retratar algo que ainda não entendi o que nem daonde veio???

    Vc poderia nos dar uma sintese de como nos desenvolver espiritualmente? Algumas coisas já sei.. Meditação, Amor, Sacrificio pela humanidade, leitura..

    Desculpa o interrogatorio! 😉
    Obrigado! 😀

  • Adilson

    Perae, não gosto de bancar o troll mas falar que “quase todos nós prestamos homenagens a Mithra até os dias de hoje:” nos “Churrasco de Domingo” é uma piada, né?
    Como se a primeira idéia de quem vai fazer é um churrasco no domingo fosse “nossa, não vejo a hora de homenagear Mithra!”. Talvez uma ou duas pessoas no mundo, mas generalizar é forçar a barra…

    @MDD – sim, é uma piada. O povão não faz a menor idéia de onde surgiu a origem de fazer churrasco.

  • Márcio

    Bom texto…

  • Ulisses

    Bom dia
    fique com 2 duvidas:
    1- o baphomet é aceito pela maçonaria? se sim oq ela representa literalmente.
    2- o desenho foi feito por um padre(ou ex-agora me fugiu), de onde ele tirou inspiração? apenas pela simples descrição dos elementos q ela representava? como surgiu a lenda?

  • Sepher Maha-Deva

    Lembro que na época que estava conhecendo a bioenergias (por Wagner Borges) experimentei visualizar uma tocha, inspirado no Baphomet, e tive resultados interessantes.

  • Alex

    Muito bom… mais um post nota 10.

    Mal posso esperar para a chegada dos posts templários.

    Valeu DD.

  • X

    texto longo e esclarecedor, muito bom!!!

  • murilo

    muito bom marcelo, cada dia que passa esta melhor continue assim…abraços…

  • Riccelli Melgarejo.

    Olá Del Debbio.

    Apenas para te parabenizar por seus textos.
    A cada dia que passa se tornam mais interessantes.

    Simplesmente incrível o que a ambição por poder e mentirar pode fazer com um planeta inteiro.
    Por mais que não seja aconselhável, gosto de pensar que eles todos pagarão um dia por isso.

    Enquanto isso vou aprendendo sempre, cada vez mais com seus textos, meus pensamentos, alguns livros e meditação.

    Ao infinito e além! Aparentemente, essa frse é mais séria do que eu pensava! hehehe

    Parbéns Del Debbio!
    Paz e Luz.

  • Alex

    Esclarecedor, já tinha lido sobre o baphomet, mas ainda faltavam alguns pontos. O engraçado é ver como a maioria das religiões ocidentais simplesmente não existiria pelo fato de não haver o diabo por eles criado.

  • Vinícius

    não acho correto fazer indicações por email para a OD…

    @MDD – eu não disse que vou aprová-los… eu disse que a seleção COMEÇA no email.
    O capítulo da Madras provavelmente será um dos mais importantes do Brasil,
    e eu nunca apadrinharia um zé mané para me representar ali dentro.

  • Petri

    Alguns curtos momentos lendo e aparecem 60 comentários. Caramba!

    Fortuna a todos.

  • Mais um detalhe me veio à mente sobre a figura de Baphomet com a “lua branca” em cima e a “lua negra” embaixo: teria alguma ligação também com o Yin Yang?

  • Sandro Dennis

    Pq vc começa seus textos com Olá Crianças! Tio Marcelo vai explicar tal coisa…?
    Vc realmente acha que todos os seus leitores são pobres crianças sem cultura, e que vc é o portador da luz que iluminará nossas consciências? Será que o que você escreve é algo tão novo? Não acho que essa atitude seja a de um Iniciado. Aliás acho bem áspero esse tipo de tratamento. Bxcelentes textos! Atitudes questionáveis!
    “Vaidade de vaidades, diz o pregador, É tudo vaidade..”

    @MDD – Eu começo todos os textos com “Olá crianças” como referência às crianças Índigo, que são as pessoas para as quais eu escrevo estes textos.
    Eu sou o que eu sou, nem mais, nem menos.

  • Daniel

    Marcelo, sobre a possibilidade de cursos aqui em Fortaleza/CE denovo, o que temos? Não me conformo de ter perdido os de março, mas infelizmente ainda não conhecia a coluna, terminei hoje de ler todos os posts.

    @MDD – em Julho terei 4 cursos ai em fortaleza, logo depois do SANA, dias 15, 16 ,17 e 18.

    Uma dúvida: existem maçons/ocultistas que deixam de ser ocultistas e passam a ser evangélicos? Eu vi em alguma notícia sobre um ex-maçom, gostaria de saber o que levaria um estudioso do ocultismo a renegar o que estudava e aceitar algo que ele teoricamente sabe que é uma farsa.

    @MDD – o ex-maçom, ex-bruxo, ex-aidetico, ex-travesti, ex-pai-de-santo tio Chico? uma farsa. Mas… respondendo a sua pergunta… esses infelizes nunca foram ocultistas, eram apenas gado de avental.

  • Kk

    Marcelo,

    Um tema interessante para o P&R deste post, sugiro a serpente que mordeu Zaratustra enquanto ele estava meditando.
    É bem bonita.

  • Thaluthien

    Uau, esse post realmente arrasou tio! Mas deixa eu ver se eu entendi direito, o Baphomet nada mais é que um simbolismo usado na alquimia? Essas simbologias é que me deixam de cabeça quente por justamente uma imagem poder significar MUITAS coisas ao mesmo tempo. Estou engatinhando na cabala e em um livro que eu peguei pra ler vi que o candelabro dos judeus nada mais é do que uma representação da árvore da vida!
    Uma pergunta um pouco fora do assunto dos ultimos posts é a seguinte: tu disse que tinha lido sobre o planeta x e tava pensando em postar algo sobre. Mais pra frente ainda vais falar sobre isso? Li sobre esse planeta x ontem e bateu uma super curiosidade quanto ao que você poderia falar…
    Quando tu vais falar sobre as lendas de Arthur? Antes dos templários né? Vai ser depois dessa série de posts? Estou aguardando…^^
    Até!!

  • Gustavo Dourado

    Olá Tio!
    Otima coluna, simples e explicativa, excelente.
    Só uma duvida, sobre Diabolos – Aquilo que nos separa, no caso seria para o bem ao para o mal, sei que o satanismo foi levado ao mal entendimento mas no caso a separação seria ruim neste caso?
    abraço!

  • Aton

    É, DD… Acho que depois de terminar seu livro sobre as mitologias “pagãs”, também vai ter que haver um sobre as mitologias cristã e judaica (e as que mais interessar). Já pensou se, de repente, Baphomet, Belzebú, Azazel, Hakael, Uriel e tantos outros são melhor explicados?

    Fico sempre pensando que o conhecimento NÃO é para todos (Não jogar pérolas aos porcos, certo?)… Mas acho que você notou que, quem lê sua coluna sempre, já tem interesse em aprender mais e se iluminar um pouco. Com exceção dos religiosos revoltados, ninguém que não tenha medo de mudar seu pensamento lê tudo o que você escreve aqui. Acho que já é uma seleção interessante.
    Não deixaria de selecionar, mas teríamos menos representantes do gado no mundo. Bom, não?

  • Tio Marcelo, Estive pensando: Hórus/Buda/Mithra/Jesus eram a mesma pessoa ou egrégora viajando dentro das eras e afim de ensinar o “Caminho”?

  • Tothe

    Muito legal esse texto, me fez saber de coisas q nem imaginava…

    Num perco uma quinta-feira… tô sempre lendo…
    é a coluna mais legal do S&H…

    Vlw…

  • ?

    Rei Arthur e a Tábula Redonda.

  • Fábio Castro

    Muito boa, uma das melhores colunas até agora.
    Interessante saber de onde veio essa reputação satanista da Maçonaria.

    Mas Marcelo uma pergunta:

    Todas as Lojas Maçonicas estudam ocultismo, ou qualquer outro tema a sério, ou são apenas algumas?

    Fasso essa pergunta porque já conheci alguns maçons ( ou pelo menos era o que eles diziam ser) que para min pareciam meio que bovinos (gado) de mais.

    Um abraço a todos.

  • james

    É verdade que os repitilianos existem? ouvi dizer que baphomet era um repitiliano!

  • phil

    Ja notei q você evita falar nesse assunto, você tem algumaligação com os repitilianos?

  • Marco

    Seu Blasfemador! você nunca conseguirá derrubar nossa igreja, nosso deus poderoso e misericordioso irá fulminar você e sua familia!
    nuncamais deixaremos se aproveitar do sangue e carne de criancinhas iremos te inforcar com seu próprio fio de prata!

  • Mestre DD,
    Post genial. Extremamente esclarecedor. =P Vão ter mais quantos?

    Esse Alphonse Louis Constant (ou Eliphas Lévi) é filho de um “sapateiro” ou de um sapateiro, Mestre DD? =D
    Ou é coincidência ele ter feito uma contribuição tão importante e você ter citado, sutilmente, a “profissão” do pai dele?

    Impressionante como só esse desenho do Baphomet pode significar tanta coisa o_o

    Ah, e tem umas perguntas que eu fiz no post passado, que vou repetí-las:

    “1) O que você pode me dizer de Joana D’Arc? Qual era a boa dela? Ela era de peixes e tinha uma habilidade mediúnica apurada, ou algo assim?

    2) Eu vi num documentário do History Channel (aparentemente os documentários deles têm uma certa credibilidade), e uma vertente mostrada nesse documentário dizia que o Tarot foi inventado em 700 e poucos pra a galera feudal ficar passando tempo. Profanação extrema?”

  • eduardo cecon
  • Ah, esqueci.

    Eu toh lendo “Elogio da Loucura” de Erasmo de Rotterdam…
    E toh sentindo muitas semelhanças das idéias dele com muita coisa que você já escreveu aqui (alcançar Deus por você mesmo, Deus interior, sem “mediadores”, e por aí vai). Logicamente, ele era contra a Igreja, bom renascentista que era, além de um genial teólogo. Ele era iniciado que nem outros renascentistas?

  • Henrique

    Tem algum irmao DeMolay aki???

    poderiam flar a cidade e a capitulo de vcs?

    a minha eh o capitulo cavaleiros templarios da uniao de pirassununga
    em pirassununga….

    e a de vcs???

    abrss

  • Essa do Mithra me lembra o filme ZeitGeist, você já o viu DD ? Se sim, até onde é real, e até onde é inveção neste documentário, claro que me refiro a primeira parte.

    um abraço

    PS: Cara, acompanho seu trabalho desde o tempo da DB.

  • The V3n0m

    Salve DD,

    Cara desculpa mas desta vez foi fraco… Baphomet merecia um post não copiado e beeeemmmm mais longo, não sei diretio mas não gostei.

    Agora nos coments quando vc disse “esses infelizes nunca foram ocultistas, eram apenas gado de avental.”
    Vc estava de mau humor ? Ou os ocultistas que prestam vc aplaude e os que fazem “merda” nunca foram de uma ordem séria ? Vide presidentes e ex-presidentes do USA.

    @MDD – Os ocultistas que prestam eu aplaudo e indico os livros para os leitores. Os que se dizem ex- qualquer coisa nunca foram NADA dentro de NENHUMA ordem ocultista. Me indique UM ÚNICO pastor evangélico ex- qualquer coisa que tenha sido realmente alguma coisa dentro de alguma ordem séria e eu concordarei contigo… até lá, mantenho o que falei.
    Nunca vi um presidente do USA falando mal das ordens secretas que participaram… não tire minha frase do contexto, eu estava falando de pastores ex-tudo…

    O maior segredo da maçonaria é que não existe segredo nenhum !

    Abraço,

    The V3n0m .`.

  • TH13

    Pois então…

    Eu entendi, pelo agradecimento no início, que houve fonte específica pesquisada e consultada, mas não cópia direta (senão seria plágio, ainda que virtual). Depois de um comentário de alguém é que fiquei em dúvida.

    Em síntese: o texto está claro, conciso, desprovido de ataques e preconceitos, extremamente claro (“elucidador”, eu diria) e, sinceramente, não teria o que questionar a partir daí.

    A impressão que fica, na minha opinião, é que se não fosse a manifestação de um indivíduo específico (que pelo link parece ter feito numa tentativa de atacar ou expor mais a Igreja Católica do que a Maçonaria), a Maçonaria teria suas “crenças” (palavra pequena e pouco adequada, mas não consigo pensar em outra agora), folosofia e ensinamentos, e a Igreja Católica teria os dela, sem conflitos.

  • Ismael Andres

    Belo texto rapaz… um melhor que o outro…

    PERGUNTAS: Olhando as mãos na figura de Baphomet, notei que ele faz um gesto com os dedos, seria um Mudra?? se sim, o que significa??

    Ultimamente ando muito cansado, durmo cansado e acordo mais cansado ainda, quase todo dia caminhava um pouco descalço na grama do pátio, a umas 3 semanas atrás, resolvemos colocar brita aqui e para a grama não nascer no meio das britas colocamos uma lona plastica isolando.. Você acha

  • Geandre

    Sobre o ritual de sacrifício do touro, dêem uma olhada no primeiro episódio da excelente série de televisão Rome. Realmente impressiona, como disse DD.

    Com relação ao culto a Mithra, existe um documentário exibido pelo canal National Geographic Channel, que clarifica muito bem o assunto. Era um culto muito venerado pelos guerreiros romanos; bem como o culto a virgem, pelas mulheres.

    Mithra sofreu uma adaptação pela Igreja Romana, como, também, o culto a virgem, semelhante as romarias celebrada pelos católicos vinculados a virgem “Maria”.

    Por fim, aquele que vence transforma a realidade (história?) e crenças a seu favor. Como esclareceu DD, ocorreu com os deuses dos vencidos, como tb ocorre com a…

  • Marcos Leandro

    Há muito eu lí Profecia Celestina (James Redfield) não sei se você conhece, que fala sobre uma conscientização universal (Egrégora?) cada vez maior sobre a verdade, ainda mais com essa terceira globalização, que é entre pessoas, fica cada vez melhor de passar essas idéias e verdades pro público ainda cego e/ou ignorante. E nessa divulgação, você é um cara que está matando a pau, pois tem argumentos, conceito e fundamento, o que causa maior “febre” nos ilusionistas e iludidos fanáticos.
    Essa é uma consciência que tem aumentado muito, e essa coluna é também responsável por isso.
    Quanto mais aberta a mente, mais receptível à sabedoria.

    Cada vez mais interessante e cada vez incomodando mais.
    Hahahahahaha

    Uma curiosidade: Você sabe se Raul Seixas fazia parte de alguma ordem ocultista?
    Parabéns Marcelo!!
    Abraço

  • Pingback: + / - « i η t e η s i d α d e()

  • Lates Setal

    Baphomet… tinha perguntado sobre ele uns posts atrás…
    Ano passado estive na Itália (acho que vc tb já foi lá né Marcelo?) e fui em Pisa. A cidade é repleta de símbolos templários (Cruz de Malta, Picareta, Pá, Machadinha, etc) em suas construções, e um especificamente me chamou a atenção. Quem quiser conferir, dá uma olhada aqui: http://cocando.blogspot.com/2008/05/bafo-de-bode.html.
    Essa foto foi tirada DENTRO DA CATEDRAL ao lado da torre e apesar de estar cortada na parte de cima, percebe-se que isto é uma espécie de luminária… muito interessante, não?
    Você sabe alguma coisa sobre a história da cidade???
    Abraços

  • Sr. Madruga

    É…como sempre muito interessante
    mas como sempre faltou dizer de onde vc tirou td isso…

    @MDD – “como sempre” por que? Leia as colunas anteriores antes de postar o comment e você descobrirá que só coloco a bibliografia no final das matérias.

    Não sei pq dizer que foi a Igreja que atribuiu estes símbolos ao tinhoso…pq não me lembro de ver em bíblia alguma fotos de seres estranhos com chifres e tridentes, nem de padres loucos, em plena idade média, imprimindo milhares de panfletos com demônios estampados. Tvz foram os povos e os estudiosos msm…que analisaram as crenças antigas e, vendo que eram cheias de deuses carnais e que eram uma verdadeira zona, assimilaram.

    @MDD – sai pra tomar uma hostia com o Padre Quevedo que ele te explica também que a Inquisição não matou ninguém na Idade Média.

    Sempre pensei que existisse um líder, quando espíritas se juntam em uma mesa redonda. Pois se assim é, távola é távola velho, pressupõe igualdade entre os presentes e só isso…não tem relação com “caçadores de fantasmas que só existem na cabeça deles”…

    @MDD – sua colocação não faz o menor sentido.

  • Olá.

    Lendo suas colunas, principalmente sobre egrégoras, cheguei a uma teoria de conspiração, que gostaria de confirmar com vc se tem algum sentido ou fundamento.

    Em algumas igrejas evangélicas, principalmente as caça-níqueis, é feito um jogo de palavras em relação a orar e rezar, ao ponto até mesmo de constrager as pessoas que muitas vezes não são “evangélicas”, corrigido-as com uma
    veemencia que envergonha a qualquer um.

    Tais igrejas/seitas atribuem a palavra rezar um sentido de que são rezas prontas, vinda de “benzedeiras” ou ainda coisas do “mundo”, e também não rezam o pai-nosso, ave-maria, o terço etc, havendo grandes divergencias até mesmo entre estas religiões/seitas, algumas aceitando umas dessas orações e outras não.

    Minha teoria é que o real motivo para essa argumentação (e isso seria proposital e não uma coincidencia) é que tais oracões (ave maria, pai-nosso, etc) serem chaves de egrégoras que digamos em palavras simples, estariam a serviço de igrejas “concorrentes” e tais igrejas evitando que seus “fieis” (gado) utilizem dessas chaves, façam alguma ligação com tais egregoras.

    E por ai mesmo, ou estou viajando ?

  • Luiza Jangadeiros

    Deixa eu entender:

    “A Igreja Católica chama isso de “Paródia Satânica da Eucaristia”, mas as pessoas costumam chamar estas homenagens a Mithra de “Churrasco de Domingo””

    Com que embasamento você diz que o hábito de fazer churrascos dominicais é embasado em uma homenagem a Mithra ?!

    @MDD – Leia o texto antes de comentar, a resposta está lá.

    “Taxil havia sido iniciado na Maçonaria, mas fora expulso ainda como aprendiz. Por vingança, acabou por inventar uma ordem maçônica “altamente secreta” chamada Palladium (que só existia na imaginação fértil de Taxil) supostamente comandada por Albert Pike (o Grão Mestre da Maçonaria na época). Seu objetivo, então, era revelar à sociedade tal misteriosa e maléfica Ordem.”

    E o que esse Taxil tem a ver com a igreja, pelo que parece a ligação dele com a maçonaria é bem mais óbvia. E mais, pq a maçonaria não se manifesta publicamente para desvendar esse tipo de informação?

    @MDD – leia o texto antes de comentar, a resposta está lá.

    Sobre o tal homem-bode… Então ele é mentira quando mostrado pela igreja e símbolo respeitável e cheio de bons significados quando mostrado pelo ocultismo?!

    @MDD – Leia o texto antes de comentar, a resposta está lá.

    E tem mais: Se o homem-bode era um síbolo usado pelos templários e os templários estão ligados a maçonaria (vide o Demolay) pq vc diz que o homem-bode é erroneamente associado a maçonaria?

    @MDD – Os templários nunca usaram homem-bode como simbolo algum. Leia o texto antes de comentar.

    Você condenou o cerco da igreja católica a outras “práticas religiosas” que você defende, mas a todo momento prega a destruição da igreja católica… não seria a mesma coisa?

    @MDD – As igrejas caça-niques serão destruídas no momento em que as pessoas evoluirem, perceberem que estao sendo enganadas e deixarem estas enganações. Leia os textos que já falei sobre isso também.

    Vc poderia citar as fontes para este post?

    @MDD – Leia os textos anteriores, eu coloco a bibliografia no final da série de matérias.

    Com que embasamento vc chama a igreja católica de “caça-níqueis” ?

    @MDD – Não apenas a católica, mas especialmente as evangélicas. Vamos à lista: padres dançarinos, dança do Céu, cultura do Dízimo, venda de Indulgências, óleo sagrados, vigília dos empresários, “ou dá ou desce”, água do rio Jordão, Golpe do Davie Golias, Dinheiro na cueca, contrabando de dinheiro em Miami, lavagem de dinheiro do tráfico, extorção de bens de velhinhos… tem uma lista enorme de vídeos no youtube, está bom para vocêou quer que eu poste os links ?

    Grata.

  • Maurício

    Meu caro Irmão e Fráter:

    Excelente seu post, muito bem pesquisado e muito bem escrito, completamente acessível….faço eco no convite (nesse caso uma cobrança) de um curso seu aqui em Porto Alegre. O público está garantido, só da minha Loja (Cavaleiros da Távola Redonda do GOB-RS (nº 3.349) e do Pronaos Rosacruz de Viamão (cidade do ladinho da Capital) já enchemos um bom pedaço da audiência…Abusando um pouco que tal um dia falar sobre a Távola Redonda….tem muita gente (inclusive este Eterno Aprendiz) que tem muita coisa a descobrir e, seu poder da palavra, facilita nossa mente ainda destreinada…
    T.’.F.’.A.’. e Paz Profunda!

  • ralh

    Ola
    meus comentarios ñ aparecem
    queria saber sobre os 4 elementos… eles são representações dos
    estados fisicos ou outra coisa?

  • Ivan Chicoski

    excelente texto. So 2 duvidas
    Como Mithra se tornou o filho de Ahura Mazda se foram os proprios seguidores de Mithra q mataram Zoroastro??

    2a duvida: Vc disse q Alphonse Louis Constant era filho de um sapateiro. Sapateiro a profissão ou um posto no ocultismo como carpinteiro, pescador, etc… Se for a segunda hipotese, pq um pai sapateiro deixaria o filho fazer estudos pra virar padre?

    Obrigado. Otima coluna.

  • Marcus Vinicius

    ueh.. ninguem comentou ateh agora??
    o post ta aew desde ontem.. =P
    entao, lah vai..
    texto muito bom Marcelo..bacana mesmo.
    inclusive o link q vc colocou pra Conferencia de Leo Taxil foi excelente..
    li na integra e achei fantastico..
    sinceramente.. a historia desse golpe daria um ótimo filme..
    soh uma pena a imagem da maçonaria ter ficado tão manchada..
    se Taxil agiu apenas por brincadeira, como ele mesmo afirma, não calculou direito o estrago..
    mesmo assim, impagável essa brincadeira..

    deixa eu pergutar uma coisa. com relação ao Sephirat Ha Omer, as meditações dessa data são profundas e universais.. portanto não vejo problema em realiza-las em qualquer época do ano. Então deixa eu ver se eu entendi: participar dessas meditações na data correta apenas te conecta com a Egregora correspondente para te auxiliar na realização dos objetivos propostos para cada dia?

    gostaria de agradecer pelas dicas sobre os livros que você me indicou. (os de Allan Kardec e em seguida Eliphas Levi). Estou estudando eles vagarosamente, e tenho aprendido muito.
    muito obrigado

  • du

    DD, o que dizer de INRI CRISTO? O doidão aí que anda pelas ruas dizendo que é a reencarnação de cristo(acho que é isso)?

  • Marcus Vinicius

    olá Marcelo.
    estou com uma dúvida em relação às Egrégoras..
    espero que não se importe de revisitar o tema.

    Você disse que ao começar a trabalhar com Egrégoras, por exemplo, iniciando um grupos de estudos para um prova, seria possível, sempre que necessário, utilizar o conhecimento acumulado nesses trabalhos.
    Uma das coisas que eu gostaria de saber é se as Egrégoras possuem a caracterisca de funcionarem em uma espécie de efeito modular (por módulos)?
    Vamos ver se eu consigo te explicar meu raciocínio: se em determinado horario durante a semana eu realizo trabalhos com o intuito de melhoras minha concentração, e em algum outro horario, realizo trabalhos para estudar para alguma prova, como no exemplo acima, eu poderia então, acessar os conhecimentos da Egrégora do estudo, e ao mesmo tempo, os da Egregora da concentração?
    Ou seja, eu posso “misturar”, colocar os conhecimentos especificos de alguma Egrégora uma “em cima” da outra?

    @MDD – sim, nesse exemplo, pode. As egrégoras não são antagônicas.

    Outra dúvida, as Egrégoras podem ser extremamente específicas? Como por exemplo, se eu resolvesse separar umas horas do meu dia para através da minha Vontade, Concentração e Visualização, criar uma Egrégora da Batatinha Frita (ok, isso foi ridiculo, mas serve pra exemplificar) que se destinasse a, com uma simples palavra de ordem, fazer com que alguém, em algum lugar do mundo, resolvesse vir bater na minha porta e me oferecer uma porcão de batatinhas fritas?
    O exemplo foi sem noção, mas acho que serve pra explicar melhor quando eu digo EXTREMAMENTE específica.

    @MDD – é… foi um exemplo sem noção. Não entendi o que vc quis dizer…

    Agora, uma ultima duvida antes que você desista de ler.. você diz que não se “criam” Egrégoras, mas que se “iniciam trabalhos” dentro de uma Egrégora.
    Pois bem, no exemplo do grupo de estudos, como se iniciam trabalhos numa Egrégora que sequer existe ainda? Me corrija se eu estiver errado por favor, mas só a partir do momento em que eu começo a estudar com meu amigos é que essa Egrégora passa a existir. Caso contrario, nao faria sentido acumular conhecimentos em Egrégoras se elas já possuem esses conhecimentos.
    Concluo que o termo “criar”, pode ser aplicado a uma Egrégora.

    @MDD – sim, mas eu nunca disse que não se cria uma egrégora. De alguma ação elas tem de se originar…

    Mas claro, que meu conhecimento sobre o assunto é superficial. Conto com a sua ajuda para esclarecer esses pontos.
    Estou querendo organizar um grupo de estudos sobre Egrégoras na minha cidade. Algo pequeno, que sirva apenas como esboço para adquirir prática e conhecimento. Por isso agradeceria muito que você me ajudasse com essa pequenas e estúpidas dúvidas.
    Aliás, gostaria de saber se posso me comunicar atraves de seu e-mail pessoal para o caso de duvidas especificas sobre o tema. Afinal de contas, o seu post sobre Egrégoras já é relativamente antigo. Não quero atrapalhar nos comentarios com duvidas que não se relacionem com os seus novos posts.

    @MDD – eu percebi que tem muita gente que começou a ler os posts agora. Criei um blog espelho deste que postarei as matérias com 6 meses de atraso, desta forma, o pessoal novato pode reler os textos antigos e fazer perguntas a respeito, e teremos um “perguntas e respostas” diferente lá. Vou anunciar na próxima coluna, mas se quiser guardar nos favoritos, o endereço é: http://deldebbio.wordpress.com/

    Desculpe o texto gigante e desde já, muito obrigado.

  • Du D’Bauru

    Muito interessante o texto, mas gostaria de saber da bibliografia e referencias. Grato!

  • Marcelo Gotardo

    Muito bom o texto Tio, gostei bastante, sou DM daqui de Ponta Grossa Paraná.
    Eu indico participar da Ordem Demolay, quem quiser fazer um mundo melhor, isso não é brincadeira não, se voces quiserem entrar apenas por curiosidade, estão no caminho errado!

  • O_cara

    Tá faltando albert Pike comentar

  • The V3n0m

    DD,

    Deculpe, tenho que me retratar, o seu problema não é com os irmão que fazem merda e sim os que se “dizem” EX-.

    Principlamente aqueles que ensinam até o grau 33…

    Valeu…

    The V3n0m .`.

  • Lates Setal

    “@MDD – Os templários nunca usaram homem-bode como simbolo algum. Leia o texto antes de comentar.”

    Sem querer ser chato, pergunto denovo, o que é isso então?:
    http://cocando.blogspot.com/2008/05/bafo-de-bode.html

    P.S.: Não é propaganda de blog, não tem nada lá além dessa foto…

  • Sr. Madruga

    Desculpe-me, acho que não me fiz entender…é que,em seu texto, vc relacionou a távola redonda (do Rei Artur e seus amiguinhos), com as mesas redondas dos espiritualistas, sendo que não existe relação nenhuma, pois a távola servia apenas para demonstrar que os guerreiros do rei eram iguais, em poder ou liderança. (ou esses guerreiros eram espiritualistas tbem?) Desculpe meu tom irônico no último comentário.
    *Como Jesus demonstraria sua extrema benignidade, se não existisse quem lhe batesse na cara? Uma pena sua resposta ser carregada de ironia tbem…

    @MDD – A tavola redonda tem MUITOS significados. Todos serem iguais é apenas UM dos pontos da Cavalaria Templária.

  • Gilles

    Primeiro: parabéns pelo sucesso de mais uma coluna!

    To ansioso pelo post futuro seu sobre Lúcifer e depois sobre os capelinos e “sua turma”, me interessa bastante o tema.

    Agora as dúvidas: Qual sua motivação para todo este empenho e paciência com a coluna? Educar a “criançada” o mais rápido que der tudo duma vez?

    Outra, não pertenço a nenhuma ordem ocultista, passei por alguns poucos aninhos a idade prá te mandar um “mail com título “DeMolay”, mas tenho muito interesse em aprender mais, estudar simplesmente, por mais absurdo que talvez soe (bom, depende de quem tiver lendo, auhahuahu) a maior parte das coisas que aprendo nesse sentido é em desdobramento, desde a adolescência. Ocorre que acabo tendo um senso crítico e prático prás coisas mostradas aqui (e outras) relativamente bom e sensível muito maior que a minha base teórica, ou seja, tenho que ler mais, estudar mais, pelo menos “de dia”. Ahhh, sou kardecista e médium, adoro o kardecismo, principalmente pelas atividades práticas (incluindo assistencialismo e tal) mas preciso ir além, ou pelo menos achar uma linguagem mais suscinta e eficiente que complemente isso que tão me educando desdobrado.
    Gostaria se possível que vc me direcionasse, depois eu caminho sozinho, sobre fontes (ou grupos, ou ordens) prá eu aprender.

    Grato pelo espaço e pela atenção, e desculpa te onerar com mais trabalho,

    Uma das crianças =)

  • Yunna

    Marcelo,

    Faz alguns meses que acompanho sua coluna e gostaria de elogiar o seu trabalho. Não concordo em tudo nele, mas só em ler, já traz luz a muitos, inclusive a mim.
    Queria pedir 2 favores:
    – eu saí lendo todos os artigos e deixei pra assistir ao vídeo com sua entrevista depois, agora nem sei em qual artigo está, manda o link para mim, por favor. 😀

    @MDD – http://www.daemon.com.br/mdd
    ali tem o link para os programas de TV

    Dúvidas:
    – explica melhor qual diferença dos chakras e energias de alguém ainda com a virgindade e sem, e de pessoas bissexuais e homossexuais.

    @MDD – nenhuma diferença. O que vai diferenciar é de pessoa para pessoa, de acordo com que tipos de energia ela trabalhar e que tipo de exercícios fizer.

    – fiz consultas no centro espírita que vou algumas vezes e comentei sobre tonturas fortes que tive, e agora tenho algumas, sendo mais fracas. Já havia ido ao médico para analisar se havia algum problema e sou saudável, só foi pra confirmar a suspeita sobre a mediunidade. Na verdade, as passistas já sabiam, mandaram eu estudar o Livros dos Médiuns e realizar o evangelho no lar, mas sabe… ainda acho pouco… também peguei um livro com uma espiritualista que lida com a Fraternidade Branca, até mesmo para procurar manter meu equilíbrio, mas mesmo assim ainda acho pouco, vc poderia me dar alguma dica, alguma ajuda, nem que seja uma meditação disciplinada (mas faço algumas, algumas vezes)… a tontura mais forte que tive, foi após assistir o vídeo de Zeitgeist.

    @MDD – faz os exercícios da vela e dos chakras que eu passei nas colunas que deve ajudar a equilibrar.

    Mesmo que seja “teoria da conspiração advanced” fala sobre, nem que seja um pouco, sobre Capela e os outros planetas, já ouvi muito a respeito.

    Ah! Aguardo sobre os pecados capitais.

    Obrigada! Beijo

  • Marcelo, e sobre a Igreja de Satan (church of satan), eles realmente adoram o Diabo, ou é apenas uma filosofia “adversária” as outras igrejas?

  • OruFiT

    DD. Preciso de uma ajuda, não é sobre o seu post.
    Últimamente durante minhas meditações, começo ouvir alguns barulhos, como por exemplo estalos de madeira.. no começo não dei muita importância, mas agora sempre que estou meditando ouço esses estalos. Não tenho ideia se é normal ou do que pode ser…
    Em minha meditação de ontem, (sempre antes de ir dormir), aconteceu uma coisa estranha, parecia que alguém me observava, eu estava fervendo de tanto calor, parei de meditar depois que ouvi outro barulho, tentei dormir mas não consegui pegar no sono, pelo menos até as 5h da manhã.
    Eu ainda não sei que tipo de influencia os espíritos desencarnados tem sobre essa passagem mundana. Gostaria de saber também os males que espíritos travessos ou de mau caráter podem fazer contra nós que estamos encarnados e como evitá-los.
    Obrigado.

  • Fellipe

    Alguém perguntou aqui se o nome Brasil tinha alguma influência dos antigos Cavaleiros Templários que, ao debandar de tal Ordem, juntaram-se aos reis de Portugal na famigerada Ordem de Cristo……eu diria que não (eu tenho provas) e diria também que o nome Brasil deriva do irlandês…….

    Abraços Fraternais

  • jaqueline

    VOCE É APENAS MAIS UM TOLO,CEGO,QUE UM DIA,(ESPERO QUE SEJA ANTES DA SUA MORTE)VERÁ A VERDADE E O PODER DE DEUS…

    “OLHAI PARA MIM, E SEREI SALVOS,VÓS,TODOS OS TERMOS DA TERRA;PORQUE EU SOU DEUS,E NÃO HÁ OUTRO” ISAÍAS 45:22

    “DISSE-LHE JESUS:EU SOU O CAMINHO,E A VERDADE E A VIDA NINGUÉM VEM AO PAI,SENÃO POR MIM.” JOÃO 14:6

    TENHO UMA CURIOSIDADE,PORQUE AS MULHERES NÃO PODEM ENTRAR NESSAS “REUNIÕES”?

    COMO PODE ALGO TÃO OCULTISTA COMO VOCE MESMO DEFINE,ALGO TAO MISTERIOSO, PODERIA SER BOM?
    NÃO CREIO EM NADA DISSO.
    CREIO QUE SIM DEMONIOS EXISTEM,O DIABO EXISTE SIM.E APOSTO ESTA DANDO GARGALHADAS DE SABER QUE TÊM TANTOS “SÚDITOS”.

    QUANTO AS IGREJAS EVANGÉLICAS NÃO GENERALIZE,QUANDO DIZ QUE SÃO TODAS CAÇA NIQUEIS.NÃO FALE MAL DO QUE VOCÊ NÃO SABE A RESPEITO, DESTA MANEIRA.

    SABE PORQUE DEUS É UM SER TÃO PERFEITO?
    PORQUE MESMO ASSIM ELE TE AMA E TÊM MISERICORDIA DE TI.

    EU NÃO TERIA NENHUMA..

    @MDD – “eu não teria nenhuma”… hehehe estes são os melhores comments…
    Como diria meu avô, a gente ganha pouco mas se diverte.

  • RafaelWood

    Marcelo, esses dias ouvi um comentário que em uma igreja evangélica tem algumas pessoas que quando estão em contato com “encostos” sentem um cheiro forte de enxofre. Isso procede?

  • Lilia

    MANO GALÁTICO !!!!!!!
    Belíssimo.
    Obrigada por mais esse banho de conhecimento, lavando minha ignorância.
    E para arrematar, li que:”o Mal é o Bem em perigo”.
    Abração
    Lilia

  • Silva

    Kd o Kentaro Mori? Virou evangélico?

    []s

  • João DM

    Por isso, eu Odeio os “Metaleiros de orkut”, ou qualquer outro tipo de garoto, que mal saiu da puberdade, e sai por aí, distorcendo simbolos, como o próprio pentagrama!

  • JR

    Dúvida sobre egrégoras e a contagem do ômer (li todas as colunas…não sou novato… rs…) O ômer é uma forte egrégora acessada pelas frases “hoje é tal dia da contagem…” e destinada a meditação e busca da correção das nossas imperfeições como parte da nossa busca pela iluminação e evolução… Correto? Se sim, ao encerrarmos os trabalhos dentro desta egrégora, não deveríamos verbalizar isso? Nas colunas sobre a contagem não há explicações sobre…
    Parabéns pelo trabalho… Tentei tirar algumas dúvidas em uma de suas palestras, mas vc estava disputado no dia… Há tempos quero me informar sobre como fazer parte de uma ordem… Desde criança lembro de passar frente a uma AMORC e querer entrar, mesmo sem saber o que era…
    abs

  • Padre Judas

    Muito cristã esta Jaqueline:

    “EU NÃO TERIA NENHUMA..”

    Hehe. Bem, Jesus disse que devíamos perdoar 70 vezes 7, mas parece que tem gente que não lê a Bíblia… 😛

    Bom, Jaque, a gente se vê no Inferno. Te convido para comer um bom churrasco de touro! 😀

    Falou.

  • Palladium…

    Ei, pode parecer besteira, mas no antigo programa infantil TV Colosso, havia um personagem chamado Jaca Paladium que contava as coisas mais mentirosas e que só ocorria na Nova Zelândia (Acredite se Puder era o nome do programa dentro da TV Colosso).

    O Criador do programa bebeu dessa fonte ou tem mais sobre isso?

  • E aí, Tio? Tudo bem? Recebeu inspiração superior pra começar essa coluna, hun? Meio Kardec, sabe? Vai no EIRPG esse ano? Tava querendo te conhecer…

    Tava matutando aqui… se a gente marcar alguma coisa em Petrópolis, minha “cidade entre montanhas”, você animaria de vir? Não precisa ser agora nem esse ano, só pra ter uma idéia… acho que você ia achar legal conhecer a Catedral de São Pedro de Alcântara… tem uns vitrais legais, lá… mantos azuis bonitos nas santas, sabe?

    Sono me faz escrever assim, não ligue, não. É o “outro Hugo”. Boa noite e bom dia pra todos nós.

  • Kentaro Mori

    Marcelo, a parte do texto sobre Taxil e Levi foi baseada no conteúdo do site
    http://www.templarhistory.com
    de Stephen A. Dafoem, não?

    Várias frases saem diretamente de lá:
    http://www.templarhistory.com/levi.html
    http://www.templarhistory.com/taxil.html
    por exemplo.

    Acho MUITO importante mencionar que a fraude sobre Baphomet não foi a única promovida por “Taxil”, e que antes havia escrito várias obras anti-católicas. Também que a própria fonte que você utilizou menciona que “Taxil” quase não foi aceito por ser severamente anti-católico!

    “Leo Taxil, born Gabriel Antoine Jogand-Pages, was a freethinker who made his living writing pornographic stories in serial form. Freethinker was a term given to those who opposed the authority and dogma of society, especially when that authority was religious in nature. [b]In addition to his anti-Masonic writings, Taxil also was known for his works opposing Catholicism. Taxil upon petitioning admission to the Masonic lodge met with opposition of its members, largely due to his reputation as an anti-Catholic writer[/b]. Objections aside, Taxil was made a member for a short time after which he was expelled from the order. Perhaps this expulsion prompted him to write his Anti-Masonic works or perhaps it was his purpose for joining in the first place. In any case Taxil would go on to perpetrate a hoax that has lasted decades.”

    Também é importante mencionar que embora o Papa tenha apoiado a fraude de “Taxil”, membros da própria Igreja denunciaram a fraude anti-maçônica mesmo antes de “Taxil” a confessar, como ele próprio menciona:

    “Então Monsenhor Northrop, bispo católico de Charleston, fez uma viagem a Roma com o objetivo único de certificar ao Soberano Pontífice que esses relatos eram a mais pura fantasia. Essa viagem teria passado desapercebida se Monsenhor Northrop não se deixasse entrevistar durante o caminho. Ali disse: “é falso, absolutamente falso, que os franco-maçons de Charleston sejam os chefes de um rito supremo luciferiano. Conheço muito particularmente aos principais deles: são protestantes imbuídos das melhores intenções; nem um só sonha entregar-se a práticas de ocultismo. Visitei seu templo; não se encontra nenhuma dessas salas indicadas pelo Doutor Bataille e Miss Vaughan. Essa planta é uma farsa.” Monsenhor Northrop, ao regressar de Roma, já não protestou; daí em diante guardou silêncio.”

    Ver na fraude de Taxil mera vingança por ser expulso da maçonaria (por ser anti-católico?) e um conluio com a Igreja (que era seu alvo anterior, e voltou a ser seu alvo posteriormente), é representar de forma meio simplória o contexto de todo o imbróglio, ao que me parece.

    Há, por exemplo, este outro contexto a todo o episódio:

    http://www.ceticismoaberto.com/ceticismo/consp1.htm
    “As fraudes grotescas de Leo Taxil acharam uma audiência pronta entre o clero. Taxil, que alegou ser um desertor maçônico descreveu o aparecimento pessoal de Satanás em rituais maçônicos – aparentemente ele tomou a forma de um crocodilo e tocou piano – e os laboratórios secretos sob Gibraltar onde demônios fabricavam germes de pestilência para devastar a Europa católica. [b]Taxil mostrou ser um anticlericista que inventou suas estórias para expor a credulidade de seus oponentes.[/b]”

    É preciso tomar cuidado, porque a mesma tática pode, ironicamente, ter sido conduzida com a própria maçonaria, injetando crenças e práticas cada vez mais espúrias para transformar e eventualmente expor um grupo de livres-pensadores engajado com mudanças políticas efetivas no mundo em um grupo de… meros religiosos.

  • PS: Lembrei o que ia perguntar! Nomes! Os nomes são importantes, não são? Costumo tratar a todos pelo primeiro nome, exceto aqueles que pedem para ser chamados por outro, seja sobrenome ou apelido, desde que seja decente. Por isso, lhe chamo Marcelo, Tio, não DD como o pessoal. Sei lá… acho que isso surgiu espontaneamente…

    Os nomes… ahn… escolhidos/dados em certas cerimônias são especiais dessa forma, não? Várias e várias superstições [ou distorções, sei lá] relacionadas a demônios, anjos, simpatias e feitiçarias falam sobre conhecer o verdadeiro nome da pessoa.

    Tem os 72 nomes de Deus também… comentários?

  • JOÃO FILHO

    Não deixa de ser interessante essa sua crença no ocultismo execrando os demais credos. Interessante ainda, é que os demais credos falam as mesmas coisas com pesquisas, estudos, blá, blá, dos ocultistas. Ficamos numa encruzilhada onde todos crêem em alguma coisa em detrimento de outra. Essa guerra religiosa é algo tão humano quanto o ateísmo, titio. Loucos são os que tomam partidos ou se apaixonam pelo que tu escreves ou quem escreve alguma coisa contra outro credo, inclusive o ateísmo. Finalizando, espero que o tio não seja um “mutante” ou “iniciado”, pois seria legal saber que tais “seres especiais” habitam entre nós e têm até blogues, criando uma famigerada legião de fã(násticos).

  • Caro,
    Está em fase final o site Symbolom. Uma enciclopédia interativa sobre símbolos. Nele você pode pesquisar e publicar informações sobre símbolos. Pode também postar símbolos desconhecidos para que outros possam pesquisar sobre ele. Este site tem o objetivo de catalogar todos os símbolos conhecidos. Focando-se em símbolos sagrados, sinais e signos. Eis, pois a entrada do Jardim secreto.
    Visite-nos http://www.symbolom.com.br

    .’.

  • Ivan

    Kentaro Mori!! Vc ta vivo!! Faziam falta seus posts! E kd a coluna?? Concordo com td q vc disse, so nao acho q seja tão antagônico à posição do Del Debbio. Da pra achar um consenso, nao da?
    Por exemplo, Taxil era um livre pensador, entrou na maçonaria, por algum motivo foi expulso (alias, qual motivo mesmo???) e como ja escrevia metendo o pau em todo mundo achou mais um alvo. Alvo q desta vez agradou a igreja catolica, q apesar d nao dever gostar mto dele, publica seus livros e da credibilidade à suas historias, seguindo o velho pensamento d q o inimigo do meu inimigo é meu amigo.
    So ainda nao ficou claro pq ele entrou e principalmente pq saiu da maçonaria…

  • segundo

    3. Como pode essa imagem que segundo o senhor representa coisas tão boas ter uma imagem tão repugnante? Se o diabo é um anjo de luz, o portador da luz, porque essa imagem feia? O sr. a acha agradável?
    @MDD – É para afastar os crentes e supersticiosos, que se borram de medo dela, tal qual a esfinge já fazia 4.000 anos antes no Egito. Quem julga as pessoas e as imagens pela aparência externa e tem medo de crendices não será nunca um iniciado.

    haohaoaoaoahoahoahoahoahaohao TUMOU PLAYBOY 😛
    o cara queria o que? um ator de hollywood maquiado e bem vestido super na moda? ¬¬ grotesco, feio? meo, isso não é uma ingreja engomada, vestida em ternos de marca (y)

    e sim, uma coisa que sempre quiz dizer mas não achava as palavras certas mas o cara falou …
    [creio que eu já falei algunas vezes]

    Pq vc começa seus textos com Olá Crianças! Tio Marcelo vai explicar tal coisa…?
    Vc realmente acha que todos os seus leitores são pobres crianças sem cultura, e que vc é o portador da luz que iluminará nossas consciências? Será que o que você escreve é algo tão novo? Não acho que essa atitude seja a de um Iniciado. Aliás acho bem áspero esse tipo de tratamento. Bxcelentes textos! Atitudes questionáveis!
    “Vaidade de vaidades, diz o pregador, É tudo vaidade..”
    @MDD – Eu começo todos os textos com “Olá crianças” como referência às crianças Índigo, que são as pessoas para as quais eu escrevo estes textos.
    Eu sou o que eu sou, nem mais, nem menos.

    acho que essa resposta é bem coveniente pra voce DD, porque voce so explica porque sempre começa assim quando alguém como o cara ae questionou sua atitude de: OI EU SOU FODA ME ESCUTEM, essa sua atitude de tio marcelo é sim muito aspera … enfim, tudo que o cara falou ae é válido .. é tão dificil pedir desculpas se ofendeu alguém? ou inventar um motivo é mais conveniente?

    e sim, voce que culpando tanto a igreja como um todo voce nao ta sendo tao baixa quanto ela já foi? ou seria mais correto culpar aqueles que faziam parte da igreja que faziam coisas erradas?
    voce acha que um mundo sem igrejas hoje seria possivel? de certa forma elas controlam as pessoas, se não existisse qualquer um mataria outro por puro prazer, e dizia, não tenho culpa, nao tem inferno, não existe nada, é cada um por si ..

  • Julianne

    Sinceramente, eu pagaria o dizimo, pra continuar lendo os seus artigos. [2]

    Hehehehe…

    Muito, muito boooooooom!!!
    Obrigada!!!

  • Michel

    [email protected]

    ::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

    CONCEITO DE DEUS E DEMÔNIO?? CERTO E ERRADO???

    Fale do que sabe e não do que leu ou ouviu falar!

    Basear-se em teorias é dar ouvidos a pensamentos.

    QUER UMA VERDADE: BÍBLIA.

    PQ? PROVE ESTAR ERRADA EM 1 SÓ COISA E DESTRUIRÁ TODO O CRISTIANISMO?

    DESAFIO LEGAL NÉ???

    POIS BEM.. NINGUÉM CONSEGUIU. E OLHA QUE ATEUS, CÉTICOS E SEGUIDORES DE LÚCIFER JÁ SE ESFORÇARAM.

    Não há essa luta duelista entre o bem e o mal… isso é coisa de filmes e novelas. O mal já está derrotado desde o início.

    JESUS É O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA.

    OK. Sem mais.

    :::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

  • Lucas

    Tem uma galerinha bem revoltada aí, hein?
    Paradigmas implodidos e pisoteados… para alguns é difícil.

    Olha só, pessoal, ninguém é obrigado a ler e muito menos a concordar. Não precisam postar xingamentos, também.
    Afinal, Jesus sempre pregou a tolerância, não é?

    Parabéns pelos textos, tio Marcelo!
    Grande abraço e MUITA Luz!

  • Nathan

    Tio Marcelo, saudações.

    Depois deste texto fiz algumas associações com um texto anterior, naquele que você afirma ter Jesus subido à cruz no pleno domínio dos seus chakras, e tenho uma dúvida:

    Este texto diz que Jesus é Lúcifer (ou o diabo). A Bíblia diz que na cruz Jesus venceu a morte. Sendo assim, foi pelo fato de Jesus ser Lúcifer que ele conseguiu dominar os 72 espíritos da Goetia e “vencer a morte”?

  • TH13

    Não esquece de postar o que Albert Pike disse nas páginas 102, 104, 105 de Moral e Dogma…

    A troca sua com ele (o “Albert Pike” que comenta) me lembra as do Cassaro com o Chong Wong Kai na Dragão Brasil, vocês inclusive têm um estilo de escrita parecido…

    @MDD – Fui olhar que paginas eram, mas na versão que eu tenho em livro, as pgs 102, 104 e 105 são uma coisa e na versão do ebookmall esta diagramada de maneira diferente e na versão traduzida o texto das paginas tb é outro capitulo. Melhor esperar o tal do Fakepike postar o trecho exato que ele quer mostrar.
    Quem quiser ler tudo (eu recomendo), aqui está o Moral and Dogma completo.
    http://www.hermetics.org/pdf/masonry/Albert_Pike_-_Morals_and_Dogma.pdf

  • Padre Judas

    Jesus não é o Diabo (segundo a mitologia cristã). Ele é o Portador da Luz. E, segundo os posts do MDD, ele não venceu a morte coisa nenhuma, foi tudo um plano para que ele pudesse escapar de seus perseguidores. Pelo que me parece, ter conhecimento de Goetia ou Teorgia não tem muito a ver no caso (embora provavelmente, dentro do contexto até agora apresentado, ele provavelmente sabia destas coisas).

  • Daru

    jaqueline disse:

    Parte: COMO PODE ALGO TÃO OCULTISTA COMO VOCE MESMO DEFINE,ALGO TAO MISTERIOSO, PODERIA SER BOM?
    NÃO CREIO EM NADA DISSO.

    Desculpe não sou alguém especializado nesses assuntos, mas se pelo menos “abrirmos nossas cabeças” para outras coisas e não ficar focado em um tema só, pelo que parece o ocultismo estuda muito outras religiões e culturas, por que você não tenta estudar/ procurar saber de outros pensamentos só para conhecer e entender, e se aprofundando nesta parte de seu comentário, penso que Todos temos medo do ‘oculto’, Ex: Não entramos em um quarto sem luz.

    Pense em desocultar o oculto (ocultismo).

    Relembrando quando o DD foi no superpop e o Cético disse: devemos respeitar as pessoas e não a sua religião. (foi meio assim) adorei aquilo. Porque respeitar uma fogueira onde eram jogados outros ‘Irmãos, digamos assim é de mais’

    Coluna esplêndida Marcelo.

  • P.Rouco

    Hmmmm.. Parte do texto veio do blog saindodamatrix, não?
    http://www.saindodamatrix.com.br/archives/2004/12/natal_e_mitra.html

  • Vinícius S.

    Pow Marcelo,

    Vc não sabe o bem que essa coluna faz. Por causa dela, eu já repensei em bastante coisa da minha vida. Tipo, teve uma época em que eu estava tendendo ao lado fanático-lunático-desmiolado (meses atrás) após descobrir que certas “coisas dignas de Stan Lee” existem e são possíveis. Cheguei a fazer um monte de besteira por causa disso.

    Mas daí eu achei seu blog. Li desde o começo, busquei as matérias antigas. Sou praticante do Budismo, desde criança, e isso me ajudou a manter a cabeça aberta. Mas seu blog fez mais que isso (sem exagero), até porque como criança eu era indisciplinado. Foi como se eu despertasse. Não estou falando das conspirações históricas, que muita gente já desconfiava. Estou falando como pessoa mesmo. De como pensar, agir, enfrentar seus própiros erros para corrígi-los, e como processar a informação que chega até nós.

    Então, mesmo decepcionado por ter acabado de fazer 19 anos e morar no rio (eauhhua Fazer o quê…), eu hoje me senti na obrigação de te agradecer pelo seu esforço de escrever a coluna. Eu sei como escrever é pesado quando não se tem incentivos, ainda mais fazendo pesquisas. Então, espero que isso sirva de incentivo, porque você merece cara. Independentemente do que dizem os Fanáticos…

    Um Grande Abraço.

    PS: Só para constar uma curiosidade, um colega me propôs jogar Anjos semana passada. Daí eu peguei o material pra ver quem era o autor… pois é, surpresa legal né?

  • Anonymous

    ::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

    CONCEITO DE FRODO E SAURON?? CERTO E ERRADO???

    Fale do que sabe e não do que leu ou ouviu falar!

    Basear-se em teorias é dar ouvidos a pensamentos.

    QUER UMA VERDADE: O SENHOR DOS ANÉIS.

    PQ? PROVE ESTAR ERRADA EM 1 SÓ COISA E DESTRUIRÁ TODO O TOLKEANISMO?

    DESAFIO LEGAL NÉ???

    POIS BEM.. NINGUÉM CONSEGUIU. E OLHA QUE ATEUS, CÉTICOS E SEGUIDORES DE MORGOTH JÁ SE ESFORÇARAM.

    Não há essa luta duelista entre o bem e o mal… isso é coisa de filmes e novelas. O mal já está derrotado desde o início.

    FRODO É O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA.

    OK. Sem mais.

    :::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

  • Albert Pike

    Caro Michel,

    Entendo a sua “dor” e porque se sente escandalizado dessa maneira. Mas, atitudes como essa só encontrarao respostas à altura. Esse é o cominho dos fanáticos e a fé original necesita ter bases racionais.

    O “Anonymous” está certo em sua paródia já que a verdade nao pode ser encontrada num documento (nesse caso a Biblia) se ele nao é aceito por todos como verdade. Dessa maneira suas palavras e seus protestos serao ridicularizados pelos pseudo-sabios-esotéricos-elevados-iniciados-de-conhecimentos-ocultos-
    disponiveis- a-poucos-escolhidos.

    Nada mais que isso.

    Graça e Paz,
    Albert Pike

  • Caio B

    ”Alguém ai assistiu ao filme “The Secret?”

    Muitas pessoas devem ter assistido o filme ou lido o livro, é uma maneira muito boa de pensar sobre a vida e eu até tento sim pensar que tudo vai dar certo.
    Você acredita nisso?Existem outras formas de vida filosoficas como a do ”The Secret”?

    vlw!

  • Bruno Monteiro

    observei que ma parte do testo que voçe fala soubre a tocha que representa iluminaçao voçe faz um comentario sobre desenho animado e no final vc poe (grande Walt Disney!)

    fala-se muito dele e sobre su envolvimento com ocultismo, gotaria de saber até onde isso é real!

  • Jonas Freire…

    Olá Sr. Marcello;
    Venho por esta para dizer que fiquei facinado por tantas informações, sou apenas um goteira esperando a hora da minha iniciação, e gostei muito de tudo que aprendi com vc, espero poder contar com o irmão nas estradas da vida de um futuro iniciado… Quero muito chegar lá, pretendo aprender mais sobre a maçonaria.
    Minha dúvida é! quero saber sobre os rítuos maçônicos na iniciação? obrigado.

    Atenciosamente;

    ***

  • (Se já houver outro texto igual a este, peço desculpas e peço para apagá-lo: é que ao postá-lo, tudo que recebi foi uma página de “URL não encontrada” e quis ter certeza do sucesso da minha postagem.)

    Caro Sr. Marcelo:

    Admiro sua coluna e sua carga de conhecimento, e admiro suas idéias. Mas, humildemente e sem querer brigar, gostaria de comentar algo dito sobre a participação nesta Ordem Demolay. Ao enumerar os requisitos para entrar no grupo, o Sr. diz:

    “Os interessados em participar devem ser homens, de 13 a 18 anos (…)”

    Por que, nos dias de hoje, tantas ordens maçônicas e similares ainda mantêm esse preconceito estúpido contra as mulheres? Elas não podem também ser melhores cidadãs e líderes, desenvolver seu caráter, compreender as virtudes do Amor Filial e da Reverência pelas Coisas Sagradas, coisas que a ordem espera desenvolver nos homens?

    O que o Mundo ganha com esse segregacionismo? Em minha opinião, não só não ganha nada como perde muito mais. Está na hora de essas entidades perderem o medo de que as mulheres venham a ser melhores que os homens, ou de que os ponham pra escanteio. O que temos de fazer é construir um Mundo melhor juntos, sem preconceitos e sem segredos.

    @MDD – leia as colunas antigas, quando falo sobre Templos Solares e Templos Lunares. Não há nenhum preconceito quanto às mulheres envolvido no fato da maçonaria e Ordem Demolay aceitarem apenas homens. Nossos rituais fortalecem chakras masculinos e a presença de mulheres nestes ritos seria problemática tanto para a egrégora quanto para a própria sexualidade delas (a longo prazo).

    Obrigado pela atenção, e boa sorte em sua coluna!

  • (Desculpe a demora em responder!)

    Certo, entendi a questão do prejuízo que os rituais direcionados aos chakras masculinos trariam às mulheres. Só que, infelizmente, para mim não justifica a exclusão delas do processo. Por que então não criar também reuniões para mulheres,iguais às dos homens, com a única diferença de que haveria rituais que fortaleceriam chakras femininos?

    @MDD – isso existe… chama-se wicca, dança do ventre, strigeria, oráculos

    Melhor ainda, por que não haver uma reunião onde os dois sexos estariam juntos, só se separando na hora dos rituais mais adequados a seu gênero? Fica aqui essa sugestão: ou fomentar a criação de ordens femininas, ou juntarmo-nos todos, só nos separando quando estritamente necessário (como nos rituais).

    @MDD – isso também existe… chama rosacruz, martinismo, catarismo, budismo…

    Como disse antes, apenas juntos nós, mulheres e homens, conseguiremos melhorar esse Mundo.
    Mais uma vez, boa sorte a todos os da página e em especial ao Sr. Marcelo (que autografou meu manual de RPG “Arkanun” que ganhei em sorteio em João Pessoa).

  • Johnny Gonzalez

    Putz, nem sei se esse comment vai ser colocado, mas mesmo assim vou fazê-lo.
    O que me dá mais raiva é ver as pessoas “copiando” seu jeito de escrever em seus comments… Nossa, tentam a todo custo fazer com que vc responda às suas questões utilizando-se de palavras, citações, frases suas…
    Falta muito ainda, viu… falta muito…
    abraço

  • satanismo

  • Pingback: Goécia, Kiumbas e os demônios de verdade | Sedentário & Hiperativo()

  • Pingback: Se está na Internet, deve ser verdade! | Sedentário & Hiperativo()

  • Renam Filipe – Le Chevalier

    Saudações Ir.’. Marcelo.

    Primeiramente parabenizo pela coluna. Levar conhecimento a quem realmente o deseja é gratificante.

    Li quase todos os posts inteiramente e alguns dinâmicamente. Muito bons.

    Infelizmente tenho que ressaltar que fico entristecido com as pessoas que ignoram o valioso princípio do Livre Arbítrio, desferindo contra os outros, opniões religiosas egocêntricas e egoístas. é hilário na maioria.

    Numa edição de Época ou Super Interessante ( não me recordo ), com relação a OPNIÕES RELIGIOSAS, foi feita uma matéria interessantíssima. E sobre a relação com com as pessoas e “seu Deus”. Fizeram várias perguntas a essas pessoas sobre qual seria o ponto de vista de “Seu Deus” sobre certo assunto e também sobre a própria opnião dessas pessas e compararam as respostas….rsrsrs…..O RESULTADO?

    Acho que muitos já deduziram isso antes, mas o resultado foi que num número elevado de porcentagem, a opnião do ” Deus ” dessas pessoas eram nada mais do que a mesma opnião delas, ou seja, o ser humano tende a comparar seu Ego com o de ” Deus “, achando que ele “pensa” exatamente o mesmo que nós.

    Isso reforça muito mais uma idéia…..

    Você prefere apenas ” ouvir ” sobre a ” experiência ” de alguém com o Divino, e seguir as opniões dessa pessoa. Ou você prefere seguir seu próprio caminho e ter você a sua própria experiência e evolução com o mundo Divino?

    Todos que leêm e aprendem o que deve ser aprendido, continuem, a verdade está muito além de ser uma idéia ou conceito, é um estado espiritual.

    Somos todos buscadores da verdade, e com ela virá a liberdade.

    E como boa parte do assunto girou em torno da imagem de Baphomet, e os símbolos pelos quais ele é composto, eu indico um ótimo livro que explica muita coisa sobre centenas de símbolos e seus significados……..

    Livro: MAGIA DOS SÍMBOLOS – Talismãs, Amuletos, Pantáculos, Pentáculos, Sigilos e Selos.

    Autor: Antonio Di Profio

    Editora: MADRAS

    E uma dica para nós que quase sempre somos abordados por alguem prestes a falar alguma asneira sobre os Templários ou a Maçônaria, você préviamente faz essas perguntas que estão contidas nessa ESTORIETA que aqui deixo.

    ……….——………As 3 Peneiras……….——-………….

    Um rapaz procurou Sócrates e disse que precisava contar-lhe algo.

    Sócrates ergueu os olhos do livro que lia e perguntou:

    – O que você vai me contar já passou pelas três peneiras?

    – Três peneiras?

    – Sim. A primeira peneira é a VERDADE. O que você quer contar dos outros é um fato? Caso tenha ouvido contar, a coisa deve morrer aí mesmo. Suponhamos então que seja verdade.

    Deve então passar pela segunda peneira: a BONDADE. O que você vai contar é coisa boa? Ajuda a construir ou destruir o caminho, a fama do próximo?

    Se o que você quer contar é verdade e é coisa boa, deverá passar pela terceira peneira: a NECESSIDADE. Convém contar? Resolve alguma coisa? Ajuda a comunidade? Pode melhorar o planeta e, arremata Sócrates:

    -Se passar pelas três peneiras, conte! Tanto eu, você e seu irmão nos beneficiaremos. Caso contrário, esqueça e enterre tudo.

    Um forte abraço a todos
    Paz e Luz
    Até +

  • Paulo Craici

    Em meio a tantas perguntas tenho uma fácil aqui:
    como se pronuncia Baphomet?? ..e com som de “F” ou “P”

    Abraços

  • Pingback: O Céu, o Inferno e Teodora | Sedentário & Hiperativo()

  • Lucas

    DD
    Gostaria de discutir algumas idéias com você, digo que acompanho tem um tempo seus posts e numca comentei nenhum, tenho 16 anos e gostaria de seguir a maçonaria mais mesmo, assim tenho algumas dúvidas, teria como ter contato com você via email? moro muito longe de sapm muito mesmo rs.

  • Uilton

    Fico indignado, pois a religião continua colocando as suas idéias como unica e verdadeira e fazendo com que seus fiéis continue cegos rezando a partir da cartilha religiosa. Tudo que eles defendem outros já colocaram de forma diferente a religião apenas resignifica algumas coisas. Acha que é preciso cada um respeitar a religião do outro pois como disse Paul Thillic: _ Só existe uma verdade aquela que eu acredito. Isso não de forma absoluta.

  • Sou um pesquisador não afiliado a nenhum tipo de ordem, seita, ou associação de qualquer espécie e me coloco sempre ao lado de qualquer “ser” “entidade” idéia ou posição que faça banir da mente humana qualquer tentativa de controle de opinião seja lá sobre oque quer que seja . A solução de qualquer coisa, esta na experimentação, estudo, interpretação e comparação dos atos e motivos relevantes de quem ou para quem as coisas se apresentam(apresentaram) ao longo da história humana . Dizem que a idade das trevas se encerraram, mas ela estará sempre presente, enquanto pessoas e instituições tirarem proveito de medo ou ignorância para controle e partido de seus semelhantes. Parabéns por ser uma lanterna na escuridão em que muitos tentam lançar a alma humana já de muito atormentada pela união carnal necessária a elevação do espírito.

  • ADELIO JR

    MUITO ESCLARECEDOR O SEU TEXTO,E Q NO FINAL DAS CONTAS NADA EXISTE MESMO…PRECISAMOS E D MAIS ATEUS NESTE PEDACO D TERRA CHAMADO brasil, SO ASSIM TEREMOS PESSOAS HUMANAMENTE POSSIVEIS,POIS ELAS ENTENDERAO A VERDAREIRA ESSENCIA ANIMAL Q HA EM NOS E PARARAO DE ESPERAR POR ESSES LACAIOS(PADRES, PASTORES,POLITICOS E TODOS Q SE JULGAM HONESTOS E COMPETENTES NA ARTE DE GOVERNAR.)E FARAM DISSO AQUI UMA NACAO DE VERDADE.VIVA A IGNORANCIA!!!!!!!!!!!SOU ATEU GRACAS A DEUS.

  • Ótima explanação… como sempre, abrindo as portas da verdade!!!

    Um abraço!!!

  • Lucimar Craici

    Para começo de conversa , religião não se discute…………..

    Bem mal informado está quem pensa q maçonaria é religião ou adoração ao Demo, Por favor…… Vá se informar primeiro e depois………

  • Jef

    Cara eu te admiro, sem proselitismo. Com todo o respeito a ordem amorc, Samael fala em um de seus livros que existe um ritual que o iniciado faz no espelho para invocar um guardião, e que seria do umbral, de onde essa informação procede?

  • Alexandre

    Você deve acreditar em um Deus e Satanás e pois eles acreditam. E vão voltar, e muitos seguirão a Satanas e outros seguirão a Deus. Existem sim evangélicos que tem uma vida de medo e terror, esses tipos de evangélicos não conhecem a verdade da Bíblia, se conhecer eles estariam preparados para morrer em nome de Deus. Más espero os aliens vier primeiro, pois! Muitos vão pensar que os aliens são anjos de Deus e muitos não serão simpatizante de aliens. Más! Não acredito que vou ter que por o bio chip na mão ou na testa com a marca da besta, por causa da GLOBARIZAÇÃO DA ECONOMIA MUNDIAL. E nem ser leal ao tal lider da nova ordem secular que vai dominar o mundo com seu angulo e seu olho que tudo vê, donde não representa a Deus criador dos céus e da terra, e sim ao que está atraz da porta olhando pela fechadura do TARTARO “Inferno”.

  • Raphael

    Tchê! Mas tu tinhas que fazer um documentário em vídeo! {é mais facil de disseminar pela internet [graças ao sedentarismo do povo (sem referências o nome do blog)]}

  • jefta

    Sobre a ordem amorc, Samael fala em um de seus livros que existe um ritual que o iniciado faz no espelho para invocar um guardião, e que seria do umbral, da região das sombras onde o ser ficaria acorrentado com correntes astrais, tenho minhas duvidas, mas porque alguem tão esclarecido quanto ele falaria isso?

  • rafael

    O estudo do ocultismo, das simbologias e de tudo que cerca o “desconhecido”, é interessante e sem dúvida acirra a curiosidade. Ainda mais o que a gente lê e escuta por aí, rituais…Enfim, sou leigo, nunca ninguém me convidou pra fazer parte de nenhuma seita….Sou católico, vou a centros de umbanda, sou curioso e tenho sede de conhecimento. Concordo que a Igreja Católica cometeu erros, e está longe da perfeição. E digo também que o mistério q oriunda nossas vidas em relação a nossa origem e nosso fim não foi desvendado, ninguém e nada traz-nos certezas; a imaginação é o que nos resta. Porém, um dos pilares da Igreja Católica é o da inclusão, da opção pelas crianças, pelos mais pobres, humildes e necessitados, criaturas que não tem qualificação, que mal sabem ler, que vivem na exclusão; pessoas que nunca estarão dentro de um quadro dessas seitas as quais o senhor tenta “desmistificar”. É fácil formar um grupo seleto de pessoas, chamar de fraternidade e fortalecer esse grupo, ainda mais com alto grau de instrução e comunicação, pois, como o senhor mesmo disse, são selecionadas através de e-mail, sujeitos à sua aprovação. Esse grupo seleto fala, critica e zomba dos padres, pastores, porém a quem mais os miseráveis que vocês excluem de suas vidas recorrerão?
    É engraçado, realmente, ver igrejas pentecostais que vendem terrenos no céu, e pobres miseráveis e ignorantes que mal tem o que comer comprem, e alimentem uma rede milionária de igrejas caça-níqueis. Chega a ser cômico.
    Mas a exclusão realmente não é o melhor remédio pra isso.
    Pra que serve tanta instrução, tanto estudo, tanta desmistificação?
    Pra ficarem zombando da grande maioria das pessoas?
    Vocês acham que elas escolheram viver nessa situação?
    Não se dão conta de que são contemplados, pessoas que tiveram melhores oprtunidades, sejam elas oriundas de berço ou sorte?
    Quanta sobreba! Quanta arrogância!
    Muito fácil né, juntar gente bacana, inteligente, formarem um distinto e seleto grupo de abastados, e se auto protegerem gerando um bem-estar geral dentro desse grupo. E quanto aos bilhões de miseráveis no mundo que não passam nessa seleção?
    Deixemos ao bel prazer dos pastores loucos, dos padres pedófilos, afinal de contas, essa massa falida não vos interessa.
    Fácil, hein? Com tão poucos problemas sobra tempo pra debater símbolos, metáforas, mitos, ritos pagãos, deuses, demônios enfim, estudar coisas mais interessantes……Mantenham as mãos limpas! Mas essa limpeza, num dado momento, sim, é que será desmistificada…..
    No entanto, Marcelo, agradeço o sr. abrir espaço pra debate.

  • Cesar

    Realmente o Ir. postou um texto maravilhoso, agregando valores enornes ao conhecimento humano, e é através disso que espero dos leitores uma profunda reflexão sobre o assunto.

    SFU

  • fenix

    Há que alimentar o espírito harmoniosamente e não a fome de realização espiritual. Há que transcender qualquer instituição dualista humana. Tomemos como exemplo os Avatares de várias épocas que não professavam religião alguma. As pontes para o céu existem, e a solução para as transpormos reside em nós. O Divino aguarda-nos pacientemente. Façamos o mesmo com Ele, sempre em torno da lei do amor incondicional.

    Votos de paz, amor e verdadeira prosperidade espiritual!

    Abvum d’bashmaia…

    fenix

  • Daniele

    Olá DD,

    Estou lendo os seus posts há poucos dias, e confesso que estou gostando muito!
    Não sou conhecedora da maçonaria e pra ser sincera de nenhuma outra religião, sou apenas uma curiosa que tenta buscar explicações pra tudo na vida, como surgiu, a origem das civilizações e por aí vai… E tenho percebido que os maçons possuem um conhecimento histórico que muitas vezes mostram a história de uma forma diferente da convencional, da qual eu gostaria também de conhecer, sendo assim, gostaria de saber por que as mulheres são proibidas de fazer parte destas Ordens? Não sei se em todas, mas na grande maioria, inclusive neste mesmo post voce classifica os seus futuros adeptos:
    Os interessados em participar devem ser homens, de 13 a 18 anos, moradores de São Paulo, capital e que tenham os sábados livres.
    Escrevam para [email protected] um email com:
    – título do email “DeMolay”
    Aguardo uma resposta.

    Muito obrigada.

  • Beguinho

    Mateus cap13-36 Então Jesus, deixando as multidões, entrou em casa. E chegaram-se a ele os seus discípulos, dizendo: Explica-nos a parábola do joio do campo.
    37 E ele, respondendo, disse: O que semeia a boa semente é o Filho do homem;
    38 o campo é o mundo; a boa semente são os filhos do reino; o joio são os filhos do maligno;
    39 o inimigo que o semeou é o Diabo; a ceifa é o fim do mundo, e os celeiros são os anjos.
    40 Pois assim como o joio é colhido e queimado no fogo, assim será no fim do mundo.
    41 Mandará o Filho do homem os seus anjos, e eles ajuntarão do seu reino todos os que servem de tropeço, e os que praticam a iniquidade,
    42 e lançá-los-ão na fornalha de fogo; ali haverá choro e ranger de dentes.
    43 Então os justos resplandecerão como o sol, no reino de seu Pai. Quem tem ouvidos, ouça.

  • áHSI

    Compacto, divulgue comente, plante esta semente em tempos de terra seca.

  • kala Yakini

    Eu acho esses esclarecimentos muito bons!!!Gostaria que me indicasse uma meneira organizada de obter esses conhecimentos.Ou a forma de obtê-los é assim mesmo,ver ou ouvir algo e pesquisar??Sempre me interessa esses temas…

  • ebtenoa exu centuel

    servus vc faz muito bem, a mentira esteja contigo alem do fim. o diabo existe procureo e o achara.

  • César

    “..Não há comunhão entre A Luz e as trevas ou Cristo e Belial”..Jesus Cristo nunca iria adorar ou reverenciar um astro..pelo contrário “a natureza que expressa a glória de Suas Mãos..”.Não tente misturar as coisas..Cristo tinha uma doutrina e a mesma não tem ligação com o paganismo.Quando Cristo falou:”Assim na terra,como nO Céu”e para que se cumprisse A Palavra dEle(de Deus,que são um)tanto na terra quanto no Céu(paraíso).Tirando isso,a aula de história foi até boa,mas quanto a Baphomet ainda não me conveceu.

  • Thyayro

    “Com o tempo, as pessoas passaram a preferir a eucaristia vegetariana de Yeshua ao invés do banquete carnívoro de Mithra e o ritual de culto ao Deus-Sol acabou se transformando no que chamamos hoje de Eucaristia…” Num faiz isso nao, Yaohushua ensinou a DIVIDIR, akilo sim seria em memoria dele, ele nunk se referil a comer, Paulo chegou ao ponto de falar “Ninguem tem casa pra comer nao?! Pq oq eu aprendi com Yaohushua foi REPAAAAARTIR!” A seia Mithraica existe sim nessas sinagogas de satanás, mais NUNK foi Yaohushua que ensinou nao mano, cuidado com o engano que satanas promove ai nos ocultos!

  • paulo

    Logo de início percebi que o artigo vinha de um “sábio” imprescrutável, reles adepto da insondável maçonaria. Acorda meu jovem, liberdade vá muito além de contos e histórias. Infelizmente, cada um acredita no que quer!

     Paulo – São Paulo 

  • nATALIA

    ME INDICA UM LIVRO *-*