Os Desafios por um Sonho

Para aqueles que não são do universo OAB, Jovem Advogado são aqueles profissionais com no máximo 5 anos de aprovado na OAB, ou seja, são aqueles que estão começando a carreira.

E que carreira difícil de começar, sei que todo início é difícil, mas a carreira de advogado tem diversas adversidades que vão empurrando para fora da pista aquele que sonha viver da advocacia.

No início são 5 anos de faculdade com muitos estudos, livros, aprendizados e pistas abertas para diversas direções que a carreira proporciona, após formando vem a tão temida prova da OAB. Poucos são aqueles que conseguem aprovação já na primeira, em sua maioria precisa de cursinhos e anos de preparação para então aprovação.

Próximo passo? Pagar anuidade, sim você ainda não tem cliente mas precisa pagar a primeira anuidade, além disso o advogado recém-nascido precisa de toda sua identificação que são cartão de visita, pasta, logomarca, papel timbrado e por aí vai dependendo do poder aquisitivo ou do credito do cartão.

Isso se o jovem advogado for atender na sua casa, pois se não terá que alugar uma sala, comprar moveis, contratar uma secretária e por aí a fora.

Além disso precisa ter certificado digital, cadastrar em todos sites e sistemas de tribunais, roupas, gasolina para dirigir até os tribunais e delegacias

Para ajudar o advogado é proibido fazer propaganda e publicidade, então para adquirir clientes só na indicação de amigos e familiares.

E ainda tem aqueles que dizem é só uma olhadinha, só uma consulta, vai cobrar para dá uma olhada? Correndo sério risco de perder o dito amigo se a resposta for negativa.

Mas as dificuldades não param por uai, o jovem advogado anseia em começar a receber e claro, de acordo com a tabela da OAB, mas não é assim tão simples. Afinal um mercado tão saturado temos profissionais dos mais diversos tipos, são os famosos porta de cadeia, porta hospital e que se prostituem por valores irrisórios.

Mas então, porque não começar como advogado de empresas ou de escritórios? É aí que o jovem advogado se decepciona ao ver que as empresas pagam salários baixos para advogado (já vi empresa que cobrador com nível médio ganha mais que advogado, sem desmerecer a profissão) além é claro que precisa ter pós-graduação e experiência.

Como isso é possível? Ter experiência se nunca deixaram começar? Por essas razões e mais a estabilidade muitos jovens advogados esquecem o sonho do próprio escritório e focam em concursos públicos mesmo que não seja da tão sonhada área.

Lembramos ainda dos jovens advogados que já estavam empregados em outras funções e daí a dificuldade em mudar de ramo, arriscar tudo para tocar a carreira jurídica, tentar conciliar.

Como é difícil ser jovem advogado e persistir em busca de um sonho, mas vale a pena. Pois é muito prazeroso atender o cliente e conseguir ajuda-lo naquilo que precisa, como é bom quando o dito “concluso” sai de cena e vem a decisão do magistrado reconhecendo aquilo que se é pedido.

Por isso sigo no sonho de viver da advocacia, essa nobre profissão que presta um trabalho fundamental para sociedade em defesa da justiça e do direito.

Reclamar? Não, colocar a mão na massa e quem sabe ajudar a melhorar a situação para os jovens advogados. Quem sabe um dia teremos um incentivo para empresas e escritórios contratarem jovens advogados, uma facilidade maior na anuidade, mas o principal de tudo seria a união de todos advogados para que as prerrogativas e honorários sejam respeitados.

Isso só ajudará a classe a crescer e trabalhar com mais competência e qualidade.

Manter o carro no caminho certo da pista, direção do tão sonhado objetivo com fé, dedicação e empenho.

 

Guest post por João Rodrigo Ezequiel

 

Quer nos mandar um artigo? Entre em contato.

Que tal transformarmos este post numa série? Mande um texto falando sobre os desafios da sua profissão.

Foto via Shutterstock