7 Pecados x Ikea

7.jpg

É comum no meio publicitário a utilização de referências para criar uma campanha, conceituar ou justificar uma ação. Mas qual o limite que separa a utilização como referência do plágio propriamente dito?

A abertura da novela da Globo “Sete Pecados” está causando uma grande agitação na internet, pois se comparada ao comercial da loja de móveis Ikea, nota-se uma incrível semelhança. Neste caso ainda podemos considerar apenas uma “referência”? Afinal, são para fins diferentes. Imitação ou apenas uma coincidência?

Clique na imagem ou Aqui! para ver os vídeos e tire suas conclusões. Já existem diversos vídeos comparando os dois.

Desde garoto sofre com as brincadeiras de seus professores que na hora da chamada insistem na piadinha “é o Júnior da Sandy?”. Otimista de plantão, acredita em duendes e no Brasil sem corrupção. Não ouviu o último do Caetano, mas achou uma merda. Leu todos os clássicos da literatura universal sempre com uma revista de sacanagem aberta no meio. Inventou a vassoura com MP3 player e câmera digital e pretende ficar rico com isso. Pretende fazer um mochilão a pão e água de Mossoró a Sinop no próximo ano. Nunca viu um disco voador e morre de medo de barata, “mas só daquelas grandes que voam”.