Celular em causa explosão e fere frentista em posto de gasolina

fogopostocel.jpg

Reza a lenda que usar o celular em um post de gasolina pode causar uma explosão. LENDA?!?!

Veja o que acontece quando um frentista descuidado fica próximo ao vapor de um combustível altamente inflamável e atende o celular (pelo menos é o que diz o vídeo, já que o lance do celular não ficou tão claro). De qualquer forma é um vídeo impressionante.

Via: Ah! Tri Né!

  • Pedro

    Ele morreu 3 dias depois, dá uma procurada que tu acha a fonte completa.

    E pra mim o problema não foi SÓ o celular, foram os vapores de gases que ficaram grudados no macacão dele, MAIS a faísca ocasionada pelo celular.

  • Genio

    Poxa…
    nao conseguir ver o video…é possivel me enviar?
    Otimo trabalho de informação para todos os que acessam a rede.
    Um forte abraço

    Gênio

  • TG

    O titulo está “Celular em causa”. Acho que esse “em” está sobrando. E na primeira parte você escreveu “post” no lugar de “posto”. Hábitos blogueiros.
    Um abraço :thumbs:

  • mc8

    Esse video já foi postado a alguns dias no blog “pecinha” http://www.pecinha.blogspot.com/
    Segundo texto explicativo daquele blog, como estava escuro, o frentista tentou usar o celular para iluminar o tanque e verificar o nível do combustível. Mas é possível também que ele tenha atendido ao telefone. E eu que achava que era caô a proibição de celular em postos de gasolina.

  • Tutankhamun

    Só algumas correções:
    – Ele não atende o celular, e sim o usa como lanterna. Só que quando ele abre o celular dentro do tanque foi gerada uma fagulha, suficiente para desencadear a explosão.
    – O frentista depois de três dias hospitalizado veio a falecer.

  • Tutankhamun

    Só algumas correções:
    – Ele não atende o celular, e sim o usa como lanterna. Porém, quando ele abriu o celular dentro do tanque, este gerou uma fagulha, suficiente para desencadear a explosão.
    – O frentista após três dias hospitalizado veio a falecer.

  • John

    Já foi provado que não é o celular que faz isso, e sim, a eletricidade estática. Deve ter havido alguma descarga do frentista com o caminhão enquanto ele abria a tampa. Depois… acho que o que ele tira do bolso nem é um celular.

  • Danilo Zucco

    Desculpa, mas acho que não tem NADA a ver com um celular, a não ser que ele tenha usado o mesmo para bater na bomba ¬¬

    até aquele programa :flame: Myth Busters :flame: da Discovery já fez o teste e provou que é praticamente impossivel um celular gerar um caos desse… mas que foi legal foi! :thumbs:

  • robson

    ta mais pra ele ter deixado o celular cair no tanque

  • Henrique

    Ao meu ver ocorreu um erro no motorista do caminhão que deveria ter usado o sistema de aterramesnto do veículo antes do frentista subir. O que houve, muito provavelmente, foi uma descarga da elestricidade estática, acumulada na carcaça do caminhão durante o transporte, fosse um celular ou qualquer objeto metálico a descarga ocorreria. Se pegaria fogo ou não iria depender da intensidade da descarga, no caso o fato de ser celular agravou a situação pelo memso possuir bateria que neste casos geralmente pega fogo. Se tiver algum professor que possa explicar melhor sinta-se a vontade. Até mesmo porque posso estar errado, mas acredito que não esteja.

  • nossa, coitado do frentista ! mas ali pode ter sido varias coisas, eletricidade estatica, o calor da lampada do posto … a unica certeza é q ele não devia estar fazendo o procedimento correto ali, sem equipamento de segurança ou alguem acompanhando.

  • Viral

    Tá cheirando a viral da Shell…
    Alguma campanha contra o uso de celulares em postos de gasolina, talvez?
    Só falta eu atender o celular no posto e um monte de neguinho se joga no chão gritando “CELULAR, VAI EXPLODIR!!”

  • O que eu soube, de alguém que trabalha na Shell, foi que ele usou o celular para iluminar a tampa de inspeção que estava meio escuro para enxergar, o que causou a faísca, e conseqüentemente o acidente.

  • porkispin

    “Tá cheirando a viral da Shell…”
    aaai aaai viu… com esse crescimento dos blogs e tudo mais… tem gente q anda complexada!!!! vê teoria da conspiração até em casa agora!!!!

  • maumau

    a prova dos nove vem daqueles malucos do Myth Busters da Discovery Channel, http://www.youtube.com/watch?v=P1Isx3lWn2Q&feature=related
    eles destrincham todo o mito da gasolina com o celular. Vale a pena dar uma olhada.
    abc!

  • pode ter sido muita coisa.
    o fato de abrir a tampa do reservatório sem um isolamente estático, microfaíscas pelo atrito das próprias engrenagens da tampa. até se ele estava de relógio no punho pode ter criado uma microfaísca.
    pena.

  • Yo

    Bom, pode se q celular em si, telefonemas e etc n causem, mas o q mythbusters testo n conta em nd jah q pode se qlq otro tipo de celular q n testaram e tbm tem a lanterna q eles nem testaram~ se for eletricidade estatica entao foi mta burrice por parte dos 2

  • Diego Tranquilino

    Uma hipótese provavel é realmente a presença de carga estática causada por vários motivos(até mesmo pelo atrito do ar com o caminhão em alta velocidade) e como hávia a carga gerou-se uma diferença de potencial razoavel ao ponto de poder gerar faicas (efeito semelhante quando você encosta em outra pessoa e da choque) gerando uma reação e desencadeando todo o processo visto… A outra hipótese é mesmo do celular, pois na tranferencia de carga da bateria para o aparelho pode ocasionar faiscas(mínimas, + suficientes)…

    :thumbs:

  • Diego Tranquilino

    Uma hipótese provavel é realmente a presença de carga estática causada por vários motivos(até mesmo pelo atrito do ar com o caminhão em alta velocidade) e como hávia a carga gerou-se uma diferença de potencial razoavel ao ponto de poder gerar faicas (efeito semelhante quando você encosta em outra pessoa e da choque) gerando uma reação e desencadeando todo o processo visto… A outra hipótese é mesmo do celular, pois na tranferencia de carga da bateria para o aparelho pode ocasionar faiscas(mínimas, + suficientes)…

    :jump:

  • Sr. 01

    Só tem uma coisa estranha, ele se vira na hr da explosão, eu acredito q se a explosão for na cara dele, nao daria nem tempo de ele pensar…
    pode ser falso, alem do mais, se um caminhão tanque explodisse e começasse a pegar fogo em um posto, não acho q eu estaria preocupado com o frentista

  • Saintneo

    Com certeza no momento em que ele foi ver o nivel da gasolina do caminhao uma pessoa ligou pra ele, e pelo video so pode ter sido uma pessoa, a sogra dele, entao ja viu né, sogra te ligando é fogo.
    :flame:
    Brincadeira moçada sinto muito pelo frentista que veio a óbito após este fato. :coma:

  • esse aqui e no brasil ?

  • Junior

    celular? pra mim isso ai ta mais pra um isquero..

    burro.. tem que se fude mesmo.. com gasosa nao se brinca!.. todo mundo sabe.

  • isso saiu no jornal. Foi em pinheiros.

  • Gente, o importante é que explodiu.

  • Skin Head

    Atender uma chamada de celular nao causa fagulha alguma obviamente. Carga eletro-estatica no caminha ou na propria roupa do frentista eh o mais provavel. Facam em suas casas: no inverno tirem a blusa de la olhando para o espelho num quarto escuro e verao micro-fagulhas da roupa ou ainda, quem nunca levou um choquinho ao encostar em um carro que acabou de estacionar ? Isso sim causa explosoes… quanto a lanterna pode ser sim

  • Maximiliam

    Pelo que analizei, o fentista andou abaixado encima de um caminha sem aterramento e com a cabeça abaicada pois o teto estava muito baixo, o que fez a gasolian vaporizada inflamar foi uma descarga de eletricidade estatica entre a cabeça do ferntista e o teto, talvez ate porque ele se ergueu para falar ao celular, mas não por causa dele.

  • Shanti

    Panaquisse essa paranóia do celular! Se celular fosse perigoso para abastecer combustível, a gente seria obrigado a estacionar o veículo fora do posto, deixar o motor esfriar, desconectar a bateria e depois empurrá-lo até a bomba! Panaquisse! A prefeita idiota que aprovou lei em sampa esquece-se de que os motores a gasolina funcionam com faíscas e que os motores a explosão podem ultrapassar as temperaturas de ignição dos combustíveis. No vídeo vocês podem ver que o frentista anda abaixado sobre o caminhão. A estrutura metálica do teto deve ter promovido o aterramento perfeito para gerar uma faísca através dele e o caminhão.

  • jean

    1) Pelas imagens o frentista não parece atender celular algum mas certamente tira algo do bolso e aproxima o objeto da abertura do tanque.
    2)Geralmente esses caminhões tem uma corrente pendurada no eixo a qual ele arrasta pelo asfalto para descarregar a eletricidade estática.
    3)O frentista igualou o a sua carga elétrica com a do caminhão assim que tocou na escada para subir nele.
    4)Sim! Celulares tem uma bateria, um forte transmissor de rádio e podem gerar fagulhas.
    5)Myth Busters não são fonte confiável de informação alguma.
    6)O vapor de gasolina explode e não a gasolina. Um caminhão tanque vazio teria causado uma explosão muito pior devastando o posto e possivelmente o quarteirão.

  • Twin

    Eu tinha Lido em Outro Site que ele n Foi atender o Celular n… Ele Foi usar a “Lanterna” do Celular Pra Verificar o Nível de Combustível no Tanque..

    A Parada de Simplesmente Usar o Celular.. Outro dia desses teve um Teste no Mythbusters… E Fizeram de Tudo e n Conseguiram Causar um Ignição… Enfim… Vai Saber né…

    Abraços

  • ed

    eu acho que ele na verdade derrubou o celular.. por isso viu que ia dar merda e por reflexo virou o rosto… daí o celular caiu, entrou em curto obviamente e gerou várias fagulhas…. daí bummm!!

  • Juka

    Não, celulares não causam fagulha nenhuma Jean. É mito sim e nunca, ninguém em lugar nenhum conseguiu fazer um celular produzir fagulha.

    Para te contribuir com esse hoax furado cara.

  • anderson

    fonte: http://g1.globo.com/Noticias/SaoPaulo/0,,MUL184533-5605,00-EXPLOSAO%2BEM%2BPOSTO%2BDEIXA%2BFRENTISTA%2BFERIDO.html

  • Nego Drama

    Celulares causam sim micro-fagulhas!! Eles recebem uma carga elétrica de 48 a 52 volts durante uma chamada…!! qualquer tipo de bateria elétrica pode causar um arco-voltaico e causar fagulas internas no caso do celular!
    ou talvez um campo magnético se formou entre celular-frentista ou celular-tanque e com o vapor da gasolina fodeu tudo :flame:
    soh sei que o maluco vacilo e ja era…
    valew…
    :skull:

  • sou técnico em eletrônica isso ai foi um erro deve ter caido o cerular dentro do tamque oq deu eletrecidade o correto deveria ele estar com o terra etc………..

  • Vrolok

    Não tenho dúvidas de que o que ele usou para saber o nível do combustível foi um isqueiro. É comum pessoas distraídas esquecer certos conceitos básicos de segurança e fazer essas lambanças. Depois, com vergonha da cagada, dizem ser celular ou coisa parecida. Na pior das hipóteses foi energia estática.
    Falow

  • Baixinha do 35

    Preciso fazer um jornal sobre o celular e seus perigos poderiam postar + coisas pr me ajudar?!

    vlw..

  • José Francisco dos Santos

    O que houve foi uma descarga acumulada no caminhão ( eletricidade estática) , Reparem que o frentista sobe no caminhão agachado devido o teto do posto ser baixo . No momento que ele abre a tampa do tanque , ele se levanta , encostando na parte metálica do teto, gerando uma faisca, devido a descarga acumulada no caminhão.

  • alexandro

    o q aconteceu foi um procedimento errado atras de outro….dois animais brincando no circo do pais sem lei ,onde se faz o q quer sem nenhuma fiscalização das autoriddades…e quem paga sempre são os trabalhadores…

  • Raphael

    Olá amigo, vim aqui para deixa o link onde estão todas as obras do Cientista Herbert Alexandre Galdino Pereira da área de Eletromagnetismo Aplicado e Aviónica. Ele é autor da Teoria do Triângulo das Bermudas, Teoria dos Celulares e Eletricidade Estática, e Orientação aos Aviadores Brasileiros ao voarem a Serra do Cachimbo, em Mato Grosso, pois existe campo Magnético na área do Brasil. Entre outras obras.
    Deixo o Link aqui em baixo para Leitura e Downloads das Obras deles.
    http://www.scribd.com/people/documents/13555060-fuma-a
    Um abraço.