Watchmen: Spoilers para c@ralho


Consegui assistir a primeira sessão do filme Watchmen e como já havia feito a chamada me senti na obrigação de dizer a vocês… o filme é bom sim… não ÓTIMO ou ESPETACULAR, mas ele de longe superou que as minhas espectativas, que estavam muuuuuuito baixas devido a tantas críticas que li pela net a dentro.
Isso não é uma “crítica de filme” e sim um conversa de um amigo para outro. Levando em consideração de que o filme é uma adaptação e não uma transposição do HQ para as telonas fiquei surpreso em ver diversas cenas pesadas nele, como quando o Comediante mata a grávida vietnamita ou quando Rorschach entra na casa do assassino da menina de 6 anos desaparecida. Isso mais as cenas de sexo mostram os watchmen como realmente são, nas lutas eles não imobilizam os agressores, eles os matam… são realmente vigilantes, estão mais para Justiceiro do que para Capitão América. Ah… e 1/4 das cenas do dr. Manhattan é com o bilau de fora.
A dinâmica do filme também é diferente do original, ela alterna entre cenas de ação e cenas monótonas, já a narrativa do HQ tem uma história incessante e envolvente o tempo todo.
Agora quanto aos slow motions… eu não sou contra esse recurso mas tudo em exagero cansa, eu pensei: “vou tentar contar quantos slows tem no filme”, quando eu cheguei a 9 antes mesmo do título… FFFFUUUUUUUUUUUUUUUUUU!!
Vários totalmente desnecessários como quando a espectral se vira de uma explosão.

A controversa mudança do final realmente ficou esquisita, pois jogar a culpa no dr. Manhattan não é um boa saída, já que ele é um símbolo americano, o super-homem deles… iria fazer tudo o mundo se revoltar contra os EUA e não se aliar com ela, pois não demorariam muito surgir acusações de que o governo teria causado a explosão em seu próprio território apenas para “disfarçar” a culpa. Fora que no final o coruja diz que o mundo “ficará em paz desde que eles pensem que o dr. Manhattan os está vigiando”, ou seja… ninguém vai fazer nada de errado por medo dele… no final da HQ o que acontece é que o mundo se une para criar defesas e para encontrar os alienígenas responsáveis pelo ataque, ou seja, eles tem um objetivo em comum e não medo.
Isso estragou o final? NÃO! Apenas ficou DIFERENTE… eu prefiro o original mas teria estragado o final se eles tivessem transformado o Ozymandias em um vilãozinho que apanha no final do herói, ou deixado o Rorschach vivo para fazer a continuação… ae sim… tinha cagado tudo, mais ou menos assim. Porra… no original o coruja vai transar com a espectral enquanto ele sabe que o melhor amigo dele está sendo morto por não querer compactuar sobre guardar segredo do plano.

Mas eu vou dizer o que realmente NÃO TEM PERDÃO NO FILME, O INJUSTIFICÁVEL!! EM QUE ACADEMIA DE BALÉ ENCONTRARAM AQUELE O CARA QUE INTERPRETA O OZYMANDIAS PQP!!! O cara não consegue assustar nem o scooby-doo, não cola mesmo… não tem olhar, não tem pescoço, é como se tivesse chamado o Agostinho de “A grande família” para enterpretar o Darth Vader. O @rdourado, que foi assistir comigo incluse me perguntou depois do filme se nos quadrinho o Veidt era gay mesmo.

POR OUTRO LADO, o ator que faz o Comediante é perfeito! De longe o melhor do grupo.

Conselho final? Vão assistir sem medo, só as cenas do Rorschach valem o ingresso.