Divisões e divisórias – 01

logica-mente

Olá pessoal.

O desafio dessa semana consiste, bem resumidamente, em dividir uma área em diversos retângulos (assim considerados também os quadrados).

Um arquiteto projetou as divisões de um barracão para comportar várias salas, mas na hora de fazer a solicitação dos pisos enviou a planta sem a marcação das paredes, apenas contendo alguns números e quadriculados coloridos.

Sabendo que todas as salas são retangulares (ou quadradas) e tem um número que indica a sua área, você é capaz de refazer a marcação das paredes que separam as salas? E ainda, sabendo que o piso de cada sala tem a mesma cor, através dos quadriculados coloridos pelo arquiteto (ele não marcou os pisos brancos), você consegue descobrir a quantidade mínima de cada cor de piso para preencher todas as salas?

Ah, cada quadriculado da planta tem 1 metro quadrado, então pra calcular a área das salas e a quantidade de pisos de cada cor é só contar o número de quadriculados. Outra coisa importante: tem exatamente um número em cada sala.

Exemplo

No exemplo acima, depois de refeitas as marcações das divisórias de cada sala, sabemos que será preciso compra 7 metros quadrados de piso verde e 2 metros quadrados de piso branco… veja aí:

Solução

Desafio:

Bem, agora é com você.

Quantos metros quadrados de piso de cada cor será preciso comprar?

Desafio

Sabe a resposta? Então utilize o formulário abaixo para enviá-la (ou clique aqui). Pode enviar as respostas quantas vezes quiser, mas apenas a última será considerada.

A resposta (e o nome dos acertadores) eu posto na próxima semana… boa contagem!

Desafio Extra:

Vou premiar com um novo puzzle todo mundo que cadastrar seu email no formulário (não precisa acertar a resposta… é só responder), desde que o número de envios seja superior a 1.000.

Achou fácil? Então espere que até sexta-feira publico um extra mais difícil desse puzzle.Já está no ar o extra desse desafio… clique aqui e boa diversão.

Novidade:

Quem quiser pode se inscrever no Feed RSS da página da coluna e receber as atualizações (por email, gadget ou agregador), é só clicar aqui e escolher a opção desejada em [Subscribe Now!]. Assim você nunca vai perder um desafio ou um aviso de atualização/correção, além disso alguns desafios extras podem só aparecer por lá.

É isso. Qualquer coisa, protesta aí.