Jonalvo e o alvo – 01 – resposta

logica_mente
É, desta vez vocês não chegaram nem perto do recorde anterior de envios! Pena, mas dessa vez não tem desafio extra (assim eu descanso um pouco ;-).

bemnoalvo-01-solucao

Apesar disso a proporção de acertos (92%) foi bem maior que no desafio anterior e isso é muito legal.

Vamos a resposta:

Para o Jonalvo conseguir somar os 100 pontos com cada cor de dardos ele precisaria acertá-los assim:

– dardos vermelhos: 27 + 73 = 100

– dardos verdes: 19 + 25 + 56 = 100

– dardos azuis: 17 + 18 + 21 + 44 = 100

Basicamente é um problema que se resolve por tentativa e erro (ou se faz um algorítmo pra resolver por você). Nenhum segredo, mas tem uma forma de facilitar a busca eliminando rapidamente algumas impossibilidades.

Faço assim: primeiro eu organizo os números dados em ordem crescente, depois acrescento três novas colunas (uma para cada cor de dardos) e preencho cada uma delas com o resultado da subtração do número dado pela divisão entre a soma pretendida e o número de dardos de cada cor, ou seja, para a cor vermelha eu reduzo 50 (100/2), para a verde eu reduzo 33,33 (100/3 – não precisa se preocupar com o número de casas decimais) e, finalmente, para o azul eu reduzo 25 (100/4).

Isso dá pra fazer rapidinho, e a tabela fica assim:

grade

Agora ficou mais fácil, pois para cada cor é preciso que a soma de zero… isso mesmo, pra cor vermelha é preciso somar dois números que de zero, pra cor verde três e pra azul quatro.

Bom, pros dardos vermelhos é bem fácil, é só achar os pares (positivo e negativo) de mesmo valor. De cara dá pra achar os dois pares (-23 + 23 ou -6 + 6) que são resultado dos pares de dardos 27 + 73 ou 44 + 56. São, portanto, duas possibilidades.

Feito isso eu examino a outra ponta, quer dizer, os quatro dardos azuis (geralmente o problema está nos extremos). Note que se somarmos os três primeiros negativos teremos -21, que é a maior soma negativa possível. Então nem adianta tentar solução jogando dardos nos números que resultam em mais de 21 positivo (dardos 52 em diante)… já eliminamos, com isso, 6 dardos.

O maior positivo ficou sendo o 19. A questão agora é tentar somar -19 nos números negativos. Fácil, fácil, achamos o -19 somando o -8 com o -7 e o -4. Então uma possibilidade (ainda não sabemos se é a única) são os números 17 + 18 + 21 + 44.

Como não existe outra possibilidade de somar 19 negativo com 3 dardos e nem 2 negativo (lembre-se que só sobraram o 2 e o 19 positivos pra serem “anulados” pelos negativos), então o quarteto acima é a única possibilidade de somar 100 com os dardos azuis.

Como o 44 é comum aos dardos azuis e vermelhos, devemos descartar a hipótese de usá-los nos dardos vermelhos, vez que devemos usá-lo nos azuis.

Resumindo, estamos com a seguinte situação:

– dardos vermelhos: 27 + 73 = 100

– dardos verdes: ? + ? + ? = 100

– dardos azuis: 17 + 18 + 21 + 44 = 100

Com isso eliminamos 6 números para nossa busca com os dardos verdes… atualizando a tabela:

grade-2

Agora ficou moleza achar os números dos três dardos verdes. 

Nossa, levei muito mais tempo explicando isso do que achando a solução. 😉

Agora, os números:

Foram 578 respostas enviadas, sendo 531 corretas (92%):

E a relação de acertadores.

Ah, antes do fim uma última coisinha… não sei se vocês viram (tá, eu seu que é repeteco, mas é importante), mas tá rolando o Best Blog Brazil. Tá esperando o que pra entrar lá e votar no S&H na categoria Entretenimento? Eu sei que rola um cadastro e tals, mas é rapidinho (até eu consegui fazer e votar) e a tua participação é muito importante pra gente. Vê se corre, pois o prazo final é agora, dia 16.

É isso, qualquer coisa protesta aí.