Inaugurado novo presídio feminino no Rio de Janeiro

presidio2

“Nunca se viu nada igual no Brasil”, diz secretário de justiça.

Nesta manhã ocorreu a solenidade de inauguração do novo Presídio de Segurança Máxima Ivo de Kermartin, na região oeste da cidade do Rio de Janeiro. A casa de detenção foi construída pelo governo do Estado, sob a coordenação da secretaria de Justiça e tem capacidade inicial para 45 detentas. As internas ocuparão celas individuais, distribuídas em quatro pavilhões.

Segundo o secretário de justiça, Nelson Sarmento, o presídio é o mais moderno do país. Totalmente informatizado, o projeto representa um investimento de mais de R$ 200 milhões. Além das câmeras de segurança distribuídas por todas as áreas e monitoradas 24 horas por dia, conta também com um sistema inédito de controle de ocupação das celas através de leitura ótica da impressão digital das detentas. “Há tempos planejávamos fazer algo assim, mas só agora conseguimos verba. Nos espelhamos nos presídios de segurança máxima de países como Canadá e Estados Unidos. Nunca se viu nada igual no Brasil”, conta o secretário.

O sistema de segurança conta com esquema de revista para todos que entram na penitenciária. Todos os visitantes precisam se cadastrar na unidade para obter permissão de entrada. Não é permitido o uso de celular, com exceção do diretor da unidade, que pode usar o celular na área administrativa.

Sessenta agentes penitenciários se revezarão nas guardas interna e externa. Trabalharão ainda na unidade especialistas como médicos, assistentes sociais, psicólogos e técnicos de apoio à assistência.

Para o presídio foram transferidas sete mulheres que cumpriam pena em diferentes cidades do Estado, as quais não apresentavam as devidas condições de segurança. São elas: Carmen Lúcia Barros (35), Dalva Regina Moraes (30), Elizabeth dos Anjos (38), Kátia dos Santos (29), Márcia Lopes (32), Roseane de Freitas (47) e Selma Pires (18).

A solenidade de inauguração contou com a presença do diretor do Sistema Penitenciário Estadual, Roberto Salles Mafra, e do diretor do Departamento Penitenciário Estadual, Anderson Ribas. Antes mesmo da sua inauguração, quatro presídios estaduais já haviam enviado solicitações de transferência de algumas de suas internas para o Presídio Santo Ivo, como tem sido chamado. Consultado por telefone, o governador do Estado refere-se a obra inaugurada na sua gestão como “o presídio do futuro”.

Ana Lima – Jornalista

Atenção: esse conteúdo é fictício e faz parte de um jogo do Castigo Final.