A Enchente e o homem


Me vejo obrigado a reviver esse post tão recente, pois devido a “bairristas” e “ideologistas”. O assunto fugiu totalmente do que é realmente importante.

Para começar, percebo que os comentários demonstraram uma necessidade imensa de jogar a culpa em alguém: “A culpa é do Governo, são dos políticos, é do povo do Sul, é dos próprios nordestinos se fazendo de coitatinhos”. Isso é bem mesquinho do ser humano mesmo, quando vê um problema procura logo o culpado ao invés de resolver a questão. E pior, reclamam de tudo e todos e não movem um dedo, pois a responsabilidade é sempre do “outro”.

Se perceberem, não há culpa nem culpados, está acontecendo um desastre natural, como um furacão ou terremoto em um lugar onde isso nunca ocorreu, ou seja, não havia como está preparado. É como se surgisse um vulcão em qualquer uma das suas cidades e vocês reclamassem de como o governo não estava preparado para isso.

E ressalto a questão de “estar acontecendo”, pois as chuvas ainda não pararam, não passam dois dias aqui sem caírem.

  


(Fotos da cidade de Salvador)

Outra, quem reclama e não age, também não ajuda. No post, anterior eu reclamei da falta de cobertura da mídia E APENAS DISSO, não pedi para ninguém dar desculpas ou explicar porque não ajudou, como fizeram nos comentários. Falar que mora em SC e não recebeu ajuda, não resolve problema nenhum nem justifica o fato de não ajudar quem precisa. Nada de culpa, nem culpados, nem coitatinhos, essa não é a questão principal nem leva a nenhum lugar.

Como nós, blogueiros locais, percebemos essa omissão da mídia, NÓS AGIMOS e nos organizamos para divulgar as campanhas e os pontos de coleta e doação. Não ficamos no mimimi e sim, tomamos a responsabilidade da divulgação para nós. Inclusive criamos um blog para juntar essas informações. Com isso, jornais e programas de tv já estão abrindo espaço para divulgarmos lá.

Então no post anterior eu só pedi 2 coisas. Quem puder enviar alguma ajuda, envie, inclusive divulguei locais, contas e um mapas de pontos de coleta para isso.
E a segunda coisa foi que quem pudesse usar o SEU BLOG, ORKUT OU ATÉ UMA CONVERSA EM CASA para divulgar essa ação DOS BLOGS e a campanha, nos ajudasse com isso.

Pedi isso por que sei que não custa nada, quando é um de um gordo dançando ou fotos da fulana do BBB todo mundo reposta. Mas se é para ajudar os outros… tudo é mais complicado.

Quero agradecer aqui ao K! Blog, ao Teoria da Conspiração, EhDavi, Nerd Avenger, Memórias de Abrael, CultBlogUma fábula sobre a vaidade e ao Resultado!Concursos que repassaram essa campanha. E obrigado aos que nos apoiaram nos comentários também.

E reintero os dois pedidos do post anterior a todos: ajude e digulgue; para que se foquem no que é importante, a ajuda ao próximo e, como disse a Thahy, “demonstrar o peso que a internet possui para a mobilização social!”

Obs.: O Gabriel do Silenzio divulgou as contas do Banco do Nordeste para enviar as doações para qualquer um dos 7 Estados.