Ajude as vítimas da enchente no Ceará


Acompanham os jornais? A tv? Estão vendo esse movimento de comoção nacional em prol das vítimas das enchentes no norte-nordeste? Não? Eu também não.

Desde o início de abril, as regiões Norte e Nordeste sofrem com uma temporada de chuvas que já atingiu mais de 300 municípios. O número de desabrigados, até o momento, ultrapassa 184 mil pessoas, mais do que o dobro das vítimas de Santa Catarina em 2008, que na época uniu o país e seus veículos de comunicação. Inclusive, na época, a Cruz Vermelha aqui do Estado do Ceará foi a primeira a iniciar campanha de arrecadação de alimentos, como bem lembrou o Gabriel do Silenzio de onde eu captei essas informações.

Para completar a catástrofe, cidades inteiras estão ilhadas, sem acesso às capitais e pessoas correm risco de morte por não poder se deslocar para hospitais no litoral. Colheitas estão perdidas, rebanhos mortos e várias indústrias estão comprometidas, ocasionando em um prejuízo econômico ainda incalculado.

Como posso ajudar?

Esse fim de semana, o Emílio Moreno do Liberdade Digital, divulgou a campanha da Coelce, operadora de Energia do Estado, que se comprometeu a DOBRAR cada doação feita às vítimas.

Então começou uma campanha massiva nos blogs e twitter para divulgar isso e incentivar as doações. Inclusive já foi criado o google maps dos locais de doação de mantimentos.

Se você tem um blog, twitter, orkut ou até um amigo ao seu lado que não despertou para catástrofe que está ocorrendo nesse momento, ajude, divulge, doe.

Além das lojas da COELCE, as doações também poderão ser feitas nos seguintes locais:

Doações em dinheiro
Conta da Cruz Vermelha nas instituições com maior penetração no Nordeste:
Caixa Econômica Federal
Ag.: 3281; Operação: 003; C/C: 300-1

Banco do Brasil
Ag.: 3515-7; C/C: 11024-8

Banco do Nordeste
Ag.: 016; C/C: 29393-8

Outras doações (alimentos, roupas e mantimentos)

Agências do Banco do Nordeste

Lojas de atendimento da Coelce

O POVO
Avenida Aguanambi, 282 – José Bonifácio
Fone: (85) 3255 6101
TV Jangadeiro
Endereço: Av Antônio Sales, 2811, Dionísio Torres

Secretarias Executivas Regionais (SERs) de Fortaleza
www.fortaleza.ce.gov.br

Corpo de Bombeiros do Ceará
Fones: (85) 3101 2227, 3101 1078, 3101 2018, 3101 2018, 3101 5662 ou 3392 1195.

Sede da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL)
Endereço: Rua 25 de Março, 882, Centro

Sede da Federação das Indústrias (FIEC)
Endereço: Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota

Rede Bancária
Agências do Banco do Nordeste (BNB), Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal

Outros estabelecimento

Casas lotéricas, Agências dos Correios, Supermercados Extra e Supermercados Pão de Açúcar

Núcleos do Serviço Social da Indústria (SESI)
www.fiec.org.br/sesi

Cruz Vermelha
Endereço: rua Dr. José Lourenço, 3280, Joaquim Távora
Aberto das 9 às 17 horas
Telefone: (85) 3472 3535

  • Sonia Abreu

    Achei fundamental esse post.. realmente. fora a emissor Record News, no nivel nacional (pq os jornais locais cobrem bem) não vi nada relatando a catastrofe que o estado o Ceará está (sobre)vivendo. Vi a comossão nacional de St Catarina.. e vejo que o que acontece no Ceará ou Nordeste não interessa muito a grande massa paulista ou sulista.. afinal.. são apenas os parentes das empregas e dos pedreiros deles que morrem afogados ou desnutrido.. ninguém importante. PARABENS PELO POST!!!! FUNDAMENTAL.

  • concordo com o post acima, até agora na tv a única coisa que vi foram pernambucanos mandando ajuda praqui pro Ceará assim como fizeram pra SC

  • Pingback: Ajude as vítimas da enchente no Ceará « K! Blog()

  • Luan Borba

    No caso de SC, a cobertura era total, era Ana Maria, William Bonner fazendo o jornal direto de lá. Realmente o apoio que estão dando não so para o Ceará mas tambem Piaui e Maranhão.

  • Eu não vou ajudar, assim como não ajudei o pessoal de SC. Não ajudo porque o povo brasileiro não vale nada. Você tá na sua cidade, vivendo alegremente, nada de ruim acontecendo, aí passa no noticiário que o pessoal está sofrendo e você decide ajudar, porquê sabe o que o povo deve estar passando. Aí manda alimento, roupas, dinheiro e o que acontece? Quem deveria receber as doações recebe apenas as coisas ruins que foram mandadas, porque as coisas boas são todas desviadas para pessoas que nem estão sofrendo com nada.

    Se você quer ajudar mesmo, junte uns amigos, vá pra lá e ajude com suas próprias mãos. No Brasil infelizmente esse tipo de doação não serve pra nada, povo reclama de corrupção mas até quando precisa ajudar pessoas que estão passando por uma tragédia dessas, o povo rouba também e não ajuda em nada.

    É como dizem, o governo do país é o retrato do povo.

  • O engraçado é o tanto que esta enchente foi ignorada pela mídia e pelos blogs nacionais em comparação com a tragédia anterior em SC. Parabéns ao sedentário por estar contribuindo.

    Eu já fiz minha contribuição http://www.resultadoconcursos.net/2009/ajudando-as-vitimas-das-enchentes-no-norte-e-nordeste/

    Espero que este movimento seja grande como foi o de SC.

  • nessas horas demonstramos o peso que a internet possui para a mobilização social!

    😀

  • pedro mello

    é, ninguem fala em ajuda mesmo…

    mas a primeira coisa quando se fala do nordeste, lembro dos “coronéis” politicos roubando do povo. Fica uma desconfiança de se esse dinheiro vai pros nescessitados mesmo.

    Mas que isso não seja motivo de nao colaborar.

  • Italo Melo

    É ridículo isso, SC não passou nem pela metade do sofrimento que o povo aqui no nordeste está passando e teve três ou quatro vezes mais mídia principalmente da Rede Globo, o mundo é apenas ali, o interesse mora ali…
    Está na hora de boicotar essas novelas que principalmente desde sempre só servem para alienar as pessoas.
    Documentário Além do Cidadão Kane persiste até os dias de hoje, com menos força hoje a globo, graças a poderosa, livre e inteligente INTERNET!
    Parabéns a todos nós por não viver alienado nesta ridícula emissora.
    Pessoal passando por seca e seca… e nós que vivemos na seca… quando tem enchente lá é desumano, aqui é apenas sinônimo de pobreza…

  • CRISTIANO

    O SUL É OUTRO PAIS……A REDE GLOBO SABE DISSO…e mandou até Willian Bonner…fazer matérias AO VIVO…direto de SC….é a força da RBS (REDE GLOBO DO SUL)
    até a seca que aconteceu nos últimos meses em SC e RG tiveram mais destaque nos JN

    é lamentável deixar o NORTE-NORDESTE de lado dessa forma!!!…

  • Bolívar

    Comentei isto com o meu pai neste final de semana.

    Eu vi que tem gente dormindo em locais de exposição de animais, que fede estrume.

    E por favor Sonia, não generaliza. Sou paulistano e não penso assim.

    Assim como aqui, aí deve ter muita gente se fodendo pras enchentes.

  • Gustavo C

    Eu não ajudo nada disso. Já pago muitos impostos e boa parte dessa grana vai para o nordeste (ou para o bolso dos FDP que governam essas merdas).

  • Marivone

    Sou de Sergipe e sinto aqui exatamente o que você está falando. Moro na capital do Estado, em Aracaju, e nem aqui (não estamos sofrendo como as pessoas do interior e de outros Estados) ví ações para a doação de alimentos, roupas e etc… Para dizer que não ví, participei de um evento no domingo onde os organizadores solicitaram que outros doassem, mas, NINGUÉM, se mobilizou. Triste… Triste… Qual será a razão???

    Alguém tenta chutar?

    Será mesmo que ninguém sente pena do Nordeste?

    Eu não ajudei o pessoal de SC por uma simples razão: vivo aqui num Estado onde cidades são miseráveis e anualmente, por conta da seca, ajudamos as pessoas daqui. Não achei justo pegar o que geralmente dou ao pessoal daqui (alimentos, principalmente) pra enviar pra lá. Agora, realmente, não esperava que a destruição aqui no Nordeste, com a chuvas, serão tão grande…

    ;(

  • Pingback: Ajude as vítimas da enchente no Ceará | Enchentes no Nordeste()

  • Felipe Ramón

    a diferença é que em SC morreram 200 e poucos.
    =)

  • Bolívar

    Não adianta jogar a culpa pra rede globo, pro pessoal do sudeste ou do sul.

    As vezes eu vejo o pessoal reclamando que culpa do nossa miséria é proveniente da colonização. Porra, daqui a 500 anos, vão falar a mesma merda e ninguém faz nada.

    Deem uma olhada nesta lista:
    http://noticias.uol.com.br/escandalos-congresso/chico-alencar.jhtm

    Veja como o nosso dinheiro é empregado em benefício dos políticos. E são todos, é Suplicy, é gabeira, etc…

    Vamos esperar mais 500 anos e reclamar da vida?

  • É só dar educação pra esse povo num votar mais nesses hipócritas do próprio estado que passa a mão nesses coitados!

  • Evandro

    Não está acostumado com a hipocrisia das pessoas ainda? Acostume-se.

  • Bruno

    Sou do Paraná e ao contrário do que dizem, eu estou comovido com a situação do Norte e Nordeste, estou separando alimentos e roupas para doar nas agências da Caixa Econômica…

    Mas apesar de tudo, acho lastimável a forma como os brasileiros são preconceituosos com o seu próprio povo. Concordo plenamente pelo fato da mídia dar pouca cobertura para esta catástrofe. Mas de qualquer forma, o povo das demais regiões estão nos julgando muito mal o povo do Sul, pelo seguinte motivo:

    Primeiro: Quando ocorreu as trajédias em Santa Catarina, o governo desse estado solicitou ajuda para o governo do Paraná e do Rio Grande do Sul, na qual estes estados dispuseram de bombeiros, policiais militares, a defesa civil, além de helicópteros, aviões e lanchas para resgate.

    Segundo: A mobilização para ajudar Santa Catarina começou pelo povo do Sul, que se mobilizou para ajudar o povo vitimado pela enchente, pois os estados do Sul tem uma ligação muito intensa, apesar de algumas poucas rivalidades, é muito frequente ver paranaense passar uma temporada de verão no litoral catarinense, ou ver catarinense estudando e fazendo tratamento hospitalar no Paraná. Foi a partir da integração e do apoio dos estados do Sul é que a mídia começou a perceber a movimentação nas principais cidades do sul para arrecadar roupas e alimentos, que a mídia passou a dar mais destaques para esta trajédia. Exemplo disso foram as ruas congestionadas em torno dos quartéis dos bombeiros em Curitiba para arrecadar donativos.

    Terceiro: Esta trajédia de Santa Catarina já ocorreu outras vezes, exemplo disso é que o governado Requião (aquele que comeu mamona na frente do Lula), já ganhou título de cidadão honorários de Santa Catarina, por conta do apoio que o governo do Paraná já prestou ao estado vizinho em outras situações de calamidade.

    Ou seja, o diferencial de Santa Catarina, é que o Sul possui um povo unido que se ajuda mutuamente, e assim faria se esta trajédia fosse no Paraná ou no Rio Grande do Sul. O apoio dos demais estados (igualmente importante) ocorreu após duas semanas das primeiras enchentes lá, decorrendo mais de uma onda que contagiou a nação por conta da mobilização social de Curitiba e Porto Alegre…

    Se existe injustiça é por conta da imprensa que não dá a devida cobertura que esta calamidade merece, que não mostra a proporção desta trajédia. Não por conta do povo trabalhador do sul ou do sudeste, que sofre como qualquer outro brasileiro que tem que se matar de trabalhar para garantir seu sustento e a manutenção dessa nação corrupta.

    Isto é uma calamidade, não obra do povo do sul ou sudeste…

  • Zé Ninguém

    E o complexo de vira-latas ataca novamente…

  • Larissa

    tem posto de arrecadação em Salvador?

  • at

    Não vou doar, eles rezam o ano inteiro por chuva, as vezes uma vida inteira, pediu agora aguenta.
    LOL

  • Pingback: Ajuda às Vítimas da Enchente no Ceará | Teoria da Conspiração()

  • Carlos Cassaro

    Sou paulistano, moro em Curitiba e já morei 9 anos em Fortaleza. Gosto muito do pessoal de lá, e estou repassando para todos meus contatos as vias para ajudar com dinheiro, roupas, alimentos, etc..
    Por favor não julguem todo o povo do sul por causa de meia duzia de imbecis…
    Quanto à midia, realmente, é de lascar…pra eles, o norte/nordeste não dá IBOPE…

  • Luís

    Tens como postar o CNPJ de alguma dessas instituições para doações via DOC?
    Abraço

  • Marivone

    Concordo com o Bruno e, repito, não ví ainda mobilizações por aqui (quando digo que não ví mobilizações, tou incluindo as pessoas daqui, viu?). Não sei se é pelo fato de não terem buscado a mídia para fazer o trabalho corretinho, o barulho proporcional ao estrago, ou se as próprias pessoas ou prefeituras não buscaram apoio, mas eu não ví, não estou vendo. Se alguém deseja saber onde fica um posto de arrecadação (Como a Larissa aqui em cima), não sabe como.

    Uma resposta pode ser justamente essa que o Bruno deu: nós, nordestinos, não somos tão unidos quando pensei que fossemos nesse lado de cá de um dos brasis.

    A outra, que também acho que tem muito mais a ver, é o fato de as pessoas esperarem muito pelo poder público, pelo apoio, digamos, obrigatório. Não vejo as pessoas no Nordeste com um pensamento voltado à ajuda alheia. O que vejo é as pessoas cobrarem de governador, prefeito, senador, deputado… Pode ser isso também.

    De qualquer forma, é triste e lamentável…

  • Leonardo

    O Bruno disse tudo. Aqui em SC a mobilização foi unicamente do povo, ajudada pela rede de TV local, que depois se espalhou pelo brasil e comoveu a nação.
    O povo do nordeste tem que parar de se fazer de coitadinho e ficar esperando sentado que o governo faça tudo. Se mexam, divulguem, façam como este blog esta fazendo. Foda-se a globo.
    Se vcs no mínimo se comunicassem com seus vizinhos do norte já teriam um apoio e tanto. Mas não. Cada um por si, e o governo que nos sustente. Ja chega disso. Ate quando vão culpar os poderosos, o governo, o sul, o estados unidos, etc, pela situação de miséria africana e desenvolvimento de idade média que voces ainda estão?

  • Camilo Jeferson… NORDESTINO COM ORGULHO

    DIscordo disso de MOBILIZAR a população a doar…. naum estou dizendo q como cidadãos naum devemos ajudar, mas o q precisamos mais, eh APERTAR os governos a prevenir isso… SECA E CHUVA tm todo ano e diferente de SC todo ano a população daqui sofre TANTO COM UM QNTO DO OUTRO(TAH OK “at”)….pois esse apoio deve vir do governo… acho uma PAPAGAIADA a mobilização de SC… eles precisavam de ajuda realmente… mas ouve o apoio da midia UNICA E EXCLUSIVAMENTE PARA AUMENTAR O IBOPE… achei sensacionalisa… essa mobilização feita pela net… mostra numeros q exibem claramente q o Norte e Nordeste são EXLUIDOS… a catastrofe tm o DOBRO de proporção e nem se qr METADE da atenção…. mas a midia sulista acha q esse eh o sofrimento ANUAL e NORMAL do daqui… e naum lhes dah mais IBOPE pq ACHAM q estamos nos fazendo de COITADINHOS e GOSTAMOS viver a custas do governo… q vem de impostos “SUPOSTAMENTE” sulista… PORRA… NOS TEMOS VALORES SOCIAIS, ECONOMICOS, MORAIS, E CULTURAIS… EQUIVALENTE OU ATEH MESMO MAIORES (EH MAIORES…VIU MTO BM… TODO NORDESTINO EH HONRADO E TM ORGULHO DE SUA TERRA, E SE NÃO HÁ “AJUDA DOS ESTADOS CIRCUVIZINHOS” EH POR PARTE DOS GOVERNOS ESTADUAIS.. Q TNHO CERTEZA Q TODOS NORDESTINOS SÃO “NORDESTINOS” )…. Ps. E AINDA TM OTARIO Q POSTA MERDA AQUI… SE ACHANO DIFERNTE OU SUPERIOR POR MORAR “ABAIXO” DE NÓS SITANDO-OS (at/Zé Ninguém/Gustavo C)

  • Camilo Jeferson… NORDESTINO COM ORGULHO

    AHHH… jah ia esquecendo… em resposta ao post de bruno……

    Naum nos fazemos de COITADINHO naum… lembre-se q a MAIOR PARTE do interior nordestino EH ISOLADA do mundo e ateh do proprio nordeste… o problema da pobreza daqui naum eh exatamente “falta de recursos”… mas sim isolamento…. todo nós temos de “se virar”… pois o ALTO INVESTIMENTO para acabar com a pobreza… eh meramente EMERGENCIAL… lembram da frase “NÃO DÊ UM PEIXE A QUEM TM FOME…. ENSINE-O A PESCAR”… naum chegam recursos para DESSENVOLVIMENTO da região e os q vem “COMO EM QLQR LUGAR DO PAÍS” eh desviado….o sul e sudeste msm como o msm problema de desvio de recursos… tm uma economia mais INDUSTRIAL e politca LIBERAL…. tm como crescer com as proprias pernas… no NORTE/ NORDESTE E CENTRO OESTE tm como principal fonte economica a AGRICULTURA E PECUARIA … e nescessitam de investimentos governamentais para AMPLIAÇÃO de mercado… jah q a maioria dos trabalhadores rurais daqui são de agricultura familiar… (NAUM POR OPÇÃO… ELES VIVEM PRATICAMENTE ISOLADOS DO MUNDO… ) ALGO Q O GOVERNO NAUM FAZ… ao invez de nos ajudarem a “ANDAR COM NOSSAS PROPRIA PERNAS” o governo e ateh msm investidores privados “ESTÃO ANPUTANDO ELAS”….

  • Post linkado pelo meu blog e repassado à lista de contatos.
    Parabéns pela iniciativa.

  • Alexandra

    Leonardo,

    Você está sendo leviano. Quem te disse que os estados do nordeste “não estão se comunicando com seus vizinhos”? Estão chegando doações de vários estados vizinhos – Pernambuco, Bahia estão contribuindo muito.
    Agora, dizer que a cobertura que a Globo deu ao acontecimento não fez ou faria diferença, é, no mínimo, ingênuo.
    Seu posicionamento é raso, percebe-se que, do norte/nordeste, você conhece, no máximo, algumas fotos (quem sabe, férias do tipo: 7 capitais do nordeste em 6 dias)…uma série de clichês, similares aos que você condena.
    Sou sulista, já vivi no nordeste e conheço muito mais que clichês. Vou desconsiderar seu comentário a respeito do “povo que se faz de coitadinho”, porque compreendo sua limitação.

  • A cidade de Itaiçaba está 100% debaixo d’água e tem gente que diz que estamos “mendigando” divulgação da mídia.

    http://www.opovo.com.br/opovo/ceara/878578.html

  • Pingback: Nerd Avenger()

  • Tiago

    Somos todos Brasileiros!!

    Infelizmente, a nossa idéia de nação é muito limitada… tenho até vergonha e dificuldade em aceitar certas coisas, quando penso que em outros países (ricos e pobres) as pessoas se mobilizam por muito menos.

    Mas… fazer o q… tenho “orgulho de ser Brasileiro”, e “sou Brasileiro e não desisto nunca”. (belas frases…)

  • Marivone

    Ok. Tou divulgando agora no meu blog e repassei a informação para todos os contatos da imprensa sergipana que tenho, seja contato político, contato de colunismo social e o diabo. Amei a iniciativa. Vamos lá.

    😉

  • Pingback: Enchentes no Nordeste « Uma fábula sobre a vaidade()

  • Cara, é foda…
    Pessoal reclama, reclama, reclama da seca lá no Nordeste. Vem um chuvinha, alaga tudo e pessoal fica desesperado achando que é o fim do mundo.

  • Pingback: Ajude as vítimas da enchente « Doutor Z. – Doses de Humor para curar sua sanidade.()

  • Pingback: Enchentes 2009 - Ajude o Ceará | Portal GM()

  • Pingback: Ajude as vítimas da enchente no Nordeste – Ceará « Revolucionista Barato()

  • Leonardo

    Cara Alexandra,

    Agradeço por me dizer o que eu sei e o que eu conheço.
    Beijo do palhaço Gozo pra vc.

  • Ajudar o caralho! Que se foda!

    É o governo que tem que dar um jeito nessa porra. Pagamos trilhões de reais por ano em impostos. Trabalhamos durante quase seis meses por ano para pagar impostos. Cadê o nosso dinheiro? Mais que pergunda mais idiota. Claro que está nas campanhas eleitorias, no bolsa esmola, na corrupção! E não na saúde, educação e infraestrutura!

    Agora vem com essa porra de ajudar?!

    Que todo mundo se foda para aprender a colocar e manter políticos corruptos no comando.

  • Roberto

    Em resposta ao comentário acima:
    só por que sabemos do desvio de verba governamental, não vamos ajudar?
    assim, deixaremos várias pessoas morrerem de fome?

    inclusive, vá reclamar ao governo quando você está sem comida.

    PS: eu trabalho como voluntário na cruz vermelha de São Paulo.

  • Ana

    Gente, vcs acham mesmo que o governo liberou as verbas aqui pra sc pq eles realmente estavam preocupados com a população??? Outra coisa, com todas essas enchentes que ocorreram no nordeste, eles enviaram o exercito, com os carros tanques e tudo pra lá? Olha o exercito pode até ter ido ajudar, massss com TANQUES andando pela cidade, eu duvido!
    Outra coisa, vcs nao acham estranho o gorveno, imediatamente liberou verbas enormes pra cá, oq não aconteceu no nordeste…
    Li outros posts, e vi uma certa ingenuidade… O GOVERNO NAO TEM CULPA?
    muita ingenuidade! Eu moro em blumenau, estudo no laboratorio de anatomia da FURB e lá foi o lugar onde os corpos eram liberados pras familias…
    PRIMEIRO, o governo nao contabilizou todos os mortos. Morreram muito mais genteeeee! Tinham dois caminhoes de frigorificos CHEIOS DE CORPOS, no minimo, uns 300 só no laboratório!
    SEGUNDO, lembram a explosão do gasoduto? Pois é, não se falou muito sobre isso e muito menos que O MORRO DO BAÚ, que passou no fantastico, sabem?
    Fica muito perto de onde ocorreu a explosão! TODOS OS MORROS DE LÁ DESMORONARAM E MUITA GENTE MORREU POR CAUSA DESSE GASODUTO!! Sei disso, pq conheço pessoas que estavam lá perto de tudo, e me disseram que antes de explodir, NADAAA… NADA TINHA DESMORONADO!
    O gorverno só deu toda aquela “atenção” e mandou o exercito pra cá, pra calar as pessoas sobre o que aconteceu… porque sim, eles são culpados!!!
    Eles nao sao culpados pela chuva, mas a morte de muitas pessoas aconteceram por causa disso… e nao adianta falar… mas ninguem ia imaginar que ia explodir… POR LEI eles nao podem colocar isso em locais aonde existem pessoas! Tá dito!

  • Pingback: Bohemian Rhapsody :: Ajude as vítimas da enchente no Ceará :: May :: 2009()

  • Pingback: Ajuda às vítimas da enchentes no Norte e Nordeste()

  • Jornen

    Quando começou a chover aqui em SC ano passado todos realmente se mobilizaram (como o Bruno falou) para minimizar os estragos. Eu inclusive fui um dos funcionários da empresa onde trabalho que ficou a disposição do corpo de bombeiros durante vários dias, em regime de guerra, para auxiliar no descolamento dos oficiais que não tinham carros adequados para chegar nas localidades (a empresa disponibilizou todos os carros tracionados para a operação, ficando dias sem “faturar”).
    Esse foi um período de emoções bem diferenciadas. Ao mesmo tempo que fiquei muito triste com a situação das pessoas desabrigadas, fiquei feliz em ver o apoio de todo o país para com nossos visinhos do vale. A exemplo do que nossa empresa, que é catarinense, fez para ajudar conterrâneos em termos de logística e transporte, os empresários (principalmente paulistas) disponibilizaram seus helicópteros no que resultou na segunda maior operação de deslocamento de helicópteros da história da américa latina (a primeira foi a guerra das malvinas).
    Mesmo orgulhoso de pariticipar do que considero uma das maiores mobilizações humanitárias que o Brasil já viu, fiquei profundamente irritado com comentários de pessoas que insistiam em dizem que era “injusto” ajudar os loiros de olhos azuis do rico sul”, enquanto os nordestinos morrem de fome a decadas devido a seca. E muitos comentários eram de nordestinos.
    Ironia do destino ou não, alguns meses depois as inundações chegaram ao nordeste, e os comentários inúteis continuam. Como o da Marivone.
    “Eu não ajudei o pessoal de SC por uma simples razão: vivo aqui num Estado onde cidades são miseráveis e anualmente, por conta da seca, ajudamos as pessoas daqui. Não achei justo pegar o que geralmente dou ao pessoal daqui (alimentos, principalmente) pra enviar pra lá. Agora, realmente, não esperava que a destruição aqui no Nordeste, com a chuvas, serão tão grande…”

    De tanto ouvir amigos de outros estados (uma maioria que nunca pisou em SC) dizer que somos “quase nazistas” quando argumentamos sobre a superioridade do Sul em alguns pontos, comecei a refletir sobre esse nosso “chauvinismo” e ver que características regionais não nos faz melhor ou pior que ninguém, tão pouco mais ou menos dignos de nada. Que esse tipo de comparação não só é inutil como prejudicial a todos. Por outro lado, pessoas como a compatriota Marivone deixam bem claro para mim que o preconceito a um grupo aflora quando convém ao indivíduo.
    Eu e inúmeros colegas que participaram da operação de 2008 choraram com o que viram, e ainda hoje eu me emociono com depoimentos como esse: http://recantodasletras.uol.com.br/cronicas/1372900, quantas vezes você, Marivone, chorou pela causa de um conterrâneo faminto seu? Pense se foram proporcionais a essa sua defesa fraternal que demostras agora com teus conterrâneos. Quantos empresários nordestinos pararam suas atividades para ajudar os que estão em situação de risco? É proporcional a ajuda que vocês esperam do sul ou do sudeste?

  • Pingback: Colaborem com os desabrigados no Nordeste!! « Ebrael Shaddai()

  • Pingback: Fique por dentro Enchente » Blog Archive » Ajude as vítimas da enchente no Ceará | Sedentário & Hiperativo()

  • João Manoel

    Depois do escândalo da destinação das doações, após passada a tempestade em SC, vai ser dificil encontrar alguém disposto a participar de mais campanhas. E, não vai ser no caso específico do Norte/Nordeste. Vai ser em qualquer lugar do Brasil que aconteça alguma catástrofe. O povo desacreditou de vez nas organizações constituidas. Assistimos boquiabertos um soldado do exército desviando donativos, e assistimos também a venda irregular da sobra dos donativos de SC. Será que alguém vai ter coragem de doar alguma coisa sabendo desses escândalos?

  • Pingback: Fique por dentro Enchente » Blog Archive » Ajude as vítimas da enchente no Ceará()

  • Pingback: A Enchente e o homem | Sedentário & Hiperativo()

  • M. L’

    doaa eu até posso doaar maais isso sóo acontece a maioria daas vezees por culpa da burrice de muitaa gentee que mesmoo sabendoo que ée errado jogaar lixo naas ruaas e noos rios continua fazendoo isso, daai acaba entupindo oos bueroos e causandoo enchentees . E tipoo quem nãao tem culpa de nada que nãao poluui oos lugarees oque ée muitapouca gentee, acaba sendoo atingidoo e sofrendoo por algoo que não teve culpa nenhuma. essa ée a minha opiniãao !

  • naldinha

    PARABÉNS PELA DIVULGAÇÃO.
    PRIMEIRO DE TUDO Q DEUS TENHA MISERICORDIA DESSES Q N TEM CORAÇÃO. JESUS MORREU NA CRUZ POR CADA UM DE NÓS, QUE PENA Q MUITOS FAZEM ACEPÇÃO DE PESSOAS.Ñ IMPORTA SE É RICO OU POBRE,MUITOS ESTÃO SE DESTRUINDO PORQUE NÃO SABEM O QUE É O AMOR,SOLIDARIEDADE,SO SABEM CRITICAREM.Ñ PERCEBEM Q É A VINDA DE JESUS CRISTO.SÃO PESSOAS ASSIM COMO VCS QUE UM DIA VÃO PRECISAR DE AJUDA,PQ ENQUANTO 10 NÃO AJUDAM JESUS VAI MANDAR 1000 PQ ELE É FIEL.

  • éh msm tem ke ajudar a todos, por que se vc ajuda alguem hoje amanha vc pode precisar de ajuda e alguem pode te ajudar