Em terra de Zumbi quem faz filme bom é Rei!

Olá Cinéfilos!

No cardápio do Cinefilia S/A de hoje teremos uma crítica de “Zumbilândia”. Nos trailers, além do longa “Cyrus”, teremos “Os Inquilinos” de Sergio Bianchi e uma promoção exclusiva valendo um Box com 5 DVD’s do diretor. E no bônus, o fantástico curta “A Day in Paris”.

Boa Sessão!

Título: Zumbilândia
Título Original: Zombieland
Direção: Ruben Fleischer
Elenco: Woody Harrelson, Amber Heard, Abigail Breslin, Emma Stone e Bill Murray
Roteiro: Rhett Reese e Paul Wernick
Produção: Gavin Polone
Duração: 81 minutos
Ano: 2009
País: EUA
Gênero: Comédia

Seria mais fácil eu não gostar de “Zumbilândia“. O filme tem uma trama mais do mesmo, apresenta elementos pra lá de manjados, apoiados em clichês que já cansamos de listar, e mesmo assim gostei do que vi. Às vezes me pergunto, até que ponto devemos levar o “cinema de entretenimento” a sério, dando um play no senso crítico e achando tudo chato, sendo que muitas vezes o chato é justamente quem está assistindo.
Se sua opção é diversão, “Zumbilândia” é o filme certo, agora se você procura, enredo, argumento ou algo novo, passe longe daqui, antes que algum Zumbi te morda.

Se compararmos filmes que utilizaram elementos do terror para fazer comédia, “Zumbilândia” estará acima da média. Com a velha fórmula do caos estabelecido nos EUA, onde poucos sobreviventes escolhem carros e alimentos à vontade, e se preocupam em manter-se vivos enquanto buscam uma solução para o problema, o longa, ainda sim, consegue entreter. A escolha do elenco foi fundamental, Woody Harrelson e sua peculiar cara de louco, foi a melhor escolha. Jesse Eisenberg, Emma Stone e Abigail Breslin, sim a Miss Sunshine, formam a trupe que combate zumbis enquanto viajam juntos em busca de seus objetivos.

Destaque para a direção do estreante Ruben Fleischer, que soube explorar elementos que acompanharam o dinamismo das cenas, como as regras de sobrevivência criadas pelo nerd protagonista, que pipocavam na tela de acordo com o enredo. Além do bom uso do slow motion, que funcionou como um contraponto com outros filmes do gênero. Nesta produção os Zumbis conseguem correr, e vê-los em câmera lenta é algo realmente inusitado.

O roteiro de Rhett Reese e Paul Wernick mantém o lema: o nada de novo que diverte. Mas apresenta uma impagável cena onde Bill Murray, interpretando ele mesmo, recebe em sua mansão os quatro corajosos sobreviventes. Durante os poucos minutos em que passou em quadro, Murray mostra por que é um dos mais cultuados atores do cinema norte-americano e faz de sua cena, até então apenas ilustrativa, a mais interessante do longa.

A figura do Zumbi sempre foi um prato cheio para Hollywood. Maquiagem fácil, deslocamento lento, figurino básico, além da possibilidade de um mesmo figurante interpretar vários Zumbis em diferentes cenas. Aos que buscam interpretar a fundo a existência de tal figura no mundo cinematográfico, como meu parceiro de coluna aqui do Sedentário (Raphael Draccon) sabiamente fez, os Zumbis podem ser uma representação de membros da sociedade que devoram uns aos outros para a própria sobrevivência. Estaria aí à identificação do público, ou o encanto vem dos simples fato de Zumbis serem vilões fáceis de derrotar? Independente de sua opinião, eles ainda existirão, andando devagar ou não, mordendo Hollywood.

Trailer

.

Cinema Nacional: Os Inquilinos

Os Inquilinos” de Sergio Bianchi (Cronicamente Inviável) me pareceu interessante pelo tom de suspense do trailer e pela seguinte sinopse:

“Valter estuda de noite. Iara, sua mulher, diz que os novos inquilinos não trabalham, que devem ser bandidos. Ninguém sabe de onde vieram os três rapazes, Iara diz que eles levam mulheres para casa e falam palavras sujas. Os jovens da rua querem ir para a briga, Valter quer dormir. Ele não tem uma arma, tem uma filha e um filho pequenos, fica fora o dia inteiro, não vê o que se passa na rua, ouve o que a mulher diz, o que a rua diz, ouve o barulho da música e das risadas dos inquilinos de madrugada. E não consegue dormir. Quem vai morrer? Valter não sabe.”

No elenco estão, Cássia Kiss, Marat Descartes, Ana Carbatti, Caio Blat, Leona Cavalli, Zezeh Barbosa e Ailton Graça. A estreia de “Os Inquilinos” está agendada para o dia 26 de Fevereiro. Confira o Trailer:

Apoiando a iniciativa desta produção e incentivando o prestígio do Cinema Nacional, nós do Sedentário & Hiperativo iremos presentear com um Box contendo 5 filmes do diretor Sergio Bianchi, o autor que der a resposta mais criativa para a pergunta a seguir:

O que você faria se tivesse vizinhos barulhentos e desconfiasse que eles fossem criminosos?

O autor do comentário com a melhor resposta (escolhida por uma comissão julgadora) irá receber o Box em casa. O resultado será divulgado na próxima edição do Cinefilia S/A

Obs: Não esqueça de deixar um email válido para contato junto ao comentário.

Participe e Boa Sorte!
.

O Primeiro Trailer da Comédia “Cyrus”

A Fox Searchlight divulgou o primeiro trailer da comédia cult “Cyrus”,escrita e dirigida pelos irmãos Duplass, e o sempre atento Getro já cuidou de divulgar sua versão legendada do vídeo.

Estrelado pelo excêntrico John C. Reilly, o longa narra à história de John, um cara solitário que encontrou Molly (Marissa Tomei), a mulher que sempre sonhou. Tudo estava perfeito para John até que ele descobre que Molly tem um filho adolescente.

Gostei muito do que vi no trailer, e já fico no aguardo do lançamento por aqui. O filme está na mostra competitiva do Sundance Film Festival e ainda não há previsão de estreia em telas brasileiras. Por enquanto, recomendo o primeiro e ótimo trailer:

.

Se você tem 2 minutos disponíveis, se encante com a linda fotografia, os ótimos efeitos, e o robô “gente boa” do curta ‘A Day in Paris’. Play!

Um Filme de Benoît Millot

***

Além do S&H, Adriano Martins escreve para o Cinemando
.
Email: [email protected]