O Sucesso e o Caminho Inverso de “Guerra ao Terror”

Olá Cinéfilos!

Na sessão de hoje do Cinefilia S/A teremos uma crítica do badalado “Guerra ao Terror”, o trailer legendado de “O Escritor Fantasma” e o novo Spot de “O Último Mestre do Ar” de M. Night Shyamalan, e uma lista da revista Empire que classifica “Batman” com George Clooney como o pior filme da história. No bônus, o estiloso curta animado: Pivot.

No post passado, tivemos a promoção do filme “Os Inquilinos” dirigido por Sergio Bianchi, que oferecia um Box com 5 DVD’s do diretor, para quem desse a melhor resposta para a pergunta: “O que você faria se tivesse vizinhos barulhentos e desconfiasse que eles fossem criminosos?

E o criativo vencedor da promoção, escolhido por uma comissão julgadora, foi Vitor Stefano, com a resposta:

Seria ‘Cronicamente Inviável’ viver ao lado desses vizinhos barulhentos! Que ódio! Para deixá-los desgostosos, criaria um belo ‘Romance’ com a linda filha daqueles loucos barulhento. Isso os mataria, mas olha que ‘Maldita Coincidência’, essa é a minha vontade! Sempre me pergunto, “Mato Eles?” Mas ainda não sei como…

Ninguém pode saber, mas isso é um’A Causa Secreta’. Como farei… Acho que a facadas. Para me vingar de todas as noites em claro, eles terão que sofrer! Por tanto barulho que está me enlouquecendo, eu faria questão de vender os restos de seus corpos. Mas “Quanto Será Que Vale” ou é melhor vender “Por Quilo”? Acho que não valem mais nada!

Depois dizem que a ficção não pode virar realidade. Matá-los-ei e irei ao cinema ver o novo filme de Sérgio Bianchi, ‘Os Inquilinos’. O filme podia chamar, ‘Matou os vizinhos e foi ao cinema”

Parabéns Vitor!
.

Título: Guerra ao Terror
Título Original: The Hurt Locker
Direção: Kathryn Bigelow
Elenco: Jeremy Renner, Anthony Mackie, Guy Pearce, Brian Geraghty, Ralph Fiennes, Evangeline Lilly e David Morse.
Roteiro: Mark Boal
Produção: Kathryn Bigelow, Nicolas Chartier e Mark Boal.
Duração: 131 minutos
Ano: 2008
País: EUA
Gênero: Ação/Guerra

Nove indicações ao Oscar. Não sei até que ponto o Oscar pode servir de base para medir a qualidade de um filme, porém ainda não vi em “Guerra ao Terror” uma produção merecedora de nove indicações. Superestimado, talvez. Mas o fato é que Kathryn Bigelow fez um dos melhores filmes de guerra dos últimos tempos, apresentando um anti-herói viciado na adrenalina suja da guerra, semelhante a bandeira que Kubrick ergueu em 1987 com “Nascido para Matar”. Bigelow questiona seu público, os soldados dos EUA e seu protagonista: Você luta pelo seu país ou por Você?

Lançado diretamente em DVD no Brasil em Abril de 2009, por um “erro” de avaliação, “Guerra ao Terror” fez o caminho inverso por aqui, e foi lançado nos cinemas em 2010 após colecionar vários prêmios e boas críticas mundo afora. É relevante considerar que o gênero não é um dos mais apreciados em nosso país, e que existia um grande risco de prejuízo financeiro em se lançar um filme onde a diretora e os atores são desconhecidos do grande público brasileiro, mas nem os responsáveis pelo lançamento na fita no Brasil, e nem os mais otimistas cinéfilos tupiniquins poderiam apostar que o longa faria tanto sucesso lá fora.

O roteiro escrito por Mark Boal (“No Vale das Sombras”) é composto como uma bomba-relógio, descrevendo os últimos 39 dias de alguns soldados no Iraque. 131 minutos de tensão em meio a um inimigo sem farda, habitado em um país devastado por bombas e conceitos. Os heróis e anti-heróis de guerra, sempre foram um prato cheio para os deleitosos olhos do público e da crítica estadunidense, e “Guerra ao Terror” retratando de forma crua, o “lado B” da banal guerra do Iraque, trouxe de volta o orgulho de se renegar a tolice de um conflito inexplicado, que recruta pessoas que se permitem levar pelos sentimentos que movem esta guerra.

Por ironia do destino, Kathryn Bigelow é ex-mulher de James Cameron diretor da superprodução “Avatar”, que também concorre ao Oscar em 9 Categorias, incluindo Melhor Filme e Melhor Direção. Vinda de produções menos expressivas como “K-19: : The Widowmaker”, “O Peso da Água” e “Estranhos Prazeres”; Bigelow invade um território dominado pelos homens e esbanja uma grande qualidade técnica, em um gênero difícil de ser explorado – O “duelo” da dupla em busca da estatueta será interessante. (A minha torcida é para Tarantino levar o prêmio de Melhor Diretor. Qual é a sua?).

A escolha de um rosto desconhecido para o papel principal creditou uma maior realidade à trama. “Poderia ser você!” está nas entrelinhas da escolha, e foi através de Jeremy Renner (“Extermíno 2”) e seu polêmico personagem, o Sargento William James, que notamos que fugir da rotina, dos problemas familiares e dos encalços da vida moderna, é fato normal entre muitos. Já viver em conflito armado, acreditando que o risco vital pode suprir o tédio, pode ser a escolha de um soldado, seja em sua guerra pessoal, ou a do seu país.

Trailer


.

.
Em uma recente pesquisa com os leitores da Revista Empire, umas das mais respeitadas no segmento, o filme “Batman & Robin” de 1997 estrelado por George Clooney, Chris O’Donnell, Alicia Silverstone, Arnold Schwarzenegger e Uma Thurman, foi eleito a pior produção da história cinematográfica. Além de ostentar o topo da lista, “Batman & Robin” obteve quase o triplo dos votos do segundo lugar, o fraco “A Reconquista” com John Travolta.

O Top 10 do Ranking:

– “Batman & Robin” (1997), com George Clooney, Alicia Silverstone, Arnold Schwarzenegger e Uma Thurman.
– “A Reconquista” (2000), com John Travolta e Forest Whitaker
– “Guru do Amor” (2008), com Mike Myers
– “O Resgate do Titanic” (1980), com Jason Robards e David Selby
– “Deu a Louca em Hollywood” (2007)
– “Portal do Paraíso” (1980)
– “Sex Lives of the Potato Men” (sem título em português) (2004)
– “Fim dos Tempos” (2008), com Mark Wahlberg e Zooey Deschanel
– “Highlander 2: A Ressurreição” (1991)
10º – “The Room” (sem título em português) (2003).

Para ver a lista com 50 Piores Filmes da História segundo os leitores da Empire, clique aqui.
.

O novo de Shyamalan

.

Sou fã de M. Night Shyamalan, apesar de não ter gostado MUITO de seus últimos trabalhos. Estou tendo a leve impressão de que irei repetir a dose em seu novo filme, “O Último Mestre do Ar”, baseado na série animada “Avatar: The Last Airbender”; mas…

A estreia do longa está prevista para 23 de Julho de 2010. Por enquanto confira o novo Spot:


.
O Escritor Fantasma de Roman Polanski

.
Polêmicas à parte, Roman Polanski sempre foi um cineasta de talento ineguável, fato comprovado em suas diversas obras, como a “Trilogia do Apartamento” (Repulsa ao Sexo (1965), O Bebê de Rosemary (1968) e O Inquilino (1976); por exemplo.

Apesar de ainda estar sob prisão domiciliar na Suíça, o diretor está prestes a lançar o seu primeiro filme ambientado nos dias atuais, “O Escritor Fantasma” (The Ghost Writer) baseado no livro The Ghost, de Robert Harris.

O longa narra a história de um escritor britânico (Ewan McGregor) bem sucessido que aceita escrever como um escritor-fantasma, a autobiografia de um ex primeiro-ministro chamado Adam Land (Pierce Brosnan), e pensa que esta é a sua grande oportunidade. Porém, durante o desenvolver da história, ele descobre segredos que vão colocar sua vida em risco.

O filme será lançado no Festival de Berlin deste ano, e ainda não há previsão de estreia nos EUA e no Brasil. Confira o Trailer:

Legendas: Kablam
.

Pivot é um dos curtas animados mais estilosos que já vi, além do excelente roteiro. Vale a pena dar play!

Design e Animação: Kevin Megens, Floris Vos, Arno de Grijs e André Bergs

***
Além do S&H, Adriano Martins escreve para o Cinemando
.
Email: [email protected]