barra-dm1

Xerox, Apple e Microsoft

barra-dm1

Amigas e amigos do Dicionário das Marcas.

Na semana passada fiz um post temático, no qual falei de marcas que vendem o mesmo tipo de produto.

Hoje trago mais uma opção de abordagem.

Dessa vez escrevo sobre marcas que tiveram suas trajetórias ligadas por algum evento no passado. Os detalhes sobre a história de cada uma continuam presentes, mas vocês verão que no meio do caminho seus protagonistas se esbarraram por algum motivo.

Estréio com um caso complicado, envolvendo as gigantes Xerox, Apple e Microsoft.

Espero que gostem!

Eduardo Nicholas

XEROX – Estados Unidos. Fotocopiadoras. 1906.

A empresa The Haloid Company funcionou por mais de 40 anos fabricando papéis fotográficos e fazendo também axerox_logo1 manutenção de algumas câmeras. Era uma companhia antiga e estabilizada, mas teve que trocar de nome quando um pesquisador chamado Chester Carlson bateu à sua porta em 1946.

Oito anos antes Carlson inventou uma máquina com funcionamento bastante complicado, porém capaz de produzir um resultado fantástico: fazer cópias de documentos.

Como ele conseguiu tamanha façanha? O processo é complicado, não se engane. Envolve energia estática, tinta em pó e luz. Eu juro que entendi, mas teria que escrever duas páginas para explicar. Então vai a explicação pobre mesmo, é o jeito.

Quando o documento é inserido na máquina, uma luz bem forte passa sob ele. Isso você já viu, não é verdade?

chester1A luz passa através do papel, formando a “sombra” do documento. As partes sem nada escrito ficam mais claras, enquanto as partes com letras e figuras ficam mais escuras. O conjunto claro e escuro que forma a “sombra” do documento usando a luz viaja até o fundo da máquina.

Lá embaixo há um tambor energizado, ou seja, toda sua superfície está carregada negativamente. Quando a “sombra” bate nessa superfície, as partes claras fazem com que o que era negativo fique neutro, e as partes escuras ficam negativas mesmo.

E assim o tambor fica com uma “impressão” do documento original. Nesse momento a máquina joga a tinta em pó sobre essa tal “impressão”. O toner é positivo, por isso é atraído para as partes escuras/negativas, ou seja, as partes com letras e figuras. Assim se forma sobre o tambor a cópia do documento. Então, para finalizar, o papel em branco é pressionado sobre o tambor, formando a cópia.

Mais ou menos isso, numa explicação bem porca. De qualquer informa, interessa saber que Chester batizou sua nova técnica unindo a palavra grega xero (seco) ao sufixo grafia (escrever). Ele julgava que a fotocópia era uma espécie de fotografia à seco, uma vez que para ser revelada não precisava de produtos químicos “molhados”.

Pois bem, com essa grande invenção nas mãos, o senhor Chester chegou na The Haloid Company pedindo um pouco de grana para melhorar a máquina. Ele já fazia isso há quase uma década, mas ninguém tinha topado.

Finalmente a Haloid aceitou a parceria. Em 1948 apresentaram a invenção pela primeira vez. Passaram mais 11 anos em desenvolvimento, até deixá-la barata e eficaz o suficiente para ser comercializada.

xerox9141Em 1959 lançaram o modelo Xerox 914, batizado assim por ser capaz de tirar cópias no tamanho 9 por 14 polegadas. Detentores da patente de uma invenção absurdamente útil, em dois anos a empresa já acumulava milhões, fazendo com que a The Haloid Company mudasse seu nome para Xerox.

Agora com um grande capital em mãos, a companhia passou a investir também em outros segmentos de mercado. Na década de 70 abriram o Xerox Palo Alto Research Center, centro de pesquisa destinado especialmente a estudos sobre informática.

Foi lá que em 1973 surgiu um protótipo de microcomputador chamado Alto. Essa nova máquina simplesmente criou todas as bases para os produtos que mais tarde formariam a indústria de informática. Nele encontramos o primeiro software com interface gráfica (com ícones e janelas), o mouse, tela colorida e editor de texto. Tudo isso tornou o computador algo muito mais acessível ao usuário comum, abrindo as portas para um novo e promissor tipo de mercado.

Obviamente os pesquisadores da Xerox sabiam que tinham nas mãos uma grande descoberta. Porém, suas expectativas foram frustradas pela própria empresa. Ao apresentarem o protótipo para a Diretoria da Xerox, composta em sua maioria por senhores da época da máquina de escrever, a equipe de pesquisa não recebeu sequer um elogio. Os chefões disseram que aquela invenção era ridícula e que o dinheiro investido no departamento tinha sido desperdiçado.

É possível imaginar a decepção desse pessoal. No entanto, a coisa ficaria bem pior…

APPLE – Estados Unidos. Microcomputadores. 1976. applelogoA história da Apple é a história de dois amigos com o mesmo nome. O primeiro, Steve Wozniak, um gênio da eletrônica. O segundo, Steve Jobs, um gênio do marketing.

Wozniak sempre gostou de matemática, gostava tanto que muita gente o achava meio doido quando ele ainda era estudante no ensino básico. Sua mãe ficou com pena e resolveu colocar o garoto para estudar eletrônica, uma forma de canalizar suas energias.

A idéia deu certo, pois mais tarde ele foi trabalhar na Hewlett-Packard ganhando uns trocados. Certo dia, ao ler uma revista sobre eletrônica, Wozniak aprendeu a como construir um microcomputador. Entrou então em contato com um amigo que possuía uma loja de informática e conseguiu vender algumas máquinas.

Até então isso era apenas um hobby para Wozniak, assim como era um hobby também para muitas pessoas em meados da década de setenta. Foi num encontro desses entusiastas, ao levar um de seus micros, que Steve reencontrou um velho conhecido chamado Steve Jobs.

jobsewozniak1Os dois tinham sido apresentados por um amigo em comum, mais ou menos cinco anos antes. Jobs era mais novo, no entanto tinha uma noção de comércio excepcional. Ao ver a máquina montada por Wozniak, logo notou que ela tinha potencial de venda, uma vez que todos seus componentes vinham montados numa placa só, inovação à época. Dono de um perspicaz espírito empreendedor, Jobs rapidamente conseguiu convencer uma loja a comprar 50 máquinas do modelo criado por Wozniak, batizadas de Apple I.

A origem do nome, que significa maçã em inglês, tem várias versões, nenhuma delas muito coerente na minha humilde opinião. Uns dizem que Jobs gostava muito de música, sendo fã dos Beatles. A gravadora dos quatro de Liverpool, como todos sabem, se chamava Apple Records. Daí teria surgido a denominação Apple Computers.

Outra história, contada por Wozniak, afirma que antes da fundação da empresa, Jobs havia estado por um longo período numa comunidade hippie. Lá, vivendo no meio rural, tinha passado os dias colhendo maçãs.

Há também uma versão mais profunda, a qual parece ser mais verdadeira se levarmos em consideração o desenho do primeiro logotipo da empresa. Segundo ela, Jobs teria escolhido a maçã por essa fruta estar associada às grandes descobertas físicas feitas por Sir Isaac Newton.

logo1apple1No entanto, o logotipo mais moderno nos traz outra teoria. Essa tem fundamento no texto bíblico, que associa a maçã ao conhecimento. Desse modo, ao mordê-la ainda no Éden, trocamos o paraíso pela oportunidade de fazer ciência e, conseqüentemente, computadores. Por esse motivo o segundo logo da empresa seria uma maçã mordida.

Historinhas à parte, a verdade é que a Apple cresceu e foi crucial na popularização da informática. Isso aconteceu principalmente por causa do Macintosh, um enorme sucesso de vendas, responsável por mudar a percepção que as pessoas tinham dos computadores.

Porém, a realização do Macintosh só foi possível por causa de outra empresa.

Em 1979 chegou aos ouvidos de Jobs que a Xerox havia desenvolvido uma máquina absurdamente inovadora. Steve fez algumas ligações e marcou de passar lá e dar uma olhada. É claro, os pesquisadores da Xerox não queriam isso, mas a antiquada diretoria da empresa não viu problema. Afinal, Jobs disse a eles que daria algumas ações da Apple em troca.

Foi assim que a maçã copiou toda a idéia do Alto, para mais tarde lançar o revolucionário Macintosh e seu software com interface gráfica chamado Mac OS.

Mas até chegar no lançamento do Macintosh a Apple precisou desenvolver muito a idéia emprestada da Xerox. Para isso contratou um promissor engenheiro de software chamado William Gates para compor a equipe de pesquisa.

Jobs se arrependeria amargamente dessa contratação…

MICROSOFT – Estados Unidos. Softwares. 1975.

A Microcomputer Software foi fundada por William (Bill) Gates e Paul Allen, dois estudantes de computação. Especializados em softwares, o trabalho deles era fornecer programas a empresas que fabricavam hardwares.

gatesallen1O começo foi difícil, pouca grana, muito trabalho. Até o dia que surgiu a grande oportunidade: a IBM precisava de um soft para rodar em seu novo computador pessoal. Gates se ofereceu para fornecer o programa, mas na verdade não tinha nada pronto ainda.

Porém Allen lembrava de ter visto um ótimo sistema operacional, criado por uma pequena empresa chamada Seattle Computer Products. Quase com o prazo estourado, os dois foram até lá e fizeram a proposta para comprar o Q-DOS.

A Microsoft mudou o nome para MS-DOS e passou a primeira versão do programa para a IBM, como combinado. O sistema era muito bom e fez muito sucesso, colocando a companhia de Gates no mapa.

Poucos sabem, mas a genialidade de Gates foi propor a IBM uma venda diferente. Em vez de vender os direitos de uso do MS-DOS à empresa, ele exigiu receber uma quantia para cada máquina que fosse vendida com ele instalado. Precisando do programa, a IBM aceitou e a Microsoft faturou.

Gates continuou a desenvolver softs juntamente com outras companhias. Certo dia soube do sucesso da interface gráfica do sistema Alto, concebido pela Xerox. Soube também que Steve Jobs o havia copiado e o estava desenvolvendo. Observando ali uma ótima oportunidade, Bill procurou Jobs e se ofereceu para ajudá-lo. O dono da Apple estava receoso, no entanto precisava de uma forcinha para lançar seu novo produto o mais rápido possível.

Quando finalmente se integrou ao projeto, Gates aprendeu tudo o que podia sobre a interface gráfica. Aprendeu tanto que no dia em que Jobs lançou oficialmente o Macintosh soube que a Microsoft já estava vendendo versões piratas do Mac OS no Japão, batizadas com o nome Windows. Jobs ficou irado, mas a coisa piorou um tempo depois, quando Gates tornou-se um das maiores acionistas da Apple.

Curiosidades de Sobremesa

1 – Quando viu a besteira que fez, a Xerox chegou a lançar seu próprio micro com interface gráfica, antes mesmo da Apple fazer isso. No entanto, o programa ainda não estava totalmente desenvolvido e acabou funcionando mal, tornando-se um fracasso.

2 – Steve Jobs perdeu seu cargo de chefe na Apple quando alguns acionistas julgaram que ele não estava dirigindo bem a companhia. Ele abriu outra empresa, chamada Next Inc., a qual foi responsável pelo criação da Pixar, que antes pertencia ao estúdio do George Lucas (o cara do Star Wars). Dez anos depois, a Apple comprou a Next e recontratou Jobs, pois passava por uma crise. Gênio do marketing, Jobs voltou à empresa e lançou os micros com design inovador, dando novo fôlego ao negócio. Depois você já sabe, surgiram os Ipods e Iphones, o renascimento da Apple.

3 – Apesar do pioneirismo, a Microsoft dormiu no ponto quando a internet começou a surgir. De qualquer forma, isso não impediu Gates de tentar dominar o segmento com o Internet Explorer, depois de um polêmico estrangulamento do Netscape. É claro, ele não sabia que o Google ia mudar tudo! Mesmo assim, o negócio de Gates ainda é o maior no setor de softwares. Ele não tem do que reclamar, pois conseguiu ficar bilionário vendendo esses programas que vivem travando.

  • Tales

    “…pois conseguiu ficar bilionário vendendo esses programas que vivem travando.”
    O segredo é a pirataria no Japão. =)

  • Ragono

    Eu tinha sugerido falar sobre esse assunto em um dos posts passados. Esse caso envolvendo essas três empresas é uma verdadeira sucessão de “quem-passa-a-perna-melhor-em-quem”. Ficou ótimo esse post.

    Uma outra sugestão de assunto para ser abordado na área de informática é sobre como a Microsoft se uniu a Intel para passar a perna na IBM. Ouvi dizer que esse é um dos casos mais estudados em faculdades de administração.

  • http://aulasvagas.blogspot.com Aula Vaga

    Nunca me canso de ler seus textos! São simplesmente geniais.
    É interessante como a arrogância e o conservadorismo atrapalham o desenvolvimento! Se não fosse por isso, talvez a Xerox estaria muito melhor hoje em dia…

  • wesfer

    Boa Historia…

    Nesse mundo da informatica só da espião e pilantra
    tudo oportunista

    :p

  • http://mateussz.blogspot.com mateussz

    Muito bom!
    Sobre a origem do nome “apple”, a terceira versão é a mais original – por ser subliminar, com essas coisas de paraíso e Adão e Eva! A segunda versão é a mais aceita, tolerável, pois está na primeira marca da empresa.

  • kim

    viix…falar em travando…o meu travou bem qndo eu tava no meio do texto…dai reiniciar…abrir tudo de novo…ja me foi um tempo….

  • Felipe Ghost rider

    excelente texto. A historia explicada rola naquele filme piratas virtuais (acho que é esse nome mesmo. já vi tanto filme de informatica que me confundo. hehhe)

  • Marco Luighi

    Pois é, mas pra quem realmente se interessar por essa história acho que deveriam assistir ao filme “Piratas do Silício”. muito bom o filme e tem muitos detalhes importantes sobre essa história. Não sei onde pode conseguir esse filme, procurei em muitas locadoras, mas nem em VHS eu consegui. Talvez tenha (de livre distribuição) na internet, já que é impossível achar ele pra alugar =X

    • Karla Pryscilla (Tec. em informática)

      O nome do filme não é ‘piratas do silicio’…O nome do filme é PIRATAS DO VALE DO SILÍCIO ou PIRATES OF SILICON VALLEY…!

  • Rodrigo

    Muito bom !

    Simples, rápido e bem explicado !

    Como “Aula Vaga” disse: São simplesmente geniais. !

    Cara, eu me interessei no que o Ragono disse, essa história de Microsoft com Intel contra IBM vai dar o que falar ! Gostaria muito de Ler sobre este assunto, vou até dar uma pesquisada sobre, mas seria uma ótima ideia postar aki … vlw !

  • Cabeção

    Ótimo texto, curti muito saber dessa história e ver que o nerd do Gates passou a perna do descolado Steve Jobs!
    MAC ou PC! rs

  • http://psicodose.blogspot.com Johny

    Humm.

    Sou eu ou esse texto está bem appletard?

  • Jujuba Z

    Nunca me canso de ler seus textos! São simplesmente geniais. [2]
    Continue assim! Estou espalhando p tds sua coluna! =)

  • Anderson Kaiser

    Só para corrigir o pessoal acima: O Nome do filme é “Piratas do Vale do Silicio ou Pirates of Silicon Valley”

  • Marcos

    Muito bom mesmo o texto, parabéns.

    ps. Felipe um filme que mostra tudo isso de forma (acho que) imparcial, é o “piratas do vale do silicio”, assisti uma vez num curso que fiz e realmente conta toda essa história.

  • http://www.quoflibetarios.wordpress.com Tarcizo Ferreira

    Ficou bem legal Eduardo, muito interessante e lembrou do Nerdcast em que contam essa história. O Steve Trabalhos é mesmo FODA apesar de não ter o gênio do Woz, e o Bill Portões acaba aparecendo mais que os dois por conta de senso de oportunidade =D

    Parabéns e continue com o bom trabalho! \o

  • Flávio H.

    Na minha opinião, a melhor coluna do Sedentário.
    Continue sempre assim! Parabéns!

  • Thiago Maciel

    Só um adendo, posso estar errado, mas o Gates e o Paul não faziam direito em Harvard? Curso que apesar de nunca ter terminado, recebeu um diploma honorario em 2007, de doutor. Agora, que é um falta de respeito um cara que nem terminou a graduação receber um titulo de Doutor, isso é, só porque o cara e milhorair. Esse mundo e muito injusto mesmo!

  • Tiago

    Pra quem quer encontrar o filme sobre este assunto, ele é da TNT lançado pela Warner em DVD, o nome escolhido ficou estranho “Piratas da Informática” e embaixo ainda está escrito “Piratas do Vale do Silício”, o nome original é “Pirates of Silicon Valley”, eu sou dono de locadora e tenho o orgulho de dizer que comprei este filme na hora em que ele foi lançado, mesmo pq muitos cliente comentavam comigo que ele havia passado na TNT e queriam alugar comigo. O Filme é muito gostoso de assistir, ele floreia muita coisa e até mente em alguns pontos, como toda adaptação faz… mas confesso que passei horas agradáveis assistindo ele 10 vezes, e ja estou levando ele pra casa de novo só por causa deste post…
    Ahhh… pra quem quiser comprar o DVD não está difícil de encontrar, e o preço é bastante atrativo, R$ 19,90, basta procurarem naqueles sites de pesquisa de preços, sendo você geek ou não, vai ser uma ótima aquisição pra sua videoteca…

  • Gustavo Dourado

    Bom mesmo o texto…..
    Parabéns!

  • http://www.britescade.com/blog Thiago Alexandre

    Para você ver, mesmo o windows sendo uma merda, vende pra caramba.

  • Val Valiant Thor

    Gênios ou malandrops??

  • http://www.xsilverx.com Filipe Marques

    Metem a porrada no tio bill mas ninguém vive sem o windows que trava… impressionante!

    Até o PODEROSO Mac OS hoje em dia é baseado na tecnologia BSD do software livre que nunca emplacou. E é o olho da cara!!!

    O Google sim faz um ótimo uso da tecnologia que tem em mãos. E tudo de graça!

    Os caras inovaram a tecnologia e invovaram a fomra de ganhar dinheiro… quem vai bater no Google agora?

  • http://twitter.com/wlad_br kaitos

    Parabéns pelo texto, está muito bom.

    Sempre curti esta historia, já li varias vezes.

    Depois você poderia falar do Google.

    Ps. Se já falou do Google, me manda o link, é que comecei a ler a coluna a pouco tempo.

  • http://www.calil.ws Lelo Calil

    Como já comentaram, Piratas do Vale do Silício retrata muito bem a guerra MS vs Apple.

  • tee

    é um tal de rouba ideia daqui rouba ideia dali que Deus me livre XD

  • FRAN

    nossa…que maximo…amei a historia, nao sabia que essas empresas no fundo tinham tudo haver…
    muite massa…
    parabens pelo blog, passo por aki semmmpre

  • Marcelo
  • Guilherme

    Não sei se foi por causa da minha sugestão na coluna passada, mas foi legal ler sobre esse assunto logo em seguida.
    A explicação sobre o funcionamento das fotocopiadoras não ficou tão ruim. Deu pra entender plenamente.

  • gabriel

    muito bom o texto. eu nem sabia como funcionava a fotocopiadora (sem propaganda).
    quanto ao filme, ele é muito bom e é facil achar arquivos torrent dele.

  • http://pertedetemps.wordpress.com Marie

    Olha só! Aqui na França corre o mito de que o nome Apple vem de uma razão muito mais tosca: simplesmente de que um cara que ajudou na nova empresa morrreu na véspera de terminarem o produto, e como ele era conhecido por devorar maçãs, deu-se nome como forma bizarra de homenagem. Cada uma…

  • http://www.orkut.com Andrey

    Parabéns pela coluna, jovem!
    Me considere mais um leitor cativo!

  • Rabbony Santos

    Já sabia da historia, mas foi bom relembrar. Faltou citar a IBM e HP que tb fazem parte.

  • Manuel

    Ninguém vive sem windows????

    Eu vivo…

    sem windows
    sem vírus
    sem telas azuis de erro
    sem dlls que somem misteriosamente
    sem um software que, de tão ruim que é a nova versão, faz com que seus usuários implorem por um downgrade…

    enfim… sem essas coisas comuns de softwares mal ajambrados… e dá-lhe dor de cotovelo…

  • http://samuraistyle.carbonmade.com Luiz Fernando (Samurai)

    o post ficou muito bom parabéns…

    mas em falar em passar a perna, acho que a rede globo merecia um single não?
    mas teria que resumir rsrsrs…

    abração a todos!!!

  • Daniel Maiochi

    Agora acho que mais alguns sabem pq uma boa parte dos nerds odeia a m$

  • Alexandre

    É… bacana mesmo é usar Linux! Tem gente que adora reclamar por reclamar. E o pior é que essas pessoas nem tem dinheiro pra comprar um software original… instalam de graça e ainda reclamam.. esse é o nosso país.

    Muito bom o texto. Parabéns.

  • http://acaocaixapreta.blogspot.com chicken nipples

    sobre a historia do nome da apple:
    com certeza se fizeram o nome inspirado pela maçã do ISAAC NEWTON, então podemos juntar a isso a história da maçã do EDEN. Afinal de contas se alguém aqui, em pleno 2009, acredita q Sir Isaac NEWTON foi inspirado por uma maçã caindo na cabeça, merece uma maçãzada no olho!!! huahuahuahuahuauha
    a maçã é uma alegoria à própria maçã Bíblica do éden, que por sua vez é uma analogia à negação dos mistérios divinos pelo caminho longo e trabalhoso da ciência. Mas sobre isso poderia nos explicar melhor (ou da forma CORRETA!) MR. DEL DEBBIO da coluna TEORIA DA CONSPIRAÇÃO deste sedentário mesmo – será q ele lê essa coluna tb e aceita o desafio? uh! huahuahuahu

    GENTE! SOMENTE A CIÊNCIA SALVA! CHEGA DE SOFRER!!!
    uhahuahuahuahuahuahu

  • Mario

    Por essas e outras razões que eu considero tio Bill meu herói !!! O cara manja, esse sim deveria ser brasileiro, o cara sabe das coisas. Pois vocês sabem, “ladrão que rouba ladrão tem 100 anos de perdão”… O rapaz tava passando dificuldade, viu a idéia do cara que era até legal e deu um golpe de mestre, ou seja ” deu seu jeitinho”.

    Outra observação é que sistemas de maneira geral são feitos para atender as necessidades específicas dos usuários, então se “travou” o problema não é do sistema operacional, e sim um problema de BIOS (Bicho Ignorante Operando o Sistema). Assim se um sistema atende ao que precisa para que ficar falando mal dos outros.

    Parabéns pelo post, realmente interessante e de maneira simples explica o que já sabia, porém pra quem ainda tem dúvidas a história é essa.

    E viva tio “BILL”.

  • Caio

    só corringindo… não fica neutro, fica positivo =)

  • http://notengo LeX

    1º Duvida minha: Alem da tinta a seco ser prensada na folha, vc nao esqueceu de mencionar que ela tambem é funfida a quente?? Ou isso só seria adicionado ao processo mais tarde???

    2º Nome do filme: Pirates of the silicon Valley ( Piratas do vale do Silicio. {Dãaaa mas silicon nao é silicone?? NAO NAO È})

    3º Nao sei se é fantasia do filme, mas lá é mostrado que eles simplesmente nao fizeram a minima força pra convencer os diretores da Xerox de que o Pc seria algo util e rentavel pra empresa, pois eles precisavam que a xerox desistisse da patente para que eles pudessem usa-la…

    4º Me mostre na Biblia, em grego ou na Tora que é uma maçã !!!!!!!! Lá só diz que era um fruto; o conceito de maça é coisa da Ig. Catolica.

    5º Mesmo assim, otimo post!

  • Daniel Estrela

    Tem um pequeno erro no texto, quando se fala da Next Inc. (sic). O que ocorreu foi que a partir do desligamento de Steve Jobs da Apple em 1985, ele resolveu criar uma companhia que desbancasse a Apple desenvolvendo um computador de altíssimo nível destinado para a ser usado nas universidades, por alunos e professores, fundando assim a NeXT Computers

    Ao mesmo tempo, George Lucas precisava de dinheiro para pagar o seu divórcio e vendeu a Graphic Group para Steve Jobs. A Graphic Group era uma divisão de computação avançada da Lucas Film que participou no desenvolvimento dos efeitos especiais dos primeiros filmes do StarWars e ainda engatinhava no desenvolvimento de software/hardware para animação totalmente computadorizada. Após a aquisição por Steve Jobs, a empresa foi renomeada para Pixar.

    Entre 1985 e 1998, a Next desenvolveu um sistema operacional revolucionário chamado NeXTSTEP. Em 1998, a Apple passava a sua pior fase comercial e precisava urgentemente atualizar o seu sistema operacional e resumidamente adquiriu o NeXTSTEP e usou-o como base para o Mac OS 9 e, posteriormente, Mac OS X.

    Assim que a NeXTSTEP foi adquirida pela Apple, Steve Jobs voltou como consultor e, em seguida, como CEO Interino. Isso ocorreu quando foi lançado o iMac.

    Por isso, a NeXT e a Pixar sao empresas genuinamente separadas e diferentes. Uma existe sem a outra e o que realmente deixou Steve Jobs rico foi a Pixar, pois em janeiro de 2006 a Disney adquiriu o controle da Pixar por 7 bilhões de dólares e como Steve Jobs tinha 51% das ações da Pixar, vcs podem fazer as contas de quanto ele embolsou. Hj em dia, alem de ser o CEO da Apple, Jobs é o maior acionista do grupo Walt Disney com 7% das ações.

  • Guilherme

    E a mais recente passada-de-perna da Microsoft foi contra a Sony, teve espionagem industrial pra desenvolver o chip do Xbox360, além disso ainda lançaram o Xbox360 um ano antes, cheeeeeio de defeitos, de 3rls à superaquecimentos, houveram milhares de trocas de aparelho, no entanto o video game se consolidou no mercado e a Microsoft não teve preju porque arrecadou com a venda dos jogos.

    hasuhuashusahushusahusah! Bill Gates é um canalha.

  • Victor

    De onde é a fonte ?

  • thiago

    otimo post!

    parabens..

  • Aderley

    Brilhante, muito boa essa matéria, prova o que sempre digo, Bill Gates não é o genio da informatica que é rotulado, ele é um genio empreendedor, viu a oportunidade e a agarrou…

  • http://www.arrobazona.com Anderson Berg

    Eu já ouvi uma história que a maçã da Apple é uma homenagem a Alan Turing, considerado o pai da computação moderna. Ele faleceu após comer uma maçã envenenada, a sua morte foi oficialmente considerada como suicídio.

  • http://caiomorcego.wordpress.com Caio Fernandes

    Bill Gates estudava matemática em havard, e não computação

  • http://flaviomgomes.blogspot.com Flavio Gomes

    A M$ conseguiu vencer graças aos erros dos seus adversários!

  • Juccka

    Nossa, genial, vou fazer um trabalho cultural sobre ”A Invenção do PC” e esse texto é inspirador!

  • hahahaha

    é isso ai no mundo só tem menino besta…. cada um q queira passar a perna no outro!! =P

  • http://nãotenho michel

    bm essa de ctrl+c ctrlv da parte deles não sei na epoca(1970+/-) mais hoje é crime imagina e os direitos autorais,se isso pega acho que não é um ex. a ser seguido pa´eles emplacaram + fins não justioficam os meios,essa minha opnião. e a etica ,moral,espiritual,consci~encia etc. sei lá escolham o que vcs acham

  • Nicolas Catalani

    Bem, tudo é relativo. Se o Steve não confiasse em Bill Gates, a Microsoft não estaria no mapa desde 1984…
    Mais daqui a alguns anos, o Mac OS estará pau a pau com o Windows, ou até o passará, pois o Windows fica defeituoso a cada versão, e o Mac OS fica mais elegante e estável, ao estilo Apple de ser.
    Na verdade, o gênio foi o Steve Wozniak, pois ele que fez praticamente todo o projeto do Apple I, ou seja, quem inventou foi ele, e quem fez o Marketing foi o Jobs.

  • Daniel

    Primeiramente vou me apresentar,
    Prazer, Daniel, 21 anos
    Programador.

    Toda vez que leio estes posts e leio os comentários em seguida, é um série de decepções.
    A primeira delas, algém já pegou o manual do Windows e olhou a seção “Requisitos Mínimos” ?
    Ohh, meu Windows XP Trava direto…mas é claro você o instalou em um Pentium MMX 266 com 128MB de RAM e um HD velho Wester Digital de 5200 RPM, você quer que ele rode bem? Em um maquina destas, no máximo um ME, e todas as peças ou estão “ferradas” ou são de origem duvidosa ou está tudo oxidado e nunca abriram para limpar.

    Ahhh O Vista é uma bosta…você esqueceu que sua placa de vídeo é on-board de 16MB de RAM compartilhados do seu pente de 512MB e/ou todas as peças ou estão “baleadas” ou são de origem duvidosa!

    DEIXE SEU MAC, 5 ANOS SEM LIPAR E VEJA SE ELE NÃO COMEÇA A TRAVAR!! A oxidação não vai poupar sua máquina só porque ela é um Mac!!

    P: O seu Windows é original?
    R: Ahhh não! Windows original é coisa de babaca! Eu compro um falso que não dá para atualizar, nem ligar para suporte…quem precisa disso?!
    P: Quando você compra um Sistema como Windows você fica com ele pelo menos dois anos na sua máquina, ele custa R$400,00…o que resulta em R$16,00 por mês!!!!!!

    Fora aquelas agressões, Linux é melhor só porque não tem tela azul da morte…bom não tem, ele trava e fica naquela mesmo!! Hahahah!
    Ou, Apple é melhor e vai passar o Windows um dia…um dia quem sabe…
    Apple fez um sistema totalmente Elitizado, de forma que só quem PODE tem computador em casa, se diz nunca travar, porém de vez enquando você encontra aqueles programas de terceiros que faz ele dar pau…afinal não foi o Mac o culpado e sim o Programa, e você acha que no Windows acontece o que!?

    O que todos que usam computador, não importa se é baseado em Linux, Mac OS ou Windows, é que toda a vez que você tiver contato com uma plataforma nova, não a conheça com PRECONCEITO, Aprenda ela de cabeça aberta vendo as vantages e as desvantagens dela, ficando assim com aquela que melhor se encaixa com seu perfil.

    O Windows pegou porque? Porque um PC é extremamente barato, fácil de se achar peças de reposição pois existem 1.000.000 de fabricantes de cada componente e você compra em qualquer PC Shop de esquina por aí,
    Porque é fácil de usar, serve em QUALQUER PC, e garante o funcionamento de quase qualquer coisa que você espetar nele…E eles vendem software, sua maquina você faz como quiser e o que quiser sem ter que se encaixar em padrões de componentes e tal.

    A Apple não pega tão bem porque? Porque todo o seus sistema é Apple, todas suas peças só podem ser compradas pela Apple, seu software é Apple…TUDO É APPLE!! ISSO É DITADURA INFORMATIZADA!!!
    A Apple seguiu durante anos a fio os moldes de negócio IBM, por mais que fossem rivais, por tal que quase faliu…
    Agora a apple sobrevive do quê?
    Tocadores de MP3 e MP4 e Celulares…não da venda de seus computadores…
    Só estão vendendo mais Micros agora por que aceitam Windows, Linux para Mac já existia, só que nunca pegou bem como pegou no PC.

    Linux pegou melhor que Mac OS, isso é fato…
    Linux não pega porque, é técnico de mais para pessoas comuns que usam seu PC apenas para tarefas como, fotos, música, internet e e-mail.
    O Ubuntu mudou um pouco esse quadro…porém se você quiser instalar um programa, para um leigo “is a pain in the ass”.

    Meu comentário acaba aqui…lembrem-se de conhecer outros sistemas e coisas novas sempre com seu preconceito de lado, sem deixar também que seu ego seja ferido e faça com que você queira rejeitar a novidade para o resto da vida.

    Eu sou um feliz proprietário de PC com Vista Ultimate, Apple iMac G3 e um PC com linux Ubuntu…amo todos eles!

  • Pingback: A nova batalha « Apitoemercado's Blog()

  • Bruno Oliveira

    Concordo com o Mario
    “Por essas e outras razões que eu considero tio Bill meu herói !!! O cara manja, esse sim deveria ser brasileiro, o cara sabe das coisas. Pois vocês sabem, “ladrão que rouba ladrão tem 100 anos de perdão”… O rapaz tava passando dificuldade, viu a idéia do cara que era até legal e deu um golpe de mestre, ou seja ” deu seu jeitinho”.

    Outra observação é que sistemas de maneira geral são feitos para atender as necessidades específicas dos usuários, então se “travou” o problema não é do sistema operacional, e sim um problema de BIOS (Bicho Ignorante Operando o Sistema). Assim se um sistema atende ao que precisa para que ficar falando mal dos outros.

    Parabéns pelo post, realmente interessante e de maneira simples explica o que já sabia, porém pra quem ainda tem dúvidas a história é essa.

    E viva tio “BILL”.”

    Sistemas nenhum é auto-ditada, ignorantes os tolos que acham que existirá um sistema 100% estavel. E realmente se pegarmos todos os problemas de usuarios de OS nos foruns espalhados pela Web consiguimos notar uma coisa ” o nivel de usuarios é de iniciantes, eles mesmo acabam criando os problemas do sistema e acaba enchendo os mesmo foruns com post´s de que o Sistema da Microsoft não presta. E são erros muitos das vezes que meu irmãozinho de 14 anos consegue resolver” Pelo amor de deus a internet esta ai para solucionar problemas. Tela Azul do windows seus ignorantes se da mesmo até por falha de hardware e não somente do OS. Um curso de informatica hoje em dia não é caro e muito menos coisa de outro mundo…aff

  • NenoMolina

    Simplesmente tem várias coisas erradas neste texto:

    1 – O Windows 1.0 ainda não era vendido na época do lançamento do Macintosh 128K. A Apple tinha um acordo com a MS de que a MS não lançasse nenhum software com interface gráfica até 1 anos depois do lançamento do Macintosh, que foi lançado em 24 de janeiro de 1984, e o Windows, somente no outono de 1985. Meses antes do lançamento do Macintosh, na verdade, a MS ANUNCIOU o Windows, em uma feira de computação. E o MS-Windows 1.0 até o Windows 95 não eram SO, e sim somente uma interface gráfica para o DOS.

    2- Bill Gates não foi contratado pela Apple, e sim, a MS foi contratada na época do Apple II para produzir a versão do AppleBASIC. Steve Jobs sabia que seu time de desenvolvimento não daria conta de produzir muitos aplicativos para o Mac 128K em tão pouco tempo, por isso, o Mac já tinha o MacPaint, MacWrite, MacDraw (QuickDraw), e forma incluidas as ferramentas Multiplan e Chart, da MS. Neil Kozen era o engenheiro da época na MS responsável pelas aplicações for Mac, e ele foi o cabeça na criação do Windows 2.0.

    3 – O sistema operacional do Mac se chamava de System até a versão 7.5, somente a partir da versão 8 foi chamado de MacOS.

    4 – A MS nunca comprou ações da Apple, a MS, em 1998, fez um acordo de 150 milhões de dólares com a Apple, para que esta continuasse utilizando seus aplicativos Office e navegador Internet Explorer durante 5 anos no MacOS, e não criasse nenhum aplicativo que concorresse com estes. Passando os 5 anos, a Apple desenvolveu o Safari e foram portadas as versões do OpenOffice e StarOffice para o MacOS. A MS não é dona da Apple. Muito menos Bill Gates. E nem Steve Jobs, pois este vendeu todas as ações que possuia da Apple em 1985, depois de ter sido demitido do posto de chairman da diretoria.

    Por favor, se querem contar a verdade, corrijam esses fatos.

  • Rafael

    Gates roubou a ideia de jobs. Do mac os mas fazer oque a apple vai crescer bastante pois tem o Ipad e logo tera o Ipad 2,o Imac, mac boocks os mais famosos mac os snow leopard II, tambem, teve o Iphone 2g e o 3g, agora tem Iphone 3GS e 4G, e Ipod touch, Ipod shuffle, Ipod nano 4-touch, Ipod Classic

    E tambem seu novo concorrente de tablet-Ipad. A Sansung com seu tablet smartphone, o mais novo tablet do mundo-Sansung Galaxi tab

  • Successor

    Bem, o texto está excelente mesmo! Sempre usei o Windows e posso dizer que a Microsoft agora, depois de todos esses anos, está começando a acertar o passo. Agora, usando o Mac (Meu primeiro MAC com snow leopard), dá pra entender porque as pessoas que tem MAC defendem a marca, ela é excelente mesmo. Mas, idéia por idéia, acho que o bill é o gênio da história, puts! o kra roubou um roubo.. hshshs. Vida longo às empresas… Nota: Onde eu compro um PC da xerox? haaa, esqueci que eles deram o projeto de bandeja para a Apple.

  • Toto

    Me Chupa Bill Gates…

  • Cleber

    NenoMolina
    Na verdade, sim, Bill Gates comprou ações da Apple, e não foi uma única vez.
    Há uma reportagem da veja, da época em que uma das compras foi realizada (a de 97).
    http://veja.abril.com.br/130897/p_104.html
    infelizmente, não consegui encontrar informações a respeito das outras aquisições, então como não tenho fontes fiáveis não falarei mais a respeito do assunto para não gerar mais dúvidas/confusões.

    Quanto à Steve Jobs, não ter ações da Apple, bem, nunca vi nenhuma fonte (fiável ou não) mencionando isso, mas acho pouco provável, afinal de contas, por que ele se tornaria CEO de uma empresa que não é sua tendo uma empresa altamente lucrativa (Pixar)? E de que outra forma ele ganharia dinheiro, se não fosse acionista da Apple, trabalhando como CEO da Apple após ter feito o ato simbólico de reduzir seu salário como CEO a 1 dolar?
    Bem, vai aqui uma fonte fiável que endossa o que eu digo e que cita que ele tem 5,5 milhões de ações da Apple
    http://tecnologia.uol.com.br/ultimas-noticias/reuters/2011/01/10/steve-jobs-recebe-salario-anual-de-us1-em-2010.jhtm

    Desculpe se eu parecer grosseiro com o que direi, mas, quando realmente quiser clarificar algum assunto, ao menos procure informações em fontes fiáveis e preferencialmente, poste-as junto a sua opinião.
    []s boa sorte

Especiais

Japão em 2 minutos

Parceiros

Ocioso Sweetlicious Papricast naointendo ahnegao naosalvo Jogos online

Newsletter

Não perca nenhum post do Sedentário & Hiperativo!

Mensagens semanais e pontuais.