E aí, Mr. M?

Apresentamos aqui dois vídeos de street magic do russo Ilya Larionov. O que eles têm de diferente? Eles não envolvem nenhum truque de edição, não há cortes nem nenhuma manipulação digital, e o que você vê é exatamente o que veria a olho nu… mas através das lentes de uma câmera.

Será que já dei uma pista boa demais para descobrir como os vídeos foram feitos? E então, você consegue descobrir como ele conseguiu desaparecer em um vídeo, e no outro, reaparecer novamente? Onde está o truque?

Amanhã atualizo este post com o nome (e link) das primeiras pessoas que matarem a charada, acompanhado de mais explicações.

– – –

Parabéns, Sedentários! Um monte de gente Hiperativa sacou como os truques foram feitos, e sacaram tão bem que vou citar o pessoal aqui:

“No primeiro o gramado não está no mesmo nível da calçada atrás. Quando o carinha sai correndo ele se joga atrás da mureta”. [cerjo77] “Reparem que eles estão numa sobre espécie de “canteiro” elevado no meio de uma praça. No video não fica nítido que existe uma diferença de altura entre o chão da praça e o local onde eles se encontram, e é aí que está o segredo do video”. [Tuto]

“Alías, 1:11 nada, olhe em 1:15, da pra ver super nítido outro canteiro, la no fundo, e como ele é mais alto que o chão. Prestando atenção nisso da pra perceber até no começo do video que a parte em que eles estão é mais alta.” [Guilherme] “O amigo (o de camiseta preta e mangas curtas) pode ir se rastejando por tras desse canteiro, segurar o pano, e o cara de roxo e o cara de mangas longas podem se esconder deitados atras do canteiro, e depois se rastejar para chegar na camera e pega-la de volta”.

Simples, e sem nenhum truque de edição. Ao vivo você perceberia que o canteiro está elevado, mas através das lentes da câmera é difícil descobrir o truque.

E o segundo vídeo? Para explicar o desaparecimento o truque é o mesmo:

“O “mágico” de preto corre até a beira de um pequeno barranco… assim que o cara de roupa branca usa o extintor o cara de preto se abaixa e se esconde atrás do barranco dando impressão ter desaparecido” [Tuto]

Mas como ele reaparece de novo, como o sujeito de máscara? Para isto, basta uma fraça de segundo:

“Em 0:56, quando mostra só a garrafa, ele troca de lugar com o cara de roupão do começo. A platéia deve ser de atores, e o cara deve correr um monte pra conseguir trocar de lugar com o outro aos 0:56, talvez por isso esteja tão cansado no final do video”. [Guilherme]

Você provavelmente nem deve ter percebido em uma primeira olhada que existe esta fração de segundo em que só vemos a garrafa: ela foi mais do que suficiente para que Ilya trocasse de lugar com o sujeito — você nota que no segundo seguinte Ilya segura a garrafa pelo fundo.

Pensamos que vemos o sujeito de branco sem nenhuma interrupção, mas esta é a ilusão, este é o truque. Simples, e por isso mesmo sensacional.