Metallica: Zumbis Soviéticos de Tunguska

A explosão de Tunguska é o começo de uma história alternativa onde o evento traz um organismo alienígena que produz esporos capazes de reanimar tecidos mortos. Mais conhecidos como zumbis. Anos depois, os vermelhos usam a descoberta para sua “revolução”, lançando os esporos sobre os EUA, apenas para assistir ao caos morto-vivo tomar conta das cidades. Sua oferta de “ajuda” chega quando o coração do capitalismo opressivo já não existe mais, e robôs soviéticos gigantes dominam a operação de limpeza dos antigos Estados Unidos, agora parte da triunfante União Soviética. Mas brincar com zumbis pode ter feitos colaterais.

É o novo vídeo fenomenal de “All Nightmare Long” do Metallica, uma obra não só completamente irresistível aos geeks amantes de zumbis e robôs gigantes, como também repleta de referências a todos que também são nerds entusiastas do insólito.

Os enigmas de Tunguska são bem conhecidos, e a sugestão de que foi um evento extraterrestre é elementar. Mas e os zumbis? O estilo de pseudo-documentário do vídeo começa com o título “O Vulcão Tunguska e a Ressuscitação de Organismos“, o que se você for um diligente Fortiano, associará imediatamente a “Experimentos na Ressuscitação de Organismos“.

Nada menos que um documentário real da União Soviética mostrando os experimentos do Doutor Sergei Bryukhonenko com cabeças de cachorro decepadas mantidas vivas artificialmente. Isso mesmo. Assista ao documentário soviético original completo, e descubra mais referências insólitas ao mundo real na continuação.

A bem da verdade, há muita discussão sobre se o pobre cachorro no filme foi realmente decapitado, ou como é mais provável, que tenha sido apenas uma dramatização dos experimentos. Fato é que Bryukhonenko foi um cirurgião respeitado trabalhando na área de reanimação que realmente conduziu tais experimentos com cabeças de cachorro decepadas. Que não pararam aí.

Surpreso? Então talvez ache interessante descobrir que o método usado para disseminar os esporos zumbi de ficção sobre os EUA não é mera coincidência, ele também é inspirado em um fato histórico pouco conhecido. É uma referência aos Fugos, balões-bomba japoneses usados durante a Segunda Guerra Mundial, e que permanecem até hoje um dos poucos ataques diretos sofridos pelos americanos em sua homeland.

Apesar de mais de 9.000 balões terem sido lançados das praias japonesas e algumas centenas terem alcançado a América do Norte, no que foram as primeiras bombas intercontinentais da história, contabilizaram-se apenas seis mortes em um incidente com os balões. O maior temor dos americanos era, contudo, que os Fugos fossem usados para lançar ataques químicos ou biológicos ao invés de apenas bombas incendiárias. O Japão nunca recorreu a tal, pelo menos usando Fugos, ou contra os EUA. No mundo alternativo de Metallica, os soviéticos sim.

Os balões Fugo também são interessantes aos entusiastas sobre OVNIs porque são um exemplo de encobrimento governamental. É uma teoria de conspiração muito real: o governo censurou toda a informação sobre os incidentes com Fugos na imprensa, deixando os japoneses sem saber se seus esforços estavam tendo qualquer resultado. O plano original é que os Fugos iniciassem uma série de incêndios florestais e abalassem a moral de guerra dos americanos sempre seguros em seu continente. A imprensa cooperou com o encobrimento, e as primeiras notícias sobre os Fugos só circularam quando ocorreram as primeiras mortes. Ainda assim, as engenhosas armas foram ridicularizadas e por aquela época, o programa japonês já estava sendo desativado. A conspiração funcionou.

Restaram, contudo, alguns casos bizarros onde fazendeiros viram estranhos objetos voadores caírem para logo os militares recolherem tudo, receosos de contaminação química ou biológica, examinando a área e entrevistando testemunhas, mas sem explicar nada e ordenando que esquecessem tudo que viram. Isto seria, coincidência ou não, parte da mitologia OVNI alguns anos depois.

Você pode encontrar mais referência insólitas? Ao final do vídeo, há um trecho mencionando as paranóias de chemtrails, mas talvez haja mais referências a Lovecraft e a mitologia Cthulhu

Depois de escrever o post original em inglês sobre o vídeo descobri que a campanha viral para o vídeo contava a história de que o guitarrista Kirk Hammett havia encontrado o filme antigo em um mercado russo, e que o blog fictício criado revelava diversos detalhes a criação do clipe. Ele confirmou a inspiração nos experimentos de Bryukhonenko, dos balões, e indicou também esta incrível animação soviética de 1978, “Polygon”, de Anatoly Petrov, que é a referência estética para a segunda metade da obra.

Palmas para o diretor, Roboshobo. Não há nada errado com o insólito e o misterioso, principalmente quando são promovidos como boa ficção e fantasia. E ainda mais quando mistura alguns detalhes obscuros… e verdadeiros. Você pode ver alguns de seus outros trabalhos aqui.