Navegue pelo Sistema Solar com seu navegador!

Solar System Scope é um planetário online que abre em seu navegador, sem precisar instalar nada e simplesmente espetacular: tridimensional, de navegação intuitiva incluindo a scroll wheel de seu mouse. Na barra inferior está o controle de tempo, e você pode selecionar datas ou avançar e retroceder o tempo, vendo os planetas girando loucamente.

Na barra esquerda estão as opções mais avançadas, permitindo transformar a visão para um modelo geocêntrico ou uma visão panorâmica, exibindo melhor o zodíaco e o movimento retrógrado. Você também pode ajustar a escala dos planetas e suas órbitas — na visão inicial, os planetas são exibidos muito maiores do que realmente são, e as órbitas muito mais próximos do que descrevem. Na escala real é fabuloso, e como dizia Carl Sagan, um exercício de humildade ver como são pontos minúsculos em um vasto espaço de órbitas distantes e imensas. Também se pode ativar a visão de constelações, ou as estrelas como pontos brilhantes no céu, entre muito mais.

Há literalmente uma infinidade de descobertas e conhecimentos envolvidos nesta simulação de nosso sistema solar, e é fantástico poder brincar e simular algo que repesenta um esforço de milhares de anos por compreender as luzes no céu.

E mesmo este é apenas um modelo, uma simplificação da realidade: você sabia que a órbita de Plutão, por exemplo, e por decorrência a de todo o sistema solar é a longo prazo caótica? Mas esta já é outra história, para outra coluna. Por ora, que este planetário digital executado em Flash represente algo da ciência que liga a vastidão dos céus às proezas de nossas mentes, e vice-versa. [via Amazing.es]

  • Spuko

    Legal, ficou muito bom o 3D, parece até realístico, só faltava ele ser totalmente em 3D e eu ter um óculos em 3D para isso.

  • Senti falta das luas… Ou ainda nâo descobri como consultar….

    • adriel dos santos

      é por que a lua da terra é a maior em relação ao seu planeta as otras são pequenas em relação ao seu planeta e é muitas não ponharam

  • Klebera

    Coloquei a data de 21 de dezembro de 2012 e num tem alinhamento de planetas 🙁

  • Cretinus Sapiens

    Freak’n AWESOME!!!

  • não consigo usar o site a tela para navegaçao não abre…obrigada

    • Luciamjunior T

      eu  tabem  naõ  cosigo

       

  • Anderson

    parabens, ficou otimoo

  • TIN

    GOOD OF FLAME

  • 7

    coloquem dia 23/09/2017 e vejam o sol, a lua, e a constelação de leo + o alinhamento de mercúrio, marte e vênus, totalizando 12 estrelas
    E viu-se um grande sinal no céu: uma mulher vestida do sol, tendo a lua debaixo dos seus pés, e uma coroa de doze estrelas sobre a sua cabeça.
    E estava grávida, e com dores de parto, e gritava com ânsias de dar à luz.

    Apocalipse 12:1-2