Um Novo CeticismoAberto

novo_CA

Preciso me desculpar com os leitores pela ausência e reciclagem de posts nas últimas semanas, ou até meses, mas eu posso explicar! Estive dedicado à reformulação de um projeto paralelo e convido todos a conferir o novo CeticismoAberto.

Há muito material, desde curiosidades científicas até uma série de artigos mais detalhados analisando de forma crítica as alegações do paranormal. Você pode ter ouvido falar que a idéia de “Deuses Astronautas” não se sustenta, mas caso se interesse também por arqueologia, astronomia e antropologia, que tal conhecer em detalhes como o mapa de Piri Reis não foi criado por imagens de satélites ou a tribo Dogon não conhecia estrelas anãs brancas, em um caso comentado por Carl Sagan que, surpresa, ao final errou em sua explicação sugerida?

Que tal descobrir mais sobre o mundo das teorias de conspiração, de um ponto de vista mais cético, incluindo saber que a CIA realmente operou prostíbulos com LSD ou averiguar se Bin Laden foi inspirado por Isaac Asimov? É apenas parte das quase 2.000 páginas de conteúdo!

De quebra, não seria ótimo se houvesse um site reunindo todas aquelas fotos de fantasmas e discos voadores, mas que com apenas um clique apresentasse comentários mais sérios sobre as fraudes… ou até as que permanecem inexplicadas? E que você pudesse enviar as suas fotos misteriosas para análise? Bem, é o novo site de fotos CeticismoAberto.

O novo CeticismoAberto foi lançado como um “beta”, e ainda há vários detalhes a corrigir – incluindo uma lentidão no site – bem como há pretensões ainda maiores, como a formalização da iniciativa como uma associação educacional promovendo a ciência e o pensamento crítico. Tudo que escrevo pela rede, do 100nexos ao Dúvida Razoável, é de certa forma uma extensão do trabalho que iniciei há oito anos lá no CA. Que tal envolver-se e participar de tudo isto?

Agora que a fase mais trabalhosa na reformulação do CA já foi encaminhada, voltamos à programação normal também aqui no Dúvida Razoável! Semana que vem, diz a profecia que uma coluna nova e exclusiva será publicada.