Anagramalândia – 01 – resposta [UPDATE 2]

logica-mente

Olá pessoal.

Teve muita gente que achou que valia encontrar palavras sem usar todas as letras, outras que simplesmente copiaram as palavras (todas) geradas no site anagram e algumas (poucas) com criatividade suficiente para enaltecer as habilidades sexuais da minha mãe. 😉

Apareceram também, como anagramas de RECADO as seguintes pérolas curiosidades:

  • jacaré no seco anda
  • rapto
  • Encontre 6! = 6.5.4.3.2.1   xD
  • nao sei o,o
  • prato porta rapto
  • dado, pecado, viado, prato, arrecadado, ricardo, mercado

Bem, mas chega de lero-lero e vamos ao que interessa.

Desafio 1:

Os anagramas de RECADO são ACORDE e DECORA.

É interessante como algumas letras colocadas em determinada ordem são nitidamente notadas como palavras válidas e outras não. Por exemplo, cinco pessoas acharam CODEAR (igual número de pessoas que apontaram DOCEAR), mas ninguém colocou DEARCO. Talvez tenhamos mais facilidade em criar verbos a partir de palavras minimamente conhecidas (ou segmentos de palavras) do que criar substantivos.

Temos duas possibilidades de resposta para esse desafio.

A primeira (mais abrangente) é considerar que “palavra” é a qualquer unidade de escrita situada entre dois espaços e/ou sinais de pontuação. Neste caso os anagramas de RECADO são:

  1. ACORDE (relativo à música ou ao verbo)
  2. CODEAR (merendar, petiscar)
  3. DECOAR (lavar ou imergir em água fervida com cinzas)
  4. DECORA (do verbo decorar)
  5. ECDORA (?)*

* Essa foi presente (de grego 😉 ) do Val Valiant Thor. Bem, creio que tem algo a ver com… ou melhor, é um tipo de… ah, sei lá o que vem a ser ECDORA! Alguém aí tem alguma idéia do que vem a ser ECDORA? Vamos perguntar pro Paulo Coelho.

A segunda (mais restritiva) é considerar apenas as unidades pertencentes às classes gramaticais (adjetivo, advérbio, verbo, substantivo etc.), sem considerar suas modificações em função das suas flexões (nominais, verbais, número, gênero, pessoa, caso, tempo etc.). Neste caso os anagramas de RECADO são:

  1. ACORDE
  2. CODEAR
  3. DECOAR
  4. ECDORA

Como não especifiquei no enunciado, vou considerar as duas respostas como corretas.

Ainda assim, se mais alguém estiver desconfiado que existe outra palavra válida que seja anagrama de RECADO (ECDORA foi golpe baixo 😉 ), pode deixar seu codear, digo, recado, nos comentários.

Desafio 2:

O anagrama de MARGARIDA é DIAGRAMAR.

Apesar de MARGARIDA ser uma palavra um pouco maior, creio que a grau de dificuldade em encontrar o anagrama seja similar ao do desafio 1, uma vez que tem várias letras repetidas (3 letras A e 2 letras R), o que reduz bastante as possibilidades.

 

Os números:

Foram 115 respostas enviadas, sendo 15 corretas (13%) que apenas 1 pessoa acertou os dois desafios:

Os acertadores:

Só o Guilherme (ts@ho) acertou os dois desafios. Mantendo o mesmo critério dos desafios anteriores, considero acertador quem encontrou o maior número de palavras válidas, então o Guilherme (ts@ho) continua sendo o acertador do Anagramalândia. Parabéns!

Parabéns aos acertadores e até o próximo desafio.

É isso, qualquer coisa protesta aí.