Bota o Natal na conta do Papa!!!

Olá crianças,

000gbff3.jpg

O Papa diz que Jesus era um pobrezinho, nascido de um carpinteiro e de uma virgem, no meio de uma manjedoura (cocheira), no dia 25 de dezembro do ano um e, neste mesmo dia, três reis magos estavam perambulando pelo deserto quando avistaram uma estrela de Belém, que os guiou até o estábulo. Chegando lá, entregaram a ele incenso, ouro e mirra. Em seguida, por causa da perseguição do rei Herodes, José, Maria e Jesus fogem para o Egito. A vida de Jesus a partir de então até seus trinta anos desapareceu, sem nenhuma explicação plausível…

O que o tio Marcelo tem a dizer sobre isso?

Como já foi demonstrado no vídeo Zeitgeist, a imagem do Jesus Cristo que a Igreja católica e evangélicas vendem para seus fiéis nada mais é do que uma colcha de retalhos de mitos solares, deuses antigos e religião pagani (“pagani” que dizer “das pessoas que vivem no campo”, da onde vem o termo “pagão”), costurados pelo Imperador Constantino I e seus asseclas no século IV para manterem-se no poder (visto que os cristãos estavam se tornando muito numerosos e iriam, com o tempo, sobrepujar os adoradores dos deuses romanos).
Mas, se existiam “cristãos”, certamente existiu também uma pessoa histórica denominada “o Cristo”, no qual baseavam-se seus ensinamentos. Afinal de contas, que foi o verdadeiro Jesus histórico?

Cristo, ou Christos (em grego), significa “messias” e que foi usado para traduzir a palavra Mashiash, que por sua vez significa “o ungido” ou “o ungido por Jeová”. No antigo testamento, a palavra Ungido é usada exclusivamente para designar os Reis Judeus (e isto é extremamente importante para se entender o Cristo histórico). Além disso, a palavra Christos havia sido utilizada nas Escolas de Mistérios para designar Avatares anteriores a Jesus.

yeshuamount.jpg

Yeshua Ben Yosef nasceu no dia 6 de janeiro de 7 AC, essênio, filho de um dos Mestres mais importantes de sua comunidade e de uma das mais sagradas sacerdotisas das Religiões Antigas. Nasceu em uma caverna em Quram, considerada o Templo mais sagrado dos Essênios. Através da Astrologia, os Grão-Mestres (Reis e Magos) das Escolas de Mistério mais importantes do Antigo Oriente sabiam ONDE e QUANDO o Avatar iria nascer. Eles trouxeram presentes ritualísticos e celebraram o Ritual do Nascimento da Criança da Luz. Em seguida, Yeshua foi enviado para o Egito para estudar junto dos melhores professores das Antigas Tradições e fazer todas as iniciações nas Pirâmides até estar preparado para sua missão: ser o legítimo Rei dos Judeus, que estavam sob o domínio dos Romanos.

Uau, tio Marcelo! A sua versão é bem diferente da do Papa! Você pode explicar cada uma das partes desta história? Assim podemos brincar de “O que é mais provável”…

Jesus era rico ou pobre?
Usando a própria Bíblia como referência, de acordo com [mateus 1:1-16], temos:

Livro da genealogia de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão (1:1). A Abraão nasceu Isaque; a Isaque nasceu Jacó; a Jacó nasceram Judá e seus irmãos;(1:2), a Judá nasceram, de Tamar, Farés e Zará; a Farés nasceu Esrom; a Esrom nasceu Arão; (1:3) a Arão nasceu Aminadabe; a Aminadabe nasceu Nasom; a Nasom nasceu Salmom;(1:4) a Salmom nasceu, de Raabe, Booz; a Booz nasceu, de Rute, Obede; a Obede nasceu Jessé;(1:5) e a Jessé nasceu o rei Davi. A Davi nasceu Salomão da que fora mulher de Urias;(1:6) a Salomão nasceu Roboão; a Roboão nasceu Abias; a Abias nasceu Asafe;(1:7) a Asafe nasceu Josafá; a Josafá nasceu Jorão; a Jorão nasceu Ozias;(1:8) a Ozias nasceu Joatão; a Joatão nasceu Acaz; a Acaz nasceu Ezequias;(1:9) a Ezequias nasceu Manassés; a Manassés nasceu Amom; a Amom nasceu Josias; (1:10) a Josias nasceram Jeconias e seus irmãos, no tempo da deportação para Babilônia. (1:11) Depois da deportação para Babilônia nasceu a Jeconias, Salatiel; a Salatiel nasceu Zorobabel; (1:12) a Zorobabel nasceu Abiúde; a Abiúde nasceu Eliaquim; a Eliaquim nasceu Azor;(1:13) a Azor nasceu Sadoque; a Sadoque nasceu Aquim; a Aquim nasceu Eliúde;(1:14) a Eliúde nasceu Eleazar; a Eleazar nasceu Matã; a Matã nasceu Jacó; (1:15) e a Jacó nasceu José, marido de Maria, da qual nasceu JESUS, que se chama Cristo (1:16).

De acordo com o Evangelho apócrifo de Thiago (Tiago 1:1), temos:
Segundo narram a memória das doze tribos de Israel, havia um homem muito rico, de nome Joaquim, que fazia suas oferendas em quantidade dobrada, dizendo:
— O que sobra, ofereça-o para todo o povoado e o devido na expiação de meus pecados será para o Senhor, a fim de ganhar-lhe as boas graças.

Ou seja: Yeshua era descendente DIRETO do Rei Davi e do Rei Salomão (aquele que construiu o Templo Sagrado, que detinha a Arca da Aliança, que dominou os 72 espíritos da Goécia e que dispunha das Minas do Rei Salomão) por parte de pai e tinha como avô por parte de mãe um homem que “fazia suas oferendas em quantidade dobrada” e era dono de inúmeros rebanhos. Duas famílias extremamente ricas e poderosas.
O que é mais provável?

1) Jesus era um pobrezinho que nasceu em um estábulo.
2) Jesus tinha um avô descendente direto do Rei Salomão e o outro avô era uma das pessoas mais ricas de Belém, ambos conectados com as maiores ordens detentoras dos conhecimentos ocultos de sua época.

sao_jose_novena.jpg

Qual a profissão de José?
Conforme eu havia explicado nas colunas anteriores, todo o Templo Solar estava estruturado ao redor dos ensinamentos trazidos por Moisés do Egito, como a geometria sagrada, engenharia, arquitetura, matemática, astrologia, magia ritualística e medicina. Todo o simbolismo dos graus das Escolas de Mistérios antigas girava em torno da construção do Templo de Salomão, do Tabernáculo e da Arca da Aliança. Sendo assim, os títulos iniciáticos começavam em “Aprendiz”, “Companheiro” e “Mestre” e evoluíam pelos graus simbólicos relacionados a estas artes (e assim o são até os dias de hoje). Desta maneira, temos os Escultores, os Telhadores, os Pedreiros, os Ourives, os Guardas do Templo, os bibliotecários…
Isto é a mesma coisa que dizer “o tio Del Debbio é um pedreiro livre” e alguém na rua achar que eu sou um peão de obras! Dentro dos Templos Solares, o grau mais alto dentro da hierarquia simbólica é o de “Mestre Carpinteiro”, ou ainda “Carpinteiro da Arca da Aliança“, pois é ele quem trabalha a acácia para construir a Arca da Aliança.
O que é mais provável?

1) José trabalhava fazendo banquinhos de madeira para ganhar a vida.
2) José era uma das pessoas com maior conhecimento místico de seu tempo, pertencente ao último grau de iniciação dentro dos Essênios, com o título simbólico de “Mestre Carpinteiro”.

Maria era Virgem?
Tanto quanto a sua mãe, nobre leitor(a). Na bíblia original, Maria é descrita em hebraico como “Almâ”, que significa “Aquela que já tem idade para ter filhos, mas que ainda não teve nenhum”. Quando as primeiras traduções para o grego foram feitas, usaram a palavra “Parthenos”, que significa Virgem (quem não teve relações sexuais ainda) ao invés de “Neanis”, que significa Donzela.
Além disto, Maria não era uma mulher qualquer. Para carregar um Avatar em seu ventre, Maria teria de estar iniciada e com todos os chakras desenvolvidos até o ponto máximo que uma mulher humana poderia, para ser capaz de conceber um espírito de tamanha pureza. Existem textos rosacruzes que descrevem a infância de Maria no Egito como uma Virgem Vestal e sua preparação posterior para o casamento com Yosef, que também detinha todas as iniciações na Tumba do Faraó… ops… Câmara das Iniciações.
O que é mais provável?

1) Jesus nasceu de uma mulher que não teve relações sexuais.
2) Maria era uma Grande Sacerdotisa das Antigas Tradições, cuja pureza da alma e preparação mental e espiritual lhe permitiram carregar um Avatar em seu ventre.

Ele nasceu em uma Manjedoura?
Nos primeiros textos cristãos, Jesus é descrito como tendo nascido em uma gruta. A primeira pessoa a usar o termo Manjedoura foi São Francisco de Assis, em 1224, quando montou o primeiro presépio, baseado nos textos selecionados pelo Concílio de Nicéia.
A palavra original para designar o local onde Jesus nasceu é “Kephra”, que significa “Caverna” ou “Templo”. A caverna é considerada o templo mais sagrado de todos, porque não foi construído pelas mãos do homem, mas esculpido na Terra diretamente pelas mãos de Deus. A Caverna era (e ainda é) usada em inúmeras iniciações (Hermes Trismegistros nasceu em uma caverna, Zeus fica escondido em uma caverna, Hades reinava em uma caverna, a caverna de Platão, o mito de Orfeu e Eurídice, O Rei Arthur adormecido em uma caverna, etc, etc, etc… ). Para os Celtas, Essênios, Gregos e Bretões, a caverna era o único templo no qual um Avatar poderia nascer, pois nada construído pelas mãos dos homens poderia ser tão puro.

quram00.jpg

E, além disso, não era qualquer caverna. Era o complexo de Quram, as mais sagradas cavernas dos Essênios, conhecidas como o centro de estudos e congregações mais importantes daquela região.
O que é mais provável?

1) Jesus nasceu no meio das vaquinhas, cavalos e cabritos.
2) o Avatar nasceu no templo mais sagrado dos Essênios, cercado pelos melhores magos e terapeutas de sua época.

Ele nasceu no dia 25 de Dezembro?
Definitivamente não. Este era o dia do Solstício de Inverno, que foi adotado pela Igreja Católica para usurpar a data de comemoração do Dies Natalis Solis Invicti, a grande festa em honra ao deus Mithra. Existem controvérsias em relação a data que Yeshua nasceu, mas as duas principais correntes são: 6 de Janeiro (data que até hoje na Europa é comemorada como o “Dia de Reis”) e 20 de Maio (data que era comemorado o nascimento de Yeshua nas Igrejas Cristãs primitivas até o ano 366, quando o natal passou a ser “oficialmente” no dia 25 de dezembro). O ano estimado de seu nascimento é 7 AC.
O que é mais provável?

1) Jesus nasceu no dia 25 de dezembro.
2) A Igreja Católica usurpou esta data para associar o nascimento de um Jesus-Apolo fictício que agradasse aos romanos, aproveitando as festividades do Natalis Solis Invicti

Quem eram os três reis Magos? O que eram os presentes?
Grãos Mestres das Escolas de Mistério do Oriente. A tradição ocultista os nomeia Hormizdah (ou Melquior), rei da Pérsia, Yazdegerd (ou Balthazar), rei de Sabá e Perozadh (ou Gathaspa ou Gaspar), rei do país dos Árabes. Os presentes que eles traziam é uma alegoria ao Ritual da Criança da Luz, realizado desde o Antigo Egito até os celtas, composto de magos que representam os quatro elementos.
Eles sabiam da data do nascimento do Avatar porque eram Astrólogos e possuíam toda uma rede de mensageiros e magos dentro das Ordens Ocultas. Desta maneira, quando o filho de um rei nascia, nos parece lógico que os reis e grão-mestres das principais ordens fossem lhe prestar homenagem.
Desta forma: Melchior trouxe ouro, que representa o elemento TERRA; Balthazar trouxe mirra, que representa o elemento ÁGUA e Gaspar trouxe Incenso, que representa o elemento AR no círculo.

Ok, tio Marcelo… mas são apenas 3 reis… para fazer o círculo pagão precisamos de 4 reis-magos… e o quarto elemento?

Ora, crianças… vocês estão esquecendo o óbvio… José, pai de Jesus pertencia à linhagem de Salomão e, portanto, também era um Rei-Mago… ele representava o FOGO.

O que é mais provável?
1) três reis sábios perambulando pelo deserto no meio da neve e carregando presentes valiosíssimos são guiados por uma estrela até uma cocheira e dão estes presentes pra um bebê que estava por lá
2) Os três Reis Magos vieram prestar homenagens ao filho de um Rei-Mago que nasceu, que estava predestinado a ser o Avatar e o futuro rei dos Judeus.

E a fuga para o Egito?
Nesta altura do campeonato, vocês já devem estar pensando que não foi exatamente uma “fuga”, mas sim uma viagem necessária para a Escola dos Mistérios, onde o Avatar seria iniciado nas mais sagradas tradições pelos maiores magos, mestres e professores do planeta, para no futuro dar continuidade à linhagem de Salomão e assumir o trono de Davi, libertando os judeus do domínio dos invasores romanos.

756288-pyramid_and_sphinx-pyramids_of_giza.jpg

A história de Herodes mandar matar as crianças não existe em nenhum documento histórico. Provavelmente foi uma estória inventada pelo Concílio de Nicéia para acobertar o que a família de Jesus realmente foi fazer no Egito.
Existem diversos textos rosacruzes que narram as iniciações de Yeshua nas Pirâmides, da mesma forma que seu pai e da mesma forma que João Batista, seu primo, e Lázaro, irmão de sua futura esposa. Lembram-se que eu falei sobre esta iniciação por mergulho nas águas, representando as informações que foram protegidas do Dilúvio? Pois é… os cristãos passaram a conhecer esta iniciação como “batismo”.
O que é mais provável?

1) uma fuga para o Egito porque algum imperador alucinado mandou matar todas as crianças de um reino.
2) O Avatar foi levado para o Egito (e posteriormente para a Europa, Africa e Ásia) para fazer todas as Iniciações que os Antigos Faraós fizeram e estudar com os maiores sábios de seu tempo, para ter o conhecimento necessário ao futuro Rei dos Judeus.

Mas… por que a Igreja inventou tantas mentiras?
Simples. Foi algo necessário para manter o poder. Constantino I era o Imperador ROMANO e Yeshua era o grande libertador JUDEU . Yeshua era praticamente o OPOSTO do que o Imperador precisava. Em segundo lugar, o concorrente direto de Jesus era Mithra, que era filho do Sol, todo poderoso, deus realizador de milagres, enquanto Yeshua era apenas um homem, como Buda. A Igreja PRECISAVA de alguma “coisa” que pudesse competir de igual para igual com um deus. E buscou características de Apolo, Dionísio, Adonis e Khrisna para “embelezar” aquele judeu revolucionário e torna-lo mais palatável ao senado romano.
Mas claro que esta versão fantasiosa do nascimento de Cristo não apareceu do nada. Precisamos entender que do Concílio de Nicéia até os dias de hoje tivemos 1700 anos de mão de ferro, inquisição e fogueiras para matar e destruir TODOS os que sabiam da verdade. Lembrem-se que a razão pela qual as Ordens Secretas são chamadas de “secretas” é que, se elas fossem expostas, seus membros seriam mortos, para garantir que todas estas coisas permanecessem enterradas.

E, como eu sempre digo, não precisam acreditar em nada do que está aqui… examinem bem os dois lados (o meu e o do Papa) e decidam por vocês mesmo qual deles faz mais sentido e tem mais lógica, de acordo com seu grau de consciência.

Feliz Die Natali Solis Invicti para todos !!!!

Marcelo Del Debbio
————————–
Novidades no blog Teoria da Conspiração e no site de RPG:
Biografias – John Keats
Os Níveis do Ser Humano
Quem tem medo do Zeitgeist?
A NASA edita fotos antes de divulgar?
Arcano 7 – O Carro – Chet
Fábula Medieval – Fidelidade e Interesses
Biografia Ocultista 01
RPGWiki – uma Wikipédia de RPG

Twitter oficial do autor da Coluna Teoria da Conspiração.

  • louis

    primeiro, nao li ainda mas prentendo, parei por um tempo de acompanhar suas colunas mas vou voltar agora ^^ parabens

  • Sam

    primeiro

  • Azhariel

    Não poderia ter coluna melhor para o “Natal”..
    Meus parabéns DD, prosperidade e felicidade para ti no ano que vem e nos seguintes.. 🙂
    Ah, mais duas coisas:
    1) Não te esquece daquele “post especial de fim de ano” que tu prometeu há umas colunas atrás.. Acho que foi numa de respostas, aliás..
    2) Feliz Die Natali Solis Invicti!

  • Claudio

    ola Marcelo,

    essa estoria te ter aproveitado um outro dia ja comemorado pra comemorar o nascimento de jesus eu ja sabia mas eu tb ja li que foi no dia 17 de abril que ele nasceu esta errado?

    abraços

  • Vinicius

    :>:fooooooooooooooooda concordo com tudo! vc citou o Del Debbio eh colunista desse blog? aquele que eh o mestre do RPG?

  • Marcello Renoir

    Pra mim faz total sentido. E desde sempre, mesmo antes de ler qualquer outra versão sobre a história de Jesus, mesmo antes do que vimos em Código Da Vinci, sempre gostei da idéia de um Jesus humano. Sei lá, por exemplo, ter nascido, literalmente, de uma virgem. Seria anti-natural demais. E logo no nascimento do “Filho de Deus”, Deus quebraria as regras naturais que ele supostamente criou? Acho que não.

    Marcelo, e o que você diria sobre a parte do Judas, da cruficicação e todo o resto? Fora os ensinamentos dele que estão nas passagens da Bíblia. Teria sido isso “adaptado” também? Perguntei demais, né? uhahuahua

    Tem um filme muito interessante. “The Man From Earth”. Não se já sobre ou se já assistiu. Se não, assista. Numa parte do filme fala umas coisas BEM relevantes sobre esse assunto. Saiu esse ano. Não acho coinscidência um filme assim sair agora. E sobre o “Zeitgeist”, parafraseando um amigo meu, “fiquei assustado”. Em vários lugares já tinha lido ou ouvido falar de alguma sobre a conspiração do 11 de Setembro, sobre a parte do sincretismo religioso na história bíblica . Mas tudo junto e tão linkado assim, nunca. Assustador. E falando sobre conscidência, eu tava ouvindo o albúm solo do Serj Tankian, “Elect The Dead” e tava vendo as letras. Parecia que eu tava vendo o documentário nas letras daquelas músicas. Não sei se estou viajando demais ou será que tem muita gente ai discretamente… ou melhor, deliberadamente soltando a verdade pra quem quiser ver e ouvir (porque muita gente prefere não ver nada)?

    Eu lembro de ver você envolvido em coisas especializadas em quadrinhos e nerdices em geral. E fiquei surpreso ver você escrevendo uma coluna sobre esses assuntos (visto que definitivamente não sabia nada de você XD). Parabéns pelo trabalho e obrigado por essa coluna. É muito bom ter acesso a esse tipo de informação! o/

  • saulo b

    “lázaro, irmão de sua futura esposa”… jesus então se casou e teve filhos afinal?

  • Rodmalkav

    Apenas uma dúvida… Quando você fala do nascimento de Cristo, que estima-se que seja em 7 AC, como é possível isso? Quero dizer, a história foi dividida em Antes de Cristo e Depois de Cristo então necessariamente a data em que Ele nasceu seria o ano 0, ou não?

    Ou você quis dizer que seu nascimento foi 7 anos antes daquele descrito?

  • Phael

    cara se eu falo isso pro padre da paroquia perto de casa ele me diz: Vai rezar que as respostas aparecem!
    Cara você estrago o natal*, se já imagino o trabalho que vai da pra faze um templo no lugar de uma simples manjedoura!

    (*= xD nunca mais serei o mesmo no auge dos meus 17 anos bem vividos foi um baque descobrir que ele num foi parido por uma virgem no meio da manjedoura!)

  • kruger

    O.O

    maravilhosa essa coluna 😀

    espero a proxima.

    marcelo, na bibliografia que voce passou, as paginas do Rhudyar estao todas em ingles. nao ha lugar onde eles estejam traduzidos?

    feliz dia mais cumprido do ano.

    p.s.: quem viu ontem no fantastico a materia sobre os chips? coicidencia?

  • Pablo

    Você já foi algo de algum tipo de repressão por falar abertamente de temas tão polêmicos?

  • Chitão

    Show! sem mais 🙂
    feliz natal! ehehehe

  • :beer:
    Iep!
    E ng acredita qdo eu digo!

  • camilo vitorino da costa

    o lance dos romanos manupularem a historia toda para ser conveniente a eles eu já sabia, só não sabia o tamanho dos furos que eles deixaram. que conveniente um menino pobre que cresce e faz milagres e se torna o libertador dos judeus….

    excelente texto

  • Guilherme

    caraca!
    Onde e como vc consegue estes textos?

  • zé miguer

    Será que existe simbolismos assim no desenho do he-man ?

  • Olá! Provavelmente apenas eu em muitas horas deve ter lido esse post… isso que dá ter de que pagar o seguro no carro no dia 24 pra virar o ano tranquilo! haha. De fato, eu concordo totalmente com você. Tenho família católica, mas nunca me “rendi” a essas histórias que sempre me pareceram muito manipuladoras. e ei que surge Marcelo Del Debbio, para me mostrar o caminho. Eu gostaria de procurar um local onde possa entrar em contato com um RosaCruz, se tiver algum tipo de indicação, ficaria agradecido. Moro em São Paulo. Abraços, e parabéns pela coluna.

  • Tiago

    Nada a ver.
    Isso é teoria conspiratória barata.
    Todo pseudo ateu usa a mesma historinha de Constantino pra dizer que a história original foi adulterada.
    Existem várias evidências histórica da veracidade bíblica. Não precisamos nem mesmo da Bíblia pra provar isso.
    Flávio Josefo, que foi um historiador judeu e também cidadão romano, descreve a vida e a influência de Jesus na sociedade da época.
    Existem vários outros historiadores da época que relatam a existência de Jesus.
    A Bíblia não foi alterada absolutamente. Prova disso são os manuscritos do mar morto achados exatamente nas colinas de Qram. Estes manuscritos datam da época de Cristo e provam que os texto bíblicos que hoje temos em nossas Bíblias não foram alterados.
    Sempre irá haver histórias contrárias à Bíblia. O que não podemos fazer é acreditar em tudo o que ouvimos sem senso crítico.
    Um feliz Natal a todos,

  • Fabio D.

    Ok!
    Gosto muito de ler os textos… e esse do Natal foi muito bem escrito!
    E quero saber mais sobre a Sinarquia e os 144. Estou aguardando um texto!

  • cebola

    bom… ainda assim vo comemora o natal hoje! Mas dia 6 de janeiro eu como um panetone… só por via das dúvidas!

  • Robson

    Parabéns pela iniciativa!
    A verdadeira hitória sempre foi acobertada por essa máfia que são as religiões cristãs.
    Como no mundo de hoje “…meu Deus é o Deus dos meus pais…”, as pessoas desde criança são programadas a acreditar nessa história pra boi dormir.
    É muito provável que Jesus realmente existiu e garanto que hoje deve estar envergonhado com tanta bestera que falam da sua vida!

  • Dhiego

    Esse foi o meu presente de natal!

  • Kleiton

    wow!

    Ainda bem que acredito em Papai Noel.
    😀

  • Ricardo

    Mais uma vez um excelente texto Mr. Deldebbio!!!

    Tenho as seguintes dúvidas as quais peço gentilmente sua resposta:

    – Como se consegue os ensinamentos originais de Yeshua sem deturpações? existe algum livro?

    – Como saber se os textos rosacrucianos também não foram “fantasiosos” em relação à infancia de Yeshua?

    – A camra dos reis não seria somente a fechadura para os conhecimentos Akháshicos e os iniciados seriam as chaves???

    abraços cordiais e
    Feliz Die Natali Solis Invicti para todos os leitores detsa coluna.

  • Fábio

    Realmente esclarecedor,todo esse poder todo da Igreja Romana sempre teve um cheiro podre no ar.
    Só não entendo por que até hoje os judeos renegam a Jesus sendo ele decendente direto de seus reis?
    Se poder responder a minha pergunta eu agradeço muito.
    Acompanho sua coluna desde o começo e lhe dou os parabens por compartilhar conocco um pouco do seu conhecimento.

  • To indo ler o texto agora! só pra dizer que eu fui o primeiro a comentar!

    Abraço!

    Marcel Maineri
    http://www.adivertido.blogspot.com

  • Leo

    Pela primeira vez gostei de um dos seus textos 🙂
    parabéns!

  • Cormag

    muito legal a coluna ta de parabens
    mas voce fala sobre os 3 Reis magos representarem elementos, e José completar os 4 elementos. Entao a teoria dos 3 reis magos representar o Cinturão de Orion não tem nenhuma ligação com essa. certo?

    primeiro??

  • tonkpils__

    Parabéns pela coluna, eu não deixo de ler uma. Mas eu não entendi uma coisa:

    Existem textos rosacruzes que descrevem a infância de Maria no Egito como uma Virgem Vestal e sua preparação posterior para o casamento com Yosef.

    Mas maria não era mãe de Yosef? como que ela ia se casar com ele?

    Desde já obrigado.

  • Muito bom o texto!

    me diz uma coisa: era só no Egito que estava concentrado TODO o conhecimento daquela época? porque lá?

    Abraço e feliz natal para todos!

  • Alexandre

    Marcelo como sempre o seu trabalho está excelente…
    Mas essa parte de Previsão do nascimento de um avatar ….. como poderia ser previsto isso???

    Abraços
    Ótimo trabalho.

  • Belo texto, que tal montar uma nova biblia? Essa soa melhor que a do Papa Anticristo hehehe 😀

    detalhe, não existe ano zero. O Jesus do Anticristo :skull: nasceu no ano 1, antes disso foi o ano -1. Uma relez convenção.

    :bye:

  • Marcos Filho

    Animal!!!
    Curti o texto! :thumbs:
    Feliz Natal Sedentários

  • Parceria amigo?

  • Opa, tem MEME Retrospectiva 2007 pra você lá no site =)

    http://www.portalgm.com

  • oliver

    você e seus posts religiosos (ao avesso)…afff…tão desimportante e desinteressante quanto os próprios.

  • Eu fico com todas as respostas n° 2…

    Valeu sr. Del Debbio.

    Feliz 2008 e continue com essa coluna muito boa aqui no Sedeentário.

  • Dromar

    E ae Tiooooo!!!!

    Bem… Feliz Natal!!! E boa passagem de ano!!!

    Comentarios sobre o texto não são necessarios.

    Abraços!

  • Arthur

    Duas semanas sem postar valeram a pena, mas aki, não demore mais duas pra postar d novo não, ok? hehehehe
    então… as datas deveriam ser AY, ou DY, antes de Yeshua, depois de Yeshua, e, deveríamos estar no ano 2014, comemorando, daqui a 7 dias, a chegada do ano 2015.
    Aliás, feliz 2015 pra todos.

  • Leus

    Aeeeee sou o primeiro!

    hehehe

    Feliz Die Natali Solis Invicti DD!!!

  • ML

    Excelente texto como sempre.

  • Guilherme Losilla

    Cara… to chocado heheh
    hoje vou passar um natal diferente!!!
    Mas ae, tem algum livro, alguma bibliografia que vc poderia indicar sobre esses assuntos? Acho muito legal, mas não quero correr o risco de ler essas porcarias caça niqueis que vendem por ai!!
    E Feliz Die Natali Solis Invicti pra vc tb!!

  • Eduardo

    Olá amigo,

    Tenho lido seus textos e sempre concordei com tudo que você escreveu e desta vez não foi diferente. Muito bom resumo…um lembrete, a vida de Jesus na biblia foi espelhada no deus Mithra, do nascimento, dos milagres e até a morte, sendo que damesma maneira ele morreu para nos salvar e ressucitou e o mais interessante nisso é que a imagem do deus mitra é um homem regurando um cordeiro, alguma semelhança com a igreja…cordeiro de Deus que tirais os pecados do mundo.

    uma pergunta, vc é maçom?

  • José Anderson

    Cara.
    Sempre, em meu íntimo, sabia que tinha uma coisa errada com essa história de Cristo. E agora achei alguém para compartilhar isso.
    Seu texto são ótimos.
    Sempre achei hipocrisia da Igreja querer que a gente faça tanto – pagar dízimo, fazer oferendas, doações – e serem sempre tão ostentosas – ouro nas paredes, nos objetos, nas roupas, etc.
    Sendo Jesus pobre e generoso porque então eles não seguem seus ensinamentos mas pedem para que nós sigamos?
    Natal foi uma data inventada para vender presentes.

  • aflansof

    Salve, prof.!

    Sem dúvidas, um excelente texto, seguindo a linha dos anteriores!

    Fico aguardando os próximos!

  • Hélio

    Nossa tio Marcelo! grande menssagem e com muita lógica! muito interessante!

  • Meu caro amigo.

    Duas coisas, para começar:

    01 – “O Papa diz que Jesus era um pobrezinho,…” – Não é o Papa que diz, é a própria Bíblia, a palavra de Deus: 66 livros reunidos, escritos por mais de 50 pessoas, por um período de mais de 500 anos e que falam da mesma coisa: do amor de Deus, sem ser contraditória. Existe ainda algum outro motivo para as pessoas lerem este livro??? acho q sim, existem n motivos, mas mesmo assim a maioria das pessoas tem medo de ler a bíblia. Elas tem medo de existir a possibilidade de gostarem e medo de um dia virarem ‘crentes’ e serem julgados pelo que não são, que nem hoje julgam seus amigos que trocam a balada por uma noite de louvor ao Deus amigo e amado na sua igreja.

    02 – “(1:10) a Josias nasceram Jeconias e seus irmãos, no tempo da deportação para Babilônia. (1:11) Depois da deportação para Babilônia nasceu a Jeconias, Salatiel; a Salatiel nasceu Zorobabel;” Você sabe o que uma deportação??? O povo foi deportado para outra terra, eles perderam tudo, a descendência perto de Jesus já não possuia os mesmos bens de Salomão. Basta ler para saber.

    É fácil pegar pequenos pedaços de textos bíblicos e com uma colcha de retalhos criar histórias, religiões, julgar a bíblia e a verdade de Deus.

    Deus é tão grande, tão grande, que as vezes palavras e sentimentos humanos falham ao descrevê-lo e entendê-lo.

    O mais importante é saber que mesmo tão grande Ele nos ama e nos quer muito bem, mas para isso temos que dar uma chance à Ele. Você já o deu uma chance verdadeira? Espero que um dia você tome esta decisão, você e Ele. Como uma dia eu tomei e não me arrependo!

    um grande abraço.

  • Arzzak

    Texto incrível, como sempre, MDD!

  • Leonardo Silva Fagundes

    Gostaria de saber quais foram as suas fontes de pesquisa.

  • The V3n0m

    Marcelo,

    Depois desta quem acompanha não é mais profano….

  • Guilherme

    Só uma agulhada…

    Se….Yeshua supostamente fugiu, se casou e teve filhos, ele certamente possui descedentes até hoje? se existe eles estão ocultos? ou a linha ja foi perdida?( o que acho muito dificil)

    E outra, ouvi uma vez de uma pessoa muito sabia , que acredito ,uito a seguinte história: Que Judas (O Traidor), realmente entregou Jesus, mas foi um falso Jesus, um outro alguem que se sacrificou por Jesus, ou até mesmo um ladrão qualquer, isto explica porque Jesus apareceu vivo no monte, e porque o corpo de “Jesus” sumiu.

    Agradeceria se ajuda-se a esclarecer estas pequena duvidas!
    E ja agradeço caro DD , por me ajudar na minha iluminação, pois me filiei a AMORC mes passado, graças a sua indicação.
    Creio que sua passagem pela Terra esta sendo marcante!
    Nosce Te Ipsum!!

  • Maurício

    Marcelo

    Gosto da forma com que explicas as relações de interpretação dos diferentes (e às vezes dos mesmos) símbolos ao longo da evolução das culturas e, não deveria entrar no mérito de certo ou errado sobre elas. Acho que estás sendo claro e, mais importante, coerente. Mas, por vício de professor, vou dizer que não entendi teu latim.

    “Die Natali Solis Invicti”(?)

    As declinações não estão fazendo sentido. Assim, vai parecer que tu só recortaste e colaste as palavras… o que não é exatamente ruim, a não ser por abrir precedente pra contestação da tua retórica como pastiche.

    Deixa que aproveite pra fazer uma pergunta, se eu não perdi nada nos textos anteriores e não fores tocar no assunto mais adiante, os essênios (o nome faz-me supor) estão ligados à “medicina” da mesma forma que Prometheus, Ofiúco e demais “megalomaníacos com cajados e serpentes”? 😛

    Abraço,
    Maurício

  • Alex Nunes

    Parabéns pela coluna e pelo esclarecimentos. Sempre tive profunda fé o Jesus de verdade sempre foi um grande sábio e não um ser mitológico como a igreja apostólica romana o construiu. Gostaria de saber sobre que acontece depois, e a história da crucificação? É comprovada a fuga de Jesus e sua esposa para Europa?
    Um grande abraço Marcelo, e continue com este trabalho fantástico para iluminar as mentes de todos.

  • Ajon

    Ja tinha lido isso a muito tempo, mas de maneira fragmentada em vários textos gostaria de saber se isso tudo esta no documentário Zeitgeist ou se voce tem outras fontes, excelente texto, parabéns.

  • Lucas Fonçatti

    CARACA !

    impressionante !

    depois dakele documentario q o “TIO MARCELO” postou aki pra gente assisti eu mudei em MUITO meus conceitos….

    Soh tenho uma pergunta: Se os cristãos chamam a iniciação egipia de mergulhar a cabeça na agua de batismo, eh bem provavel q o primo de Jesus, o qual o Batizou na biblia, fosse então um Sacerdote da Escola de misterios egipicia…..mas, quem foi ele na realidade ? ( SE EH Q ELE EXISTIU NEH)

    Feliz Die Natali Solis Invicti pra Todo o pessoal ai!

    :clover: :beer: 😆

  • Victor”

    Hehe Feliz natal… natal????

    aqui, fiquei em duvida nessa parte
    “seu pai e da mesma forma que João Batista, seu primo, e Lázaro, irmão de SUA futura esposa”

    essa sua, se refere a quem?

  • Dab

    Parabéns Marcelo, muito interessante seu texto, já tinha lido uma ou outra coisa dessa mas vc explicou muito bem,

    até!

  • Polilo

    Feliz Die Natali Solis Invicti, Frater Marcelo!

    Desculpe por tomar o seu tempo, mas gostaria de perguntar se o que estou pensando faz sentido.

    O fato de que a sociedade, principalmente as novas gerações, está se tornando mais ”livre” e com menos preconceitos (apesar de ainda existir MUITO ela está caminhando bem devagar para diminuí-los), dentre outras progressivas mudanças é um sinal de que essas gerações estão se ”adaptando” de acordo com a nova era que chega (Era de Aquário)?

    Ainda não sou iniciado na AMORC, pois estou na base dos estudos, na seção de postulantes, então não sei se o que eu estou falando faz sentido…

    Muito obrigado pela atenção, e claro, pela coluna!

    Saudações fraternais!

    PS: Talvez eu vá passar o ano novo na Riviera, então, vou falar com o pessoal do sedentário para conseguir te contactar.

  • Anselmo Queiroz

    Achei muito interessante essa sua teoria que faz muito sentido por sinal!
    Mas eu fiquei curioso, como, de acordo com suas teorias Marcelo, é o resto da história de uma das mais importantes figuras de todos os tempos!
    Ele foi crucificado?
    Ele doou suas riquezas para os pobres?
    Ele realmente pregava paz, amor, compaixão, igualdade, fé?
    Obrigado pela atenção.
    Um abraço!

  • Marcelo

    Querido chará.

    Ótimo o seu texto. Creio que sua consciência intelectual é extraordinária e lhe parabenzino no sentido de superlativo de alguma palavra que não consigo pronunciar além dos singelos parabéns. No mais, gostaria de ver um post de sua autoria com uma suposta solução (possível) aos temas acolhidos no filme Zeitgeist. Esperar por toda conscientização noosférica? Enfim, fica o meu abraço e um feliz natal.

    ps: Seria legal se fosse maçon(?).

  • Kyoudai

    Del Debbio… Você se superou… Simplesmente a melhor coluna sobre o assunto que eu já li… O_O

  • Vinicius

    No filme do post anterior fala sobre a possibilidade de jesus nem ter seequer existido… o q vc acha???

    Outra coisa, vc não respondeu a pergunta do porque jesus ficou 30 anos sumidos…
    Não existem documentos (que não estejam na biblia) que relatem os verdadeiros feitos de Jesus durante este tempo???
    Pq tb ‘chutar’ que ele ficou viajando pelo mundo é conspiratório demais..rsrs

    No mais, parabens pela coluna

    feliz natal..

  • Vinny

    concordo com o Thiago: Teoria conspiratória… aiai
    óbvio q muito bem escrita, atrativa pra quem gosta de literatura, mas um prato cheio para pessoas que querem “fatos”, na verdade boatos, para fundamentarem suas críticas… e vale lembrar q sem fontes confiáveis entretanto…

    é isso pessoal, deliciem-se com a ficção, sempre é bom fazer a mente viajar nessas conspirações absurdas… até pq maçonaria e ritos pagãos estão na moda hoje em dia né?! tipo a wicca nos últimos 4 anos e o lesbianismo chique ano passado… huahuaha

    um bom Natal para todos!

  • leandro monteiro

    interessante, mas uma grande perda de tempo… assim como imaginar como escolheram os big brothers, uma imensa falta do que fazer… eu ainda prefiro acreditar na versão do papa, porque não interessa de onde você veio, mas sim o que você fez, e Jesus fez bem mais do que você e todos os caras que ficam inventando essas coisinhas…

  • Sephiroth

    Puf….mais uma historinha de natal…é lógico, é verídico, qualquer um que estude a biblia sabe que é adaptada ou mesmo inventada…ficaria surpreso se fosse provado que por exemplo a arca de noé existiu, aí sim teriamos algo grande, até agora…nada…

  • Rafael

    FANTÁSTICO!
    PARABÉNS!

  • Keitan Lend

    Bem primeiramente venho para agradecerte…
    Simplesmente adoravel vossa iniciativa de esclarecimento…
    Já conhecia seu belissimo trabalho como escritor de RPG e tendo em vista a complexidade do mundo de Trevas(RPG),já sabia que você detinha conhecimentos a mais….
    Só não sabia que estes eram tão elucidadores…
    bem sem mais delongas um pergunta:
    Por um acaso Neil Gaiman é um dos que escreve sobre ocultismo em sua obras ficticias?
    Ele é um iniciado?
    Pq se não for me surpreenderei, afinal, em seu livro deuses americanos percebi escondido em suas linhas diversas mensões a temas ocultistas…
    Bem desde já acradeço por sua resposta ^c^”

    Obs:sempre sonhei com o dia em que jogaria trevas com vc mestrando!!!

    Obs2:minha mente se liberttou das algemas da ignorancia jogando Trevas; e agora as ultimas correntes se quebram com vossos post…Duplo agradecimento meu adoravel mentor!!!

    Feliz Die Natali Solis Invicti

  • Luis Fernando Imperator

    Hm, gostei da história. Mas fiquei curioso para saber por que o Avatar teria sido perseguido e crucificado vivo.

  • Marcos

    Marcelo
    Particularmente eu ja tinha estudado toda essa historia sobre os reis magos e sobre a fuga do egito. Smepre soube q Jesus foi estudar no egito depois da fuga para la q recebeu educação e tudo mais, concordo com algumas coisas q revelaste mas discordo de algumas, um exemplo, sobre jesus ter nascido ou coloca numa mangedoura ou não ter sido iniciado ou não, maria ter os pontos de chacka no ultimo grau, são muitos misterios e supostas das supostas das supostas historia q se podem inventar. Uma coisa é certa tem muitos misterios atras disso tudo mas… creio q o nós nunca saberemos a verdade de fato! E sobre a data de nascimento do Rei dos Reis concordo q foi em 20 de maio pelo antigo calendario cristão.
    Bom natal a todos

  • Pela primeira vez, concordo com os que estão contrários a esta coluna.

    De tudo narrado, muito pouco pareceu factível. Inclusive, tudo o que foi dito destoa de pesquisas recentes da arqueologia, que comprovaram a existência de Jesus, de sua mãe, de seus supostos pais, bem como de todo o nexo histórico envolvendo seu personagem e as implicações dele e João Batista (o qual, evidentemente, deveria ter uma maior inclusão em teorias sobre a sua vida).

    Dogmas da Igreja, por si só, ainda são dogmas, contaminados pela crença e pela aceitação acientífica. Porém, o que foi dito no presente post parte de algumas premissas dogmáticas, que em nada se separam das verdades religiosas. É crer pra ver.

    Caro Marcelo, já leu o livro “Dinastia de Jesus”? Pois, ao que me parece, ele mostra muito mais da vida de Jesus, como ser humano, que um outro ser fictício.

    Se pra Igreja ele fazia milagres e ressuscitou, nesta coluna ficou claro que ele era um ser iniciático rico (uma contradição histórica), doutrinado antes mesmo de saber sua situação no mundo, totalmente preconcebido. Fugindo, portanto, do entendimento mais simples, que seria o de um revolucionário oriundo das castas mais baixas.

    Bom, feliz natal e boas festas d fim de ano.
    Até Mais.

  • Marcos

    Marcelo
    Particularmente eu ja tinha estudado toda essa historia sobre os reis magos e sobre a fuga do egito. Smepre soube q Jesus foi estudar no egito depois da fuga para la q recebeu educação e tudo mais, concordo com algumas coisas q revelaste mas discordo de algumas, um exemplo, sobre jesus ter nascido ou coloca numa mangedoura ou não ter sido iniciado ou não, maria ter os pontos de chacka no ultimo grau, são muitos misterios e supostas das supostas das supostas historia q se podem inventar. Uma coisa é certa tem muitos misterios atras disso tudo mas… creio q o nós nunca saberemos a verdade de fato! E sobre a data de nascimento do Rei dos Reis concordo q foi em 20 de maio pelo antigo calendario cristão.
    E se for assim, a historia cheia de misterios ficaremos com varias versoes. Os rosacrusses dizem uma coisa, os judeus outra, os catolicos outra, e assim por diante…
    O que não se pode negar é o fato da obra. E particularmente acredito q a obra realizada por Cristo foi a melhor. Otimos ensinamentos (para quem deseja aprender e estudar de verdade), e pratica de vida.
    Bom natal

  • Rubens

    E Lázaro? no nosso mundo é possivel acontecer fatos “sobrehumanos”, como a ressureção dele?

  • krust

    Tio marcelo,
    uma duvida meio offside do contexto, a AMORC tem uma regra de idade igual a Maçonaria? ( 21 anos ) por exemplo, eu com 18 anos poderia me afiliar a AMORC?

    Abraços !

  • Rafael Castro

    Tá legal eu nunca acreditei muito nessa estória de virgens concebendo e estrelas guiando o reis magos.

    Um professor de história que eu tive, disse uma vez na aula que:

    “se você quizer saber sobre história antiga, não vá procurar na biblia”

    Alguns dias atrás o discovery channel mostrou um documentario que falava da participação da mãe do Constantino, na criação e na assimilação da nova religião pelo imperio. Ela teria inclusive encontrado fragmentos da cruz verdadeira.

    O que leva a minha pergunta: Se Cristo foi crucificado, (e os romanos eram bons nisso, segundo eu li). Como ele sobreviveu, teria alguem sido crucificado no lugar dele? E essa estória de que a tumba de cristo ficaria na India.

    Você já leu sobre a tumba de jesus que teria sido achada no Japão. http://www.thiaoouba.com/tomb.htm

  • Igor Pereira

    Sei la, é legal o que tu escreve, mas po, tem gente que le isso e ja posta dizendo que mudo a vida e tals, passaram a vida toda sendo rebanho de igreja e agora leram uma coluna e ja se dizem mudados… vai saber o que se passa com esse povo alienado.

  • Se o Jesus era tão fodão assim, a ponto de ameaçãr o império do Constantino (o que levou a toda essa invenção da imagem de Cristo), então isso leva a crer que o plano do imperador funcionou, uma vez que até hoje temos essa concepção. De que adiantou todo o preparamento então?

  • Felipe Ghost Rider

    Excelente como sempre.
    Muito bons os seus textos, já fio no aguardo do próximo e continuo a fazer os exercicios dos chacras.
    Feliz natal.

  • Eduardo

    Quanta imaginação.

    É interessante notar que os evangelhos são considerados verdadeiros quando é interessante. Para dizer que Jesus era rico recorreram a Mateus.

    Outro ponto interessante é se apegarem a detalhes sem importância. Os evangelhos nunca foram relatos históricos, são textos para ajudar a difundir a mensagem (isto sim o importante) de Jesus.

    Se Maria era virgem, se Jesus era casado, se houve Reis Magos, se houve fuga para o Egito, se Jesus nasceu em Belém ou em Nazaré, isto tudo não muda nem um milímetro a mensagem de Jesus. Mas é a isso que se apegam.

    Esse texto dá tanto crédito ao vídeo, e o vídeo afirma que Jesus nem existiu “pois não há nenhum relato histórico”. É o caso de quem escreveu esse texto entrar em contato com o autor do vídeo pois ele tem relatos “verdadeiros” da existência de Jesus.

    Outro ponto interessante é ver nos comentários pessoas aceitando como verdade esse texto, simplesmente por ser “do contra”. São os adoradores dos deuses Nike, Coca Cola, Orkut, etc.

    É isso.

    GLÓRIA A DEUS NAS ALTURAS E PAZ NA TERRA AOS HOMENS POR ELE AMADOS

    UM FELIZ NATAL a todos

  • sr. tesla

    Marcelo sou seu fã, sua clareza de raciocínio e tua didática, fazem a tua diferença, gostaria de te fazer três perguntas.

    1- Sabemos que a existência de alienígenas aprisionados pelo governo Americano, é uma possibilidade real, que a área 51 realmente existe. Você acha possível, e que tipo de tecnologia alienígena pode ter sido capturado e estar sendo usada pelos americanos.
    2- A viagem no tempo é uma realidade teórica, você acredita que em nosso plano ou em outros, possam existir viajantes com capacidade de interferir nos acontecimentos. Determinadas coisas quando estudadas a fundo não batem tem uma explicação que não resiste a uma análise, mas profunda. A vitória americana na 2º guerra mundial, a queda do muro de Berlin, a crise dos mísseis em cuba não ter deflagrado uma guerra, enfim pela lógica acontecimentos que não deveriam acontecer, coincidência, interferência de outros planos, interferência alienígena, ou realmente coisas feitas pelo homem.

    Por ultimo fale um pouco sobre meu mentor Nikola Tesla, e seu transmissor que provavelmente falava com outros mundos, e sobre Wilhelm Reich

  • Joao

    Opa,

    Macelo, tudo bom?

    Uma dúvida. Voce diz que um dos tres reis era o “rei do país dos árabes”. Só que em nenhum registro histórico é feita qualquer refrencia a um “país dos árabes” ou algo semelhante. Veja bem, até a metade do séc. V da era cristã, a região da arábia (região que compreende o crescente fértil, as terras da península arábica e o Iemen) era palco de guerras e área de influenc9ia cultural de dois Impérios: o bizantino e o sassânida. As organizações sociais mais estruturadas encontravam-se no Irã e no Iemên, cada qual com sua própria lingua, que não era sequer o árabe (que foi posteriormente o critério chave para manutenção da identidade cultural daquele povo, na medida em que era a unica lingua oficial da religiao islamica).
    Meu ponto (e o dos historiadores em geral) é que, de fato, nunca exisitiu uma nação árabe, ou mesmo um conjunto organizacional social similar que se poderia denominar “país dos arabes”. Passou-se a identificar o POVO árabe – ao invés da região geográfica – apenas a partir da revolução maometana, que foi acotnecer no seculo VII!! E mesmo assim desconhece-se qualquer indicio de organização unitária daquele povo que possa supor ter havido um “rei”.
    A referência foi equivocada? Ou há outra explicação?
    Um grande abraço e bom ano novo (ao menos essa festa nao desperta controversias :D)
    J.P.M A.

  • Gusk

    Eh, realmente acho bastante plausível os verdadeiros 3 Reis magos terem se guiado pela Astrologia para saber a data exata do nascimento de Yeshua.
    Afinal qual outro simbolismo a tal estrela de belém poderia ter?

    Parabéns pelo Post,

  • Concordo com você!!!

    Tudo no Natal é falso, desde a vida de Jesus passada pela Igreja Católica até a bondade demonstrada pelas pessoas nesse dia!!!! Ontem foi por controle, hoje é por consumo!!!

  • san

    to vendo q depois disso….

    soh resta ficar trancado no meu quarto com umas 5 garrafas de vinho!
    huahauahua

    mto mto mto bom!

  • Rômulo

    Olá Marcelo!
    Bem legal esse post, mas vc sabe onde eu posso encontrar mais detalhes da vida de Yeshua como se fosse uma biografia mesmo, com essas viagens e a vida com Maria Madalena e sua morte?
    Abraços e obrigado pela mensagem que ilumina essa história um tanto quanto moldada.

  • smymer

    um bom post, cada conhecimento e um conhecimento, adimiro e respeito sempre uma opinião quando buscada e com certa fundamentação, porem abomino opinioes como “uao belo post, ou Del Debbio… Você se superou… Simplesmente a melhor coluna sobre o assunto que eu já li… O_O” sinto muito em discordar desas pessoas, pois precisam ler mais e buscar mais conhecimento, hj em dia o mundo esta cheio de fontes de informação agora qual a veracidade dessas historias, como ele disse o natal nao é o dia em que jesus nasceu e sim um dia instituido pela igreja catolica para agradar tantos os pagaos quanto os cristoes da epoca, mesma igreja que pegou toda uma religiao e a conturbou e distorceu seus fundamentos baseicos no decorrer anos ate hj, Jesus era realmente da linhagem de Davi, sim descendente do rei salomao, sim porem já era uma descendencia bem escaça assim sendo o pai de Jesus nao era rico, nem seu avo, nem seu bisavo e por ai vai bom tas minha opiniao

  • Jefferson

    Querem que eu acredite no Marcelo Debio???

    hahaha

    O mais engraçado é que a Biblia vem se cumprindo palavra por palavra.

  • Pedro

    Pow, bem interessante o artigo, so corrigindo umas pequenas coisas, quem diz que jesus nasceu em belem na manjedoura não é o papa é a biblia, outra coisa, a igreja catolica até tem seu Jesus loiro de olhos azuis que eles penduram na parede, mais a evangélica é totalmente contra qualquer tipo de imagem, e qualquer um que conhece um pouco de cristianismo e teologia sabe que no lugar onde Jesus nasceu todos são morenos e não usavam cabelo grande porque era vergonha pro homem, enquanto a sua teoria de verdadeiro Jesus, ai é com você mesmo, Jesus podem ter existido muitos, mais o Cristo Santo de Israel só tem um, e ele mesmo pode te contar sobre ele se vc pedir, isso mesmo ele pode aparecer pra você e te contar sobre ele, como tem feito com muitos

  • Fox

    Isso é tão verdade absoluta quanto qualquer coisa dita na Bíblia.

  • :B

    genial :]

  • Legend

    Olá Marcelo,

    Muito legal a a brincadeira do “O que é mais provável?” :jump:

    Só não entendi pq algumas “salsinhas de cristo”(como diz o Cardoso, do Contraditorium) ficam tão nervosas :flame:, se eles mesmos dizem que o que você partilha conosco é “pouco factível”, “imaginação”, ou “teoria conspiratória barata de pseudo ateu”. Parecem crianças decepcionadas que acreditavam em papai noel.

    Tenho uma pequena noção do grande impacto que deve ter alguém contestar, ou colocar em xeque a “verdade” seguida durante toda uma vida por gerações em muitas famílias. No entanto as otoridades tem conhecimento que “Mundus vult decipi, ergo decipiatur”.

    Boas festividades!

  • Diego Melo

    Olá Marcelo e olá pessoal, achei um documentário muito interessante na internet, se chama The Corporation, acho muito importante muitos de vocês verem. Link: http://video.google.com/videosearch?q=the+corporation+portugu%C3%AAs&sitesearch=
    Ai tem a parte 1 e 2, que são respectivamente os primeiros videos que aparecem.
    E para você Marcelo, uma dúvida: Ron Wyatt descobriu a Arca da Aliança nos finais da década de 70?

  • Toddy

    Ha e outra coisa, aproveitem e visitem esta página do mastercard para acreditarem ou não na história dos chips. É realmente “eles” querem nos chipar! :ninja:
    http://www.mondex.com/

  • feliz solsticio de verão pra nóis! :beer:

    tio, tio… 2008 :yeah:

  • Mateus

    Não sei se essa é a hora mais oportuna para perguntar sobre isso, mas essa dúvida me apareceu só agora.

    Tudo o que foi dito sobre Solstício de inverno, 25 de dezembro, ascensão do Sol a partir do dia 25 e tudo mais… não pode se considerado aqui no hemisfério Sul? Já que as estações do ano são invertidas com relação ao hemisfério Norte?

    Obrigado e Abraço,
    Mateus

  • Oi Marcelo!

    Seguinte, aí vai minha “PERGUNTA”:

    Deuses egípcios são legais certo? egípcios são caras espertos e religiosamente evoluídos (apesar de escravizarem judeus por bastante tempo que nem um sujeito de bigode faz algum tempo).. resumindo, são os caras! e tudo que existe de “conhecimento” vem deles.

    Então me explica esse trecho do antigo testamento:

    «E eu passarei pela terra do Egito esta noite e ferirei todo primogênito na terra do Egito, desde os homens até os animais; e sobre todos os deuses do Egito farei juízos. Eu sou Yahweh. E aquele sangue vos será por sinal nas casas em que estiverdes: vendo eu sangue, passarei por cima de vós, e não haverá entre vós praga de mortandade, quando eu ferir a terra do Egito»

    Ué! O Deus de Moisés falando que deuses com cabeça de vaca não são legais ? os tão evoluídos egípcios sendo dizimados por Moisés e seu Deus ?

    Então como pode Moisés e Jesus serem seguidores de preceitos egípcios ?

    Outra dica que eu dou aos leitores (sem é claro falar mal dos seus textos que leio sucessivamente!): Pessoal, todo este conhecimento é “maneiríssiomo”! parabéns por lerem isso em vez da coluna de fofocas! mas não esqueçam o seguinte; todo esse conhecimento não te torna uma pessoa mais caridosa e não enfiam o amor no seu coração… na verdade, é provado que o amor, maior força de todas, não carece nem de se saber ler… Se importem com o mais importante: AMAR O PRÓXIMO COMO A SI MESMO!

    Se vocÊ não consegue amar, perdoar, ser paciente… vocÊ está bem longe do caminho de Abraão, Buda, Oxalá etc…

    Preocupe-se com as coisas do alto! (disse Jesus)

    Uma coisa que li outro dia num livro sobre cabala: ANTES DE TUDO É PRECISO ESVAZIAR-SE!

    Lembre-se que o Deus dos cristão e Judeus também abomina a adivinhação e a consulta aos espíritos (ver antigo testamento)… só um detalhe né?

    Um abração a todos!

    PH,
    TSM

  • nandoyyz

    Saudações Tio Marcelo

    Gostaria de agradecer a coluna, muito interessante e muito útil, principalmente pra pessoas como eu que estudaram em escolas católicas e eram obrigadas a estudar dogmas sem sentido. Nunca aceitei patavinas do que diziam ou escreviam, sempre duvidei e me ferrava com isso (ainda bem que não vivi na época da Inquisição). Bom, só gostaria de saber uma coisa: Admiro a coragem dos que contestam a Bíblia, sempre falam que a Igreja mudou tudo, fez adaptações conforme o interesse pelo poder e a dominação mundial. Agora não entendo o porquê que todo crítico cita textos da própria Bíblia pra desmascarar, justificar ou agregar uma idéia, por exemplo: o texto citado da genealogia de Jesus (Mateus 1:1-16), ok aí você citou o texto apócrifo de Thiago (Tiago 1:1) para complementar sua idéia. Afinal o que está na Bíblia é ou não é confiável? Devemos crêr apenas em parte no que está escrito? Alguém já publicou uma Bíblia baseada nos textos originais que não sofreram alterações?
    Obrigado

  • TK Guerreiro

    Excelent post!

    Bem plausivel suas explicações, de fato se ler ou ter em mãos documentos mais solidos com tal teoria eu me apegaria a ela, mas de todo modo achei muito boa =D

    Feliz Dies Natalis Solis Invicti, ave Mithra!

  • Mário

    Eu prefiro a versão que Jesus foi um Cro-Magnon de 14.000 anos de idade que conheceu Buda e gostou do que aprendeu com ele e depois de 500 anos tentou passar pra frente seus ensinamentos, porém foi mal interpretado e daí criou-se todo o mito rsrs

    Assisti o The Man From Earth. É muito bom!!!

  • Hyan

    Entao, axei a matéria 😀

    http://super.abril.com.br/superarquivo/2004/conteudo_125361.shtml

    e cito o paragrafo q me chamou atençao

    “A reação

    “A idéia de que os primeiros cristãos não consideravam Jesus divino antes do Concílio de Nicéia em 327 não se sustenta e essa é a grande fraqueza da teoria bem amarrada de Dan Brown”, afirma o pastor e doutor em teologia do Seminário Teológico de San Francisco, o americano Wesley Tracy. Na trama, a Igreja reuniu seus bispos e criou toda a teoria da suposta divindade de Jesus no encontro de Nicéia, na Turquia. “Apesar de ele colocar tais afirmações na boca de alguns personagens ‘acadêmicos’, a premissa é falsa. Há documentos pré-Nicéia e pré-Constantino (o primeiro imperador romano cristão) que asseguram a divindade de Cristo. A cópia parcial do evangelho de João do ano 125, que está na biblioteca Rylands, em Manchester, é uma dessas provas”, diz.”

    Mtos academicos nao acreditam plenamente nesse lance do Constantino ter inventado a divindade de Jesus (como o texto diz). Mas eu nao descredito o fato dele ter dado um Upgrade nela…incluindo referencias de varias outras religioes.

  • Parceria ?

  • Cadi

    Bom, e por acaso o natal hoje em dia é comemorado por Jesus ou pelo consumismo ???

    O Natal, que independente do dia que Jesus nasceu, deveria ser uma data que olhariamos pras pessoas necessitadas, que nos juntassemos com nossas famílias, que rezassemos, mas hoje em dia esta muito longe disso…

  • TIO DD, HOHOHO, FELIZ NATAL !!! (rs)

    algumas dúvidas,

    quando, como, quem, onde e porque… as constelaçõpes foram “batizadas” não foi pelas desenhos que as estrelas formam… ou foi ???

    nas constelações, as estrelas são fisicamente próximas ???

    hindus = era de touro
    judeus = era de aries
    cristãos = era de peixes
    ???????? = era de aquario
    pelo que entendi então, algumas religiões estã vivendo “no passado”???
    então dentro de poucas décadas aparecerá um “doido” carregando uma “bacia” e será o messias da nova era ???

    e sobre a numerologia ??? pq não comentou nada até agora…

    pq a pesar de todo o poder de roma, não conseguiram impor seu conceito numérico ???

    bom perguntas demais…

    “Quem é o Mestre? Bruce Leroy ???”
    “Eu, sou Mestre!!!”
    – O Ultimo Dragão –

  • Uma boa teoria da conspiração !

  • Tiana

    muito obrigada pelo presente de natal. excelente texto.

    gostaria de saber quando a enciclopédia estará disponível para compra, estou gostando muito dos seus textos.

    um abraço.

  • Beto.

    Marcelo,

    Já ouviu falar de um livro chamado “Jesus viveu na India” de Holger Kersten?
    Neste livro Jesus é tratado como uma espécie de monge, dos nazarenos, que teve passagens em alguns “congressos” budistas (não sei o nome ao certo disso – qdo vários monges budistas se reunem para discutir as “coisas”). E que ele e sua descendência estaria enterrada na India. Sendo, segundo este autor, provável que a Terra Prometida fosse uma região na Kashemira, região na qual há diversos acidentes geográficos com o nome dele, do tipo “a pedra em que Jesus descansou”…Enfim…Já viu? leu?

    E o que vc tem a dizer do Paulo (Saulo de Tarso)? Há quem o ache oportunista … outros, como na obra “Paulo e Estevão”, o acham um verdadeiro convertido. O que vc acha?

    Valeu!

  • Olá

    Oportuníssimo seu texto sobre o Natal

    Jesus foi sim um grande homem. O maior e melhor em todos os sentidos até mesmo comparando-se aos dias de hoje.

    Religiões inventadas são cheionfiar de tantas es. Por isso é tão fácil desconfiar de tantas histórias mal-contadas.

    E outra coisa: Jesus nasceu na manjedoura porque na época estavam fazendo um censo e tal e todas as hospedarias estavam ocupadas. José chegou a oferecer dinheiro (pois sim, carpinteiro era uma das melhores profissões da época), mas o que faltavam era lugares…
    Imagine como se todos os nordestinos tivessem que voltar à terra natal para fazer o “censo”…certas cidades não acompanharam o crescimento e por isso faltaram lugares…

    Existem livros falando sobre a infência de Jesus, e aí sim , dá pra saber como ele realmente era. Livros estes, sem censura e sem autorização da igreja católica…

    Beijos e Bom Natal.

  • Pierre Maranhão

    PARABÉNS!!! Simples como a verdade!!!
    Feliz Die Natali Solis Invicti para todos !!!!

  • felipe – Fortaleza

    Olá,

    muita coisa legal ja foi comentada, gostaria entretanto de dizer que com um tanto a menos de ironias, seu texto teria um pouco mais de credibilidade…

    de qualquer forma é informação, basta saber como filtra-la. Melhor do que os fatos, os mitos ou textos é a discussão de pessoas inteligentes a respeito, e discordar é fundamental para isso. Me desculpem os pseudo-intelectuais que “amodemaisesseblog”, mas precisam ser abstraidos para todo esse contexto saudavel de diálogo se estabeleça de forma mais critica e frutifera.

    obrigado a você pela contribuição e a todos os que comentaram até agora!

    abraços e boas festas!

  • hahaha

    eita , os comentarios aki tão iguais a fogueira da inquisiçao : tão pegando fogo 😛

  • darkshi

    Continuo sendo apagado??? Eu em. PAra que? Minhas perguntas não foram nada além das do que ja foram feitas aqui.

    Repito minha pergunta. Vc sabe que é no proto evangelho de Thiago que surge a primeira defesa da virgindade perpétua de Maria? Se vc usa um trecho desse evangelho apócrifo é pq vc o considera correto, se o é, vc deveria considerar esse detalhe?

    Outra coisa, desde quando “ordens de mistérios” antigas usam as mesmas nomenclaturas pertencentes a maçons do século 17?

    Como foi dito ai em cima. Prefiro ficar com o Jesus pobre do que mais um filho de ricos iniciados e que falha em sua “missão” já que nem seu “reinado” e nem seus “ensinamentos” foram passados para o povo.

  • ola meu bom amigo, estou passando para de desejar um feliz natal, com muita saude, paz e prosperidade… hou hou hou Feliz Natal HoHoHo

  • Feliz Natal, parceiro! E parabéns pela referência no Correio Braziliense desta terça-feira.

  • Junior

    Pra você as coisas são tão impossíveis que Deus poderia virar você do avesso se quisesse.

  • Haroldo Bertoni”

    93!
    Olá Tio, sou demolay de Guarulhos, SP, e gostaria de aqui somente parabenizá-lo por esse texto, muito exclarecedor e bem elaborado.
    Um Grande Abraço”
    93.93/93

  • terugo

    Um diz uma coisa, outro diz outra.

    Se for por lógica, nenhuma das versões faz sentido. Da mesma maneira que alguém dizer que um jovem, aos 22 anos, já havia lançado as bases da física, que seus estudos norteariam a ciência nas próximas décadas, eu não acreditaria, no entanto, é “verdade” – Newton, este sim nasceu no dia 25 de dezembro… ou não?

    Tanto é absurdo um pobrezinho perseguido que faz as peripécias de cristo como a vinda de uma criatura prodigiosa, gerada por pai incrível e mãe fantástica, no seio de mistérios elevadíssimos etc.

    Diga-me, Del Debbio, qual a vantagem de saber a “verdade” sobre isso? É muito mais proveitoso que saber a “verdade” sobre quem matou a vilã das novelas oito? Ou a “verdade” sobre a copa do mundo de 78?
    :unsure:

  • MADE IN BRAZIL

    porque o segredo da vida de jesus na adolescencia e fase adulta ate
    30anos?deve ter aprendido bastante coisas.

  • Luiz de Araujo

    É engraçado como as pessoas questionam a veracidade ou a falta de compravações do texto escrito e que é só historinha, mas…

    Essas mesmas pessoas fazem exatamente o mesmo. E ainda citam supostas comprovações científicas dessas histórias, mas também só “jogam isso no ar”.

    Assim como essa coluna pode ser fictícia, todas as histórias podem ser. Incluindo todas as histórias religiosas, de todas as religiões, não só a do Papa.

    Eu não tenho nenhuma religião, acredito no conceito de religiosidade, mas existem religiões muito mais antigas que o Catolicismo.

    São religiões que não tiveram períodos Negros, como foi a Inquisição, em que, inclusive, muitos desses praticantes de outras religiões foram assassinados em fogueiras e nem por isso revidaram e mataram católicos, preferiram se esconder.

    Essas religiões me parecem ter muito mais credibilidade que a do Papa, já que nunca precisaram matar outras pessoas para provar sua verdade ou sua fé, são muito mais antigas e não tem milhões e milhões em patrimônio mundo afora.

    Porque daria eu mais credibilidade ao Papa, ou a Igreja, que diz aos seus fiéis não matarás, mas matou aos montes?

    Brilhante Coluna Marcelo, é a primeira que comento, não gostei de algumas, mas talvez a falta de aprofundamento em alguns dos assuntos tenha me influenciado.

    A história pode ser só uma história, mas ao menos é coerente, segue uma linha que vêm desde a sua primeira coluna e comparando com a linha histórica de nossas civilizações faz bastante sentido.

    Espero anciosamente posts mais específicos sobre as civilizações mais antigas e queria saber se haverão colunas só sobre os Incas, Maias e Astecas.

    Um Abraço

  • Para que todos saibam o texto não diz para não acreditarmos na religião, mas para pensarmos bem o que realmente é certo.
    Faz muito tempo que não vou nas igrejas pois cada uma vende uma religião diferente e dentro de cada religião sempre acrescentam algo não relativo ao todo.
    E contrariando o Eduardo que diz “Outro ponto interessante é ver nos comentários pessoas aceitando como verdade esse texto, simplesmente por ser “do contra”. São os adoradores dos deuses Nike, Coca Cola, Orkut, etc.” Digo Somos mesmo, mas não tentamos fujir do país com malas de dinheiro retirados da fé das pessoas que realmente acreditam na religião capazes de contribuir com o “Dízimo”.
    Gostei muito de sua citação, continue assim que ganharam mais um leitor 😉

    Feliz Natal a todos

  • Leo

    Então a solução foi matá-lo e depois dizer que ele era mesmo filho de Deus e inventaram uma ordem para ser respeitada: A Igreja católica?

    Esse é a conclusão do teu texto?

  • Diogo

    Não entendi nada, o Papa ganhou disparado!

    o/

    Muito bom Marcelo, novamente.

    Feliz Solstício de Inverno.

    P.s: Recomenda Jorge Adoum como leitura iniciática?

  • Cacilda…. tou só me perguntando… se O seu Jesus Nasceu 7 anos AC então quer dizer que ele nasceu antes dele mesmo???

    PORRA O CARA É NINJA!!! :jump: :ninja: :jump: :ninja: :jump: :ninja:

  • Bruno B

    Boa coluna, Del Debbio.

    Eu tenho uma pergunta que não está relacionada a esta coluna.
    Você pretende falar sobre Tunguska?

    “Tome a pírula vermelha, e eu te mostro o quão profundo é a toca do coelho”

    Obrigado

  • Filipe

    Analisando varios topicos sobre o assunto religião vi que vc é bem contra Deus e Jesus .. vc prega isso descaadamente, então só posso pensar nisso:

    Tende cuidado, para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo; CL 2:8

  • Depois dessa, eu peço pra Sair. 😆

    Cê vai falar dos templários né Marcelo? Diz que sim, capitão, porque a aspira aqui tem muuuuuuitas perguntas pra fazer…
    Mas fico no aguardo e bom 2008 ao povo aqui!

  • Victor

    Se tá na internet deve ser verdade.

  • ninrode

    gostei muito da sua esplanação..nota dez!!!alem disso gostei da sua menção do nome de Deus q esta na tardução do nome de Jesus.afinal,vejo neste ponto uma certa conspiração de muitas religiões de excluirem este nome ,que ,afinal de contas e o nome do pai de Jesus ,o Deus do hebreus Jeova.a pronuncia correta deste nome foi ate mesmo perdida ,um nome q aparece segundo alguns mais de 7000 nas escrituras na versão original..como assim..num a uma certa discrepancia?tentaram fazer de jusus deus sendo ele filho de deus com canlou de repetir ..bom dexo esse topico pra vc q e especialista ..ate mais continue assim sou seu leitor assiduo!!

  • Curioso

    Marcelo, venho acompanhando sua coluna com interesse desde que a descobri neste blog, cujas minhas navegações tinham o objetivo inicial era suprir a ânsia por novidades em quadrinhos de um trintão que não mais se arrisca em comics shops. Eu tive formação católica em minha infância e segui todos os passos prescrios na catequese. É óbvio que com minha formação acadêmica subsequente e minha natural procura por respostas palatáveis pelas eternas questões existenciais e filosóficas da origem da vida e da razão de nossa existência me levaram a um ceticismo e ateísmo os quais classifico de cômodo e inercial. Não nego que qualquer crença em aspectos sobrenaturais, seja no cristianismo tradicional ou em outras religiões monoteístas, ou mesmo a prática de rituais pagãos exige esforço, disciplina e um desapego ao materialismo reinante; mas suas recompensas são inegáveis quando se analizadas sob os conceitos de cultivo à esperança e à certeza de uma vida eterna satisfatória. Como buscar alívio às interpéries e situações desesperadoras inerentes à vida de qualquer um, sem deixar-se levar por doutrinas opressoras e contrárias ao pensamento livre?

  • É lamentavel mas tenho q concordar com vc. Resumindo, Natal é o dia do Papai Noel e só.
    How How How a todos! :beer:

  • Renis

    :unsure: Saudaçõe sminhas DD, uma coisa qu epercebi esse dias também..a brincadeira de criança – amarelinha – caramba é uma árvore da vida.

    Bem e certo então falar que a igreja colocou uma imagem de um deus solar pra duelar com a imagem de Jesus. E quem os catolicos adoram no 25 de dezembro é jesus-apollo? Em nenhum momento adoram a Jesus Cristo.
    Quem devemos adorar, em que momento.. do dia 26 ao dia 6 devemos contemplar o raiar da salvação?

    Abraços.

  • Lilia

    M A R A V I L H O S O
    FELIZ (RE)NASCIMENTO, FELIZ SOLSTÍCIO.
    …que possamos materializar todos os ensinamentos positivos para o crescimento da consciência da humanidade.
    Abração, Lilia

  • jumpsheol

    feliz natal, rsrsrs

  • scott

    daew
    ow DD
    foi eu q perguntei sobre a ordem demolay e talz
    mas vc n respondeu sobre a igreja messianica…
    vc conhece?o q acha?
    mas entre essa semana q passou surgiu-me duvidas 😮
    vi nos comments sobre indigo boys e fui da uma olhada pra ver o q q era
    bom achei esse texto http://www.joacir.com/as-criancas-indigo-comecam-aparecer
    nele tem algumas caracteristicas q eu achei interessantes
    visto q eu sempre achei q eu n vim pra esse mundo para n fazer nad x)(talvez seja só mania de grandeza
    :unsure:poeakeapo, mas sei la)

    puorezempro “Eles farão uma revolução no status quo porque curarão com a imposição de mãos sem nunca ter ouvido falar no assunto, terão dificuldade de se enquadrar em estruturas familiares rígidas, autoritárias, e ocuparão posições de liderança desde o jardim da infância. ”

    sei la mas tinha muitas dessas caracteristicas quando era menor…=/
    minha mae eh messianica, n sei se vc sabe mas eh de origem japonesa
    e tem por base a cura por imposição da mão ( sem custos logico, n eh igual algumas ai)
    nisso quando devia ter por volta de 2,3 ou 4 anos, nigm sabia esplicar direito o q era o johrei(nome dado a cura pela imposição DA mão) eu por uma inspiração divina 😛 (acho q to me empolgando hehe) dei uma explicação digamos q desconcertante pra todo mundo, algo do tipo “o johrei eh uma luz(ou energia n lembro direito) q vem de deus (putz minha memoria ta falhando, mas acho q eh isso) vem pela cabeça,vai pro coração, q vai pra mão…” e ai n lembro mais=/
    mas sempre achei q tinha algo de diferente, desde pequeno,
    so q quando pequeno uma trave de futebol caiu na minha cabeça(opkeapokaeopa) bem no topo da cabeça, onde seria o chakra(seila como escreve) divino, n eh?

    sera q isso pode ter afetado algo?

    sei la pq me sinto meio adormecido( de verdade),digamos q em tudo.
    talvez seja a idade, 16 anos eh idade de preguiça, n?
    =P
    mas por favor responda,vlw?

    abs

  • Danilo

    “Mestre” marcelo… Eu humildemente agradeço mais uma grandiosa coluna (puxa-saaaaaco). Lendo ela, me deixou muuuito mais curioso:

    Pelo que pude notar nesta coluna e somado com o que o maçom na palestra disse posso afirmar que existem e existiram mais avatares, certo? Quem foram, quem são atualmente e quem podem ser considerados “Avatares”?? Em 2150 vai vir outro avatar no estilo de Jesus, certo?

    Duvida cruel: Como você explica, em ponto de vista ocultista, aquela sensação boa no peito de quando você vai na igreja? E o dom de linguas (pessoalmente, eu já vi cada coisa com esses dois olhos miopes)??

    Sem contar a “palavra de Deus”: pelo menos na igreja que eu frequento eu já vi ela se cumprir várias vezes de mais variados modos! Contas pagar misteriosas mentes, casamentos inusitados (tipo o cara que na palavra falou que ele ia casa com a primeira moça que ele saudasse, e são felizes até hoje).

    Tem como você esclarecer essa parte pra mim?? E pode ser a duvida de muitos…

    PRO PESSOAL QUE NÃO BOTA FÉ NO QUE ELE ESCREVEU: o fato de Jesus ter sido rico, ocultista e casou, NÃO MUDA EM QUASE NADA A MENSAGEM DADA!! Lembrem-se de Renato Russo e Cazuza… Deixatam musicas maravilhosas e tem uma legião de seguidores e ninguem lembra do fato que os dois morram de AIDS

  • Padre Judas

    [b]Isaque:[/b] Jesus não é “ninja”. O que aconteceu é que quando o Papa Gregório determinou a criação de um novo calendário para substituir o anterior (Calendário Juliano), ele pediu a um determinado monge (cujo nome eu não sei – vi uma vez, mas não lembro) que fizesse os cálculos necessários. Só que o monge em questão cometeu um “pequeno” erro de cálculo e por isso ele acabou colocando o ano de nascimento de Jesus um pouco mais adiantado. Só isso.

    Este é um fato bastante conhecido – já saiu na Superinteressante, acho que até naquela porcaria da Veja.

    Eu não acredito em Deus, anjos, e.t.s, fadas ou bobagens semelhantes, mas acho divertido ler sobre mitologia e folclore – por isso tenho acompanhado bastante este blog. Sem falar que ele dá boas idéias para campanhas de RPG :hehehe:

  • augusto

    trofeu joinha pra ele

  • Alex Albério

    “Conhecereis a verdade e ela vos libertará…” Ele mesmo disse isso, correto 🙂

  • Frodo

    hehehe Valeu, DD!
    Já esperava um post sobre a vida de Yeshua há bastante tempo! Como sempre, muito bem escrita e interessantíssima a coluna. Um grande abraço e feliz “Natal” a todos

  • manoel

    versões e mais versões……historias que nao podem ser provadas….e a verdade é um misto disso tudo!!
    mas saber sempre é bom….ouvir historias e tirar conclusoes….esse é o fascinio!!
    E quanto a Jesus…desde o mais ignorante ao mais culto ainda tem duvidas a seu respeito!!
    Cabe a cada um decidir no que acredita!!
    paz a todos!

  • texto bem interessante… se possível gostaria que indicasse fontes de pesquisa para sua elaboração (algumas já ficaram claras no texto, mas gostaria do resto).

    ah sim, no próprio texto bíblico sobre a linhagem de Jesus há uma enorme contradição. Quem descende de Abraão e Davi é José, o marido de Maria, e portanto, para Jesus descender do Rei Davi, teria q ser filho legítimo de José. Portanto, ali mesmo a bíblia já joga ladeira abaixo o fato do hômi ter nascido de uma virgem (pois, para ser descendente de Davi, seu pai José teria q ter concebido-o com Maria, não sendo Jesus concebido pelo Espírito Santo), ou então ele teria sido concebido pelo Espírito Santo e não seria filho de José, o que por consequencia não o torna descendente de Davi. Poxa, os caras tem q escolher um dos discursos, pq ficando os dois eh mto contraditório… mas como eles tem um rebanho de idiotas para aceitar mesmo… pra q mudar.

  • Rui

    Caralho, muito bom o texto, show de bola…

  • Vai saber né, o q se passou nesses 30 anos de Jesus!

    FELIZ NATAL SEDENTÁRIO esse é meu vídeo/presente para todos daqui do blog!
    http://br.youtube.com/watch?v=QUTriGpoVC8

  • eric

    muito bom, só faltou citar referências, né… deve ter gente que, como eu, se interessa pelo assunto e quer pesquisar um pouco mais…

  • Bacana, bacana. Sobre a história (ou estória) de Jesus, eu realmente nunca tinha ouvido falar. Talvez porque eu não tenha ido atrás dela, mas tudo bem.

    Uma pergunta também não relacionada ao tópico de hoje:

    Tu irás falar sobre 2012 e sobre o calendário/profecia Maia?

    Alias, se puder dá uma lida sobre a conexão do evento de Roswell e 2012:
    http://www.abovetopsecret.com/forum/thread317111/pg1

    Ah, e antes que eu esqueça, Feliz Natal e um próspero ano novo pra ti e todos os colunistas do S&H!
    []s!

  • Ótimo texto DD, bem melhor que a versão “oficial”.
    Mas pra mim ainda não é o bastante pra acreditar. Muito longe disso.
    O melhor é eu seguir seu conselho e pesquisar sobre essa versão. A do papa eu já conheço o suficiente. Recomendo o mesmo pra todos, não aceitem nada de mão beijada, ou vocês estarão fazendo o mesmo que os fiéis do papa.
    Abraço.

  • Conrado

    Olá tio Marcelo,
    muito interessante isso tudo,
    eu sei que não tegm muito haver com o topico,
    mas aproveitando a situação, eu queria saber sua opinião sobre este artigo
    http://www.cpr.org.br/maiscedo.htm
    Grato.

  • legal, mas pra quem não sabe, essa história é bem velha, qualquer um que conheceu a doutrina de samael aun weor, e antes dele mais uma penca de neguinho, sabe que isso é antigo, a galera tem falado disso há eras, mas poca gente presta atenção.
    se vocês não perdessem tempo com fantasias e vícios teriam descoberto isso há tempos.
    só passei pra comentar porque tem gente que acha que isso é a última palavra da verdade e que o autor é o cara mais foda depois do super homem.
    mas de qualquer jeito, vale a iniciativa do cara de ser mais um a expor as verdades. ponto pra ele.
    abraço.

  • yuep

    :beer:

  • Filipe

    Cara, teu texto está simplesmente foda! :ohgod:

    Gostei muito, pois ele desmistifica coisas que são, no mínimo, absurdas.

    Muito bom mesmo! Parabéns!

    Continue assim!
    Abraço!

  • cara, Jesus era de uma genealogia direta do Rei Davi, porque a profecia previa assim. Assim como a prostituta que ajudou calebe e Josué a se esconderem em Jericó dos soldados do rei também era da genealogia real. Assim também, como o povo hebreu, foi escrvisados por seculos no deserto, mesmo sendo José, por muitos anos o maior governador do egito, sendo hebreu, mas foi esquecido.
    Seu estudo eh bem profundo e tal, mas vc se contradiz direto!

  • dessius

    Correção: – O lado de muitos, e o do papa!

    Outra coisa.. existem registros no Tibet sobre a visita para estudos, morada, etc., do bom Jesss, na juventude e depois (após os 30 e poucos) em alguns templos. Estes registros foram encontrados – após muita insistência – por alguns pesquisadores / exploradores / indianas jones, alemães, no final do século 18… estas informações foram divulgadas em alguns livros… como diz o del Debbio, há várias referências.. só não vê quem não quer!!! Abraços a todos.

    (marcelo.. existe ou existiu algum parente jogador de futebol?! Vi del Debbio no Winning Eleven, jogo do playstation)

    http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q=jesus tibet&btnG=Pesquisa Google&meta=

  • Picaço

    Oh que maravilha de texto… perfeito…meu presente de natal…mudou minha vida; calma gente, menos.
    Vão se informar, leiam livros (se conseguirem) isso aqui é internet.
    É um bom texto e a coluna é apropriadamente chamada Teoria da Conspiração, como alguns disseram, quando interessa a bíblia é considerada como fonte, quando não interessa é manipulação. Eu sei que os cristãos fazem beicinho quando seus dogmas são contestados, mas a virgindade da virgem é ruim de acreditar… li certa vez que quando da tradução, para línguas modernas , o termo usado equivaleria a ‘menina’ e teria sido interpretado como ‘virgem’ e esse problema de tradução certamente levou a outras interpretações equivocadas, os milagres então… nem se fala… multiplicar peixes e pães, transformar água em vinho…. Não conhecia essa estória do Papa, mas casualmente recebi o texto de um amigo falando disso. De qualquer forma, são teorias, versões especulações e especulações cada um tem a sua preferida, a minha por exemplo é a dos Deuses Astronautas…cada um um acredita no que quer ou precisa…

  • Picaço

    outra coisa “…ensinamentos trazidos por Moisés do Egito, como a geometria sagrada, engenharia, arquitetura, matemática, astrologia, magia ritualística e medicina”, então Moisés era outro deus, uma pessoa só ter tantos conhecimentos para transmitir,desculpem a redundância, sozinho.

  • sr. tesla

    Marcelo fala um pouco sobre apolonio de tiana. E um recado para o pessoal pseudo intelectual, que citou o historiador Flavio Josefo, como avaliador da existencia de Cristo, Josefo, nasceu provavelmente em 39 d.c. portanto não foi contemporaneo de Jesus, portanto se querem criticar tenham substancia.

  • sr. tesla

    marcelo fala sobre apolonio de tiana

  • Fabrício Botelho

    @Dj Oliveira –
    Se contradiz aonde???
    E sempre dá pra duvidar quando a bíblia coloca a palavra “prostituta” para se referir a qualquer garota, como já vimos nas colunas anteriores.

    Grande texto, DD.
    Feliz Die Natalis Solis Invicti pra vc!

  • Amauri

    Primeiramente saúdo todos que lerem este texto.

    Não sei quem escreveu o que está acima, mas tenho absoluta certeza a respeito de várias coisas que ele tenta inutilmente contradizer. Pelo pouco que pude ver ele não tem a mínima noção de aramaico ou grego clássico. Caro leitor, “examine tudo e retenha o que for bom” (1Ts5:21), examinar no sentido de julgar, fazer juízo mediante informações a respeito. Mas onde encontrar informações? Na própria bíblia e estudando a seu respeito.
    Eu já me considerei ateu, mas na verdade eu era um covarde, como tantos outros que existem hoje e preferem inventar desculpas para satisfazer egos ao invés de estudarem o assunto em questão.
    Eu, a princípio, comecei a estudar a bíblia com o intuito de elucidar suas falhas, mas quanto mais eu a estudava, mais eu percebia que tais escrituras não poderiam ser produto de mente humana, nem mesmo se fosse de uma só pessoa (que todos, inclusive os “ateus”, já “crêem” que foram escritos em épocas e locais diversos, por mais de 15 pessoas que não se conheciam e com culturas e formas de expressão totalmente distintas.
    Eu não porei aqui os textos ou seus fragmentos em aramaico ou grego arcaico, que não vai ajudar muito aos “ateus”, que muitas vezes mal falam a lingua portuguesa do Brasil e que por jogarem RPG, em seus devaneios acham que sabem tudo a respeito de sobranatural e que por serem “nerds” e se acharem acima do bem e do mal. Bem, senhor “ateu”: Você já foi à um centro de candomblé? Já presenciou uma possessão demoniaca? ou uma cura divina? um milagre propriamente dito? Então você deveria começar a repensar seus conceitos. Ou você ainda acredita que somos todos produtos do acaso e que tudo que existe é o que está diante dos seus olhos? Comece a estudar e verá o mesmo que eu, não dê ouvidos a ninguém, a não ser ao próprio Deus.
    Você o verá falando contigo e será mais um, assim como eu, a tentar espalhar esta mensagem tremenda, que é a Sua palavra, capaz de curar, expulsar demônios, restaurar vidas, e tantas outras coisar maravilhosas que só palavras, em qualquer que seja o idioma, não poderiam jamais descrever. Pense: acha que milhões de pessoas em todo o mundo abrem mão de seus afazeres e muitas coisas que consideravam importantes por que? Inclusive estudiosos das mais diversas áreas, historiadores, filosofos e muitos outros que não se conformam apenas em colher informações “mastigadas”, mas sim, averiguar a respeito da veracidade de qualquer certeza que possam ter.
    Ainda há tempo de você tomar uma atitude ao invés de ficar vivendo de fragmentos de pensamentos alheios, personalidade é algo difícil de formar, mas não é impossível, comece questionando tudo, mas buscando por si só as respostas e, se tiver coragem, “peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e não censura, e ser-lhe-á dada” Tg 1:5b.
    Desejo a todos sucesso em sua jornada, que não é fácil, em busca de conhecimento e sabedoria e que Deus possa ajudar a superar as interpéries que certamente surgirão no caminho.

    Deus abençoe.

  • Daniel

    Del Debbio, parabens a você e ao pessoal do blog pelo sucesso que vem fazendo a coluna. Acompanho desde a primeira semana, mas não tinha me manifestado a respeito ainda. Indo então direto ao assunto, tá todo mundo perguntando sobre os 30 anos perdidos e tal, e até achei estranho ninguem mencionar (até mesmo os conhecedores fervorosos da biblia q apareceram pra criticar… ) o incidente que José e Maria se perdiam de Jesus e achavam ele no templo entre os doutrores… Inclusive ele até diz que eles deveriam saber que ele estaria alí…
    acho que essa parte ficou meio vaga, já q n foram mencionado os 30 anos.
    Infelizmente, vou viajar, e provavelmente só vou poder ler as colunas sobre cabala daqui umas 3 semanas… mas aguardo anciosamente! =]
    até lá!

  • AcauaSilva

    ótimo tópico DD,

    realmente conseguiu mexer com os brios da galera!

    mas eu tenho uma pergunta que nada tem a ver sobre a coluna (ou será que tem!):
    acerca da astrologia, você disse que os reis-magos utilizaram dela para prever o nascimento do Avatar, mas eu li em alguns textos que a astrologia é uma grande egregora, ou seja não existe “computador celeste”?

    “A astrologia está muito distante da realidade astronômica, pois o que atua nos seres vivos e coisas inanimadas não são as influências planetárias e estelares, mas as influências de uma poderosa e complexa egrégora que atua conforme foi, e constantemente é, programada. “

  • Caliope

    Marcelo,

    Muito interessante essa coluna, já sabia de alguns fatos expostos nela, mas mtos outros citados por você foram chave.

    Duas dúvidas, uma que tem a ver com esse texto e outra que não tem nada a ver.

    1) 7 ac?? Isso se daria por causa daquele famoso erro de calculo que ocorreu na “invenção” do calendário gregoriano? Se eu nao me engano o erro foi de 6 anos e não 7.

    2) Onde que se encaixa os extraterrestres nesse contexto todo? Pode-se afirmar que extraterrestres são espíritos mais evoluídos? O que as ordens falam deles?

    Abraços e um bom novo ano pra ti.

  • MGF

    DD, mas como se deu a vida de Yeshua após os estudos no Egito, como foi o “desenrolar” de sua vida? Ele se casou? Teve filhos? Como foi sua morte? Não houve “sucessão”? As sociedades secretas não tiveram “força” seja política, seja de outro tipo para que a verdade não fosse acobertada?

  • Sarcatstic Guy

    Tah bom… posso estar prestes a escrever comment maisd tolo da historia dessa coluna, mas não pude me conter quando li sobre certas informaçoes do post de hj…

    não pude deixar de linkar as coisas enquanto lia

    Debbio, vc já ouviou falar de um desenhoi chamado “Avatar”?
    eh um desenhoi americano, porem nos padroes de animes japoneses produzido pela Nickelodeon….

    eu sei q pode ser infantilidade, porem eu venho acompanhando este desenho e quando li o termo “Avatar” não pude deixar de lembrar do desenho, mas não é só o nome que me impeliu a digitar este comentario….

    se voce não conhece o desenho, vou tentar resumir o porque destas palavras…

    ele conta a historia de uma epoca em que o mundo era divido em 4 nações, cada uma delas representada por um dos elementos, sendo que os habitantes destas referidas naçoes são proficientes em dominar (ou como tratam no desenho “dobrar”) os elementos de sua nação natal.
    porem existe um “dobrador” predestinado a dominar todos os 4 elementos, sendo ele um espirito evoluido chamado de “ponte entre os mundo material e o espiritual”, pois sempre que seu corpo fisico prece, em seguida ele reencarna, havendo assim um ciclo reencarnatorio predefinido, sendo que cada vez ele deve reencarnar em uma nação, e como no post, os sabios sempre sabem onde irá nascer e qual criança será o novo avatar, tambem como referido acima, ele tem de viajar pelo mundo conhecido “as 4 nações” afim de encontrar 3 mestres que o ensinarão sobre os elementos, sim apenas 3, como nos reis magos, mas pq? simples, 1 elemento já eh o seu elemento natal, ele não precisa viajar atras de mestres para domina-lo.

    bem… ae vem td o enredo e historia na qual o desenho ocorre, mas não me apegarei a estes detalhes, o que importa é a historia de fundo.

    Agora me pergunto…. esta historia não parece “coincidentemente” muito parecida com a acima descrita?

    sera que o autor deste desenho não teria alguma ligação ócultista e o referido desenho não estaria tentando nos passar algumas mensagens?

    bem, pode ser um comentario infantil, mas gostaria de ter um retorno

    desde já agradecido….
    ps: continue com o otimo trabalho Debbio
    att. Sarcatic Guy

  • AcauaSilva

    OUTRA COISA PARA GALERA…
    UM ARTIGO QUE CORROBORA COM A SUA COLUNA E É DOS PROTESTANTES!

    http://www.pibjo.org.br/pdf/bib/ar02.pdf

    O PIOR CEGO É AQUELE QUE NÃO VÊ!

    DD, não esquece de responder… se a astrologia é uma grande egrégora!

    “A astrologia está muito distante da realidade astronômica, pois o que atua nos seres vivos e coisas inanimadas não são as influências planetárias e estelares, mas as influências de uma poderosa e complexa egrégora que atua conforme foi, e constantemente é, programada.
    Basta que se observe as efemérides astronômicas simultaneamente às astrológicas para se notar que, sendo as primeiras heliocêntricas e as últimas geocêntricas, as distinções são mais numerosas do que as semelhanças!”

    LENHA NA FOGUEIRA!!!

  • provietti

    A coisa está ficando interessante…
    O rebanho do papa e do edir macedo começou a se manifestar nos comentários…logo logo vão espalhar sobre a coluna entre os seus “irmãos” e não terá mais espaço pra gente postar nos comentários, teremos apenas comentários deles,milhares.

    Marcelo prepare-se pra ver sua foto no jornalzinho da universal…na coluna ” O anti-cristo do mês”

    Interessante como eles dizem que o pessoal acredita em tudo oq vc diz sem pesquisar quando eles acreditam em tudo que o pastor siz sem questionar…dizem que estudam e tudo oq leram nos ultimos 20 anos foi a bíblia. Não questionam e discutem sobre as opniões contrarias apenas as criticam…e nunca conseguem falar nada sem tentar converter o infiél….
    Alguns até dizem q não faz diferença se jesus era rico ou se foi casado mas defendem isso até a morte…

    Leêm a bíblia, questionam o latim dos outros mas parecem q não sabem interpetrar um texto. Não entendem que o texto nao é pra provar que jesus não existiu ou que a mensagem dele não é válida.
    O texto não é um “texto ateu”.
    Muito pelo contrário…

    “Diga-me de quanto és o teu dízimo que te direis quem és!”

  • Fumba dacomba

    acho que o que vc disse também são conjecturas, pois não há nenhuma prova disso. Só porque parece ser o mais obvio do ponto de vista antropológico ou cientifico, nao quer dizer que seja uma verdade absoluta. O mau do homem é ser muito racional…se fé nada existe, pois até para voce acreditar que de uma ameba surgiu o homem, evoluído do macaco, vc tem que ter muita fé, às vezes mais fé do que crer que Deus criou o homem!
    Fé não se discute, é algo pessoal de cada um e quando se tem alguma experiencia com o plano meta-físico é que passamos a compreender o físico e assim ter fé e acreditar no que não se vê e no que ao olhos de muitos é o improvável.

  • E ae Marcelo!

    Muito boa a coluna!
    Um amigo me indicou e em 1 dia li todos os posts!
    agora acompanho sempre!

    Bom, eu ja fui num centro de candomblé, estudei numa escola cristã, li todoa a biblia e a estudei antes de terminar o primário.
    E acho q teu ponto de vista é muito claro a respeito dos mistérios.
    Acho que o pessoal fica estudando demais a bíblia e não ve que as palavras ali são escritas para “encantar” o leitor. Por isso tem tanta gente “perdida” que acha a “redenção” nessas igrejas.
    O pessoal tem que estudar mais coisas e questionar sempre, que um dia as respostas aparecem dentro de si, e não ditas por um
    “pseudo pastor que é o elo com deus na terra”

    Feliz Die Natalis Solis Invicti atrasado pra ti!

  • Binho

    Cara! Já pensou em escrever um livro (estilo romance) pra divulgar esses fatos??? Vc coloca o Dan Brown no CHINELO!!!! Tô sabendo da enciclopédia, mas vc tem que concordar, enciclopédia só vai comprar quem for interessado no assunto. Primeiro o romance, pra instigar a curiosidade grande massa de um forma mais digerível a todos. Depois a enciclopédia para funcionar como um guia de leitura para o romance…

    Pô… talvez vc já tenha escrito esse livro e eu nem saiba, mas fica registrada a dica de estratégia de marketing…

    Parabéns pela coluna!

  • Bolívar

    Marcelo,

    Cuidado com os novos inquisitores = (inquisição pastores)!!!

    Vc conhece o Rubens Saraceni? O que acha das iniciações e das magias por ele ensinadas?

  • Piroca

    Não acredito nessa versão, muito menos na bíblia, pq deveria acreditar num livro que foi escrito 300 anos depois dos acontecimentos descritos, pra min ta mais pra um livro de fantasia

    Nunca vou acreditar num religião que matou milhões os considerando hereges

    E tb pq deveria acreditar num Deus que deixou o holocausto acontecer?

  • Olá! Primeiro queria dizer que acho a coluna sensacional e dar os parabéns ao pessoal do Sedentário em especial ao Del Debbio, que acompanho o trabalho dele desde os meus tempos de D&D!

    Vi que ninguém relacionou um assunto ainda a isso. Mas o que dizer de Hailé Selassié, descendente direto de Salomão e da rainha de Sabá.

    “Um dos reis Magos [Yazdegerd (ou Balthazar), rei de Sabá]”

    Dos descendentes de judá, o primeiro a ser escolhido por Jeová (Quando falo Jeová, leia-se Jah) para ser rei sobre seu povo foi o pastor Davi, filho de Jessé (Samuel 16:1-13) Apesar de seus pecados e erros, Davi obteve o favor de Jeová por causa de sua lealdade à soberania Dele. Lançando mais luz sobre a profecia no Éden, Jah fez um pacto com Davi, dizendo: “Hei de suscitar o teu descendente depois de ti, que sairá de tuas entranhas; e deveras estabelecerei firmemente o seu reino”. Isso envolveria mais do que o filho e sucessor de davi, Salomão, pois o pacto declarava: “Hei de estabelecer firmemente o trono do seu reino por tempo idefinido.” Aquele pacto Davídico deixou claro que com o tempo, o prometido “descendente” do reino viria da linhagem de Davi (Samuel 7:12, 13)

    **********************

    Em 23 de julho de 1892, nasce um bebê em Ejarsa Gora, que viria a ser amamentado nas terras férteis da povíncia de Harage, a cerca de 30 Km da cidade de Harar. Chamado Tafari Makonnen, filho de Ras Makonnen (por isso Ras Tafari), governador de harar sob o imperador Manelik II, e de suas esposa, woyzaroYashimabet. Essa criança era descendente direta do rei bíblico Salomão de Jerusalém e da rainha Makeda de Sabá, as terras do sul da Etiópia. Na verdade, a sua linhagem fora traçada até o avô de Salomão, Jessé, o judeu mais negro que o mundo já viu.

    Ao longo de vários anos, os padres e astrólogos de Ras Makonnen previam o nascimento da criança; Netuno e Plutão, explicavam eles, começaram a mover-se lentamente em direção ao outro no ano de 1399; ambos os planetas viajavam pela Linha Heliocêntrica e levariam 493 anos até se cruzarem; este momento aconteceria em julho de 1892 e daria início a radiações de outros signos do zodíaco que iriam influenciar misticamente a constelação de Leão, correspondente à bíblica casa de Judá, quarto filho de Jacó que nasceu no mesmo mês segundo o profeta Isaías.

    Dizia-se que Tafari fora visto em diversas ocasiões na floresta conversando com Leões e Leopardos, e que as feras curvavam-se aos seus pés bem como com o eremita Etíope lendário o Santo Abbo.
    Além disso Tafari fora um aluno brilhante, e deixara os padres completamente boquiabertos com a profundidade do conhecimento que detinha sobre assuntos religiosos e místicos. Ele citava livremente o Kebra Negast, o Livro de Kalufe, Enoque, Pastor de Hermas, O livro de Judite, o Eclesiastes, Livro de Tobit, Matshafa Berhan (Livro da Luz), o Sexto e o Sétimo livro de Moisés, os Livros do Éden (secretamente eliminados do Gênesis durante a idade média), todos os 31 livros da Bíblia Hebráica e os 21 livros canônicos do Novo Testamento além de numerosas outras obras apócrifas ou pseudo-epigráficas.

    Segundo a história, um padre de Harar foi visitar o jovem Tafari pouco depois da morte de seu pai e o perguntou onde adquiriu todo o conhecimento.

    Ele respondeu que a maioria lhe chegara no momento do batismo, conforme a tradição, no quadragésimo dia de vida.
    (Aqui entra aquele negócio que nós estávamos conversando ontem a tarde no trabalho sobre o carma e o conhecimento acumulado de outras vidas que algumas pessoas conseguem resgatar no plano Astral).

    Para nós não ficarmos sem ter o que discutir depois eu vou colocar mais um trexo da história aqui só:

    Os sumos Sacerdotes da província começaram a marcar encontros com ele para questioná-lo e talvez pega-lo com o que supunham poder ser um comportamento blasfemo ou magia pagã.
    Num desses encontros o menino demonstrou conhecer muito bem os raros manuscritos de Abba Aragawi e dos outros monges coptas conhecidos como os “Nove Santos”, que entraram na Etiópia em 480 d.C

    Ele também revelou conhecer as praticas ocultistas de Urim e Thummim e a Mezuzah, bem como o uso das palavras mágicas Gematria e Notarikon da necromancia egípcia, além dos nomes mágicos Adonay, El e Gilgamesh, os rituais pagãos em torno da adoração de Ísis, da serpente Arwe e dos deuses abssínios da Terra (Meder), do Mar (Beher) e da guerra (Mahrem), além do arcano da astrologia e da numerologia. Além de demonstrar total domínio do conteúdo dos livros egípcios dos Mortos e dos Dois Caminhos. Além dos rituais egípcios que eram realizados sob supervisão de magos coptas superiores, a mesma ordem de homens que, certa vez, foi forçada pelo faraó a participar de um concurso para comparar a sa ma gia a de Moisés e Aarão e assim determinar se estavam ou não falando a verdade, com a autoridade da Palavra de Deus ao exigir que os egípcios libertassem os israelitas. Os egípcios acreditavam que com a correta sequência de ritos e encantamentos realizados na casa da Vida, não havia limites para as possibilidades da magia. E no centro desta cerimônia estava a Palavra. Dizer ou escrever a palavra certa era o mesmo que fazer aquilo acontecer. Os nomes, obviamente eram da máxima importância no antigo Egito. Todos os egípcios tinham uma longa sequência de nomes, e só um deles era o verdadeiro e nunca era revelado a ninguém. Os feitiços só dariam certo não importava a perfeição com que haviam sido concebidos se fossem lançados contra uma pessoa cujo verdadeiro nome fosse conhecido e no caso de um homem poderoso como o faraó, nem mesmo a mãe dele sabia no verdadeiro nome.

    Ninguém, disse Tafari aos padres, sabia o seu verdadeiro nome.
    num dado momento, um velho abmnet (abade) teria pedido para examinar as mãos de Tafari. Ele notou que havia estigmas lá e que a sua linha da vida voltava sobre si mesma numa referência ao infinito. Tafari sussurou uma palavra no ouvido do abade que o fez empalidecer. O abade deixou o cômodo, em aparente estado de choque, recusando-se a regressar ou falar com o seus colegas.

    tafari concluiu sua sessão com os sábios relatando toda a história de como o rei Salomão de Jerusalém conheceu e conquistou a rainha Makeda de Sabá.

    Ao contar toda a história detalhada aos padres, eles embevecidos com a força e a beleza do relato, passaram a invejar e desconfiar da riquesa dos misteriosos detalhes com os quais o jovem embelezara o texto bíblico, e exigiram saber as fontes da informação.

    Em vez de responder a pergunta, Tafari dirigiu-se a um monge que servira na catedral de Azum, onde a Arca é mantida (Isso foi afirmado na New York Timnes de 27 de janeiro de 1998 por mogens de Azum)..
    Tafari descreveu para ele, em voz baixa o kedusta kedussan, o Sagrado dos Sagrados, ou o refúgio sagrado onde a tabbot – arca – é guardada, e depois recitou várias inscrições existentes em sua superfície. Conta-se que, a ponto de desmaiar devido ao chique gerado pelo que Tafari então revelava, o monge cobriu os ouvidos para não escutar tais revelações blasfemas, dispersando-se rapidamente ele os demais padres. Mais tarde, eles entraram em acordo solene a fim de fazerem o possível para não permitir que o jovem tafari chegasse ao poder pois era perigoso demais, além doque qualquer um poderia supor.

    Por fim em novembro de 1930 as 7:30 de um domingo Tafari ergueu-se para jurar lealdade a igreja e ao estado e prometeu colocar o bem-estar dos seus súditos acima de todo e qualquer interesse pessoal. à medida que cada declaração e bênção era dada, ele recebia os símbolos do seu cargo imperial: a insígnea real, o manto escarlate bordado a outro, o sabre encrustado de pedras preciosas, o cetro e aorbe, o anel de Salomão, dois anéis de diamantes e as lanças de ouro. Abuna foi a frente repetindo o que datava da consagração de Davi por Samuel, e de Salomão por Nathan e Zadok, ungiu a fronte de Tafari com óleo e coroou Hailé Selassié I, Poder da Santíssima Trindade, Ducentésimo Vigésimo Quinto Imperador da Dinastia Salomônica, Eleito de Deus, Senhor dos Senhores, Rei dos Reis, Leão conquistador da tribo de Judá.

    Agora uma pergunta, o que fizeram com Selassié? Que desapareceu sem deixar vestígios após seus discursos na ONU, todos eles vistos até hoje como os mais sensatos.

    Saúde, Paz e Amor a todos!

  • Zein

    Particulamente, acredito que irão sentar no colo do capeta todas essas pessoas que não aceitam o Senhor como o caminho, a verdade e a vida.

    Já consta no livro de Apocalipse: “Eis que estou à porta e bato, se alguém ouvir minha voz e abrir sua porta, Eu entrarei em sua casa e com ele cearei e ele comigo.”

    Acredito que a maioria das pessoas que opinaram nesse texto em comento, com certeza deveriam procurar, primeiramente, tentar sentir o Espirito Santo no coração.

    Por isso vós digo, de Deus não se zomba, aquilo que o homem semear também ceifará.

  • Ewaldy Marengo

    Caro Del Debbio. Eu sei que você já falou que falará sobre as crianças índigo mais para a frente, mas tenho um dúvida meio forte para depois.

    Existe algum experimento ou algo do tipo falando sobre filhos de duas crianças índigo??? Especialmente se levado em conta o fato desse filho já ficar de pé com menos de 5 meses de vida, e ser uma criança EXTREMAMENTE fácil de cuidar (levando-se em conta a idade).

  • Pepeto

    Ai, eu adoro o Natal. Tá tudo em promoção… :thumbs: 😆

  • preguiça
  • preguiça

    ah, só pra deixar uma pergunta, qual ou de onde vem a credibilidade dos textos rosa-cruz?

  • Rafael

    É engraçado que vc tenta rechaçar uma história fantasiosa com outra tão elaborada quanto.

  • TH13

    > outra, ouvi uma vez de uma pessoa muito sabia , que acredito ,uito a seguinte história: Que Judas (O Traidor), realmente entregou Jesus, mas foi um falso Jesus, um outro alguem que se sacrificou por Jesus, ou até mesmo um ladrão qualquer, isto explica porque Jesus apareceu vivo no monte, e porque o corpo de “Jesus” sumiu.

    Foi o profeta Maomé, está no Corão… na verdade, um dos apóstolos ou discípulos se sacrificou ao invés Dele.

  • TH13

    Questione tudo, sempre.

    Primeira Versão:

    Claro, a Igreja Católica inventa que Jesus é pobre, nasceu em meio aos bois e burros, de família pobre, de modo que os pobres possa se identificar e adorá-lo, afinal, ele venceu a morte e ressucitou, ou seja, ele sabe do que está falando quando diz que há um céu, e se você seguir os mandamentos, chega lá. E você pode ser de qualquer origem e etnia, pode vir.

    (ou)

    Segunda Versão:

    Claro, as sociedades secretas encontram resistência de conflitos de dogmas entre a religião dominante e suas práticas, bem como dificuldade na aceitação do público alvo, que é a elite intelectual (que coincidentemente também era a elite financeira). Então, eles dizem que tudo é uma farsa para enganar os pobres, que Jesus na verdade é de origem abastada, seu pai era um instruído escriba, e que ele não morreu mas viveu muitos anos e teve filhos. Assim, você, que é de família abastada, quer viver muito e ter filhos, sem ter que abrir mão de seu patrimônio, pode, sem conflitos com sua antiga crença, juntar-s à sociedade secreta – afinal, agora você sabe a verdade e não precisa ter sentimento de culpa. E você é ainda mais valorizado, pois só os convidados ou os descendentes podem participar.

    As duas versões têm algo em comum, que é pagar mensalidade. Só que um ganha pela quantidade e outro pela qualidade.

    Esse post, na verdade, me lembrou uma piada, velha. Um católico diz a um islâmico: se você fosse Deus, você se manifestaria e manifestaria sua palavra a um barbudo quase pedófilo em uma caverna, mais de 6 séculos depois do ano um, ou através do seio de uma virgem, em Belém, no ano certo?

    Sei lá, preferi os outros. Esse me deixou algumas dúvidas.

    Uma dúvida: virgem é pura de alma. E por isso, Jesus nasceu de uma virgem, Buda, Hórus, etc e tal, mas isso não quer dizer que as mães não tivessem tido relações sexuais (afinal, vários planos de existência, corpos astrais, correntes energéticas, levitação, magia e viagens astrais são plausíveis e comprovadas, mas a concepção imaculada por força divina é INCONCEBÍVEL aos ocultistas, assim como a ressurreição – ao menos é a impressão que dá). Só que Hórus, na mitologia Egípcia, teria realmente nascido sem concepção, mas Jesus não.
    Mas enfim, então, o sangue virginal para os rituais mágicos ou ancestrais pode vir de qualquer mulher, mesmo ela praticando sexo por dinheiro, certo? Ou deixando seu marido para viver seu grande amor, certo? Ou é virgem para uma coisa mas não para a outra?

    Aliás, vendo o post de não lembro quem acima, sobre todas as mulheres na bíblia são chamadas de prostitutas. Olha, na minha versão da Bíblia (Novo testamento) eu não achei essa palavra em lugar nenhum – a maioria refere-se a adúltera, se não me engano.

    Sobre versões corretas ou erradas, e o que está certo ou errado, a impressão que eu tenho é mais ou menos assim: o que concorda com a minha teoria está certo, o que não concorda está errado e foi acrescentado depois – com muita incompetência, pois tem um monte de contradição entre as histórias dos 4 evangelhos do novo testamento, certo? O único certo é João, e ainda assim mais ou menos. E o que tornaria minha teoria PERFEITA foi excluído, mas consta em evangelhos sem assinatura, que podemos atribuir a quem a gente quiser – afinal, eram tradições orais até serem escritas. E a comprovação disso são textos de acesso restrito que a gente não pode ler, e mesmo que lesse, não leria o original, mas a tradução resumida.

    Por outro lado, a Bíblia é a verdade. e a Bíblia é a verdade porque ela diz que é a Verdade. E como dito antes, a Bíblia é a verdade. Então, não tem como contrapô-la – e a prova de que ela é a verdade é porque ela diz isso.

    Inclusive, os Templários foram considerados hereges, porque eram uma ameaça ao poder dominante com a verdade que derrubaria a igreja católica – embora fossem subordinados diretamente ao Papa, esse tal de Papa aí, e se não tivessem virado o primeiro grande sistema bancário multinacional do mundo, a ponto de ameaçar a coroa francesa, não teriam sofrido nenhuma perseguição e queimados na fogueira. Ouvi dizer.

    É, os contos ditos pela metade servem para qualquer coisa. Podia até dizer que o mito dos filhos de Jesus com Maria Madalena foi inventado para tornar incontestável a dinastia monárquica francesa, mas isso é absurdo, né?

    Volta ao estilo técnico, Marcelo. Ironia não combina com quem tem fundamento na argumentação. E, na minha opinião, que ninguém quer saber, mas tudo bem, quando você coloca duas opções para escolher, não sei, PARECE que você quer convencer de algo… mas é só impressão.

    Conceituação clara, tecnicismo e fontes têm sido a marca da coluna. E é muito bom assim.

  • JC

    Olá Marcelo,

    Primeiramente gostaria de lhe dar os parabéns pela coluna, é a primeira vez que posto mas eu a acompanho desde o começo.
    A sua coluna “coincidentemente” apareceu em um momento crítico pra mim, complementando coisas que já estudo há anos (sozinho e por conta própria, pois não faço parte de nenhuma ordem iniciática…ainda), justamente quando achava que precisava dar um novo rumo a meus estudos. E, aproveitando o post, gostaria de fazer algumas perguntas:

    1) Yeshua foi realmente o último avatar?

    2) Um dos grandes ensinamentos que sigo são os de Lao-Tsé e uma vez me disseram que ele foi um avatar, isso é verdade?

    3) Uma vez também me disseram que a lenda do rei Arthur era uma paródia da história de Cristo, o que vc acha sobre isso?

    Até mais, e muita luz no seu caminho.

  • CacauPE

    Venho aki em defesa(se é que ele precisa) do Marcelo.

    Muita gente pode ter se chocado com os relatos de Marcelo em seus anos de estudo. Como foi dito antes a ferro e fogo milhares de pessoas foram dizimadas no passado e os livros passaram por muitas mãos as quais utilizaram a seu bel prazer, para chegar esta conclusão basta ver qualquer filme ou livro de época dos séculos negros da igreja e notarás o tamanho da influência católica neste e em outros períodos, basta pesquisar.

    É para rasgar, queimar e esquecer o livro? NÃO e em nenhum momento me lembro do Marcelo instrui-lo a isso.

    Falta fonte, cadê a fonte, cite as fontes, pust isso tá muito chato. Se vc discorda, não tá afim de debater e COM PREGUIÇA de pesquisar o problema é seu. Fonte não falta pra mim e faz parte da construção do pensamento(egrégora) vc fazer a sua parte e pesquisar SEM MEDO por conta própria.

    Bem não sou amigo de Marcelo, sou cristão e espírita o qual através de Marcelo descobrir um afinidade de pratica cristã muito próxima aos Rosa-cruzes e que o Espiritismo não condena sua prática e filiação tratando-se de uma linha de caminho diferenciada para um mesmo fim.

    http://www.espirito.org.br/portal/perguntas/p0985.html

    Pra quem não sabe ainda não é só o natal. Todas as festas cristãs são sugadas de rituais e tradições pagani a fim de acolher mais e mais adeptos. Basta estudar e pesquisar tive esse privilégio pagando uma cadeira de antropologia mas em qualquer livro sobres
    costumes pagãos você verá a semelhança. Um muito comum aki no nordeste é a quadrilha adaptada dos salões de dança Francesa e Inglesa que é praticada justamente no São João, coincidência(como diria o Marcelo).

    E na destruição da casca sobrou todo o conteúdo a ser debatido, ou seja, a filosofia e essência cristã de amor e fraternidade permanece intacta(até então) e acredito que isso pouco vai mudar, porém na prática de algo tão especial, pessoal e místico cabe sim a investigação dos fatos e não engolir os polêmicos Dogmas como verdades absolutas.

    Bem, muito espaço pra defesa vai as perguntas.

    1) Falou muito pouco da arca da umas dicas de pesquisa.
    2) TÓ cobrando uma promessa de post do Padre que MEdo.
    3) Templários hexagramas e pentagramas, uma pergunta de um post atrás.
    4) Ja imaginava algo sobre Maria mas nunca tinha me passado a cabeça por José agora como achei pouquíssima fontes sobre ele na versão citada acima. Vai ter um post para os pais do Avatar??

    Boas festas de fim-de-ano.

  • JC

    Olá Marcelo,

    Primeiramente gostaria de lhe dar os parabéns pela coluna, é a primeira vez que posto mas eu a acompanho desde o começo.
    A sua coluna “coincidentemente” apareceu em um momento crítico pra mim, complementando coisas que já estudo há anos (sozinho e por conta própria, pois não faço parte de nenhuma ordem iniciática…ainda), justamente quando achava que precisava dar um novo rumo a meus estudos. E, aproveitando o post, gostaria de fazer algumas perguntas:

    1) Yeshua foi realmente o último avatar?

    2) Um dos grandes ensinamentos que sigo são os de Lao-Tsé e uma vez me disseram que ele foi um avatar, isso é verdade?

    3) Uma vez também me disseram que a lenda do rei Arthur era uma paródia da história de Cristo, o que vc acha sobre isso?

    Ah, e mais uma coisa, não pude ir em nenhuma das palestras, então quando tiver outra avisa…
    Até mais, e muita luz no seu caminho.

  • Cacau_PE

    O meu querido tinha esquecido de perguntar como eram esses acessos as pirâmides. Tinha fila, senha, qualquer um podia entrar etc. Sei que você sabe explicar muito bem até porque o senso comum os egípcios escravizaram os hebreus e imagina-se que não eram bons amigos.

  • SXZ

    Parabéns pela coluna! :thumbs:
    Marcelo, você poderia recomendar algum(uns) livro(s) pra quem está interessado nesse assunto (e nos dos posts anteriores também)?
    Desde já agradeço!

  • maníaco da caneta

    Olá, muito bom o post como sempre :thumbs:

    Então aquelas previsões que iriam acontecer catastrofes no ano 2000 não seriam pro ano q vem?Próximo 2008

  • Vinicius “Capitão Caverna”

    Olá Marcelo,
    Quando você falou sobre a Era de Aquários, você disse que os seguidores de Jesus perguntaram quem eles deveriam seguir quando ele se fosse, mas no texto biblico esta escrito que Jesus pede aos disciplos para irem preparar a pascoa para eles, e eles perguntam onde deveriam preparar a pascoa, no que Jesus responde que eles deveriam seguir o homem com o jarro de água.
    Você esta se referindo a outra tradução?

    Parabéns pela coluna, gosto bastante de ler, estou perguntando isso agora porque as li as ultimas agora =]. Abraço se cuida.
    PS.: Tem como deixar o seu msn?

  • Edson Gomes

    Voce fala no texto sobre jesus o rei dos judeus.. Mas os judeus não acreditam em jesus…Pq?

  • Ola, você disse apenas coisas obvias:
    quem é o tanso que acredita que Jesus nasceu no dia 25!
    Ok! Ok! o seu grande amor por chackras e poderes místicos, às vezes, atrapalha nos seus esclarecimentos, tu apenas utiliza-se de duas fontes: a sua verdade (com misticismo, tu deve ser algum descendente celta rsrs), e a verdade do papa (como se ali ouvesse alguma verdade, livrai-me da fogueira o Deus!).
    Jesus era pobre (onde está escrito isto!), na verdade: Jesus era Deus, mas isso já é outra história ;]. apesar de tudo é um ótimo post!

  • Eu já conheço muitas dessas teorias por causa de um amigo que era de uma escola iniciática gnóstica e eu queria saber qual a fonte da veracidade dessas teorias… Tipo, alguém teve que deduzir isso, já que todos que sabia da “verdade” morreram.
    Eu não duvido de nada disso, mas a versão bíblica atual me parece muito mais plausível. Essa historinha de que “pode duvidar, mas se duvidar, você é um louco” você não acha muito infantil para nós leitores inteligentes do Sedentario não?

    Não sei não, sei que você tem boas fontes, mas olhando daqui onde eu to parece só uma rebeldia contra o tradicional. Muita coisa na Igreja Romana tá errada mesmo, concordo, mas já chegamos num nível de pureza das Escrituras que detonam metade dessas teorias aí, não?

    Gostaria que você entendesse meu lado, porque, afinal, eu posso duvidar, não posso?

  • Vem cá… pq dependendo do que eu escrevo meu comentário é censurado?

    Aconteceu isso quando comentei aqui que a AMORC (ROSA CRUZ) cobra OBRIGATORIAMENTE uma quantia para filiação e uma mensalidade para manutenção desta filiação.

    Quem tiver dúvidas é só clicar em filiação no site da AMORC.

    Engraçado, lá na igreja o padre não me obriga a colocar grana na cestinha pra voltar no outro domingo….

    Falar é mole… :flame:

  • InSaNo®

    Apesar do assunto das pirâmides já estar bem longe, vi duas noticias recentes envolvendo esse tipo de construção que me despertaram bastante interesse.
    A primeira, de 26/12/07. diz respeito a pirâmide de Teotihuacan, no México. Fala sobre a incerteza dos arqueólogos da existência de tumbas dentro da pirâmide.
    [link]http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u358310.shtml[/link]

    A segunda fala da intenção das autoridades egípcias em criar uma lei de copyright para “proteger” seu patrmônio arqueológico (principalmente a esfinge e as pirâmides).
    [link]http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u358087.shtml[/link]

    São dois assuntos que levam a pensar sobre as coisas que estão sendo ditas nessa coluna.

    P.S.: As notícias estão na editoria de ciência e saúde da Folha Online.

  • InSaNo®

    A verdade está lá fora. E nem precisa procurar muito. Para os que ainda duvidam que Jesus não nasceu no dia 25/12 e que essa data foi usurpada das comemorações pagãs aqui está mais uma fonte falando sobre o assunto. Dessa vez a notícia é do G1.
    http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL237884-5603,00-ASTRONOMOS+E+HISTORIADORES+SE+UNEM+PARA+DESVENDAR+QUANDO+NASCEU+JESUS.html

  • João P.

    Interessante sua coluna, especialmente pelo NÍVEL de conhecimento q vc possui. Interessante que vc escreve com o PRUMO na mão. Pq isso?
    O que vc pode dizer sobre JABULOM? É verdade sobre o nome real de Jesus?

  • Loro

    Só baboseira… como ainda elogiam tanta coisa sem sentido,
    ele podia ler um pouco a Bíblia e entender o que ela fala, e não querer rebater as coisas que o Papa fala, tanto ele como o Papa não possuem coenhecimento da Bíblia, e falam coisas sem sentido!

  • Macaco de Tres Cabeças

    Marcelo,

    Buddha, Yeshua, Krishna.

    Esses caras quando atingem a iluminação se lembram das vidas passadas ? Tem acesso ao todo ?

    Da pra dizer se eles estão mais la no topo da arvore, do que aqui na raiz dela ?

  • ismael

    ai vc estuda bastante né, mas sabe o que é é muita informação e vc acaba confundindo e embaralçhando outros mas ce ta no caminho cedrto mas “de cabeça para baixo” valeuuuu!!! Deus te ilumine.

  • olá, sou um neopagão, e estou adorando a sua coluna!

    gostaria que falasse mais da história de jesus,a sua opinião sobre a era de aquário que está por vir, e gostaria que você falasse sobre avalon e sobre antigos templos pagãos que agora são igrejas e catedrais(como é falado no código da vinci) e sobre sociedades secretas,como o Priorado de Sião.

    outra coisa, eu queria saber se vc aprova “o código da vinci”(sei que esse livro é quase um plágio de outros livros que tratam do assunto)

    sei que é muita coisa, mas espero que atenda o meu pedido.

    Pat et Lux.

  • Vinny:

    vc é ridículo.

    os ritos pagãos não estão na moda, as pessoas é que estão acordando, estão enxergando a realidade da igreja e estão tentando “ressucitar” a Antiga Religião.

    bom, se o seu único argumento é que maçonaria e ritos pagãos estão na moda, pode ir se retirando por gentileza, porque essas colunas são SÉRIAS,são teorias, mas ninguém aqui está brincando.

    Que pena que existem mentes como a sua…

    Blessed be

  • Thai

    Se Jesus não era pobre, por que os judeus não o aceitaram como salvador?? Já que esperavam um rico para salvá los.
    ou eles aceitaram na boa as mentiras dos católicos?

  • Rei de Copas

    Novamente obrigado e parabéns ^^

    Agora, uma questão..[ou duas]
    Se o “Jesus” como conhecemos tradicionalmente não existiu, e o Jesus que na verdade se chama Yeshua Ben Yosef não nasceu no dia 25, isso quer dizer que não existiu/existe um representante da era de peixes? Ele não “deveria” ter nascido no dia 25?

    Ah sim.. e no Zeitgeist, falam sobre o solstício de inverno que ocorre nessa época no hemisfério Norte, certo? Logo em seguida, se fala sobre o sol repousar por 3 dias logo abaixo da constelação do Cruzeiro do Sul, mas essa constelação não é vista somente no hemisfério Sul?

  • rodrigo (axors)

    então…..realmente de parabéns
    malidicencias e traumas (religião não se discute como politica..rs) a parte, relamente presente melhor de natal não poderia haver

    está de parabéns
    não digo isso somente pelo paganismo q foi assediado pelo “christianismo” mas pela verdade que seja dita

    a Igreja fez muita bagunça com a religião e é sempre bom saber de onde tudo vem
    ^^

    abraços

  • Hamilton

    Otimo post como sempre!!!
    Gostaria tambem de saber da linhagem de Yeshua, a familia yosef sei lah hehehe!! Eles continuam ate hj conosco ou jah terminaram?? Imagina o alvoroço no mundo se descobrem os descendentes de jesus!
    vlw

  • Pingback: Músicas que falam por mim « intensidade()

  • Bom dia Senhor Marcelo.
    Seu Pensamento tem sentido.
    Você é livre para pensar o que quiser e falar o que quiser e quem tem o mínimo de conhecimento ler o que você escreveu e concordar ou discordar assim como eu.
    Como bem intitulou essa teoia exposta, ela é da conspiração e por isso acredito não deve ser levada em conta.

    Obrigado por ler a minha opinião também.

  • MARCELO EU ERA SEU FÃ….DPOIS DESSA HORRIVELLLLL MATERIA, LARGUEI DE SER…FOI IDIOTA VC EMITIR UMA OPINIÃO SEM NENHUM ESTUDO E NENHUM EMBASAMENTO PRA ISSO …. FOI A COISA MAIS IDIOTA Q LI NOS ULTIMOS TEMPOS… TENTE ESTUDAR SOBRE O ASSUNTO PRIMEIRO E N EMITA OPINIÕES CHULAS ….
    T
    EHEHE APARTIR DE AGORA N VOU PERDER TEMPO LENDO SUAS MATERIAS MAIS

  • Flavio

    no testo que você publicou fala quase tudo sobre a vida de Jesus,
    gostaria de saber se ele era um Rei tão importante, por que foi morto
    da pior maneira possivel na epoca

  • Padre Judas

    Rei de Copas:

    [i]Ah sim.. e no Zeitgeist, falam sobre o solstício de inverno que ocorre nessa época no hemisfério Norte, certo? Logo em seguida, se fala sobre o sol repousar por 3 dias logo abaixo da constelação do Cruzeiro do Sul, mas essa constelação não é vista somente no hemisfério Sul?[/i]

    Leia novamente o “Perguntas e Respostas – Quem tem medo do Zeitgeist”, de 20 de Dezembro. No tópico “Sobre a Cruz” você encontrará a resposta para sua pergunta. Falou. :bye:

  • Homem e Levita

    Para quem “Acredita” ao ao menos cita palavras deste livro leiam alguns trechos do seu coteúdo. “Não é um Papa, nem Pastor. è a propria bíblia quem narra a chegada do Messias”

    Inicio

    Genesis 3

    6 E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela

    “Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;” (Romanos 3:23)

    “Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram.” (Romanos 5 : 12)

    Meio

    “Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz.” (Isaías 9 : 6)

    Malaquias 3

    1 EIS que eu envio o meu mensageiro, que preparará o caminho diante de mim; e de repente virá ao seu templo o Senhor, a quem vós buscais; e o mensageiro da aliança, a quem vós desejais, eis que ele vem, diz o SENHOR dos Exércitos.
    2 Mas quem suportará o dia da sua vinda? E quem subsistirá, quando ele aparecer? Porque ele será como o fogo do ourives e como o sabão dos lavandeiros.

    Matheus 2

    E, NAQUELES dias, apareceu João o Batista pregando no deserto da Judéia,
    2 E dizendo: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus.
    3 Porque este é o anunciado pelo profeta Isaías, que disse: Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, Endireitai as suas veredas.

    11 E eu, em verdade, vos batizo com água, para o arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; cujas alparcas não sou digno de levar; ele vos batizará com o Espírito Santo, e com fogo.
    12 Em sua mão tem a pá, e limpará a sua eira, e recolherá no celeiro o seu trigo, e queimará a palha com fogo que nunca se apagará.
    13 Então veio Jesus da Galiléia ter com João, junto do Jordão, para ser batizado por ele

    FIM

    Malaquias 4

    1 PORQUE eis que aquele dia vem ardendo como fornalha; todos os soberbos, e todos os que cometem impiedade, serão como a palha; e o dia que está para vir os abrasará, diz o SENHOR dos Exércitos, de sorte que lhes não deixará nem raiz nem ramo.
    2 Mas para vós, os que temeis o meu nome, nascerá o sol da justiça, e cura trará nas suas asas; e saireis e saltareis como bezerros da estrebaria.

    Apocalipse

    1 REVELAÇÃO de Jesus Cristo, a qual Deus lhe deu, para mostrar aos seus servos as coisas que brevemente devem acontecer; e pelo seu anjo as enviou, e as notificou a João seu servo;
    2 O qual testificou da palavra de Deus, e do testemunho de Jesus Cristo, e de tudo o que tem visto.
    3 Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo.

    “Ficarão de fora os cães e os feiticeiros, e os que se prostituem, e os homicidas, e os idólatras, e qualquer que ama e comete a mentira.” (Apocalipse 22:15)

    OBS: Nos tempos de Noé e tambem de sodoma e de Gomorra tambem não acreditaram. No entanto!!!
    O proprio povo de Jesus em seu tempo, o recusou acretitando que o Rei prometido viria em trajes Reais. Tirem suas conclusões.
    AHhh, estudem o Genesis e o exodo Descubram o motivo de tantas religiões, e apenas se “religuem a Jesus”. Pois, ele é o caminho a verdade e a vida, a porta que está aberta mas um dia vai fechar!

    Deus os bençõe.

  • Tudo que se fala de Jesus, de Maomé, de Buda sempre há controversas. Li seus primeiros textos, depois parei. Voltei a ler esse. Caiu muito o nível da sua literatura. Esse texto foi extremamente fraco. Até o controverso Dan Brown, que não escreveu nenhuma novidade literária deu mais “provas” que sua teoria tava certa que você. Desviou a todo momento para sua linha de raciocínio e colocou um texto apelativo. Voce acredita em mim ou na história bíblica?
    Mas é uma bom escritor. Deveria investir em histórias policiais. Até Paulo Coelho fez sucesso, quem não pode fazer?

  • Bolívar

    Sobre os judeus e Jesus:

    O messias esperado pelos judeus seria um GUERREIRO no sentido bélico da palavra, enquanto Jesus é PAZ e AMOR.

    Agora se existe outra explicação…

  • Hercules dos Santos

    Tem gente que busca o fantasioso, e mágico, e improvável e o que nunca fez em qualquer lugar. Diz que alguns textos são falsos, que determinados eventos não ocorreram e etc somente para se firmarem em sua ignorância.

    Sou sincero: Seu texto é bem escrito mas analisando o conteúdo concluo que é o que todo mundo quer ler* mas não é tão bom.

    * quer ler porque a maioria é composta as pessoas que eu falei acima

  • CacauPE

    Pedro H disse,
    pretopedro.blogspot.com

    Vem cá… pq dependendo do que eu escrevo meu comentário é censurado?

    Aconteceu isso quando comentei aqui que a AMORC (ROSA CRUZ) cobra OBRIGATORIAMENTE uma quantia para filiação e uma mensalidade para manutenção desta filiação.

    Quem tiver dúvidas é só clicar em filiação no site da AMORC.

    Engraçado, lá na igreja o padre não me obriga a colocar grana na cestinha pra voltar no outro domingo….

    Falar é mole…
    XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

    Cacau responde a Pedro.

    Meu querido o que tu falas não é verdade. Há palestras livres públicas e gratuitas o qual vc pode participar cem pagar um centavo. As custas que a AMORC cobra é somente para quem quer estudar. Link abaixo:
    http://www.amorc.org.br/reintegracao.htm
    http://www.amorc.org.br/afiliacao.htm

    “- Basta voltar a pagar suas trimestralidades que você começa a receber suas monografias e revistas, podendo freqüentar os organismos afiliados e receber todos os benefícios da sua afiliação.

    – Uma vez rosacruz, sempre rosacruz. A trimestralidade é cobrada apenas para a manutenção dos serviços prestados pela GLP. Quando um estudante fica inativo, pára de usufruir os serviços da Grande Loja e por isso não são cobrados as trimestralidades atrasadas.

    – A trimestralidade deve ser encarada como uma contribuição para a manutenção da Ordem e não um pagamento por seus serviços.”

    Posso falar da minha realidade espírita.
    Olhe até alguns cursos e palestras espíritas são pagas. Já o atendimento fraterno, que é o socorro espiritual, já mais é pago até porque a pessoa esta sofrendo e é uma instituição sem-fins-lucrativos. Porém, como toda instituição, ela tem despesas como aluguel, luz, iptu, telefone, funcionários etc. depende muito do tamanho. E suas despesas são pagas por aqueles que se associam a casa. Geralmente não há um regra fixa e cada um paga o quanto pode desde que o montante cubra as despesas. Também não tem o habito de ficar procurando novos sócios. Tudo é feito de forma discreta. Eu nunca fui procurado a colaborar com a casa que participo, não há cestos ou caixas. Só depois de um ano fazendo tratamento quase todo fim-de-semana é que por conta própria procurei alguém da direção para tornar um membro colaborador. Mesmo em alguns meses que passei sem pagar já mais fui cobrado ou mesmo olhado de forma diferente.

    Entenda que quando ocupamos um espaço para estudo nos sujamos, consumimos água, sentamos em cadeiras, usamos energia elétrica, usamos de vigilância humana ou eletrônica, estacionamento, passagens etc. Então Pedro não vejo nada de anormal vc cobrar por um curso ou palestra dirigida, até pq é algo a mais do que um palestra pública, que no espiritismo é o que seria chamado de culto por outras religiões mas não no formato de culto como conheces.

    Por um princípio ético TODO DIRETOR DA CASA TEM UM FONTE FINANCEIRA PRÓPRIA vivendo suas vidas e pagando suas despesas próprias de seus proventos e colaborando com a casa como QUALQUER OUTRO AFILIADO. Sua única diferença é que ele é um médium regente e responsável pelos trabalhos espirituais da casa. E na maioria das vezes, em grandes casas, ele nem mesmo é presidente.

    E se não fosse assim como convidar um Marcelo para dar um palestra?? Se ele precisar de um avião?? Ficar em um hotel? Comer? Locomover?
    Ele pode até não cobrar pela palestra, mas não seria muito justo pedir para que ele arcasse com todos estes custos.

    Olhe que há muitas visitas suspeitas. Tomamos por exemplo o papa Bento. O brasil é a maior nação católica do planeta e ano após ano perde fiéis para as outras religiões. Você ache que ele veio fazer o que??
    Pede pro Papa visitar a a paróquia da tua rua e espera ele te atender! Olha onde ele foi. Sempre os maiores templos os mais lucrativos. E o Dim-dim Macedo porque ele aluga o maraca ou o morumbi pra fazer seus cultos. É de graça!!!! Piada filho ele sabe o lucro de dá. Vai ver se ele vai para aquela barraca improvisada com microfone e caixa-de-som virada pra rua com volume no máximo gritar o evangelho. Tem vídeos das toneladas de dinheiro e depois os pastores nadando na grana eu vi eu me lembro agora se estão proibidos eu não sei.

    Falando em valores são R$ 86,00 trimestrais. Dá ou – 29 por mês hora se aplicarmos a relação de dízimo de algumas igrejas levando-se em conta um salário mínimo de R$ 400,00 dividido por 12 da R$ 33,00. Será que realmente é alto??? É 1 real por dia!!! Sinceridade não achei caro. Quanto vc pagou pelo seu computador?? Ou vc ta acessando de uma lan? Quanto é sua renda? Ou do seus pais? Será que é realmente algo impagável??
    Parafraseando nosso colegas pastores. TENHA FÉ EM CRISTO, ACREDITE QUE ELE VAI TE ILUMINAR E VC VAI CONSEGUIR.
    Pq não usar esse poder para isso???

    Bom ano novo.

  • argumentos sem fontes não valem nada.

    quer ser científico mas foi simplório e arrogante.

  • CacauPE

    184 Vinicius “Capitão Caverna” disse,

    Olá Marcelo,
    Quando você falou sobre a Era de Aquários, você disse que os seguidores de Jesus perguntaram quem eles deveriam seguir quando ele se fosse, mas no texto biblico esta escrito que Jesus pede aos disciplos para irem preparar a pascoa para eles, e eles perguntam onde deveriam preparar a pascoa, no que Jesus responde que eles deveriam seguir o homem com o jarro de água.
    Você esta se referindo a outra tradução?

    XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

    Cacau responde ao Capitão Caverna

    Páscoa, caro colega, significa PASSAGEM tá em qualquer enciclopédia(e o povo reclama de fonte).
    Os eventos da Páscoa teriam ocorrido durante o Pessach, data em que os judeus comemoram a libertação e fuga de seu povo escravizado no Egito.fonte W

    Do hebreu Peseach, Páscoa significa a passagem da escravidão para a liberdade. É a maior festa do cristianismo e, naturalmente, de todos os cristãos, pois nela se comemora a Passagem de Cristo – “deste mundo para o Pai”, da “morte para a vida”, das “trevas para a luz”. fonte enc. arte e educação.

    Ora porque não encarar o fato de Jesus estar pedindo aos discípulos para que prepare sua passagem para `outro mundo` em uma visão católica cristã. Já que como um grande médium ele sabia como, quando e o que aconteceria com ele.

    Acredito que pode estar dando um aviso a seus discípulos no momento em que pede aos mesmos que trabalhem sua `passagem` pela humanidade e a preparem para o próximo messias, avatar etc.

    Bom ano novo.

  • hahaha

    Marcelo leio sua coluna desde a 1ª e nunca fiz uma pergunta mas la vai a 1ª de muitas ,mas hoje só vou fazer essa :
    No final de Promethea (o hq de Alan Moore) acontece um apocalipse, teria talvez isso alguma ligação com 21/12/2012 ? e se há qual seria ?
    Desde já agradeço !!

  • Sonãmbulo [999a Noite…

    Não sei se esse comentário será lido, mas fica o registro.

    O problema do ocultistas é que eles acreditam que sabem a Verdade. Não é necessário Acreditar para continuar vivo, é necessário Acreditar para Evoluir.

    O que é mais provável? Um conhecido escritor de ficção ter narrado mais uma? Ou Deus demonstrar, contra supostas lógicas, que pode tudo?

    As pessoas se iludem a respeito de muitas coisas.Elas se iludem a respeito do que é errado e do que é Certo. Atualmente elas querem se iludir a respeito de Jesus. Pois é muito mais fácil acreditar que Ele era um homem, comum, avatar, iniciado, ou coisa que o valha, do que uma personificação do Poder Superior mostrando o caminho para a Humanidade. Mas é muito mais fácil acreditar em ocultistas que tentam justificar orgias, do que em alguém que diz para amar os próprios inimigos. Mas a humanidade tem todo o tempo do mundo para chegar onde necessita… Afinal foi Jesus que disse que é o Caminho, a Verdade e a Vida e não há como chegar ao Pai se não for através dele.

  • Padre Judas

    Sonâmbulo:

    > Pois é muito mais fácil acreditar que > Ele era um homem, comum, avatar,
    > iniciado, ou coisa que o valha, do
    > que uma personificação do Poder
    > Superior mostrando o caminho para a
    > Humanidade.

    Pelo que eu sei de mitologia hindu, “avatar” e “personificação do Poder Superior” são, essencialmente, a mesma coisa.

    Segundo: o mais provável é que nem o escritor nem o crente estejam certos. Prove qualquer afirmação cientificamente, possibilitando que o mesmo seja reproduzido por outras pessoas, e talvez eu comece a acreditar.

    Mas eu duvido. Magia e Fé são basicamente a mesma coisa – você tem que acreditar nelas, não há como provar.

  • Kleber

    Bom, acredito que o DD não dá a mínima para qual a data em que Cristo nasceu, isso não importa, o que ele está querendo aqui é mostrar que para encontrar Cristo não é preciso ir a um prédio, nem muito menos dar dinheiro para se chegar até Ele.
    A igreja católica recolhe dinheiro sim, mas sem visar lucro próprio, mas, como disse Cacau, para gastos indispensáveis (acredito eu). Já frequentei a igreja católica e não me senti extorquido nem passei por preconceito em nao dar dinheiro. Acredito que muitos padres hj em dia não possuem esse pensamento da igreja católica mão de ferro de séculos atrás. Hj em dia me simpatizo com o espiritismo pois é mais coerente no meu modo de ver.
    Mas muita gente “precisa” de igreja mesmo, não possui cabeça pra procurar o desenvolvimento pessoal sózinho.
    Muita gente “precisa” mais do que igreja, precisa de exorcismos ao vivo, berros de motivação, pagar por um pedaço no céu… isso o faz feliz e vai ser BEM difícil acordá-lo. Pessoas assim tem um argumento mais do que decorado: “O demonio se apresentará em várias faces”, ou “se no final eu estiver errado, a culpa é do pastor que me iludiu, ele deve pagar por isso então, sou só uma ovelha”.
    Creio que nenhuma folha cai sem a permissão Dele. Portanto, o que aconteceu, acontece e acontecerá, são para acontecer mesmo, são experiências que precisam ser vividas visando o conhecimento. O que está em cima é como o que está em baixo, portanto TUDO tem o mesmo valor. Como irei saber o que é doce se não tenho o salgado, nem o azedo em minha experiência para comparar? Como saberei o que é ser bom com as pessoas se nunca fui ruim com elas??
    Quem nunca matou alguém vai ter q matar pra saber* o que é isso, ninguém vai segurá-lo, ele precisa saber por si próprio e julgar se isso está correto ou não, e vai continuar matando até que se sinta satisfeito.
    *levando em consideração a reencarnação, quem não mata hj provavelmente guardou essa experiência em outras vidas e sabe que isso não o convém.
    Fica mais fácil de entender analisando aquelas pessoas que sofrem de amor, por mais que vc diga que ela vai quebrar a cara, ela não irá ouvir, ela vai lá e vai quebrar mesmo, vai sofrer, vai julgar por si própria e vai tirar suas conclusões sobre essa experiência, funciona assim com tudo nessa vida.

    Uma pergunta ao Marcelo:
    Marcelo, pelo que vejo vc está tentando abrir os olhos dos adormecidos, o que considero muito louvável, mas será que eles estão preparados para isso?
    Consideremos que a igreja católica seja dada como uma farsa a partir de hoje na Rede Globo hehehe, o que seria de tanta gente que temia a Deus e seguia os 10 mandamentos por medo de queimar no inferno? Isso iria se tornar um caos, não acha?
    Minha pergunta demonstra um certo grau de censura e preconceito, mas convenhamos, acho que nem 10% está preparada pra seguir sua vida sem um apoio religioso em que possa se encostar e admitamos que são poucas as instituições preparadas para dar um norte a tanta gente. Não deveria haver uma preparação da massa antes de se derrubar uma egrégora tão forte?

    Abraço Marcelo, espero pelo próximo curso! Feliz ano novo! :graduated

  • eu acho muito interessantes seus posts. Eu sempre acreditei que a data de 25 de dezembro era inventada. Mas o dia 6 de janeiro de 07, surge daonde? São registros? Algum evento astronomico acontecia naquele dia? Ou o que? A próposito, a resposta para a câmara dos Reis? Alguém já sabe? Quando você vai dizer a resposta. Abraços e parabéns pelo nível de qualidade que sempre mantém na sua coluna.

  • rafa

    Gostaria de assistir uma palestra sua. Como faço para obter informações sobre locais e datas?

    Obrigado.

  • Fernando

    Olá MArcelo, ótima coluna. Deixo duas sugestões:

    1- Para mais informações sobre o “Jesus Histórico”, recomendo entrar em contato com o professor da UFRJ André Chevitarese, especialista no assunto.

    2- E quanto ao Evangelho de Judas, você vai comentar algo? Há uma parte que diz “Jesus fala sobre um mundo superior, habitado pelo verdadeiro Deus, um espírito bom “que nunca foi chamado de nenhum nome” e que deu origem a uma linhagem de anjos de onde saiu o criador da Terra. Adorado pelos judeus e citado no Antigo Testamento, este seria um Deus inferior, cuja criação aprisiona o espírito do homem. Para nos salvar e encontrar o Deus bom, precisaríamos buscar nossa porção divina interior e nos libertar desse mundo.” . — Me parece bastante semelhante com o que você vem dizendo por aqui.

    É isso, bom ano novo, em 2008 aquela entrevista sai.

    Abraços

  • Padre Judas

    Já conhecia sobre esta idéia antes. Se não me engano, ela era uma das bases das crenças dos gnósticos (os verdadeiros, não estes caras que acreditam no “Hercólubus” 😛 ). Suponho que este ser seria o “Demiurgo” que aparece no Trevas (para quem ainda não sabe, um RPG criado pelo MDD).

    Falou.

  • Bem interessante este post, gostária de compartilhar um pouco do meu pensamento em relação a alguns conceitos.

    Se lemos o NT veremos que em nenhum momento se diz que Jesus era pobre, os motivos dele ter nascido em Belem foram Dois:

    1. José e Maria tiveram que fugir porque Herodes pretendia matar-lo.
    2. Para que se cumprissem as escrituras do AT, que dizem que o Messias viria da cidade de Davi que é Belem, isso pode ser visto no livro de primeira Samuel.

    Outro ponto muito importante, é quase claro que Jesus e sua familia possuiam boa condição financeira já que José é decendente direto de Davi, porêm o NT diz que ele partiu sem levar quase nada quando resolveu começar sua “missão” veja por exemplo que Jesus sempre aceitou as oferendas.

    Apenas para concluir, Na verdade no NT não se diz o sobrenome de Jesus, pero se diz que ele éra de Nazaré, nesta época seguramente existiram muitos homens com o nome de Jesus, porêm este em concreto ao qual se refere no NT é o nascido de Nazaré.

    Falando de aparêcia de Jesus é bem claro que as representações artisticas são mais que falsas.

    Sugiro a leitura do AT ou do Torá a biblia dos que são os 5 primeiros livros da Biblia do judeos, onde são reveladas as verdades sobre Deus, e sobre a revelação de Cristo que esta predita no AT. Baseando-se por ele não existe maneira de enquandrar este cristo histórico dito neste texto já que tem caracteriscas que não estão previstas nas escritura.

  • Pingback: Saiba mais sobre o PBC — PBC()

  • natalia

    Uma duvida sobre adonis:
    Você colocou que ele era filho da virgem mirra… Ela é virgem?? Achei que ele era fruto da relação dela com o próprio pai, tanto que pela vergonha da atitude pede para ser transformada em árvore.. Ou na verdade não é isso???

  • CacauPE

    Cristo e dinheiro.

    Há um possibilidade de Cristo e seus familiares fazerem votos de pobreza, coisa comum na humanidade??
    Um post com a vida dos pais de cristo seria muito bem vindo para explicar a história.
    Abraço e feliz ano novo.

  • Lucas Santos

    Admiro pela sua Criatividade, “não sei se é sua ou de outras fontes, pois já tinha ouvido muitas Estórias com esse mesmo conteúdo”.
    No entando muitas dessas sua teorias são fácilmente derrubadas. Não vou descrevé-las mas quem tem interresse busque na história da igreja ou na apologética.
    Uma dica seria o site cleofas e o Veritatis Splendor.
    Quanto ao Natal 25 de Dezembro. A igreja assume que Cristo não nasceu exatamente neste dia, foi uma forma de mudar o conceito de deus Sol que era a festa maior dos pagãos e por o nascimento de cristo. Isso foi feito em diversas culturas e não seria diferente com o cristinismo.
    Quanto a historicidade de cristo a maior prova da sua existência são as verdades históricas, multiplicidade de fatos, contados por diferentes autores, entre outros.
    Como você bem disse se existia cristianismo é porque existiu o Cristo. Se não tivesse acontecido nada, o que levaria simples pescadores e todo tipo de gente, que seria para nós a escoria da sociedade de hoje, sair pelo mundo conhecido e morrer por uma causa,ideologia ou de um lider que foi morto vergonhosamente?.
    Conclusão. Algo extraordinario realmente deve ter acontecido, não acham!!!

  • Tito

    Bom, se Cristo existiu ou ñ, é um problema de fé. Mas todos nós poderíamos aprender com Ele. Assim como aprendemos com qualquer outro pensador… Oras, ñ da nem pra provar se Buda existiu, mas mta gente q critíca a ICAR segue os ensinamentos Dele, ou pelo menos da mais crédito. Pq com Cristo ñ dá pra fazer o msm? Sinceramente, devemos tentar ser felizes e deixar os outros serem felizes, ñ? Bom, isso ñ é uma crítica, apenas uma reflexão… Do msm modo como existe “satanistas” no orkut revoltadinhos com as Igrejas Cristãs, aqui está cheio de “revoltadinhos” q concordam com td com oq o autor diz. Na boa, isso é feio. Criticar o pastor e o “gado” da Universal pra vir aqui e virar “gado” tb, é no mínimo, ridículo. Talvez o grande problema das Igrejas Cristãs, é o fato delas imporem mto sua visão sem respeitar a dos outros, isso eu concordo, mas ñ somente pela paixão pelo poder, mas pela própria filosofia cristã. Talvez tenhamos um conhecimento mto superficial do Cristianismo e fazemos isso, do msm modo q no passado talvez houveram aqueles q aprenderam um pouco do cristianismo, sem enteder a verdadeira mensagem(assumindo q exista uma) e já saíram por aí perseguindo os outros e impondo sua visão de mundo.

  • Rafael Carneiro

    Cara, não sei porque, mas tenho a imensa impressão de que ja conheço essa versão…
    Já havia lido sobre os estudos de “Jesus” nas pirâmides… e seu texto foi o único que realmente me chamou atenção! É o único que eu acredito. Não somente porque vc uniu todos esses fatos, mas também porque já li coisas parecidas em outras fontes!

    Parabéns!
    Adorei o texto e ja “favoritei” aqui para poder ler os outros depois.
    Vamos expandir a consciencia \o/
    Grande abraço.

  • ateu100%

    tio edir macedo , bispa sonia , papa ,rr soares viajam de um lado e voce , nobre genio , viaja de outro …
    viva o ateismo e não perderiamos tempo com isso…

  • Hugo

    Vou separar minhas dúvidas em partes:

    1) Poderia explicar porque citou a caverna de platão? Foi propositado ou simplesmente um exemplo simbólico para mostrar o fascínio que as cavernas exercem, tomando uma obra filosófica como exemplo?

    2) De toda forma, mesmo que José fosse um carpinteiro, seria ele pobre? Não custaria caro madeira no meio do deserto? Seria esta uma profissão humilde naquele tempo? Independente de sua posição mística, ele precisava ter alguma profissão. Você poderia esclarecer melhor sobre o que ele fazia de acordo com seus estudos?

    3) Na simbologia dos presentes dos reis magos, consigo entender porque o ouro representa a terra (é o que se extrai de mais nobre dela) e porque o incenso representa o ar (pois purifica suas energias) mas porque a mirra representa a água? Como José representou o fogo?

  • Guilherme Andor

    Teoria…
    É isso que vocês está apresentando, uma teoria.
    Respeito seu ponto de vista como você também deve respeitar o dos cristãos, que pela fé acreditam em algo que também não pode ser 100% provado. Você pode provar cientificamente tudo o que disse? Não? Então você também está acreditando (tendo fé) que essa é a verdade, certo?
    Mas pq será que é tão difícil acreditar que Deus se importa tanto com a humanidade que mandou seu único filho ao mundo para viver em forma de homem, morrer, e salvar do pecado todo aquele que acreditar nele? Pq é tão difícil ter fé? Pq acabamos buscando tantas alternativas para explicar que é tudo um mito? Será que a história de Jesus Cristo é somente a maior mentira já criada?
    Eu tenho fé que NÃO! E mais do que quere explicar cada tenho prefiro ter fé e deixar Deus mostrar seu maravilhoso plano para mim. Prefiro acreditar que ele mandou sim seu filho para morrer no meu lugar na cruz do calvário, e com seu sangue pagar pelos meus pecados! Prefiro ter fé e acreditar em coisas que não posso ver ou provar pela ciência, pq eu creio que Deus é muito maior que tudo isso.
    Fanático religioso sem mais nada para fazer? Não (acreditem)! Sou um cara normal, que curte esse Blog e só quer dar um toque em que por ventura ler isso.
    Ao invés de tentar explicar tudo e racionalizar a fé, que tal dar uma chance a esse Deus que diz que se importa tanto com você que mandou seu filho, Jesus, para te salvar e te dar a vida eterna?
    Que tal pedir com sinceridade, e não duvidando, que esse Deus se mostre na sua vida? Você não vai ver um anjo descer do céu (não que Deus não posso fazer isso), mas poderá experimentar algo diferente, poderá ser um pouquinho de fé nascer no seu coração.
    Na Bíblia Jesus diz “Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo. Apocalipse 3:20”.
    Como vai ser isso? Eu não posso dizer isso, mas tenho fé no que Jesus promete: “buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração. Jeremias 29:13”

    Abraços a todos,
    Andor

  • felipe

    GOstei muito do seu texto e a credito em boa parte do q vc escreveu porem ´´e muito dificil

    falar desse assunto pois o q vc escreveu pode estar
    completamente ou completamente errado porq a igreja deturpou a historia por tanto tempo q é dificil falar a hisxtoria verdadeira!!

  • texto maravilhoso!
    dan brown deu um toque na idéia mas as pessoas ignoraram e levaram para a ficção…

    parabéns

  • Muito bom esse tb!

  • Freeedkid

    No inicio esta dissertação me intrigou. Pedí a um amigo padre lesse o que está escrito aqui e vi que soltou várias gargalhadas. Não me intrigo mais ao que não elucida minha fé. Vc poderia ser um bom contador de histórias. Gostei da narrativa, do modo que fez esta salada com chantilli. Bem convicente… Vc tem algum livro escrito?

  • Guilherme Nunes

    tabto a sua versão tanto como a da Biblia são especulação nenhuma de fato tem com provar … pro mais aberto a novas ideias devemos apenas ter senso critico pra ver que tudo na vida não passa de especulação..vc especula que Jesus erá um Rei que renace de tempos em tempos e que duas civilizações distintas (judeus e egpcios) mantem diplomacia e espalham seus segredos a torto e a direita…e outro acha que o poder do divino espirito santo colocou sua mão na bariga de Maria e putuns… nasceu o messias….

    especulação..nada mais… o que de fato temos é que todos os ensinamentos de Jesus sendo eles real ou não são o caminho para uma vida ponderada e que se metade dele fosse seguido não teriamos tantos problemas….

    tudo se resume em poder….

    (descupa o portugues sou meio burrinho pr aessas coisas

  • Ulisses

    Desculpe o ceticismo, mas…

    Fontes…nomes..QUEM investigou isso? me cite alguns historiadores para que eu posso pesqeuisar e confirmar sua teoaria…visto que ñ é problema nenhum divulgar isso abertamente…e não vi as referencias bibliograficas no fim da coluna..

    estou curioso para ler mais…

    sem fontes isso parece mais uma lenda “orkutiana”

    podem falar mal, mas como diria São Tomé(pra quem acredita claro) só acredito vendo

    flws

  • e quanto ao fato de estar havendo uma chamada pelo rei Herodes para todos os homens se registrarem, pois era por isso que Jose e Maria estavam indo para lá, e dai o fato de não haver pousadas e tals. Acho que esse fato existe comprovação historica ou não??

  • Samuel Ritter

    Muito interessante e coerente padawan, mas eu gostaria de saber quais são suas fontes para as teorias e conclusões. Obrigado.

    PS: Excelente texto, excelente trabalho.

  • Sim, e a bíblia também esconde que Jesus era um famoso cantor sertanejo que planejava dominar o mundo através de sua música. Dos seus fã-clubes nasceram o que hoje chamamos de igrejas.

  • diego

    Zé Henrique, tbm axo.
    cada tolice qe fazem pra explicar sua versão pela lógica.

  • Thiago

    preciso falar com vc
    meu nome completo

    thiago esron martins pescio

    gostaria de falar cvc

    eu acedito

    abraços

    thiago

    • claudio pereira

      só poderia ser ocultista,um ser que tenta contestar,a existencia de DEUS,como o nome diz tudo, pratica, coisas obscuras,por isso não quer vir para a luz,para que suas obras não sejam descobertas,fazendo a vontade do derrotado,servindo de cavalo p/ele.até os demÔnio creem EM DEUS.

  • Pingback: Pitágoras e Buda, os professores de Jesus | Sedentário e Hiperativo()

  • Pingback: Seria Yeshua um X-Men? | Sedentário e Hiperativo()

  • Pingback: Judas, o melhor amigo de Jesus | Sedentário e Hiperativo()

  • cyor chan

    CARA PARABÉNS 😀

    É O QUE EU SEMPRE TENTO DIZER AOS OUTROS, MAS VOCÊ FOI BEM ALÉM 🙂

  • Renato

    Tio Marcelo desculpe-me se é tarde para fazer essa pergunta,é porque só discobri agora seus textos e estou lendo desde o começo.
    Queria saber o que voçê acha do Inri Cristo aquele cara que alega ser o Jesus que retornou para a terra.

  • RATO

    Tem um filme muito bom sobre esse assunto, uma comédia dos ingleses do Monty Phyton, chamada A Vida de Brian, vale a pena assistir esse filme, é puro humor blasfemante.

  • Milton

    Muito bom o texto mas, baseado em que vc escreveu isso??
    Poderia me citar as fontes para eu ler mais sobre o assunto!!!???

    Obrigado

  • Aldo Leal

    Tudo que foi posto acima é verdade, a muito tempo eu pesquiso sobre conspirassão e sobre religiões e estudei sobre os Judeus, sobre o Vaticano e sobre toda história sobre erros da Biblia e sobre significado dos nomes por exemplo feto em Latim quer dizer fruto.
    Quero dizer o seguinte, foi tudo feito pelo homem como amor, pecado, vida após a morte Etc… na realidade sobre Ieshua ou Jesus ou outros Deuses, é tudo adoração do Sol todas as culturas estão adorando o Sol e os astros, o homem se basiou nos astros inventou uma história e estão fazendo acontecer como foi dito acima (Poder simplismente Poder). O que eu mais temo é que eles estão querendo dizimar 80% da rassa humana. Agora em relação a Matéria de Marcelo, parabens e quanto ao ZEITGEIST Para bens mostra todo os podres das corjas.

  • Jucélio

    Amigo Marcelo tudo joia? só passei pra deixar agradecimento por tanta informação útil, por favor, uma pergunta, como posso fazer uma apometria onde num existe ninguém pra ajudar no processo de cura e limpeza?, nunca consegui fazer aquelas coisas sobre viagem astral, issu inzésti?, se inzésti, é por causa de meus chakras que num consigo alcançar algo neste sentido, agradeço se mandar email, ou se puder ajudar, ou email, vai ser dificil achar a resposta!!!! Valeu!!!!

  • Andre

    Não querendo parecer rude, ou algum tipo de “ateu” fanático (de acordo com o conceito de ateu atual), mas sobre a afirmação que vc fez:

    “Mas, se existiam “cristãos”, certamente existiu também uma pessoa histórica denominada “o Cristo”, no qual baseavam-se seus ensinamentos.”

    Em que documento ou qq outro elemento histórico vc se baseou?

  • ROBERTO FONSECA

    gostaria que vc me respondesse o seguinte: MARIA era virgem quando nasceu JESUS?- JESUS ressucitou mesmo? ADÃO E EVA EXISTIRAM?- A ESTÓRIA DA MAÇÃ É VERDADEIRA? JUDAS ESCARITE É ISSO QUE À BÍBLIA DIZ? AGUARDO SUA RESPOSTA. ABRAÇOS.

  • Sarah Alexandre

    Oi!

    Primeiramente eu gostaria de informar a minha religiao:
    Sou Cristã. Ponto.
    Acredito em Deus e no Seu grande amor. Ponto.

    Em segundo lugar queria dizer que gosto muito dos seus textos, apesar de saber que tudo que voce escreve deve ser duplamente filtrado.

    Agora, sobre o post.
    Bem eu realmente acredito que muito da doutrina das igrejas cristãs[protestantes ou catolicas] teve uma grande influencia do paganismo, como os cultos no Domingo[Sunday= Dia do Sol, etc], o dia em que se comemora o nascimento de Cristo[25 de Dezembro= Solstício] e a lista continua. E também acredito que muito se perdeu da Biblia, já que muitos livros, por mostrarem uma outra “face” de Jesus[como um homem e não como um Deus], não foram “agregados” a Biblia. Mas não acredito que a mesma esteja errada. O que eu acredito é que cada um pode pegar um versiculo da Biblia e interpreta-lo como quiser. A Biblia é um livro, e como muitos devem saber, ela muda de acordo com quem a lê. Então o importante é a cabeça de quem a lê, assim como dependendo da “cabeça” de quem ler esses posts eles serão vistos de forma diferente.

    Agora eu gostaria de falar sobre o que voce escreveu:

    – O fato de Jesus ter sido pobre.
    Eu nunca achei nada na Biblia que dissese que Jesus fosse pobre, até porque a profissão de carpinteiro naquela época era prestigiada. Provavelmente Jesus era um “cara” de classe média, que vivia bem mas não era rico.
    E o fato dele o ser ou não influenciar em algo na crença nele, bem, ele ser rico, pobre ou de classe média não muda que ele foi “o cara”. Ate porque se não o fosse não lhe seria dada tanta atençao.

    – Jesus ter nascido de uma virgem.[meio que concordando com voce]
    Olha, pelo que estudei em Sociologia, provavelmente naquela época, eu repito, PROVAVELMENTE, até porque não sou perita no assunto, a virgindade representava pureza, e não tinha relação com o sexo. Até porque foi a igreja que “banalizou” o sexo, ou você acha que quando Deus disse para Adão e Eva: “Crescei e multiplicai”, Ele estava mandando eles plantarem arvores? O sexo nunca foi, e nunca sera coisa do “Cão”[como fala minha amada avó]. O sexo foi uma criação de Deus, que não prescisa ser Unisciente para entender que para se perpetuar uma “raça” transar é nescessario. Então, queridos, o fato de Maria ter ou não tido relações sexuais não a torna menos apta para gerar o Messias. O importante era ser pura de espirito e “tememte à Deus”.

    -Jesus ter ou não nascido em uma caverna.
    Querido, isso eu também não posso nem discordar de voce e muito menos da Biblia, mas há a possibilidade de os dois estarem certos. Até porque na Biblia o que estã escrito é simplesmente que Jesus foi colocado em uma manjedoura[Lc 2.7], nada mais. E se eles impovisaram uma manjedoura em uma caverna? E se ele acharam essa manjedoura em um estábulo? Bem, vocês viram que o que pode fazer é especular. Mas por que? A resposta é simples meus caros: O lugar[estabulo ou caverna] onde Jesus nasceu não importa e sim o nascimento dele! Se ele nasceu em uma caverna ou em um hotel de luxo não importa. O importante a ser escrito e passado em diante foi o fato dele ter nascido. Assim como a infancia dele não foi escrita talvez por não ter tido importancia! Ou seria interessante falar dos primeiros passinhos de Jesus, a primeira palavra… Acredito que não!
    Sigamos então.

    – Os três reis magos.

    Tio[como muitos aqui lhe chamam], eu presciso lhe aconselhar a ler a Biblia… Mas pra simplificar voce poderia dar uma olhada em Mateus 2. Se voce esse capitulo em sua frente voce pode observar uma coisa, lá fala a historia de Tres reis Magos[isso mesmo, na Biblia esta escrito “Magos”] que chegaram a Jerusalem perguntando sobre o nascimento de um rei. E se voce ler o segundo versiculo voce lerá: “Porque vimos a sua estrela e viremos o adorar”, bem, eles não falaram de uma estrela qualquer, elas falaram da “sua estrela”, então entende-se de que eles tinham o minimo de conhecimento de Astronomia[se não muito por serem orientais(mas não sou perita nesse assunto apesar de estudar Astronomia na faculdade)] por identificarem que aquela estrela era a que anunciaria o nascimento de um Rei. E até mesmo por serem chamados Magos, que naquela epoca eram os que estudavam Astronomia, Matematica, entre outras ciencias[que na epoca não eram consideradas ciencias e talvez algumas ainda não sejam].
    E há ainda coisas que talvez choquem muitos: Eles liam o Antigo Testamento e Deus falara com eles. É, você pode ler isso em Mateus 2.6:”E eles disseram: Em Belém da Judéia, porque assim está escrito pelo profeta”. Eles se referem à Miqueias… Mais especificamente sobre Miqueias 5.2. Isso nos leva a crer que eless lerem o Antigo Testamento, ou não iriam se referir ao “profeta”. E também é importante pensar no porque deles o lerem, seriam eles ocultistas só por serem chamados de Magos na Biblia? Vale lembrar que mulheres foram chamadas de bruxas e “assadas” em fogueiras por sagrarem todo mês. Seria então um erro acreditar cegamente que os “Três Reis Magos” fossem magos por simplesmente “mexer” com magia. O que me leva a questionar o que seria magia anquela época? Dar à luz a um ser depois de nove meses ou transformar pedra em ouro? Saber curar com o auxilio da natureza ou fazer poções que tragam seu amor em 3 dias? Eu arrisco dizer que a magia naquela época era algo muito menos fantastico do que se especula hoje, apesar de para eles isso o fosse. Digo, também que talvez esses reis fossem chamados de Magos simplesmente por estudarem a natureza e saberem utiliza-la o que, se voces se lembram da Iquisição, tambem causou a morte de muitas mulheres…

    Por aqui finalizo as minhas observações sobre seu post e ainda acrescento uma obseravação sobre a santidade de Jesus: Por que é tão dificil de aceita que Jesus nasceu como um homem e morreu como tal? Eu entendo que isso seria nescessario, e o que o tornou santo foi o fato de ter abrido mão de ser Deus por amor a nós. Isso permitiu, também, uma aproximação do homem com Deus, o que foi um dos objetivos do nascimento de Jesus. Fazendo-se carne Ele sentiu como carne e assim voce poderia ter certeza que Ele entende tudo o que voce sente e passa. Voce é rejeitado? Jesus o foi. Voce é tentando? Jesus o foi. Voce esta triste? Jesus chorou tambem. Voce se sente só? Jesus tambem se sentiu assim. Voce tem duvidas do que fazer?[acredite] Jesus também. Voce ama?[novamente acredite] Jesus amou. Nada do que sentimos Jesus sentiu, as dores, as angustias, os medos… Tudo. Ele pode entender e por isso Ele pode perdoar. Ele conhece nossas limitaçoes e fraquezas e por isso nos ama tanto. Eu tenho orgulho de ter um Deus que já foi humano e não somente um deus egoista que brincava com o destinos dos humanos.
    Deus é Deus, não importa o Seu nome. O que importa é o amor que Ele tem por nós e que quer que nos tenhamos.
    Quer saber a religião certa? O amor. Puro e simples. Esse foi o ensinamento de um “cara” chamado Jesus. Muitos o chamam filho de Deus, alguns o chamam de libertador, outros dizem que ele foi um Buddha… E eu acredito que ele foi um homem sabio e reto, que temia a Deus acima de todas as coisas alem de te-Lo em si mesmo, e que disse que mais importante do que os mandamentos era amar.
    Voce sabe o por que? Porque quem ama não mata, não rouba, não cobiça, não trai…
    Viva essa nova porem antiga religião. Religião que não reprime, que nada cobra em troca. Tudo que ela lhe pede é amar. À Deus, aos homens, a natureza. Nada mais. Suas roupas, cor, cultura, hábitos, nada importa. O importante é amar. Estou parecendo uma Hippie eu sei… Mas nada de drogas! Ou voce se esquece que o maior dos amores e o mais verdadeiro é o amor a si proprio?

    Bem, espero que eu tenha sido clara, e que tenha ajudado alguem a entender sobre esse “cara” chamado Jesus, e que eu não tenha ferido à ninguem.

    Desculpa por não ter sido breve e por possiveis erros! E obrigada para quem ate aqui leu.

    Beijos cheios de amor 😉
    Sáh.

  • Filha de DEUS

    ……….O DIABO ja apareceu de várias formas, e ninguem se incomoda de descreve-lo, se eu fosse maldosa iria descreve-lo como esta pessoa que esta c/ todo o direito tentando derrubar JESUS, e toda sua familia …….vários ja tentaram e ELE continua vivinho….Imagina mais de dois mil anos e ELE esta aí contrariando diabolicos como esta pessoa do texto…..garanto que esta tentativa vai durar bem menos que os escritos da biblia…..até esta pessoa diabolica quando morrer c/ certeza não vão lembrar dele depois de trez meses…e JESUS?????? gente acorde o vosso coração!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • danili

    Oi DD eu adoro sua coluna , mas tenho que admitir que os posts me divertem e muito … Saí em nome de Jesus!!! Oh Glória!!! Os evangélicos estão encapetados com suas teorias rsrsrs
    Bem, adorei…já conhecia algumas coisas sobre Jesus ser Avatar, ter sido iniciado nas ciências ocultistas etc etc etc O que gostei mais foi sobre o José carpinteiro , nossa adorei mesmo .
    Eu ia te fazer uma pergunta , mas acredito que ela estará respondida nos proximos posts.
    Pax

  • Estevão Meneghel

    Eh Tio Marcello…

    Vc está me tirando da minha igraja…
    Abrindo meus olhos para a realidade.
    Brincadeira.
    Mas o que vc diz eh bem consolidado e dá uma balançada na crença de qualquer um.

    Felicidades!!!

    P.S.: Detalhe. Estou relendo TUDO!!!

  • Paulo Craici

    Mesmo até tendo tentado seguir a religião católica, nunca consegui, por realmente não acreditar em “alguns”(leia-se: quase todos) dos seus “Dogmas”.

    Agora encontro explicação e fundamentos para tal. Através do documentário Zeitgeist e agora de sua coluna, definitivamente estou convencido que as religiões cristãs “reescreveram” a historia de deuses e mitos antigos.

    Ótimo trabalho
    abraços

  • Pingback: Queima ele, Jesus! - parte I | Sedentário & Hiperativo()

  • Gabriel

    [citation needed]

  • ana catarina pinto ferreira

    sois uma vergonha

  • sois uma porcaria

  • alessandro

    Evangelicos,catolicos,budistas,ocultistas, ai ai ai todo mundo tem uma verdade, eu prefiro acreditar no bem, na caridade, religiao é uma merda só causa desunião entre as pessoas, a crença simples no bem é tão mais facil, sem querer ofender mais esse bla bla bla de crente, esse ti ti ti de catolico e esse abracadabra cheio de palavras de ocultistas e etc cansa!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • Jason

    Muito legal o post. Pena que as pessoas não sabem analizar e pensar um pouco no que estão lendo. É muito fácil ler e dar crédito em algo que parece tão contundente. Mas será tudo verdade mesmo? Cadê os documentos que provam a veracidade dos fatos aí citados? Quem provará o que o post diz? Olha só gente, queira ou não? Vocês podem relutar, brigar, tentar tirar o crédito da biblia e etc, mas a verdade é que Jesus é Deus sim, veio aqui como homem, morreu por nós, queira voce acreditar ou não. EU FAÇO UM DESAFIO AGORA COM TODOS VOCÊS QUE LERAM ESSE POST. DURANTE UMA SEMANA FAÇA UMA ORAÇÃO PEDINDO A DEUS QUE FALE COM VOCÊ. NÃO PRECISA PAGAR PROMESSA, NEM DÁ DINHEIRO HÁ NENHUMA IGREJA, SÓ ORE A DEUS PEDINDO QUE ELE FALE COM VOCE. DÊ ESSE CREDITO PRA ELE, NÃO VAI CUSTAR NADA, APENENAS 20SEGUNDOS “DEUS EU QUERO OUVIR VOCÊ, FALA COMIGO” DURANTE UMA SEMANA. OK
    JESUS IRÁ VOLTAR QUEIRA OU NÃO.

    TIO SUGIRO QUE VOCE TB EXPLIQUE OU FALE SOBRE AS PROFECIAS DA BIBLIA, É UM BOM TEMA. OBRIGADO. 😉

  • Edson Cabral

    Tudo começa a clarear….

  • Maykon Melo

    Ótimo post!
    Só não encontrei as fontes de pesquisa.

  • Pingback: Yod-He-Shin-Vav-He e Maria Madalena | Sedentário & Hiperativo()

  • Pingback: Como assim, Zeus nunca traiu Hera? | Sedentário & Hiperativo()

  • Niele de Arton

    Como sempre, é fácil atirar pedras na Igreja. Entretanto, mostre alguem que ja tenha provado que magia existe? Ou mesmo que reencarnação existe? Algum cientista ou médico? Não né? É facil fazer teoria de coisas acontecidas ha 1000 ou 2000 anos, e tentar queimar o filme da Igreja. Mas provar que sua propaganda é válida(magia, hermetismo, etc)é dificil. Pois se é tão facil, então porque todos os “iniciados” não mudam o mundo? Não prolongam sua própria vida? ou mesmo, não são felizes? Talves Marcelo Del Debbio seja em relação a ICAR algo que ele diz abominar: preconceituoso.

  • Niele

    Ou será que tem muita coisa que ele não fala? Que tal falar mais sobre os sacrificios praticados pelos druidas hein? Que tal citar suas fontes? E o Wicker Man(anos 70)? Ou será que isso vc só pode falar em enochiano? Ou só quem pode saber é alguem que partique magia do caos(sigilos?)?Ou só quem é sabio é quem gosta de runas, feitiços, circulos de proteção feitos com sal grosso e quatro velas, etc? Um católico não pode ser sábio?

  • Pingback: Que fim levaram os Apóstolos? | Sedentário & Hiperativo()

  • agusto

    Seria interessante se vc colocasse referencias bibliograficas pra embasar o post.

  • Maikon

    Melhor que estudar a origem do “Jesus Histórico” como vc O chama, é estudar a Sua morte.
    Abraços..

  • Paulo Henrique

    Não é por nada não ,mas parece mais historia do Naruto do que de Jesus …rs

  • Wesley

    Essa História só tem um ponto de verdade, onde fala sobre a data do natal e da igreja católica, pois segundo os relatos bíblicos a época não era de inverno (dezembro), mas de primavera (setembro/outubro) e Jesus nasceu na época das festas dos tabernáculos, ou seja, nessa mesma época. Existem muitas coisas que foram destorcidas por Roma, o que originou o movimento protestante no século XV.

    Primeiramente, os Judeus não aceitaram Jesus como o Messias porque eles esperavam um Rei, se Jesus fosse realmente um Revolucionário Político teria sido aceito pelos judeus ao invés de ser rejeitado e levado a cruz, e se ele fosse Revolucionário, Poncio Pilatos não teria dado a Ele a chance de ser absolvido pelo povo Judeu, que preferiu libertar um assassino e pediu a crucificação de Jesus.

    Se vocês atues duvidam da Bíblia, sempre acharão “teorias” e “provas” para justificar sua descrença, porém até mesmo os cientistas buscam na Bíblia as descobertas. Existem muitos fatos que comprovam as histórias bíblicas, inclusive a teoria sobre a Pangéia (Torre de Babel, livro de Gênesis). Os estudiosos citam que houve uma grande inundação numa imensa região do planeta, como o povo daquela época vivia num conglomerado (isso se deu até a torre de babel), o dilúvio não precisava ser global, mas apenas no mundo conhecido até então, basta lembra que na Idade média a Terra era considerada achatada e nem suspeitavam da existência de outros continentes senão a Ásia, Europa e África. Os cientistas estão entrigados com horas que faltam no relógio solar, e essas horas correspondem as horas em que o Sol parou na oração de Josué e a um outro personagem Bíblico que orou e o Sol retrocedeu (cerca de 15º).

    Se a Bíblia realmente não foi inspirada por Deus, então porque mesmo tendo inúmeros autores que nem mesmo se conhceram ou viviam no mesmo local, não se contradizem em nenhum verso sequer, e quase todos os acontecimentos profetizados no Velho Testamento se cumpriu no Novo Testamento? Os que ainda não se cumpriram correspondem ao Apocalipse, que foi descrito por meio de simbologias e analogias.

    Segundo os Historiadores, das histórias antigas as que mais se tem provas de veracidade são sobre Jesus, logo você não deveria acreditar em quase nada histórico criado antes da Imprensa.

  • Marcelo

    Boa tarde…
    Vou dizer, coluna muito bem escrita, baseada em partes na Bíblia (que você sugere ser desconfiável) varias teorias mirabolantes com o fundo de verdade que você acredita e fez muita gente acreditar (pessoas que se vissem tais teorias em outros lugares não acreditariam), enfim…

    Deixo aqui meu protesto, porque tanta gente perde tanto tempo tentando desmascarar a Bíblia?! Religiões e todas essas coisas???
    Antes que me julgue o crente “perseguido” por vocês vou dizer.. que sou Católico sim, mas não tããão ativo quanto eles propõe (muito menos eu diria).

    Continuando, desmascarar religiões é moda de menino de classe média (pra cima) se achar historiador e poder falar mal de igreja… (sempre há excessões)
    Mas pare e pense, pra você um jovem escritor que tem sua casa, comida e roupa lavada garantida, e vocês leitores que concordaram, provavelmente estão na mesma, acha que a religião não é boa como os romanos e toda aquela história quiseram impor? acha que a intenção de controlar o povo por um poder “ficticio’ ruim?!

    Lá na favela, provavelemnte longe daonde você mora, há uma monte de menino de rua que vai a igreja e acredita nessas coisas, e na hora de fazer uma coisa ruim pra simplesmente poder viver como matar e roubar, é controlado pela igreja…
    E agora isso é ruim!?

    Faça meu favor(…) se você não acredita e acha que se sente mais livre em poder fazer o que te der na telha (e o governo, somente ele deixar) tudo bem!

    Não queira intervir em uma das maiores e mais funcionais formas de controlar a estabilidade da sociedade em si.

    Ainda posso condenar os que falam que o Natal é uma data inventada pelo capitalismo, é muito bonito falar que essa data só sugere o consumismo, mas ao invés de ficar chorando por isso qe tal você não comemorar nada e não comprar nada e ter o seu dia como normal!?
    Você se sentirá menos injustiçado pelo poder capitalista e não vai estragar o sistema que, infelizmente vou lhe contar, é o mundo!

  • Pingback: Yod-He-Shin-Vav-He e Maria Madalena « Teoria da Conspiração()

  • Pingback: Como assim, Zeus nunca traiu Hera? « Teoria da Conspiração()

  • Pingback: Pitágoras e Buda, os professores de Jesus « Teoria da Conspiração()

  • Pablo

    Feliz dia 25 de Dezembro.

  • Raul de Deus

    Só para constar… parabens e lendo!

  • VIVI

    quero fazer um comentário radical mas vedadeiro, o dono desse texto não é nada mais nada menos do que o próprio menssageiro de lúcifer, vcs ñ traten de procuar conhecer a DEUS e largar de dar ateñção para esse tipo eresias destes incrédulos que vcs vão ver p/ onde vcs vão após sua morte… e dai vai ser tarde p/ se arrependeren, vou orar por vcs, um abraço fica com DEUS.

    • Luiz Felipe”

      na vdd, é Heresias…

  • Pingback: Botando ordem na casa « A Não-Revolução()

  • Guido

    Só fico me perguntando qual a origem das suas verdades.

    Acho que você deve ser dono de um invejável currículo de doutorados internacionais…

  • carlos sontag neto

    Guilherme
    Práticamente todo o artigo foi retirado do livro “Vida Mistica de Jesus” editado pelos Rosacruzes da AMORC. Esta história não tem nenhuma comprovação, parece ser pura lenda.
    Na verdade Jesus Cristo é um personagem lendário, composto da união de três personagens, e com a biografia adaptada para que a transição entre o culto à Mitra e o Cristianismo fosse mais fácil. Jesus Cristo é a última divindade solar.
    Em tempo: para o Tiago, o texto do historiador Flavio Josefo é comprovadamente uma falsificação.

  • Taiso

    Ei amigo! Tem razão em algumas coisas, tipo as datas erradas e a festa usurpada do “sol invicto”. Mas algumas coisas que voce falou não estão corretas, como a propensa “prosperidade financeira” de Jesus.

  • Israel

    nossa, li coisas que meu pais evangelicos jamais falariam primeiro pq els talvez nem conheçam esta historia e segundo pq falariam q e uma blasfemia…enfim creio que este tipo de texto deveria ser + divulgado…ou nao para q se houvesse uma desmistificaçao da verdadeira historia de Jesus…gostei bastante…continue assim…

    abraço…

  • Fish

    LOL

    “Jesus morreu na Índia”
    “Jesus morreu na Caxemira”
    “Jesus não morreu na Caxemira, quem morreu lá foi seu irmão gêmeo, vulgo Tomé, o Dídimo”
    “Jesus morreu em Longdoc, na França”
    “Jesus não morreu, só foi pro Céu”(?)
    “Jesus não existiu…”

    Sinceramente, são tantas as estórias envolvendo Jesus que até eu estou começando a pirar…Não que eu acredite na versão católica nem esteja desmerecendo o trabalho do Del Debbio, pelo contrário eu o agradeço e muito, pois foi graças a esse trabalho que eu tive a oportunidade e a coragem de conhecer todos esses temas, que eu realmente estou amando, mas creio que no fim tudo que podemos fazer mesmo são suposições a respeito de Jesus, até por que não existem escritos históricos autênticos sobre ele, salvo os que estão nessas tais Ordens Secretas ou no próprio Vaticano, e que eu espero, particularmente, um dia poder ter acesso.

    No geral, estudei o que falam os espíritas, os católicos, os gnósticos e tantas outras seitas, cada uma tem sua visão sobre quem foi Jesus e (in)felizmente parece não haver concenso algum sobre o barbudinho.

    Como o Del Debbio diz, axo que o melhor seria cada um de nós analisarmos, julgarmos e por fim “pegarmos” aquela versão que mais se adeque à nossa concepção de verdade sobre quem de fato foi Jesus.

    Quanto a esse pessoal que realmente estraga um bom tópico nos ameaçando com a “danação eterna” ou dizendo que o cara eh “mensageiro de lúcifer”(“mensageiro daquele que traz a luz”?) queria é que viessem com argumentos mais convincentes, embasados e apropriados para uma boa discussão e não só com ameaças vazias…

  • Alice ☺

    Olhaa um dia o mundo vai acabar por causa de vocês porque vocês estão irando o nome de Jesus e colocando outro no lugar!A Santa igreeja CAAAATOOOLICA eer umaa MELHOORZONAA ouviu?

  • so tem coisa da historia de jesus e nao o que a gente precisa
    ass:kamila beatriz de souza lins

    um beijaoooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo
    para vcs tchau bjs
    ……………………………………………………………………………………………………………………………………

  • Parabéns Marcelo, excelente texto, realmente muito esclarecedor! Que a verdade seja dita!

  • Maria

    Marcelo, li e reli seu acervo e fico pensando para que tipo de pessoas vc escreve e cheguei à conclusão que seu público tem muitas pessoas de cabeça vazia e pessoas que ainda não setiram o imenso amor de Cristo, incluindo você! Penso que vc deveria escrever com um pouco mais de respeito sobre pessoas tão importantes como Maria, José e pinciplamente, Jesus Cristo, que te ama tanto, que é atá capaz de perdoar essas asneiras que vc escreve. Agora aprenda, quando não se aprende pelo amor, aprendemos pela dor. Que Deus tenha mesericórdia de você!

  • Brasil Avalon

    Olá
    Boa tarde, interessante o assunto, gostaria de saber as referências, as fontes para a sustentação das ideias.