O Céu, o Inferno e Teodora

Olá crianças,

Dando continuidade à série “Queima ele Jesus!”, falaremos sobre mais alguns séculos de curiosidades a respeito das origens obscuras da Igreja Católica e a influência que isto tem em nossas vidas. Para quem pegou o bonde andando, recomendo ler estes posts AQUI, AQUI e AQUI para acompanhar o desenrolar de nossa história.

Na próxima coluna, explicaremos como os antigos sacerdotes pagãos, alquimistas e ocultistas faziam (e fazem) para ocultar informações secretas debaixo das barbas dos Inquisidores sem despertar suspeitas.


Como eu havia dito anteriormente, o papa Marcos I, que também foi considerado um poeta, começou a compilar a lista de bispos e mártires que se ajustassem aos interesses da Igreja Roma. Ele permaneceu no cargo apenas nove meses até seu falecimento (é o que chamamos de “papa de transição”), sendo substituído pelo 35º papa, Júlio I.
Júlio I, assim como os primeiros “papas” oficializados por Constantino, era um tremendo fingidor. Finge que comemora o nascimento de Jesus no dia 25 de Dezembro apenas para agradar às massas, pois a festa do Solis Invictus já era comemorada há pelo menos 500 anos nesta data (mas, através da “fé” acaba convencendo tão completamente as pessoas que até os dias de hoje tem gente acreditando mesmo que Jesus nasceu neste dia). Ele provavelmente gostou da idéia, pois é em seu comando que o primeiro calendário com as festas católicas começa a ser elaborado (e adivinhem se cada data “coincidentemente” não chega a cair exatamente sobre as festas pagãs?).

O próximo papa chama-se Libério. Depois de fingir que fazia parte de uma seita ariana durante alguns anos (Arianismo é considerado mais uma heresia, pode adicionar na nossa lista), Libério retorna a Roma e vira a casaca, passando a perseguí-los. Neste meio tempo, instauram um antipapa chamado Félix II (um antipapa é como um vilão dos quadrinhos… é alguém que também se intitula papa ao mesmo tempo que o outro cardeal e surge uma cisma. O vencedor da disputa acaba virando o papa e o perdedor conhece a dor dos hereges e excomungados).
São Damaso I assume o cargo em 366 DC. Neste ponto, Constantino estava no auge de seu poder, coordenando a “Reestruturação do cristianismo segundo as doutrinas de Roma” (leia-se causar muita dor em qualquer seguidor de Yeshua que não concorde em seguir o Jesus-Apolo de Constantino). Damaso é conhecido por coordenar a “tradução” da bíblia e compilação dos capítulos e trechos que interessavam deveras ao Pontifex Maximus (líder da religião pagã em Roma). Em 376, o Imperador Graziano recusa este título, entregando-o para o papa, que sente o acumular do poder sobre os cristãos e sobre os pagões ao mesmo tempo!!!

Em 384 entra São Sirício, que instituiu o celibato para padres, bispos e para os cardeais. A razão para isto é que quando um padre falecia, a Igreja precisava tomar conta de sua esposa e filhos e o papado não desejava abrir os cofres sagrados pagando pensões a viúvas e filhos. É importante lembrar que naquele período não existia “salário” para padres e pastores; todas as suas contas eram pagas pela igreja (mais ou menos como os pastores evangélicos fazem hoje em dia). Também foi responsável pela equipe de tradução que lêem e traduzem para o clero os textos que chegam das seitas devastadas.

Anastásio I ficou no poder de 399 DC a 401 DC e escreve uma bula exigindo que os sacerdotes ficassem de pé na missa durante a leitura dos evangelhos (exceto se isto lhes causasse dor ou desconforto durante a lida); Inocêncio I assume o papado em 401 DC para logo em seguida Roma ser saqueada pelos Visigodos. Zózimo I assume o papado após sua morte, em 417, continuando a guerra contra a heresia do Pelagianismo (o Pelagianismo é a doutrina que diz que as pessoas vão para o céu se forem boas pessoas, independentes de “aceitarem Jesus” ou não). Esta briga entre os que pregavam a “salvação pelos atos” versus os que pregavam a “salvação apenas através da Igreja católica” ainda duraria muitos e muitos anos. Bonifácio I, Celestino I e Sisto III sentem bem as discussões com os antipapas e com outros heréticos.
Leão I, o 45º papa, conhecido como “Magno”, não teve um papado fácil. Assumiu o trono entre 440 e 461 e neste período, Roma foi saqueada pelos hunos e pelos vândalos. Mas este foi um papa macho, mesmo com as duas invasões que ele teve de passar. Há relatos que, quando Átila o huno estava causando no ocidente, o papa montou um exército e foi até Mântua para negociar um acordo de paz com o velho Átila… todos achavam que o papa seria trucidado, mas ele conseguiu!

Em 461 assume o papa Hilário I. Ele Estabeleceu que para ser sacerdote era necessário possuir uma profunda cultura e que pontífices e bispos não podiam designar seus sucessores. Hilarus era o deus pagão da alegria. Achei curioso o papa adotar um nome pagão, se todos os pagões são satanistas pelos próprios critérios da Igreja… o que nos demonstra que até aquele momento há uma tolerância em relação aos deuses romanos, que como veremos daqui a pouco, ficará cada vez menor.
Durante seu pontifado ocorre a Queda do Império Romano. Definitivamente a Igreja de Roma não achou isso muito hilariante. Em 483 assume Félix III (ou Félix II, dependendo se você vai contar o anti-papa Félix II ou não). Para quem ficou curioso, ao todo existiram 39 anti-papas reconhecidos.

Além de Felix II, aparecem outros cardeais desafiando o papado. Felix alega que eles não têm direito sobre a cadeira de Pedro. E assim, excomunhões de ambos os lados e muitos envenenamentos depois, Gelásio I assume a cadeira de Roma. No meio de anti-papas e hereges (em seu papado enfrentou o Maniqueísmo, Arianismo e pelagianismo), como primeiro ato, declara que a figura do papa não poderia mais ser julgada por ninguém. Isto estabelece as bases da famigerada “Infabilidade papal” ou em outras palavras: “eu estou certo e vocês vão parar nas calhas de roda” (o costume da fogueira ainda estava sendo absorvido dos celtas, que queimavam seus inimigos em grandes bonecos de palha chamados Wicker Man). Gelásio também absorveu a “Gira (festa) de São Valentin”, transformando os bacanais pagãos em algo mais palatável à moral e aos bons costumes, que chamamos hoje de “dia dos namorados” (comemorado dia 14 de fevereiro).
Anastácio I tentou converter os francos e aquele povo pacífico que morava no sul da França e cultuava a Madonna Negra. Foi o primeiro a considerar a imagem blasfema. Dante Aliguieri (um iniciado) o coloca no Inferno em seu poema “Divina Comédia” por isso.
Em 498, com o falecimento de Anastácio, dois papas começam a disputar o papado. Símaco e Lourenço possuíam igual poder político e as guerras escalaram para um estado tal de violência que decidiram chamar o rei Teodorico (que era pagão) para decidir quem deveria ser o papa. Isso é tão absurdo quanto hoje em dia chamar o Richard Dawkins para decidir quem deveria ser o papa em caso de empate.
Os dois papas foram chamados a entreter o rei com promessas e, no final do concílio, Teodorico decide que quem tinha o maior número de votos deveria ser o papa (ah… a razão!).
Nos anos seguintes, o comboio de papas formados por Símaco (498-514), Hormisdas (514-523) e João I (523-526) enfrentou todo tipo de problemas com hereges, antipapas e cismas, especialmente a de Acácio, Patriarca de Constantinopla, que estava causando com a corda toda no Oriente.
A decisão mais importante que tiveram foi a de proibir a compra do cargo de bispo com donativos e favores, pelo fim da simonia e para tentar colocar um pouco de ordem na bagunça política do Vaticano.

Felix IV (ou III, dependendo da lista) durou pouco no papado. O 54º papa tinha uma vida mais promíscua que o Clube 54 e o rei Ostrogodo o manteve completamente isolado politicamente. Quando ele morreu, Bonifácio II (que “coincidentemente” foi o primeiro papa de origem Germânica) assumiu, sob as bênçãos do rei germânico. É o que se chama “papa do coração”! Por alguma estranha razão, o novo papa estava totalmente alinhado com os gostos do Imperador e, talvez por esta estranha coincidência, tenha durado bastante no trono.

Em 533 assumiu o papa Mercúrio I… Mercúrio I ? Não nesta vida. Claro que o nome foi trocado imediatamente para João II, sendo ele o primeiro papa a não adotar seu nome de batismo. João II regularizou as eleições dos papas.
O papa Agapito I durou pouco tempo. Eleito pelo Imperador do Ocidente, viajou até Constantinopla para tentar impedir Justiniano de atacar a Itália. Foi recebido em um banquete em que morreu envenenado por ordem de Teodora, esposa do Imperador. Anote este nome: “Teodora”: ela terá influência definitiva para o cristianismo em alguns instantes… (sou fã de garotas como Teodora, Marosia e Lucrecia… )
Silvério, que era filho do papa Hormisdas (sim, você leu certo… FILHO do papa Hormisdas), foi indicado pelo rei dos godos, chamado Teodato, como sucessor de Agapito I, em contrapartida a Vigílio, que era o favorito de Teodora. Não sou vidente, mas poderia prever que, em um ano, Teodato foi morto, Silvério foi martirizado e Vigilio tornou-se papa. Como disse… Teodora é “gente que faz”.
Justiniano também precisou convocar um Concílio para lidar com outra heresia, a da Reencarnação. Vigilio não concordava com a criação deste concílio. Foi exilado e morreu. Teodora é gente que faz!

O Céu e o Inferno
Antes de prosseguir, vamos analisar como estava o contexto da Europa naquele período: de um lado estavam os Helenistas, que tinham a crença em um Reino subterrâneo (Hades) e um Reino Celestial dos Deuses (Olimpo). Para o ocultismo, estas alegorias representam os estados vibratórios do Astral, desde os Reinos mais baixos do Umbral (onde residem os kiumbas, goécios e toda sorte de entidades que convencionou chamar de “demônios”) até os reinos mais elevados e sutis do Astral. Já os seguidores de Yeshua pregavam a reencarnação (budistas, essênios, cristãos de languedoc, druidas, hereges, etc.) que trabalha com o conceito de Roda de Reencarnações, Livre arbítrio e Karma.

O concílio deveria decidir um único critério para ser imposto em toda a Igreja “oficial” cristã. Justiniano (na verdade, Teodora) é quem estava organizando os convidados. Desta maneira, praticamente todos os convidados eram bispos ortodoxos e escolhidos a dedo pelo Imperador.

Teodora era a filha do domador de ursos da cidade. Desde cedo fez grande carreira como cortesã e conseguiu que o Imperador Justiniano se apaixonasse perdidamente por ela. Quando se tornou Imperatriz, mandou executar 500 de suas ex-companheiras de labuta, entre escravas, prostitutas e sacerdotisas pagãs. Escravocrata e extremamente cruel, Teodora, quando aprendeu a doutrina essênia, ficou com muito medo de reencarnar como uma escrava negra e ordenou a Justiniano que revisse os códigos canônicos “para que aquilo nunca pudesse ocorrer”.
Depois de um concílio totalmente fanfarrão, votou-se que a versão oficial da Igreja seria a Helenista, baseando-se em conceitos de “Céu” e “Inferno” adaptados catolicamente do Hades e Olimpo, com uma diferença: pela imposição de Teodora, não haveria “reencarnação”. Seria possível simplesmente finalizar o que quer que você tenha feito na Terra e subir aos céus se tivesse os contatos certos.

Neste concílio, oficializaram e estruturaram também uma das idéias mais geniais (e a ÚNICA original) da Igreja cristita, que são as Indulgências. Funciona assim: você paga e compra o seu lugar no céu. Mas nada de dar cheques sem fundos, heim? (ou a IURD bota você no SPC-Serasa)!

É neste período da história que Deus passa a ter a imagem antropomórfica de “velhinho barbudo que fica sentado em um trono sobre as nuvens”, o diabo assume a forma dos deuses pagãos (o tridente, o deus-chifrudo, as patas de bode e por ai vai – mas já falamos sobre isso AQUI, AQUI , AQUI e AQUI).

Então… graças a uma prostituta louca, assassina e racista, os católicos / evangélicos / cristitas acreditam que passarão a eternidade ao lado de anjinhos nas nuvens cantando glória a Deus ou ficarão para sempre nas garras do coisa-ruim, ardendo nos mármores do inferno. Teodora é gente que faz!

As repercussões do II Concílio de Constantinopla
Após o Concílio, o 60º papa escolhido por Justiniano foi Pelágio I, que deu continuidade às novas diretrizes. Em 561 assume João III, em 575 assume Bento I, em 579 Pelágio II e em 590 finalmente senta no trono de Pedro ninguém menos do que São Gregório Magno!!!

São Gregório Magno é responsável por duas coisas extremamente significativas na história da Igreja: a primeira é ter difundido os Cânticos Gregorianos.
O segundo foi ter “oficializado” Maria Madalena como sendo uma prostituta. No sermão de páscoa de 591, ele lançou ferozes ataques contra Madalena e contra seus seguidores (todo o povo do Sul da França). Os atritos de Languedoc com a Igreja Católica estavam longe de terminar, mas é importante conhecer as RAZÕES pela qual a Igreja inventou esta deturpação… eles queriam minar a influência de Madalena, esposa de Jesus, no sul da França da mesma maneira que queriam minar a influência dos outros deuses nas outras culturas.

Enquanto a dança dos papas para convencer os Europeus que a religião deles era a correta continuava, em 570 DC nascia na cidade de Meca ninguém menos do que Abu al-Qasim Muhammad ibn ‘Abd Allah ibn ‘Abd al-Muttalib ibn Hashim.

Semana que vem: Só há um Deus e Maomé é seu profeta!

——————————
Novos textos no meu Blog Pessoal:

Energia Telúrica, Linha de Ley, Pirâmides e Círculos
A História de Ganesha
As Quatro Nobres Verdades
Os Pobres Cavaleiros de Cristo
Zeitgeist Addendum
Zeitgeist
Três Conselhos úteis em Magia Prática.
Grandes Iniciados: Salomão
Linhas de Ley
Cavaleiros Templários
Terrorstorm
Tarot: o Arcano do Louco

Marcelo Del Debbio

  • christina

    eu mal posso esperar para ler as próximas colunas, pq vc tá sempre me surpreendendo ^^

  • maik

    igreja católica, ou seria sociedade secreta?

    haha, aqueles sermões de duas horas não passam de histórinhas da carlochinha.
    Agora São jorge, ouvi fala que é ele é um exu ou algo assim da umbanda, mas pera ai umbanda não é do diabo como os católicos dizem?

    viva o papa. sem mais.

  • Dr. Tatalluga

    Abu al-Qasim Muhammad ibn ‘Abd Allah ibn ‘Abd al-Muttalib ibn Hashim, belo nome

  • Pedro Araújo

    e que o inferno de dante tenha esta prostituta!

  • Pedro Araújo

    já estava com saudade da coluna DD!

  • mizinho

    beautifull rsrsrsrsrsrs ,, lindo lindo lindo

  • andré luiz

    olá frater

    só para deixar claro, a ICAR fez tudo isso pra se ter o poder supremo?

    ignorance is bliss, right?

    Suponho que as escolas iniciáticas estavam sendo sufocadas nesse momento. Qual era a real situação delas?

    O que aconteceu com o que restou dos essênios e dos judeus?

    Paz Profunda

    Frater André Luiz

  • Petri

    Deixando aquele abraço!
    Ótimo texto como sempre tio!

    Desejo-lhe fortuna

  • Muito bacana Del Debbio.. E legal ver como as mulheres q realmente mandam… os homens executam mas as mulheres que fazem os homens tomarem as decisões que fazem o mundo ser do jeito q é hoje…

    Muito legal…

  • Chaz

    aê, o bicho tá pegando, ansioso pela próxima coluna ;]

  • tcheloco

    E de novo… ele consegue fazer as pessoas ficarem curiosas para o próximo post. Vai escrever bem assim lá em Meca.

  • Jorge

    Tio Marcelo, cite aí suas “fontes históricas” para homologar seus ditos.

  • IRR

    Deixa eu adivinhar, semana que vem vai falar da tribo Hashshashin, que fumava haxixe para ficar em êxtase religioso e saia tocando o terror no oriente médio.

    O que eu queria saber, é como eles chegaram até esse pensamento, em que eles se basearam para criar isso. Espero encontrar as respostas.

    Até lá..

  • terugo

    mt bom
    até a próxima

  • João

    Parabéns por mais uma excelente coluna!!!!!!

  • Carlos Gomes

    Só não percebi o porque da imagem de Fernando Pessoa.

    Bom trabalho, obrigado.

  • Alagacone

    ótimo post!

    Esperando ansiosamente a próxima coluna…

  • Kássio

    Teodora é gente que faz.
    Haha, muito bom,
    Mas e aí, o que virou dela quando ela morreu? Alguém ficou sabendo se ela reercarnou como uma escrava negra ou outra coisa?

    Abraço “

  • Pingback: sedentario()

  • Paulo

    Marcelo, muito interessante o texto e a lição de história da igreja católica. Gostei bastante.

    Só devo fazer um adendo quanto à teoria de que Teodora é a responsável pela noção de céu e inferno que os cristãos possuem atualmente.

    Na verdade, existem inúmeras passagens espalhadas pela Bíblia, tanto no velho quanto no novo testamento, que dão a noção exata de céu e inferno.

    Talvez a mais bonita seja a promessa que Jesus fez ao ladrão arrependido, na cruz (Lc 23.43). e a mais “feia” talvez seja em relação àqueles cujo nome não estiverem no livro da vida (Apocalipse 20:15). Mas em suma, referências (de fácil entendimento, repito) existem aos montes.

    Creio que as dúvidas metafísicas de Teodora, até mesmo em relação à uma possível reencarnação, somente existiam por conta do mesmo problema que aflige a maioria dos que hoje se dizem cristãos: simplesmente não conhecem nada das escrituras. Ao menos nada além do que viram no filminho bíblico.

    Um abraço.

  • Del Debbio queria fazer uma a vc pergunta por email .. como faço ??

  • Élder

    Bela coluna!

    Obrigado Marcelo.

    Na verdade a minha dúvida é de uma coluna passada onde vc fala que os judeus passaram um tempo no deserto após a fuga do Egito. OK.

    Cara, isso confunde… explico: a um tempo atrás vc disse que os 40 (ou 49) anos de peregrinação tem a ver com a kabalah, que a bíblia aí era alegórica… a fuga era simbólica…
    Existem outras passagens com confusões (ou coincidências) semelhantes entre histõrias e mitos ou alegorias.

    Te peço: dá pra dar uma elucidada em questões como essas?
    Evita que pareça contraditório.

    P.S.: A coluna desta semana ficou na categoria Internet. De propósito?
    Se não lembrar do trecho do texto da coluna que questiono e quiseres me responder, avisa aqui que eu procuro e posto.

    Mais uma vez, obrigado.

    Abraço!

  • henrique

    Del Debbio,

    – A respeito do filme Zeitgeist, ele não apresenta uma visão de certa forma ateísta na primeira parte (greatest story ever told)?

    – As religiões pagãs derivam das egípcias que cultuavam o deus sol ou surgem de outras fontes?

    – Conselhos práticos para quem quer se aprofundar no assunto, plz..

    grato.

  • Hounston

    Belo Post parabéns!

  • Eduardo

    MDD,
    Fugindo totalmente do tema postado (que por sinal foi muito bom, obrigado) quais os pré-requisitos para o curso de Magia Prática?
    Abraços, Luz e Paz Profunda…

  • Rabbony Santos

    No momento que tava ficando legal, acaba…

    Uma pergunta: E Teodora o que se deu dela nessa historia??

  • Olha, a história da igreja se funde com a história da própria europa. Alguns dizem que o clero católico começou a propagar o capitalismo como conhecemos hoje.

  • vegeto

    Malditos racistas uhauhauhuahuhauhaa

  • D’Artagnan

    A coluna está postada em “internet” e não em “teoria da conspiração” é pra dificultar os ataques?

    Agora esse Mercúrio I era um fanfarrão mesmo, com esse nome ‘simpático’ queria ser Papa?! “Tu é João agora e nem reclame!”

  • Guilherme

    A tag deste post está errada…

  • Ismael Andres

    IURD colocando fieis no Serasa?? Isso sim que é justiça divina!

    Boa coluna, parabéns.

  • Olá Marcelo. Sobre o seu livro… eu entendo pouca coisa do que escreve e ainda não vejo porque mitologia seria algo que mereça atenção. De qualquer modo, vale a pena ler seu livro mesmo com este perfil?

  • Lucas Fernandes

    Ótima coluna
    esperando a próxima
    (=

  • Mitio

    Difícil saber em quem acreditar, incluindo aí o blog. abs

  • Rafael F

    …já acabou a lição d hoje tio? Engraçado… fé é uma coisa interessante… a Teodora não queria ser penalizada e usou sua influência para mudar isso, mas ela quis mudar porque acreditava em reencarnação, se não acreditasse não teria medo… adiantou inventar essa baboseira?? Não faltou chance de lá até hoje para ela aprender umas coisinhas…

  • Kogima

    MDD mais uma vez detonando…

  • TH13

    Seguindo o que apresenta o texto, então, os “Códigos Canônicos” originais previam a reencarnação, e passaram uma borracha na linha “o que ligares na terra será ligado no céu e o que desligares na terra será desligado no céu” e ficou tudo resolvido?

    Seguindo a lógica do texto, interessante que Teodora embora obtivesse os conhecimentos suficientes de reencarnação para ter um temor específico fosse BURRA e INGÊNUA a ponto de achar que alterando o registro em um livro ela ficasse livre do Karma reencarnacionista. Como uma mulher tão inteligente e articulada, cortesã de imperadores, pudesse ser TÃO BURRA a ponto de pensar isso? Pensei que as prostitutas e cortesãs da época fossem mulheres iniciadas nos mistérios do hieros gamos e essa coisa de libertinagem fosse invenção católica, mas pelo visto não…

    Aguardemos a próxima!

  • alessandro

    Será que voce poderia colocar no final dos seus textos as suas fontes, fica meio estranho escrever tanta coisa sem mostrar pra gente de onde voce retira tanta sabedoria, gostei desse texto.

    @MDD – Basicamente, fontes católicas e anglicanas:
    http://www.newadvent.org/cathen/
    http://www.catholic.org/encyclopedia/
    http://www.catholicity.com/encyclopedia/

    Nada do que eu tenho dito nestes posts é “segredo” ou “conspiração”… todas estas informações estão fartamente documentadas, há registros dos concílios, dos papas, de suas bulas, de tudo… são coisas que a Igreja admite, mas faz questão absoluta de esconder debaixo do tapete. Por isso dizemos “oculto”.

  • TH13

    @Paulo: Só devo fazer um adendo quanto à teoria de que Teodora é a responsável pela noção de céu e inferno que os cristãos possuem atualmente.

    Eu acho estranho Teodora ser a responsável pela noção de céu e inferno. na verdade, vem da cultura helenista, como o Marcelo explicou. De fato, a Igreja Católica não inventou nada: só adotou uma corrente já existente sob a influência de Teodora (segundo o texto do Martcelo, claro) e fez com essa adoção o mesmo que fez com as demais (quanto aos dias festivos, pegando coisas de outras culturas e tradições e adaptando de acordo com a necessidade).

    Aliás, quanto aos dias festivos, difícil é achar um dia que não seja de alguma festa pagã de alguma cultura ao redor do mundo…

    @MDD – Normalmente todos os dias festivos vieram de alguma festa pagã, que invariavelmente tem alguma relação com a astrologia. O importante é pesquisar qual festa apareceu primeiro e qual festa foi sendo absorvida por qual.

  • Vitor Hugo DM

    valeu Marcelo por mais um post…
    já faz um tempo q tenho tentando alcançar os post recentes,,, comecei a acompanhar faz pouco tempo!! ai comecei a ler do começo para entender melhor as coisas!!
    muito obrigado por tudo q vc já colocou aq… sem duvida está fazendo um ótimo trabalho!!

    uma duvida q não tem a ver com esse post…aq: http://www.sedentario.org/colunas/teoria-da-conspiracao/zaratustra-mithra-e-baphomet-%e2%80%93-parte-iii-5586

    o Raphael (-,-)zZ pergunta: Afinal o Jesus Histórico seria o verbo encarnado ou um espírito bastante evoluído como muitos q “habitam tiferet”?

    e vc responde: @MDD – o verbo encarnado.

    como assim??
    não entendi muito bem desde a pergunta
    hehehe
    oq vc quis dizer ai…??

    Valeu!!
    o/

  • Romariz

    Marcelo,
    Parabéns por mais um ótimo post.
    Fugindo do assunto completamente, será que você pode, depois, me enviar por e-mail um resumo sobre a AMORC (www.amorc.org.br) e a Fraternidade Rosa Cruz do Brasil (www.rosacruzdobrasil.org.br)?
    A segunda eu “meio” que conheço, mas a primeira não.
    Se tiver qualquer informação útil sobre as duas que possa me fornecer agradeço profundamente.

    Abraços.

  • Rafael F

    …opa, esqueci d uma coisa…
    não dizem q o “próximo jesus” seria dificilmente reconhecido por causa d algo relacionado a cor??
    Olha o Obama aí, gente!!!
    …tem gente achando q se ele for eleito o mundo tá salvo…
    …quero ver se o McCain ganha…

  • hahaha

    ei DD explica ae pra gente pq a imagem do Fernando Pessoa ta junto das imagens dos papas,não deixe o pessoal morto de curiosidade ,não seja mal … =D

    @MDD – caramba… este é o comentário número 50.000 do Sedentário!
    Bem… deve ter uma razão, certo?

  • RW

    Belo texto! A propósito, o único Deus está cansado e está contratando Deuses! Dizem que só eles passam pela ampulheta!!! Abração!!

  • Trojan

    Oh My God! Muhammad is here!!! Run man, run! kkkkkkkkkkkkk
    To doido pra ler a historias sobre Maomé. hehehehe

    “Há coisas q só os papas te proporcionam: para todas as outras… Queima ele G-zuz!!! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    SÓ QUERIA SABER Q Q TEM HAVER A IMAGEM DO FERNANDO PESSOA LÁ EM CIMA…

    E se não responder a minha pergunta G-zuz vai te jogar pro capiroto!

    Quuuuuuuuuuuuuuuuuuuueeeeeeeeeeiiiiiiiiiiiiiiiimmmmmaaaa G-zuuuuuzzzzzz!!! (me lembrou mundo canibal… oo uma festa rave, “Aceleeeeeerrraaaaa”)

  • Gilmar

    Segundo a Wikipedia, que nem sempre é confiável:

    ————
    Teodora nasceu na mais baixa classe da sociedade bizantina, filha de Acácio, um tratador de ursos do circo. Muitas informações desta primeira parte de sua vida vêm da História Secreta de Procópio, publicada postumamente. Críticos de Procópio (cujo trabalho revela um homem seriamente desiludido com seus governantes) têm diminuído seu trabalho como parcial, inventivo e pornográfico, mas não têm sido capazes de desacreditar fatos que ele apresenta. Por exemplo, as fontes não desmentem que Teodora surgiu como atriz cômica no teatro burlesco, e que seu talento tendia para o que chamaríamos comédia física. Enquanto seu avanço na sociedade bizantina subia e descia, ela fez uso de cada oportunidade. Ela tinha admiradores. Procópio escreveu que ela era uma cortesã e foi por pouco tempo amante de Hecébolo, o governador de Pentápolis, de quem ela teve seu único filho, um menino. Procópio também cita repetidamente sua falta de vergonha e menciona um número de cenas para demonstrá-lo, e também o baixo conceito que ela tinha por parte da sociedade respeitável.

  • TH13

    @MDD – Basicamente, fontes católicas e anglicanas: (sites) Nada do que eu tenho dito nestes posts é “segredo” ou “conspiração”… todas estas informações estão fartamente documentadas, há registros dos concílios, dos papas, de suas bulas, de tudo… são coisas que a Igreja admite, mas faz questão absoluta de esconder debaixo do tapete. Por isso dizemos “oculto”.

    Posso ter procurado errado, mas nas fontes que você passou não achei nada sobre a reincarnação documentada até a opção pelo sistema helenista… quais as fontes disso oficiais do catolicismo, que assumem tudo o que você disse acima?

    Aliás, sobre o reecarnacionismo e a fonte da informação de que os apóstolos eram reencarnaconistas, acho que eu já tinha perguntado antes e não tinha sido respondido…

  • Gabriel

    Marcelo,
    Primeiramente, parabens pelo seu trabalho.
    Me esclareceu muitas coisas, e ainda me esclarece.
    Nunca fui muito religioso, nada de igrejas e etc. No maximo um agradecimento na hora da janta.
    Com o seu blog, aceitei mais a ideia de estarmos rodeados de espiritos com todas as intenções.
    Minha mãe, tem uma amiga espirita. Muito simpatica por sinal. Ela disse que tem como mentor no plano Astral, um sábio medico.
    Enfim, esses dias, pedi para ela realizar uma especie de banho de ervas. Mais para ver se realmente eu tinha algum “encosto” ou coisa do tipo. Segundo ela, o “Medico” disse que meu avô, que recentemente faleceu, ainda estava muito ligado a mim. Mas ele recomendou que eu “pedisse” para o meu avô, atraves da reza, que seguisse o caminho dele.
    Hoje pela manha, após o banho “higienico” rezei, e com um balde cheio de plantas, me banhei.
    Acabei por pegar um resfriado…

    Mas agora vem as perguntas:

    1-Esse ritual realmente funciona (me livra de demonios e/ou espiritos maliciosos) se você acredita?

    2-Gostava muito do meu falecido avô, não era a melhor pessoa do mundo, mas tinha um bom coração. Até onde ele pode me prejudicar? Se é o meu avô que está ao meu lado, não deveria estar contente por ele estar me protegendo?

    E por ultimo, eu não duvido da boa vontade da amiga da minha mãe.

    Se puder responder a esse leigo, ficaria muito feliz.

  • hahaha

    tendo feito o comentario de numero 50.000 eu mereço um premio !!!
    =P

  • Gabriel

    continuando…

    Eu não duvido da boa vontade dela, mas é perigoso eu fazer essa especie de simpatia/ritual de forma errada, e dar uns efeitos colaterais… como esse resfriado?

  • TH13

    @MDD – Normalmente todos os dias festivos vieram de alguma festa pagã, que invariavelmente tem alguma relação com a astrologia. O importante é pesquisar qual festa apareceu primeiro e qual festa foi sendo absorvida por qual.

    Na real, o que eu quis dizer é que tem “mais cacique do que índio” em termos de dia festivo – é super difícil escolher um dia festivo que já não seja festivo em uma outra cultura.

    Por exemplo: em Janeiro, só não são festivos os dias 1 a 5, 16 a 18, 23 e 27 a 30 – ou seja, dos 31 de janeiro, 13 não são festivos, menos da metade. Em fevereiro, 8 não são festivos. Isso sem contar os dias dedicados aos santos do catolicismo…

    @MDD – Isto deve ajudá-lo:
    http://www.interfaithcalendar.org/

  • Melquisedeque

    Grande DD!

    Belo texto. Mas não consigo entendeer essa sua admiração como pessoas tipo Teodora. Tá certo que ela tinha pusso firme e sabia conseguir o que queria. Mas em vez de tentar uma mudança espiritual (não digo hipocrisia religiosa) e sim “tentar fazer o bem”, criar bons costumes, ela “cria” um novo conceito de salvação e ajuda ainda mais essa que é hoje a maior MENTIRA já criada pelo homem a ICAR!!

    abraços.

  • Musashi

    Já que o 50.000 já foi
    entao responde ai
    oq o Pessoa faz ali?

    ^^

    abracos

  • Luis Henrique

    Ouvi de um amigo que encontraram uma carta de Fernando Pessoa (ele mesmo) assumindo que fazia parte de uma Ordem Templária.
    diz ai Marcelo, quando sai um post só sobre o Fernando Pessoa?

  • Majjj

    Uma religião filha da puta, né?
    (Brincadeiras à parte)

    E o nome dele, Hilário, qual a relação com a palavra que denomina algo muito engraçado? É coincidência?
    É nessa época que Jesus passa a ser demonstrado como de pele branca?

  • John Dee

    Legal, o Pessoa também tá na foto do “onde está o Crowley?”
    esse cara tá em todo lugar
    ou em nenhum lugar
    enfim… continue com o excelente trabalho.
    até.

  • ssb

    Você está ficando um cético mitológico e vem dizer que os outros vivem a profanar ?? santa paciencia!!!!!!

  • chains

    obrigada!

  • Uma dica pro ‘mistério’ da foto do Fernando Pessoa, http://www.insite.com.br/art/pessoa/misc/crowleyenct.html

    @MDD – muito boa referência.

  • HIPERBOREO

    Tá parecendo aquela piada do filme “O Auto da Compadecida”, quando no julgamento o diabo diz: “Mulher em tudo se mete!”, contudo, esta não fez diferente do que a maioria dos “influentes” fez com esta religião, bem ao estilo da linha “gente que faz”.

    Questão: estou lendo um livro entitulado “MAGIA PRÁTICA – o caminho do adepto, teoria e prática, um curso em dez etapas, de FRANZ BARDON. Baixei este livro gratuitamente da internet e vejo que muita coisa se encaixa nos seus posts. Achei muito “forte” para o que se propõe “dar lições iniciais”.
    Você leu este livro? Tem algum comentário ou opinião a fazer?
    Agradeço a resposta.

  • Filipe

    nas calhas de roda
    gira, a entreter a razão
    (…)

    grande Fernando Pessoa

  • Kleberson

    Belo post MDD, não tenho nenhuma pergunta, mas trago uma saída para você… Já que muita gente reclama de você charmar certas pessoas de “Gado”, então ao invés de chamar de “Gado”, chame-as de “Ovelinhas” que teria quase o mesmo sentido, só que mais carinhoso, aposto que eles não vão mais reclamar. xD

    “As ovelinhas que tem medo de sair do cercado (Dogma) por ter medo do Lobo Mal (Satanás e Inferno).”

  • Lazaro

    Olá Marcelo!
    Existe alguma versão da bíblia original sem todas essas mudanças feitas pela igreja católica, que possa ser lida por não iniciados?
    Se a resposta for sim, onde posso encontrar uma?

    Grande abraço!

  • geludos

    Otimo texto otimas referencias.

    fiquei sabendo que será entrevistado, por um blog de RPG tem como passar a dat?

  • Maurício

    Sobre Fernando Pessoa:

    Um grande Iniciado. Rosacruz. Seus poemas e textos fazem referências às doutrinas da Ordem. Dizem que era ligado aos capitulos templários de Portugal. Vale a pena dar uma boa lida em suas obras….quem sabe dá pra aprender uma coisinha aqui e ali…
    TFA e votos de Paz Profunda a todos

  • IRR

    “MDD: Então… graças a uma prostituta louca, assassina e racista, os católicos / evangélicos / cristitas acreditam que passarão a eternidade ao lado de anjinhos nas nuvens cantando glória a Deus ou ficarão para sempre nas garras do coisa-ruim, ardendo nos mármores do inferno. Teodora é gente que faz!”

    E de pensar que eu nunca arranhei nem de longe a verdade. Eu poderia pensar em tudo, menos isso.
    Tudo que você falar daqui pra frente é fichinha, a criação do estado do Vaticano, os papas hendonistas do vaticano, concubinas nos vaticanos, madres gravidas no vaticano, os restos-mortais de centenas de recem-nascido numa camera secreta no vaticano, (Os crimes dos Papas) no vaticano etc, etc, etc…

    Isso tudo só me remete aquela frase:
    A realidade, por muito, supera a fantasia.

  • IRR

    Marcelo e outra coisa, eu li em algum lugar, não lembro onde. Que nos vários concílios que tiveram, em um deles a Igreja Romana entrou em acordo com os Judeus para modificar o pentateuco para ficar de acordo com as mudanças que a ICAR fez. Acho que já terminou o que tinha para falar dos concílios, e você não falou nada sobre isso. Gostaria de saber se isso procede.

    E para quem quiser, deixo aqui uma leitura complementar para saber um pouco mais de detalhes sobre o Concílio de Nicéia.
    http://br.geocities.com/luizahpbr/Frases-Nticker/nic.html

  • Dengue

    Eu achei q vc ia incluir nessa listagem papal uma papisa q teve um filho no meio de uma procissão…
    ia ser legal constar essa…
    mas tudo bem…

  • andromeda

    Oi tio! Muito bom o post! Mas eu ainda nao acabo de entender como a super-fodona-gente -que-faz Teodora pode ser tao bestinha de achar que mudando as leis da igreja ia conseguir se livrar da reencarnaçao. Esta estranheza eu comparto com alguns leitores mais , to dando mil voltas à questao mas nao sei como entender essa mulé!! Enfim. Eu queria te contar outra coisa: hoje mesmo caiu em minhas maos o livro Psicomagia do Jodorowsky. Voce sabe se é legal? Te agradeceria muito se voce me respondese! Bom, te agradeço de todo forma!
    Un abraço fraternal!

  • Ramon Ramos

    Excelente texto, ri d+ com O “gente que faz”

  • Bolívar
  • IRR

    DelDebbio, eu estou tentando decifra um pouco da mensagem que está contida no Gênesis da bíblia. Eu estou buscando a alegórica dessas passagens.
    Gostaria que você visse meu raciocínio:

    O despertar para uma nova consciência.

    Gen,3.1. “A serpente era o mais astuto de todos os animais”
    Gen,3.5. Diz a serpente: “Mas Deus bem sabe que, no dia em que da fruta comerdes, vossos olhos se abrirão, e sereis como deuses”
    Despertado pela Mulher (intuição) e guiado pela Serpente (sabedoria). O Homem da o primeiro passo para a sua emancipação (ousadia).

    Gen,3.22. “E o Senhor Deus disse: “Eis que o homem se tornou como um de nós, conhecedor do bem o do mal’
    Aqui o Homem faz passagem dolorosa do seu estágio de criatura para “criador”.
    O “conhecedor do bem e do mal”, não é a distinção entre o bem e o mal. Mas o portador do bem e do mal.
    (Agora sabendo do livre arbítrio que nos foi concedido, o homem poderá viver em plenitude, com a responsabilidade e consciência de um ser divino aqui na Terra) Isso eu tirei por mim mesmo no contexto geral.

    Mas agora nessa, eu não consegui entender o que “Deus” quer dizer com essa frase:
    Gen, 3.22 “Agora, pois, cuidemos que ele não estenda a sua mão e tome também do fruto da árvore da vida, e o coma, e viva eternamente.”
    A Árvore da Vida não é a energia primordial? Nossa centelha divina? O que liga nos liga a alma? “Deus “não quer que nós conhecemos nossa natureza divina? É isso?

  • Pepe J.

    Ola caro Del Debio

    Venho lendo sua coluna a tempos , mas entre um post e outro , nunca consegui alcançar o ultimo , sempre que estava perto , ficava algumas semanas sem ler , agora sim colclui ate esta , realmente , fantastica coluna.

    Não tenho nenhuma pergunta especifica , mas por ter nascido e se criado no mundo do circo , gostaria de saber se o circo tem algo de ocultista por traz , porque nós temos varios costumes , ate mesmo a disposição do circo em si , e as habilidades , se isso é puro entreterimento , ou se tem alguma coisa alem disso?

    se nao der pra respoder tudo bem

    abraços

  • Petch

    ESSA ULTIMA FRASE É DO LEVI, NÉ?!
    \o/

    Eu realmenente tenho raiva de certos personagens historicos, como a familia Borgia, Constantino, Colombo, etc…; agora é mais um pra lista!

    Só um comentario quanto ao formato da coluna. É um pouco cansativo o nome de tantos personagens historicos jogados assim de uma vez, sendo que muitas vezes vc não fala muita coisa sobre eles e/ou eles não tem importancia historica.

    Mas o seu blog pessoal tá cada vez mais legal!

  • Júnior

    Ei MDD

    Tem que colocar a data de nascimento do ”Abu al-Qasim Muhammad ibn ‘Abd Allah ibn ‘Abd al-Muttalib ibn Hashim” so no Iraque deve ter só uns 100
    huahuahuahuahua

  • Sabrina

    Òla Marcelo, tudo bem?
    Venho acompanhando sua coluna desde o inicio e tenho gostado bastante.
    Tenho algumas duvidas e perguntas, talvez voce possa me ajudar.
    1° As vezes eu sinto cheiros, bons ou ruins, em lugares, perto de algumas pessoas, ja senti gosto de cigarro na minha boca, sendo q nao fumo.Voce tem alguma indicaçao de livros q eu possa ler sobre isso? sober sentir cheiro de rosas, ou de coco/ vomito .
    2° Tem um espirito q fica no meu banheiro, nao sei o q fazer. Mudei tem um ano e o msm acontecia no outro apartamento. Vejo uma mao mexendo os dedos e ‘voando’ pelo banheiro. As vezes fico meio depre do nada, tenho obcessao por jogar e qd sei q estou sobre influencia de alguma coisa, mas nao sei cm me livrar disso.

    Espero q voce possa me ajudar.

    Parabens pelo seu trabalho de divulgação de conhecimentos poucos conhecidos.

    04/01/85 23:10 BH

    Obrigada!!!

    abraços

  • HunterDog

    “Teodora é gente que faz?!”
    Moh lavagem cerebral!
    AUHaUhaUAhauhauHA

    ps: pq meu primeiro comentário não foi publicado? O.o

  • chains

    Talvez a foto do Fernando Pessoa não esteja ali por acaso…
    Parece que lá na parte do Gelásio I tem referências à terceira estrofe de Autopsicografia, como já comentaram aí em cima. E em seguida tem aquele “ah… a razão!”, e depois vem “comboio de papas”, “papa do coração”, “Roda de Reencarnações”… e Teodora.
    Ou não!

  • Imguinorant

    Mensagem subliminar!!!!
    huauahauhuaha
    O bigode do Pessoa é uma piramide!!!!
    huauahuahuaha
    E sua gravata pode se tornar uma estrela de cinco pontas!!!!
    huahuahuahuah
    Simbolo de uns doidõs que se encontravam no clubinho dos pitagoricos!!!!
    huahuahuauah
    Abração muito bom post

  • Imguinorant

    Ah e o “F” dele parece um 7!!!!
    Isso só pode ser teoria da conspiração!!!!
    hauhauhauhuah

  • Imguinorant

    adendo!!!
    O bigode é a ponta da estrela…
    hauhauhau

  • chains

    huewahaeauhua
    grande tio!
    a terceira estrofe está toda no texto!

  • lucaas

    (e adivinhem se cada data “coincidentemente” não chega a cair exatamente sobre as festas pagãs?).

  • Gun_Hazard

    Olha vou ser sincero (Na verdade tento se sempre).

    Eu gosto da coluna, simpatiso com o Del Debbio (Gosto dele como escritor de RPG), discordo de muitos dos pontos de vista dele.

    Mas vamos ao que importa…

    Continuo dizendo que voce manipula informação, voce joga dados que algumas vezes vem da própria ICAR, como se HOJE EM DIA ela tentasse esconder estes fatos…
    Muitos destes ocorridos são reconhecidos e muitos outros retificados pela própria ICAR como por exemplo a questão do Dia 25/12 e o erro do Calendário em aproximadamente 3 anos, só para citar os mais banais…

    @MDD – Diz, sem nenhuma base… mostre-me em qual BULA PAPAL a Igreja admite ter se apropriado da Festa de Mithra como data inventada para o Nascimento do jesus-Apolo e que eles não fazem idéia da data de nascimento de Yeshua. Porque enquanto não sair uma BULA PAPAL a respeito, a ICAR não admitiu absolutamente nada…

    PPS: Sobre a questão de que Jesus Pregava Reencarnação seu único contra-argumento é “A igreja Católica manipulou a Biblia”?

    @MDD – Não… tenho toneladas de argumentos. Desde os indícios de que Yeshua pertenceu aos essênios (reencarnacionistas), repetiu os ritos Egipcios em seus rituais, esteve estudando no Egito, nasceu em Qram e muitos outros que demorariam páginas e páginas para serem expostos aqui… por esta razão, eu os coloquei em uns cinco ou seis posts. Recomendo ler meus textos antigos a respeito da ligação de Yeshua com os Essênios e os Pitagóricos.

  • Fernando Pessoa foi poeta… é por aí??? 🙂

  • À voz do poeta Fernando Pessoa : a Igreja Católica é o próprio Império Romano.

  • HYCKRH

    Não tinha lido esse artigo ainda por isso não pude opinar sobre o lance do mistério. Eu vou dar um chute que seria a pintura do Antipapa, Max Ernst… ignorei completamente o Fernando Pessoa, pq curiosamente não achei a imagem deslocada lá em cima.

  • Riccelli

    Se eu ao menos lembrasse o nme do carinha da caricatura logo no começo… Não lembro mesmo…

    Dae eu poderia te dizer qual foi a mensagem secreta! =PPP

    Abraço!

  • Pierrot

    O Fernando Pessoa era opositor de todas as igrejas organizadas, sobretudo a igreja de roma, fiel à tradição secreta do cristianismo com intimas relações com a kabbalah e a essência oculta da maçonaria. e iniciado nos três graus menores da aparente extinta Ordem Templária de portugal..

    isso tem haver com sua mensagem secreta?

  • Fábio Castro

    Bom no começo do texto logo após a imagem do Fernado Pessoa é dito que magos,alquimistas e ocultistasocultavam informações em suas obras dos profanos.

    Pode ser que tanto o Fernando pessoa quanto o Papa Marcos I que tambem era poeta podem ter deixado muitas mensagens ocultas dos profanos.

    Puts acho que deve ser alguma coisa bem melhor elaborada mas é um palpite de qualquer maneira.

  • Marcelo, recentemente eu li o livro “Jesus, Rei Arthur e a jornada pelo Santo Graal”. Esse livro fala, entre outras coisas, sobre as possíveis encarnações de Jesus na Terra. Você já leu algo a respeito?

  • Pazuzu

    Fora as palavras XXXXXXXXXXXXX não consigo ver a mensagem secreta…

    @MDD – Na verdade, conseguiu… essa era a versão fácil da brincadeira. Parabéns !

  • chains

    XXXXXXXXXXX

    @MDD – parabéns!

  • Christian Solon

    “Na próxima coluna, explicaremos como os antigos sacerdotes pagãos, alquimistas e ocultistas faziam (e fazem) para ocultar informações secretas debaixo das barbas dos Inquisidores sem despertar suspeitas.”
    FAZEM?!?!?!?

  • Christian Solon

    Ainda existem? foi essa sua mensagem?

  • Ian

    grande marcelo achei!!!
    nossa otima!!!!!
    eh como brincar de” onde esta o olly”pelo texto!!
    rsrsrss

  • Gun_Hazard

    Oi eu de novo…

    Agora tô gostando mais da coluna…

    Vamos lá…

    Não sei se BULA PAPAL ou não, mas na virada do ano 99 para 2000 foi feito uma campanha para desmistificar vários pontos. entre eles estava as questões da data do natal, o ano, o fato de ter se apropriado da data do nascimento de Mithras entre outros detalhes.

    Inclusive com referência a um dos documentos do Papa João Paulo II, publicados na mesma época e em função disto. (Acho que a Editora Paulinas que traduz estes documentos em forma de livretinhos azuis)

    Não sei se são BULAS PAPAIS (Sinceramente não sei mesmo), mas é um Documento escrito pelo Papa e destinado a todos os que interessarem. Infelizmente não tenho tal documento em mãos, mas cheguei a ler uns trechos em função desta campanha…

    @MMD “(o Pelagianismo é a doutrina que diz que as pessoas vão para o céu se forem boas pessoas, independentes de “aceitarem Jesus” ou não). Esta briga entre os que pregavam a “salvação pelos atos” versus os que pregavam a “salvação apenas através da Igreja católica” ainda duraria muitos e muitos anos. ”

    Em outro destes Documentos (Livrinhos azuis), o Papa João Paulo II declarou também que a Igreja Católica (Segundo os Dogmas dela), não é a única detentora dos meios de salvação pessoal (Ela se considera como tendo a plenitude dos meios de salvação), mas que outras religiões também tem caminhos que levam a pessoa a salvação.

    (Vou tentar pesquisar alguém que tenha ambos e depois tento te enviar…)

    Assim como sempre ouvi (Este ficou só de ouvido, não tenho documentos que provem), que existe também o caminho da Ignorância (No sentido de não conhecer), onde uma pessoa moralmente correta, mas que nunca tenha ouvido falar de Jesus seria salva pelo fato de ela nunca ter recebido a mensagem de Cristo.

    Mas o mais Interessante que eu acho nestes casos é:

    “A Igreja Católica Nunca Declarou que alguém esteja no ‘Inferno’!”

    Explicando…

    A Igreja Catolica declara que algumas pessoas estão reconhecidamente no ‘Céu’, este reconhecimento é expressado através da canonização.

    Mas ela nunca declarou que uma pessoa especifica esteja no ‘Inferno’, por pior que a pessoa tenha agido.

    Pois ela reserna este julgamento unicamente para Deus.

    Quanto ao fato de Afirmar que a Salvação só vem por Intermédio de Cristo, bom ai já entramos na questão de fé pessoal. Cada um é livre para escolher a sua.

  • kelly

    juntando um cadinho de informação aqui, acolá.. teria Teodora algo a ver com a Papisa Joana?

    Pois, ao mesmo tempo que Teodora, patroa de Justiniano, foi uma egoísta prostituta safada que queria tirar o dela da reta para nao reencarnar como negra, ela foi uma mulher fantástica ao ter pulso firme em instituir ‘direitos’ às mulheres – e lembrando que titio Justiniano é sempre lembrado nas aulas de Direito Romano da faculdade de Direito ;D
    Do jeito que você escreveu (que não sei se foi intencional ou não..) dá a entender que ela foi uma egoísta, uma filha da puta mesmo.
    Pesquisando mais, as coisas ficam beeem diferentes.
    Ela é gente que faz, sim senhor!

    A história da Papisa Joana: 850~1100: uma jovem culta e inteligente, talvez de Constantinopla, talvez alemã, que ralou até chegar a Roma; lá, apresentou-se como monge e deixou todo mundo surpreso com tanto conhecimento. Quando o papa (Leao IV ou VIII? ) foi unânime q ela deveria subir ao poder. Mas existem contradições, muuuitas contradições que dizem tanto que ela era uma lenda, quanto um monstro quanto nem existiu.
    E se tiver algo a ver com o segundo arcano maior do tarô.. enfim

    ano 900?: E tem a outra Teodora, mãe da Marózia .. que estavam nas tretas de papas também.
    Marózia era amante do papa Sérgio III.

    1501: Lucrecia, a outra mulher que vc citou, também teria escandalizado meio mundo, quando o papai Alexandre VI (papa da época) teria indicado a própria para ser papisa – ninguém tinha feito isso antes. Eles eram da familia Borgia, envolva em varios escândalos, e Lulu teria um filho com o próprio irmão.

    caraca, oq fazemos quando tem tempo livre, ne?
    tudo via wikipedia, mas acredito que faça sentido.
    bjocas Marcelo, demorou mas consegui ler essa coluna.

  • Paulo Craici

    Outra interessante coluna sobre os papas, parabens DD e adorei o “prostituta louca, assassina e racista” ..vc ter dito que era fã e mencionando depois as barbaries que ela cometeu, isso mostrou melhor seu ponto de vista rsrs..

    Abraços

  • Karlytuzzz

    Autopsicografia

    XXXXX

    @MDD – Correto. Parabéns!

  • fcoto

    MDD,
    desde que li seu post estou tentando descobrir a mensagem, literalmente eu dei um chute mas pelo visto errei feio…..ainda tenho muito que aprender e depoluir minha mente. Espero que voce nos ensine ou nos de dicas para descobrir esta mensagem.
    Obrigado pelos textos e ensinamentos.

  • Rafael Ab.

    fala , marcelo.

    o segredo é esse, a forma como eles escondiam (e escondem) é através da poesia? abraços!

  • Realmente um texto muito interessante, assim como todos os outros que tenho acompanhado há algum tempo em suas colunas. Não pude deixar de perceber que você utilizou uma parte de um poema de Fernando Pessoa (que aparece na imagem no topo do post).
    “E assim nas calhas de roda
    Gira, a entreter a razão,
    Esse comboio de corda
    Que se chama coração”.
    É esta sua mensagem escondida?

  • Caro DD, agora que penso ter descoberto, relendo seu texto, encontrei não só uma parte mas todo o poema do Pessoa em questão. Está lá, completo.
    Muito bom!
    Abraço.

  • Rafael F

    [o] papa… [poeta]… tremendo [fingidor]…
    [Finge] que… [tão completamente]…
    [que] o primeiro… [chega a] cair… [fingir que… é… dor]…
    [A]… muita [dor] em… interessavam [deveras] ao Pontifex Maximus… [sente]…

    [e]… [os]… [que lêem]… [o… que… escreve]…
    [na]… [dor] ou desconforto durante a [lida]… Sisto III [sentem bem]…
    [não]… mesmo com [as duas]… invasões [que ele teve]
    [mas] ele… [eles não têm]…

    [E assim]… [nas calhas de roda]…
    [Gira] (festa)… [a entreter]… (ah… [a razão]!)
    o [comboio] de papas… com a [corda] toda…
    É o [que se chama] “papa do [coração]”…

    Brincadeira… depois de trocentas dicas, lidas e alguns dias… engraçado que as palavras pouco usuais me chamaram a atenção, mas como não tinha lido autopsicografia antes, não tinha como ligar a pessoa ao Pessoa… que coisa… colocar cada palavra propositalmente… intrigante… se não tivesse a foto e do Pessoa e se vc não nos desafiasse iria passar por muitos…

    tem mais alguma coisa no texto?

  • Ricardo Yukio

    Tio ,tenho uma pergunta meio nada a ver com o post.

    o salmo 33 tem um significado “oculto´´ com seus 22 versículos??

  • Gustavo Araujo

    Ué, por que tive meu comentário censurado?

    Abs

  • Gustavo Araujo

    Desculpe-me a confusão, o meu reply foi no outro artigo. (11th setember)

    Parei para ler FP e vi coisas fantásticas, como por exemplo sua mediunidade…. autopsicografia já fala por si só.

    Nunca tinha lido com afinco, mas gostei especialmente desse poema:

    “O único mistério é haver quem pense no mistério.

    Quem está ao sol e fecha os olhos,

    Começa a não saber o que é o sol

    E a pensar muitas cousas cheias de calor.

    Mas abre os olhos e vê o sol,

    E já não pode pensar em nada,

    Porque a luz do sol vale mais que os pensamentos

    De todos os filósofos e de todos os poetas.”
    (Alberto Caeiro – Fernando Pessoa e vice-versa)

    hehehe

    Pois é, se vemos não pensamos, mas podemos pensar sem ver… em qual acreditar?

    Abraços

  • tiana

    muito interessante, esconder poesias dentro do texto, como as informações ocultas dentro das obras de iniciados e mesmo da própria igreja. mas a questão são as chaves necessárias para decifrar as tais informações ocultas.. são conhecimentos restritos a muito poucos, ensinamentos passados de mestre para iniciado… como ir além, como compreender melhor ?

  • Pingback: O Alcorão e a Papisa Joana | Sedentário & Hiperativo()

  • Rafael

    Agora entendi porque os seus textos são bastante mal construídos…

  • Pingback: Pornocracia: Assassinatos, sexo e crucifixos | Sedentário & Hiperativo()

  • Dan

    The Wicker Man? Igual ao Iron Maiden?

  • Pingback: Psicodelias, Relâmpagos e Catedrais | Sedentário & Hiperativo()

  • Pingback: Autopsicografia « Teoria da Conspiração()

  • Marcelo, estou pesquisando para saber quais autores falam sobre Teodora ter mandado matar as 500 prostitutas. Até o momento, só encontrei em Kersten, no livro Jesus viveu nas Índias. A sua fonte é outra? Se puder me responder por email, ficarei grato.

    Parabéns pelo blog.

    Abraços

  • Pingback: Segunda e Terceira Cruzadas | Sedentário & Hiperativo()

  • “medo de reencarnar como uma escrava negra”… Fuhrer…