O Homem já pisou na Lua?

Olá crianças,

“Um pequeno passo para o homem,
um gigantesco salto para a humanidade”

Em 20 de julho de 1969, exatamente às 23 horas, 56 minutos e 20 segundos de Brasília, o astronauta americano Neil Armstrong, 38 anos, entrava para a história como o primeiro homem a pisar na Lua e avistar a Terra.
A bordo da nave Apolo XI, ele, Edwin Aldrin, conhecido como “Buzz” (zumbido) e Michael Collins cumpriram a missão de alunissar (aterrisar na Lua) após levantarem vôo em 16 de julho do mesmo ano. Como comandante da Apolo XI, Armstrong pilotou o módulo lunar com Aldrin, enquanto Collins permaneceu no outro módulo em órbita lunar. Por quase duras horas e meia, os dois coletaram amostras do solo lunar, fizeram experimentos e tiraram fotografias.
O mundo inteiro permaneceu em alerta naquele dia. Nada menos que 850 jornalistas de 55 países registraram o acontecimento. E estima-se que cerca de 1,2 bilhão de pessoas testemunhavam via satélite a alunissagem.

Muitos, inclusive, ainda duvidam de que tal fato tenha realmente acontecido, mesmo com tantas outras missões tripuladas que se lançaram no espaço, após Armstrong ter colocado seu pé esquerdo, coberto pela bota azul, no chão fino e poroso do solo lunar. céticos, pseudo-céticos, crentes e malucos ufólogos permaneceram durante quase quarenta anos discutindo se o homem realmente pisou na lua.
Como sempre, cabe aos ocultistas explicar o que aconteceu. Acompanhe este post para responder à questão “O homem realmente pisou na lua?”.

A resposta é SIM.
Como sabemos? Bem… entre outras coisas porque estávamos lá.

Desde os tempos imemoriais, os céus sempre foram o domínio dos estudiosos das ciências herméticas. Foram os ocultistas quem primeiro descobriram e estudaram as constelações, a física do movimento dos planetas, o Sistema Solar, os eclipses e especialmente a lua: Ptolomeu, Tycho Brache, Nicolau Copérnico, Galileu Galilei, Johannes Kepler, Pierre Gassendi, Edmund Halley e, é claro, o patrono da ciência, Isaac Newton, entre muitos outros.

A Lua, em particular, sempre atraiu a atenção do homem, e este interesse ficou registrado na poesia, na literatura e na ficção científica. Há duzentos anos, em uma famosa obra de ficção intitulada “De la Terre à la Lune” (1865), Júlio Verne, famoso escritor e ocultista, escreve sobre um grupo de homens que viajou até a Lua usando um gigantesco canhão.
Na França, Georges Melies, ilusionista e também grande estudioso das ciências alquímicas, foi um dos pioneiros do cinema, e em seu filme “Le voyage dans la Lune” (1902) acabou criando um dos primeiros filmes de ficção científica em que descrevia uma incrível viagem à Lua. Charles Chaplin o descrevia como “o Alquimista da Luz”.

O Início
Com a derrota da Alemanha na Segunda Guerra Mundial, os EUA e a URSS capturaram a maioria dos engenheiros que trabalharam no desenvolvimento do foguete V-2. Particularmente importante para os EUA foi a captura de Wernher von Braun, um dos principais projetistas alemães, que participou ativamente do programa de mísseis balísticos dos EUA e depois dos primeiros passos do programa espacial estadunidense (tendo sido, inclusive, o líder da equipe que projetou o lançador Saturno V que levou as naves Apollo para a Lua).
Historicamente, a exploração espacial começou com o lançamento do satélite artificial Sputnik pela URSS a 4 de outubro de 1957, no Cosmódromo de Baikonur (base de lançamento de foguetes da URSS), em Tyuratam, no Cazaquistão. Este acontecimento provocou uma corrida espacial pela conquista do espaço entre a URSS e os EUA que culminou com a chegada do homem à Lua.

As Viagens para a Lua
Os programas tripulados Mercury (Mercúrio, Deus da comunicação e mensageiro entre os deuses e os homens) e Gemini (Gêmeos, signo da comunicação e das viagens, regido pelo planeta Mercúrio) foram aquecimentos tecnológicos para o programa Apollo (Tiferet, o deus-sol, representante da manifestação crística no ser humano, que deu origem ao mito do Jesus católico). Cada elemento destes programas testou viabilidade de uma missão longa e tripulada para a Lua.

Ao todo, sete missões como a Apollo foram esboçadas, cada uma testando um conjunto específico de componentes e tarefas, e cada passo precisava ser finalizado com grande sucesso antes que a próxima missão do gênero começasse.

No total, o programa Apollo lançou 11 missões tripuladas. Para se preparar para a viagem à Lua, o programa Apollo lançou duas missões orbitando a Terra, Apollo 7 e 9, que testaram os comandos e os módulos lunares. Estas bem-sucedidas missões geraram mais duas missões que orbitaram a Lua, Apollo 8 e 10. Estas missões testaram a tripulação, os veículos espaciais e as instalações de apoio à missão. Elas testaram os módulos de comando, incluindo comunicações e sistemas de rastreamento e sobrevivência. As equipes também fotografaram a superfície lunar e avaliaram o desempenho do módulo lunar entre a Terra e a órbita da Lua. A Apollo 10 foi um verdadeiro ensaio para o pouso lunar. Todas as operações, com exceção da alunissagem, foram executadas.

Durante todo o programa espacial, diversos astronautas fizeram parte de Ordens iniciáticas, sendo os mais famosos John Glenn, Edwin “Buzz” Audrin, Virgil “Guss” Grisson, James B Irwin e Edgard Mitchell. Mas antes de todas estas figuras, uma em especial se destaca e tem o nosso apreço: Jack Parsons.

Jack Parsons, Aleister Crowley e Foguetes
Parsons nasceu em Los Angeles, na Califórnia, em 2 de Outubro de 1914. Filho de família rica – assim como Aleister Crowley – e influente, Parsons tomou gosto pelas ciências ocultas ainda em tenra idade. O divórcio dos pais fez do jovem uma figura solitária, reclusa e extremamente voltada para seus estudos e interesses ocultos; e que reprimia qualquer tentativa de intromissão em seus trabalhos, como revelam os diários que Parsons manteve desde os nove anos de idade.
Com apenas 13 anos, Parsons invocou uma entidade astral com sucesso pela primeira vez, depois de meses de tentativas frustradas e infrutíferas. Ele fazia uso de trechos do Velho Testamento, do Zohar e do Talmude, como principais fontes de pesquisa para seus estudos.

Jack Parsons nunca viu problemas em ser um cientista e ocultista ao mesmo tempo e defendia suas idéias abertamente. Isto nunca foi um obstáculo para suas atividades em ambos os campos de atuação. Werner von Braun, famoso cientista alemão e colaborador de Parsons nos projetos da NASA, fazia questão de dizer que foi Parsons o principal responsável pelo sucesso do programa espacial americano na propulsão e lançamento de foguetes espaciais.

No início da década de 40, a Agape Lodge, braço “armado” da O.T.O (Ordo Templi Orientis) na Califórnia parecia fadada à extinção. O lugar parecia muito mais um ponto de encontro para orgias de final de semana do que um templo iniciático. Aleister Crowley há muito já vinha insatisfeito com a atuação de Wilfred Smith frente a instituição e enxergava nele um pseudo-líder de poucas habilidades e parcos dons espirituais.
Foi o próprio Wilfred quem, em Março de 1941, impressionado com o novato Parsons, informou Crowley sobre seu valioso e novo iniciado. Rapidamente ele galgava os postos mais importantes da Agape Lodge e, após um telefonema que durou menos de quinze minutos, Mestre Therion certificou-se de que Parsons era a pessoa certa – apesar da juventude – para tirar o templo californiano da decadência e possivelmente de uma possível extinção que já se avizinhava.
Parsons permaneceu como chefe da OTO nos estados Unidos até 1946, e durante todo este tempo também foi chefe da divisão de pesquisas de foguetes JPL (Jet Propulsion Laboratories).

Parsons foi o inventor do combustível sólido que permitiu aos Estados Unidos construir foguetes poderosos o suficiente para a exploração espacial; sem ele, o homem nunca teria pisado na lua. Diversos relatos afirmam que Parson e alguns membros de sua equipe recitavam o Hino a Pã antes do lançamento de cada foguete.

Vamos falar um pouco a respeito de cada uma das missões Apollo. Como nosso espaço é curto, procurei resumir bastante, citando apenas os fatos mais interessantes ou curiosos de cada uma delas. Muitas das informações abaixo foram retiradas da wikipedia, cujo conteúdo sobre o assunto é bem abrangente para estudos complementares.

Apollo 1
Apollo 1 (ou AS-204) foi o nome dado à nave Apollo/Saturn 204 (AS-204) que se incendiou durante um treino em 27 de Janeiro de 1967, em homenagem póstuma aos astronautas vitimados neste acidente, entre eles um maçom (Gus Grissom). Foi o primeiro grande desastre do programa espacial estadunidense que custou a vida a seres humanos.
Em 27 de Janeiro de 1967, os astronautas ‘Gus’ Grissom, Ed White e Roger Chaffee, do Projeto Apollo, morreram no solo em um incêndio dentro da cabine de comando. O que ocorreu de fato foi um curto-circuito no interior da cabine, O irmão Grissom, via rádio, comunicava que havia fogo no “cockpit”. Segundos mais tarde, podia-se ouvir Chaffee dizendo que ele e seus companheiros sairiam do módulo de comando. Mas não puderam, pois a escotilha de saída possuía apenas trancas mecânicas, e os esforços dos astronautas na tentativa de abrí-la mostraram-se inúteis. A equipe que trabalhava fora da espaçonave procurava, em vão, abrir a escotilha em meio ao calor insuportável.
Quando, finalmente, conseguiu-se abrir o módulo de comando os três astronautas já estavam mortos, ainda que a roupa espacial os tenha protegido do fogo, a inalação excessiva de fumaça foi fatal. Como resultado desse acidente, toda programação do projeto Apollo foi atrasada em vinte e um meses. Durante esse período, os engenheiros da NASA modificaram completamente a cabine do módulo de comando. Cerca de 1300 alterações foram feitas.

Apollos 2, 3, 4, 5 e 6
Apollo 4 foi um vôo teste não tripulado, realizado em 9 de novembro de 1967, em missão para o Projeto Apollo da NASA (agência espacial dos EUA).

Nenhuma missão recebeu os nomes de Apollo 2 e Apollo 3.

A nave Apollo 4 foi o primeiro lançamento do foguete Saturno V, para teste orbital do foguete e sistemas de vôo da cápsula.
A contagem regressiva de 104 horas começou no Dia das Bruxas (Halloween) de 1967 mas, após atrasos, o lançamento ocorreu em 9 de novembro de 1967. Lançado com sucesso do Cabo Canaveral, o vôo teve duração de 8hrs e 37 min e a nave foi recuperada sem problemas.
A nave Apollo 4 (Apollo-Saturn 501) foi reprojetada após o acidente ocorrido com a Apollo 1 e recebeu esse nome em homenagem a eles.

Apollo 5 foi o primeiro voo teste não tripulado do Módulo Lunar Apollo (LM-1) para o Projeto Apollo da NASA (agência espacial dos EUA), realizado em 22 de janeiro de 1968.
Após vários problemas técnicos com o Módulo Lunar e 8 meses de atraso, a Apollo 5 (AS-204) foi lançada em órbita pelo foguete Saturno IB. O Saturno IB era o foguete da Apollo 1, que salvo do acidente, foi reutilizado para lançar a missão Apolo 5.
A missão da Apollo 5 era testar no espaço o Módulo Lunar, seus motores, estágios (subida e descida) e sistemas operacionais, simulando futuras situações de Alunissagem.
Foram realizadas diversas manobras espaciais e houve problemas com o software do computador de bordo. Os controladores da missão tiveram que optar por uma programação alternativa e após quatro órbitas a missão estava encerrada.
A missão Apollo 6 testou a propulsão do Saturno V, separação de estágios, as condições térmicas, desempenho dos sistemas de controle, emergência, orientação e elétrico. Os três estágios do Saturno V apresentaram problemas, prejudicando outro objetivo da missão que era testar o Módulo de Serviço (CM-020) na reentrada. O motor do Módulo de Serviço precisou ser usado para que a missão conseguisse completar parte de seus objetivos e não sobrou combustível suficiente para uma boa reentrada, ainda assim a cápsula conseguiu ser recuperada.

Apollo 7
A expectativa para este vôo era enorme, principalmente porque o Módulo de Comando da Apollo havia sofrido diversas modificações após o incêndio de 1967.
Com seu lançamento relizado de Cabo Canaveral, a única entre todas as missões Apollo e Skylab subsequentes, feitas de Cabo Kennedy, a missão consistiu em diversas atividades em órbita para testar o Módulo de Comando e Serviço, completando 163 órbitas da Terra. Nesta missão, a nave Apollo não carregava o Módulo Lunar, já que a missão não iria até a Lua e por esta razão o lançamento foi feito com a versão menor e mais leve do foguete Saturno.
Os astronautas da Apollo 7 foram os primeiros a comer comida quente no espaço.

Apollo 8
Apollo 8 foi a segunda missão do Projeto Apollo a levar homens à Lua. A missão decolou em 21 de dezembro de 1968 e retornou em 27 de dezembro de 1968.
Embora os astronautas Frank Borman, James Lovell e William Anders não tenham pousado no solo lunar, na noite de Natal de 1968 eles foram os primeiros homens a circum-navegar a Lua, enviando inéditas fotos do solo lunar. Adicionalmente eles foram os primeiros humanos a abandonar a órbita terrestre com seus corpos físicos.
Esta missão não estava planejada inicialmente, mas foi escalada na última hora para evitar que os soviéticos fossem os primeiros a levar homens a circum-navegar a Lua. Esta possibilidade era iminente pois os soviéticos acabavam de ser bem sucedidos em circum-navegar a Lua, em missões Zond não tripuladas.
Frank Borman era membro da Ordem Demolay e, junto com seus companheiros, recitou os versos 1 a 10 do primeiro capítulo do gênesis bíblico na noite de natal.

Apollo 9
Apollo 9 foi a terceira missão tripulada do Projeto Apollo, que teve como principal objetivo testar em órbita terrestre o equipamento desenvolvido para pousar na Lua, principalmente o Módulo Lunar. Originalmente planejada para ser a primeira missão a orbitar a Lua, acabou por ser uma missão de testes de equipamento em órbita terrestre baixa devido a mudanças no cronograma do Projeto Apollo. A mudança foi ocasionada pelo envio da Apollo 8 para circunavegar a Lua, numa tentativa bem sucedida de passar a frente da URSS, na corrida pela conquista do satélite.
Foi também a primeira missão Apollo a ser lançada ao espaço completa, com as suas três seções: o Módulo de Comando, o Módulo de Serviço e o Módulo Lunar.

Apollo 10
Apollo 10 foi a quarta missão tripulada do Programa Apollo e a segunda a ir à Lua, onde testou o Módulo Lunar em órbita do satélite, chegando a sobrevoar a superfície a 15 km de altura, numa preparação para o vôo da Apollo 11, a missão seguinte, que pousaria na Lua pela primeira vez dois meses depois.
Apesar de ter uma menor importância histórica quando comparada às missões seguintes, a Apollo 10 foi uma missão fundamental para o Programa, pois deu segurança aos astronautas, cientistas, técnicos e aos diretores da NASA sobre o equipamento desenvolvido e utilizado, permitindo uma maior tranquilidade quanto ao sucesso do objetivo final, a exploração da Lua.
De seus três tripulantes, Tom Stafford, John Young e Eugene Cernan, dois deles, Young e Cernan, comandariam missões posteriores que pousariam na Lua, as Apollo 16 e 17.
Uma curiosidade é que os módulos de comando e lunar receberam o nome de Charlie Brown e snoopy, em homenagem aos personagens famosos de Charles Schulz.

Apollo 11
Apollo 11 foi a quinta missão tripulada do Programa Apollo e primeira a pousar na Lua, em 20 de Julho de 1969. Tripulada pelos astronautas Neil Armstrong, Edwin ‘Buzz’ Aldrin e Michael Collins, a missão cumpriu o objectivo final do Presidente John F. Kennedy, que, num discurso ao povo norte-americano em 1962, estabeleceu o prazo do fim da década para que o programa espacial dos Estados Unidos realizasse este feito. Neil Armstrong, comandante da missão, foi o primeiro ser humano a pisar na superfície lunar.
Composta pelo módulo de comando Columbia, o módulo lunar Eagle e o módulo de serviço, a Apollo 11, com seus três tripulantes a bordo, foi lançada de Cabo Canaveral, na Flórida, às 13:32 UTC de 16 de julho, na ponta de um foguete Saturno V, sob o olhar de centenas de milhares de espectadores que enchiam estradas, praias e campos em redor do Centro Espacial Kennedy e de milhões de espectadores pela televisão em todo o mundo, para a histórica missão de oito dias de duração, que culminou com as duas horas de caminhada de Armstrong e Aldrin na Lua.

Após o pouso lunar, “Buzz”, que é um maçom (reparem o anel maçônico na foto acima), retirou de um estojo que carregava os elementos para o ritual da Santa Ceia e comungou. É possível que tenha entoado o “Hynm to Pan” durante o ritual da consagração do Pão, embora tenha feito estas orações sem vocalizá-las: Nesse período, a NASA estava sendo processada por uma atéia chamada Madalyn O’Hair que tinha ficado de mimimi com o fato dos astronautas da Apollo 8 lerem uma passagem do livro bíblico dos Genesis, e que exigia que os astronautas refreassem as suas atividades místicas e religiosas enquanto estivessem no espaço. Assim, Aldrin evitou mencionar esse assunto. Manteve o seu plano em segredo, até mesmo da sua mulher e não o comentou publicamente por vários anos. Aldrin descreveu seu ritual na Lua na edição de Outubro de 1970 da revista Guideposts e no seu livro “Return to Earth”. A Webster Presbyterian Church ainda possui o cálice utilizado por Aldrin na Lua e comemora a Santa Ceia lunar todos os anos no Domingo mais próximo de 20 de Julho. Este cálice certamente é um dos instrumentos magisticos mais importantes do planeta.

Apollo 12
Apollo 12 foi a segunda missão do Programa Apollo a pousar na superfície da Lua e a primeira a fazer um pouso de precisão num ponto pré-determinado do satélite, a fim de resgatar partes de uma sonda não tripulada enviada dois anos antes, a Surveyor 3, e trazer partes dela de volta à Terra, para estudos do efeito da permanência lunar sobre o material empregado no artefato.
Esta era apenas a segunda missão de pouso e assim como a Apollo 12 representou um salto decisivo em complexidade operacional sobre a Apollo 11, mais progressos ainda estavam guardados. Assim que o Módulo Lunar tivesse sido modificado para carregar um carro lunar e suprimentos para estadas mais longas, a produtividade das missões cresceria mais ainda.

Apollo 13
Apollo 13 foi a terceira missão tripulada do Projeto Apollo com destino à Lua, mas não cumpriu a missão devido a um acidente durante a viagem de ida, causado por uma explosão no módulo de serviço, que impediu a descida no satélite. A nave e seus tripulantes, entretanto, conseguiram retornar à Terra, após seis dias no espaço.
Esta missão ficou famosa pela frase “Houston, we have a problem”. Durante quatro dias, os astronautas viveram momentos bastante complicados com a ameaça de falta de água, energia e oxigênio, mas conseguiram retornar à Terra graças a um esforço hercúleo de suas equipes em terra.

Apollo 14
A Apollo 14 foi o terceiro pouso de uma nave na Lua e a missão do Projeto Apollo que teve a tarefa de recomeçar as missões para o satélite, após os problemas ocorridos com a Apollo 13. Foi comandada por Alan Shepard, o primeiro norte-americano a ir ao espaço, dez anos depois de sua viagem pioneira do Projeto Mercury e visitou a região de Fra Mauro, um planalto lunar, objetivo da missão anterior abortada.
Na lua, as missões Apollo eram tão curtas – as três primeiras, em particular – que tudo que os astronautas tinham tempo de fazer era uma interessante seleção de amostras que enfatizasse a variedade. E no caso da Apollo 14, a tripulação era especialmente pressionada pelo tempo. Durante sua subida da Cone, eles não tiveram tempo suficiente para fazer muito mais que agarrar amostras de pedras e de solo.
Mas, de qualquer maneira, Shepard e Mitchell foram os primeiros a subir a pé uma colina na Lua e, apesar de que o jipe lunar proporcionaria uma maneira muito mais eficiente e rápida de se fazer geologia lunar, a experiência deles mostrou que, com algum cuidado e evitando subidas íngremes, as próximas tripulações poderiam ser capazes de caminhar de volta ao ML no caso de quebra de um jipe.
A Apollo 14 foi uma importante peça de preparação para as sofisticadas missões do Programa Apollo que a seguiriam – as missões de maior duração e com o uso do jipe lunar – e também entrou para os livros de recordes. Alan Shepard e Edgard Mitchell tiveram a chance de dar algumas tacadas numa bola de golfe que Alan levou da Terra. Ambos os astronautas eram maçons, e esta é uma piada interna maçônica, conforme Mitchell teria reportado anos depois. O “Two-Ball-Cane” é um símbolo maçônico muito usado nos Estados Unidos.

Apollo 15
Apollo 15 foi a primeira das missões de caráter eminentemente científico à Lua após as primeiras missões de reconhecimento, e a primeira a utilizar o jipe lunar na superfície do satélite. A tripulação era composta por David Scott, Alfred Worden e James Irwin, o lançamento foi a 26 de julho de 1971 e o retorno à terra a 7 de agosto de 1971.
Os astronautas Scott e Irwin passaram três dias na superfície da Lua, com um total de 18 horas fora do módulo lunar em atividades extra-veiculares. A missão foi a primeira a pousar em terreno acidentado, fora do mare lunar, e a tripulação explorou a região no primeiro transporte construído para se movimentar na Lua, afastando-se do módulo Falcon por distâncias não possiveis nas missões anteriores. A dupla de astronautas coletou um total de 77 kg de material lunar e os trouxe de volta à Terra.

Desde que a ‘Grande Corrida para a Lua’ havia sido vencida pelos americanos, o interesse na Apollo havia caído rapidamente e a essa altura, tudo que restava de interesse na opinião pública era a questão da história antiga da Lua. As tripulações das Apollo 11 e 12, haviam trazido de volta amostras com as quais os geoquímicos dataram as grandes inundações de lava que formaram o mare (os chamados mares lunares, na verdade, feitos de lava solidificada). O que faltava ser descoberto era um fragmento primitivo da antiga crosta, o material original que formou a Lua, anterior a estes ‘mares’ – formados por impactos de corpos celestes no satélite há bilhões de anos – – e isto se tornou a procura pela “rocha mais antiga”. Em alguns pensamentos, a “pedra mais antiga” tomou as características de um Santo Graal ou de uma Pedra de Rosetta e sua descoberta era vista por muitos como a tarefa final do Programa Apollo. Haveria mais dois vôos para preencher os pequenos detalhes; mas no pensamento público, a busca havia terminado. Na área de pouso da Apollo 17, Eugene Cernan e Harrison Schmitt acharam um fragmento até mais antigo da Lua. Porém, a Rocha do Genesis era uma importante peça de um quebra-cabeças e Scott e Irwin estavam satisfeitos com eles próprios. A parada na cratera Spur foi um dos grandes momentos de todo o Programa Apollo.
Um último acontecimento digno de nota marcou a história da tripulação da Apollo 15. Preocupados com o fato de que seu salário como astronautas seria insuficiente para cuidar do futuro de suas famílias, David Scott, Alfred Worden e James Irwin resolveram levar para a Lua selos oficiais com o logotipo da missão ,escondidos no módulo lunar e os carimbarem sob a paisagem das Montanhas Hadley, esperando que pudessem ganhar bastante dinheiro na volta, vendendo selos que haviam estado na Lua, carimbados e assinados por sua própria tripulação, garantindo assim ao menos os estudos universitários de seus filhos. De volta à Terra, a NASA descobriu seu pequeno truque e todos foram punidos por atentar contra os princípios da agência, tendo sua carreira como astronautas interrompidas e sendo designados apenas para funções burocráticas em terra.
Nos anos 1980, durante a era do ônibus Espacial, a NASA resolveu enviar ao espaço uma grande coleção de selos do Programa do ônibus espacial, numa das missões da nave Columbia, com a intenção de vendê-los ao público geral no retorno. Alfred Worden, o piloto do módulo de comando da Apollo 15, que havia sido punido pelo mesmo motivo quinze anos antes, entrou então na justiça contra a NASA que, sabendo que perderia a causa, devolveu finalmente os selos da Apollo 15 à sua tripulação.

Apollo 16
Apollo 16 foi a quinta missão tripulada a pousar na Lua, a primeira a pousar numa região montanhosa do satélite e a décima do Programa Apollo. Foi uma das missões que utilizou o jipe lunar e a primeira a colocar um pequeno satélite em órbita lunar, carregado de experimentos científicos dedicados ao estudo das partículas solares e do campo magnético da Lua.

Apollo 17
Apollo 17 foi a sexta e última missão tripulada do Projeto Apollo à Lua, realizada em dezembro de 1972. Foi a única missão que contou com um geólogo profissional em sua tripulação, a missão que mais tempo permaneceu na superfície lunar, o primeiro lançamento noturno de uma missão tripulada norte-americana e a última viagem espacial tripulada realizada por qualquer país para além da órbita terrestre.
Foi nesta missão que foi tirada a famosa foto “A Bolinha Azul”, em que aparece o disco azulado da Terra de forma nítida, amplamente divulgada, e que teve um impacto muito grande para o aparecimento de uma cultura ecológica nos anos seguintes.

Os astronautas deixaram na Lua uma placa que diz: Here Man completed his first exploration of the Moon, December 1972 A.D. May the spirit of peace in which we came be reflected in the lives of all mankind (Aqui os homens completaram sua primeira exploração da Lua, dezembro de 1972. Possa o espírito de paz no qual viemos, refletir-se nas vidas de toda a Humanidade).

Então, da próxima vez que algum maluco com papel alumínio enrolado na cabeça, uma revista UFO na mão e uma camisa dos X-files vier falar que o homem nunca pousou na lua, você pode indicar este post para ele.

—————————
Acompanhe os novos posts no Teoria da Conspiração
E sigam as novidades no Twitter

A História da GLESP
Hitler e o ataque à Maçonaria (em inglês).
Correspondências entre Umbanda e Kabbalah
Exercício Prático: Templo Astral
W. W. da Mata e Silva
Resultados da Hospitalaria – Junho 2009
Teoria das Supercordas
Liber Oz, o Livro sagrado de Aleister Crowley
Grande Oriente do Brasil
As pesquisas de Michel Gauquelin
DMT e a Glândula Pineal

  • Mario

    Eh impressionante como sempre nos fatos de maior relevancia da história humana tem um ocultista diretamente envolvido… Ou será q os chamados ocultistas que recontam as histórias sempre puxando sardinha pro seu lado?

    @MDD – Uma teoria ou a outra, sempre tem algum estudioso do hermetismo envolvido. Mas é um fato incontestável. Ao longo da história, todas as maiores mentes do planeta estavam envolvidas de alguma maneira com a espiritualidade ou ordens iniciáticas.

  • Diego Marques

    Cliquei com medo no link do Twitter achando que tu ia dizer que o homem não pisou na lua e eu perderia toda a admiração que tenho por seus textos… Que bom que me enganei! =D

  • Eduardo

    Poxa excelente post , pra quem tinha alguma duvida esclarecedor.
    Parabens pelo post.

    Abraço

  • Muito bacana o post, parabéns MDD!

  • Remy

    Em um primeiro momento, pensei que fosse falar sobre viagens astrais à Lua. rsrs

  • Adelino Bilhalva

    É a ignorância das pessoas que não acreditam na sua própria capacidade que leva a pensamentos como o de que o homem não foi a lua ou que “eram os deuses astronautas”.

  • MDD,

    Você já viu o site http://www.afraudedoseculo.com.br/ ?

    O autor do site possui argumentos muito bons! No seu texto você afirma diversas coisas, mas não as prova, nem sequer apresenta argumentos de porque devemos acreditar que são verdadeiras!

    Alguns argumentos muito interessantes para contrariar a teoria:

    – Fotos com diferentes tamanhos da Terra, vista da Lua, evidenciando montagens desproporcionais.
    – Não existem, até hoje, filmes fotográficos que resistam à enorme variação de temperatura que ocorre na Lua.
    – Oficialmente, a NASA só teria realizado seis missões tripuladas à Lua, de 1969 a 1972, exatamente durante a gestão do presidente Richard Nixon. Após isso, nunca mais o homem teria voltado à Lua.
    – Mesmo gastando apenas 6 meses para programar uma nova viagem à Lua na década de 1960, George Bush diz que a NASA gastará 10 anos para levar o homem à Lua novamente.

    @MDD – os Mythbusters já detonaram todas as “evidencias” de sites como aquele. Os erros do site são tão grosseiros que nem precisa ser um Kentaro Mori pra achar as forçadas de barra… E além disso, há uma prova incontestável e acima de qualquer dúvida razoável que os Americanos estiveram na lua: os russos e os chineses NUNCA contestaram esta informação.

    • Zuleu

      Nossos amigos Americanos os Mythbusters, tentam nos provar e nos fazer engolir essa idéia da proesa deles. Olhem por favor qdo os Mythbusters fazem uma experiência usando uma pena e um martelo para provar que estavam na lua. Parece que sem gravidade a pena cai com a mesma velocidade do martelo. Qdo ambos tocam o solo, a pena pula como algo sólido… será que a falta de gravidade muda as características fisicas do material também ?? rsrsrsrs.
      Abraços.

      • Cientista

        “Parece que sem gravidade a pena cai com a mesma velocidade do martelo.”

        SEM gravidade??? E desde qdo algum objeto cai sem gravidade?

        Sem AR, no VACUO,. todos os objetos caem com a MESMA velocidade. Isso é fisica elementar! Prova que aquele video NÂO FOI feita em estúdio!

  • CGN!

    O homem pode ter pisado na lua fisicamente , mas o seu coração mais parece pertencer a terra…vide o egocentrismo que gerou toda essa corrida até a lua !Já não bastavam colocarem antenas sobre nossas cabeças… tsi tsi…
    Cap Kirk usava a velocidade de dobra….eu fico com a de desdobra , apesar de ainda não ser profundo conhecedor de tal tecnologia!!

    abçs!!

  • TH13

    @MDD: Foram os ocultistas quem primeiro descobriram e estudaram as constelações, a física do movimento dos planetas, o Sistema Solar, os eclipses e especialmente a lua: Ptolomeu, Tycho Brache, Nicolau Copérnico, Galileu Galilei, Johannes Kepler, Pierre Gassendi, Edmund Halley e, é claro, o patrono da ciência, Isaac Newton, entre muitos outros.

    @Mario: Ou será q os chamados ocultistas que recontam as histórias sempre puxando sardinha pro seu lado?

    @MDD – Uma teoria ou a outra, sempre tem algum estudioso do hermetismo envolvido. Mas é um fato incontestável. Ao longo da história, todas as maiores mentes do planeta estavam envolvidas de alguma maneira com a espiritualidade ou ordens iniciáticas.

    Acho que já falei isso antes.. era uma época em que não havia cientistas, todos eram ocultistas. Ocultistas e Alquimistas eram praticamente sinônimos. Depois, com a padronização e divulgação de conhecimentos, principalmente através de universidades foirmalizadas,dividu-se o termo e criou-se o conceito de cientista como a gente conhece antes. Os ocultistas continuaram cientistas, e os cientistas não-ocultistas passaram a ser aqueles adeptos da experimentação coletiva.

  • Lucas

    concordo com o gallinho, no site acima eles apresentam provas, e no seu post vc apenas afirma. N sei no que acreditar mas até agora o que eu notei eh q existem mtas coisas sem explicacao. Tambem teve um documentario da FOX sobre isso.

    @MDD – em todos os meus posts eu apenas “afirmo” coisas… quem quiser acreditar que o homem já pisou na lua acredita, quem não quiser não acredita… é por isso que chama “Teoria da conspiração”.

  • Ales

    Chegar na lua foi um golpe de marketing para apagar a verdadeira conquista, colocar um homem em orbita. A tecnologia de por em orbita, descoberta pelos Russos é util até hoje com os satélites e telescópios espaciais. É dela que provém “todos os avanços tecnologicos” e não da ida a lua.
    A ida a lua foi a mais cara propaganda de marketing de todos os tempos. Os russos riram. Nem se preocuparam em mandar ninguém lá, pois pragmáticos eram os soviéticos: o que tem na lua? Nada… mas a questão era provar superioridade americana.
    E pelo visto funcionou…. ninguém dá a mínima pelos feitos da russia (a cachorra Laica, alguém lembra?). Pra que ir a Lua afinal?
    O que os soviéticos nunca entenderam é que o que as pessoas querem é o romantismo da descoberta… e a lua é mais romântica.
    E por que os americanos demoraram tanto? simples, estavam muito atrasados na tecnologia de foguetes naquela época.

  • bernardo

    Eh impressionante como sempre nos fatos de maior relevancia da história humana tem um ocultista diretamente envolvido… Ou será q os chamados ocultistas que recontam as histórias sempre puxando sardinha pro seu lado? [2]

    realmente o texto é bem apresentado, bem descrito, com muitos detalhes, eu acredito sim que o homem foi a lua, independente de qual governo seja, porque não voltou mais enfim …

    só fica difícil de engolir detalhes desse texto, sem referencias concretas, sem provas fortes, sem pelo menos links das citações que você faz ! eu acredito que é fácil puxar a sardinha sim ! ninguém fala dos ocultistas de hoje, só dos de ontem !

    @MDD – Os de hoje vão ser comentados daqui 20, 30 anos… ou com essa caça às bruxas da inquisição atéia algum ocultista vai se revelar no meio acadêmico? é ruim, heim? Alguém se candidata a recitar o Hynm to Pan em voz alta antes de ligar o LHC?

  • Rafael

    MDD…

    Adorei a dos Russos E Chineses!
    Essa é sem dúvidas a mais forte!

  • Dalua

    Jah que eles pisaram na lua a quase 40 anos atras…

    pq naum volta a pisar hj???

  • Eduardo

    É, eu também achava que fossse mentira, agora…

  • Robert

    Tá… De novo isso!

  • Será que foram mesmo?
    Quero ver os Anortositos lunares recolhidos lá.

    😀

  • VVV

    Não tinha motivos para acreditar e continuo não tendo…

  • Pingback: Aaraon Thomas()

  • Pingback: Raphael Silva()

  • zoh

    Não li o post(ainda), mas vc tah errado, ele não foi, em casa vou ler o post pra te provar 😀

  • Alexandre Ribeiro

    Link para o vídeo (em português) onde os Mythbusters comprovam que o homem foi à lua, muito bom por sinal!

    http://www.youtube.com/watch?v=-bWMR4pac0Q

  • Oz

    “Bem… entre outras coisas porque estávamos lá.” > Estávamos lá? Pelo que entendo de português, você estava lá? 1974.

    @MDD – Sorte que você não entende muita coisa de português. Ao invés de escrever “Nós, os maçons, estávamos lá (representados pela figura de Buzz Aldrin)”, um autor pode simplesmente tomar a parte pelo todo. Eu adoro esta figura de linguagem, porque SEMPRE tem um mané pra fazer um comentário desse tipo.

    • Cristian

      Desculpe a franqueza, mas você é muito arrogante MDD. Releia algumas de suas respostas e verás que realmente o és!

  • Val Valiant Thor

    Conhecia algumas dessas curiosidades, mas não todas. Assim, juntas, dão um parecer bem sólido a todos os incrédulos no assunto.

    Agora, um pergunta (pra variar).

    Qual é a verdadeira versão da morte de Parsons?
    Já li umas 3 diferentes (uma que diz que ocorreu durante um ritual de magia mal sucedido ¬¬) mas não sei qual deles é fonte confiável (claro, que não esta do ritual).

    Tem um documento em inglês que diz sobre um acidente em sua casa enquanto desenvolvia um trabalho que envolvia a manipulação com explosivos. Ao meu ver, este parecia bem convincente. Tem conhecimento se foi isso mesmo?

  • Encheu o saco

    Sem falar nos espelhos que foram colocados na lua…
    tem que ser um otário para achar que ainda nao fomos a lua

  • scheldon

    Texto fabuloso, pena que aqueles que não possuem o verdadeiro espírito humano tendem a desmerecer aqueles que o tem, deixo aqui a minha benção aos bravos astronautas que arriscaram suas vidas “indo a paragens nunca antes navegadas”.

  • raphael (-,-)zZ

    “Como sempre, cabe aos ocultistas explicar o que aconteceu. Acompanhe este post para responder à questão “O homem realmente pisou na lua?”.

    A resposta é SIM.
    Como sabemos? Bem… entre outras coisas porque estávamos lá.”

    Kra, sinceramente, as pessoas que saem por ai carregando a bandeira de que “o homem nunca esteve na lua” não vai mudar seu pensamento simplesmente porque os “maçons” (logo eles) dizem que sim, o homem (e eles) estiveram lá.

    Eu realmente não perco meu tempo refletindo sobre isso (ja perco tempo d+ jogando WoW e dormindo), se o homem esteve na lua, legal, se não esteve, um dia ele chegará la, e nada disso vai mudar a minha vida, nem a sua, ou as 24h do dia…

    não entenda esse comentário como uma critica ao post, até pq sua coluna existe para explorar esses assuntos, axo q é mais um desabafo e um modo de mostrar a quem quer q leia esse coment que não importa se o homem foi a lua ou não e sim se eles estão vivendo como verdadeiros homens e mulheres livres…

  • Douglas

    A maioria das pessoas que diz que o homem nunca foi a lua é pq viu algum artigo falando besteira e sobre as mesmas coisas ja batidas e sem fundamentos. Com isso a mente dela se limita a pesquisar mais e saber os “dois lados”, que no caso dela seria o que aconteceu do homem indo a lua, de todas as missões. Além disso, muita gente acha que o homem foi a lua somente uma vez, na Apolo 11. No meu caso, eu sabia da Apolo 11, da Apolo 15 e da missão do jipe lunar.

  • caio

    Seu momento de brilho foi “Como sempre, cabe aos ocultistas explicar o que aconteceu”.

    @MDD – E tem gente que acha que eu só escrevo deste jeito para provocar os céticos, vc acredita?

  • Fred

    Boa parte das pessoas desconhece que foram 6 missões bem sucedidas de pouso na Lua, completando um total de 12 homens que conseguiram pisar em solo lunar.
    Portanto não foi uma única vez que o homem esteve na Lua.
    A última missão realizada foi a Apollo 17 que pousou na Lua (alunissou) em 11 de dezembro de 1972 no Vale de Taurus-Littrow.
    Mais detalhes da história dos projetos
    http://pt.wikipedia.org/wiki/A_conquista_da_Lua

  • Gordo

    Uma fonte interessante para saber de mais detalhes destas missão é o documentário (que pode ser encontrado no youtube) e o filme sobre o “Apollo 13 – Do Desastre ao Triunfo” (com tom hanks) em que é retratado a falta de interesse por parte da mídia sobre a missão, mas quando cria características de desastre o mundo volta sua atenção aos 3 homens perdidos no espaço. Tirando o ufanismo americano, é um bom filme.
    Aqui vai o link para o trailer:
    http://www.youtube.com/watch?v=nEl0NsYn1fU

  • nathan

    Quando eu li: ““O homem realmente pisou na lua?”.

    A resposta é SIM.”

    Esperava bons argumentos e alguma prova, mas infelizmente estava enganado. Continuo acreditando que foi tudo realmente uma farsa!

  • Eu quero provas simples de que o homem foi à lua. Aponta uma câmera pra lá, e me mostra duas fotos. Uma da bandeira, e outra da pegada. Só isso que eu quero. Mais nada.

    @MDD – http://www.techeblog.com/index.php/tech-gadget/new-pictures-reveal-apollo-landing-sites-on-moon

  • Filipe

    Pelo que eu saiba existe uma prova mais que concreta… quando foram pela primeira vez deixaram um aparelho que emite um sinal permitindo que os cientistas calculem a distancia da Lua até a Terra, e esse aparelho é usado até hoje

  • Achei o post bem interessante, mas vi nos comments que tem muitos pseudo-céticos batendo nessa tecla da fraude, e justamente por isso trago comigo o link de um site que pode vir a ser esclarecedor para aqueles que querem provas científicas da ida do homem a Lua.

    http://zeca.astronomos.com.br/afraudedafraude/afraudedafraude.htm

    Espero ter ajudado em algo 😛

  • Perivaldo

    Que pena, como muitos vim aqui pra sanar minhas dúvidas, porém só vi afirmações mas sem provas concretas, além de uma necessidade instintiva de se exaltar o fato de um dos astronautas ser maçom, No final das contas, ainda vagam-me na mente as dúvidas…

    @MDD- “UM” astronauta? pô, leia o texto antes de comentar… foram pelo menos cinco.

  • Vimerson

    Olá tio DD
    Pergunto-lhe

    1) “A Webster Presbyterian Church ainda possui o cálice utilizado por Aldrin na Lua e comemora a Santa Ceia lunar todos os anos no Domingo mais próximo de 20 de Julho. Este cálice certamente é um dos instrumentos magisticos mais importantes do planeta.”

    Por que seria tão importante se foi consagrada fora da Terra?

    2) Os textos dão a entender que os Maçons e outros particiapantes de ordens ocultas foram a “chave” para o homem pisar na lua, porém resta a dúvida: e a ex-URSS? Não teria também, entre seus cientistas, pessoas ligadas à ordens ocultas? Vide que sempre chega leituras de pesquisas soviéticas acerca de assuntos místicos com uma quantiadde mairo que a do lado ocidental…

    3) “eles foram os primeiros humanos a abandonar a órbita terrestre com seus corpos físicos”.. bom, é possível ir à Lua com o corpo astral? Se sim, qq pessoa que consiga se projetar pode ir até lá?

    No mais agradecido
    Namastê

  • Leo Castro

    Remy viajou na batatinha

  • Fernando

    É sério que ainda tem gente que é ocultista? ¬¬

  • LoL

    “COMO SEMPRE, cabe aos ocultistas explicar o que aconteceu.”

    Kkkkkk, boa DD

  • fernando

    “Como sempre, cabe aos ocultistas explicar o que aconteceu”.[2]

    adorei a piada interna dos maçons
    ri litorss rsrsrssrs!!11!1

    ah, é claro que o homem pisou na lua, resta saber qndo foi a primeira vez ;]

  • ryuevil

    OK, ALLRIGHT, 1969..  OH YES, ALLRIGHT, 1969..
    ego forces from the perfect planet, light the fire to the moon
    1969.. 1969..

  • Jaão

    “Possa o espírito de paz no qual viemos, refletir-se nas vidas de toda a Humanidade).”

    Que espirito de paz foi pregado pelos estadunidenses em todas as corridas? tanto a armamentista quanto a espacial?….é acho que seguimos realmente este “espirito”,…

  • Marcell”

    Eu… preciso… urgentemente… de… uma… crítica… do… Kentaro.

    Não por que eu gosto de ver os duelos de opiniões (e eu gosto), mas porque me considero “sem informações suficientes pra concordar ou discordar”.
    O fato do cara ser maçon não significa nada pra mim. O prefeito da minha cidade é maçon, e só o povo é que sabe como o infeliz não presta. Alias, uma vez eu já peguei o cara dando um sinal que não devia bem no meio do público, com todo mundo olhando pra ele, o que me deixou bem contrariado, pra ser honesto.
    O governador do meu estado também é maçon, e tudo que ele fez até hoje foi desconstruir o que o governador anterior fez, por causa de uma antiga briguinha pessoal. E isso é só pra citar os influentes, por que existem aqueles que não tem destaque algum e simplesmente são corrompidos em seus níveis.

    Sabe, não é que de pra julgar todos os membros da ordem por conta de alguns frutos podres que sempre se infiltram. Mas o problema é que existem esses frutos podres. Como vou saber se a palavra de um maçon é verdade só por que ele é maçon se eu conheço varios exemplos de maçons que não valem a gravata que tem no pescoço?

    @MDD – Infelizmente tem muito “profano de avental” sim… a maçonaria tem muito poder político, e infelizmente, o poder revela (não “corrompe”… revela…) e tem uma banda podre, alias, como toda a humanidade, esta banda podre está cada vez maior em todos os sentidos em todos os locais. Os maçons verdadeiros são reconhecidos por seus ATOS, não pelos títulos.

    Um abraço, tio, e obrigado pelo post que me deu essa dúvida razoável. (que ironia, não?)

  • Jaão

    ” Possa o espírito de paz no qual viemos, refletir-se nas vidas de toda a Humanidade).”

    que espirito de paz foi pregado na corrida armamentista e espacial por parte dos estadunidenses?Acho que seguimos o tal “espirito”mesmo… basta analisar omundo como está!^^

  • MGc

    Aqui tem um link com fotos que o vulgo LRO (NASA’s Lunar Reconnaissance Orbiter), tirou da lua recentemente, e a Nasa aproveitou para mostrar fotos dos lugares onde aconteceram as missões!

    http://www.nasa.gov/mission_pages/LRO/multimedia/lroimages/apollosites.html

    É.. para fazer a conspiração perfeita, alguem vai ter que ir lah e apagar os rastros.. porque daqui a pouco, com a evolução dos equipamentos de observação, qualquer um vai poder ver, quintal de casa, que estivemos lá também!!

  • Caio

    Cabe a cada um acreditar ou não…

    Pra mim, não faz a menor diferença se o homem pisou ou não

  • Rafael

    Como o assunto é interessante vou expressar minha opinião. O 1° fato é que o homem esteve na lua sim, os espelhos refletindo lazer são uma forma bem simples de provar! 2° como comentado por um colego logo acima, importante mesmo foi a tecnologia responsável por colocar um satelite em órbita! 3° Se o fato de termos um maçom tripulando a Apollo 11 tiver alguma importância para a concretização da chegada do homem a lua, terem batizado os módulos de comando lunar com o nome de Charlie Brown e snoopy na Apollo 10 faz com que raciocinemos que esses personagens na verdade são divindades! Sério, isso é coisa de fã do Harry Potter, Se tinham alguns maçons, alguns ocultistas no meio do bolo de todas as missões apollo, beleza, mas aposto que haviam evangélicos, ateus, catolicos, espiritas! Será que sempre que eu ler algum artigo sobre algum fato histórico quem escreveu sempre vai ter de lembrar qual a orientação espiritual de quem participou? Não dá pra simplismente aceitar que as mer*** que acontecem na vida são de responsabilidade de quem as “merdeou”? E que se você quer ter sucesso vai ter que trabalhar estudar e pensar muito, ou ser desonesto, e que recitar uns versinhos não vai adiantar em nada?

    @MDD – É muito engraçado como os ateus ficam todos irritados quando mencionamos que maçons, ocultistas ou rosacruzes fizeram este ou aquele feito heróico ou científico. Dá a impressão que os crentes tentam pegar o monopólio do bem, enquanto os ateus tentam pegar o monopólio da ciência.

  • Pablo Balieiro

    Por que esta obsessão por provas concretas? Na internet a coisa mais fácil é criar uma “prova”… E fora dela também: Basta um alguém um pouco mais inteligente e um monte de pseudo-não-sei-o-quê para acreditar e pronto! Cria-se a prova que quiser… A verdade é que seria uma puta burrada americana armar este “pão e circo” para depois tudo ir por terra. (leia-se a URSS e o resto do mundo descobrirem tal farsa). Pelo jeito esse ceticismo barato tá na moda 😛

  • Atos

    Marcelo o fato de um ser humano sair da terra e ir a outro planeta ou astro altera de alguma forma seus chakras, sua energia, se sim em que sentido?

  • Ankar

    Tem um detalhe tecnico, se não me engano na apollo 15 os astronautas colocaram um espelho refletor na lua, coisa pequena de 1m². A ideia era refletir um laser da terra para medir possiveis distorções na orbita lunar, qualquer um com um telescopio potente o suficiente pode procurar esse espelho na lua.

  • Pingback: deldebbio()

  • Vinicius

    Boa noite Marcelo, pois bem:eu tenho as mesmas dúvidas do Vimerson, principalmente em relação à terceira dúvida, você poderia respondê-la? Muito obrigado, abraço.

  • gabriel-dom

    os conspiracionistas usam tecnicas de controle de massa, controle mental voltado ao marketing. nao apresentam nenhuma prova, apresentam apenas evidencias baseadas em uma fisica regida por normas próprias. argumentos que se sustentam usando calculos de regra de 3. usam regra de tres pra tudo. usam regra de 3 para convencer que o corpo explodiria sem a presença de pressao. se quem nao acredita procurar primeiro conhecimento sobre tecnicas de hipnose e de ludibriaçao vai ser muito mais fácil perceber como eles te convencem que o homem nao foi a lua. apresentam fatos de credibilidade, apresentam cálculos sem embasamento, e conclusões totalmente fora de contexto com a fisica. o cara do site a fraude do século chega a falar que ligou pra kodak pedindo um filme que batesse foto nas condiçoes da lua. olha o absurdo. pra que a kodak ia fabricar isso até hoje, e ainda mais vender pra um zé ruela. parece mais a coluna SACaneie do COCADABOA. é idiota sim, mas quando voce está envolvido em toda a embromaçao, voce é embromado, principalmente quando se acha muito esperto.

    e se voce ainda acredita que o homem nao foi a lua, cuidado com videos do youtube.

  • Vimerson

    Olá titio

    vou voltar a perguntar até tu me responder (perseverança)!!! hauhauhuaa

    ) “A Webster Presbyterian Church ainda possui o cálice utilizado por Aldrin na Lua e comemora a Santa Ceia lunar todos os anos no Domingo mais próximo de 20 de Julho. Este cálice certamente é um dos instrumentos magisticos mais importantes do planeta.”

    Por que seria tão importante se foi consagrada fora da Terra?

    2) Os textos dão a entender que os Maçons e outros particiapantes de ordens ocultas foram a “chave” para o homem pisar na lua, porém resta a dúvida: e a ex-URSS? Não teria também, entre seus cientistas, pessoas ligadas à ordens ocultas? Vide que sempre chega leituras de pesquisas soviéticas acerca de assuntos místicos com uma quantiadde mairo que a do lado ocidental…

    3) “eles foram os primeiros humanos a abandonar a órbita terrestre com seus corpos físicos”.. bom, é possível ir à Lua com o corpo astral? Se sim, qq pessoa que consiga se projetar pode ir até lá?

    No mais agradecido
    Namastê

  • Caio

    Não gostei do “Cabe aos ocultista explicar o que aconteceu”, mas tudo bem. Sou ateu, mas isso de não acreditar que o homem não foi a lua não é CETICISMO é IGNORÂNCIA!

  • Tirix

    Devagar… não flw nd…
    Fake total!

  • preguiça

    mais fácil acreditar que o homem esteve lá por causa dos espelhos lunares…

  • Carlos

    Cara. Acho que você jogou ou joga RPG de mais.

    Agora, independente se é verdade ou não se o homem pisou na lua, as duas versões sempre vão ter suas logicas e suas falhas e vão deixar uma boa gama de imprepretações possíveis.

    O que eu acho errado são os ataques dos dois lados, um é burro e ignorante se não acredita; o outro é inocente e manipulável se acredita. Falta respeito a opinião dos outros.

  • Excelente post.
    Fiz questão de imprimir pra poder ler com calma.
    Referencia para lição de casa.

    Parabéns.

  • Paulo

    Meu Deus … mais uma vez isto …
    Gente, o homem pousou no lado da penumbra da lua, e ficou lá pouquissimo tempo.
    E, caso exista dúvida, se algum de vocês forem até um grande observatório, verão que eles podem a qualquer momento mirar um raio laser até um espelho que OS ASTRONAUTAS DEIXARAM na superficie da lua, e que é usado para medir o deslocamento que a mesma apresenta todos os anos em relação a terra (para quem não sabe, a lua está lentamente se afastando da terra). Também tem muito lixo lá, deixado pelas missões.
    Arrumem o que fazer, estes teóricos da conspiração.

  • Melkisedeq

    É e pensar que eu já comprei, há algum tempo atrás, livro de picaretas que afirmam q o homem não foi a lua. E digo q são picaretas a começar por não entregarem o pedido completo e segundo que escrevem aquilo só p/ ganharem dinheiro.
    Bom DD, acredito em cada nome/referência sua sobre personagens maçons, mas confesso que tá difícil enxergar algum símbolo no anel.
    Quanto ao cálice, a questão é se ele é tão mágico o que ele éstá fazendo em uma igreja presbiteriana e como foi parar lá?

    abraços

  • Fernando

    Orra Marcelo… “ateu manezão”?

    Pensei que o respeito a ideologias e filosofias diferentes estivesse presentes em sua conduta. Uma pena.

    @MDD – Manezão não pelo fato de ser ateu, mas por ficar se metendo na religião dos outros. Eu chamaria de muçulmano manezão, ou budista manezão do mesmo jeito se fossem pessoas destas religiões que tivessem processado a NASA.

  • Fernando

    Marcelo, você tem alguma tradução boa do Hino a Pã para indicar?
    Isso, claro, sem contar aquela de Fernando Pessoa.
    Valeu.

  • Aldebaran

    Parei no “invocou uma entidade astral com sucesso”

  • Daniel Bukowski

    Olá!

    Se a viagem é uma farsa, com certeza a prova não está dando sopa no site da própria NASA. Eu acho impressionante quem olha uma foto do Buzz na Lua e exclama: olha lá a sombra, tá errada!

    O programa Mythbusters, que eu acho bem legal, não provou nada. Pelo simples fato de que eles não foram a Lua fazer seus testes. Não basta repetir os passos. Existe também fatores psicologicos, fisicos e espirituais que não podem ser repetidos hoje na Terra.

    Abraços e sucesso.

  • @MDD Obrigado pelo link. Apesar de eu continuar achando que essas fotos podem ter sido manipuladas, pelo menos agora eu não posso falar que esse tipo de foto não existe. Mas ainda tenho uma pergunta. Cadê as estrelas? Será que a Nasa roubou-as junto com a credibilidade?

  • eu

    Madalyn O’Hair era uma mulher, só pra colocar no feminino mesmo :P. http://en.wikipedia.org/wiki/Madalyn_Murray_O%27Hair

    @MDD – Já arrumei, thanks.

  • lol

    q foia lua foi mas q a primeira q pisaram lá foi um migué foi!! guerra fria!!!

  • @MDD Gosto muito de você como escritor, muito mesmo, tanto que aprendi a gostar de RPG com Daemon, mas é difícil de acreditar em ligações místicas, sejam elas quais sejam. Não li todas as colunas, e não sei sua visão sobre Deus, Cristo e por tudo mais. Mas, a ideia de que alguma coisa pode “quebrar” leis físicas, como transportar um monstro para sua frente, ou gerar energia seja ela qual for, é enfadonha. E tão improvável de gerar provas quanto a Bíblia.

    @MDD – É… percebe-se que voce não leu os posts do TdC.

    Sei que em seus textos você discorre sobre seus pensamentos e seus pontos de vista. Além disso, você nunca obriga ninguém a acreditar em seus ideais. E Cabe a cada um relacionar suas crenças a sua realidade.
    Mas, as vezes sua imparcialidade (nos quesitos místicos) fazem de seus textos, piadas de mal gosto, como este que ignora provas materiais, como o simples fato de terem trazido pedras lunares que foram estudadas por diversos países, sem estes nunca terem pestanejado sobre a veracidade das pedras, para contar que 5 astronautas eram maçons. Então você quer dizer que se eles fossem Ateus nunca teriam pousado na lua? Ou se não fosse um rapaz que sabia invocar entidades místicas (sic) a NASA nunca teriam inventado o combustível sólido? E você ainda perde tempo nos comentário falando de uma inquisição atéia. É fácil ignorar que o ateísmo ainda hoje é considerado pelas “pessoas normais” algo pior que o homossexualismo (do qual também não tenho nada contra). E é essa pequena comunidade consegue fazer um inquisição ainda? Não seriam os crentes de crenças diferentes que se atacam? Você ataca os ateus, em todos seus textos, e esses ataques desvalorizam ainda mais suas ideias, mostram prepotência e incredulidade. Você é um grande escritor, mas ao contrário que você respondeu num dos comentários acima, as vezes parece que você escreve certas coisas só para provocar.

    @MDD – Se eles fossem ateus teriam possivelmente pisado na lua, mas não teriam realizado o ritual da eucaristia… informações científicas qualquer um que saiba digitar “google” consegue encontrar. Informações sobre alquimia, ciencias hermeticas, ritualistica e mitologia, existem poquíssimos sites que prestam. Como ateísmo é uma religião com seus fanáticos como qualquer outra, sim, concordo com você que são crentes de crenças diferentes que se atacam. E se alguns destes crentes estão nos meios acadêmicos, eles usam a força de suas posições para impor suas crenças. Não é uma reclamação, é uma constatação. Ateus têm uma visão obtusa quando se trata de destinar verbas para pesquisa para algumas áreas que não lhes interessam. Católicos idem, protestantes também… faz parte da natureza humana, deal with it.

  • Bruno

    O fato de ser Maçon não significa muito mesmo, pois N pessoas de diferentes crendices(evangélicos, alquimistas, ocultistas, cristões, ateus…) estiveram envolvidas em todas essas missões, e o fato de apenas 12 homens ter pisado na Lua somente foi possivel pelo empenho de tantas outras pessoas.

    O fato de não haver mais missões tripuladas a Lua, foi que as nações que tem programas espaciais, focaram suas pesquisas e investimentos em programas como a estação internacional, telescópios e satélites que são investimentos caros e muito mais importantes para nossa evolução.

    Muito bom o post, pena que a ignorancia e as idéias limitadas de algumas pessoas divergem os fatos de que somos muito mais capazes de expandir-nos pelo universo.

  • Octavio HBS

    MDD você é muito bom…
    Te admiro muito cara, parabéns.
    E continue contribuindo parar o RPG brasileiro!

  • Pingback: Leandro Romero()

  • Ok, ok.
    Chegada do homem à lua, Rei Arthur… Não estou cético a nenhuma destas questões, porém há algo que me intriga e que devido aos fatos recentes que ocorreram com o notável personagem (R. I. P.), que me parece deixado um pouco de lado nesta coluna de muitos mistérios, Michael Jackson.
    Não há nada em seus arquivos conspiratórios sobre o cara?
    Seria ele um avatar, ou só mais uma alma atormentada? Ou ainda só um molequinho que foi mais uma vítima cruel do show-business?
    Convenhamos, ele revolucionou algumas cositas…
    Desde sua morte venho acompanhando sua coluna com esta dúvida, ansiando alguma consideração…

    Parabéns, sua coluna é sempre inspiradora!

  • Fonte da matéria? Bah, vc não redigiu tudo isso sozinho.

  • Emerson

    “A resposta é SIM.
    Como sabemos? Bem… entre outras coisas porque estávamos lá.”

    Falou, falou e por fim das contas acabou não falando nada.
    Dizer que o homem pisou na Lua apenas porque haviam astronautas que fizeram parte de Ordens iniciáticas envolvidas passa a ser um tanto ridículo. Esse “Bem.. entre outras coisas” o que seriam? Você apenas citou no texto que ocultistas estavam envolvidos e a biografia de um deles, fora as informações das missões a Lua. E isso não prova nada.
    Minha resposta possa parecer meio ofensiva, mas garanto que não é. Não sou ocultista e nem cético, sou uma pessoa que gosta de informações e procura respostas.

    @MDD – Não prova mesmo… mas e dai?. Tem diversos sites falando que o homem não foi à lua e diversos falando que foi. Eu dei minha opinião, citando as curiosidades que achei interessante e que são pertinentes para os assuntos discutidos nesta coluna… Estou pouco me lixando com informações técnicas do tipo “que tipo de exaustor usaram?”. Muito mais importante e interessante para o foco da coluna é saber quais ocultistas fizeram parte do programa Apollo e se realizaram algum ritual no espaço, já que a coluna é voltada para o hermetismo, não para a engenharia. Estranho seria abrir o site da scientific america e ver matérias falando sobre a eucaristia de Buzz Audrin, isso sim!

  • Rodrigo

    Realmente pelo ponto de vista Racional de hoje o homen nunca pissou na lua é fato. Não teria verba tempo para isso em 1960 é inumeras complicações . E falar que o maior fato e os Russos e Chineses não discordarem , não quer dizer realmente nada. O maior problema hoje é dizer como o Homen pissou na lua com aquela tecnologia aparetemente pior ? Se Realmente Pissou ? Eu suponho que ele pissou , mais provar e outra coisa pelo menos eu admito isso.

  • Pingback: THLopes()

  • Adalberto

    “Então, da próxima vez que algum maluco com papel alumínio enrolado na cabeça, uma revista UFO na mão e uma camisa dos X-files vier falar que o homem nunca pousou na lua, você pode indicar este post para ele.”

    Não, obrigado. Eu posso indicar textos muito mais completos e que não metam ocultismo em tudo quanto é assunto.

    @MDD – Você pode indicar também o http://www.deldebbio.com.br mas ele também vai colocar espiritualidade e ocultismo nos assuntos.

  • Remy

    Leo Castro disse “Remy viajou na batatinha”.

    Posso ter viajado, mas não na tal batatinha que vc conhece. haha

  • bruno BC

    O fato de ser Maçon não significa muito mesmo, pois N pessoas de diferentes crendices(evangélicos, alquimistas, ocultistas, cristões, ateus…) estiveram envolvidas em todas essas missões, e o fato de apenas 12 homens ter pisado na Lua somente foi possivel pelo empenho de tantas outras pessoas.

    O fato de não haver mais missões tripuladas a Lua, foi que as nações que tem programas espaciais, focaram suas pesquisas e investimentos em programas como a estação internacional, telescópios e satélites que são

    O fato de não terem estrelas nas fotos se da que na epóca(1969 e por ai) as cameras fotográficas e filmadoras eram muito ruins para tirar fotos em abientes sem atmosfera, e conforme comprovado, isso afera e muito na reprodução de imagens.

    Muito bom post, a conquista do espaço pela inteligencia humana é um FATO de muita admiração e glórias, pena que alguns ignorantes que tem ideias limitadas pensam que não somos capazes de explorar a diversidade espacial que nos cercam e ainda, pensam que somos unicos nesse mundo, lamentavel.

    Abraços a todos.

  • Jean C .Schaffer

    Sinceramente, não foram!
    Me baseio nisso pelo simples fato da Nasa dar uma de “Superior” dizendo que os fatos apresaentados pela “Teoria da conspiração” não serem “cientificamente corretos” e bla, bla, bla sempre se esquivando nunca respondendo com provas as questões apresentadas.

    Myth busters? amigo eles são americanos e são humanos, ou seja qualquer $$ na mão e eles fazem o que você mandar.

    Outra coisa, lembro-me de ter visto um documentário na fox sobre esse assunto, 3 fatos me chaaram a atenção:
    1º Quando questionado do porque dos astronautas serem visíveis na sombra sendo que a unica fonte de luz é o sol e no espaço se você esta na sombra não é possível ve-lo o engenheiro da Nasa disse: “Uh…eu não sei a dar uma explicação para isso…”

    2º A Camada radioativa que cobre o planeta depois de alguns kilometros da nossa atmosfera. Os astronautas passaram por ela 2 vezes protegidos por 3 folhas de aluminio no traje e uns 10cm da fuzilagem da nave e não sofreram nada, nenhum arranhão. Agora me explica uma coisa, se para fazer uma radiografia, para não expor muito o tecnico ele usam quase 1.5m de chumbo e ainda assim ele é afetado como passar com por uma camada de milhares de kilometros de radiotividade sendo a pôtencia da radiotividade daquela area umas 150mill vezes maior que a radiografia?

    3º O japão vai mandar uma sonda a lua para tirar fotos detalhas de todo o terreno em HD. Como disse um dos defensores da tese “Se me mostrarem os restos da missão que ficaram na lua eu me calo…se não tiver nada la dou o caso por encerrado”

    essa 3ª parte me preocupa um pouco, afinal quantos bi o EUA não pagaria para que tais fotos fossem manipuladas ou nunca aparecessem….

    PS> quem tiver o telefone do cara que criou o sistema de comunicação do projeto apolo me mando o número pra mim!!! poder falar com alguém a mais de 400mil km sem ruido externo, sem interferencia eletromagnética e em tempo real é algo de ponta mesmo!

  • Val Valiant Thor

    @ A todos os incrédulos:

    A maior constatação de que o homem sim pisou na lua está na resposta do MDD para o Gallinho:

    “os russos e os chineses NUNCA contestaram esta informação.”

    Ou todos vocês acham que vocês e os documentários fantasiosos que assistiram são mais inteligentes que todos os russos e os chineses juntos?
    Imagine o quanto ridículo seria para os americanos se fosse tudo uma farsa. E imaginem o tanto que o restante do mundo não teria para dizer dos americanos.
    Por qual motivo isso, oficialmente, nunca foi alegado?
    ————————————————————————–

    @MDD – Quanto às duvidas que envolvem o ocultismo e misticismo acho que você nem deve responder, uma vez que quem pergunta não quer, de forma alguma, tentar enxergar a resposta.

  • Pingback: Alex Bernardes()

  • Gabriella

    Bem, de qlquer forma vamos descobrir daqui a pouco, dez anos passam rápido, perto desse mistério.
    Adorei o texto

  • lex

    gente, os caras que criaram a página da fraude do século nada mais querem do que ganhar dinheiro em cima de otários q acreditam em um monte de besteira só pra mostrar-se rebelde ou contrário ao senso comum ou q pensa diferente dos demais ou tudo isso junto… não acreditam no homem na lua mas provavelmente acham q pode ter caído mesmo uma nave alienígena em rosswell… o que mais tem é malandro vendendo livros, videos etc, e ganhando muito dinheiro com embustes como logosofia, universo em desencanto e outras asneiras

  • Pingback: Robison()

  • MGF

    DD, qual dessas missões à Lua comprovou a teoria do Galileu Galilei (ocultista, claro) de que uma bola de golfe e uma pena devem chegar ao mesmo tempo no chão, o que não é possível na Terra por causa da resistência do ar?

    @MDD – Apollo 15.

  • Johnny

    Nao provou nada de nada esse texto… Gosto dos seus posts, mas esse deixou a desejar. Concordo com quem acha que o homem nunca pisou na lua, existem muitas evidencias que contesta o feito norte americano.

    O MDD deveria responder a todas as perguntas, principalmente as mais interessantes.

    No mais e so isso.

  • Kim

    Parabens pelo post!

    @lex “gente, os caras que criaram a página da fraude do século nada mais querem do que ganhar dinheiro em cima de otários q acreditam em um monte de besteira só pra mostrar-se rebelde ou contrário ao senso comum ou q pensa diferente dos demais ou tudo isso junto… não acreditam no homem na lua mas provavelmente acham q pode ter caído mesmo uma nave alienígena em rosswell… ”

    Mandou muito!!! Falou o que eu queria falar! hehehehe

  • Rafaelzis

    Em 1969, os chineses não sabiam construir nem uma bicicleta.
    Os soviéticos, esses sim, nunca contestaram, realmente.

    Eu acredito. Mas vc tem de reconhecer que não é a coisa mais fácil de se acreditar.Afinal, a viagem à Lua foi feita antes mesmo de existir TV colorida (lançada na Copa de 70) e, mesmo assim, havia transmissão ao vivo e simultânea,sem delay, para o mundo capitalista inteiro.Ainda hoje, quando mostram links da Estação Internacional, há um belo delay, chiado, etc.Estranho é, sem dúvida.

  • Fábio

    Imaginem, meus amigos, que um de vocês tenha, no alto de sua condição de mero mortal, passado uma noite mágica (de sexo) com… deixe-me ver… com a Megan Fox. E que você fotografou esse encontro (nada obceno, apenas uma foto que comprove que ambos estavam juntos em um quarto de hotel – de roupas por obséquio), com o consentimento dela (ok, talvez ela estivesse ligeiramente bêbada). Chegando em casa saltitante pela manhã, você descobre que sua câmera, por uma falha qualquer, não registrou aquela fotografia com seu feito épico. Tomado pela loucura, você vai até o photoshop e forja uma fotografia similar, bem convicente, mas que não passaria por um crivo de um grupo de ávidos céticos comedores de ocultistas indefesos.

    BINGO.

    Talvez tenha ocorrido algo similar com a chegada do homem à lua. Ele esteve lá, mas as provas, principalmente visuais, não foram obtidas satisfatoriamente (pelo julgamento do governo, que ansiava por marketing). Então, resolveram forjar, maquiar, adulterar algumas delas, que evidentemente passaram a ser altamente questionáveis.

    • Phil

      A nave parece de papelão. Queria ver o “homem na lua” num modelo 2011. Ah, não, não é possível. Porque o homem evoluiu tanto de 1969 para cá que nunca mais teve condições de ir pra lua… kkkk que piada tudo isso.

    • Phil

      A nave parece de papelão. Queria ver o “homem na lua” num modelo 2011. Ah, não, não é possível. Porque o homem evoluiu tanto de 1969 para cá que nunca mais teve condições de ir pra lua… kkkk que piada tudo isso.

    • Mozart Campos

      Ridículo isso… se não teve a manha de fazer um serviço bem feito, não deveria maquiar, forjar, ou seja lá o que for, para evidenciar uma meia-verdade. Vergonhoso no caso da Megan Fox. O mesmo digol, se foi mesmo o caso, dos Estados Unidos terem maquiado as evidências, Pra mim, perdeu totalmente o valor científico. Prova cabal de que mais uma vez eles foram mentirosos, fraudulentos, arrogantes e cínicos – bem coisa deles mesmos! Uma vergonha!

  • peter

    O amigão,voce ta de brincadeira né http://www.nasa.gov/mission_pages/LRO/multimedia/lroimages/apollosites.html aceitar essas fotos como prova de alguma coisa é ridiculo, até minha canon 70-300mm tira foto mais perto da lua que isso ae.kkkkkkkkk foto militar consegue 15cm por pixel. Me diga o que voce realmente ve aonde esta indicando as setas? até o google earth tem foto melhor que essa do site da nasa,po vamo manter a discussão com seriedade né !

  • Gabriela Medrado Mesquita

    fala serio o homen nunca foi na Lua
    isso vai ser comprovado agora q estao tentando ir la ” de novo”

  • Mitsuo

    Não sei se entendi, mas a intenção do autor é dizer que a presença de maçons, ou ocultistas (o que for) na NASA é um atestado da autenticidade da missão? Se um pastor evangélico falasse a mesma coisa, só porque conhece um ou dois “obreiros” da sua igreja que foram astronautas, o texto ia ser mais polêmico.

    @MDD – Não, a idéia é irritar o ateus, que não permitem que ninguém a não ser eles façam descobertas científicas. Para saber se a missão deu certo, basta olhar a quantidade absurdamente gigantesca de evidências.

  • Pingback: Ricardo Mudz()

  • TH13

    @MDD: Muito mais importante e interessante para o foco da coluna é saber quais ocultistas fizeram parte do programa Apollo e se realizaram algum ritual no espaço, já que a coluna é voltada para o hermetismo, não para a engenharia.

    Então muda a chamada do texto introdutório, porque o texto introdutório indica que o tema desse post é responder se o homem pisou ou não, e não esse foco que você declarou agora (“Acompanhe este post para responder à questão “O homem realmente pisou na lua?”.A resposta é SIM.”).

  • TH13

    @lex: gente, os caras que criaram a página da fraude do século nada mais querem do que ganhar dinheiro em cima de otários q acreditam em um monte de besteira só pra mostrar-se rebelde ou contrário ao senso comum ou q pensa diferente dos demais ou tudo isso junto…

    Tirabndo a parte do “ganhar dinheiro” você descreveu com precisão o que atrai um monte de gente à essa coluna: ser diferente! É, eu acho, a primeira vez que o Marcelo concorda com algo que todo mundo concorda!

    @MDD – Bullshit. Eu nunca discordei da ciência ortodoxa, eu afirmo, sim, que ela é LIMITADA; vai até um ponto e depois não tem meios de medir/quantificar o que está além, e mesmo assim sempre afirmei que é apenas uma questão de tempo até os métodos e instrumentos se aperfeiçoarem.

  • MDD, existe “vida” na lua? Algo inteligente mais ou menos denso “materialmente” falando ?

  • Cezar

    A galera não tem nem curso superior (isso sem falar em mestrado, doutorado etc) e ainda tem a coragem de acusar a NASA de forjar as missões… Lá tem nego que estudou mais do que todos nós juntos… a quem não estuda (é ignorante) só resta contestar o feito dos caras…

    A historia eh simples, o governo americano liberou a grana (muita grana) pros nerds com o objetivo de fazer algo q servisse d propaganda contra a URSS…. os nerds se esforçaram e conseguiram levar o homem pra lua…

    A prova mais evidente eh q a URSS não contestou os EUA, imagine um cara q não curte os americanos hoje, os sovieticos tinham esse sentimento muuuito mais aguçado, a URSS com certeza estudou todo material da NASA e se eles tivessem achado a menor descrepancia, nós saberiamos…

    @MDD – Perfeitíssimo.

  • InSaNo®

    Em determinados momentos, acreditar na ciência é um exercício de fé.

    • Fernando

      Acreditar na ciência é um ato de fé?
      Precisar de fé para crer na ciência é um atestado de ignorância!
      Vai estudar que isso passa.

  • Henrique

    Esses céticos tentam provar que o homem não foi à Lua com fotos tiradas do PRÓPRIO SITE DA NASA ¬¬’
    É a mesma coisa que provar através da bíblia, que Deus existe.
    Ridiculo isso.
    E o homem nunca mais foi à lua porque não tem mais o que fazer lá, o que tem de interessante na Lua?

  • InSaNo

    Tudo bem que o homem pode realmente ter pisado na lua, mas o 11/09 foi planejado pelos próprios americanos…rs

  • Ralf Ellis

    Não acredito que o homem pisou na lua e acredito em V2K.Vi como ato de ridicularizar o assunto quando falou sobre o papel alumínio.Você como ocultista deve saber melhor do que ninguém que o ato de ridicularizar é uma ferramenta eficaz contra argumentos para o grande público.Abraço e parabéns Marcelo.

  • Zézão

    “@MDD – Bullshit. Eu nunca discordei da ciência ortodoxa, eu afirmo, sim, que ela é LIMITADA; vai até um ponto e depois não tem meios de medir/quantificar o que está além, e mesmo assim sempre afirmei que é apenas uma questão de tempo até os métodos e instrumentos se aperfeiçoarem.”

    Espíritos, chackras e etc existem?

    Ciência ortodoxa: No way.
    Marcelo DD: OH YES!

    Marcelo, você sabe o que a palavra “concordar” significa?

    @MDD – Eu não acho que a ciência ortodoxa está errada, muito menos sou contra ela, já que escrevo este comentário em um laptop de última geração. Acho apenas que ela ainda não tem capacidade de medir nem chakras, nem espíritos (no presente momento). Assim como não media raios-x, eletromagnetismo, ultrassom, infrassom, não enxergava bactérias ou átomos, não sentia ferormônios…

    E existe um erro grave na sua frase:
    Quando perguntada “Existem espíritos?”, a ciência responde “com nosso conhecimento atual, não temos evidências da existência de espíritos”. Apenas pseudo-céticos “têm certeza absoluta” que espíritos não existem…

  • Ralf Ellis

    O Vimerson foi muito feliz em falar sobre ocultismo na URSS, razão pela qual não haveria contestação na aterrisagem na lua.Sobre projeção a lua tente sair da atmosfera sem autorização do seu responsável(criança).Mais uma vez Marcelo obrigado por respeitar nossa opinião no seu espaço e parabéns!!!

  • João Paulo

    Acho muito legal vc descrever a participação de ocultistas em feitos históricos da humanidade. Claro que o projeto certamente envolvia gente das mais variadas crenças e todos trabalhando juntos é que permitiu que se realizasse esse grande passo da humanidade, mas é bom saber que havia ocultistas lá também pois essa informação não é divulgada para o grande público.

    No mais parabéns pelo texto e pelo trabalho que vem desenvolvendo. Não deixe a peteca cair por causa dos comentários ateus/céticos.

  • igor pontes

    Se me provar que o homem foi a lua com a tecnologia da epoca realmente prova que o povo de hoje continua ingenuo como os de antigamente, se fosse japa eu ate acreditaria devido toda a tecnologia q o japao tem mostrado e a capacidade que tem. Mas os americanos aquele povo cujo fazem os melhores filmes do mundo com efeitos especias de alta qualidade e vivem de mentiras para se dar bem sobre as outras nações??? conta outra neh, nem precisa ser um expert no assunto pra sacar que aquele foi um dos maiores golpes ja dado pelo USA pra ser um pais top. TOP sacou???? a ultima que eles aprontaram foi detonar as 2 torres pra tomar o petroleo do Iraque e olha que nem foi o Tio saddan que atacou eles. rsrsrsrs mas o povo (ingenuo) acredita que foi terroristas mulçumanos sedentos de odio, outra coisa nao foi o Bin Ladden que atacou os USA??? pq nao foram atraz do mesmo??? No dia que eles decidirem tomar a amazonia eu imagino a noticia quero so ver qual vai ser a desculpa “Traficantes do rio de janeiro acabam de assassinar o presidente dos USA em resposta os USA ira tomar a amazonia” hauahuahauau o legal é que eles ja ensinam em suas escolas que a amazonia não é do Brasil e sim patrimonio do mundo e olha que eles são o pais que mais poluem a terra entao caros amigos nao me venham com historias que os USA fez algo grande ou bonito pelo mundo isso tudo não passa de manipulação da midia na minha opnião. USA = CANCER do mundo. reflitam

  • VVV

    Como diria o Falcão:

    “Já está provado por A+B que A+B não prova nada”

  • Marcelo

    Não tem como ir a lua, ela esta no firmamento, dela pra cima é o astral resplandescente, espero o dia em que todos terão a compreenssão disso.
    Realmente se fosse possivel, o homem ja teria conseguido, mas não é pq realmente não DÁ! O bom é saber que a resposta de tudo na natureza esta nesse mundo.E vc usando ”Mythbusters” como forma de provar algo, é realmente sem noção, mas só o fato deles conseguirem enganar as pessoas por tanto tempo já vale umas 5 viagens a lua.

  • William

    Só uma pergunta!

    Como vc me explica a bandeira dos Estados Unidos tremulando na Lua, num local onde não há atmosfera. E se não há atmosfera, não há vento! Como ela poderia tremular?

    Duvida razoável ein!!

  • AD&D

    Boa ;D
    mas qual a diferença, “hermeticamente” falando, do ritual feito lá e aqui?
    ..não imagino como ele fez pra usar o cálice sem gravidade (SE ele usou algum líquido esse não para no cálice :p~) hehehe

    @MDD – a diferença é a de um ritual feito em Malkuth e um feito diretamente em Yesod.

  • almir

    Bacana o texto Marcelo…fiquei imaginando o astronauta na gravidade da lua servindo o vinho na taça hehehe

  • Sirius

    Aeee!
    Um viva aos ocultistas, que com suas magias e rituais conseguiram se teletransportar pra lua! asdkçlasdas

  • Guilherme

    Marcelo,

    Diversos astronautas falam de tanto naves quanto alguns astronautas russos tiveram até contato com seres no espaço (fisicamente mesmo, nao em astral), e algumas fotos da Lua aparentemente mostram construçoes estranhas por lá. Além disso, existem milhões de avistamentos e contatos aqui mesmo na Terra, documentos antes confidenciais que egora estão sendo liberados. Seria tudo isso uma grande mentira, alucinação?

  • Olivio Roberto

    Bruno BC, com relação a ausência de estrelas nas fotografias da NASA, isso não tem a ver com a qualidade das câmeras. O motivo é que tiveram de diminuir o tempo de exposição da câmera, pois o excesso de luz estragaria as fotos. Só que ao diminuir o tempo de exposição, a luz “fraca” das estrelas não conseguiu sensibilizar o filme para um tempo de exposição tão curto! Se eles quisessem tirar fotos das estrelas, teriam de aumentar o tempo de exposição para no mínimo 1 minuto (sem tremer a mão!) Na época esses ajustes eram feitos manualmente (inclusive os astronautas levavam as câmeras para casa para se habituarem com os comandos meses antes da missão).
    Hoje em dia mesmo as câmeras mais simples possuem ajuste de exposição automático (com sensor de luminosidade). Até meu celular tem! hehe
    Faça um teste: aponte uma câmera fotográfica digital para um local escuro e dê meia pressionada no botão de disparo sem soltar dele; a câmera vai focar; mantenha a pressão no botão e aponte a câmera para um lugar claro. Você verá que a imagem na tela fica totalmente branca! Isso ocorre pois você foi tirar a foto num lugar escuro e a câmera automaticamente ajustou para um tempo de exposição longo e uma sensibilidade maior, para captar mais luz; e ao voltar para um lugar claro, com excesso de luz você saturou o sensor…

  • iza

    Oolha, depois que comecer a ler a coluna\site varias coisas fizeram total sentido pra mim por exemplo os exercicios de respiracao e o post do I see dead people tbm.Achei ate que a coluna era RPG !rsrs
    Agora…como tem gente que quer se mostrar, as vezes ate com soberba.O importante e ser humilde e reconhecer que nos nao temos as respostas pra tudo, mesmo porque se tivessemos qual seria o motivo de estarmos aqui ,nao?
    =)
    (teclado com problema, faltou uns acentoss)

  • IRR

    “o poder revela (não “corrompe”… revela…)”
    Guardarei essa…

  • Vimerson , o retorno

    Olá titio

    Pô tio
    te fiz algum mal? ahuahau
    responde aêeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee

    ) “A Webster Presbyterian Church ainda possui o cálice utilizado por Aldrin na Lua e comemora a Santa Ceia lunar todos os anos no Domingo mais próximo de 20 de Julho. Este cálice certamente é um dos instrumentos magisticos mais importantes do planeta.”

    Por que seria tão importante se foi consagrada fora da Terra?

    2) Os textos dão a entender que os Maçons e outros particiapantes de ordens ocultas foram a “chave” para o homem pisar na lua, porém resta a dúvida: e a ex-URSS? Não teria também, entre seus cientistas, pessoas ligadas à ordens ocultas? Vide que sempre chega leituras de pesquisas soviéticas acerca de assuntos místicos com uma quantidade maior que a do lado ocidental… dá a entener que os místicos de cá são mais eficientes que os de lá…

    3) “eles foram os primeiros humanos a abandonar a órbita terrestre com seus corpos físicos”.. bom, é possível ir à Lua com o corpo astral? Se sim, qq pessoa que consiga se projetar pode ir até lá?

    No mais agradecido
    Namastê

  • Hundo Argento

    O DD pq não existiram as missões 2 e 3? Foi uma questão ocultista ou tem algum motivo por trás? não consigo ver o pq não existir uma missão assim, principalmente pelo 2 e 3, que são considerados numeros sagrados e tudo mais.

    vlw DD.

  • Tecnocrata

    A unica coisa que eu tento entender até hj e como o pouso foi transmitido ao vivo.

    As cameras da epoca tinham tanta tecnologia para isso?

    E sinceramente um fato que marca a farsa é a NASA ter “PERDIDO” o filme original.

    ( http://www.agora.uol.com.br/mundo/ult10109u596237.shtml )

    Será que o filme sumir foi uma queima de arquivo? Ou uma tentativa de que não descubram aonde foi o estudio que foi filmado?

    Sinceramente…. Pode até ter pisado, mas não em 69

  • JOAQUIM

    O HOMEM NAO FOI A LUA
    ASSIM COMO AQUECIMENTO GLOBAL E UMA FARSA
    ASSIM COMO O 11 DE SETEMBRO E UMA FARSA
    ASSIM COMO A MORTE DO KENNEDY E UMA FARSA
    TODAS PERPETUADAS PELOS ILLUMINATIS.

  • Pingback: Copi Link’s (999) | Copi Cola()

  • Pingback: Cogulinks da semana | Cogumelo Louco()

  • Diego

    Cara, que maneiro, eu sempre acreditei que o homem foi a Lua, mas nao sabia de detalhes da participacao de macons e ocultistas, normalmente a imagem que vem a cabeca de cientistas e tal é que todos sao ateus.

    @MDD – Este é um dos diversos mitos que a religião dos ateístas gosta de espalhar… que eles são os “donos” da ciência. Mas quando vamos ver, todos os grandes cientistas da humanidade eram, na verdade, grandes ocultistas.

    Eu comecei a ler a coluna “Teoria da conspiracao” agora, to gostando bastante.

    Mas me diga uma coisa, vc é macon ou ocultista ou o q? Ou td ?
    =)

    Valeu e parabéns!

  • eu

    deviamos ter queimado esses macons quando tivemos a chance!

  • Tamiris L Rendall

    Marcelo, post incrivel. Voltei do Reino Unido esse mes, e tenho discutido esse assunto com meu pai. Sinceramente, não sabia no que acreditar, e toda hora um achava um argumento diferente pra mudar de lado. Eis que surge voce, pra clarear minha mente. Claro que não vou poder mostrar pro meu pai, que ta viciado em informaçõezinhas dadas por uns ceticos na internet.
    Bem, ficou aí o melhor argumento da area, já que creio que maçons não mintam para maçons.
    Obrigada pelo post, e bom final de semana.

  • Como disse o Gallinho, você apenas fez uma apresentação histórica do fato, mas não provou nada 🙂

  • Bruno

    @Cezar: Você comentou que os caras que contestam a chegada do homem à Lua, não têm formação superior confira: http://www.afraudedoseculo.com.br/ o autor é graduado, obviamente administrção não tem relação direta com o assunto, mas confira http://www.afraudedoseculo.com.br/comentarios.htm , o primeiro comentarista é doutor na área de ciências espaciais, até já trabalhado pra NASA. Vê-se a opinião de alguém que deve ter um alto conhecimento sobre o tema. Soubemos que os EUA são gananciosos ao máximo pelo topo do poder, e não é de se duvidar que fariam qualquer coisa para conseguir o mérito por pisar na Lua, mas tenho minhas dúvidas do que realmente aconteceu.

    • Fernando

      Bruno, UM cientista que já trabalhou para a NASA dizer que o homem não foi à Lua tem mais valor para você do que uns 2.000 que ainda estão na NASA dizerem que o homem sim, foi à Lua?

      Meio sem noção, você…

      Parece que você não está mais procurando SABER alguma coisa, e sim PROVAR um ponto de vista.
      Nesse caso, monta um site, cara. Ou se associa a esse da fraude aí…
      Se já não…

  • Bruno

    Seguindo o comentário do Tecnocrata…
    Recentemente a NASA declarou que foi feita uma modificação do filme original para reparar alguns erros de gravação, por isso nota-se alguns detalhes controvérsios na filmagem, e o filme principal foi perdido. A partir dai vêm mais dúvidas, mas continuamos acreditando que é verdade, quem quer contradizer o que é dito pelo país mais “poderoso”? Sobre o Mythbusters, será que seriam capaz de bater contra sua própria “nação”.

  • Patricia

    Eu nunca tive dúvidas, mas depois que vi o Mythbusters, aí tive mais certeza ainda, por causa da história dos espelhos que refletem os lasers aqui.
    E se os russos não contestaram, até hoje, quem sou eu…
    Mas, mudando de assunto, cadê o resultado daquela experiência de mapais astrais? Aquela dos quatro mapas mentais, que tinha o seu, o do Dahmer, o do Kentaro e de uma garota que não lembro o nome? Acho que até já perdi meu palpite aqui.

  • João de Castro

    Caro sr. Marcello, para encerrar esta discussão, os Caçadores de Mitos fizeram um programa inteiro sobre este assunto… eles analizaram algumas provas e contra-provas, e concluíram que de fato, as imagens eram verdadeiras e que o homem esteve mesmo na lua.
    No final do programa, eles demonstraram uma prova que é incontestável da presença humana em solo lunar. Em uma das missões, os astronautas levaram a lua alguns espelhos especiais… utilizando-se um laiser de alta potência e disparando-o neste local específico da lua, nós obtemos o reflexo deste laiser.
    O programa está disponível para quem quiser ver no site… http://www.acidezmental.com/homem_na_lua_verdade_ou_farsa.html
    (espero que o sr. não se importe de eu colocar o site)

  • Pingback: orlleite()

  • Sr.Bot

    esse post não prova nada

  • Pingback: Sopre o Cartucho | SOC Indica: Saia do Video-Game por um minuto!()

  • Helber

    1 – Sobre a bandeira norte americana “tremulando” na Lua sem ventos:
    Quem afirma isso com certeza não prestou atenção na foto:
    http://www.territorioeldorado.limao.com.br/noticias/not4156.shtm
    Ela não está tremulando, e sim, a haste da bandeira é como um varal, justamente pela ausência de vento na Lua. A gravidade lunar fez o resto.

    2 – Sobre a ausência de tecnologia necessária para chegar lá.
    Outra bobagem. O ser humano não é conhecido por fazer as coisas das maneiras mais plausíveis possíveis. Simplesmente na época achou-se que dava para ir lá, e foram, por mais que isso hoje em dia pareça inacreditável. Basta imaginar que séculos atrás navios se lançavam ao mar para descobrirem novas rotas das quais eles não tinham informação alguma (ainda que a descoberta da América ou do Brasil tenha sido um jogo de cartas marcadas, alguém teve que se aventurar primeiro). Além do mais, imaginar uma viagem à Lua como algo estilo Galaktica, Star Trek ou Guerra nas Estrelas é típico da geração anos 90. Até hoje a coisa toda é infinitamente mais tosca.

    3 – Por que não voltaram mais à Lua?
    Respondo com outra pergunta: para que mandaram astronautas à Lua naquela época? Respondo: simplesmente para vencerem a corrida espacial no melhor estilo “meu p* é maior que o seu!” E apenas isso. Recolheram rochas, testaram equipamentos, mas o que mais eles iriam fazer lá? O processo todo é muito caro, e até hoje não existe projeto de uma Base Lunar com chance de vingar, apenas experimentos. Lembrem-se, não existe atmosfera na Lua, não basta mandar pra lá uma estufa cheia de plantas, bastante água e luz artificial, esperar a fotossíntese e um dia termos colônias lunares. Parem de jogar StarCraft.

    E não, não tenho certeza de que o homem pisou na lua em 1969, mas sim de que em algum momento ele realmente esteve lá. E também não creio que a transmissão tenha sido ao vivo, e sim que deva ter havido uma bela edição de imagens para a coisa toda parecer bem épica. Mas isso não tira o mérito da missão Apollo 11. Afinal, os grandes passos da humanidade sempre foram dados das maneiras mais insanas possíveis.

  • lali

    nemli

  • Richard Moita

    Me desculpe a mudança de assunto: Alfred Worden? Não sei se sabe, mas há um jogo de computador chamado Max Payne. Nele há um Alfred Wooden que participa do Inner Circle, um grupo de conspiradores. Há também várias menções sobre o ragnarok, valquírias e outras coisas mais. Meio nada a ver o escrito, mas me lembrei…

  • jean

    tio marcelo…. teria como voce fazer um post sobre alienigenas e ufos de acordo com o seu ponto de vista? ou se caso ja exista esse post.. poderia me indicar..? aquele abraço….!!

  • Eu

    Até onde vai a nossa ganância de querer explorar além do nosso planeta, se nem mesmo conseguimos dar atenção a ele.

  • Eduardo

    O espaço, a lua (no aspecto físico, é claro) não pertenceria a esfera de Malkuth? Como então o ritual realizado no espaço seria realizado como diretamente em Yesod? Ou o fato de estar no espaço favoreceria a mudança, digamos assim, da consciência de Malkuth para Yesod, facilitando o ritual num, digamos, nível mais elevado???
    Thanks!!

  • Luiz

    Antes de avaliar a veracidade da ida do homem à lua devido às supostas provas feitas pelos caçadores de mitos, estas devem ser analisadas com critério.
    1-Os caçadores de mito não desmitificaram todas as questões controvertidas, eis que não efetuaram testes que provassem a existência de filmes fotográficos capazes de suportar as extremas variações de temperatura da lua e que provassem a possibilidade de transmissão de imagens e sons em tempo real naquela distância, o que, ressalte-se, ainda não é possível depois de 40 anos com todo o avanço tecnológico existente;
    2 – A maioria dos testes feitos por eles foram realizados dentro da NASA, com a permissão e sob a supervisão dos cientistas do programa espacial;
    3 – Assim como escritores estão ganhando dinheiro com a negação do feito, os caçadores de mito também ganham dinheiro com os seus programas, podendo, como no caso, ganhar muito mais com um programa especial, de maior duração, talvez encomendado pela própria NASA que, por sua vez, também ganhou muito dinheiro por ter supostamente conseguido pousar na lua;
    Assim concluímos, será que devemos confiar nos caçadores de mito? será que devemos confiar na NASA? será que devemos confiar nos céticos?
    Tirem as suas conclusões!

  • AldreI

    eu ainda quero saber qual é a da bandeira. se lá não tem atmosfera, ela não poderia tremular. gostaria que isso fosse explicado

  • Random

    Sim o homem pisou na lua mas o video tão visto é falso no video a bandeira esta tremulando, mas não tem vento na lua lol

  • Basílio Gomes Gonçalves

    Desde Quando o Homem Pisou a Lua a Consequência Foi Tecnologicamente Evoluída a 1000 Anos Luz, Concorda Professor!

  • Iverson

    Só comentando um comentário, ateísmo não é religião.

  • @EiruKanh

    sem noção essa estória de: Por que naão pisam lá hoje?

    simples, o interesse era marketing e pesquisa… quem sabe encontrassem algum tipo de metal que pudesse servir para uso financeiro ( ? ) mas como não há realmente nada de interessante na lua… eles lançarem nova tripulação é um gasto desnessecario.

  • bernardo

    @MDD – Sorte que você não entende muita coisa de português. Ao invés de escrever “Nós, os maçons, estávamos lá (representados pela figura de Buzz Aldrin)”, um autor pode simplesmente tomar a parte pelo todo. Eu adoro esta figura de linguagem, porque SEMPRE tem um mané pra fazer um comentário desse tipo.

    Nossa del debbio, responder na mesma ignorancia? lol

    @MDD – As vezes é bom Ownar uns zé manés. Esse povinho pseudo cético é muito folgado, e vale a pena às vezes coloca-los no devido lugar.

    daqui a 30, 50 anos, é fácil falar de quem não existe mais, ou não tem como provar, se defender, enfim … não que isso seja uma acusação, longe disso !
    como assim? uma caça? esses grupos ocultistas não são tão secretos a ponto de ter que se proteger ao extremo, qual o mal de mostrar a cara dos grandes gênios ocultistas de hoje?

    @MDD – esta é uma pergunta séria? Qual o mal em um candidato ao premio Nobel revelar publicamente que faz parte de uma Ordem Esotérica antes de recebe-lo? ou revelar isto sendo, por exemplo, chefe da área de neurocirurgia de um hospital? ou juiz do supremo tribunal federal? ou diretor de uma multinacional? você não pode ser tão ingênuo assim, ne?

    ou será que por serem esclarecidos serão ocultistas daqui a 50 anos …
    não é perseguição minha, mas o que me parece é uma puxada grande de sardinha :p justamente em um tema tão falado nesse ano, e um fato muito relevante para a historia da humanidade … ninguém fala de ocultistas nazistas e tal, sei lá, foi um fato relevante, devem ter …

    @MDD – E tinham VÁRIOS. Toda a cúpula da SS, a Gestapo, O Ninho da Águia… a perseguição da maçonaria pelos nazistas, com o confisco dos livros e materiais das lojas maçônicas, a dissolução das ordens esotéricas na Alemanha, entre outras. Existe muito material ocultista sobre as razões tanto da criação do III reich quanto sua queda… mas este é um assunto muito complexo e delicado pra tratar em um site como o Sedentário.

  • unnamed

    assim como as pirâmides existem e ninguém questiona como isso foi possível com a “tecnologia” daquela época, o homem foi a lua e não me interessa como ele conseguiu isso. Ignorancia é acreditar q não temos capacidade para tal feito…

  • Ranieri

    @MDD – Não prova mesmo… mas e dai?. Tem diversos sites falando que o homem não foi à lua e diversos falando que foi. Eu dei minha opinião, citando as curiosidades que achei interessante e que são pertinentes para os assuntos discutidos nesta coluna… Estou pouco me lixando com informações técnicas do tipo “que tipo de exaustor usaram?”. Muito mais importante e interessante para o foco da coluna é saber quais ocultistas fizeram parte do programa Apollo e se realizaram algum ritual no espaço, já que a coluna é voltada para o hermetismo, não para a engenharia. Estranho seria abrir o site da scientific america e ver matérias falando sobre a eucaristia de Buzz Audrin, isso sim!

    Concordo com o Tio,pois como ele já disse outras vezes,quando vc vai assistir um filme tipo “Jason”,vc vai esperar ver mto sangue ,sustos e não uma história elaborada que te faça refletir sobre a condição humana.Caras,se vcs querem saber sobre como eles chegaram até a Lua,vc deve fazer tais perguntas científicas pra pessoas da área,como o ITA,sei lá,é um começo.
    abraço Marcelão e por favor,vc poderia fazer um post sobre o Austin Osman Spare,soubeq ele foi um grande artista gráfico,é verdade?

  • TH13

    @unnamed: assim como as pirâmides existem e ninguém questiona como isso foi possível com a “tecnologia” daquela época

    Meu, todo mundo quetsiona como isso foi possível com a tecnologia da época! Tem uns vários posts sobre isso, tanto do Marcelo quanto do Kentaro. Como fala o Marcelo, “você é novo aqui?”

  • TH13

    @MDD – As vezes é bom Ownar uns zé manés. Esse povinho pseudo cético é muito folgado, e vale a pena às vezes coloca-los no devido lugar.

    E qual é o lugar, Marcelo? Piedade, tolerância e humildade devem estar em baixa nas ordens iniciáticas hoje em dia. Vamos lá: qual o lugar de alguém que questiona (certo ou errado) o que um “não-gado” escreve porque não tem conhecimento, seja de ocultismo, seja de “ciência”?

    @MDD – Não queira bancar o espertalhão vc também, TH13. Você sabe muito bem que há uma diferença enorme entre quem vem aqui no blog pra debater e colocar idéias, não importa de que vertente sejam, e pros babacas pseudo-céticos que caem de paraquedas querendo posar de intelectuais. Esses, eu não tenho dó nenhuma de esculhambar.

  • Flávio Oliveira

    ORDEM DOS GREGARIOS
    PODERIA ME EXPLICAR QUEM SÃO ESSES?

    OBRIGADO

  • Eduardo

    Vem cá, agora bateu a dúvida: os maçons são tão influentes assim? É possível ser ter algum sucesso na vida (tipo, ser presidente) sem ser um deles ou sem sua ajuda?

  • @igor pontes: Se me provar que o homem foi a lua com a tecnologia da epoca realmente prova que o povo de hoje continua ingenuo como os de antigamente

    Alguem diria a mesma coisa cinco séculos atrás, para um DelDebbio veneziano (DD, seu sobrenome é acaso italiano, non?), falando para uma grande platéia incrédula sobre um irmão que cinquenta anos antes solicitou ao rei de uma nação patrocínio de um montante fenomenal, afirmando ser possível cruzar um oceano sem se perder (nem “despencar no abismo desconhecido”), usando rudimentares instrumentos de bronze e madeira, como astrolábio, quadrante e sextante (rudimentares a nossos olhos, já preguiçosos e acostumados a esperar o GPS do carro avisar-nos qual a próxima rua em que devemos virar pra chegar ao shopping center).

    No entanto, há poucos anos, na comemoração da chegada de Pedro Álvares Cabral a terras brasileiras, a “nossa” caravela reconstruída com toda técnica e mão-de-obra especializada de hoje em dia não conseguiu nem sequer completar um passeiozinho pela baía aos ansiosos olhos por trás das câmeras da Vênus Platinada. Faltou o que? Talvez conhecimento perdido dos grandes navegadores e construtores de caravelas da época, alguns talvez até egressos da famosa Escola de Sagres?

    Existe algo além do mero conhecimento, caro Igor… e isso chama-se Know-how. Por essa mesma razão, como o próprio DD afirma (e cita, vide A Corrupção Moderna da Magia), existem legiões de “orkultistas” que, lendo meia duzia de obras do Crowley, e fuçando em parte da bibliografia maçônica e rosacruz agora disponivel na internet, ainda não conseguem ter o aperfeiçoamento da técnica ou elevação de consciência necessária para performar rituais ligeiramente mais complexos que o bê-a-bá iniciático. Lhes falta algo mais, something that will “let you KNOW HOW to do it” (origem verdadeira da expressão know-how, creio eu)

    @igor pontes “não sabem, se fosse japa eu ate acreditaria devido toda a tecnologia q o japao tem mostrado e a capacidade que tem. Mas os americanos aquele povo cujo fazem os melhores filmes do mundo com efeitos especias de alta qualidade e vivem de mentiras para se dar bem sobre as outras nações??? conta outra neh”

    Fato curioso: virando meu notebook de cabeça pra baixo consigo ler “Designed by Apple in California”.
    Não me parece um aparelho que ILUDA muito sobre o quanto ele me é util, versátil e confiável…nem ao menos me parece tecnologicamente inferior a seus equivalentes da Sony ou Toshiba. Posso estar errado, George Lucas pode estar diretamente envolvido na propaganda para provar a superioridade dessa marca americana, assim como afraudedoseculo.com consegue apontar o finado Stanley Kubric em meio a uma estação de treinamento da missão Apollo. Esses cineastas admiráveis do Tio Sam…

    Acredito que o caro colega igor infelizmente esteja confundindo e misturando indevidamente em suas afirmações “Política” com “Conquistas científicas nacionais”, bem como o conceito de “Linhas de Pesquisa Tecnológica” com o de “Contas de Propaganda Governamental”.

    @igor pontes “nem precisa ser um expert no assunto pra sacar que aquele foi um dos maiores golpes ja dado pelo USA pra ser um pais top. TOP sacou???? a ultima que eles aprontaram foi detonar as 2 torres pra tomar o petroleo do Iraque e olha que nem foi o Tio saddan que atacou eles. rsrsrsrs mas o povo (ingenuo) acredita que foi terroristas mulçumanos sedentos de odio, outra coisa nao foi o Bin Ladden que atacou os USA??? pq nao foram atraz do mesmo??? No dia que eles decidirem tomar a amazonia eu imagino a noticia quero so ver qual vai ser a desculpa “Traficantes do rio de janeiro acabam de assassinar o presidente dos USA em resposta os USA ira tomar a amazonia” hauahuahauau o legal é que eles ja ensinam em suas escolas que a amazonia não é do Brasil e sim patrimonio do mundo e olha que eles são o pais que mais poluem a terra entao caros amigos nao me venham com historias que os USA fez algo grande ou bonito pelo mundo isso tudo não passa de manipulação da midia na minha opnião. USA = CANCER do mundo. reflitam”

    Desisti, Igor… Assumo que tudo isso explanado no parágrafo acima, de maneira racional, lógica e polida, contendo introdução, premissas e conclusão, e claro, sempre mantendo o devido respeito à ortografia e regras de pontuação da Língua Portuguesa, seja demasiado Advanced TdC pra minha pobre cabecinha manipulada conceber. Seguirei seu conselho final (EUA é o cancer do mundo; refiltam). Preciso REFLETIR mais.

    DD, se este comentário passou pelo seu crivado filtro editorial, eu juro que pagava pra ver o nível dos comentários que você anda retendo no coador!

  • Gilsmy Albert Boscolo

    Ao meu ver ninguém questinou as datas, horário e locais do projeto “Apolo”!
    As datas provavelmente tem algo de muito importante para os astrólogos sérios, como MDD, para elas terem sido postas aqui sem algum toque de “Teoria da conspiração”.

  • Leonardo

    Esse “entre outras coisas porque estávamos lá”, não está se referindo somente ao nosso nível físico, está?

  • Pingback: Gabriel()

  • PITÁGORAS

    Crianças estudem ocultismo e suas vidas farão muito sentido!
    Tentem e voltar a reler os textos. Depois postem seus comentários novamente, lhes garanto que enxergarão o mundo com outros olhos…

  • Robertosan

    Del Debbio, peraí. Quanto ao ritual do cálice, disse que é diferente quando o faz diretamente em Yesod, e não em Malkuth. Dá pra explicar melhor? Quer dizer que o “deserto do real” é algo similar ao vácuo espacial? E seria no mesmo sentido o princípio oriental do Vazio?
    E continua ownando sem dó esses metidos a sabichões mesmo. Como você já disse em um post do Teoria da Conspiração (blog), respeito é bom e conserva os dentes. Abraços.

  • Sebástian

    @raphael (-,-)zZ:

    Cara, se o homem não tivesse ido à lua, muito provavelmente você nem teria disponível WoW para jogar hoje…

  • Val Valiant Thor

    Pra quem ainda duvida de algo que foi aqui exposto, clique nesse link.
    Existem muitas fotos tiradas recentemente e muita coisa a ser lida.

    http://eternosaprendizes.com/2009/07/17/a-lro-fotografou-o-local-de-pouso-da-apollo-14-e-mostra-o-modulo-lunar/

    Abraço

  • Padawan

    Aos que apostam todas as suas fichas na ciência “ortodoxa”, recomendo que leiam um pouco sobre:

    – Teorema da incompletude de Gödel (“…dentro de qualquer sistema formal de axiomas, como a matemática atual, sempre persistem questões que não podem ser provadas nem refutadas com base nos axiomas que definem o sistema.”).

    – O princípio da incerteza de Heisenberg.

    – A impossibilidade prática de se seguir a evolução de um sistema determinista que se torna caótico com o tempo.

    Eis as principais limitações da ciência (não são palavras minhas, mas de Stephen Hawking em “O Universo numa casca de noz”, página 139).

  • não adianta ,o homem jamais entendera os misterios do mundo,quando eles virem aqui ,ai vamos ver….

  • bsll

    Nao sabia onde deixar essa sugestao, mas acho que um tema legal seria sobre a gripe suina!
    tem vários videos interessantes, vários e-mails sendo divulgados que estao gerando um certo panico, nem é preciso pesquisar muito pra ter acesso a eles!
    Bom, fica a dica! Teoria da Conspiraçao – Influenza A
    Abraço

  • Pedro Henrique

    Gosto quando Drummond diz que é preciso colonizar o homem… e daí se fomos ou não à Lua? e daí se existem ordens ou grupos que manipulam informações ou possuem conhecimentos que não são divulgados? não sei até que ponto essas teorias de conspiração tendem a manter o espetáculo dessa sociedade,
    simplesmente por não tocar nos pontos cruciais da sociabilidade moderna(mercadoria-dinheiro-trabalho),por não explicitar que a vida acontece aqui e agora e que posso me posicionar enquanto sujeito.O dinheiro sintetiaza as relações humanas quase em sua totalidade,todo esse avanço técnico de nada adianta enquanto não tomarmos as rédias de nós mesmos.Prefiro ver nessa perspectiva… gosto de seus posts,mas às vezes sinto falta disso que falei.

    sobre o homem e a lua: http://curiofisica.com.br/o-homem-realmente-foi-a-lua/
    achei esse conteúdo muito bom,quem quiser dar uma conferida.

  • Zavar Brasil

    O homem pisou na lua??? Não há atmofesra na lua, portanto sombras, vento e marcas de pegada do homem no solo lunar, é pura teatro… um astronauta pesava com aquelas roupas aproximadamente 150 kg e a nave 6 toneladas… observe as fotos, o homem deixa as marcas como na foto inicial… a nave não deixa nenhum sinal de pouso… o mais incrível desse teatro todo é o gipe dando “pau” no solo lunar…onde ele foi armazenado? Sobre os equipamentos… que tipo de material foi usado? Que tipo de bateria era aquela das filmadoras??? Várias posições de filmagens e de fotos… e a comunicação simultânea???… até hoje a comunicação com alguém no meio de deserto ou no meio de uma floresta vai existir um tempo ou um LAG… que tipo de rádio era aquele em 69…

  • Norton

    Caro Tio…

    Não sei se deixei passar algum post sobre o assunto… mas você já comentou algo sobre o Nada Brahma…

    Se não… saberia comentar algo sobre o tema?

    Obrigado por tudo

  • err… lembro que esse assunto foi justamente o que me trouxe a essa coluna… um amigo mais cético que o cão achou essa frase sobre os russos e chineses nunca terem contestado a viagem à Lua em “Jesus, o ídolo dos Ateus” e virou teu fã, mas só até perceber as palavras “tarot”, “kabbalah” e “médium” nas tuas colunas; mas foi tempo suficiente pra ele me indicar o site e eu não parar até hoje… isso que é cair de pára-quedas, hein? parabéns pela coluna, como sempre!

  • marcelo

    Esse post nao prova nada. HOJE o homem nao possui tecnologia pra decolar da lua. Pousar sim.. mas sair de lá é impossível nos dias de hoje… Na lua não existe o2 para os motores a combustão, teria q levar daqui….
    Pára com isso !!!

  • andre lima

    valeu. demais. quero saber mais.

  • rom

    nem o telescopio hubble, o mais potente jamais construido, consegue localizar a bendita bandeira *(ela tem que estar lá, certo?)*. e esse espelho, cadê ele? me mostrem fotos recentes da bandeira que ai eu acredito. Sou designer (especializado em photoshop, não tentem me enganar).

  • IRR

    DD, da uma olhada nesse documentário, ta com a legenda em português. Acredito ser um ótimo tema pra ser debatido aqui também.

    Abç!!!

    http://www.youtube.com/watch?v=uBFMRG8VwyU

  • IRR

    ps: Opa, só tinha assistido a primeira parte, agora que assisti o resto.. nao tem muita empolgação nao. A parte de colorir a lua foi sem noção e sensacionalista, mas tem coisas interessantes, tipo o shard, cross shair, vale a pena ver por isso.

  • IRR

    Nossa.. tou com vergonha de ter postado isso, se quizer não aceitar eu deixo!!!
    auhuahuahuahua

  • IRR

    Vou postar esse vídeo aqui pra me redimir.. Entrevista com Patch Adams completa no Roda-Viva. Aqui sim tem uma discussão séria.

    Sei que não tem nada a ver com sua coluna e post. Mas pode sugerir para os demais daqui colocar.

    Vlw. Foi mal!

  • Marcus

    Gabriel descorda de você!!! O homem nunca pisou na lua!!! Você esta indo bem, mais depois desta tenho que repensar seus posts.

  • O homem pisou na Lua e isso não se decute mais.

  • João Plácido

    Uma dúvida muito intrigante minha é a seguinte.

    Se a superfície da lua foi formada pelos mare lunares,ou seja, LAVA SOLIDIFICADA, qual a explicação para a pegada na lua ?

  • Homem na Lua em 1969, desculpe-me, é difícil de acreditar.
    O fato de ser realização americana é que faz as pessoas acreditarem que é verdade.
    Troque Armstrong por Couto, Silva ou Xing-Ling e você terá uma piada de mau gosto.
    Conspiração?
    Não da minha parte.
    Marketing pra me fazer acreditar?
    Não, obrigado.

  • Marcos A.

    O mais engraçado é que a maior parte desse povo que não acredita que o homem foi a lua, acredita em outras coisas bem mais irreais, do tipo Ets visitando a Terra, face de Deus em Marte, Chupacabras, fora as demais teorias da conspiração do tipo que a AIDS não existe e é só um plano para enriquecer a indústria farmaceutica, que os EUA mesmo provocaram os ataques terroristas para começar um guerra, que a vacina para gripe A é um plano para uma nova ordem mundial… Na verdade uma das maiores provas está no fato do homem ter colocado espelhos refletores na Lua e que retornam sinais de laser enviados da Terra. E o fato de não terem mais retornado à lua é porque simplesmente a Guerra Fria terminou e ninguém precisa provar nada pra ninguém e até onde eu sei a lua não tem nada de interessante para ser explorado, já foram tirados todos os dados sobre ela nas missões das Apollos. Futuramente se tem o plano de construir uma base lunar para lançamentos de foguetes em direção a outros planetas, já que a falta de gravidade facilitaria muito os lançamentos. Gastar bilhôes só pra fazer um tour pela Lua seria até inaceitável hoje em dia, principalmente porque o objetivo maior é Marte.

  • Maria Vitória Guerra

    eu acredito q o homem foi a lua e acho muito enteressanti
    eu aprendi na aula d ciencia q o primeiro astronauta a pisar a lua foi o Neil Armstrong

    8 anos 3 ano

  • Aninha patty

    muito enteresante mais oque eu queria saber e o nome da roupa que eles usaram e o nome da comida que eles levaram a Lua

  • EPAMINONDAS

    o homem nunca foi na lua pode ter passado perto,os maçons sao tudo um bando de gays,homem com anelzinho pra mim e´fruta!esse email nao é meu,deus nao exziste,jesus é uma lenda assim como hercules e superhomem e jesus era bixa pois ficou 33 anos andando com macho ou voce ainda tem duvidas?lembre da frase:papai noel existe…

  • eu acho q o homem nunca chegou a lua, me descupe pois o homem é inteligente mais ue acho q ele nunca chegou a lua é só voseis ir no you tube e ver os iluminates falando da lua

  • shiro-fubuki

    como o homen pode ter pisado na lua se la nao tem gravidade, se ele sai se da nave ele ja estava flutuando?????????????????

  • binha de faria

    muito legal. queria ser a primeira mulher a chegar na lua.

  • laira maria

    q legal.

    • [nossa ! esse homen deve ser muito famoso queria ser ele]

  • John Kenned

    Vai me dizer que esse treco espacial foi a 1750 km/h para lua em 8 dias, depois a 3500 km/hora em 4 dias, e depois conseguiu voltar a mesma velocidade, e ainda conseguiu acertar a lua no momento exato de melhor temperatura, e pior conseguiu acertar a lua de talvez passar direto para o espaço perdida sem direção.
    Vai dizer que a única tentativa que realmente saiu da Terra e foi até a lua conseguiu pousar na lua.

    Isso é igual conto de fadas, estorinha para ninar crianças. No Brasil em 1965 era fácil acreditar nesse conto, mas hoje em dia só acredita quem não sabe o que é lógica.
    Se em 1965 o homem foi a lua, hoje em dia já estaria indo diariamente para lá. Essa estória que gastou muito combustível, que é muito caro, realmente é tão caro que é mais barato fazer um filmezinho fantasia e enganar um monte de gente, em 1965 Brasil mesmo era um país onde maioria morava na roça e acreditava até em mula sem cabeça, como poderia duvidar que alguém foi na lua.
    O homem foi a lua 3x com o mesmo presidente, Richard Nixon o mesmo do caso watergate, kkkk. só rindo para não chorar, quando estiverem falindo vão vender a farsa do homem ter ido a lua e o mundo inteiro vai ficar perplexo com o mais óbvio.

  • John Kenned

    Vai me dizer que esse treco espacial foi a 1750 km/h para lua em 8 dias, depois a 3500 km/hora em 4 dias, e depois conseguiu voltar a mesma velocidade, e ainda conseguiu acertar a lua no momento exato de melhor temperatura, e pior conseguiu acertar a lua de talvez passar direto para o espaço perdida sem direção.
    Vai dizer que a única tentativa que realmente saiu da Terra e foi até a lua conseguiu pousar na lua.

    Isso é igual conto de fadas, estorinha para ninar crianças. No Brasil em 1965 era fácil acreditar nesse conto, mas hoje em dia só acredita quem não sabe o que é lógica.
    Se em 1965 o homem foi a lua, hoje em dia já estaria indo diariamente para lá. Essa estória que gastou muito combustível, que é muito caro, realmente é tão caro que é mais barato fazer um filmezinho fantasia e enganar um monte de gente, em 1965 Brasil mesmo era um país onde maioria morava na roça e acreditava até em mula sem cabeça, como poderia duvidar que alguém foi na lua.
    O homem foi a lua 3x com o mesmo presidente, Richard Nixon o mesmo do caso watergate, kkkk. só rindo para não chorar, quando estiverem falindo vão vender a farsa do homem ter ido a lua e o mundo inteiro vai ficar perplexo com o mais óbvio.

  • John Kenned

    Vai me dizer que esse treco espacial foi a 1750 km/h para lua em 8 dias, depois a 3500 km/hora em 4 dias, e depois conseguiu voltar a mesma velocidade, e ainda conseguiu acertar a lua no momento exato de melhor temperatura, e pior conseguiu acertar a lua de talvez passar direto para o espaço perdida sem direção.
    Vai dizer que a única tentativa que realmente saiu da Terra e foi até a lua conseguiu pousar na lua.

    Isso é igual conto de fadas, estorinha para ninar crianças. No Brasil em 1965 era fácil acreditar nesse conto, mas hoje em dia só acredita quem não sabe o que é lógica.
    Se em 1965 o homem foi a lua, hoje em dia já estaria indo diariamente para lá. Essa estória que gastou muito combustível, que é muito caro, realmente é tão caro que é mais barato fazer um filmezinho fantasia e enganar um monte de gente, em 1965 Brasil mesmo era um país onde maioria morava na roça e acreditava até em mula sem cabeça, como poderia duvidar que alguém foi na lua.
    O homem foi a lua 3x com o mesmo presidente, Richard Nixon o mesmo do caso watergate, kkkk. só rindo para não chorar, quando estiverem falindo vão vender a farsa do homem ter ido a lua e o mundo inteiro vai ficar perplexo com o mais óbvio.

  • Fabin Fontes

    O homem nunca foi a lua !
    Mais porque todo mundo acredita que foi ?Marçons conhecem ? São sequiadores do coisa ruim que estão aqui para fazer as vontades dele, eles estão aqui só para te iludir, etc;Junto com eles tem os iIuminates ( nova ordem mundial ) que são seguidores dele também.
     
    Pence a internet e igual ao mundo, a maioria das coisas que você encontra na net e mentira, a maioria das coisas que você ouve na mídia e falso também estão ai só para te iludir.

    Na logica quando falamos quero ir pro céu e não pro inferno, significa aguilo que está acima, então na logica da biblia, não teria como passar do ceu, porque lá seria aonde está deus, e com isso eles conseguiriam enganar muitas pessoas que se perguntariam ue se o homem consequiu passar pelo ceu então deus não existe. Foi só uma suposição na logica.

    No caso para você perder sua fé em Deus.

    Mais a verdade está na biblia.

    Se pergunte porque será que ninguém pode mudar um letrinha da biblia ?

    A resposta e simples porque está escrito na bíblia.

    Mais não procurem sobre marçon, iluminatti, não presisa a resposta está na estante da sua casa.

    A BIBLIA.

  • Lyciaduarte18

    na escola eu estudei sobre isso… e me falaram que o homem nunca foi a lua porque ao redor do nosso planeta terra existe uma camada em que não pode ultrapassar… eu não sei direito se é verdade isso que me falaram !!!!!!!!

  • Rogers_kiler

    kkkk nao é preciso ser muito inteligente para poder perceber que o homen ter ido a lua,nao tem logica alguma..como o homen poderia ter calculos,do destino,atsmosfera..peso e tal..é tipo apenas lançar uma nave la ,,e puff deu certo kkkk naquele tempo em 1969 nao existia nem carro direito,,e pioro celular,vc ach mesmo que o homen naquele tempo conseguiria lançar uma nave ao espaço,,se ate hj em dia eles ainda nao conseguem..a facil perceber que a midia noz manipula…e fazem a gente acreditar apenas nos que ela querem que nos acreditamos…

  • Reilipoeta

    sou ocultista espiritualista (FR+C)mas,tenho os pés no chão e não acredito nestas babaquices de teorias de conspiração.Sou,abertamente contra todas as religiões(não contra a religiosiidade)Nao me escondo atrazde um pseudônimo.Meu nome é Reili,sou poeta e moro em santo andré-SP. Email:[email protected]

  • Julianogpimentel

    Abrimos este comentário com foto de ouro com a pegada do astronauta na lua.
    Primeiro observem a foto, ela esta sobreposta, ou seja, por cima da terra, da para ver pela sombra, o correto não seria uma pegada ser afundada, ou prensada, ou apertada?
    Também gostaria de saber como o astronauta tirou uma foto com perfeita qualidade sendo que ele não como se abaixar para tirar esta foto?
    E como ele fez o foco com perfeito Zoom, se ele não encostava a mão na câmera? 
    outra coisa que gostaria de falar é sobre o carro que levaram para a lua, gostaria de obter algumas informações sobre: 
    Aonde levaram o carro?
    Porque este carro custou U$ 38 Milhões de Dólares?
    Porque nunca falaram sobre este carro, tipo como retornaram com ele?
    Como colocaram este carro de volta na capsula Lunar?
    Como conseguiram resgatar este carro se não tem provas de sua retirada?
    Também gostaria de obter informações sobre a transmissão da chegada do homem a lua?
    Como todos nós sabemos para qualquer tipo de transmissão hoje tem que existir um carro ou Vam para levar os equipamentos de transmissão, hoje existe equipamentos menores, Câmeras menores mas o ocorrido foi em 16 de Julho de 1969, Quem já foi em algum tipo de exposição de equipamentos antigos? Quem já viu uma câmera daquela época? As câmeras para sinal de TV ao vivo era do tamanho de uma bazuca, então como conseguiram carregar esta câmera?
    Gente não vou fazer mais perguntas porque ninguém vai querer ler, mas se alguém conseguir me responder pelo menos uma desta perguntas estarei satisfeito.

  • Karineisabel09

    Adorei ficar sabendo de tudo isso nao consegui li tudo mas só um pedacinho ja deu para entender varias coisas .Muito legal!

  • jose

    bando de mentirosos naquele tempo com a aquela tecnologia.kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk