Se está na Internet, deve ser verdade!

Olá crianças,

Como muitos aguardavam ansiosamente, é chegada a hora de puxar a cortina verde e revelar quem é o Mágico de Oz. Um dos experimentos conduzidos pela equipe do “Teoria da Conspiração” tornou-se em seis horas um dos hoaxes mais visitados e replicados da blogosfera brasileira. Segundo boatos, até mesmo Richard Dawkins teria sido pego rezando e pedindo perdão a Deus antes de clicar no link e se deparar com a pegadinha do Malandro.
Mas por quê toda esta repercussão? Afinal de contas, por que os fanáticos evangélicos, ateus e católicos se irritaram tanto com uma piada idiota?

Ao todo, tivemos mais de 85.000 pessoas caindo em nossa experiência só aqui no Sedentário, com um número recorde de 830 comentários até ontem (95 dos quais ateus e fanáticos irados que diziam nunca mais retornar ao blog e duas ameaças de processos)… sem contar os outros 84 blogs que replicaram a notícia, todos eles com uma quantidade acima do normal de comentários. Se digitar “Cientistas veem imagem de Jesus no LHC” teremos nada menos do que 667 links no google, um link a mais que o número de facadas que os falsos satanistas deram em cada uma das suas vítimas na Rússia.

“Coincidentemente” nesta semana, o post do “Dúvida Razoável” tratou sobre o assassinato de alguns góticos que aconteceu na Rússia, cuja causa foi alegadamente satânica, embora NADA nos procedimentos indique qualquer tipo de relação com a ritualística satânica tradicional, estando mais para um bando de malucos emos do estilo “mamãe eu sou do mal”.
Mas… o que os dois assuntos têm em comum?

O excesso de “Ismos”.
Fiquei extremamente feliz quando li “Dúvida Razoável” de ontem. Eu havia visto na internet a mesma notícia que o colega Kentaro e escrevi um post falando JUSTAMENTE sobre este assassinato, para fechar a conclusão da série que lidava sobre “Desmistificando os demônios” (para quem não leu, ela é composta dos seguintes textos: “O Diabo não é tão feio quanto se pinta”, “Belzebu, Satanás e Lúcifer”, “Zaratustra, Mithra e Baphomet” e “666, the Number of the beast”.

Esta semana, aliando o experimento de “Jesus e o LHC” e falando sobre os excessos de agressividade causados por qualquer tipo de fanatismo nas religiões, fazendo um paralelo entre estes excessos e a Inquisição, que abrirá a deixa para a próxima seqüência de textos da série “Queima ele Jesus!”

Um dos trechos que escrevi dizia:
“Uma das coisas engraçadas é que existem mais mortes causadas por exorcismos e caça às bruxas do que efetivamente assassinatos causados por rituais satânicos ou supostamente relacionados com bruxaria. O grande problema, na verdade, não é o Diabo, nem mesmo Deus. É a crença estúpida.”

No mesmo período, o Kentaro escreveu:
“Ainda mais ironicamente, a própria repressão ao “Satanismo” mata mais que o Satanismo em si mesmo. O combate muito pró-ativo a tais “forças do mal” mata centenas de pessoas anualmente, principalmente em regiões pobres e supersticiosas da África, Ásia e Oriente Médio. Ainda se queimam “bruxas”.
O problema não é o diabo, ou mesmo deus. É a crença estúpida.”

Chegamos basicamente à mesma conclusão, praticamente com as mesmas palavras, sem nos comunicarmos. É um bom sinal.

Quem teve o bom senso para analisar a pegadinha conseguiu sacar do que se tratava. Levanta-se a bola dos crentes (“viram, seus ateus!!! agora vocês vão queimar no Inferno… Sangue de Jesus tem poder… rá-rá-rá”) e depois passa uma rasteira com a ajuda do Sérgio Mallandro. Esses eu já sabia que ficariam MUITO putos da vida… mas também há o “ateu graças a Deus”, aquele que se diz agnóstico ou ateu mas nem sabe direito o que significa; que lê todos os meus posts mas só sai do armário para elogiar os posts dos outros e que normalmente se acha mais inteligente que os “crentes”. Esse sentiu um frio na barriga, duvidou de tudo o que achava que acreditava e, quando clicou no link sentiu uma vergonha imensa de si mesmo, por olhar de frente suas crenças e ver que elas ainda guardam muito do subconsciente católico apostólico romano.
Felizmente a maioria dos nossos leitores (aprox. 85% segundo a brincadeira), ateus, cristãos ou de outras religiões, são pessoas equilibradas que levaram na brincadeira, riram muito ou simplesmente acharam sem graça.

Quais seriam estes extremos?
Fiz esta imagem dentro da Árvore da Vida para ilustrar os possíveis quatro exageros dentro dos elementos: O mais básico deles é o desvio para a Terra, ou materialismo. A pessoa que funciona apenas em Malkuth, também chamado “Mundo do Creu”. Estas pessoas vivem suas vidas dia após dia, preocupando-se apenas e tão somente com o trabalho do dia seguinte, com as fotos do casamento da Sandy, se o seu time vai entrar ou sair da segunda divisão, se a nova mulher-fruta vai aparecer pelada, com quem fica e quem sai da casa do BBB e outras brincadeiras que a Matrix inventa para manter as pessoas ocupadas.
Os que exageram dentro de Yesod tornam-se o que conhecemos pelo apelido carinhoso de “misticóides” ou “esquisotéricos”. São os compradores de duendes, ufólogos amigos do Ashtar Sheron, magos do além da lenda, abraçadores de árvores, discípulos da Chama Violeta, wiccas de banca de jornal, enteógenos lúdicos e todo tipo de maluco que acredita em qualquer coisa que tenha o nome “quântico” no meio. Como Yesod também é relacionada à esfera lunar, este tipo de comportamento deu origem ao termo “lunático” ou “no mundo da lua”.
No elemento Ar temos os excessos mentais em Hod, o ceticismo fanático-cego que tolhe a pessoa para absolutamente qualquer coisa que não seja o Deus-ciência (“vamos gastar 6 bilhões de Euros em um gira-gira gigante… Quem se importa com aquele bando de pseudo-pessoas-que-acreditam-em-bruxaria passando fome na África?, nosso Deus precisa de objetos brilhantes”).
No elemento Água temos as emoções de Netzach. Quando em excesso, gera pessoas que acreditam em Criacionismo, em barquinhos capazes de carregar dois de cada espécie de animal, em deuses mágicos capazes de realizar milagres, em 72 virgens para cada homem que morre pela fé e em queimar bruxos na fogueira (“queima!!! queima!!!”).

Claro… estes são os extremos exagerados. Infelizmente no mundo em que vivemos, o ser humano parece não ser muito capaz de entrar em equilíbrio consigo mesmo e o que mais vemos por ai são os excessos de tudo. Não é a toa que um dos maiores trabalhos dentro da alquimia é justamente equilibrar e dominar os quatro elementos.
Ninguém está falando para você entrar em alguma religião, ser iniciado em alguma Ordem Secreta ou comprar todos os exemplares da Scientific American; apenas levando uma vida de equilíbrio e respeitando as escolhas das outras pessoas já está de bom tamanho.

Aos que ficaram irritados com a hoax, lembrei desta tirinha do genial André Dahmer:

E agora, Mister M?
É hora de explicar como o truque foi feito:
A palavra “Hoax” pode ser traduzida como boato ou embuste. Um boato é um murmúrio, uma fofoca que surge dentro de um grupo que possui influência sobre os demais grupos. Dessa forma a fofoca, a meia-verdade se espalha através da lógica do ‘quem conta um conto aumenta um ponto’. Com pouco tempo, temos uma versão incrivelmente diferente da original. O que começou como um boato, um murmúrio passa a ser aceita como uma verdade. Por mais absurda e irreal que pareça, afinal… Se todos sabem, é por que existe e se está na internet é porque é verdade. Lembremo-nos: “uma mentira dita mil vezes torna-se verdade”.

Através da pegadinha do mallandro podemos observar que:

1. Os mais afoitos repassaram a mensagem adiante sem clicar na imagem e ver que era uma brincadeira.

2. “Sentir todas as emoções possíveis em questão de segundos” foi o comentário que mais recebeu aprovação dos outros leitores.

3. A pegadinha não teria tido metade da repercussão se não apresentasse os elementos que mexem com o imaginário-ocidental-cristão popular .

O sucesso do post, batendo todos os recordes anteriores do Sedentário foi garantido por que citou o nome “Jesus + LHC” ou por que, na sua lógica de Hoax apresenta elementos emocionais que despertam medo e curiosidade?

Vejamos:

Hoje de manhã, [1] a comunidade científica européia ficou paralisada diante do primeiro teste com o LHC (Large Hadron Collider). [2]Exatamente às 9h11 do dia 10 de setembro de 2008, quando os reatores foram ligados e a experiência de recriar o Big-Bang em pequena escala começou, [3] a imagem de Jesus Cristo surgiu no meio da intensa luminosidade:
[4]“Não acreditávamos no que estava acontecendo” disse M. Kunimoto, engenheiro chefe do projeto – “A imagem dele era extremamente nítida. Quando aconteceu, achei que estava tendo algum tipo de alucinação mas, [5] quando toda a equipe confirmou e as imagens do scan foram enviadas para toda a web ao vivo, mal pude acreditar em meus olhos. [6] De uma certa forma, muitos de nós acreditávamos que algo semelhante pudesse ocorrer, já que a descrição católica da criação do mundo fala exatamente sobre isso mas, [7] para a maioria dos ateus, isto foi um golpe inesperado”.

De cara, para alguém bem informado, a notícia não parece ser confiável. Foi publicada no mesmo dia em que o mundo só falava do LHC. Por que tantos se irritaram? Se destacarmos os trechos selecionados, podemos ler:

[1] a comunidade científica européia ficou paralisada diante do primeiro teste com o LHC (Large Hadron Collider). [2]Exatamente às 9h11 do dia 10 de setembro [3] a imagem de Jesus Cristo surgiu [4]“Não acreditávamos no que estava acontecendo” disse M. Kunimoto, engenheiro chefe do projeto [5] quando toda a equipe confirmou e as imagens do scan foram enviadas para toda a web ao vivo [6] De uma certa forma, muitos de nós acreditávamos que algo semelhante pudesse ocorrer [7] para a maioria dos ateus, isto foi um golpe inesperado”.

Podemos notar que a “notícia” não se difere tanto das que lotam nossas caixas de e-mail, apresentando bonsais de gatinhos, alguém com uma doença incurável, etc. A “notícia” do experimento apresenta os mesmos elementos que constituem um boato de internet:

[1] Possui apelo emocional chamativo, sensacionalista,

[2] utiliza fatos marcantes que estão no inconsciente coletivo,

[3] possui apelo religioso/emocional.

[4] Uma otoridade detentora de conhecimento e influência dá um depoimento/parecer.

[5] busca corroboração de outras otoridades e faz parecer público.

[6] e [7] faz um agrado no ego e coloca a cereja no sundae, dando o gostinho de “viram como eu estava certo?”.

E quem não se interessou pela “notícia”? Nos comentários pudemos ter acesso à resposta emocional dos leitores. Afinal, foram mais de 700 comentários só no Sedentário! Esta reação emocional deixou o experimento mais interessante e merecedor de um olhar mais atento. Nos comentários realizados podemos ler discussões religiosas, xingamentos, confissões, teste de credulidade, reflexão pessoal, falta de humor e intolerância… Esta muito bem acompanhada de julgamentos, condenações e ameaças de processo judicial e, principalmente, palavras de baixo calão.

Esperamos que este experimento deixasse claro o quanto podemos ser regidos pelo medo. O quando a coerção religiosa e o controle estão inscritos em nossas mentes, nos nossos anseios. Sejam os religiosos xiitas que demonstraram o ‘pecado’ da Exultação através da adversidade [atire a primeira pedra o Cristão que não sorriu ao ler a frase “para a maioria dos ateus, isto foi um golpe inesperado”]. Ateus que experimentaram segundos de reflexão, torpor e reavaliação das crenças, Descuidados que cometeram a Acídia, repassando a notícia sem saber que era uma pegadinha e pessoas como eu e você que repassaram o link só para testar outras pessoas e descobrir de que forma elas reagiriam, sendo manipuladores e orgulhosos.

O gosto pela brincadeira, pelo boato e pela meia-verdade está na história da humanidade. Sempre quando tivermos os elementos acima destacados, teremos um hoax que se perpetuará por muito e muito tempo.

Enquanto não aprendermos a refletir, a tirar um aprendizado pessoal de determinada informação que chega até nós, a buscar conhecimento e a produzir conhecimentos que trazem benefícios para a nossa compreensão pessoal do mundo, seremos marionetes nas mãos daqueles grupos influentes que detém conhecimento, poder ou status. Que estudam e sabem quais são os medos e necessidades que nos tornam seres sociais, mantendo boa parte da humanidade numa prisão, numa Caverna de Platão, num programa da Matrix.

Sempre que receber QUALQUER coisa via net, seja esqueletos gigantes, fotos do pé grande, astronautas esculpidos em igrejas de 1200 anos, vídeos de OVNIs no Haiti, filmagens de unicórnios, fadas criando círculos em plantações ou gnomos argentinos, a chance de ser uma hoax é muito grande.

Visitar sites como o 4 Cantos e o E-farsas ajudam a desmascarar hoaxes.

E como o Kentaro deu o furo sobre o assassinato satânico, eu vou cortar o Liquito e o Ceticismo Aberto e avisar que, de acordo com alguns ufólogos que provavelmente estão perdidos em Yesod, nós devemos aguardar o contato com a “Nave Mãe” (será que o Ashtar Sheron dará tchauzinho para as câmeras?) para o dia 14 de Outubro de 2008, se não chover…

————

Atualizei meu Blog pessoal com novos textos bacanas:

Dilúvio, Pirâmides e Stonehenge
Edição número 3 da Lucifer Luciferax
Os Templários e o Baphomet
a Guerra dos Roses
Dharma, a base da Vida humana
Pirâmides parte III – a Câmara do Rei
Mantras de Defesa Psíquica
Thelema e o número 11
Grandes Iniciados – Melquisedec
Pirâmides… pirâmides – parte II
Os Quatro Grandes Pilares do Conhecimento
Elementais, os Espíritos da Natureza

PS: aquela frase do Richard Dawkins do começo do post é brincadeira… ele com certeza sabia que não tinha nenhum Jesus no LHC!!!

  • Números incríveis… experimento bem-sucedido! HahAH Agora quero ver VC virar Ateu!

    ai ai ^^

  • Vinicius

    Você não entrou em detalhes quanto aos elementos da semiótica utilizados para dar mais veracidade ao texto. Eu não sei muito o que foi, mas enquanto eu lia o texto eu realmente senti uma grande dose de “oh meu deus, algo muito fodão aconteceu no mundo”. Soou muito sensasionalista e eu realmente não acreditei na história toda. A única coisa que eu não espera ali era o Malandro hehehe, mas tinha certeza que não tinha Jesus algum.

  • Kentaro Mori

    Que que é isso de eu dar o furo! Eu não dei NADA!

  • Eu adoro esses fakes que o Marcelo colocou, só não conhecia a do unicornio e a das fadas. Adoro lendas urbanas também.

  • Katê Takai

    Muito bem Centrado…
    Texto entre os Top 10 do TdC !!!

  • Rodrigo

    Simplesmente parabéns!

  • Juliano

    Boa DD!

    Precisamos realmente de um pouco de visão crítica do mundo em que vivemos.
    Não apenas das crenças e dogmas… mas de toda a informação que recebemos.
    Sou estudante de Comunicação, e meu principal interesse é a teoria da comunicação, e a semiótica (adoraria ter uma conversa extensa contigo sobre isso).
    Buenas…

    Acredito que o que o povo precisa é ficar atento para o que é realmente bom para sí e não simplesmente aceitar a “verdade” mastigada que a mídia passa. A principal discussão que chegamos é se essa verdade vem das pessoas que fazem a mídia ou se ela é importa por um sistema.
    Gostaria de saber a opiniao de um mestre (ou Dr. ?) no assunto.

    Um abraço

  • Rodrigo

    Melhor que o hoax de vocês é como vocês se safaram dele, escrevendo esse puta texto explicativa de suas puras intenções de causar! uhAEhueauheu estou com vocês meus queridos sedentarios, coloquem fogo em Roma, e queimem o padrão dentro da mente da matrix

  • gush

    Quando eu vi o post do duvida razoavel (e tb pelo fato de que sei que não se vê imagem de G-zuz em colizor nenhum) sobre o da “notícia”, eu já sabia da piada.
    (mas não eperava pelo sergio malandro, ele sim, me deu um susto.)

    E concorde comigo, senhor del Debio, “se houvessem aliens nos observando eles não usariam de uma data para entrar em contato. Eles precisariam de um sinal mais concreto para isso.”

  • gustavo Buch

    eu acho que essa história dos extraterrestres daria um tremendo viral *-*

    btw curti o lhc+Jesus passei pra um monte de gente ^^

    sempre acompanhando a coluna
    abraço

  • Olha, vou ser sincera… Esse blablabla todo de religião me irrita e eu nem tenho paciência pra ler. Não, não é você… Sou eu.
    Parabéns por aguentar essa galera glória-aleluia, ateus-deusmelivre e os satan-tr00, porque se fosse eu, já tava mandando tudinho pra PQP.
    Sim, sou atéia… E 666 é só três seis juntos ¬¬.

  • rsrsrss

    rssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssss

  • Douglas

    Não lí o texto todo, sinceramente, perdi a vontade lê-lo.

    Eu gosto muito da sua coluna, mas não compreendi os ataques gratuítos as outras religiões, vc pode dizer o que quiser sobre o que você crê, mas não existe provas 100% concretas de que o que você diz ser verdadeiro, no máximo prova no que as antigas civilizações acreditavam.

    Eu sou agnostíco, espero por alguma coisa q realmente prove a existência de Deus, e me senti extremamente ofendido com os primeiros parágrafos do seu texto, tanto que perdi a vontade de lê-lo até o final.

    É uma pena que isso aconteceu, você tinha muito respeito comigo. Eu compreendo que você estava reclamando dos “ismos” e fanaticos, mas de qualquer forma você demonstrou isso de forma que agredisse gratuítamente outras religiões e correntes de pensamentos o que no minímo, do meu ponto de vista, foi uma babaquisse.

    De qualquer forma continue com a qualidade das outras postagens, me perdoe se compreendi errado o seu texto, passar bem.

  • a postagem é muito grande! Não estou em ritmo, fiquei com preguiça de ler 😡 no entando estou aqui pra marcar presença \o

  • kruger

    Tio DD, lá encima, no trecho da árvore da vida, não seria o FOGO relacionado com Hod e o AR com Yesod?

    fora isso, muito bom o texto! quando olhei a notícia, semana passada, nem cliquei no link(não tinha muito tempo. era logo antes das aulas xD), mas fiquei meio que num “hã? tah e daí?”. depois comentando com um amigo meu(mais instruído em física quântica e etc.), descobri que eles estavam só testando o equipamento ^^v

    daih nem lembrei mais da notícia. coisas efêmeras d vida(preciso trabalhar a Terra…)

    valeu!

  • Manoel Guilherme

    Quando li esse post lembrei “de cara” do novo filme do Stephen King “o nevoeiro” que eu assisti há poucos dias no cinema. É um filme muito sinistro, onde um grupo de pessoas fica preso dentro de um mercado, devido a um nevoeiro que traz “estranhos seres”. Vale a pena ver pela reação das pessoas que se encontram presas com medo do desconhecido e da provável iminência da morte e do fim do mundo (tem até uma crente fanática no meio pra deixar o filme interessante). Confiram…Quanto ao post, mais uma vez tá show DD!

  • DD,

    Que pena que seus cursos não vem a Porto Alegre.
    E sobre 2012 ? faça um post falando sobre isso por favor !.

  • Rafael Louback Ferraz

    otimo experimento, acho que da ate para publicar, não?

    pena que eu vi primeiro um post na comunidade do orkut falando sobre esse artigo, ai eu ja fui meio que sabendo que era hoax. impossibilitando que eu me avaliace se estava pendendo para algum lado de modo desequilibrado..

  • Tárcio

    Como assim “…Um dos experimentos conduzidos pela equipe do “Teoria da Conspiração”. Se a todo momento vc fala em “…irritaram tanto com uma piada idiota?”. Foi experimento, piada ou é mais uma piada/experimento?

  • Conrado

    Esse dia 14 de Outubro está em todas as “web-machetes” rsrsrs
    Mas aqueles que estão antenados, sabem que nos ultmios 2~3 anos, esse é o 4º, talvez a 5ª mensagem com esse objetivo.

    Como todas essas 5 fracassaram, é claro que mais um novo aviso de agora não deve ser nem ouvido. Nçao sei de ninguem aidna que acredita nesse troço. O tal do “Jan Van $@#$” (aglo assim) já foi muito crucificado por esses mesomos motivos. Hoje em dia, parec que ele não abre mais a boca….ehehehe

  • pyro

    eu sou ateu, fiquei puto com o post por causa da parte da inganacao e achei uma brincadeira de mal gosto ( pelo fato da inganacao e nao por se retratar a jesus etc )

  • Foi demais. Quando li a “noticia”/POST, liguei para meu parceiro de blog e acordei ele dizendo: CARA PELAMORDEDEUS VOCÊ TA DORMINDO E O MUNDO ACABANDO!!! ABRE O SEDENTARIO E POSTA ESSA POR@!# NO BLOG!!!

    hahahahhaa, enquanto eu falava com ele no telefone, a pagina estava carregando. Quando dei de cara com o Sérgio Malandro fiquei morrendo de vergonha. Nem preciso dizer que Smackpot, meu amigo e parceiro no blog, quis me matar.

    Sobre todos os sentimentos em segundos. Foi realmente isso que experimentei. Mesmo assim, quando me deparei com Sérgio Malandro, tudo que eu queria eraum crente na minha frente pra dizer: Viu!? Eu sabia!

    lol

  • Bananeira

    Sensacional Marcelo!

    Fantásticos, este post e o anterior de jesus no lhc.
    Grande experiência!
    Mais sensacional ainda foi a comparação da esfera Malkuth com o Mundo do Creu…
    Mas me diz uma coisa…
    E os que não são céticos ateus, nem mistícoides, nem religiosos e com certeza não estão no mundo do creu? Como estas pessoas veriam este post? São estes os verdadeiros equilibrados? E quem já sacou que era fake só de olhar o titulo do post?

    Parabéns mais uma vez!

  • Quando eu li, apesar de ficar meio desconfiado, achei interessante e dei muita risada. Mas de maneira nenhuma achei que haveria tanta repercussão e revolta.
    Pessoal intolerante!
    Cadê o senso de humor??
    RÁÁÁ!!

  • Rick

    Afe… virou até experimento o textinho lá…
    Puta brincadeira previsivel. Mais foi engraçada a beça.

    No mais é muito barulho por pouquíssima coisa… na boa.

  • Olá Tio,

    Primeiro, uma seqüência que merece ser replicada em todos os comentários deste artigo:

    “E como o Kentaro deu o furo sobre o assassinato satânico,…”
    “#Kentaro Mori disse:
    Que que é isso de eu dar o furo! Eu não dei NADA!”

    Impagável…

    Mas os comentários em relação ao artigo em si. Achei legal você se incluir na referência de orgulhoso e manipulador [pelo menos, pareceu que você tinha se incluído… sei lá, vai que eu interpretei errado…]. De fato, como eu já comentei em outros lugares, esse tipo de brincadeira está longe de ser do tipo que eu faço porque me parece provocação desnecessária.

    O outro comentário é que essa coluna destoa bastante das outras que você já escreveu para a Teoria da Conspiração. É um texto muito mais “visão pessoal” do que “explicação ocultista” e, talvez por essa quebra mesmo, tenha sido interessante.

    Então, a nova série se chama “Queima ele, Jesus!”? Estou ansioso para ver… minha teoria, que parece bater com a sua e a do Kentaro, é que o problema não está na religião ou no ceticismo, mas nas pessoas. Não em todas, mas nessas que perdem a mão. Ô intolerância…

  • Hahahahaha o Hoax que vcs aplicaram me lembrou um trabalho de Teoria da Comunicação na Faculdade que tivemos que criar uma lenda urbana e tornar real… foi só espalhar meia duzia de emails e ver amigos, parentes, conhecidos e afins ficarem todos preocupados…

    Lição disso tudo: nunca acredite piamente em algo sem verificar os fatos!

  • Duende

    mto bom =]

    aguardando a serie BURN HIM, JESUS!

  • Eduardo

    hAUauhua com certeza isso e um marketing de guerrilha.
    Porque ovnis iriam pedir tantas vezes e mais vezes paz…??? talvez para se cobrir de algum processo juridico acusando-o em gerar panico ??pensando a tamanha repercussão que isso pode ter..hehhe

    boa tentativa huahuaha

    abraço

  • Christiano Mesquita

    É, del Debbio…
    Faço minhas as palavras de um filme antigo do Steve Martin, traduzidas para o português: “Fé demais não cheira bem!” :P.
    ou fé na religião ou fé na ciência…

  • Itu

    Ao contrário de muitos aqui, esse é exatamente o tipo de brincadeira que eu faria. Não acho que sejam agressões gratuitas a crenças religiosas, ja que só os fanaticos realmente se sentem ofendidos por uma brincadeira.

    Mas de qualquer forma, também não acho que construir um “gira-gira de 6 bilhoes de dolares e que se fodam os africanos mortos de fome” é coisa de crente do deus-ciência. Talvez no LHC sejam feitas descobertas que mudem radicalmente o nosso entendimento do universo, ou prove qu pelo menos em parte, estamos certos. E não são 6 bilhoes de dolares que irão salvar a Africa.

  • André “Barbie” Garcia

    Caro Marcelo…

    Quero parabenizá-lo pelo melhor post que já li aqui no S&H (com excessão dos posts da promoção do Batman que me deram um bat-DVD da hora).

    Eu nunca tive muita paciência para ler seus posts mais, hum digamos, exotéricos (desculpe o termo, é que realmente eu não sei do se tratam, não sei no que você acredita e eu não tenho lá muito saco pra ler essas coisas que – por favor me perdoe – eu acho meio bobagem), mas sempre dou uma batida de olho, pelo menos nos primeiros parágrafos.

    Mas esse post de hoje, cara, matou a pau!!! Sensacional!! Foigenial, até porque eu caí feito pato no post de Jesus e o LHC e, naquele momento, me passou um turbilhão de emoções.

    Tenha certeza de que hoje você ganhou um fã (eu já tinha uma certa admiração por você quando ouvi um comentário ou outro seu no programa da Luciana Gimenez – não, eu não assisto quela tranqueira só tava mudando de canal e vi um povo estranho no programa e me lembrei que tinha lido num post que você ia participar daquele troço). Hoje me tornei seu fã, não pelo exoterismo, mas pela coerência e sobriedade com que você escreve; tudo isso sem perder o bom humor (droga, vou ter que ver no google se a Sandy tava gostosa no casório).

    Show de bola!

    Ps.: daqui pra frente vou tentar abrir um pouco mais minha cabeça e ler seus posts com mais carinho…

  • Abilio Jr.

    Interessante.
    Simplesmente é desta forma que as pessoas manipulam a fé.
    Eu acredito que temos toda liberdade de expressão, podemos fazer brincadeiras de todo tipo, só que a partir do momento, que você se torna um transmissor de mensagem é de vital importância que seja neutro, ou seja que não trabalhe com nenhuma crença, opção sexual, raça, etc…
    Pois num mundo como o de hoje, as pessoas estão muito cheias de direitos, imagina você publicar uma notícia dizendo que alguns cientistas descobriram que o homossexualismo é nada mais que falta de vergonha. Num tem nenhum caráter de metamorfose física. Ou surgir uma notícia explicando sobre os rituais dos maçons, ficar brincando de cordinha no pescoço e de espadinha. Ou até mesmo falar sobre outros assuntos que se encaixam no humor-negro.
    Bom, eu gosto de ler seus post’s, pois são desafios pra que eu possa procurar informações verdadeiras, ajuda a encontrar a verdade, pois levanta dúvidas. Mas as vezes temo estar lendo o post de uma criança que ainda não decidiu o que quer da vida.
    Mas enfim, foi divertido, mas num combina com alguém que procura transmitir mensagens que acreditam ser verdadeiras.

    “Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino.” (I coríntios 13.11)

  • Mais uma vez show!

    Repassei o link da pegadinha numa numa comunidade do Orkut e a maioria lá não devem ter clicado no link ou ficou com vergonha de dizer que acreditou, hehehehehe!

  • ike

    Parabens cara ,por este post e pela piada com o S.MAlandro rsrs

    não vou prolongar muito,só deixar um protesto referente a quem se sentiu ofendido com o post e nem sequer teve o trabalho de ler ate o final.rsrs(bando de preguisoços)

    Nao achei de forma alguma a piada de mau gosto ,quando li Jesus LHC eu simplismente já sabia q era uma piada ,mas nao imaginava o Rááá q simplismente me deixou rindo sozinho por alguns minutos ,e logico pensando na cara dos mais fervorosos quando cairam nesta.
    Agora sobre o fato de ficarem exaltados com isso , chega a beira do ridiculo,seria a mesma coisa se eu ficase puto pq algum crente falou pra mim : vc vai queimar no inferno .

  • Rafael Pim

    Realmente fomos todos inganados (sic)
    rá rá rá rá
    que isso .. pyro…heheheh …

    O piada foi ótima, inteligente e perspicaz. Nada mais a dizer …

  • vegeto

    o video da federação “sei lá das quantas” , foi comédia , pena que não vi tudo

  • engraçadissimO! o mais legal é ver a reação de quando vc manda o link pra galera… nego fica puto… ou racha o bico.. reações diversas… o mais dahora é dos ateus, que acham a brincadeira sem graça..rs

    Em tempo.. esse post me lembrou mto do documentário –> Root of all Evil.. que tem legendado para portugues brazuca no youtube..

    http://br.youtube.com/watch?v=OORmQ3tGHGA

    sao 7 partes.. de 10 minutos cada.. ou seja… deixe para ver no final de semana com pipoca =)

  • Jeronimo

    Comecei a acompanhar o S&H a alguns meses e não sei como eu conseguia viver sem uma fonte tão boa de informações e colocações a respeito de assuntos q me chamam atenção. Faço a divulgação da organização para todos os meus amigos, e vejo q eles se interessam tbm. Agradeço todo dia para todas as organizações celestiais desse e de outros planos por vcs existirem. Continuem sempre com esse otimo trabalho.
    P.SD.: como faço para comprar a enciclopédia da mitologia. qualquer coisa entra em contato ai pelo meu email. obg.

  • Beholder

    Eu tentei ver a foto da sandy. =~~~~
    Sorry =T

  • Pablo

    Quando li o post do hoax, logo achei que se tratava de mais uma daquelas “imagens” que aparecem em vidros de janelas. Um borrão que não significa absolutamente nada, mas que as pessoas teimam em ver figuras religiosas. Mais interessante ainda foi perceber que nem isso ocorreu.
    O mais engraçado realmente não foi a ira dos cristãos fanáticos, esses a gente já tá acostumado. Foram os “ateus” que se irritaram porque “com religião não se brinca” ou “foi uma brincadeira de mal gosto” ou qualquer desculpa do gênero. Realmente, as crenças desses “ateus” é bem frágil pra se abalar com tão pouco.

    Quanto aos que reclamaram da brincadeira “apenas por que era uma enganação, nada a ver com o fato de se brincar com o nome de Jesus”, eu queria saber se alguém se irritou com aquela outra brincadeira das câmeras do LHC: http://www.lhc-live.com/ que a maioria dos blogs divulgou como reais…

  • Bolivar

    Sem julgar a opinião de cada um, mas eu pergunto:

    – Porque piada sobre umbanda pode?
    – Porque piada sobre espiritismo pode?
    – Porque piada sobre bruxaria pode? etc…

    Chuta que é macumba, aliás, hipocresia.

    Dica aos ressentidos: ver a comédia “Os místicos” dos Melhores do Mundo(Joseph Klimber).

  • Geludos

    so posso falar uma coisa, vcs são foda enrolaram td mundo inclusive eu,

  • kallllos

    O nosso processo contra vcs ja ta rolando….eu, o coelinho da pascoa, o papai Noel, o chupacabra, o padre Quevedo, o pé grande, o yeti e o enterro de anão, vamos ficar milionários, heheheheehehe

  • guilherme

    Um real com você que ainda vão xingar essa coluna até (nos comentários/replies) ?

  • Rodrigo

    tenho uma duvida….se eu inventar que sou discipulo de uma nave espacia….e convencer outros loucos q isso eh verdade….e com isso formar uma grande egregora….e fizer reunioes no mesmo dia e horario….e canalizar toda essa energia captada dessa egregora e de alguma forma usar essa energia para materializar uma nave no plano fisico isso eh possivel ??? no astral vc mesmo ja confirmou q eh possivel pq existem seres que mudam sua forma plasmando….
    e tb ja ouvi dizer que antes de se materializar no plano fisico a maioria das coisas se manifesta primeiro no astral….
    como entao materializar uma invencao desse porte no fisico….? pode ser q esse video seja uma tentativa…… ou nao…uehuehuhe

  • hehe… onde estão os publicitários? ^^ uma discussao sobre hoax, comportamento do consumidor e coerção social é deveras interessante…

  • Thales Locatelli

    poxa!! eu não consegui ve a nave no dia 14…¬¬

    muito bom esse texto(como sempre esclarecendo duvidas)
    xD

  • Hounston

    Hehehehe realment esse post repercutiu cansei de entrar em comunidades do orkut e achar o link pro tal post incrivel como o tem tanta gente que cai nesse tipo de coisa.
    boa brincadeira so achei a foto do malandro cliche d+ eauhuaeheauh

  • Sepher Maha-Deva

    Sobre abraçar arvores e chama violeta, pode se usar como ferramenta, sem precisar cair em nada religioso ou esquisotérico.
    Misticoide é no estilo “bateu um vento na arvore, foi um elmental.” ou “portal 08:08:08” e etc…

  • Fabiones

    Cara, a única explicação para tantas reações adversas só pode ser o fato das pessoas não terem convicções reais sobre aquilo que acreditam ou não. O que vemos muito hoje em dia são pessoas que se dizem espiritualizadas, mas na verdade isso significa que não têm bom senso, nem opinião própria, nem são capazes de ter pensamento crítico, talvez por falta de estímulos, talvez por pura ignorância mesmo.

    No mais, dessa vez me surpreendi com você Del Debbio.
    Liquito neles!

    abs!

  • Thiago

    Adoro esses hoaxes, cara!

  • Chitão

    Arruma o link das fotos do casamento da Sandy, por favor…

    auhauhauhauhauhauhahua
    gatinhos in the jar rox

  • aehuaheuaheuahea
    eu sempre me cago de rir com tudo isso
    até sendo humor negro
    e sempre clicko pra ver o q é
    até cliquei nas fotos do casamento da sandy ali, tipo, sabendo que ia ser outra zuera uhaehuahuhea
    e dia 14 vo ficar olhando pro céu xD

  • O Dawkins rezar, Marcelo? Jamais….

    Mas que a montagenzinha ficou engraçada…. heheheheheh!

  • Carlos Albuquerque

    Acho que nem necessitava de tamanha explicação. O Hoax foi otimo. ponto! Deal with it!

  • Adilson Oliveira

    Para as pessoas que duvidam, em 14 de outubro vamos ter realmente 3 eventos de importância fundamental.
    1) Como já explicado acima, o contato ufológico
    2) Matrix vai ser lançado em BluRay
    3) É meu aniversário de 40 aeons, digo, anos.
    😀

  • Lucas Maciel

    Caro Abilio Jr.

    Isso que vc ta falando é impossivel!, vc ainda tem o pensamento que a imparcialidade existe?

    Qualquer observação nossa do mundo através de qualquer ferramenta (fotografia, filmagens, escrita, oralidade, desenho etc) nos colocamos nossa vida pessoa para fazer cada uma dessas coisas. Se vc tira uma fotografia o que vai aparecer ali é a sua forma de ver o mundo, e não é de forma nenhuma a forma real e unica (nem deve existir isso) de ver o mundo, se um jornalista escreve um texto, ele também ta colocando todos os valores que vieram com a sua vida no seu texto, por mais que seja sutil, mais a parcialidade dele esta incluída no texto, tanto é que dois jornalistas diferentes escrevendo sobre a mesma coisa, o texto final vai ser diferente.

    Do jeito que você ta falando, um homossexual não pode criar um blog falando sobre a sua vida, e nem um cristão, pois eles seriam formadores de opinião e logo eles precisariam ser “neutros”

    Bom, eu so fico puto nessa historia, quando alguem fala que imparcial ou que sua obra é imparcial. (imagina um cristão de 10 anos falando sobre o RPG, por mais que ele não fale que o RPG é coisa do demo, ele não vai esquecer de julgar o jogo pelo seus valores e isso vai ta no texto)

  • Edson Santos

    Me sinto mais aliviado, eles virão em paz/amor 🙂

  • Tamiris Loureiro Rendall

    Boa Tarde ,Marcelo. Sinceramente, sou sua fã e leio sua coluna sempre que posso, sou casada com um escocês que faz questão de lê-la tambem. Somos ambos muitissimo interessados em adentrar uma fraternidade como a Rosacruz. Infelizmente tenho que me declarar decepcionada com este blog, o qual leio há uns 2 anos. Quando um blog ganha a notoriedade que o Sedentario tem, a credibilidade das pessoas é quase cega, muito poucos não se atém somente as informações que vocês passam aqui. Se usufruir dessa credibilidade alheia para brincar com a fé alheia, foi isso que vocês fizeram, não importando se era Jesus, Buddha ou Maomé o pivô. Lendo suas colunas, vi que você fala bastante sobre respeito às diferenças, acho que isso foi atropelado por uma tombeira com aquele post. Alguns acham que esse conhecimento do universo deve ser espalhado como sal na terra, outros acham que não, como todo mundo compara o mundo à Matrix vou fazê-lo tambem, naquela parte onde Morpheus diz que nem todos estão preparados pra saber a verdade, é assim que eu tambem me sinto, e quando nós falamos de diferença, o “gado” não deveria ser incluído ? Achei infantil e inconsequente por parte de vocês essa brincadeira, não estou furiosa nem querendo meter processo em ninguem, mas como leitora acídua e fã, me achei no dever de falar-lhe
    Espero que você veja que essa brincadeira foi longe demais e mudou em muito o que eu via em você como pessoa compreensiva e madura.

  • Tamiris Loureiro Rendall

    aguardo sua resposta 🙂

  • Eduardo

    Poxa fiquei curioso p ver as fotos no casamento da Sandy…. Afinal como já foi dito pelo Diogo Portugal: A Sandy “casou”, a Dercy morreu, mta gente sendo presa… eu tô otimista” rsrsrsrs. Brincadeiras à parte, achei bem interessante o texto do Kentaro e esse de hoje do MDD (além de tudo, legais os sites indicados p hoax) e agradeço aos dois pelo conteúdo que, no mínimo, fazem qualquer um parar pra pensar… “Are you afraid about the future…” hahaha… Paz Profunda!!!

  • Em sites de conspiração esse tipo de pensamento é muito difundido, a investigação dos fatos até que chegue a alguma conclusão de que seja real ou não. Um clássico do cenário ‘ufológico’ é o projeto SERPO, que movimentou a comunidade INTEIRA num hoax gigante. Foi bem assustador e frustrante ao mesmo tempo, haha.
    Porém ao mesmo tempo que ter essa visão critica é boa creio que a melhor alternativa AINDA é o equilíbrio, como você mesmo disse.
    Infelizmente essa egregora não me pegou, tanto que o que me surpreendeu depois foi ver o tanto de comentários que o post recebeu 😛

  • ynana

    Fotos do casmento da Sandy:

    http://revistaquem.globo.com/Revista/Quem/0,,EMI12453-9531,00-SANDY+E+LUCAS+LIMA+SE+CASAM+EM+CAMPINAS.html

  • thibas

    e na home do site da globo {e em destaque]: http://g1.globo.com/Noticias/PlanetaBizarro/0,,MUL764923-6091,00-AMERICANO+DIZ+TER+ENCONTRADO+IMAGEM+DE+JESUS+EM+MARIPOSA.html

    não é nenhum lhc, mas….

  • terugo

    foi boa a brincadeira, eu já desconfiava da pegadinha do malandro pois frequento alguns fóruns onde é comum isso; o tópico tem título absurdo e ao entrar, há a foto do malandro.

    até mais

  • Valney da Gama Costa

    Americano diz ter encontrado imagem de Jesus em mariposa:
    http://controleremoto.tv/blog/2008/09/jesus-e-voce/

  • Guilherme

    Boa dia
    DD, meu nome eh Guilherme, acompanho a coluna desde o começo do ano, já li todos os posts, “pentelho” todo mundo para ler a coluna.. cheguei a ela através do Zeitgeist, e só tenho a agredecer como me fez perceber as verdades e ver um sentido no mundo.

    Mas me interesso pelo assunto Ufológico, claro, esse video eh de dar risada, bem como muitos ufólogos que tratam isso como religiao para ganhar dinheiro.

    O que acho intrigante são os milhões de relatos de avistamentos, tanto por pessoas comuns, como militares, como aviadores.. tanta coisa que é impossivel dizer q eh tudo mentira, imaginaçao, ou fenomenos físicos criados pelas energias telúricas (talvez alguns poucos casos).

    Nos primeiros posts é tratado de pirâmides, pedras de ica, (veja isso: http://www.ufo.com.br/index.php?arquivo=notComp.php&id=3933) cujas civilizações seriam mais antigas do que se pensa.. 10000 anos, 12000 anos. Ou seja, na Terra já existiam outra civilizações a muito mais tempo que conhecemos… seriam elas o q? por que as pedras das piramides teriam as proporções dos planetas?

    Seria interessante um post sobre UFOs, uma explicação a respeito desse fenômeno, para deixar claro que nao tem nada a ver com a piramides antigas… ou tem?

    Obrigado, e parabéns!! 🙂

  • Ricardo Homolka

    As pessoas clicam nas postagens pelos mais diversos motivos. A análise feita por você foi extremamente ingênua. Ou enganosa.

  • Vitor Vitali

    Muito bom post, e imagino que a consciência crítica ainda dá uma voltinhas por ai, e ainda devem existir certa quantidade de pessoas que ao lerem este post, enganaram a si mesmas, sobre suas reações no post anterior. Mas anyway, que venha o próximo.
    Abraços, pax et lux.

  • danili

    Essa sua brincadeira Mestre , vai acabar virando tese de estudos psicológicos rsrsrsrsr Muito bom mesmo… Pax et Lux

  • Shakaw03

    Por que todos posts com “críticas construtivas” tem um “sinceramente” no primeiro período? É preciso reafirmar os votos de sinceridade pra poder criticar os outros? lol
    Junto ao fato do “se ta na internet é verdade”, eu diria mais: se da IBOPE é por que é bom!!! Fim de papo roflmao.

  • Maurício Diniz

    Tio Marcelo,
    Tenho que dizer, essa sua “pegadinha” com a notícia de Jesus no LHC, foi gênial. Muito do que você disse, se não tudo, é verdade, depois que você estuda um pouco sobre Comunicação Social, você ver como tudo e todos são manipulados para que acreditem em uma verdade, e a melhor forma é mexendo com a subjetividade das pessoas. Não se pode acreditar em tudo em que se ler, nem mesmo tudo que o senhor escreve é algo que a pessoa possa acreditar, tem-se que fazer pesquisa, estudo e então você tira uma conclusão, não simplesmente aceitar. O que é dito aqui é apenas uma porta para abrir novas possibilidades, não uma verdade absoluta.
    A sua experiencia realmente foi muito esclarecedora e divertida, pois pude aplicar em alguns conhecidos e ver que o que diz é verdade. Espero não ter falado demais.

    Obrigado!

  • Claudio

    É comico um cara que provoca outras religioes e explica isso utilizando-se de planetas…

    Cada maluco esperando o seu “Rá”.

  • Camila

    Pegando uma carona nas palavras do Lucas Maciel e respondendo ao
    Abilio Jr.

    Só pra enfatizar oque o lucas já falou.
    Abilio se você gosta das coisas neutras/imparciais.
    De o exemplo e feche o BICO.

    Maaais…. antes de fechar. Me explica uma coisa.
    Na sua opinião nada neutra e imparcial os Homosexuais tem alguma espécie de metamorfose física???

    rsrsrsrsrsrsrs essa pala dos Homosexuais me lembrou de uma música boa pra você repensar um poco mais no tema deste Tópico:
    Crença/Religiao Fé/Fanatismo Noticia/Mito/Opinião

    Eu prefiro ser
    Essa metamorfose ambulante
    Do que ter aquela velha opinião
    Formada sobre tudo

    Fim de papo com você hehehehe

    DD

    Parabenizo a idéia e a forma que você deu pra toda história e como apresentou suas idéias…
    acho que conseguiu atingir a ideologia de todos nesse tópico, e oque não se sentiu nem um pinguinho atingido… rs ou é sonso de mais pra entender tudo q você falou, ou sonso de mais pra ter uma ideologia.

    Não que eu tenha me sentido ofendida. as alfinetadas q recebi em minha ideologia me provocaram gargalhadas e ao mesmo tempo fiz uma auto-análise crítica sobre minhas opiniões.
    e lembrei dos 4 apegos :

    * apego à pessoas (depender sentimentalmente de possuir pessoas ou que elas satisfaçam seus desejos e expectativas, ou ainda que você as satisfaça como elas esperam)

    * apego à objetos (depender sentimentalmente de possuir objetos)

    * apego à idéias (depender sentimentalmente de querer ter a razão ou possuir verdades absolutas)

    * apego à acontecimentos (depender sentimentalmente que determinados acontecimentos ocorram ou não)

    Vamos nos desapegar gente ^^

  • bractus

    A primeira e única coisa que deu tempo de pensar foi que algum desses cristãos que ve santo na janela, na borra do café, no traseiro de um cachorro já tava delirando até olhando os experimentos do LHC =p

  • gilbert

    Enquanto existir cavalo São Jorge não vai andar a pé.

  • Kilmister

    eu acho que nesse caso o estudo estatistico esconde o mais importante, e até positivo, deste “experimento”.70 mil pessoas leram, e poucas dessas pessoas, bem poucas, percentualmente, se importaram o suficiente para comentar. Quando li o post pensei imediatamente:qual será a palhaçada?(não tenho poderes mediúnicos)
    Acho que essa talvez tenha sido a reação majoritária, mas infelizmente silenciosa, então é uma suposição.O video das garotas comendo excrementos (two girls ,one cup) também gerou “comoção” mundo afora, apesar disso acho que as pessoas não tem grandes interesses cropofagicos no seu dia-a-dia, então o que ocorre é pura e simples curiosidade, que quando satisfeita, resulta em desinteresse.
    É o mesmo fator que leva as pessoas a clicarem nos links que estão na coluna…Pq eu teria vergonha de ser curioso, eu te pergunto?
    Não foi assim que você se tornou o que é?

    “All are lunatics, but he who can analyze his delusions is called a philosopher.” — Ambrose Bierce

  • Andreh Torres

    Shame on me!! Nao resisti e cliquei na foto da sandy!!!! lol

  • Daniel

    Esse post foi bem diferente dos anteriores… uma forma de retomar a coluna, depois da bienal, do aniversário da própria, do seu aniversário… uma reapresentação da teoria da conspiração. E uma retomada que causou bastante alarde por sinal. Alguns estão saindo com raiva, outros começaram a ler depois da auto-avaliação da pegadinha… Engraçado que quando eu vi (ainda não tinha deixado meu comentário) fiquei pensando “o que o Marcelo vai falar sobre isso” mas nem pensei que era coisa sua. Isso foi tb um certo tapa na cara, cair na acídia de confiar em você algo que deveria ser da minha responsabilidade. Faz parte. Enfim, achei que o post foi bem mais pra gerar essa reflexão do que pra abordar as temáticas que vinhamos estudando, antes de ler sobre o próximo tema “queima ele Jesus”. Mas seria legal fazer uma coluna de P&R antes!! Ainda tenho algumas perguntas acumuladas… =D
    Já aproveitando vou fz mais perguntas:
    As quatro esferas correspondem aos quatro pilares da gnosis (Filosofia, Ciencia, Arte e Religião)??
    E as outras 6 esfêras mais altas? elas compreendem alguma linha de raciocínio, ou algum “ismo”??

    abraço, até mais

  • Robson França

    Engraçado, Marcelo. Você tá se achando bastante com essa “pegadinha do Mallandro”. Eu, quando vi o post, tinha clicado direto no link sem me preocupar com o texto (qualquer coisa que falam do LHC, por enquanto, é sensacionalista). Quando vi a foto do Mallandro, apenas achei graça. Nem me ocupei em ler os “protestos” ou de postar um. Para quê? Para dar valor a algo sem importância.

    O que vai f$%#$@ com a humanidade não é o que é público e notório, ou que é usado em chistes, brincadeiras ou piadas. É o que é oculto, que nem você supergênio, nem eu, nem ninguém sabe. É o desconhecido que assusta, pois não se sustenta em nenhuma expectativa. É a anti-esperança, a antítese do óbvio. É a supresa que irá passar incólume, pois nasceu assim e continuará assim. Mas suas consequências serão sentidas em toda parte.

    Abraços e parabéns pelo post.

  • Miguel A.

    Ótima a piada!
    Mundo do Créu também foi sensacional hehehe

    E sim… também cliquei pra ver as fotos da Sandy hehe

  • Simplesmente fantastico…

    como todos vem dizendo, as informa;óes estao sendo manipuladas a todo tempo e basta um apelativo comercial pra que todo o mundo de convensa e se conversa a esse “verdade”, e sem saber se realmente é verdade ou nao passa de uma farsa, cada um assume a responsabilidade de lutar por aquilo que acredita, da forma que lhe convém, até mesmo com xingamentos e agressao.
    E o que deve passar pela cabe;a deles depois de saber que foram enganados, acho que o gostinho a humilha;áo nao é descritivel, mas deve ser uma sensa;áo unica…

    Parabéns!

  • David Pontes

    Intrigante, tive que procurar o texto para ler, afinal, quando li o título alguns dias atrás não dei importância alguma, pq tinha certeza que era alguma brincadeira. Bom teste, mas o resultado não me surpreendeu.

  • Valeu pela citação ao nosso E-farsas.com! Cheguei a receber alguns e-mails com essa história! Uma coisa semelhante aconteceu com o pessoal do Contraditórium quando o dono do blog postou umas fotos, dizendo se tratar dos últimos momentos na cabine do avião da Gol, as fotos eram, na verdade, imagens do seriado Lost! O cara queria provar com esse post que a maioria das pessoas só lêem as primeiras linhas dos textos.
    Obrigado e tudo de bom!

  • É taum bom saber que existem pessoas que tem uma mente taum aberta , a ponto de conhecer todas as realidades , encherga-las de todos os pontos de vistas possiveis , apoia-las e critica-las com tanta enfase e credibilidade que até assusta… esse blog é fantastico por isso e por muito mais…. de todas as coisas que jah li em meio mundo de midias esse texto e outros q se encontram aqui saum os q mais mexem comigo naum sei se é pq me identifico por pensar da mesma forma ou se é pela forma q os fatos saum apresentados dando espaço a todos os tipos de interpretações sem preconceito…. agradeço as boas leituras e vcs estaum de parabens…

  • Eles deveriam ensinar as pessoas o discernimento e o pensamento lógico…mas a preguiça dessa gente é tanta que oque vem foi, e oque foi pra eles não está vindo, por que ninguém está mais nem aí!

    Essa história de fim do mundo penetrou de tal maneira na cabeça das pessoas que a grande maioria se esqueceu que o mundo é delas e que elas podem fazer algo por ele. Mas preferem viver em um ambiente de preguiça, luxúria e avareza, pois “vai acabar neah!?”

    Lembro das palavras do mestre:
    “Pai, perdoai-os, pois não sabem o que fazem!”

    Agradeço por ter ter a mente clara e utilizar a paciência para manter a fé!
    Assim, sei que o pouco que fazemos, em breve virão resultados.
    Tudo é Vai e Volta!

    Grande abraço

  • Maurício C.’.M.’. FRC

    Fiquei impressionado com a quantidade de gente que acessou o post anterior acreditando mesmo!!! Sempre me disseram que a ignorância e o fanatismo religioso imperavam, mas eu sempre duvidei que era tão grande….sei lá acho que vivo em outro mundo…na verdade nem clickei no link pois já esperava um hoax…e nem esperava repercussão, mas acho que vai fazer bem para a coluna um espurgo de quem estava mais interessado em comprovar suas teorias insanas de fé…
    meu lema, desde os quinze anos sempre foi o da H.P.B: “Não existe religião superior a verdade”… e os buscadores querem a verdade, com fé, mas com consistência…
    E pela terceira vez protesto contra a falta de seus cursos em Porto Alegre….por favor arranja um tempo pra nós dividirmos seus conhecimentos…público não faltará, garanto….

    Paz Profunda a todos!!

  • Andy Rocky

    KKKKK,

    relembrando historias toscas, tais como ” A sereia que encantava os homens com seu belo canto”..

    Tá ai, aquele texto de jesus e o LHC encantou a galera msm,kkkk, o interessante é que realmente ninguem analisou a veracidade da matéria, será que caso o fato tivesse sido realizado, em quantas mais mídias estariam sendo vinculadas??? O certo é que dia 10 de setembro nunca vai ser dia 1º de abril (óbvio) pq se tivesse sido publica neste dia, antes de abrir o link, suponho que todos já iriam com a frase pronta: ” HAHA, lá vem outra bricadeira de 1º de abril, isso é fake!!”
    Agora uma coisa eh certa, respeito a opiniao de todos, mas tem coisa q não dá para tolerar, putz… falar q vai processar, nunca mais acessar o blog, ou algo assim do tipo, é demais pra mim!!!!kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Evandro

    10-14-2008 = 2012. 2012 heim!!!! Alguém mais fez a conta?

  • santiago

    nuss!essa de teste foi sinistra,é como se fossemos apenas peças movidas por sentimentos¬¬q droga me senti como se fosse um personagem de rpg manipulado por um jogador.mas valew^^

  • Hugo Costa

    Esse google é um fanfarrão mesmo… olha só o AdSense que ele “sortelecionou” para seu post na 1ª vez que o abri:
    http://picasaweb.google.com/hugobitola/DropBox?authkey=WO38VdTBLxI#5247774174314359826

    Fora isso, ótima análise!

  • TH13

    MDD!

    Ninguém usa tanto essa frase-tema em comentários quanto EU! Já estava na hora de ser bem aproveitada! Só queria saber quem disse isso a primeira vez – eu acho que eu inventei, mas alguém já deve ter dito isso antes.

    Enfim, não consegui ler ainda todo o post, mas eu SOU APAIXONADO por análise de linguagem, argumentação e estudo comportamental de causa-efeito.

    Parabéns pelo post!

    PS: esse comentário possui data de validade definida até o término da leitura do post. É que eu fiquei tão feliz com a abordagem que foi feita que foimais forte do que eu!

  • TH13

    Mantenho o comentário. E renovo o elogio à piada – considero uma piada/pegadinha inteligente – foi a alegria do meu dia!

  • TH13

    Preciso de confirmação da data do fimdo mundo para programar todos os pagamentos para 15.10.2008…

  • Mendigo

    Se o DD aqui nessa humilde (no bom sentido) coluna conseguiu manipular a maioria dos leitores, dá pra imaginar o quanto somos manipulados por governo, imprensa, etc.

    A diferença é que as “otoridades” não mandam um “ráááá pegadinha do Mallandro!” pra gente tomar consciência da marionetagem pra cima do povo.

  • Teria sido muito mais legal se ao invés de usar o Malandro, usassem uma imagem estilizada de Jesus entre luzes e aparatos melindrosos, aí a piada ia subir vários degraus e seria usada de maneira séria por padres, pastores e outros menos avisados… ia ser genial. E em pouco tempo, ia ser verdade…

  • Douglas

    Gente, ninguém acreditou na postagem, se acreditaram foram minoria, o problema é a provocação gratuíta a outras religiões, não pensem limitadamente a ponto de tornar isso em uma briguinha de religões.

  • Tio DD, achei bem legal a piada, muiito embora faço coro a alguns aqui e digo que isso cheirou muito mais a coisa do Kentaro =D

    Anyway gostei muito da brincadeira e lamento não ter tido o insight de fazer um post no meu blog e linkar pra ca , p avalavancar acessos 😛 (Diferente do Hugo, essa e COM CERTEZA uma piada/experimento que eu faria)

  • Lelo

    Eu achei bem legal. Na realidade, acreditei que poderia ser uma imagem, como muitas que a gente vê em um vidro/pedra/mancha. Isso não abalou em nada minha fé em Deus, e só confirmou o que eu espero dos homens (nada de útil heiuhiuaeuieh).
    Quem deve ter ficado chateado com o post, foram os gênios que só utilizam a internet pra msn, orkut e blog.

    Acho muito interessante suas colunas, mesmo identificando uma parte de oportunismo e desejo de fama nelas. Gostaria de me aprofundar sim, nessa área oculta do nosso espaço, só não sei o quanto isso poderia me ajudar, ou ajudar aos outros.

    Espero que não leiam como um ataque, mas como minha opinião. O costume de freqüentar fóruns me deixou meio agressivo com as palavras kkkkkkkk.

    Abraços DD! Parabéns!

  • Yunna

    venho aqui quase todos os dias, eu não cheguei a clicar no link sobre LHC, tive menção em clicar diversas vezes e ainda pensei ao longo do dia,

    Realmente pensei diversas coisas:

    – Pronto! Agora a Igreja e seus fanáticos irão abusar a todos e deterem maior crédito
    – O que tem a ver o rosto humano com a explosão?
    – Mas como é o rosto de Jesus? Todo mundo tem idéia do branquelo com cara sofrida, mas refizeram seu rosto como um moreno de cabelos curtos, eles nem saberiam que é o rosto do mesmo…
    – Poxa, então realmente Jesus está “reinando” ao redor de nós
    – Isso não faz sentido
    – Isso é bobagem, poxa, logo no Sedentário? Espero que seja somente essa a última bobagem que eu vejo aqui… começa assim se “corrompendo” aos poucos…
    – Engraçado, não vi isso em nenhum outro lugar, sendo verdade, vai tá todo mundo comentando isso mais tarde (televisões, as pessoas, etc)

    engraçadinhos ¬¬

  • Yunna

    Ah! Lembrei que no final tb imaginei que era palhaçada de vocês, foi o último pensamento e já não pensei em mais nada…

  • Ir.’. Marcelo,
    Convido os crédulos da minha “coluna” a cobrir os aplausos que recebeu.
    Reverencio sua intelgência. O banner do blog continua no meu blog.Tres abraços.

  • 2008Af

    Deixo um link com dicas gerais para quem deseja buscar um método contra hoaxes (levando em conta que nem todos os hoaxes são identificados por sites especializados).

    Em inglês:

    http://www.virtualsalt.com/evalu8it.htm

  • Ricardi Yukio

    Eu to vendo uma piramide ali na árvore da vida ou é impressão minha?? hehe

  • Realmente, parabéns para o teste-hoax de vcs. Fiquei pasmo.
    Eu realmente cliquei na noticia com bastante incredulidade, e achei a noticia em si mto estranha. Desconfiadissimo, li e depois vi a imagem do Malandro… hehehehe… mto espertos vcs !!
    Concordo que a repeticao e a quantidade de pessoas acreditando em algo realmente mexe conosco, praticamente “empurrando” a gente a acreditar naquilo também. E é particularmente dificil nao deixar-se levar pela multidão. Mas, modéstia à parte, eu nunca acredito rapidamente em nada, assim como também não nego imediatamente nada. Sempre espero ter mais evidências e/ou informações que irão construindo minha opinião.
    Essa curiosidade tem sido umas das características mais importantes em mim para a busca da Verdade, da religião pessoal, do meu propósito.
    E é com essa curiosidade que cheguei a conhecer esta coluna, escrita por vc, Marcelo. Digo sinceramente que achei muito honrada essa sua iniciativa de se expor aqui, falar tantas coisas tão abertamente, e dar a cara pra bater. É o tipo de coisa que tenho tentado fazer com meu blog, mas infelizmente não tenho tido a cara de pau suficiente pra expor tanto assim, mesmo porque eu nunca tive tantas informações como vc tem.

    Enfim, só queria elogiar a sua coluna e dizer que também sou um cara em busca da Verdade, e alguém que procura mostrar pras pessoas que têm Olhos para ver o pouco que sei e tenho para mostrar. Ajudando as pessoas a despertar, aqui e ali. Caso precise de ajuda em algo, ou se eu fosse útil para te ajudar em alguma empreitada do tipo, por favor entre em contato. Sou completamente fascinado pelos mistérios da Humanidade, do Espírito, do Astral, do Universo… enfim.

    Valeu !

  • HunterDog

    “vamos gastar 6 bilhões de Euros em um gira-gira gigante”

    puta ignorância =[

  • TH13

    Oi MDD!

    Não vai mais responder nos cometários?

    Abs! Saudades!

  • Franco

    Boas.
    Após ver o filme do suposto aparecimento de extraterrestres no dia 14-10-2008, vi este link http://www.youtube.com/watch?v=PuMiO772X-c&feature=related mais uma teoria sobre ovnis só que para 2012
    no fim do video estava “www.projeto2012″ e abaixo” “leia o que “eles” não querem que voçê saiba.” Uma frase parecida com uma que todos nós conhecemos. e foi ao site movido pela curiosdade e encontrei uma previsão de Nostradamus para 2012, é tirada de um livro supostamente encontrado na Biblioteca Nacional em Roma pela jornalista italiana Enza Massa enquanto fazia um trabalho de investigação.
    “No livro aparecem várias imagens sobre previsões do Apocalipse. O Sol e um alinhamento representado por um círculo com 8 raios, composto pelo centro da galáxia e seu equador (cruz celestial) e o equador terrestre e o eixo da terra (cruz humana). (também desenhado por diversas culturas anciãs). Este círculo incide sobre o 13º Signo do Zodíaco, que fica entre Sagitário e Escorpião. Unindo a seta de Sagitário ao rabo do Escorpião, cruza-se perfeitamente o centro da galáxia. Segundo as previsões de Nostradamus, o Apocalipse acontecerá quando o Sol se alinhar neste ponto do zodíaco com o centro da galáxia (conhecido como fenda negra). O ultimo ocorreu em 11.012 A.C. O próximo será no ano de 2012.” E se está na Internet é porque é verdade!!! 😀

  • Hakudoushi

    Oi tio marcelo! Queria voltar um pouco ao tema de demônios e etc…
    Queria saber porquê tantas músicas se tocadas ao reverso falam tantas coisas de satanismo! tem um exemplo aqui: http://www.youtube.com/watch?v=SGAQ432dsvs&feature=related
    a xuxa é campeã de musicas assim uhahuauhauha
    Você acha que isso é feito propositalmente ou acha que existe a influência de algum grupo espiritual quando o artista tenta compor a musica… Pq eu sei que é mto difícil conseguir fazer frases que podem ser ouvidas das duas maneiras, pois não é apenas trocar as letrinhas, tem toda uma questão de sons, fonética e tudo mais… não sei se isso tem nexo =P Mas se poder responder vlw!!!!!

  • DUALÈM

    Bom, agora que todos estão cientes da vinda da nave mãe seguem coordenadas para melhor visualização:

    A nave mãe ficará 3 dias visível especialmente para o hemisfério sul. Para aqueles que moram perto de São Paulo:

    Fazenda Santa Gertrudes – ATIBAIA (próximo a pedra grande)
    Quando o halley nos visitou Atibaia foi considerado um dos lugares de maior visibilidade à época e consideramos que novamente o será.

    A fazenda disponibilizará pacotes para observadores, em quartos para 4 pessoas, com cafá da manhã, almoço e festival de sopas e cogumelos no jantar.

    Pacote Nave Mãe
    Check In a partir das 14:00 do dia 14. Check out 12:00 do dia 15
    R$ – 220,00 por pessoa

    Pacote Federação da Luz
    Check In a partir das 14:00 do dia 14. Check out 12:00 do dia 16
    R$ – 360,00 por pessoa

    Pacote Ashtar Premium
    Check In a partir das 14:00 do dia 14. Check out 12:00 do dia 17
    R$ 500,00 por pessoa

    A noite de 17/10 j[á está reservada integralmente para grupo fechado.

    Ainda estamos em negociação, mas em breve divulgaremos valores para visitação a nave mãe. Teremos uma lojinha na fazenda vendendo souvenirs e lembrancinhas da Grande Visita!
    Disponibilizaremos telescópios de grande alcance a preços módicos por hora.

    Entre em contato no mail.
    [email protected]

  • TH13

    Gostei que voltaram as respostas nos própris posts!

    Bom final de semana!

  • Guilherme

    Noh to de cara, que povo preguiçoso, nem leram o texto pra ir postando

    malandro eh malandro – RarARa!
    maneh eh maneh!

  • Paulo Craici

    Se está na Internet, deve ser verdade.. essa sem duvida é uma idéia que reina na net.

    Quase morro quando minha mãe vem comentar de algum e-mail “novo” (novo pra ela que começou agora) do tipos mais absurdos possíveis e iguais os que me recordo de quando comecei a mexer na net a mais de 8 anos, mudando apenas poucas coisas -_-‘

    ps: o bonsai de gato eu não conhecia uahauheuahe

    Abraços