Sefirat ha Omer – parte 1

moises6.jpg

Olá crianças,

Originalmente, a Páscoa judaica era constituída de dois feriados distintos: Chag ha’Pessach, a Festa do cordeiro Pascal, e Chag ha’Matzot, a Festa dos Pães Ázimos, ambos eram observados muito antes das traumáticas experiências dos judeus no Egito. Nos tempos antigos, quando a maioria dos hebreus vivia no deserto como pastores nômades, as famílias celebravam a chegada da Primavera oferecendo um sacrifício (pessach, o cordeiro pascal). Mais tarde, instituiu-se um outro feriado na Primavera, de caráter agrícola: Chag ha’Matzot, quando os lavradores na Palestina comemoravam o início da colheita de trigo desfazendo-se de toda massa fermentada.

Com o tempo, estas duas festas associaram-se a outro evento que ocorreu na Primavera: o êxodo do Egito. Chag ha’Pessach foi identificado com o fato de Deus ter passado por cima (passach, em hebraico) das casas dos judeus, poupando-os da décima praga, a morte dos primogênitos egípcios. Por outro lado, Chag ha’Matzot foi relacionado com o fato de que os judeus, em sua fuga apressada do Egito, não tiveram tempo de esperar a massa crescer e assaram pães ázimos com a massa não-fermentada.

A Biblia diz que os judeus passaram 49 dias no Deserto entre o Pessach e Shavout, até que Moisés finalmente recebeu a Tábua da Aliança de Deus. Claro que a historinha dos “Dez Mandamentos” é mais uma das conversas para boi dormir. As Dez Leis que Moisés recebe dos céus representam as dez Esferas (Sephiroth) da Árvore da Vida (aquela Árvore que também aparece na Biblia no começo do gênese, que continha os frutos do Bem e do Mal e que Adão e Eva não podiam comer mas comeram e acabaram expulsos do Paraíso…).

Lembrem-se que TODO o Pentateuco (os 5 primeiros livros bíblicos) é ALEGÓRICO, o que significa que NÃO existe barquinho de Noé no monte Ararat; NÃO existe Torre de Babel; Deus NÃO criou o mundo em sete dias; o criacionismo NÃO é sério; Adão, Eva, Cain e Abel NÃO foram os únicos habitantes da terra por um tempo e assim por diante…
Todas estas passagens são símbolos de conhecimentos ocultistas que acabaram sendo levados ao pé da letra pelo “rebanho” de fiéis.

bod125.gif

O que se chama tradicionalmente de “dez mandamentos” são adaptações meia-boca do LIVRO DOS MORTOS egipcio, quando o postulante precisa se declarar diante de Maat, Deusa da Justiça, mais precisamente no capítulo 125. Só que onde se lê “Eu não matei”, “Eu não menti”, “Eu não desrespeitei meus pais”, “eu não adorei falsos deuses” e assim por diante, substitua por “Não matarás”, “Não levantarás falso testemunho” e assim por diante.
Alguns mandamentos foram modificados, outros foram convenientemente adicionados por Moisés para manter o povo quieto e obediente.
Claro que a lista egipcia era muito mais completa e trabalhosa. Alguns exemplos:

“Eu não cometi o mal contra os homens,
Eu não oprimi os membros de minha família
Eu não trouxe o mal no lugar do bem e da verdade
Eu não adquiri conhecimentos inúteis
Eu não trouxe nenhum mal
Eu não acordei pela manhã esperando mais do que merecia
Eu não quis que meu nome fosse louvado
Eu não oprimi meus servos
Eu não vilipendiei nenhum deus
Eu não fraudei os pobres
Eu não fiz nada que os deuses abominem
Eu não permiti que um mestre maltratasse um servo
Eu não fiz ninguém passar fome
Eu não causei dor a ninguém
Eu não matei
Eu não dei ordem para matarem
Eu não roubei as bebidas dos deuses no Templo
Eu não roubei a comida dos deuses no Templo
Eu não forniquei
Eu não poluí meu corpo
Eu não menti
Eu não modifiquei as balanças para roubar de meus clientes…”

E assim por diante… A lista é enorme e pode ser lida na íntegra AQUI.

sefirat.jpg

Mas então… o que representam estes 49 dias e os 10 mandamentos?
Os 49 dias (ou sete semanas) representam o 7×7, ou seja, cada uma das Esferas antes do Abismo presente dentro de cada uma destas mesmas esferas (Chesed, Geburah, Tiferet, Netzach, Hod, Yesod e Malkuth). Cada uma destas esferas representa um grau de consciência dentro da mente humana e uma egrégora que pode ser acessada (que as pessoas costumam chamar de DEUSES). As combinações entre estas sefirot geram os arquétipos universais das virtudes a serem trabalhadas dentro do autoconhecimento (lembram-se? “Conhece a ti mesmo e conhecerás os deuses e os mistérios do Universo“?).

Para quem acha que esta alegoria é apenas bíblica, devemos lembrar que nos textos babilônicos, Ereshkigal (“A grande senhora dos reinos interiores”) precisava atravessar 49 portais até se purificar… Dentro destas sete câmaras, ela atravessava sete portais, dominando o demônio protetor de cada portal. A cada câmara, ela perdia um de seus véus, até chegar nua no final dos 49 portões.

seteveus.jpg

A título de curiosidade, cada um destes véus representava uma das sephirot e possuía uma cor específica (branco, roxa, laranja, verde, amarelo, vermelho e azul). Estes véus eram despidos durante uma dança ritualística realizada por uma sacerdotisa de Ereshkigal, Inanna, Ishtar, Vênus e outras deusas sagradas do Templo Lunar, em um ritual que misturava alegoria com meditação, o que deu origem à famosa “Dança dos sete véus” e, muitos séculos depois, graças ao gado, ao strip-tease vulgar. Para saber mais sobre Templos Lunares, Templos Solares e Magia Sexual, consulte os textos antigos da coluna.
Sidarta Gautama também medita durante 49 dias à sombra de uma figueira, até atingir a Iluminação. Coincidência? teria o Buda lido a bíblia?
Jesus passa 49 dias no deserto sendo tentado pelo demônio. Mais tarde esta passagem foi “reduzida” para 40 dias por erros de tradução e adaptação bíblicos.
O profeta Maomé também retira-se para uma meditação de 49 dias no deserto, antes de escrever o Alcorão.
Dante Alighieri, um iniciado, em sua obra “Divina Comédia”, narra a descida pelos 7 níveis do Inferno até o castelo de Lúcifer (portador da Luz?), onde se inicia a subida pelos 7 níveis do Purgatório, até chegar aos portais do Céu.

O Sefirat Ha Omer (a contagem do Omer)
Cada ano a contagem começa em um dia diferente, dependendo de Passach. A contagem em 2008 começa na noite do dia 20/04 (Domingo). A partir deste dia, estudiosos e estudantes de Kabbalah e das tradições judaicas do mundo inteiro estarão unidos em uma grande e poderosa egrégora que durará 49 dias, consistindo de 49 meditações e exercícios de autoconhecimento a serem realizados durante o dia.
O tio Marcelo irá passar a versão light destas meditações para vocês. Estes exercícios podem ser feitos independentemente da sua religião (até mesmo por ateus!). Para entrar em contato com a Egrégora, tudo o que você precisará fazer é separar 5 minutos diários para uma pequena meditação:

chesed.jpg

– Procure um local onde não será perturbado.
– Faça uma pequena prece ou algumas respirações profundas para relaxar e afastar-se dos problemas mundanos.
– Faça a contagem do Omer dizendo (não precisa ser em voz alta, mas é importante verbalizar!) “Hoje é o Primeiro dia do Omer – Chesed em Chesed“. A cada dia, conte o dia correspondente e as sefirot correspondentes. Esta é a chave de conexão com a Egrégora. Mentalize as cores das esferas relacionadas com o dia dentro da Árvore da Vida.
– Leia o texto referente ao dia da contagem do Omer e medite sobre como aquelas virtudes poderiam ser utilizadas por você durante sua vida profana. Como estes sentimentos se manifestam em você e o que você pode fazer para colocá-los efetivamente em prática. Algumas pessoas podem fazer pequenos textos em seus grimórios, anotações, desenhos ou até mesmo temas para posts em blogs também, se desejarem.
– o autoconhecimento é um trabalho árduo, porque exige que olhemos para dentro de nós mesmos e de nossos defeitos. Você pode mentir para qualquer pessoa, menos para si mesmo e justamente por isto, o trabalho de lapidação é tão difícil pois exige tratar com coisas que normalmente as pessoas gostam de manter debaixo do tapete. A maioria das pessoas não está preparada nem para admitir os próprios defeitos, que dirá se esforçar para corrigí-los.
– No dia seguinte, tente realizar o exercício proposto.

Assim durante os 49 dias… se você esquecer um dia, PERDEU… comece novamente no ano seguinte. Parece difícil… e SIM, é difícil. Como sempre falamos aqui na coluna, Ocultismo não é para curiosos, céticos de internet e outros preguiçosos mentais…
Mas como estou passando a versão light para não-iniciados, se você esquecer algum dia não tem problema. Continue do dia onde parou, mas tente ser mais disciplinado. Vai ajudá-lo em outras partes da sua vida.

dia01.jpg

Primeiro Dia:
20/4/2008 – Domingo
Conte esta noite: “Hoje é 1 dia do ômer.”
Chesed de Chesed
Bondade na Bondade
Examine o aspecto amor do amor: a expressão do amor e seu nível de intensidade. Todos têm a capacidade de amar em seu coração. A questão é se e como o tornamos real e o expressamos.
Pergunte-se:
Qual é minha capacidade de amar outra pessoa?
É difícil para mim deixar que outra pessoa entre em minha vida?
Tenho espaço para mais alguém?
Concedo lugar para outra pessoa?
Estou temeroso de minha vulnerabilidade, de abrir-me e de ser magoado?
Como expresso amor?
Sou capaz de comunicar meus verdadeiros sentimentos?
Refreio expressões de amor por temer a reação do outro?
Ou pelo contrário: expresso demais, cedo demais?
Os outros entendem mal minhas intenções?
A quem eu amo?
Amo apenas aqueles com quem me relaciono e que se relacionam comigo?
Tenho a capacidade de amar um estranho, de emprestar uma mão amiga a alguém que não conheço?
Expresso amor apenas quando é cômodo
Por que tenho problemas com amor e o quê posso fazer sobre isso?
Meu amor inclui os outros seis aspectos de chesed, sem os quais o amor seria distorcido e incapaz de se realizar verdadeiramente?
Exercício para o dia:
Encontre uma maneira nova de expressar seu amor por um ente querido.

dia02.jpg

Segundo Dia:
21/04/2008 – Segunda
Conte esta noite: “Hoje são 2 dias do ômer.”
Geburah de Chesed
Disciplina na Bondade
Amor saudável deve sempre incluir um elemento de disciplina e discernimento: um grau de distanciamento e respeito pelo outro, uma avaliação da capacidade do outro de conter seu amor. O amor deve ser moderado e conduzido apropriadamente. Pergunte a um pai que, em nome do amor, tenha mimado seu filho; ou alguém que sufoque o cônjuge com amor e não permite que o outro tenha seu próprio espaço. Amor com discrição é necessário para evitar dar àqueles que o usariam para perpetuar um comportamento negativo.
Meu amor é suficientemente disciplinado?
Os outros tiram vantagem de minha natureza generosa?
Estou ferindo os outros, ao tornar-me sua muleta em nome do amor?
Estou magoando meus filhos ao forçar sobre eles meu sistema de valores porque os amo tanto?
Respeito aqueles a quem amo ou meu amor é egoísta?
Sou sensível aos seus sentimentos e atitudes?
Vejo a pessoa que amo como uma extensão de mim mesmo e minhas necessidades?
Levo em consideração a capacidade de meu parceiro para receber amor antes que eu o dê?
Meu amor é dado de forma apropriada?
A chuva é uma bênção apenas porque cai em gotas que não inundam os campos.
Exercício para o dia:
Ajude os outros nos termos deles… não nos seus. Concentre-se nas necessidades dos outros, mesmo se demandar esforço.

dia03.jpg

Terceiro Dia:
22/04/2008 – Terça
Conte esta noite: “Hoje são 3 dias do ômer.”
Tiferet de Chesed
Compaixão, Harmonia na bondade
Harmonia no amor é algo que mescla tanto os aspectos Chesed como Guevurá do amor. Amor em harmonia inclui empatia e compaixão. O amor é freqüentemente concedido na expectativa de receber amor em retorno. O amor compassivo é dado livremente; nada espera em troca – mesmo quando o outro não merece amor. Tiferet é dar também àqueles que o magoaram. Reconhece a disciplina da Guevurá e, mesmo assim, clama por amor compassivo para todos.
Exercício para o dia:
Ofereça uma mão amiga a um estranho.

dia05.jpg

Quarto Dia:
23/04/2008 – Quarta
Conte esta noite: “Hoje são 4 dias do ômer.”
Netzach de Chesed
Tolerância na Bondade
Meu amor é tolerante?
Meu amor suporta reveses e contratempos?
Concedo amor e seguro amor dependendo de meus humores ou sou constante, independente dos altos e baixos da vida?
Tenho boa vontade em trabalhar meus relacionamentos e lutar pelo amor que tenho?
Meu amor tem espírito e valor?
Posso ser confiável, tanto nas horas boas como nas más?
Exercício para o dia:
Reassegure alguém da constância de seu amor.

dia04.jpg

Quinto Dia:
24/04/2008 – Quinta
Conte esta noite: “Hoje são 5 dias do ômer.”
Hod de Chesed
Humildade na Bondade
Você pode freqüentemente ficar “travado” no amor, incapaz de perdoar o ser amado ou curvar-se e comprometer sua posição. Hod introduz o aspecto da humildade no amor; a habilidade de elevar-se acima de si mesmo e perdoar ou ceder à pessoa que ama, apenas pelo mérito do amor, mesmo se você está convencido que está certo. Amor arrogante não é amor verdadeiro.
O amor me humilha?
Sou arrogante, apesar disso – ou às vezes porque – tenho a capacidade de amar?
Percebo que a habilidade de amar vem de um lugar mais grandioso e elevado, de D’us ?
Sabendo que o amor vem de D’us, entro no amor com humildade total, reconhecendo o grande privilégio de ser capaz de amar?
Percebo que através do amor, recebo mais do que dou?
Aprecio a pessoa que amo por causa disso?
Exercício para o dia:
Engula seu orgulho e reconcilie-se com uma pessoa querida com a qual se desentendeu.

dia06.jpg

Sexto Dia:
25/04/2008 – Sexta
Conte esta noite: “Hoje são 6 dias do ômer.”
Yesod de Chesed
Compromisso na Bondade
Para que o amor seja eterno, é necessário um compromisso; um senso de união que torna o amor verdadeiro pelo esforço conjunto. Amor eterno requer uma conexão íntima, proximidade e apego, de tal forma que beneficie ambas as partes. Este vínculo produz frutos; os frutos nascidos de uma união saudável.
Exercício para o dia:
Comece a erigir algo construtivo junto com alguém que você ama.

dia07.jpg

Sétimo dia:
26/04/2008 – Sábado
Conte esta noite: “Hoje são 7 dias que perfazem 1 semana, do ômer.”
Malkuth de Chesed
Nobreza na Bondade
Amor maduro vem junto – e traz – dignidade pessoal, um sentimento íntimo de nobreza e realeza. Permite que você conheça seu lugar especial e contribua para este mundo. Qualquer amor que seja desmoralizante e abata o espírito humano não é amor, de forma alguma. Pois o amor, para ser completo, deve ter a dimensão da soberania pessoal, um senso de liberdade e domínio sobre as forças que denigrem o amor total.
Exercício para o dia:
Realce um aspecto em seu amor que tenha alentado seu espírito e enriquecido sua vida… e comemore!

———————–
– Postem qualquer dúvidas que tiverem. Na sexta feira farei um P&R sobre este post antes de começarmos o exercício no domingo. Mais informações sobre o Sefirat podem ser conseguidas AQUI.

– Fui convidado pela LIVRARIA CULTURA do Shopping Market Place (Morumbi) para fazer uma palestra com o tema “Astrologia Hermética“, dia 19/04 (sábado) às 19h30. O endereço é Av. Chucri Zaidan, 902. Entrada Franca.

– No dia 19 e 20 haverá em SP uma turma extra do curso de Kabbalah. Então quem estiver a fim de se aprofundar nestes estudos antes do Sefirat ha Omer tem uma última chance. Informações no email [email protected]

– Também estamos discutindo o assunto na nossa Comunidade do Orkut.

Twitter oficial do autor da Coluna Teoria da Conspiração.

  • um post tão reconfortante…

    ai ai

  • Melquisedeque

    Excelente!! Todos os cabalistas meditando juntos por 49 dias!!
    Marcelo, o que quer dizer conte esta noite? É porque para alguns o novo “dia” começa ao anoitecer ou algo assim??

    Um abraço.

    @MDD – A contagem começa ao por do sol. Pode fazer o exercício qualquer horário após as 18h e até as 0h. O exercício será feito no dia seguinte. Ou seja, Domingo você faz a meditação e na segunda tenta fazer o exercício. ai segunda a noite faz a segunda meditação e na terça o exercício proposto, e assim por diante.

  • Lucas Cabral

    Olá Marcelo! Vou praticar os exercícios com certeza.
    Faço Yoga e pratico meditação, melhor fazê-los antes ou depois da Yoga? influencia em algo ou é independente??
    outra pergunta: Sai Baba lhe diz alguma coisa? Se sim, gostaria que falasse um pouco dele. O que acha? Acredita?
    Indo pro universo mais pop: Você ja citou Beatles brevemente. Ja ouviu a musica \”My Sweet Lord\”, do George Harrison? Particularmente eu acho a musica que mais me conecta com outros planos. Mudou minha vida quando eu tinha 16 anos! Levei ela para tocar junto com colegas de meditação e uma moça sensitiva me disse que essa musica tinha uma \”alguma coisa\” lilás. Achei interessante, se puder fale mais sobre isso!.
    É isso. Obrigado pelas colunas, ainda que nao concorde 100% com tudo.
    namaste

  • Saudações Marcelo, desde a sua partida de Fortaleza eu comecei a ler o blog e não vejo a hora de conversar contigo no SANA.

    Concordo com 87,13% da sua teoria e tenho algumas perguntas.

    Eu sempre acreditei em uma iluminação superior e em algo tipo “destino” do tipo o Ayrton Senna não veio ao mundo somente para ser o melhor piloto e ser assassinado numa curva, dentre outros exemplos… eu creio que há uma missão para cada um.

    Bem, quanto a igreja católica e as caça níqueis eu reconheço a perversidade que elas fizeram e fazem, mas defendo a fé pela fé, tipo tem muita gente na igreja que realmente se entrega e tem uma fé absurda, uma fé cega, eles não querem saber de evidências ou do que a igreja fez ou quais os motivos dela. como você mesmo disse quando mentalizamos uma maça ao lado do PC ela está no plano astral e muita gente na igreja mentaliza o Jesus loiro de olhos azuis morreu na cruz e blá blá blá, só que essa fé deles é tão intensa que eles acabam atingindo uma iluminação ou politicamente chamando atingem “Resultados”. Eu não falo dos que vão a igreja domingo como se fosse a um lava jato limpar merdas que fez durante a semana, estou citando as pessoas que realmente possuem fé mesmo que num Jesus “forjado”.

    Muitos definem Fé como confiança, acreditar, etc… eu defino Fé como “A coisa mais pessoal que eu ser humano pode ter”, Os povos antigos tinham Egrégoras, Penteões, simbologias diferentes. como você citou tinha bastente coisa em comum, mas acho que com a Globalização e a facilidade de comunicação hoje em dia a ideia é que cada um tenha sua própria religião. Você resalta um pouco disso quando fala em trazer o Divino pra dentro de si. cada um tem que buscar o seu meio de Ascender, a sua crença, a sua fé.

    No mais Exelente blog, depois de 3 semanas lendo quase 2 posts por dia terei que me acostumar com a atualização semanal. Agora minhas perguntas:

    – Lendo eu parei para pensar, quantos compositores, artistas, cineastras, enfim a galera da arte, já reparou que a grande maioria que possui algum movimento de vanguarda ou exelência em sua arte tem envolvimentos ocultistas, tipo led zepplin, pink floyd, beattles, jim morrison, hendrix, marley, a galera do clássico, escritores tipo como se eles tivessem uma iluminação “Sobrenatural”, você tem alguma pesquisa a respeito disso?

    – Em relação a música tem exercícios para prática com violão ou guitarra?

    – Refletindo sobre o Zoodiaco eu pensei: existem rituais de fertilidade. Esses rituais acontecem em alguma data, tipo soltício de alguma coisa, ou planeta tal alinhado com estrela tal. mas suponhamos que seja uma data fixa. se os rituais de fertilidade tem uma data fixa então existe uma maior concentração de um tipo de signo. estou certo?? tem algum censo populacional de signo para saber se tem alguma densidade qual o signo mais populoso o mais raro, combinações astrológicas mais improváveis???

    – Próxima pergunta, a questão do livre arbítrio muito citada na bíblia, como um Deus dá livre escolha e depois vai ter moral pra punir alguem que ele deu livre escolha, e do ponto de vista do ocultista é do tipo “existe o livre arbítrio só te entende com o karma depois”???

    – Quanto a maçonaria você falou de livres e não seguir dogmas, a questão de não comer porco é considerada dogma?? tipo umas das 12,87% do que não concordo é a respeito da carne de porco, não concordo pois ainda não fiz os exercícios dos chakras e viagem astral para saber se a carne influencia ou não.

    – Você vai explicar o horóscopo Chinês? como funciona??

    – A Tia Joana D’Arc era alguma manifestação de avatar ou uma prima dona que botaram no fogo pra coroar um rei?

    – Quem matou J.Kennedy?

    – Michael Jackson é pedófilo? ele é de alguma ordem secreta??

  • Coincidentemente (ou não), esta data 20/04 é a data da Páscoa Ortodoxa (da igreja dos russos, dos gregos e outras nações…)
    Tens mais informações sobre esta igreja?
    Obrigado, Parabéns pelo trabalho!

  • Lucas Cabral

    Olá Marcelo! Com certeza irei praticar os exercícios.
    Pratico Yoga e meditação, é melhor fazê-los antes, depois, durante? Influencia em alguma coisa ou é independente?

    Duas perguntas que estava querendo fazer ha algum tempo:
    Conhece Sai Baba?? Se sim, o que acha dele? Acredita? Vim a saber de sua existência recentemente, mas hoje em dia com a falicidade de se espalhar coisas por aí, as coisas estao ficando cada vez menos confiáveis. Gostaria de saber a sua opinião.

    Indo para um universo mais Pop: Ja vi nas colunas você citando Beatles brevemente ( estou agaurdando mais coisas sobre eles hein! hahaha ). Voce conhece a canção “My Sweet Lord” do George Harrison??! Mudou minha vida quando eu tinha 16 anos ( despertou algo espiritual em mim ). Recentemente levei-a para uns colegas de Yoga ouvirem e uma moça sensitiva me comentou que a musica emite “alguma coisa” lilás e tem um certo tipo de vibração elevada. Se voce puder o qnto sabe sobre essa música, que é uma das mais lindas ja escritas com certeza, eu vou ficar mto feliz!

    Obrigado pelas colunas. Apesar de não serem 100% das minhas convicções, o questionamento é fundamental.

    namaste!

  • Lucas

    Poxa, tio Marcelo, muito obrigado pelos conhecimentos oferecidos e pelo tempo que tu disponibilizas pra escrever essa coluna pra nós.
    Tô com uma curiosidade pessoal: como foi que tu tivestes os primeiros contatos com o ocultismo? Fostes procurar ou fostes encontrado? hehehe
    Parabéns pelo teu trabalho, e continua sempre assim.
    Toda Luz pra ti!

  • Tirix

    Então vamos nessa!!

  • André

    Como sempre ótimo post.

    Era uma dúvida q eu tinha sobre os dias de jejum e estadas pelo deserto…

    Gostaria de entender, quem são os falsos deuses? Se sou católico adoro um falso deus? Se sou cientólogo adoro outro falso deus? Então o correto é ser ateu?

    Sim, eu sei q “faça o que tu queres, pois é tudo da lei” funciona.. Mas se funciona, pq tantas regras?

  • Pingback: sefirat ha omer « i η t e η s i d α d e()

  • Daniel Micheletti de carli

    Marcelo.. te mandei um e-mail a algum tempo .. uma pergunta importante minha .. vc leu ??

    e vc q eh especialista .. o q significa essa cruz celta ??????????

    http://img294.imageshack.us/img294/9990/imagemkp8.jpg

    ateh + ^^:

  • adriano

    A cada dia, a teia se fecha…no final, só os fortes sobreviverão!
    (isso não é uma previsão…mas seriam os fortes, sábios??)…
    Mais um ótimo texto, e eu vou encarar esse desafio (a contagem do Omer)…será meu início……
    Dá para ser um iniciado, sem ter se iniciado? Eu consigo aprender e entender sozinho (de verdade)?? Nunca participei de grupos, mas leio muito e me fascino em desmitificar as histórinhas para boi dormir…eu sou normal?(me incomoda ser gado)
    Eu gosto muito de números (sou engenheiro)…2012 e 144 são meus preferidos no momento………….
    Parabéns pela lucidez e pela coragem em falar abertamente sobre tudo, e sobre o que é o amor…e sobre que eu nem sei quem sou…

    Thank’s

  • Muito bom Tio,da um pouco de trabalho mais compensa hehe.
    A coluna agora é toda segunda?Ou foi só hoje.
    Abraços

  • mortykus

    Tio MDD, Parabéns, como sempre sua coluna está ótima. Apesar de não comentar muito, acompanho desde início.

    Fiquei curioso para ver oas outra sephiras da Árvore da Vida relacionadas aos seus deuses, como vc fez nos posts de Hermes e de Vênus. Você ainda postará sobre as outras esferas? Será que demora?

    (“em off”: O Panteão de Tormenta deve ter alguma coisa relacionada à Kabala, certo?)

  • Caronte

    Não tem a ver diretamente com esse post.

    Muitas pessoas se utilizam de drogas lícitas e ilícitas (de acordo com a legislação vigente) para atingir estados alterados. Gostaria de saber o quão necessários são esses artifícios, se podem ser considerados atalhos, quão são válidos (se houver algum), e se é viavel conseguir o mesmo efeito sem recorrer a estes atalhos e ainda, se existe diferenças de usar ou não esses atalhos.
    Att

  • Vimerson

    Oi tio DD

    Deix-me ver se eu entendi. Farei o caminho durante uma semana. no oitavo dia recomeçarei o ciclo até completar sete vezes? E quando encerrar o quadragésimo nono dia, tem que fazer algo diferente?

    Na segunda figura (do post) da árvore da vida existe uma bolinha azul com o número 4. O que isso significa? Cada bolinha (sefirat) tem um número? eu tenho que meditar no número tb?
    Tem que ter feito os exercícios dos chackras?
    E mais uma vez obrigado. Post interessantíssimo e bom. Vou me dedicar a ele pois pelo que me lembro vc disse que isso faz parte dos pré-requisitos para o estudo do Tarô.

    @MDD – Sao 7 semanas… semana que vem vou postar os exercicios para as proximas semanas (Geburah, Tiferet, etc) e assim por diante… sao 49 meditações e exercícios diferentes. Cada sefira está associada a um planeta, cor, número, metal, incenso, planta e assim por diante, mas a versão de vocês vai contar apenas com as cores.
    Não precisa ter feito exercício nenhum para poder fazer a contagem.

  • Valney

    Uma coisa que não tem nada a ver com o post:

    ==> Vc vai falar sobre Nicolau Flamel?

    As coisas que eu encontro sobre ele são muito… incompletas

  • DD, gostaria de saber se estes dois livros da editora Madras são bons. Tenho a inteção de compra-los mais para frente. Agora estou lendo os livros do A. Leterre e o proximo que vou ler é Pensamentos de Jung sobre Deus, todos da Madras.
    http://www.madras.com.br/exibir_produto.asp?idprod=958
    http://www.madras.com.br/exibir_produto.asp?idprod=1033

    Namaste

  • Valney

    Retiro o que disse. Tem mais coisa falando do Flamel do que tópico de pornografia na internet.

    Eu que não soube procurar.

  • Gabriel Bagre

    Olá Marcelão.
    Deixa eu ver se entendi…
    No dia, a noite, eu sento em um lugar que não vou ser incomodado, relaxo, oro… Verbalizo “Hoje é um dia do Omer” (e 2 no dia 2 e até o 49)… e Medito sobre as questões?
    E no dia seguinte tento aplicá-las, no ‘exercício’ que você passa para cada dia de meditação?

    O Sefirat haOmer é um método de auto-conhecimento? E estar ligado com a egrégora, com ESSA egrégora, significa o que, na prática?

    @MDD – significa que a egrégora vai ajudar vc quando voce tentar realizar estes exercicios… tem coisa que parece fácil, mas tem coisa que é mais complicada para cada pessoa… cada um vai ter experiencias bem pessoais nisso, não dá pra explicar porque a vivencia de cada pessoa é diferente.

  • Kalki

    Bom post. Mas DD e depois do Abismo? Digo, as 3 ultimas esferas? por favor, fale mais sobre elas.

  • Lilia

    Olá Marcelo,
    Acabo de mostrar seus posts para sua AVÒ ADOTIVA Helena.
    Ela adorou e ficou feliz por ver que suas palavras são “ricas e sábias, e que vc é um privilegiado”.
    Parabéns de suas “velhas amigas”
    Abração da Lilia e Helena

    @MDD – manda um beijão pra vó Helena e pra todo o pessoal da Rosa Cruz Áurea.
    Quero ver as duas fazendo os exercícios do Sefirat, heim?

  • Petri

    Olá Tio!

    Espero que isso ajude um pouco a entender melhor a Qabballah. Aliás, enquanto eu estiver fazendo os exercícios, passo pelo meu aniversário perto de “Samhaim”. Pretendia fazer uma comemoração ao sabbath em casa com hidromel e honra aos ancestrais, agora tenho um motivo a mais para meditar.

    Também vou retomar minhas impressões que estava registrando em um caderno e dei uma pausa.

    enfim,

    Desejo-lhe fortuna.

  • Thai

    Confesso que esses exercícios são realmete difíceis ainda mais porque terão de ser feitos durante 49 dias… bem complicado mesmo.
    Mas tentarei para o meu bem e para o bem dos que me rodeiam.

  • ZIZones

    esse símbolo da kabbalah de 10 círculos você já explicou o que significa cada circulo e cada cor?
    Por que senão fica dificil entender direitinho

    bom post

  • Quanta autoridade o sr tem para falar que “TODO o Pentateuco (os 5 primeiros livros bíblicos) é ALEGÓRICO”, e que “Deus NÃO criou o mundo em sete dias” e blá blá blá…!

    Esse é o tipo de pensamento de quem NUNCA teve uma experiência com Deus, e que NUNCA se deixou ouvir a palavra d´Ele. Sempre com esse orgulho de “eu sei tudo”.

    E pelo que eu saiba, foram 40 ANOS no deserto.

    As coicidências são apenas artimanhas do diabo para confundir os incrédulos. E não é que ele consegue?

    • eu mesmo

      40 Anos????? C tá maluco….

  • TH13

    @MDD: Lembrem-se que TODO o Pentateuco (os 5 primeiros livros bíblicos) é ALEGÓRICO.

    OU seja, os judeus NUNCA foram escravos no Egito… na verdade, Egito é uma metáfora para a institucionalização social e massificação de cultura. “Escravos no Egito” quer dizer que estavam fechados em si mesmo,comportando-se como bovinos, até que “fugiram” do Egito, ou seja, abriram suas mentes, e peregrinaram no deserto, ou seja, iniciaram sua busca espiritual.

    É isso?

  • belo post

  • chicken nipples

    mamão com açucar!
    mais facil q ganhar do chefão do sonic

    vou engrossar a egregora desta vez tio
    quem vai ganhar as estrelas eh vc

  • Anonimo

    \”E só uma correção:
    “Eu não fiz nada que os deuses não abominem”

    você escreveu um “não” a mais
    ou ta certa a frase??\”

    Nada é a negação de tudo.
    \”Não fazer nada\” é negar nada, negação da negação, ou seja, afirmar o tudo.
    No fim, fica:
    \”Eu fiz tudo o que os deuses não abominam\”

    Tá, acho que não foi essa a intenção, a construção deve estar errada. Se for pensar como eu disse, está certo.
    Mas o texto teria outros erros, como:
    \”Eu não fiz ninguém passar fome\”
    Ninguém é a negação de alguém.
    \”Não fiz ninguém\”, negação da negação, retorna na afirmação: \”Eu fiz alguém passar fome\”.
    Ah, mas é só um comentário besta… não critico todo o belo conteúdo dos posts por um erro de construção de frase que provavelmente nem seja seu.

  • Thiago Habib

    Oi, DD! Que post maravilhoso!

    Algumas perguntas…
    1-) No último exercício, tem como exemplificar com uma atitude o que seria “realçar um aspecto em seu amor que tenha alentado seu espírito e enriquecido sua vida… e comemorar!”?
    2-) Tenho estudado, desde que comecei a ler sua coluna, sobre conhecimentos herméticos, R+C, kabalah, teosofia, etc. Gostaria de saber até onde dá pra conhecer de verdade a essência do que estou estudando sem ser iniciado. Quero saber quanto dá pra ser profundo no sentido das coisas que estou lendo sem passar por alguma iniciação.

    Te admiro de mais.
    Abraços fraternos.

  • Thiago Habib

    Ah, outra coisa, cara!
    Qual a fonte da informação sobre o período correto da tentação de Jesus no deserto? Os 40 dias no deserto sempre fizeram muito sentido para mim: Moisés sendo preparado durante 40 anos no deserto antes de ser convocado por Deus; o povo hebreu (e lá vai Moisés de novo) peregrina 40 anos no deserto também; Moisés (de novo) jejua 40 dias antes de receber as tábuas da lei das mãos de YHWH…
    Essa foi a informação mais controversa pra mim de todos os seus posts… rsrs…
    Jesus, 49 dias no deserto? Onde encontro essa informação?

  • Lucas gulineli

    Venho acompanhando a coluna a algum tempo, e quero te parabenizar,pois são poucas as informações que encontramos na internet a respeito disso, quero dizer, sendo tratada de forma séria como você aborda e prova aqui.

    Quero fazer uma pergunta completamente fora do tema do post, mas enfim, é uma duvida minha, e acho que pode ter haver com teoria da conspiração.

    Eu tenho uma tatuagem com um símbolo, que tem varias denominações por ai, uns dizem que é uma arvore de cabeça pra baixo, representando consciencia ambiental, outros dizem que é um simbolo do desarmamento nuclear, a maioria acredita ser o simbolo da paz, e a denominação que eu menos gosto: dizem q era um dos símbolos da nova era, que representa a paz sem cristo(devido o simbolo parecer um cruz de cabeça pra baixo com os braços quebrados)..
    ja ouvi chamarem tbm de pé de galinha, cruz de nero, dentre outras
    ja que eu tenho esse símbolo tatuado em meu corpo gostaria de saber uma “verdade” um pouco mais fundada do que eu ouço por ai, se você puder me esclarecer fico agradecido

    repondee plz

  • Alagacone

    Nossa, essa coluna deu trabalho hein?
    Valeu!

    P.S: mal posso esperar sobre a coluna sobre vegetarianismo.
    Não como carne a quase 10 anos, mas agora voltei a comer peixe depois de ler alguns textos de gnose.

  • ankar

    Só discordo com uma coisa
    a jornada para o auto conhecimento não é dificil
    é trabalhosa
    depois que agente aprende a se livrar da culpa tudo fica facil
    mas intaum
    tio marcelo se recomenda algum livro bom sobre linhas lei e feng shui de verdade ?
    e os sufis, gurdjief e esse pessoal mais “alternativo” vai ter posts sobre eles também ?

    abraço
    e continue o bom trabalho

  • Douglas

    Marcelo DD,

    Estudando sobre Cabala, me deparei com o Arcano A.Z.F, sobre evitar o Ens Seminis e o Laboratorium Oratorium ser os órgãos sexuais pelos quais, e somente por eles, pelo sexo, se religar com o ser supremo, os 3 últimos sephirots.
    Isso é apenas uma corrente do ocultismo ou prática comum?
    Tenho no “Pop Magic” do G.M. o uso do método BRONHA para alimentar magia sigil. Eu confundi coisas diferentes?
    Outra coisa, na noite passada adormeci (erradamente) durante uma meditação de esvaziar a mente. Porém sonhei que estava dentro de uma sala ricamente ornamentada e ela seria uma santuário astral de alguem que estava lá e eu sabia que estava lá de convidado. A memória (de iniciante) me impediu de lembrar de quem era ou porque estava lá. Também não consigo me lembrar o que foi dito, mas me lembro do lugar, do relógio antigo, das paredes, da mobilia.
    Minha pergunta, se eu tentar fazer uma projeção astral para aquele lugar que eu sonhei, pelas memórias que ficaram, eu estarei construindo um novo santuário ou tentando acessar aquele da noite passada? Eu devo fazer isto

    Desculpe se as perguntas não ficaram claras, tentei ser breve. Vou fazer disciplinadamente todos os 49 dias de exercícios e meditação.

    Que a luz divina o ilumine.

  • Adriano

    Você(s) consirera(m) esta pessoa confiável??

    David Icke e o site http://www.umanovaera.com

    Tem muitos textos nesse site que complementam e/ou conspiram com as ideias desta coluna…..

    Será??

    Tks.

  • Osmoth

    Otimo post vou faselos

  • Só uma dúvida, Tio Marcelo: como se pronunciam os nomes? “Harmonia no amor é algo que mescla tanto os aspectos Chesed como Guevurá do amor.” – nessa passagem, ‘Guevurá’ me pareceu a pronúncia de Geburah. Se assim for, qual a pronúncia das outras nove sefiras [embora só lidaremos com seis nessa prática]? Obrigado por nos informar sobre essa egrégora… esses judeus… “povo escolhido” não é à toa, né?

  • Vitor

    Após o 7º dia, eu devo repetir o processo, começar a semana seguinte refletindo sobre o amor?

  • PPZoIDE

    Valeu tio Marcelo e a Egrogora que o Tio Marcelo ta trabalhando!

    tava procurando esse spell do Livro dos Mortos a eras!

  • R.S.S. Jamiél

    Tio Marcelo DD:
    Agpra complicou!!!! não entendi se o exercicio tem que ser feito durante o dia ou durante a noite??? E o que Eu tenho que “Falar” durante a meditação??é todas as questões ou só tenho que tentar responde-las???
    Dá um forcinha ai!! explica de novo;
    Valeu!!
    Muita Luz.

    @MDD – faça a meditação do dia a partir das 18h do dia (à noite) e o exercício proposto no dia seguinte… ex. dia 1: faça a meditação no domingo a noite, tente fazer o exercicio na segunda feira durante o dia… faça a meditação do dia 2 na segunda a noite, o exercicio na terça durante o dia e assim por diante…
    Tenta responder às questões, pensar no que vc faz a respeito daquele assunto na sua vida, tente resgatar memórias emq ue vc fez ou deixou de fazer, ou se vc perdeua oportunidade de fazer, por ai vai…

  • Olá tio Marcelo, gostaria de saber se posso fazer a meditação no banheiro de casa, pois acho o unico lugar que dentro dele nao vou ser incomodado, por mais que ache que é brincadeira nao é.
    aguardo sua responta.
    obrigado

    @MDD – Sem problema.

  • TH13

    Lucas Gullineli,

    o ideal é primeiro descobrir o que é, para depois tatuar…

    ou tudo faz parte do destino, “maktub” e coisa e tal…

  • Douglas Samuel

    DD, eu trabalho das 16:00 até as 01:00!! O que posso fazer???

  • Rainbow High

    Marcelo,
    a wicca comemora a passagem do ano novo dia 30 de abril aqui no hemisfério sul, certo?
    Li que os véus entre os mundos ficam mais “finos” facilitando a comunicação com pessoas q foram pra uma melhor e a cristalização de pensamentos.
    A pergunta pode ser idiota, mas a no dia 30, quando todos os praticantes estiverem meditando e pensando em uma mesma coisa, não vai acontecer uma enxurrada de cristalizações de pensamentos ou até de troca intensa de correspondência dos mesmos?

    Acho que é isso.
    Valeu

  • Pronto… imprimi e deixarei acessivel pra lembrar d fazer… vamos lá=D

  • edujanu

    Marcelo, fazendo o favor se for ajudar na pratica, coloque os incensos tb.
    T+

  • Conrado

    Marcelo, sobre as 10 Leis foram copiadas do Livro Egipcio dos Mortos, o livro tambem afirmou isso.

    Mas essa passagem é to antigo testamento, e não do novo.
    No torah judaico, como se encontra essa passagem dos “10 mandamentos” ?

    *Se coincidir com a dos Livro Egicio, tem laguma coisa errada

  • Fly

    Boas Marcelo

    não é por nada mas continuo a achar que devias ler mais coisas sobre os Sumérios e aprofundar o conhecimento acerca desta grande civilização. Não podemos esquecer que tudo(ou quase tudo) o que os egipcios adoravam foi copiado dos babilonicos, que por sua vez copiaram dos Sumérios.

    Só para te dar um exemplo o Livro do Génesis, da tradição judaica-cristã foi copiado da Enuma Elish, um texto Babilónico que por sua vez foi copiado dos Sumérios.

    Há algum tempo atrás fiz um comentário a um dos teus posts(o do Zeitgeist) em que falei um pouco sobre os Sumérios, assim sendo e para não estar a escrever tudo novamente deixo aqui os links para uns posts que fiz a falar nisso, espero que não te importes:

    http://flyover-omarafado.blogspot.com/search/label/Zeitgeist

    http://flyover-omarafado.blogspot.com/search/label/Civiliza%C3%A7%C3%A3o

    P.S.
    Alagacone

    tá aqui um documentário brasileiro muito interessante acerca de carne:

    http://flyover-omarafado.blogspot.com/2008/04/carne-fraca.html

    abraço

  • Namuda

    no exercicio do 5° dia…se eu não tiver me desentendido com ninguem, como faço? o que seria considerado como desentender?

    @MDD – Muito bem. Você já está começando a meditar sobre o que seriam “desentendimentos”. Você nunca se desentendeu com nenhum parente? nao precisa ser um desentendimento no dia… ou semana… ou mês… ou ano… nem precisa ser um parente direto… sogra é parente tb! pode ser justamente aquela pessoa que voce nao quer pedir desculpas por teimosia e sabe que voce estava errado… ai sim o exercicio se torna mais intenso.

  • ahoyhoy

    Tenho uma pergunta que não tem absolutamente nada a ver com o tema tratado neste post. Eu tava lendo um texto sobre tribos na Melanesia e la dizia que tem certas tribos que acreditam que os antepassados reencarnam na mesma familia, de forma ciclica, as varia de tribo para tribo qual parente reencarna no recem nascido (avô, bisavô…).
    Bom, ja que você disse que nós reencarnamos após morrermos, gostaria de saber se existe isso de reencarnar na mesma linhagem sanguinea, como acreditam essas tribos, ou se é algo completamente aleatório, ou melhor, se não é aleatório, não é fixo tambem, entende?
    Desde já agradeço a resposta.

  • ahoyhoy

    A, outra coisa, gostaria de convidar mais catolicos e evangelicos alienados pra comentar na coluna, é sempre tão engraçado.

  • Fábio Castro

    Olá DD,

    Gostaria de que você nos esclarecesse em como pronunciar as palavras corretamente.

    Parabens mais uma vez por essa iniciativa.

    Se o nosso pais( e até mundo) tivessem pessoas que agisem mais e reclamassem menos nos estariamos em bem melhor situação.

  • Gun_Hazard

    É bom ver mesmo com diferenças, temos partes em comum, uns com os outros…

    Pena nem todo mundo valorizar isso como deveria…

  • neto

    Boa tarde irmão,

    Sempre acompanho sua coluna e gostaria de parabenizá-lo pelos temas aqui tratados com tanta seriedade, os textos estão realmente muito bons. Gostaria apenas de fazer uma ressalva, no início do texto você disse:

    “[…]aquela Árvore que também aparece na Biblia no começo do gênese, que continha os frutos do Bem e do Mal e que Adão e Eva não podiam comer mas comeram e acabaram expulsos do Paraíso…).”

    Na verdade, segundo texto puro do livro do Gênesis, eram duas árvores: a da ciência do bem e do mal e a da vida. Após comerem o fruto da ciência do bem e do mal (da árvore da ciência do bem e do mal), Adão e Eva tornaram-se semi-deuses (pois ainda eram mortais), por poderem discernir entre o bem e o mal, e Deus, com medo que comessem da o fruto da árvore da vida e se tornassem deuses (seriam também imortais), os expulsou do paraíso.
    Me desculpe se essa interpretação estiver errada, e caso esteja gostaria de saber como você entende essa passagem.

    P.S.: não é preciso comentar que essa passagem é alegórica.

    Um TFA.

  • Rodrigo

    Ola Marcelo ! seus textos são muito bons!
    Eu quero fazer essa meditação dos 49 dias mas estou com uma dúvida, a algum tempo vi um documentário sobre a Kabbalah e falaram sobre a importância do verbo. Levando em conta que eu não sou um iniciado se eu pronunciar por ex: “Malkuth de Chesed” de maneira errada mesmo assim a meditação teria algum efeito ? ou essa versão “light” que você está passando é mais pra ter um idéia…para treinar disciplina…etc ?
    Abraço

    @MDD – Sim… realmente é importante, mas para vocês não vai fazer diferença… o correto mesmo seria “vibrar” os nomes de forma mântrica, mas é impossível ensinar isso pela internet. Mas pode ficar tranquilo que vai funcionar, porque é uma egrégora de mais ou menos 6.000 anos alimentada por rabinos e cabalistas todos os anos, então basta sincronizar seus corações com o sentimento sincero que ela vai “entender” que vocês estão se esforçando hehehe

  • Olá D.D.
    Sempre leio sua coluna. Achei uma coisa que me fez postar um comentário com uma pergunta…
    Nas 2 primeiras imagens da arvore da vida neste post, abaixo das esferas braca, preta e cinza, existe uma linha que não aparece nas demais imagens, poderias esplicar o que ela significa?
    Abraço e parabéns pelo vosso trabalho!

  • Chi tao

    DD, fale mais logo sobre 2012, inversão de polos, e sei lah eu mais oq! :o)
    abraços

  • Tom

    marcelo, e a oração que os judeus fazem todo dia antes de rezarem na sefirat ha omer, ela pode ser feita antes sem problema?

    @MDD – sem problema.

  • Pet

    Estou no 2ª dia, e foi uma experiencia bem interessante parar para meditar, mas não consegui me desligar do assunto e fui pra cama pensando no assunto.
    Tem alguma regra muito importante para essa meditação, que tem que se seguir arisca alem dos dias certos?

    obs: fale logo sobre: 2012, Tarot, Árvore da vida, Apocalipse e vegetarianismo
    \o/

    @MDD – O exercício começa na noite de DOMINGO, dia 20/4…
    Na versão light não tem nenhuma regra extra.

  • Pet

    obs: É impressão minha ou a árvore da vida forma uma cruz e a estrela de David?
    Isso é só coincidência?

  • Tio,Vi hoje um documentário muito interessante sobre Tarot no The History Channel.Queria saber se você vai falar sobre esse assunto.Especificamente a história verdadeira,significados essas coisas.

  • pedro

    Não sei se estou enganado mas na biblia é dito que havia duas árvores,uma era a árvore da vida,da qual eles podiam comer e outra era a árvore do fruto do conhecimento do bem e do mal,do qual eles não deviam comer, mas você disse eram a mesma árvore,por quê?

  • José das Couves

    E ae Marcelo, a minha questao nao é diretamente ligada ao sephirat, pelo menos eu acho que nao, mas tem tudo a ver com magia. É o seguinte, em todas crenças existe alguma forma de tentar ajudar as outras pessoas necessitadas ou próximas de nós, alguns chamam de oraçao, prece, boas energias,bons fluidos, boas vibracoes, etc. Mas eu queria saber como isso é possível dar certo, se a magia é baseada na nossa vontade manifesta e nao na de outros, quero dizer como alguem pode ser ajudado sendo que nem sabe que a mao lhe foi estendida?
    Nao sei se fui claro, mas espero que tente analisar minha duvida.

    Valeu e vou tentar seguir o caminho do auto conhecimento atraves do Sephira haOmer.

  • Lucas

    Marcelo, a um tempo atrás um amigo me apresentou esta coluna e desde então não deixo de ler um tópico sequer pois axo muito interessante e importante, nunca postei nenhuma pergunta por quase sempre esclarecia nas petguntas de outras pessoas porém agora tenho uma pergunta:

    Caso eu não consiga realizar um dos exercícios do dia, por exemplo não consiga me reconciliar com alguma pessoa a qual eu tenha me desentendido, o fato de ter tentando sem sucesso tem o mesmo peso? ou seja, é a inteção que vale? ou talvez isso deva ser levado em consideração mas por ser uma versão mais “light” a intenção já é suficiente?

    Obrigado e meus parabéns sinceros pela coluna.

    @MDD – Desde que voce tente com sinceridade no coração, sim.

  • Pet

    XD
    ainda bem que eu vim ler os comentarios denovo…
    husauhsauhsahsaha

    ¬¬
    (vergonha)

  • MGF

    DD,

    Pode se interpretar a imagem de Cristo crucificado como sendo também uma expressão da Árvore da Vida, pois se sobrepormos as duas imagens, elas se encaixariam perfeitamente?

    E mesmo que tenha nos passado a versão “light”, com certeza exigirá uma disciplina muito rígida, como bem disse, é um dos pilares de quem estuda o ocultismo.

  • tiana

    louvável sua atitude de compartilhar as meditações da Sefirat Ha Omer.

    obrigada.

  • Albert Pike

    SR DD,

    Como bom inciado Maçon vejo que seu trabalho é paulatino, bem pensado e sobretudo cheio de silogismos e artimanhas que pretendem seduzir, ludibriar, enrolar enganar o povo que voce gosta tanto de chamar de \”GADO\”.

    Falemos claramente e divulguemos de uma só vez que a Maçonaria é a religião do deus lúcifer, o portador da luz, o carregador da chama sagrada, o Prometeus que trouxe aos homens a LUZ…. Acho que se você dissesse isso de uma vez, na cara de todos os bobalhões que estão lendo os seus posts, poucos restariam para continuar lendo porque afinal essa é uma verdade que tem que ser contada a conta-gotas, num verdadeiro trabalho de lavagem cerebral, plantando mentirinhas entre verdades extraidas da bíblia e outros textos, para que tudo se feche no final: O verdadeiro deus é LUCIFER, o arquiteto do universo ou, pelo menos segundo seus ensinos duais (o de cima é igual al de baixo), é a base solida na qual a realidade desse universo foi criada.

    Obviamente, essa verdade somente é completamente aceita quando se atinge altos graus dentro da Maçonaria (eu diria em algum lugar entre o grau 30 e o 33). Talvez ainda falte muito para você chegar até aí e descobrir a realidade por trás dos ritos… Mas é interessante ver como você já aceitou a entidade Lucifer da maneira como deve ser dentro da caminhada e evolução de um Maçon iniciado.

    \”To you, Sovereign Grand Instructors General, we say this, that you may repeat it to the Brethren of the 32nd, 31st and 30th degrees: \’the Masonic Religion should be, by all of us initiates of the high degrees, maintained in the purity of the LUCIFERIAN Doctrine. If Lucifer were not god, would Adonay (Jesus)… calumniate (spread false and harmful statements about) him?…Yes Lucifer is God…\”(Albert Pike, A.C. De La Rive, La Femme et l\’Enfant dans la Franc-Maqonnene Universelle, page 588.)

    Tenho varios outros autores para seus leitores… Mas sinto que este \”comentario\” nao sera publicado. Mas espero que minha \”egregora\” me ajude, já que te desafio a publicá-lo.

    Grato,
    Albert Pike

    @MDD – Tá ai… comentário publicado. Amém!

  • Rabbony

    Ola Tio Marcelo, gostaria de saber se por se tratar de egregora, é necessario fechar no final do dia ou fecha so no fim dos 49 dias??

    @MDD – Nao se preocupe com isso. Faz só a contagem do Omer a cada dia, faz a meditação e, no final de cada dia, agradece o período de meditação.

  • ‘a razão vos é dada para discernir o bem do mal’ – dante alighieri

    ‘deus est demon inversus’ –
    noite e dia … claro e escuro… complementos…

    um chama de gado, outro de ovelhas…metáforas, nada mais.

  • Adriano

    Caraca, Albert Pike…
    Na bucha, assim??…

  • thibas

    sensacional essa frase:
    “o diabo é a própria sombra que o homem vê quando dá as costas à luz”

  • Namastê Marcelo!
    Leio a coluna a algum tempo e tenho grande admiração pelo seu trabalho. Sou gnóstica, mas creio que a difusão desse tipo de conhecimento não deve ser hermética e que o acesso a ele deve ser facilitado ao máximo.
    Obrigada por ter organizado tão bem as etapas para os 49 dias e parabéns pela bela histologia traçada,
    desejo a você ótimas meditações e novamente,
    namastê!

  • Bolívar

    Podemos considerar o arquiteto do universo (Deus) dual?

    Se assumirmos isto daremos margem ao pensamento que existem dois Arquitetos, perdendo Sua unicidade. Um dos Céus e outro das Trevas???

    Isto vai contra o que eu, neste momento, acredito sobre a Criação.

    Não existiria equilíbrio sem o ponto Neutro. Se existe um pólo negativo e outro positivo, tem que ter o neutro. Ele é o neutro.

    –>‘deus est demon inversus’??? Serááááá?

  • AlexXx

    dpois d fazer os exercicios nesses 7 dias seguidos…deve-se começa o oitavo dia como c fosse o primeiro??..e continuar fazendo ateh alcançar 49 dias…é isso??
    c eu tivesse tmpo iria em seu curso de Kabbalah…mas talvez eu va na palestra…e com certeza irei meditar os 49 dias…soh preciso sabe c entendi certo…
    abraçoo DD

  • thimens

    eu ia escrever algo semelhante ao que o Bolivar escreveu, exatamente sobre essa frase da Thahy disse, mas fiquei com dúvidas sobre o real significado dela…

    procurei a tradução exata (eu sei que parece estar na cara qual é, mas vai saber rs), e na minha busca foi que achei a frase que postei logo aí em cima: “o diabo é a própria sombra que o homem vê quando dá as costas à luz”…não que ela seja a tradução, mas achei excelente

    maaasss…se essa for a tradução mesmo (deus é o inverso do demônio), existem diversas interpetrações, depdendo do que sentido que vc der para deus e demônio. concordo com o Bolivar…deus é unidade, absoluto, a essência…ele não possui um igual e contrário…mas não que ele seja “neutro” (pelo menos é oq eu acredito)…gosto da definição do Osho…ele diz que deus não é um criador, mas uma criatividade…
    mas nem por isso acredito que isso anule a frase ‘deus est demon inversus’

    abraços a todos

  • Jarbas

    Olá Marcelo.
    Conheci esta página esta semana. Ainda não verifiquei todas as postagens, mas verificando os temas apresentados, tenho algumas perguntas, que se estendem à todos.
    Da rivalidade entre João Baptista e Jesus, seria o 1º o Messias, e o 2º um ursupador? qual o envolvimento de Maria Madalena naquela rivalidade?
    E sobre a idéia de Freud sobre Akhenaton x Moisés? Vc discorda?
    E a relação entre Jacques de Molay e o Sudário de Turim? ou seria mesmo sido revelado por Leonardo?
    E ainda, sobre a Quinta da Regaleira, Sintra/PT, qual a relação com Roslin, Escócia?

  • @bolivar

    “Se assumirmos isto daremos margem ao pensamento que existem dois Arquitetos, perdendo Sua unicidade. Um dos Céus e outro das Trevas???”

    para compreender a frase, primeiro é necessário que se abra mão dos ensinamentos sobre a necessidade de mocinhos e vilões. Lembre que tudo que existe é feito de forças opostas que se complementam [eis uma palavra poderosa: complementos] na unicidade.

    a questão é que algumas religiões precisaram eleger um vilão para melhor exemplificar sua filosofia… e foi criado essa idéia do ‘totalmente bom’ e ‘totalmente mau’… totalmente opostos e diferentes… [mas lembra q na física as particulas que se repelem são as que possuem cargas iguais? … são as cargas [+\ -] que se atraem 🙂 ]

    @thimens… tb amo essa definição do osho… ‘deus não é um criador e sim criatividade’ … talvez essa ‘criatividade’ que manifesta-se na nossa natureza [sentido literal e figurado] esteja tb em evolução…e é emanada de uma fonte mais misteriosa ainda para nós 😉

  • Bolívar

    Thimens,

    A semântica do termo “Neutro” foi mais no sentido atômico do que no sentido de nulidade, onde comparei o macro(Deus) com o micro(átomos).

    È como se tudo fosse tripolar (positivo, negativo e neutro) não deixando de ser dual (+ -).

    O “Neutron” é resposável pela estabilidade dos núcleos átomos (Segundo o wiki).

  • Luks

    Marcelão, me mata uma dúvida: será que existe alguma relação entre as sete Sephirot da Kaballah e as sete Safiras de Odim que os guerreiros-deuses usavam em “Cavaleiros do Zodíaco”?
    Outra coisa: qual é o papo sobre 2012? O que é que vai acontecer nesse ano? Fim do mundo? Apocalipse? Separação dos Rolling Stones?
    Sei que tu vai abordar esse assunto em colunas futuras, mas dá pra adiantar uma palhinha? Por favooooor…

    PS: vou te dizer que o comentário do Albert Pike me pegou de surpresa… não esperava uma informação tão direta…
    Tremi um pouco na base. Vou ter que meditar a respeito.

    No mais, parabéns pelo trabalho nas colunas.
    Toda luz pra ti!

  • Pingback: Sefirat ha Omer « Oito-Nove Menos Vinte()

  • thibas

    @thahy

    exatamente…tbm não acredito que exista a chegada…não há um lugar que vc chege e possa dizer “pronto, cheguei, não há mais lugar pra onde ir”…tudo está sempre em evolução, o universo está eternamente em evolução

    @bolivar

    é que neutro pode ser interpretado como não sendo nem positivo nem negativo, quando na verdade ele é os dois…
    se foi isso que vc quis dizer então desconsidera essa mensagem (rs)

    por falar em nêutrons, ontem tava lendo no wikipedia sobre estrelas (formação, os tipos, etc) e achei fascinante (acho q é a primeira vez que eu uso essa palavra na vida rs)…principalmente a estrela de nêutrons..que praticamente é um nêutron de dezenas de quilometros…o q faz pensar se realmente não somos partículas atômicas dentro de outro universo, ou no universo que pode existir em uma simples maça…uno = todo
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Estrela
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Evolução_estelar (com acento mesmo)

    abraços a todos

  • chicken nipples

    DD,
    tava aqui eu REouvindo o disco mais fenomenal do TIM MAIA e lembrei q poderia perguntar pra vc… há um tempo atras eu dei aquela pesquisada básica nas bases filosoficas da doutrina do manoel jacinto e o livro “universo em desencanto” na epoca achei balela completa, mas agora depois de ter lido sobre atlantida e blavatsky sei lah… bateram algumas coisas….

    qual sua opinião sobre o manoel e o livro?

    Da planicie racional
    Uns desceram sem razão
    Quando o sol começava
    Nasce o homem e a mulher
    Da rezina e da goma
    Quando o mar começava

    Nasce estrelas lá no céu
    E a lua seu papel
    Fez o vento esfriar
    Dia e noite vai ficar
    Quando o mal começava

    E o fim durou, e o fim durava
    O que acabou não se acabava
    A lição foi mal passada
    Quem aprendeu não sabe nada

  • Guilherme

    Marcelo, antes de tudo, parabéns.

    Imagino os desafios que devem ser superados ao escrever estas colunas. Sou leitor assíduo e esta é a primeira vez que escrevo.

    Sem entrar nos méritos da questão, após pesquisa na internet, não encontrei a versão satisfatória para a passagem: \\\\\\\”If Lucifer were not god, would Adonay (Jesus)… calumniate (spread false and harmful statements about) him?…Yes Lucifer is God\\\\\\\”

    Alguns lugares substituiem caluminate por illuminate.

    Afinal, qual das versões é correta? Se a primeira, citado por quem assina Albert Pike, afirma então que Jesus caluniava ou não? – essa é uma questão de interpretação (would) e gostaria da sua opinião. Se pudesse explicar o sentido desse trecho, seria realmente positivo.

    Muitos obrigado. Parabéns. Abraços,

    Guilherme

  • thibas

    ahh…só uma coisa…o ‘thimens’ aí em cima sou eu…é que eu digitei meu email no lugar do nome por engano

  • Albert Pike

    Sr DD y caros Bolivar y Thahy,

    Ainda que minha critica em tom de denuncia possa parecer ofensiva ou demasiadamente agressiva na verdade nao quero faltar com o respeito… Quero que as coisas fiquem bem claras para a gente que está lendo esses posts.

    O conceito de um mundo dual, independente de viloes e mocinhos, sem a imagem maniqueísta do bem e do mal é perfeitamente cabivel quando falamos de ciencias naturais, das leis da fisica e das forças que estao em contraposiçao e promovem equilibrio ao que observamos. Afinal nao podemos dizer que um eletron é mau e um proton é bom…

    Mas esse modo de pensar é cabivel quando pensamos na vida inteligente, na ética, na moral e na “ciencia do bem e do mal”? Esse modo de pensar é cabivel quando somos dotados de livre arbitrio para seguir caminhos que podem ser bons ou maus? Existe o Mal ou é apenas fruto de nossa imaginacao? O Mal, se existe, foi criado pelo homem ou foi aprendido por ele?

    Vale dizer que o bem e o mal sao duas faces da mesma moeda necessarias para a existencia do mundo só porque nos torna facil compará-lo com o mundo natural?
    Eu nao quero me enganar porque penso metafisicamente e penso que a alma ultrapassa as dimensoes das leis fisicas como as conhecemos. Embora eu nao possa me intitular uma pessoa com uma religiao definida, acredito que Jesus Cristo foi um avatar e acredito nas coisas que ele disse sobre a REAL existencia do mal, da mentira, do inferno (embora nao como um lugar fisico, talvez).
    Jesus menciona o inferno 15 vezes em todo o Evangelho… ¿Foram todos manipulados pela Igreja?

    Se nao existe bem e mal, e nao há um lugar de tormento como o Inferno, porque quase todas as religioes o mencionan?
    Para o Judeus era o Sheol
    Para os Gregos, Hades
    Para cristaos, simplesmente inferno
    Para povos pagaos, Tártaro
    Para os muçulmanos há 7 tipos de inferno…

    Todos sao considerados como lugares de tormento e sofrimento.
    E o Diabo, a personificacao do mal, ele existe? Também é invençao? Existe o Bem e o Mal?

    Eu nao tenho duvida de que existe o Bem e o Mau, e esse mundo está bem no meio de um grande conflito entre essas forças… Portanto, nao vou tirar conclusoes precipitadas antes de estudar muito quem sao essas sociedades secretas ou nao tao secretas, mencionadas pelo senhor DD e averiguar profundamente qual sua proposta filosofica de vida e de iluminacao para as almas.

    O que pude averiguar ate o momento: Ha muito poucos livros que falem de pontos negativos sobre a Maçonaria, se tomamos ela como exemplo. Isso porque o rito maçon é um segredo e seus membros se comprometem sob pena de morte de nao revela-los nunca… Além disso, grande parte das empresas que editam livros estao em maos de maçons, mesmo as editoras que se dizem cristas.

    O que sugiro a todos inquietos por conhecimento é: investiguem tudo o que escutem e leiam… Nao creiam em um Zeitgeist porque o seu discurso parece fazer sentido, o mesmo serve para o discurso das Igrejas cristas evangelicas ou catolicas… AVERIGUEM.

    Isis nao era virgem coisa nenhuma e os unicos lugares que podemos investigar isso sao: livro dos mortos e paredes das piramides. As duas fontes mencionam que ISIS copulou com o membro de seu irmao (incesto) que foi feito em pedacinhos para poder conceber a Horus. Esses registros nao mencionan datas, nem 25 de dezembro que é uma comparacao idiota porque ja sabemos que Jesus nao nasceu nessa data…

    Seguindo essa linha de pensamento, nao vou acreditar que Lucifer era um cara bonzinho que, como Prometeus, queria trazer o fogo ou o conhecimento ao homem.

    Para mim faz muito sentido que hoje sofremos porque pensamos que somos deuses… Buscamos substituir a existencia de um Deus real por qualquer explicaçao que se faca mais aceitavel e maleavel e nao pensar que possa um minino de possibilidade de existir castigo pelas nossas faltas…
    Nao sei se é assim e prefiro investigar em vez de aceitar algo que me estao passando atraves de um discurso muito bem armado que é o conjuntos de estes posts de teoria da conspiraçao.

    Obrigado a todos, inclusive a DD que publicou na integra meu desabafo.

    @MDD – Eu pretendo fazer uma matéria sobre Lúcifer/Prometeus e todos os outros deuses das outras religiões que a Igreja Católica transformou em “demônios”… Poseidon (o tridente como simbolo do diabo), Pan (os pés de bode), Cernunnos (o deus-chifrudo), Ishtar (que virou demonia-prostituta), Exús (o diabo das encruzilhadas) e assim por diante…
    TODOS, sem exceção… TODOS os “demônios” inventados pela Igreja católica eram deturpações dos deuses de outras religiões, portanto, nunca foram “malignos”. É tudo uma questão de propaganda.

  • Albert Pike

    Guilherme.

    Jesus na Biblia se refere ao “Diabo” ou ao mau como inimigo do homem, o adversario e “pai da mentira” sem nunca haver mencionado Lucifer ou a palavra Diabo. Entao nao creio que ele estava iluminando e sim “caluniando” desde o ponto de vista de alguem pro-Lucifer.

    A mencoes ao Mal e a entidade que o personifica estao recheadas tanto na Biblia como em outros textos (Alcorao)

    No Antigo Testamento temos a “Serpente” (hummm porque serpente?). Os textos de Macabeus, se lidos em grego, encontramos a palavra “diabolos” para designar “o adversario”. Porque há um adversário?

    Os tradutores do antigo testamento, no seculo III, substituiram a palavra grega “diabolos” pela palavra hebreia “Satan”, que se trata de um anjo que tinha a missao de provar os humanos. Satan, no tribunal divino, seria o “procurador” enquanto Deus o juiz.

    Abraço,
    Albert Pike

  • RAQUEL F. C.

    MARCELO,

    O CLIMA AQUI É QUENTE HEIM!!!

    MEU SOBRINHO FELIPE FOI QUEM ME APRESENTOU A COLUNA E DESDE ENTÃO ME APAIXONEI.

    OS TEMAS SÃO FANTÁSTICOS, DIVERSIFICADOS E INTERESSANTES.
    O ESPAÇO PARA A LIBERDADE DE EXPRESSÃO É CUIDADOSAMENTE PRESERVADO E É ISSO QUE TORNA TUDO TÃO BACANA POIS É NA DIFEREÇA DE OPINIÕES QUE NOS ENRIQUEMOS E NA DIVERSIDADES DOS TÓPICOS AMPLIAMOS NOSSOS HORIZONTES!

    EM MINHA OPINIÃO, DE 1 A 10 MINHA NOTA PRA VC É 1.000, HEHE…
    PARABÉNS …
    BJS,
    RAQUEL

  • GUTO

    Olá Marcelo, gostaria de sua ajuda se possivel. Ano passado tive uma experiência maravilhosa, \”do nada\” eu começei sentir uma enorme felicidade e amor por todos e por tudo, e começei a cantarolar e me via abraçando e abençoando todos os meus amigos e inimigos, enfim foi algo muito diferente, eu mal consegui dormir de tanto amor e felicidade em min, isso que eu tentei me segurar pra não acordar ninguem e pra não chorar de tamanha felicidade, outra coisa ao mesmo tempo um enorme conhecimento que passava pela minha cabeça que me respondeu muitas coisas na minha vida, (nesse dia abandonei a religião) naquela noite dormi por pouco mais de uma hora e acordei zerado. Não é só isso ficou bem claro pra min que nunca mais vou voltar a ser a pessoa negativa que era, e hoje por mais desanimado que eu esteja eu nunca fico abalado igual a antes. Sabendo disso um amigo meu falou que era o espírito santo, mas mesmo assim ninguem que eu conheça teve uma experiência tão intensa como essa minha. Me diga O que foi isso??

  • P.Rouco

    Albert Pike, é bom que você poste suas angústias aqui, pois bem pior é guardá-las e alimentá-las de forma não construtiva.

    -“pelo menos segundo seus ensinos duais (o de cima é igual al de baixo)”
    Esse é um ensinamento de correspondência, não dual. Os duais são: “tudo é duplo, tudo tem dois pólos” e “o gênero está em tudo: tudo tem seus princípios Masculino e Feminino”
    – É tão ruim aceitar “a entidade Lucifer da maneira como deve ser dentro da caminhada e evolução de um Maçon iniciado”? Essa maneira é diferente da que você tem, BEM diferente.. de modo que aceitar ESSA não me parece tão ruim quanto seria aceitar a sua. Não?
    -“é perfeitamente cabivel quando falamos de ciencias naturais, das leis da fisica e das forças que estao em contraposiçao e promovem equilibrio ao que observamos. Afinal nao podemos dizer que um eletron é mau e um proton é bom…
    Mas esse modo de pensar é cabivel quando pensamos na vida inteligente, na ética, na moral e na “ciencia do bem e do mal”?”
    Hm. Você tem acompanhado algo da antropologia contemporânea? Não consegue MESMO perceber todo o relativismo da questão, toda a construção social que são esses conceitos?

    -“Portanto, nao vou tirar conclusoes precipitadas antes de estudar muito quem sao essas sociedades secretas ou nao tao secretas, mencionadas pelo senhor DD e averiguar profundamente qual sua proposta filosofica de vida e de iluminacao para as almas.”
    Notei uma contradição gigantesca? Releia seu primeiro comentário e veja se ele condiz com essa postura científica não preconceituosa. =)

    -Quem lhe disse que o Hades é o inferno? Foi no filme Hércules da Disney? Arre, mania que o povo tem de associar o mundo dos mortos com o mundo dos tormentos e maldade pura!

    -“Isis nao era virgem coisa nenhuma e os unicos lugares que podemos investigar isso sao: livro dos mortos e paredes das piramides. As duas fontes mencionam que ISIS copulou com o membro de seu irmao (incesto) que foi feito em pedacinhos para poder conceber a Horus.”
    É, quem defende a virgindade da deusa usa o mesmíssimo argumento. Só que você tem que lembrar que ela não recuperou todos os pedaços de Osíris. O colunista respondeu a essa questão lá atrás, vou colar: “Isis é virgem porque ela concebe Hórus quando Osíris estava em pedaços e quando ela consegue reunir os pedaços de Osíris fica faltando justamente o pênis dele, então ela pede a Nef que faça uma magia para que ela consiga ter o filho e, desta maneira, consegue ter Hórus e manter sua virgindade intacta.”

    -“Para mim faz muito sentido que hoje sofremos porque pensamos que somos deuses… Buscamos substituir a existencia de um Deus real por qualquer explicaçao que se faca mais aceitavel e maleavel e nao pensar que possa um minino de possibilidade de existir castigo pelas nossas faltas…”
    Sofremos?
    E.. quantos pensam desse modo, frente ao seu modo de pensar?
    Se você ler a coluna, verá que o DD fala de carma, lei de causa e efeito.. esse castigo pelas faltas que você fala é apenas outra maneira de falar da mesma coisa.

    -“Nao sei se é assim e prefiro investigar em vez de aceitar algo que me estao passando atraves de um discurso muito bem armado”.
    Continua assim que esse é um bom caminho!

    -“No Antigo Testamento temos a “Serpente” (hummm porque serpente?)”
    (hummm porque serpente?)[2]

    -Sobre as questões da bíblia pouco posso comentar, afinal, conheço pouco, o que é uma pena. E mesmo assim ela não é a Verdade Suprema, é? ^^
    Mas posso arriscar sobre o diabolos, em grego… Uma palavra tem vários significados e traduções possíveis, muitas diametralmente opostas. Diabolos entre os gregos já significou gênio, algo como uma entidade superior dentro de nós, se não estou enganado. E na física, diabo é sinônimo de calor (reações adiabáticas e tals).

    -Satã = diabolos = Lúcifer = procurador? Procuradores = diabos?
    Tá, não tem muito a ver num primeiro olhar.. Mas lembre que Azrael é o anjo da morte de Deus… e ele não deixa de fazer parte do time dos mocinhos! ^^.

    Peço que também não encare minha réplica como ofensa ou agressão. Mente aberta, tudo em prol da clareza.

  • Albert Pike

    Sr. DD e editores do Sedentario & Hiperativo

    Meu ultimo comentário, após ter sido publicado, parece que sofreu um “corte”.
    Gostaria de saber o porque.
    Será porque meus argumentos são muito fortes para que o Sr. Rouco e o Sr. DD possam responder? Qual o receio de se entravar uma discussão limpa e justa entre pontos de vistas diferentes?
    Por sorte, de precavido que sou, fiz “screenshots” de comentário após publicado e após cortado. Eu sei que esse meio é “privado” ainda que o interesse seja público e geral. Por isso enfatizo a necesidade se se estabelecer padrões democráticos nessa discussão.
    Assim, gostaria de pedir a vocês que reconsiderem a publicação de meu último comentário. De outra forma, esse blog perderia a sua credibilidade…
    Grato,
    A. Pike

  • Caro Albert Pike,

    Nosso sistema acabou de sofrer um bug no banco de dados e alguma coisas foram perdidas, inclusive duas postagem que eu havia feito e tive que repeti-las.

    Se houver como, publique novamente seu comentário.

    Abraços!

  • Dan

    Marcelo, estou participando do trabalho e gostaria de saber se teria algum proveito eu me privar de algumas tentaçoes durante os 49 dias… como masturbaçao e comer carne…
    Responda por favor!!

    @MDD – não é obrigatório de maneira alguma, mas ajuda.
    Carne, bebidas, cigarro, drogas, sexo…

  • Dan

    Marcelo, recebi a visita de 5 entidades ABSURDAMENTE PODEROSAS (ABUSARDAMENTE MESMO) apos as meditaçoes. Elas ocorreram por volta das 11:35 e duraram mais ou menos 5 minutos. Primeiro eu recebi a visita de um anjo sobrevoando a sala da minha casa. Ele tinha asas de 3 a 5 metros e quando eu senti akela energia quase tive convulçoes. Apos eu recebi a visita de altos elementais, um do ar, um do fogo, uma da agua e um da terra. Nao consegui indentifica-los, mas o ultimo me pareceu um forma de árvore fantastica com alguem imbutido nela…

    Teria como vc me dizer o que pode ter sido isso?

    Mto obrigado e abraços, aguardo a sua resposta.

    obs: ja estou familiarizado com criaturas espirituais, por isso sei que eram ABSURDAMENTE PODEROSAS.

  • P.Rouco

    Albert, seu comentário foi publicado… Eu tinha até respondido.. hehe!

  • Albert Pike

    Segue novamente. Muito grato.

    P. Rouco,

    Muito obrigado pelos seus comentários. De forma alguma eu os tomo como ofensa.
    Só penso que a comparaçao de Hades com Disney foi meio para “desacreditar”, hehehe.

    Realmente Hades não era o inferno, já que inferno é uma denominação cristã. Mas enfim, quem ia para o Hades? Porque? Vai me dizer que não era um lugar cheio de tormentos para as almas? Para saber isso não precisa ver Disney, basta pegar um livro de Mitologia Grega.

    Eu não vejo razão para que tome a defesa do Sr. DD, eu sei exatamente tudo o que ele mencionou em seus artigos, pois li todos. Tampouco vejo contradição nos meus comentários já que declarei abertamente que nao tenho religião definida já que muitas das dúvidas que tenho não puderam ser respondidas por essa ou aquela Igreja, seita, filosofia, ordem secreta ou o que seja…

    A escolha do nome Albert Pike é muito simples e estratégica. Creio que você sabe por que. Faço um convite aos leitores que busquem no Google e saibam quem é a figura em questão.

    Sobre ruim “aceitar” Lucifer como você está confirmando, eu diria que “SIM”. É muito ruim…É interessante que você confirme aceitar Lucifer como mocinho. Essa seria a mesma visão do Sr. DD? Gostaria de saber!

    Para mim Lucifer não é mocinho… Alguma vez Lucifer se pronunciou sobre este mundo a trazer a sua LUZ (portador da luz?) para a humanidade? Me parece que isso ficou a cargo de outras entidades. Porque será?

    Aceitar a Lucider é tao ruim pra mim, como também parece que é ruim para muitos leitores que descobriram do que se trata a linha de pensamento e a conlusão em que o discurso persuasivo destes posts quer levar a todos: Declarar que não existe o Mal e que Lucifer é, senão Deus, um dos seus mocinhos.

    Na minha visao, embora pequena e turva, há um conflito de forças sobrenaturais nesse mundo. Estamos no meio disso e a humanidade esta sofrendo com isso. Se tal conflito e sofrimento não existisse, se não houvesse caminhos bons e caminhos maus, se não houvesse a divisao entre o bem e o mal, não existiria sequer a necesidade da existencia de avatares para nos guiar ou trazer um pouco de luz ao mundo… São eles, especialmente Jesus (na minha opinião, fique claro) que trouxeram a LUZ verdadeira. Não somente o ensino sobre o amor e o perdão. Mas sobretudo da justiça.

    Eu não me lembro de ter lido em lugar algum que Lucifer nos tenha ensinado isso. Amor, perdão, humildade, recolhimento, reticencia, compaixão, justiça, amizade… Por favor, mencione o Evangelho de Lucifer onde tudo isso está contido.

    Os ensinamentos que estou presenciando aqui nestes posts são outros, como já havia mencionado: Esqueçamos que há um Deus, procure o Deus dentro de você mesmo, você pode ser o seu Deus, não siga nada além do que está dentro de você mesmo… Para você chegar ao nível de consciência necesário você precisa comer da árvore da vida, dominar a serpente (a Kundalini) e despertar o “Dínamo da Vida”… Só assim voce terá em mãos a força “ardente” de poder e “despertar” espiritual…

    E para fazer valer essa linha de pensamento, há que desconstruir a figura de Jesus porque ele está justamente interferindo no meio desses planos. Nesse plano, temos que conhecer um Jesus não tão fenomenal. Alguém que não era o filho de Deus e que criou um grande “Caô” falsificando sua propria morte e inventando a história da ressurreição. No mundo de Lucifer nao há lugar para o Filho de Deus, nem para as maravilhas que revelou aos homens, nem para a aliança que criou conosco…
    Para isso, basta comparar os fatos de sua vida com mitos pagãos, rechear com informações enganosas para criar uma conclusão falsa mas que pareça fazer sentido… Pura retórica.

    Foi por isso que toquei no tema de ISIS e de Zeitgeist. Insisto:essas informações só podem ser encontradas no Livro dos Mortos e nas paredes das pirâmides. Não existe outra fonte de informação histórica sobre o mito de Isis… Osiris, irmão de Isis foi morto e feito em pedacinhos por Seth, que queria tomar o trono. Isis, foi em busca dos 14 pedaços que eram os restos mortais do irmão sem encontrar o seu “membro”. Depois, quando o encontrou viu as pessimas condições em que o mesmo se encontrava e cria um “penis de ouro” e COPULA com ele (ela tem incesto e necrofilia ao mesmo tempo). Com isso consegue conceber a Horus. Não vejo onde, Sr. Rouco, Isis possa ter mantido sua “virgindade” já que ela precisou ter relações fisicas com seu proprio irmão…

    Engraçado também foi a menção de um tal Nef, como algo parecido a Espirito Santo. Não há referências ao tal Nef…
    Seria interessante que os leitores soubessem que Isis foi procurar os restos do seu irmão-amado junto de Nephthys (Neph???), sua irmã. E as duas diveram ajuda de Anpu (Anubis!!) para embalsamar o cadáver de Osíris. Inclusive dizem as más línguas que Anubis era filho bastardo de Osiris con Nephthys.

    Sabe Sr.Rouco, eu prefiro ficar com o exercicio do amor, da piedade, da compaixão, da humildade (muito embora esse texto nao seja tao humilde). Eu NAO tentarei tomar o lugar de Deus porque ele existe e é real. E o que sei de Lucifer é que ele tentou usurpar o seu trono. Isso está claramente descrito no texto dos Judeus em Isaías 14:12-14 :

    “Como caíste do céu, ó estrela da manhã (O portador da Luz também era conhecido como Estrela Matutina, verdade?), filha da alva! como foste lançado por terra tu que prostravas as nações!
    E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu; acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono; e no monte da congregação me assentarei, nas extremidades do norte; subirei acima das alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo.”

    Não Sr. Rouco. Entendo que aceite a Lucifer, a escolha é sua e já foi feita, mas eu não o aceitarei e eu não tomarei o lugar de Deus…Sigo advertindo às mentes inquietas que investiguem tudo. Mais que isso, gostaria de ver um post sobre o pecado original, aquela historinha cheia de simbolismos, de um certo casal que foi tentado pela serpente a serem iguais a Deus, comendo de uma certa arvore da ciencia do bem e do mal, mas acabaram expulsos. Como é mesmo essa história de querer ser igual a Deus? Tomar o seu lugar?

    Obrigado pela oportunidade de responder em prol da clareza e mente aberta.

    A. Pike

  • Padre Judas

    “Como caíste do céu, ó estrela da manhã (O portador da Luz também era conhecido como Estrela Matutina, verdade?), filha da alva! como foste lançado por terra tu que prostravas as nações!
    E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu; acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono; e no monte da congregação me assentarei, nas extremidades do norte; subirei acima das alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo.”

    Tsc, tsc. Que teologia pobre. Este texto é uma referência a Nabucodonosor II, antigo rei da Babilônia e responsável pela primeira Diáspora. Precisa estudar mais, Pike.

    Monte da Congregação (que algumas bíblias traduzem como “monte da Assembléia”) é o lugar onde os deuses babilônicos se reuniam. O “Olimpo” mesopotâmico, por assim dizer.

  • Padre Judas

    Na bíblia cristã, a única referência a “Quedas dos Anjos” é uma passagem do Gênese em que se refere a Samyaza e sua falange (200 anjos ao todo – bem menos que um terço do Céu…). Há um livro que até algum tempo atrás fazia parte da Bíblia, mas um concílio removeu: o Livro de Enoch, onde esta passagem da Rebelião de Samyaza é melhor detalhada.

    Não há mais nenhuma referência bíblica neste sentido. Lúcifer, enquanto Anjo Caído, não existe. É folclore popular, surgido das histórias contadas pelos padres com base em mitos pagãos (afinal, era o costume entre os cristãos primitivos, e mesmo alguns modernos: pegar mitos e deidades pagãs e converter em anjos, santos ou demônios).

  • Ana

    D.D., achei curioso te encontrar nessas andanças. A começar pela referência ao (meu) passado: eu coordenei a Lista Tormenta de 1999 a 2001, e seu nome era frequentemente mencionado. Eu era novinha, tinha 11-12 anos, mas achei curioso reencontrar seu nolme relacionado à tópicos pelos quais eu tanto me interesso.

    Não acredito no acaso e ter chegado na sua coluna há pouco tempo provocou uma mudança absurda na maneira como eu enxergo o mundo em pouco tempo. Tenho lido muito você e outros autores, buscado referências e tudo mais.

    Queria que você falasse sobre a geração índigo. Tenho lido bastante sobre isso, mas a informação disponível na internet é antiga e, por vezes, imprecisa.

    Abraço!

  • Eduardo Souza

    Caro Marcelo,
    Eu comecei a ler recentemente a coluna e ainda não estou “em dia”, mas eu estou muitíssimo cheio de dúvidas, então, acho que devo perguntar.
    Primeiro, parabéns. Parabéns pra você por tomar essa iniciativa, pois é importante que, de primeira, a informação venha meio “mastigada” como você já entrega-a pros seus leitores, e devemos buscar mais a partir daqui. Depois, parabéns pelos seus leitores por não ignorar isso tudo aqui e seguir cegamente a verdade já imposta, como muita gente faz. Pessoalmente, a partir daqui, venho amadurecendo muito minhas idéias.
    Então, vamos à algumas dúvidas:
    1) O pentateuco é puramente simbólico. A árvore do conhecimento (nome bem auto-explicativo, por sinal) tem como fruto o conhecimento, logicamente. Contudo, o Deus que Moisés descreveu, deu de tudo ao homem, menos o conhecimento, que foi provado por uma figura feminina. A árvore do conhecimento simboliza, além dos chakras e dos simbolismos comuns às outras culturas (nórdicas, celtas e etc), o próprio conhecimento de fato? Então o Deus mosaico fazia questão da ignorância do homem? Como, iniciado como ele era, Moisés disse isso? O fato de ter sido “Eva” que violou essa regra tem algum significado?

    2) As linhas de Ley. Segundo o que eu entendi, além da primeira “aplicação” você pode fazer sub-divisões até chegar em bairros, casas e etc. O Feng Shui se baseia na aplicação das linhas na área da casa? E até que ponto isso pode ser aplicado? Por exemplo, eu posso aplicar numa sala de reunião pra ver em que pontos nós temos áreas propícias à energias?

    3) Sobre reencarnação, oitavas e livre-arbítrio: Se, por exemplo, o espírito de Einstein nascesse encarnado num cara com características completamente distintas do que o próprio Einstein foi? Ou seja, o espírito/alma por si só tem características/personalidade ou ela carrega apenas o karma? A partir de quando o espírito encarna o corpo? No nascimento, na primeira semana de gravidez, na fecundação do óvulo?

    4) Sobre os milagres de Jesus. Os milagres realmente aconteceram ou são simbólicos? Se aconteceram, isto seria fruto de treinamento e estudo, certo? Então, qualquer um poderia ser um iluminado, era o que Jesus/Yeshua dizia, okay? Porém, os iluminados Jesus e Buda nasceram de pais muitíssimos preparados e já era previsto pela astrologia (vide os 3 reis magos que sabiam que o avatar nasceria). Afinal, é possível, de fato, que qualquer um possa ser o iluminado? Mesmo nascidos com tanto privilégio, eles tiveram de estudar bastante para chegar a tal ponto, então, seria possível que alguém nascido numa posição ruim chegar ao ponto de iluminado?

    5) A partir disso, o desenho Avatar. Não seria possível o indivíduo entrar em sincronia com algum elemento+chakra ao ponto de conseguir controlar tal matéria?

    6) Matrix. Obviamente, o filme é IMERSO em simbolismos e mensagens não tão claras. Você sabe se os irmãos Wachowski são iniciados? No mínimo, eles são estudiosos e filósofos, correto?

    7) Tem algo que eu não entendi sobre Atlântida. Como foi que eles desapareceram? Foi o meteoro, o dilúvio? Me desculpe, isso não ficou muito claro pra mim.

    8) O exercício da vela. Eu o fiz algumas vezes, mas, não sei se coincidentemente, quando eu me desconcentrava, piscava, etc, a chama da vela cintilava, e quando eu mantinha concentração, a chama permanecia estável. Coincidência?

    Mais uma vez, parabéns, Marcelo. Admiro a quantidade de conhecimento que você possui e transmite abertamente por aqui.
    E desculpe se eu fiz perguntas demais! =P

    Abraço!

    Eduardo Souza.

  • Ricardo

    Hey DD, eu fiz as meditações ontem e hoje, e tentei fazer o exercicio, e tenho uma duvida. Apos a meditação, é normal sentir uma dor na cabeça, como se algo estivesse se inflando dentro dela?
    só isso, muito obrigado o/

  • Pingback: Sefirat ha Omer - partes 2 e 3 | Sedentário e Hiperativo - Blog()

  • Albert Pike

    Srs.
    Nao estou podendo acessar o Sedentario desde minha casa para poder responder com calma já que, al que parece, ha algum tipo de bloqueio… mas pode ser Teoria da Conspiracao.
    Agora consegui entrar porque usei um Proxy, entao tem IP americano. Estranho isso, alguma sugestao para corrigir o probleminha?
    Grato,
    A.Pike

  • Dan

    Sr. Albert Pike, me parece que todos estavamos com esse mesmo problema.
    Não seja paranoico por favor.

  • Pingback: O Diabo não é tão feio quanto se pinta - I | Sedentário e Hiperativo - Blog()

  • rafael

    Olá Marcelo
    Li seu primeiro post hoje, e estou indo para os proximos posts.
    Hoje é dia 5/05, entao ja perdi esse “começo” do dia 20/04 (eu axo que eh essa a data neh).. porem eu gostaria de fazer a tal meditação diaria, dos 49 dias…
    Posso fazer começando apartir de qualquer dia, ja que iniciante?
    Ou terei que esperar para o proximo ano?

    Grato

  • Alexandre de Padua

    E o infeliz ainda nos chama de bobalhões….

  • Pingback: O Diabo não é tão feio quanto se pinta - I « Link Natural()

  • Pingback: Sefirat ha Omer - parte 7 | Sedentário e Hiperativo - Blog()

  • Paulo Craici

    Mesmo para quem não acredita, a meditação(qualquer que seja), e os auto-questionamentos indicados trazem benefícios a qualquer um.
    Valeu pela leitura, mas esse ano já não tem como tentar participar da egrégora.

    Abraços

  • Pinduca

    eae Tio Marcelo!
    Queria saber quando começa o Omer em 2009.

    agradeço antecipadamente e parabéns pelas colunas!!!

  • regina

    olá, marcelo, agradeço se puder me informar á data para 2009 do Omer…

    Paz Profunda!

  • sydney

    Prezado amigo….
    Seu conhecimento eh profundo..
    Admiro-o por isso..
    Parabens!!!
    Nao tenho religiao, mas pertenco a
    filosofia Espirita, tbm absorvi EUBIOSE
    Vc teria como preparar material de estudo
    projetado num soh post para Donwload?

    A proposito, walt Disney utiliza seus personagens
    para explicar e inserir o ocultismo nas pessoas

    pode esclarercer oq representa o classico
    branca de neve e os 7 anoes?

    grande abraco

  • Vitória

    Olá! Para 2013, devo esperar a data de 25 de março para começar os exercícios, correto? Grata.