Datena: ateus são “caras do mal” que “não respeitam limites”

Já há muito tempo o apresentador José Luis Datena, como algumas outras figuras na televisão, vem incitando a discriminação aos ateus.”Isso é falta de deus no coração“, Datena costuma dizer ao comentar os crimes mais hediondos, no que se tornou um triste bordão de ignorância e preconceito.

Nesta terça-feira (27), o apresentador se superou durante quase todo o programa em uma longa diatribe, deixando mais claro seu preconceito ao promover uma enquete por telefone onde quem dizia acreditar em deus era do bem, enquanto os ateus podiam ser “bandidos votando de dentro da cadeia“.

Provem que o bem ainda é maioria“, apelava Datena exigindo “uma lavada nesses caras que não acreditam em deus“.

A Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos (ATEA) publicou uma transcrição dos trechos ofensivos, que você confere clicando na imagem acima: acredite ou não em deus, confira para julgar por si mesmo se este apresentador, e se o canal que o transmite a milhões de lares brasileiros, não abusaram dos limites previstos na lei muito terrena sob a qual vivemos em um país democrático e com liberdade de crenças — incluindo a ausência delas.

Para Datena, matar um menino de dois anos e tentar fuzilar 3 ou 4 pessoas seria “um exemplo típico de um sujeito que não acredita em deus“.

Ao final, com mais de 2.000 ateus respondendo a sua enquete por telefone, compondo no entanto 4% do total de mais de 50.000 votos, Datena se declarou feliz. “Deus deu de goleada. Graças a deus. Deu de goleada. Obrigado a vocês que me acompanham há tanto tempo pra provar isso, que apesar de tudo que acontece nesse país, as pessoas ainda continuam acreditando em deus“.

O blog Bule Voador, da Liga Humanista Secular, comenta os dispositivos legais para os que queiram tomar uma atitude, incluindo denúncias ao Ministério Público. A ATEA também oferece orientações para denúncias que podem ser feitas gratuitamente e até online, ou mesmo para ações em seu próprio nome, para que um espetáculo lastimável de preconceito e intolerância como este não se repita.