A ponte da vida em Seoul

A Coréia do Sul é conhecida pelo seu crescimento econômico, alto investimento em educação, e também pelo seu alto índice de suicídio.

A ponte Mapo, uma das 25 que cruzam o rio em direção à capital, tornou-se um local popular para as tentativas de suicídio, pois tem melhor acesso aos pedestres. Rumores também dizem que ele é a ponte mais próxima do distrito financeiro do país, de modo que os investidores atingidos por perdas vão para a ponte e saltam. Ao longo dos últimos cinco anos, 108 pessoas pularam da Ponte Mapo e 48 delas morreram.

Em uma tentativa de evitar tal prática, a transformaram em uma ponte interativa por meio da comunicação e um toque humano para mudar as mentes das pessoas, ao invés de instalar uma barreira física. Primeiro, a equipe instalou sensores na grades de proteção, de modo que quando as pessoas caminham, luzes acompanham seus movimentos, iluminando mensagens curtas, fazendo parecer como se a ponte estava falando com os pedestres. As mensagens não são avisos ou ensinamentos, mas sim palavras amáveis, letras de músicas, frases reconfortantes e piadas engraçadas – algo que iria curar as mentes ansiosas e confusas. A ideia era que ao andar a pé através da ponte, os pedestres continuem lendo as mensagens e, finalmente, chegariam ao outro lado. Algumas das palavras incluem:

“Eu te amo”, “Vamos caminhar juntos”, “Você parece preocupado. Você está bem?”, “Para os seus filhos”, “O Sol amanhã vai subir”, “Você comeu alguma coisa?”, “Vá ver o que você esqueceu.”,” O melhor ainda está para vir”, “Como você gostaria de ser lembrado como um pai”, “Tantas coisas que ainda tem que acontecer”, e “Sua mãe” – todas essas mensagens foram cuidadosamente elaboradas após consulta com psicólogos e ativistas de prevenção do suicídio. Há também uma “Image Zone”, em que algumas fotos são mostradas – fotos de bebês sorrindo, avós, jovens casais, etc. E tb uma estátua de bronze representando dois amigos, dando um consolo para o outro, com a frase “Hey cara, basta pensar nisso mais uma vez”.

Os transeuntes podem se sentir como se as luzes e as palavras estão falando a seus corações. Estas palavras são grande consolo para algumas pessoas, dizendo-lhes para pensar sobre seus entes queridos e se preparar para a vida mais uma vez e, segundo o vídeo, desde a instalação do projeto a taxa de tentativas de suicídio no local caíram 77% e a outrora conhecida Ponte da Morte hoje é chamada de Ponte da Vida.