Gatorade, Taco Bell e Palitos Gina

barra-dm2

GATORADE – Estados Unidos. Bebida Isotônica. 1967.

Não que eu seja adivinho, mas posso apostar que você já viu algum filme com um enredo parecido com esse. Trata-se de um time (pode ser de qualquer esporte) que está totalmente desacreditado. Pouca gente acha que a equipe tem chances de vitória. Então, de repente, aparece um treinador disposto a mudar essa realidade…

gatoradeÉ mais ou menos essa a história do Gators, equipe de futebol americano da Universidade da Flórida. Em vez de simplesmente motivar e criar novas táticas de jogo, o treinador do time procurou uma forma de aumentar o rendimento físico dos atletas. Foi então que entrou em cena o Dr. Robert Cade, também membro da Universidade da Flórida. Cade era pesquisador e, com o pedido do técnico na cabeça, teve a idéia de analisar o suor dos atletas do Gators. Seu objetivo era determinar as substâncias que o corpo perdia durante as competições.

Depois de muitos estudos, Cade conseguiu criar uma bebida que podia repor rapidamente os líquidos, carboidratos e sais minerais perdidos pelo organismo. A invenção foi testada e aprovada pelos atletas do Gators, que passaram a render mais durante os jogos. Em homenagem ao time que lhe inspirou, o Dr. Robert Cade pegou o nome gator e inseriu o sufixo ade, que no inglês dá ao termo um sentido de “feito de”. Exemplo para deixar mais claro: lemon + ade forma lemonade (limonada), em outras palavras “feito de limão”.  Usando o mesmo princípio, Cade criou a marca Gatorade.

Curiosidades de Sobremesa

1 – Em outubro de 1967, durante um jogo contra a Universidade da Georgia, os Gators experimentaram pela primeira vez a bebida. Naquele dia, a equipe começou perdendo, mas virou o jogo quando o time adversário começou a apresentar sinais de desgaste físico.

2 – E não foi só isso: naquele mesmo ano, o Gators foi campeão do Orange Bowl, um dos torneios de futebol americano mais importantes dos EUA.

3 – Voltando à analogia do filme, preste bem atenção: quando um técnico americano ganha um campeonato, seus jogadores pegam um latão cheio de Gatorade e despejam na cabeça do felizardo. Essa tradição começou em 1986 com a equipe do New York Giants. Depois de ganharem o campeonato, os atletas pegaram o latão e despejaram todo o líquido no então técnico Bill Parcells. A tradição passou a fazer parte de todos os esportes nos Estados Unidos.

4 – O termo gator é uma contração da palavra alligator, que em inglês significa crocodilo.

TACO BELL– Estados Unidos. Fast Food. 1952.

O conceito de fast-food é mais aplicado na comida norte-americana, com seus sanduíches e batatas fritas. No entanto, encontramos também restaurantes de comida rápida com receitas de outros países. É o caso da Taco Bell.

tacobellSem presença no Brasil, essa enorme rede foi a primeira no mundo a servir comida mexicana como fast-food. O nome da sua marca é composto pela palavra taco, uma especialidade da culinária daquele país, e pelo sobrenome de Glen Bell, fundador da empresa.

Bell era um veterano da II Guerra Mundial interessado em ganhar dinheiro no próspero período que marcou os anos 50 nos Estados Unidos. Vivendo em San Bernardino (Califórnia), ele começou abrindo um campo de golfe, mas logo faliu. Pegou a grana que sobrou e abriu um fast food e drive-in para vender sanduíche e cachorro-quente.

Na época aqueles métodos de venda eram novidades, mas Bell deu sorte, pois viu a coisa surgir em primeira mão, uma vez que na mesma cidade já funcionava há 4 anos a companhia que inventou esses conceitos, o Mcdonalds.

Algum tempo depois o empresário mudou o tipo de comida, trocando a cozinha norte-americana pela mexicana.

Curiosidades de Sobremesa

1 – Engraçado pensar que, apesar da especialidade culinária, a Taco Bell não é do México, mas sim dos EUA.

2 – A cidade de San Bernardino fica perto da fronteira. Por esse motivo a cultura mexicana no local é bastante presente.

3 – Os ingredientes principais do taco são carne moída e pimentão.

4 – Além desse prato, a Taco Bell serve também burritos, quesadillas e nachos.

5 – Chile e Equador são os únicos países da América do Sul que possuem franquias do restaurante. Durante uma viagem, enquanto estive na capital chilena, tive a oportunidade de experimentar a comida deles. Sou fã de todos os tipos de cozinha, incluindo junk food, é confesso que curti comer no Taco Bell. Em uma das opções eles mandam a batata frita com dois tipos de molho por cima, uma maldade. Pena que ainda não chegou ao Brasil.

6 – O logotipo da companhia tem um sino, pois a palavra bell significa exatamente isso em inglês.

7 – Assim como no Brasil, é comum encontrar nos Estados Unidos pessoas com sobrenomes que são também substantivos.

GINA – Brasil. Palitos. 1947.

Quem é essa mulher que estampa a embalagem dos palitos roliços de madeira Gina? Primeiro vamos dizer que Gina é o nome da mãe dos primeiros donos da empresa. Na verdade seria provavelmente um apelido originário de Regina. O palito deles foi batizado assim ainda em 1947, quando a marca foi criada.

palitosginaMas foi somente em 1975 que ficou decidido ilustrar a embalagem com a foto da dona Regina. No entanto, por um motivo não muito esclarecido, ao invés de pôr a foto da própria mãe, os donos da empresa contrataram os serviços de uma modelo profissional.

Foi chamada a então famosíssima Zofia Burk, uma polonesa que na década de setenta era uma das modelos mais requisitadas do país. Burk aceitou, fez a foto e seu rosto até hoje é associado a esse trabalho.

Curiosidades de Sobremesa

1 – Depois de terminada a carreira de modelo, Zofia Burk formou-se em psicologia. Ela é poliglota, fala oito idiomas.

2 – Quando foi fazer a foto para a embalagem, Burk precisou de maquiagem para parecer mais velha, uma vez que estava representando uma dona-de-casa.

3 – Em entrevista recente, Zofia Burk afirmou que não palita os dentes. Usa fio dental.